29 de maio de 2020

Altaneirenses questionam gestão da Saúde sobre caso de Covid na cidade

Altaneira teve seu primeiro caso confirmado em teste rápido (Foto: Junior Carvalho)

 

Logo após a emissão da nota da Secretaria Municipal de Saúde confirmando o primeiro caso de Covid-19 em Altaneira, vários membros do grupo de WhatsApp do Blog de Altaneira levantaram questionamentos sobre o caso. Muitos estranharam a confirmação no dia seguinte a divulgação de caso suspeito.

O ex-secretário municipal de Saúde, Dr. Luan Kaio, esclarecer que a senhora notificada estava em isolamento social a 13 dias do primeiro sintoma e que ontem foi realizado o teste rápido que comprova a presença de anticorpos no sangue, adiantando que a paciente não apresenta sintomas e que em três receberá alta médica.

Everton Venâncio foi um dos primeiros a questionar “Altaneira nunca era divulgado caso confirmado aí de repente aparece caso confirmado já com previsão de alta estranho de mais”.

Para o Bacharel em Direito, André Victor, indagou se o caso era pra ter sido notificado como suspeito antes, já que há 13 dias a secretaria de Saúde foi informada dos sintomas. “Não é crítica nem nada do tipo, apenas uma indagação para tentar entender como funciona a divulgação dos casos suspeitos, por meio dos informativos”, escreveu André.

O engenheiro Bruno Arrais disse entender que a pessoa pode ter contato, não apresentar sintomas, assim não é considerado suspeito, mas após apresentar sintomas passa a ser como suspeito. O Dr. Bruno faz a seguinte indagação: “Quer dizer que só apresentou sintomas ontem?” e afirma que houve omissão. “A mando de quem, não se sabe, ou sabe?”.

Para o blogueiro Junio Carvalho o fato é que “tinham um caso suspeito e esconderam” e o acadêmico de Direito Savio Soares complementou que fica parecendo que esconderam para manter a aparência de “cidade com zero casos”.

A servidora Francelma Bitu também seguiu a mesma linha: “Omitiram pra conseguir mérito dizer que a cidade não tinha nenhum caso, o fato é que estão mais preocupados com dados do que com a própria saúde” e complementa: “A ética anda longe da saúde de Altaneira como também a verdadeira realidade”.

O Dr. Luan Kaio a cada questionamento respondia as críticas e indagações e concluiu o debate com a seguinte explanação:

“Vou explicar mais uma vez, a pessoa estava em isolamento por contato com pessoas de fora. Ficou em isolamento, depois de 10 dias apresentou o primeiro sintoma, e com a confirmação de sintomas nos 2 dias seguintes, passou a ser suspeita é foi divulgado. Como o protocolo prega que a janela é após o décimo dia foi testado”.

A disponibilidade e a prestação do Dr. Luan Kaio em responder as indagações e questionamento foi elogiada por vários membros do grupo

Para Francesco Rodrigues o momento é de parabenizar os profissionais de saúde e todas as pessoas envolvidas nas "ações" de combate ao covid-19 até o presente momento e ressaltou a necessidade de se fazer um planejamento “ainda mais estratégico” dentro da cidade com medidas mais rígidas, “já que infelizmente o inimigo invisível apareceu para a tristeza de todos” e ao final pede para que todos “#Fiquememcasa”.

A jornalista Alana Maria Soares foi categórica: “Se tem um caso, pode ter certeza que tem mais”.

Ainda na manhã de hoje a Secretaria de Saúde do Município lançou novo boletim informando a notificação de mais um caso suspeito em Altaneira.

Confira o novo boletim:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.