31 de julho de 2010

Nova pesquisa confirma Dilma à frente de Serra


Pesquisa Ibope divulgada na noite desta sexta-feira (30) mostra a petista Dilma Rousseff cinco pontos à frente do tucano José Serra na disputa pela Presidência. De acordo com o levantamento, encomendado pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, Dilma tem agora 39%, contra 34% de Serra.

A senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, candidata do PV, aparece com 7% das preferências do eleitorado, no terceiro lugar. Os votos brancos e nulos somam 7% do total. Outros 12% disseram que ainda não sabem em quem vão votar.

Na semana passada, outros dois levantamentos haviam mostrado quadros diferentes. O Vox Populi, divulgado na sexta (23), atribuiu a Dilma 41% das intenções de voto, contra 33% de Serra. Já o Datafolha, que saiu um dia depois, mostrou empate técnico: 37% para o candidato do PSDB e 36% para a petista.

Na pesquisa Ibope de hoje, Plínio Arruda Sampaio (PSOL), José Maria Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) não alcançaram nem 1% das intenções de voto.

O instituto ouviu 2.506 pessoas entre os dias 26 e 29 deste mês, e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 20809/2010.

Na simulação do segundo turno, o placar seria de 46% a 40% a favor de Dilma. Neste caso, votos brancos e nulos chegam a 6%, e os indecisos são 8%.

O levantamento mostra também que José Serra tem o maior índice de rejeição, de 24%. Outros 19% afirmaram que não votariam em Dilma e 13% não optariam por Marina Silva.
Na última pesquisa Ibope, divulgada no início do mês e encomendada pela Associação Comercial de São Paulo, Serra e Dilma apareciam com 39% das intenções de voto e Marina tinha 10% quando apenas os principais candidatos eram levados em conta.
No cenário que incluía os demais postulantes, como ocorre na pesquisa apresentada hoje, o empate entre a petista e o tucano se repetia, mas em 36%.

Com informações do Portal R7

29 de julho de 2010

Jardim São Vicente, um pedaço de Altaneira em São Paulo

Vista parcial do Jardim São Vicente em Cotia - São Paulo (foto Raimundo Soares Filho)
Localizado às margens da Rodovia Raposo Tavares (Km 26) no Município de Cotia no Estado de São Paulo, o Jardim São Vicente foi fundado no início da década de 80 do século passado.

Os primeiros altaneirenses a se instalar no Bairro foram Geraldinho, Bitu, Armando Batista e Geraldão todos provenientes do Sítio Taboquinha. O craque Zezinho de Batista que residiu por lá no final da década de 80 e ainda hoje é lembrado por suas jogadas e gols no campo de futebol do bairro.

Segundo levantamento realizado por Milton Ferreira, advogado altaneirense, aproximadamente 100 conterrâneos residem atualmente no bairro, dentre eles o boêmio Severino.

A rotina do bairro é muito parecida com a de Altaneira, antes do trabalho todos passam pela padaria e na volta pra casa passam no boteco, no sábado tem o famoso pastel da feira e aos domingos futebol de campo. O time do bairro onde jogam o Dr. Chico Milton e os irmãos Irlando, Orlando e Nego é batizado de Paradão. Armando Batista é o responsável pelas instalações do campo de futebol mantido pela Prefeitura de Cotia.

A política também corre nas veias dos altaneirenses no bairro todos acompanham os fatos e torcem para "tucanos e pés de bois", mas todos votam por lá, pois um altaneirense é suplente de vereador, o nosso amigo João Batista Filho, conhecido por todos por Nego.

Altaneirenses em visita ao bairro é motivo de festa. É tradicional as recepções nas casas de Maria do Carmo de Geraldinho, Corrinha de Irlando e Zuleide de Valter, comida tradicional, churrasco, cerveja gelada e a cachaça do Ceará.

Vejamos algumas fotos da nossa recente visita ao bairro:









28 de julho de 2010

Dia do Agricultor


O Dia do Agricultor é comemorado anualmente em 28 de julho. A data homenageia os profissionais que trabalham com o cultivo de "produtos da terra", como frutas, hortaliças e vegetais.

O agricultor é um dos principais motores da economia nacional, responsável por produzir alguns dos bens essenciais para o sustento do país.

O Dia do Agricultor foi criado através do Decreto de Lei nº 48.630, de 27 de julho de 1960, em comemoração ao aniversário de 100 anos da fundação da Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, em 1860, por Dom Pedro II.

O presidente Juscelino Kubitschek foi quem assinou a lei, acreditando serem os agricultores os principais responsáveis pelo crescimento econômico do Brasil, em meados do século XX.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

22 de julho de 2010

Foto do Dia: Projeto Rondon

Professora Marta Régia com crianças e adolescentes recepcionando os voluntários do Projeto Rondon em Altaneira - foto arquivo pessoal

O Projeto Rondon era uma ação interministerial do Governo Federal realizada em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com universidades federais, enviava estudantes dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Serviço Social, dentre outros, para desenvolver nos pequenos municípios brasileiros ações que visavam trazer benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com, a melhoria do bem estar social e contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

20 de julho de 2010

A história de Sísifo

Sísifo, de Tiziano, 1549
Sísifo, segundo Pausânias, era p Mestre da malícia e da felicidade, tornou-se rei de Corinto após a partida de Jasão e Medeia, casou-se com Mérope, uma das sete Plêiades, tendo com ela um filho, Glauco. Ele também teve outros filhos, Ornitião, Tersandro e Almus.

Certa vez, uma grande águia sobrevoou sua cidade, levando nas garras uma bela jovem. Sísifo reconheceu a jovem Egina, filha de Asopo, um deus-rio. Mais tarde, o velho Asopo veio perguntar-lhe se sabia do rapto de sua filha e qual seria seu destino. Sísifo logo fez um acordo: em troca de uma fonte de água para sua cidade, ele contaria o paradeiro da filha. O acordo foi feito e a fonte presenteada recebeu o nome de Pirene.

Assim, ele despertou a raiva do grande Zeus, que enviou o deus da Morte, Tânato, para levá-lo ao mundo subterrâneo. Porém o esperto Sísifo conseguiu enganar o enviado de Zeus. Elogiou sua beleza e pediu-lhe para deixá-lo enfeitar seu pescoço com um colar. O colar, na verdade, não passava de uma coleira, com a qual Sísifo manteve a Morte aprisionada e conseguiu driblar seu destino.

Durante um tempo não morreu mais ninguém. Sísifo soube enganar a Morte, mas arrumou novas encrencas. Desta vez com Hades, o deus dos mortos, e com Ares, o deus da guerra, que precisava dos préstimos da Morte para consumar as batalhas.

Tão logo teve conhecimento, Hades libertou Tânato e ordenou-lhe que trouxesse Sísifo imediatamente para as mansões da morte. Quando Sísifo se despediu de sua mulher, teve o cuidado de pedir secretamente que ela não enterrasse seu corpo.

Já no inferno, Sísifo reclamou com Hades da falta de respeito de sua esposa em não o enterrar. Então suplicou por mais um dia de prazo, para se vingar da mulher ingrata e cumprir os rituais fúnebres. Hades lhe concedeu o pedido. Sísifo então retomou seu corpo e fugiu com a esposa. Havia enganado a Morte pela segunda vez.

Outra história a respeito de Sísifo trata do ocorrido quando Autólico, o mais esperto e bem-sucedido ladrão da Grécia (que era filho de Hermes e vizinho de Sísifo), tentou roubar-lhe o gado. Autólico mudava a cor dos animais. As reses desapareciam sistematicamente sem que se encontrasse o menor sinal do ladrão, porém Sísifo começou a desconfiar de algo, pois o rebanho de Autólico aumentava à medida que o seu diminuía. Sísifo, um homem letrado (teria sido um dos primeiros gregos a dominar a escrita), teve a ideia de marcar os cascos de seus animais com sinais de modo que, à medida que a res se afastava do curral, aparecia no chão a frase "Autólico me roubou". Posteriormente, Sísifo e Autólico fizeram as pazes e se tornaram amigos. Sísifo também seduziu Anticleia, filha de Autólico, que mais tarde se casou com o rei de Ítaca, Laerte; por este motivo, Odisseu é considerado, por alguns autores, como filho de Sísifo.[

Sísifo morreu de velhice e Zeus enviou Hermes para conduzir sua alma a Hades. No tártaro, Sísifo foi considerado um grande rebelde e teve um castigo, juntamente com Prometeu, Tício, Tântalo e Íxion.

Sísifo recebeu esta punição: foi condenado a, por toda a eternidade, rolar uma grande pedra de mármore com suas mãos até o cume de uma montanha, sendo que toda vez que ele estava quase alcançando o topo, a pedra rolava novamente montanha abaixo até o ponto de partida por meio de uma força irresistível, invalidando completamente o duro esforço despendido. Por esse motivo, a expressão "trabalho de Sísifo", em contextos modernos, é empregada para denotar qualquer tarefa que envolva esforços longos, repetitivos e inevitavelmente fadados ao fracasso - algo como um infinito ciclo de esforços que, além de nunca levarem a nada útil ou proveitoso, também são totalmente desprovidos de quaisquer opções de desistência ou recusa em fazê-lo

Trabalho de Sísifo

Sísifo tornou-se conhecido por executar um trabalho rotineiro e cansativo. Tratava-se de um castigo para mostrar-lhe que os mortais não têm a liberdade dos deuses. Os mortais têm a liberdade de escolha, devendo, pois, concentrar-se e comprometer-se nos afazeres da vida cotidiana, vivendo-a em sua plenitude, tornando-se criativos na repetição e na monotonia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

18 de julho de 2010

Lilith, "a primeira mulher de Adão”

Lilith, em gravura de John Collier (1892) 
Lilith foi uma deusa adorada na Mesopotâmia e na Babilônia, associada com ventos e tempestades, que se imaginavam ser portadores de enfermidades e morte, mas é também uma figura da mitologia judaica, mencionada originalmente no Talmude hebraico do exílio da Babilónia (Séc. V a III a. C.).

Na Idade Média, Lilith é apresentada como a primeira mulher de Adão, criada ao mesmo tempo e da mesma forma que este. 
Lilith também aparece como um demônio em crenças tradicionais islâmicas.

No primeiro capítulo do livro de Gênesis ( Gn 1:27 ) está escrito que " Deus criou o homem à sua imagem e semelhança; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher"; porém, no segundo capítulo ( Gn 2:18 ): o Senhor Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada", e é apenas no versículo 22 do segundo capítulo que Eva é criada: "E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem".

Correntes de pensamento creem possível que a mulher criada no primeiro capítulo seja Lilith e, levando em consideração o versículo 23: Disse então o homem: Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada (Gn 2:23), podemos verificar na expressão de Adão "[...] esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne![...]" a afirmativa de existência de outra criatura que não era qualificada como mulher e que não se podia se submeter a ele pois era independente, estava no mesmo nível de criação, a mesma altura de Adão. 

No séc. XIII, na obra de Isaac ben Jacob ha-Cohen, é introduzida a narrativa de Lilith deixar Adão ao não querer submeter-se à sua vontade e recusar ser-lhe subserviente com o argumento de ser igual a ele, criada ao mesmo tempo e da mesma matéria que Adão. Lilith abandona, então, o Jardim do Éden e não regressa após cópula com o Arcanjo Samael.

Em Gênesis 2:4-7 há um relato de como Deus criou os humanos com um pouco mais detalhe, porque senão teria existido outro homem além de Adão: "4 Esta é a história do início da humanidade, no tempo em que Yahweh Deus criou o Céu e a Terra: 5 Não havia ainda brotado nenhum arbusto sobre a terra e nenhuma erva dos campos tinha ainda crescido, porque o Senhor não havia feito chover sobre a terra e não havia homem para cultivar o solo. 6 Entretanto, fontes de água brotavam da terra e regavam toda a superfície do solo. 7 Então o Senhor modelou o ser humano do pó da terra, feito argila, e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente".

Divergência de interpretação

Existem diferentes interpretações sobre os fatos narrados no livro de Gênesis para sustentar a ideia também descrita no alfabeto de Ben-Sira. Em Gênesis 1, são descritos os detalhes da criação do mundo a partir das trevas e das águas, sendo no sexto dia a criação do homem e da mulher. No capítulo 2 de Gênesis há uma outra narração partindo da terra, podendo ser entendidos como dois eventos diferentes. O segundo foi escrito no tempo de Salomão e o primeiro, muito depois, no Exílio da Babilônia.

O primeiro versículo de Gênesis capítulo 2 traz a conclusão dos últimos versículos do capítulo 1 "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto". - Gênesis 1:31 "Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito" (Gênesis 2: 1-2).

Sabendo-se que a divisão dos capítulos da Bíblia só veio a ocorrer muitos anos depois, não é possível afirmar que os eventos de Gênesis 2 vieram muito tempo depois dos ocorridos em Gênesis 1, porém entende-se que, a partir de Gênesis 2: versículo 4, há uma outra narrativa do que ocorreu em Gênesis 1. Na primeira o homem é criado por último, como ápice da criação, enquanto na segunda o homem é criado em primeiro lugar e tudo é feito para ele: "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele".

Outra citação contrária é a que Adão diz "Esta sim, é ossos dos meus ossos"[...], passando a ideia de "Agora sim, está é minha verdadeira mulher"..., pois se observar em todas as traduções (inglês, grego ou latim) não temos esta expressão "esta sim, ou agora sim". Em todas as traduções temos a versão: "E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos"[...] (Gênesis 2: 23). Judit Blair (2009) demonstra que todas as oito criaturas que são mencionadas são animais naturais.

No folclore popular hebreu medieval, ela é tida como a primeira mulher criada por Deus junto com Adão, que o abandonou, partindo do Jardim do Éden por causa de uma disputa sobre igualdade dos sexos, passando depois a ser descrita como um demônio.

De acordo com a interpretação da criação humana no Gênesis feita no Alfabeto de Ben-Sira, entre 600 e 1000 d.C, Lilith foi criada por Deus com a mesma matéria prima de Adão, porém ela recusava-se a "ficar sempre por baixo durante as suas relações sexuais". Segundo este manuscrito milenar, Ben Sira conta a história de Lilith para Nabucodonosor II.

Depois que Deus criou Adão, que estava sozinho, Ele disse: "Não é bom que o homem esteja só (Gênesis 2:18). Ele então criou a mulher para Adão, da terra, como Ele havia criado o próprio Adão, e chamou-a de Lilith. Adão e Lilith imediatamente começaram a brigar. Lilith disse: Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti? Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual"

Adão retrucou: "Eu não vou me deitar abaixo de você, apenas por cima. Pois você está apta apenas para estar na posição inferior, enquanto eu sou um ser superior". Lilith respondeu: "Nós somos iguais um ao outro, considerando que ambos fomos criados a partir da terra". Mas eles não deram ouvidos um ao outro. Quando Lilith percebeu isso, ela pronunciou o Nome Inefável e voou para o ar. Adão orou ao seu Criador: "Soberano do universo! A mulher que você me deu fugiu!". Ao mesmo tempo Deus enviou três anjos para trazê-la de volta. Os três anjos insistiram que ela voltasse e ameaçaram afogá-la, porém ela se recusou a voltar.

Outra interpretação diz que ela (Lilith) juntou-se aos anjos caídos quando se casou com Samael, que tentou Eva, ao passo que Lilith tentou a Adão e os fizeram cometer adultério. Desde então o homem foi expulso do paraíso e Lilith tentaria destruir a humanidade, filhos do adultério de Adão com Eva, pois mesmo abandonando seu marido, ela não aceitava sua segunda mulher. Ela então passou a perseguir os homens, principalmente os adúlteros. Outras histórias referem-se a ela como surgida das trevas ou como um demônio do mar e não como igual ao homem.

Infere-se pelos textos e por amuletos medievais que ela era uma superstição comum entre os camponeses. Deixar esculturas dos três anjos (Sanvi, Sansavi e Samangelaf) que a perseguiram para fora do Éden protegeria os bebês recém-nascidos (uma proteção necessária por oito dias para homens e vinte dias para mulheres) e impediria que seus maridos fossem seduzidos por Lilith a cometer adultério.

Mitologia suméria

A imagem de Lilith, sob o nome Lilitu, apareceu primeiramente representando uma categoria de demônios ou espíritos de ventos e tormentas na Suméria por volta de 3 000 a.C. Muitos estudiosos atribuem a origem do nome fonético Lilite por volta de 700 a.C.

Na Suméria e na Babilônia ela ao mesmo tempo que era cultuada era identificada com os demônios e espíritos malignos. Seu símbolo era a lua, pois assim como a Lua ela seria uma deusa de fases boas e ruins. Alguns estudiosos assimilam-na a várias deusas da fertilidade, assim como deusas cruéis devido ao sincretismo com outras culturas.

Mitologia mesopotâmica

Ela é também associada a um demônio feminino da noite que originou na antiga Mesopotâmia. Era associada ao vento e, pensava-se, por isso, que ela era portadora de mal-estares, doenças e até mesmo da morte. Porém algumas vezes ela se utilizaria da água como uma espécie de portal para o seu mundo. Também nas escrituras hebraicas (Talmud e Midrash) ela é referida como uma espécie de demônio.

Judaísmo

A imagem mais conhecida que temos dela é a imagem que nos foi dada pela cultura hebraica, uma vez que esse povo foi aprisionado e reduzido à servidão na Babilônia[carece de fontes], onde Lilith era cultuada, é bem provável que vissem Lilith como um símbolo de algo negativo. Vemos assim a transformação de Lilith no modelo judaico de demônio. Assim surgiram as lendas vampíricas: Lilith tinha 100 filhos por dia, súcubos quando mulheres e íncubos quando homens, ou simplesmente lilim. Eles se alimentavam da energia desprendida no ato sexual e de sangue humano. Também podiam manipular os sonhos humanos, seriam os geradores das poluções noturnas. Mas uma vez possuído por uma súcubo, dificilmente um homem saía com vida.

Há certas particularidades interessantes nos ataques de Lilith, como o aperto esmagador sobre o peito, uma vingança por ter sido obrigada a ficar por baixo de Adão, e sua habilidade de cortar o pênis com sua vagina segundo os relatos católicos medievais. Ao mesmo tempo que ela representa a liberdade sexual feminina, também representa a castração masculina.

Mitologia grega

Algumas vezes Lilith é associada com a deusa grega Hécate, "A mulher escarlate", uma Deusa que guarda as portas do mundo inferior montada em um enorme cão de três cabeças, Cérbero. Hécate, assim como Lilith, representa na cultura grega a vida noturna e a rebeldia da mulher sobre o homem.

Era contemporânea

Nos dois últimos séculos, a imagem de Lilith começou a passar por uma notável transformação em certos círculos intelectuais seculares europeus, por exemplo, na literatura e nas artes, quando os românticos passaram a se ater mais a imagem sensual e sedutora de Lilith, e aos seus atributos considerados impossíveis de serem obtidos, em um contraste radical à sua tradicional imagem demoníaca, noturna, devoradora de crianças, causadora de luxúria e vampirismo. 

Podem ser citados também os nomes de Johann Wolfgang von Goethe, John Keats, Robert Browning, Dante Gabriel Rossetti e John Collier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

15 de julho de 2010

Dia do Comerciante

O Dia do Comerciante é comemorado anualmente em 16 de julho. Esta data é destinada a homenagear todos os profissionais que trabalham na área do comércio, ou seja, na venda de produtos e serviços.

Considerado um dos trabalhos mais antigos do mundo, o comércio é uma atividade extremamente importante para o desenvolvimento econômico do país.

Representação de comerciantes fenícios, os primeiros negociantes da antiguidade

O comércio nacional também é homenageado em outra data importante no Brasil, 30 de outubro, conhecido como o Dia do Comerciário.

O Dia do Comerciante surgiu a partir da criação da Lei nº 2.048, de 26 de outubro de 1953, que homenageia o nascimento de José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido por Visconde de Cairu, o Patrono do Comércio Brasileiro.

O Visconde de Cairu foi o responsável pela criação das primeiras leis que beneficiariam o comércio brasileiro, que antes era totalmente dependente de Portugal.

Uma das suas principais ações foi aconselhar o rei português D. João VI a assinar a Carta Régia, em 28 de janeiro de 1808, abrindo os portos brasileiros ao comércio exterior.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

14 de julho de 2010

Dia Mundial da Liberdade de Pensamento

O Dia Mundial da Liberdade de Pensamento é comemorado no dia 14 de julho. Liberdade de pensamento (liberdade de consciência, liberdade de opinião ou liberdade de ideia) é a liberdade que os indivíduos têm de manter e defender sua posição sobre um fato, um ponto de vista ou uma ideia, independente das visões dos outros.

Consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos em seu artigo XVIII, que expressa que "todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião".

O direito a Liberdade de Pensamento  é diferente e não deve ser confundido com a liberdade de expressão.

A liberdade de consciência é complementar e está intimamente ligada a outras liberdades, como a liberdade de expressão e a liberdade religiosa. É tão importante para a democracia que consta da legislação de vários países, como a Primeira Emenda à Constituição dos EUA (1791), a Lei da Separação entre a Igreja e o Estado na França (1905), o artigo 3 º da Constituição do México (1917), a Constituição Interina do Nepal (2007), além de constar de leis e decretos em momentos revolucionários, como em Portugal, Rússia e Bolívia.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


13 de julho de 2010

Dia Mundial do Rock

 

Apresenta da banda inglesa Queen no Live Aid em 1985 - foto Wikipédia 

O dia 13 de julho é reconhecido no Brasil como o Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente o rock e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985. A celebração é uma referência a um desejo expressado por Phil Collins, participante do evento, que gostaria que aquele fosse considerado o "dia mundial do rock". O evento também ficou conhecido por contar com grandes artistas do gênero, como Queen, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Paul McCartney, David Bowie, U2, Kiss entre outros

Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia. O evento chamou a atenção por contar com a presença de muitos artistas famosos na época. Entre os participantes, estavam The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath.

Apesar de se chamar "Dia Mundial do Rock", a data só é comemorada no Brasil. Ela começou a ser celebrada em meados dos anos 1990, quando duas rádios paulistanas dedicadas ao rock - 89 FM e 97 FM - começaram a mencionar a data em sua programação. A celebração foi amplamente aceita pelos ouvintes e, em poucos anos, passou a ser popular em todo o país. Entretanto, essa data é completamente ignorada em todo o resto do mundo.

Outros países e localidades não têm uma data específica para celebrar esse estilo musical ou têm outras datas.

Por ser uma data definida arbitrariamente e sem respaldo em outros países, especialistas em música contestam essa escolha. Eles sugerem outras datas que seriam mais significativas para a história do rock e que, portanto, mereceriam ser o verdadeiro Dia do Rock. Entre elas, estão o dia 5 de julho, quando, em 1954, Elvis Presley, ao lado de Scotty Moore (guitarra) e Bill Black (contrabaixo), gravou uma versão de That's All Right de Arthur Crudup e 9 de fevereiro, quando, em 1964, a banda The Beatles se apresentou pela primeira vez nos EUA.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

12 de julho de 2010

Dia do Engenheiro Florestal

No dia 12 de julho comemora-se o Dia do Engenheiro Florestal, um profissional responsável por analisar os ecossistemas florestais e planejar estratégias para que seja feito seu uso de maneira sustentável. Essa data foi escolhida porque em 12 de julho de 1073 faleceu São João Gualberto, que foi escolhido pelo Papa Pio XII, em 1952, como o Protetor dos Florestais.

A profissão de Engenheiro Florestal é extremamente importante, uma vez que o país possui uma grande área florestal e necessita, portanto, de profissionais capazes de controlar a exploração desenfreada de seus recursos. Para ser um bom profissional, é fundamental ter ética e comprometimento com a preservação da natureza.

Além do respeito aos recursos naturais, o engenheiro florestal necessita ter conhecimento acerca das ciências biológicas, exatas e humanas. As matérias fundamentais para sua formação são amplas e, em geral, envolvem política e legislação florestal, solos e nutrição de plantas, cartografia e geoprocessamento, ecossistemas florestais, gestão de recursos naturais renováveis, proteção florestal, entre várias outras.

O curso de Engenharia Florestal é relativamente recente. A primeira instituição que formou profissionais com o objetivo de atuar na área florestal foi criada em 1960 pelo então Presidente da República Juscelino Kubitschek e chamava-se Escola Nacional de Florestas. Posteriormente, essa instituição, que estava localizada em Viçosa, foi transferida para a Universidade Federal do Paraná.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

11 de julho de 2010

Fiat, a líder de vendas de automóveis no Brasil

Logotipo atual da marca FIAT no Brasil - Foto Divulgação/Wikipédia

FIAT é um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo, com sede mundial na cidade de Turim, norte da Itália foi fundada por Giovanni Agnelli, em 11 de julho de 1899. A marca é um acrônimo de “Fabbrica Italiana Automobili Torino” , mas também pode significar "FAÇA-SE" em Latim.

As atividades do grupo eram inicialmente centralizadas na fabricação de automóveis, veículos industriais e máquinas agrícolas. Na primeira década do século XX já fabricava também locomotivas e, com o início da Primeira Guerra Mundial, passou a fabricar ambulâncias e motores para submarinos. Ao longo do tempo, diversificou suas atividades, hoje o grupo atua em vários setores industriais e financeiros. O centro de suas atividades industriais está na Itália, porém atua através de subsidiárias em 61 países.

No Brasil, a Fiat é líder de vendas desde 2003. A empresa chegou ao país nos anos 1970, em uma estratégia de expansão comercial. O país era bem visto devido à possibilidade de expansão do mercado e facilidade para exportação para outros países. A FIAT está instalada desde 1976 em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A fábrica começou a ser construída em 1973, sendo inaugurada três anos depois. O primeiro veículo a sair de suas linhas de montagem foi o Fiat 147. Sua planta de Betim é a maior produtora de veículos do Grupo no mundo.

A FIAT começou a adquirir prestígio no Brasil em meados de 1980 com o lançamento de carros populares como o Uno. Posteriormente, apresentou carros com qualidade e motores superiores, conquistando grande parte do mercado brasileiro de automóveis.

O primeiro logotipo era o nome da marca escrito

As iniciais FIAT foram usadas pela primeira vez na forma distintiva do logotipo em 1901. De 1904 a 1921 o emblema se torna uma forma oval revestida e o nome completo é removido. De 1921 a 1931 o logotipo evoluiu para um círculo decorado com folhas de louro, com as iniciais da marca, variando as cores ao longo do período. A partir de 1931, a empresa começou a usar um único escudo vermelho sem uma coroa de flores com as palavras alongadas. Em 1969 o logotipo "romboide" (como era conhecido internamente) foi introduzido, com as iniciais FIAT escritas em quatro losangos interconectados.

O romboide foi introduzido lentamente durante o início da década de 1970, embora o emblema da FIAT mais antigo do tipo "coroa de louros" tenha sido usado para indicar modelos esportivos, como os modelos 124 Spider, 127 Sport, X1/ 9 e Abarth. Um novo símbolo corporativo baseado no logotipo romboide foi introduzido pela primeira vez em 1983 no Uno, que consistia em cinco barras de cromo inclinadas em um ângulo de 18 graus para espelhar o romboide, que geralmente aparecia em tamanho reduzido no canto da grade.

Em 1999, o logotipo em forma de coroa foi reintroduzido para comemorar o 100º aniversário da empresa. De 2000 a 2003, o antigo logo (romboide) foi colocado na parte traseira do produto e uma nova (que é uma reminiscência de 1929) apareceu na frente. Tinha formato redondo com as folhas de louro em volta e a cor azul de fundo para lembrar as cores dos logotipos vintage. Esse logotipo foi criado para celebrar os 100 anos da Fiat, e foi declarada uma “logo de transição”. Em 26 de outubro de 2006, a direção decidiu mudar o logotipo de novo, a primeira colocação em 2007 foi no Fiat Bravo.

O logotipo posterior lembra os utilizados pelo grupo a partir dos anos 1930 até os anos 1960, com a escrita FIAT em marfim e alongada, aparecendo em um fundo redondo vermelho cromo, os quais são sombreados em uma moldura em volta.

Modelos Fiat atualmente produzidos no Brasil: Fiat Uno, Fiat Palio, Fiat Idea, Fiat Siena, Fiat Bravo, Fiat Linea, Fiat Strada, Fiat Fiorino e Fiat Ducato.

Modelos Antigos produzidos no Brasil:

Fiat 147 - Primeiro carro a álcool fabricado em série em todo o mundo;

Fiat 147 Fiorino - O primeiro carro Pick up da Fiat;

Fiat Elba - O segundo carro Station Wagon da Fiat;

Fiat Marea - O carro de série mais rápido produzido no Brasil até 2007;

Fiat Oggi - O primeiro carro Sedan da Fiat;

Fiat Tempra - Primeiro carro de Luxo da Fiat e também o primeiro carro com motor multiválvulas (16 válvulas) no Brasil;

Fiat Tipo - O Hatchback do Tempra (o primeiro da Fiat);

Fiat Prêmio - O segundo carro Sedan da Fiat;

Fiat Panorama - O primeiro carro Weekend da Fiat;

Fiat Uno Turbo i.e. - Primeiro carro turbo da Fiat;

Fiat Stilo - O terceiro hatchback da Fiat, o primeiro veículo equipado com Dualogic.

Fiat Spazio - O 147 Spazio é uma versão mais "luxuosa" do Fiat 147. Essa versão foi produzida no Brasil entre o final de 1982 e 1984

Fiat Brava - Vendido de 1999- 2003.

 Confira todos os logotipos da Fiat de 1904 até hoje:


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Estamos de Férias.

Raimundo Soares Filho chegando ao Rio - foto Alana Maria Soares


Pedimos desculpas pela não atualização do Blog, pois depois de longo período de trabalho estamos de férias.

Lembramos aos amigos que queiram colaborar enviem matérias que postaremos assim que possível.

Um abraço a todos.

9 de julho de 2010

O que os paulistas comemoram no feriado do dia 9 de julho

Viaduto Nove de Julho sobre a avenida de mesmo nome em São Paulo-SP - foto: Gabriel Fernandes

Atualmente, o dia 9 de julho, que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do estado de São Paulo e feriado estadual. Os paulistas consideram a Revolução Constitucionalista como sendo o maior movimento cívico de sua história.

No total, foram 87 dias de combates (de 9 de julho a 4 de outubro de 1932 - sendo os últimos dois dias depois da rendição paulista), com um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas, não oficiais, reportem até 2 200 mortos, sendo que numerosas cidades do interior do estado de São Paulo sofreram danos devido aos combates.

Apesar da derrota militar do movimento, algumas de suas principais reivindicações foram obtidas posteriormente, por exemplo, com a nomeação de um interventor civil e paulista, a convocação de uma Assembleia Constituinte e a promulgação de uma nova Constituição em 1934.

No entanto, essa Constituição teve curta duração, pois em 1937, Vargas fechou o Congresso Nacional, cassou a Constituição vigente e outorgou uma nova Constituição, justificando tais medidas a um suposto extremismo de movimentos políticos da época. Assim, a partir de então, foi estabelecido o regime ditatorial conhecido como Estado Novo que perdurou até 1945, ano em que Vargas foi deposto por um grupo militar composto por generais, antigos aliados.

A Revolução Constitucionalista de 1932, também conhecida como Revolução de 1932 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, entre julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e convocar uma Assembleia Nacional Constituinte.

O golpe de estado decorrente da Revolução de 1930 derrubou o então presidente da república, Washington Luís; impediu a posse do seu sucessor eleito nas eleições de março de 1930, Júlio Prestes; depôs a maioria dos presidentes estaduais (atualmente se denominam governadores); fechou o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas Estaduais e as Câmaras Municipais; e, por fim, cassou a Constituição de 1891, até então vigente. Getúlio Vargas, candidato derrotado nas eleições presidenciais de 1930 e um dos líderes do movimento revolucionário de 1930, assumiu a presidência do governo provisório nacional em novembro daquele ano com amplos poderes, colocando fim ao período denominado República Velha e à política do café com leite — quando São Paulo e Minas Gerais se alternavam na indicação do presidente da República, impedindo que o principal cargo do Poder Executivo fosse ocupado por representante de outros estados economicamente importantes à época, como Rio Grande do Sul e Pernambuco.

Havia o compromisso de convocação de novas eleições e a formação de uma Assembleia Nacional Constituinte para a promulgação de uma nova Constituição, porém nos anos subsequentes essa expectativa deu lugar a um sentimento de frustração, dada a indefinição quanto ao cumprimento dessas promessas, acumulada ao ressentimento contra o governo provisório, principalmente no estado de São Paulo.

Esse sentimento era motivado pelo fato de Getúlio Vargas governar de forma discricionária por meio de decretos, sem respaldo de uma Constituição e de um Poder Legislativo. Essa situação fez também diminuir a autonomia que os estados brasileiros gozavam durante a vigência da Constituição de 1891, pois os interventores indicados por Vargas, em sua maioria tenentes, não correspondiam aos interesses dos grupos políticos locais. Para São Paulo foi designado o tenente João Alberto Lins de Barros, a quem os oligarcas paulistas tratavam pejorativamente como "forasteiro e plebeu" ou ainda por "o pernambucano".

Outro revés foi a grave crise econômica em consequência da Grande Depressão de 1929, que derrubou os preços internacionais do café, arruinando a oligarquia paulista. Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas.

O levante armado começou de fato em 9 de julho de 1932, precipitado pela revolta popular após a morte de quatro jovens por tropas getulistas, em 23 de maio de 1932, durante um protesto contra o Governo Federal. Após a morte desses jovens, foi organizado um movimento clandestino denominado MMDC (iniciais dos nomes dos quatro jovens mortos: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo), que começou a conspirar contra o governo provisório de Vargas, articulando junto com outros movimentos políticos uma revolta substancial. Houve também uma quinta vítima, Orlando de Oliveira Alvarenga, que também foi baleado naquele dia no mesmo local, mas morreu meses depois. 

Nos meses precedentes ao movimento, o ressentimento contra o presidente ganhava força indicando uma possível revolta armada e o governo provisório passou a especular a hipótese de o objetivo dos revoltosos ser a secessão de São Paulo do Brasil. No entanto, o argumento separatista jamais foi comprovado fidedigno, porém, ainda assim, esse argumento foi utilizado na propaganda do governo provisório ao longo do conflito para instigar a opinião pública do restante do país contra os paulistas, obter voluntários na ofensiva contra as tropas constitucionalistas e ganhar aliados políticos nos demais estados contra o movimento de São Paulo.

Quando o estado de São Paulo precipitou a revolta contra o governo provisório de Vargas, seus líderes tinham a expectativa da automática adesão de outros estados brasileiros, dada a solidariedade manifestada por parte das elites políticas dos estados de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e do então Mato Grosso.

Assim, os políticos de São Paulo esperavam apenas um breve conflito militar com uma rápida marcha para o Rio de Janeiro, onde então situava-se a capital do país, para depor Getúlio. Logo, os revoltosos não organizaram um sistema defensivo em suas fronteiras contra possíveis ofensivas militares dos estados vizinhos.

No entanto, a solidariedade daqueles estados não se traduziu em apoio efetivo, e, com a espera por parte dos paulistas pelos apoios supostamente prometidos, Getúlio Vargas teve tempo de articular uma reação militar de modo a sufocar a revolução ainda nos seus estágios iniciais, obrigando o estado de São Paulo a ter de improvisar em pouco tempo um amplo sistema militar defensivo em suas fronteiras contra a ofensiva de tropas de todos os estados brasileiros, com a exceção do Mato Grosso que se tornou o único estado aliado dos paulistas.

Após quase três meses de intensos combates nos quatro cantos do estado, o conflito foi encerrado em 2 de outubro de 1932 com a rendição do Exército Constitucionalista.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

5 de julho de 2010

11 gestores de Altaneira na Lista do TCM com contas desaprovadas


O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) encaminhou, nesta segunda-feira (5), ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) uma lista com 3.067 gestores municipais que respondem processo por terem contas desaprovadas pelo órgão e podem ficar inelegíveis este ano. A relação de contas avaliadas pelo TCM tem 184 gestores de municípios cearenses.

Em Altaneira, 11 gestores estão na lista do TCM. Dentre eles o atual prefeito Antonio Dorival de Oliveira.

A Procuradoria Regional Eleitoral promete pedir impugnação de todos os candidatos que estão na lista suja do TCM-CE. São atuais e ex-prefeitos, atuais e ex-presidentes de câmaras municipais, vereadores e ex-vereadores, secretários e ex-secretários municipais e ordenadores e ex-ordenadores de despesas que tiveram suas contas desaprovadas nos últimos 14 anos (1996-2009).

Confira a lista de Altaneira:

1 - ANTONIO CARNEIRO ARRAIS

2 - ANTONIO DORIVAL DE OLIVEIRA

3 - FRANCISCA FRANCILANE DE ALCANTARA

4 - JOAO IVAN ALCANTARA

5 - JOSE AILTON NOGUEIRA

6 - MARIA CELIA DE OLIVEIRA

7 - MARIA DAMARES ARRAES

8 - MARIA NUBIA DE OLIVEIRA SILVA

9 - RAIMUNDO ARRAIS DE OLIVEIRA

10 - ROSILENE BITU ALENCAR

11 - WELLINGTON LINS DE ALENCAR

Foto do Dia: O asfalto ficaria melhor aqui


Novo acesso ao Parque de Vaquejada na Rua João Gonçalves, construído em pedra tosca.

4 de julho de 2010

Junior, o cabelereiro dos Políticos do Cariri

Junior e o Prof. Cunha candidato a Reitor da URCA - foto Raimundo Soares Filho


Pernambuco de Olinda, José Otaviano da Fonseca Junior, chegou ao Crato em janeiro de 1986, trabalhou no Salão de Corrinha Lavor e posteriormente com Medeiros Cabelereiros.

Em 1987 assumiu o Salão num prédio histórico na Praça da Sé, mas três anos depois o prédio foi demolido para construção da sede do SESC em Crato e Junior passou uma temporada no Beco do Padre Lauro.

Instalado em prédio próprio na Rua Teófilo Siqueira desde 1994 Junior atende a diversos políticos do cariri, consta na sua lista de clientes os atuais prefeitos Antonio Dorival (Altaneira), Evanderto Almeida (Assaré), Edison Afonso (Antonina do Norte), Samuel Alves (Potengi) e João Bosco (Granito-PE)

Os ex-prefeitos Mago (Altaneira), Iteildo e Gilson (Antonina do Norte), Oliveira (Assaré), Zé Alencar de Alencar (Nova Olinda), Zé Maia (Santana do Cariri) e o Dep. Sineval Roque também são clientes assíduos de Junior.

Junior lamenta o fato do atual Prefeito do Crato Samuel Araripe nunca ter frequentado o seu salão, mas acrescenta no seu rol os candidatos a prefeito André Barreto (Crato) e Delvamberto, a quem apelida de o “rei do trigo” e afirma com certeza que será o futuro prefeito de Altaneira.

Informações: (88) 3521.8816

3 de julho de 2010

O uso irregular das rádios comunitárias no Cariri

No Brasil as concessões de rádio eram distribuídas, muitas vezes, eram distribuídas para pagar acordos políticos, o processo era suspeito e obscuro, poucas famílias de políticos e grandes empresários controlavam as rádios no País. No cariri cearense não era diferente

A partir 1997, as concessões foram submetidas à licitações públicas. Aqueles que estavam habituados a ganhar todas, através de conchavos, acabaram ficando fora do processo transparente, pois não conseguiam competir com os demais.

As concorrências passaram a depender de projetos técnicos rigorosos, além da pontuação técnica de cada concorrente, mas o dinheiro ainda é define a escolha, haja vista vez que uma rádio FM pode custar mais de R$ 100.000,00 só o direito de explorar a concessão, sem contar com os equipamentos que custam outra fortuna.

Surge nesse cenário as rádios comunitárias, inicialmente implantadas nas comunidades de menor poder aquisitivo, mas logo regulamentada pelo Governo Federal que voltou a entregá-las aos seus apaniguados políticos.

As rádios comunitárias funcionam em frequência modulada, com potência reduzida, não devem ultrapassar um quilômetro do local de transmissão. Não podem ter comerciais e a programação deve ser integralmente voltada para aquela comunidade onde está instalada. A publicidade pode, no máximo, ter o caráter de “apoio cultural”, mas não é o que acontece na prática.

Aqui na região do Cariri as comunitárias que alopram nos equipamentos acima das especificações, montam links, fazem programações voltada ao mercado, vendem comerciais e outras barbaridades. O que é mais grave é que essas rádios escondem o caráter obrigatório de identificação de comunitárias. 

Da forma como se apresentam as rádios comunitárias concorrem deslealmente com as rádios comerciais, o que já tem motivado diversas ações judiciais, principalmente no sul do País.

A lei é clara só admite apoio cultural desde que restritos aos estabelecimentos situados na área da comunidade atendida e veda a cessão ou arrendamento de horários de sua programação.

Os dirigentes da Rádio Comunitária Altaneira FM devem ficar atentos para evitar esses erros comuns, que pode, inclusive, prejudicar o bom andamento dos trabalhos.

2 de julho de 2010

Acquário do Ceará deve ser o maior da América Latina


O Governo do Estado anuncia, até a próxima semana, o vencedor da licitação para a construção da primeira fase do Acquario Ceará. De acordo com o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), Bismarck Maia, serão destinados R$ 17 milhões para a implantação da estrutura de concreto do prédio (caixa básica), com quatro pavimentos.

"Conseguimos a emissão do alvará da transferência de posse do Dnocs para o Estado", disse o secretário, referindo-se ao terreno onde o equipamento vai ser instalado, que ainda pertencia ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas.

O Acquario Ceará, orçado em US$ 150 milhões, é um dos maiores projetos estruturantes atualmente em curso no Estado. Deve ficar pronto até o fim de 2012, segundo estimativas do secretário.

Ainda de acordo com ele, a assinatura da ordem de serviços para a construção dessa primeira etapa do empreendimento será assinada ainda este mês, assim como de outras importantes obras para o turismo estadual - acesso ao aeroporto, saneamento básico e túneis -, totalizando até R$ 146 milhões.

O equipamento será viabilizado com recursos do Ex-Im Bank (instituição de fomento norte-americana) e contrapartida do Governo do Estado. Segundo informações da Setur, o valor do empréstimo é de US$ 105 milhões e deve estar à disposição do Estado até o fim deste ano, assim como os contratos para a compra de equipamentos, "que devem consumir entre um ano e um ano e meio de instalação". Para a montagem dos equipamentos, será necessária uma licitação internacional.

Ainda conforme a Setur, o Acquario terá 21,5 mil metros quadrados de área construía e tanques com capacidade para 15 milhões de litros de água. Em quatro pavimentos - alvo da primeira fase da licitação - terá áreas de lazer, dois cinemas 4D, simuladores de submarino, equipamentos interativos e túneis submersos que levarão os visitantes ao interior do tanque de animais marinhos. "O Acquario Ceará vai ser uma referência para o turismo do Estado", destacou Bismarck Maia, argumentando que o equipamento vai trazer "turistas de maior poder aquisitivo e nível intelectual".

A previsão é de que receba 1,2 milhão de visitantes por ano, gerando receita de R$ 21,5 milhões. Vai criar 150 empregos diretos, 1.600 indiretos e 18 mil postos na cadeia produtiva.

O secretário frisou ainda que o equipamento tem caráter multi funcional, servindo de suporte para as áreas educacional, científica, turística e de entretenimento no Estado.

"Com o Acquario, o Estado do Ceará ganha um equipamento capaz de se tornar referência em destino qualificado no Brasil e no mundo", reforçou o titular da Setur.

Com informações do Diário do Nordeste

Confira duas fotos da maquete do Acquário do Ceará:

1 de julho de 2010

Pavimentação asfáltica em Altaneira

Asfalto na Av. Santa Tereza (foto João Alves)

Foi iniciada na manhã desta quarta-feira, dia 30 de junho, a pavimentação asfáltica de algumas ruas de nossa cidade. O prefeito Antonio Dorival de Oliveira (PSDB) fiscalizou o início da obra, acompanhado de alguns secretários.

Não foi divulgado o valor da obra, a origem dos recursos, nem tão pouco quais as vias receberão a pavimentação asfáltica.

A obra iniciou na Av. Santa Tereza, na entrada da cidade e seguiu pela rua Apolônio de Oliveira.

A empresa responsável pela obra é a Construtora Coral, que também presta serviços para o Governo do Estado na manutenção e recuperação das rodovias estaduais no Cariri.

Esta é a primeira vez em nossa história que as ruas da cidade recebem pavimentação asfáltica.