16 de maio de 2020

Secretário da Saúde do Ceará estima que número de casos de coronavírus deve estabilizar no final de maio

Para Dr. Cabeto estabilização é resultado do isolamento rígido em Fortaleza (Foto: Reprodução/Facebook)


Até o final de maio, a pouco mais de duas semanas, o Ceará deve alcançar o "platô" no que se refere à curva de disseminação do novo coronavírus. Ou seja, período de alguns dias em que será registrado o maior número de novos casos seguido de fase em que a quantidade de novos casos confirmados começa a desacelerar. A estimativa foi feita em coletiva por meio de videoconferência ontem (15/05) pelo Dr. Cabeto, titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Na próxima semana, o secretário deve analisar o impacto resultante das medidas de isolamento mais rígidas e se houve achatamento da curva de disseminação da doença. O lockdown começou há uma semana em Fortaleza, município que concentra a maioria dos casos confirmados da Covid-19 no Estado. Os resultados podem ser observados depois da primeira semana, levando-se em consideração o clico da doença.

"Já começamos a olhar os primeiros números. Quando a gente olha o número de novos casos e óbitos, na minha percepção, nos últimos três dias, é que há uma oscilação em torno do número mais alto mas há uma tendência à estabilidade. As projeções são de que, até o final de maio, a gente tenha um platô consolidado", explicou.

"É preciso duas semanas, pelo menos, para que haja alguma resposta do isolamento social mais rígido. A partir da próxima sexta-feira", enfatiza o infectologista do Hospital São José, Keny Colares, também coordenador do Grupo de Pesquisa em Virologia, da Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Conforme o secretário, a desaceleração do contágio é resultado de estratégias como a utilização da telemedicina, o reconhecimento precoce nos postos de saúde e o uso de protocolo em larga escala, além do isolamento social. Há um mês, a pasta divulgou projeções alarmantes com relação ao número de óbitos, com previsão de 250 mortes por dia a partir do dia 5 de maio.

Com informações portal O Povo Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.