22 de setembro de 2014

Dilma lidera no Ceará

Terceira rodada da pesquisa O POVO/Datafolha revela que Dilma Rousseff (PT) lidera disputa presidencial no Ceará com 58% das intenções de voto. Em segundo e terceiro lugar, respectivamente, Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) “trocaram” eleitores: enquanto a ambientalista caiu seis pontos e hoje teria 18% dos votos cearenses, Aécio subiu cinco pontos e alcança 9%. Com o resultado, o Ceará fica entre os Estados onde Dilma possui maior votação. 

Único outro candidato a pontuar no Estado foi Pastor Everaldo (PSC), com 1%. Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (Psol), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 5%, já indecisos são 8%.

No último levantamento nacional feito pelo Datafolha e divulgado nesta sexta-feira, 19, Dilma Rousseff lidera disputa com 37%. Ou seja, mais de vinte pontos a menos do que possui no Ceará. O índice cearense é maior até do que a média do Nordeste, região em que a petista possui maior vantagem, com 49% das intenções de voto.

Na comparação com a última pesquisa, apenas Marina e Aécio oscilaram acima da margem de erro, de três pontos para mais ou para menos. No levantamento divulgado há duas semanas, Dilma aparecia com 57%, um ponto a menos que agora. Eleitores indecisos e votos brancos e nulos também oscilaram positivamente um ponto cada.

A nova pesquisa também fez duas simulações de segundo turno com os eleitores cearenses. Em cenário com Marina Silva, a presidente Dilma tem 64% das intenções de voto, contra 27% da candidata do PSB. Brancos e nulos somam 4%, já indecisos são 5%. Resultado representa crescimento de quatro pontos de Dilma da última pesquisa, que apontava 60% contra 27%.

No segundo cenário, entre Dilma e Aécio, a petista segue na liderança com 66%, contra 23% do tucano. Nesse caso, no entanto, Dilma oscilou três pontos para baixo, com Aécio crescendo quatro pontos. Brancos e nulos caíram de oito para cinco pontos, com indecisos oscilando de cinco para quatro pontos.

Essa é a terceira pesquisa de uma série realizada pelo jornal O POVO em parceria com o jornal Folha de S. Paulo. Ela ouviu 1,2 mil eleitores com em 47 municípios do Ceará, entre os dias 18 e 19 de setembro.

O levantamento baliza a situação dos candidatos no início da reta final da disputa, com um mês de campanha em rádio e TV e pouco mais de duas semanas até a eleição. A pesquisa foi registrada no TSE sob os números CE-00022/2014 e BR-00695/2014.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.