8 de maio de 2020

Presidente do STF defende pacto entre União, estados e municípios para retomada

Toffoli com Bolsonaro e ministros no STF (Foto: Reprodução/Facebook)

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, defendeu que a União crie um comitê de crise com estados, municípios, empresários e trabalhadores para retomar a atividade econômica. Ele faz as declarações em reunião surpresa na manhã de ontem (07/05) com o presidente Jair Bolsonaro e empresários.

De acordo com o ministro, é necessário avaliar e colocar em prática o retorno das atividades paralisadas em razão da pandemia de coronavírus. Mas ele ressaltou que essa iniciativa depende de diálogo com todos os setores.

“Essa coordenação, que eu penso que o Executivo, o presidente da República, junto com seus ministros, chamando os outros poderes, chamando os estados, representantes de municípios, penso que é fundamental. Talvez um comitê de crise para, envolvendo a federação e os poderes, exatamente junto com o empresariado e trabalhadores, a necessidade que temos de traduzir em realidade esse anseio, que é o anseio de trabalhar, produzir, manter a sociedade estruturada”, disse o presidente da Corte.

O magistrado afirmou que a Constituição estabelece as competências de governos estaduais, municipais e do governo federal na adoção de medidas sanitárias. Por conta disso, é necessário um plano para o retorno da economia. A ida de Bolsonaro ao Supremo, junto a empresários, é uma forma de pressionar politicamente o Tribunal, que tem analisado milhares de ações relacionadas a pandemia.

Com informações portal Correio Braziliense


Leia também:

"Brasil não pode virar uma Venezuela", dizem Bolsonaro e Guedes a Toffoli


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.