23 de maio de 2020

Camilo volta a defender isolamento rígido no Interior

Camilo se reuniu com prefeitos para traçar estratégias de combate à pandemia no Interior  (Foto: Reprodução/Twitter)

O governador Camilo Santana (PT) se reuniu ontem com 120 prefeitos cearenses para discutir ações de combate à pandemia pelo novo conoravírus. Durante o encontro virtual, que ocorre em contexto de avanço da doença no Interior e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o governador reforçou a aplicação de medidas mais restritivas em municípios com maior incidência de casos, como já ocorre na Capital, na expectativa de controlar a Covid-19.

Com a recomendação, pode chegar a 24 o número de municípios do Ceará, fora Fortaleza, a adotar o isolamento social rígido. O novo decreto do governador Camilo Santana (PT), publicado no fim da noite da última quarta-feira, 20, orienta o chamado lockdown nos locais onde a incidência ou a mortalidade de Covid-19 esteja acima da média do Estado. As regras já estão em vigor na Capital desde 8 de maio e foram prorrogadas até 31 deste mês.

Durante a reunião, o presidente da Aprece e prefeito do Cedro, Nilson Diniz, falou sobre a preocupação com o aumento de casos confirmados no Interior. "Nós temos 16 municípios que já têm uma taxa de incidência maior que a do Estado. A transmissão está mais na Zona Norte, de Caucaia e indo até Sobral de maneira bem intensa. Já temos no Litoral Oeste e Leste e a tendência é disseminar para o Interior"

Segundo Nilson, caso não haja medidas eficazes de combate nos próximos dias, poderá haver aumento de casos na Região Centro-Sul e no Cariri, áreas com menos testes positivos até o momento. Ele ressalta que, em reunião, além de intensificar o isolamento social com barreiras sanitárias, os gestores foram orientados a investir em tratamentos de saúde básica.

Nas redes sociais, Camilo destacou ações do Governo voltadas para o combate ao coronavírus nos municípios do Interior. "O Governo do Estado tem ampliado a rede saúde pública também no Interior e continuará sendo parceiro dos municípios para que a gente possa fazer essa travessia da melhor forma possível, sempre com o objetivo maior de proteger a nossa população", publicou.

O prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) falou aos gestores sobre a experiência da Capital com relação às medidas de distanciamento social. "Quanto maior o isolamento social na cidade, menor é a ocorrência de novos casos. Os bairros que não aderiram aqui tiveram maior incidência. Isso prova que o isolamento social é o melhor caminho para reduzirmos a incidência de casos confirmados e de óbitos", reforçou.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Média de isolamento é de 50%;7 bairros estão com mais de 70%


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.