18 de maio de 2020

No dia da marca de 16 mil mortes no País, Bolsonaro apoia nova aglomeração

Ao participar do ato  Bolsonaro ressaltou o fato de não haver faixa atentando contra o Estado Democrático de Direito (Foto: Reprodução/Facebook)

O presidente Jair Bolsonaro participou ontem (17/05) de outra manifestação em Brasília, no momento em que o Brasil, o quarto com mais casos de Covid-19 no mundo, ultrapassa a marca dos 16 mil mortos pela doença. Acompanhado de perto por vários de seus ministros, Bolsonaro cumprimentou centenas de seguidores que se aglomeraram em frente ao Palácio do Planalto com bandeiras do Brasil, cornetas, alto-falantes e cartazes com seu nome e a favor do uso da hidroxicloroquina para tratar o novo coronavírus, entre outras mensagens.

Bolsonaro se aproximou de seus seguidores, separados apenas por grades. Tudo foi transmitido ao vivo nas redes sociais do presidente. Sempre minimizando a doença que já matou mais de 300 mil pessoas no mundo, o presidente usou suas redes sociais no fim de semana para continuar questionando as políticas de confinamento e elogiar o uso da cloroquina como tratamento contra a Covid-19, sem comentar os trágicos números do País. Simpatizantes dele também fizeram carreatas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O Brasil totaliza 241 mil casos e 16.118 mortes pela doença. Vários governadores e prefeitos relatam altas taxas de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs), o que ameaça um colapso do sistema público de saúde. Na cidade de São Paulo, epicentro da doença no País, com mais de 35 mil casos e quase 3 mil mortes até ontem, a prefeitura informou que as mortes aumentaram 432% em cinco semanas e alertou que o sistema de saúde da cidade pode entrar em colapso em 15 dias se esses índices continuarem a subir.

Governadores e prefeitos defendem as medidas de confinamento, mas são confrontados por Bolsonaro. O Judiciário decidiu a favor do direito constitucional das autoridades estaduais e municipais de decidir sobre medidas restritivas para enfrentar a crise da saúde. 

Ao participar do ato em Brasília, Bolsonaro ressaltou o fato de não haver faixa atentando contra a Constituição e o Estado Democrático de Direito, sem mensagens de críticas à democracia e, por exemplo, com defesa de fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Acompanharam o presidente na rampa dez ministros, entre eles Onyx Lorenzoni (Cidadania), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), André Mendonça (Justiça e Segurança Pública), Abraham Weintraub (Educação) e Bento Albuquerque (Minas e Energia). Também esteve presente o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), um dos filhos do presidente. Todos usam máscaras de proteção.

Nas faixas em frente ao Planalto havia dizeres como "Nossa bandeira jamais será vermelha" e "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos". Há também manifestantes com Bandeiras do Brasil, além de Estados Unidos e Israel. Jornalistas flagraram equipes da segurança pedindo a retirada de faixas de conteúdo mais agressivo, uma delas chamando os ministros do STF de "sabotadores.

Apesar da aparente calmaria, em relação à tensão de outros dias, houve um incidente com a repórter da Bande News, Clarissa Oliveira, quando uma apoiadora do presidente Bolsonaro bateu com o mastro de uma bandeira do Brasil na sua cabeça, no momento em que esperava para entrar ao vivo durante a manifestação em apoio ao governo, na capital federal.

Depois da agressão, a repórter relatou que o tom dos manifestantes foi "bastante agressivo" em relação à imprensa. A responsável pela agressão, de acordo com ela, circulava com a bandeira do Brasil chamando profissionais da imprensa de "lixo". Após acertar com a bandeira na cabeça da profissional, a mulher riu da situação e pediu desculpas, ainda aos risos.

Em nota, a direção de Jornalismo da Band lamentou "mais essa prova de desrespeito ao trabalho da imprensa". Segundo a emissora, foi feito o boletim de ocorrência. A Band afirmou que exige "punição exemplar a esse ato inaceitável de selvageria".

Com informações portal O Povo Online


Leia também:

Nota de ex-ministros ressalta democracia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.