24 de maio de 2020

Governador sinaliza retomada da economia para 1º de junho no Ceará

Camilo Santana disse que a reabertura irá depender da melhora dos índices da pandemia (Foto: Reprodução/Facebook)

O governador Camilo Santana, durante pronunciamento nas redes sociais ontem (23/05) anunciou que o plano de retomada das atividades econômicas no Ceará poderá iniciar a partir de 1º de junho. Durante transmissão, ele afirmou, que a ideia dependerá da estabilização do número de casos de Covid-19 no Estado, já previsto pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) que reabertura irá depender da melhora dos índices da pandemia.

"Hoje fizemos uma reunião com o grupo de trabalho da área econômica e com a área da saúde e discutimos o plano de início das atividades econômicas que estão restritivas nesse momento. É o início da flexibilização, mas tudo isso vai depender dos indicadores até o dia 31 de maio. Mas é um alento, é uma tendência, que confirmada, a gente pretende iniciar esse processo a partir do dia primeiro de junho aqui no Estado do Ceará".

No entanto, Camilo ressaltou que o plano ainda está sendo discutido com os grupos de trabalho e que, em breve, dependendo dos indicadores da doença, o governo poderá anunciar as fases de retomada por setores. "Isso aconteceu por outros países e se não for feita de forma responsável, acaba por voltar a perder o controle", alertou.

O plano para flexibilizar o distanciamento social no Ceará, caso a situação da saúde seja controlada, poderá ser dividido em quatro fases, como explicou o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, no dia 14/5 durante uma reunião com empresários do Lide Ceará.

Segundo Élcio Batista, a estratégia estudada pelo Governo é dividir as atividades em grupos prioritários, liberando primeiro o funcionamento de setores com baixo risco sanitário e alto impacto econômico ou social.

Conforme a estratégia revelada por Élcio, após os setores serem divididos em quatro grupos, os integrantes da "fase 1" serão os primeiros a ter suas atividades flexibilizadas, com um intervalo de 14 dias para que os membros da "fase 2" passem pelo mesmo processo, e assim sucessivamente.

Para o gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Fortaleza, Antônio Silva Lima Neto, a retomada das atividades econômicas deverá respeitar um conjunto de protocolos e regras já executadas orientadas pela Organização Mundial da Saúde em outros países. Segundo Antônio Lima, empresas deverão se adequar a protocolos específicos para evitar aglomerações e novos contágios, como o uso de máscaras, distribuição de álcool em gel, distanciamento de 1 metro ou 2 entre os funcionários, limitação de contato físico, escalonamento de horários.

"Cada setor vai protocolar de uma maneira muito contextualizada para o dia a dia de trabalho dos profissionais. Na construção civil teremos umas, para o comércio em varejo outras, para bares e restaurantes outros, e por aí vai", afirma o médico.

O processo de flexibilização deverá contar com um monitoramento de micro surtos em algumas áreas. "Para isso, deveremos estar muito bem servidos de testes da doença e inquéritos soroepidemiológicos", explica.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio (PDT), deverá antecipar os feriados de Corpus Christi e de Nossa Senhora da Assunção - padroeira da cidade. O projeto será encaminhado amanhã para Câmara Municipal, em regime de urgência. Os dois feriados, que ocorreriam nos dias 11 de junho e 15 de agosto, respectivamente, serão antecipados para os dias 27 e 28 deste mês.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Desembargador ignora risco e libera salões de beleza


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.