10 de maio de 2020

Congresso Nacional e Supremo decretam luto oficial de três dias pelas mortes por Covid-19

A bandeira nacional foi hasteada a meio-mastro em frente ao Congresso Nacional (Foto: Roque Sá)
 

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (Democratas-RJ), decretaram ontem (09/05), luto oficial de três dias no Congresso Nacional pelos dez mil óbitos oficiais da covid-19 no país. O ato foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Congresso Nacional.

A bandeira nacional foi hasteada a meio-mastro. Segundo o ato conjunto 2/2020, ficam proibidas celebrações, comemorações ou festividades enquanto durar o luto. Os presidentes dos dois poderes também assinaram nota conjunta:

"No momento em que o país atinge a triste marca de dez mil mortes oficiais da Covid-19, o Congresso Nacional também sofre a dor de tantas famílias brasileiras que perderam seus entes queridos, sem poder render-lhes as justas homenagens”  inicia a nota.

Os presidentes das duas Casas declaram que são solidários na dor e que a situação que estamos vivendo é lamentavelmente singular e que o combate a um inimigo tão invisível quanto mortal, que ataca sem respeitar fronteiras ou aviso prévio, é sacrificante e cruel.

Dizem ainda que o Congresso Nacional tem feito sua parte ao tomar medidas legislativas de suporte às pessoas, aos governos e às empresas. É um momento difícil para todos.

“Mesmo chorando a morte dos nossos irmãos e irmãs brasileiros, conclamamos todos a manter as recomendações das autoridades de Saúde, diminuindo o ritmo dessa terrível doença, enquanto nos preparamos para um retorno seguro e definitivo à normalidade", conclui o documento.

Logo após o anúncio do luto oficial do Congresso Nacional o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli considerou a iniciativa "justa" e tomou a mesma decisão, "solidarizando-se com os familiares e amigos daqueles que perderam a vida", escreveu em ato que decretou luto oficial por três dias na Corte ontem. Toffoli.

O Brasil voltou a bater o recorde de confirmações de mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas nesta sexta-feira (8/5), com 751 vítimas fatais, aumento de 8,2%. Com isso, o país já tem 9.897 óbitos em decorrência da covid-19. Entre sexta e sábado, 10.222 casos foram registrados, totalizando 145.328.

"Os números, por si só, não dão conta do tamanho da tragédia", disse Toffoli, em nota. "Em nome do Poder Judiciário brasileiro e do Supremo Tribunal Federal, expresso nossos sentimentos de mais profunda tristeza e também nossa solidariedade aos familiares e aos amigos de cada um desses mais de dez mil brasileiros", acrescentou.

Com informações portal Correio Braziliense


Leia também:

Após cancelar churrasco, Bolsonaro curte dia de jet ski no Lago Paranoá


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.