12 de novembro de 2015

Altaneira mais uma vez é contemplada Mostra Sesc Cariri de Culturas

A Mostra Sesc Cariri de Culturas é realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), no Ceará, através de edital público. Consiste em um dos maiores eventos de cultura do Brasil e acontece durante seis dias ininterruptos, com integração das linguagens artísticas e culturais nas mais diferenciadas áreas da criação e produção, promovendo o intercâmbio, o desenvolvimento e a cooperação entre artistas. 

A Mostra visa contribuir para a construção e difusão da identidade regional, brasileira e universal, revelando, divulgando e apoiando artistas, formando plateias, articulando saberes, proporcionando diversão e reflexão intercaladamente, consolidando a interação e o compartilhamento de conhecimentos que perdurem, influenciem e transformem o conceito das comunidades, das cidades, do Estado do Ceará e da sociedade brasileira como um todo.

Em 2015, a Mostra Sesc Cariri de Culturas completa 17 anos de existência, consolidados no calor da busca permanente pela excelência das ações culturais, sem esquecer de vincular a cultura com a valorização e preservação do patrimônio ambiental, através de ações educativas representadas por um dos símbolos naturais da Região do Cariri, símbolo da Mostra, “O Soldadinho-do-Araripe”.

A intenção é articular, mais uma vez, dezenas de grupos de todo o país, imprimindo a pluralidade de formatos e estéticas que já lhe são peculiares, e propondo um olhar misto entre a tradição e as modernidades, possibilitando assim a multiplicidade de fazeres nas áreas de audiovisual, artes visuais, literatura, artes cênicas, música, culturas populares, sempre primando também pelas dimensões educativas das artes, suas especificidades e contextos.

Com base em pesquisas realizadas pelo Sesc, através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC ), a Mostra tem significativo valor no que diz respeito à contribuição cultural, ao estímulo, à divulgação e à promoção da cultura. A promoção do intercâmbio de diversas culturas é sempre citada como a maior contribuição da Mostra Sesc Cariri de Culturas, além do desenvolvimento cultural, a integração entre as classes da sociedade, a oportunidade de aproximação das pessoas e o conhecimento de culturas diferentes.

Evidencia-se também a contribuição da Mostra Sesc Cariri de Culturas para o desenvolvimento econômico da Região do Cariri: Aquecimento das vendas, geração de empregos temporários, aumento das vendas no comércio local, crescimento do turismo regional e geração de emprego e renda.

O crescimento do apoio de empresários do setor de serviços é reflexo do desenvolvimento econômico da Região, uma vez que o aumento da renda e de sua distribuição influencia diretamente o setor.

Para 2015, a Mostra Sesc Cariri de Culturas desenvolve, mais uma vez, o processo de seleção por meio de edital e com o aval de uma curadoria composta por artistas cearenses com formação multilinguagem, além de técnicos de cultura do Sesc. Como parte significativa da programação, realiza-se o Seminário Arte e Pensamento, que busca definir conteúdos, permitindo assessorar coletivamente a programação da Mostra quanto à reflexão dos temas urbanos, considerando os aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais do Cariri.

A 17ª Mostra Sesc Cariri de Culturas será aberta amanhã com a apresentação da cantora Elba Ramalho em Crato, mas só chega em Altaneira no domingo (15/11) com a peça “O Negrinho do Pastoreiro” do grupo gaúcho Cooperativa de Artistas Teatrais.

Na segunda-feira (16/11) o grupo cearense Dona Zefinha apresenta a peça O Casamento de Tabarim e na terça (17/11) será a vez dos paulistas da Cia Cênica que apresentarão o espetáculo “Sabiás do Sertão – Teatro Musical Brasileiro em um ato, uma chegança e uma andança”. Todas as apresentações em Altaneira serão às 17h. na praça Manoel Pinheiro de Almeida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.