17 de maio de 2020

Em defesa do jornalismo por Erick Guimarães


Na última quarta-feira (13), o assinante do O POVO recebeu um presente: o lançamento do O POVO+, plataforma que reúne em um mesmo local conteúdos de jornalismo e cultura e que pode ser acessada por mobile, desktop e app. O POVO+ é uma experiência bem diferente da que é oferecida pela maioria das empresas de comunicação e, acreditamos, mais agradável também.

Nela, pode-se ler a edição impressa de O POVO e um vasto leque de colunistas. Mas há também amplo cardápio de reportagens especiais; área de cursos e palestras; coleção de e-books da Editora Demócrito Dummar; podcasts e uma área de audiovisual que reúne séries e docs. (Neste último item, destaque especial para "Guerra sem Fim", a primeira série original O POVO, que retrata a dinâmica das facções criminosas no Ceará e sua guerra contra o Estado).

O POVO+ é um marco na enorme transformação digital pela qual o Grupo vem passando, reflexo da transição por que passa a sociedade.

Esse movimento trouxe desafios a toda a indústria da comunicação: não apenas ao jornal impresso, mas também às rádios e TVs. Não se trata somente da internet e seus sites, mas do novo ecossistema da informação. E é em torno dessa relação orgânica - e na transformação de um portal para uma plataforma de streaming - que nos guiamos.

Ao mesmo tempo, o Jornalismo está sob ataque cerrado. Contrariar poderosos e seus asseclas não é propriamente uma novidade (Demócrito Rocha, o fundador do O POVO, soube bem disso). Agora, no entanto, vê-se tentativa pouco diferente: não apenas calar jornalistas por ameaças e agressões físicas, mas em uma tentativa de deslegitimá-los, com uso ostensivo de robôs em redes sociais. É que fazer circular informação independente, checada e confiável é sempre incômodo para quem tem a democracia como pedra no sapato.

A esses ataques, a melhor resposta do jornalismo profissional é oferecer mais e melhor jornalismo. É apenas com luz que se combate trevas. Uma sociedade bem informada é uma sociedade melhor.

Para nós, essa resposta passa pelo OP+. Passa por inovar na apresentação do conteúdo, diversificar e melhorar a qualidade, ao mesmo tempo em que se amplia esse público e se torna mais importante para ele. Esse é o nosso compromisso. Porque, para nós, é uma honra e motivo orgulho servir à nossa comunidade.

Publicado originalmente no portal O Povo Online

Leia também:

Após dois recordes na última semana, Ceará ultrapassa os 1,6 mil mortos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.