31 de julho de 2023

Ministra e presidente da Funai atendem Chamado do Cacique Raoni

O evento de lideranças indígenas foi realizado na Aldeia Piaraçu, em Mato Grosso (Foto: Foto: Kamikia Kisedje)

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara  e presidente da Funai, Joenia Wapichana participaram ontem do "Chamado do Cacique Raoni", evento de lideranças indígenas que foi realizado no final de semana na Aldeia Piaraçu, no Mato Grosso. Na oportunidade, a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), aprovou os estudos de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Kapôt Nhnore, localizada no Pará e Mato Grosso.

30 de julho de 2023

Pragmatismo muda a face do governo Lula

Foto da posse do presidente e seus ministros. Já teve saída para dar espaço ao Centrão, mas essa lista tende a aumentar em breve (Foto: Ed Alves)

A frente partidária que elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma coalizão de centro-esquerda que propunha uma maior participação de mulheres e negros, e propunha uma gestão eminentemente técnica, aos poucos toma uma nova forma. Cede espaço a aliados de ocasião e, até mesmo, abre a possibilidade de incluir no time bolsonaristas recém-convertidos, que buscam desfrutar do bônus de estarem, novamente, próximos dos cofres da União. Quase oito meses depois, o governo se rende ao pragmatismo político em busca da maioria no Congresso — e do isolamento do radicalismo da extrema direita no Parlamento — e inclui representantes do Centrão no primeiro escalão.

29 de julho de 2023

Festival Expocrato arrecadou quase 6 toneladas de alimentos com ingresso solidário

A ação beneficiará 40 entidades no Cariri, através do
programa estadual “Ceará Sem Fome" (Foto: 
Fabiano Jr)

O maior Festival do Norte e Nordeste realizado na segunda semana de julho em Crato, ofereceu aos participantes a oportunidade de apreciar grandes shows, ao mesmo tempo em que promoveu gestos de solidariedade para uma causa humanitária.

Estudo mostra que vitamina D pode frear as lesões da psoríase

Doença faz com que células epiteliais se acumulem, formando manchas e lesões (Foto: Eszter Miller)

Aproximadamente, 5 milhões de pessoas no Brasil têm psoríase, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. A doença não tem cura, mas há hábitos e terapêuticas que melhoram a qualidade de vida das pessoas acometidas pela condição que faz as células da pele se acumularem, formando manchas e lesões. Um estudo apresentado nesta semana, na reunião de 2023 da Sociedade Americana de Nutrição, mostra a influência da vitamina D nesse processo autoimune. Segundo a pesquisa da Brown University, nos Estados Unidos, a substância pode desempenhar um papel importante na gravidade da patologia, evitando que ela se espalhe pelo corpo.

28 de julho de 2023

PSD entra na disputa pela presidência da Funasa

O ex-vice-governador e presidente do partido no Ceará, Domingos Filho
 é o nome indicado ao Governo (Foto: Divulgação/ Instagram)

Poucas semanas após "renascer", a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) se tornou alvo de disputa entre partidos do Centrão. Em meio a negociações de uma reforma ministerial, que inclui cargos em diversos órgãos públicos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se submeteu a dois procedimentos médicos devido a fortes dores no quadril e, com isso, tem evitado reuniões, entre as quais as que tratam das indicações de nomes em autarquias, ministérios, bancos ou fundações públicas.

27 de julho de 2023

"O Brasil precisa de paz institucional", diz a ministra Simone Tebet

Simone Tebet durante entrevista a jornalista Miriam Leitão (Foto: Divulgação/GloboNews)

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que "o Brasil precisa de paz institucional". Ela fez as declarações ao ser questionada sobre a relação que mantém com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Tebet declarou que a economia tem uma agenda extensa até o final de agosto, quando deve ser discutido o novo arcabouço fiscal, em tramitação no Senado, a Lei Orçamentária Anual (LOA) e outros temas econômicos.

26 de julho de 2023

Projeto de Renato Roseno visa proibir oferta e celebração de empréstimos por telefone

Para Renato Roseno a preocupação principal é com
a proteção dos direitos da pessoa idosa
 (Foto: Junior Pio)

Tentativas de golpes financeiros por telefone contra pessoas idosas cresceu 70% no país em 2023 quando comparado ao ano anterior, diz a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Diante desta problemática, o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) apresentou o Projeto de Lei 135/23, que trata da proibição de oferta e celebração, por ligação telefônica, de empréstimos de qualquer natureza, direcionada a aposentados e pensionistas no âmbito do Estado do Ceará.

Para Lula, clubes de tiro deveriam ser fechados

Lula ainda questionou o que leva uma pessoa a comprar
uma pistola de grosso calibre 
(Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou, ontem, no programa semanal Conversa com o Presidente, a posição contrária que tem à liberação das armas de fogo. Para ele, clubes de tiro deveriam ser restritos às Forças Armadas e de segurança. Ele frisou, ainda, que o governo de Jair Bolsonaro liberou os armamentos para beneficiar o crime organizado.

25 de julho de 2023

Governo do Ceará, TJCE e TRF5 celebram parceria para ampliar e interiorizar o acesso à Justiça no estado

O Acordo de Cooperação Técnica foi assinado no Palácio da Abolição
pelo governador e os presidente das Cortes
(Foto: Carlos Gibaja)

Pontos de inclusão digital serão instalados nos fóruns das cidades de Penaforte, General Sampaio, Tejuçuoca e na Casa do Cidadão de Barbalha e no Vapt Vupt de Messejana, em Fortaleza. O objetivo é aproximar a população cearense dos serviços judiciários, com mais agilidade, clareza e integração. A iniciativa será desenvolvida por meio do Acordo de Cooperação Técnica assinado, na tarde desta segunda-feira (24), no Palácio da Abolição, pelo Governo do Ceará, pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) e pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

Lula recebe administrador da Nasa para discutir tecnologia na Amazônia

Bill Nelson quer propor a Lula mais três parcerias de satélites que possam
fazer uma análise mais aprofundada na Amazônia 
(Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu na manhã desta segunda-feira (24/7) o ex-senador Bill Nelson, administrador-geral da Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos), e a embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, no Palácio do Planalto. Na oportunidade, foram discutidos temas como a cooperação científica entre Brasil e Estados Unidos na área espacial e a obtenção dos dados sobre o meio ambiente monitorados pela agência norte-americana.

24 de julho de 2023

Henrique Avancini e Karen Olímpio conquistam o Brasileiro de MTB/XCO 2023

O Brasileiro de MTB/XCO foi realizado no Mobai Bike Land
em São José dos Campos-SP (Fotos: Alan Modesto)

O melhor do ciclismo brasileiro desembarcou no Mobai Bike Land, em São José dos Campos (SP), para a disputa do Campeonato Brasileiro de Moutain Bike XCO-XCC-XCE 2023. Ontem (23/07) aconteceram as provas da Elite e Sub23 do Cross Country Olímpico (XCO) que coroaram os atletas Henrique Avancini e Karen Olimpio como grandes protagonistas.

Centrão pressiona Lula por mais cargos no primeiro escalão do governo

Lira é o principal articulador do Centrão com deputados de diversas legendas partidárias (Foto: Sergio Lima)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai cada vez mais cedendo aos avanços do Centrão para ocupar o governo. O Ministério do Turismo deve ter a porteira fechada com um cadeado do União Brasil, partido do recém-nomeado ministro, Celso Sabino. Entre as indicações para a pasta, o alvo principal é a Embratur, hoje presidida por Marcelo Freixo, importante quadro da esquerda e filiado ao PT nos últimos meses.

23 de julho de 2023

Ministro da Justiça defende medidas do Pacote da Democracia

Flávio Dino lembrou que quem minimiza os riscos antidemocráticos
alimenta um monstro (Foto: Jamile Ferraris)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, rebateu ontem (22/07) as críticas que o governo federal recebeu pela proposta que aumenta a pena para crimes contra o Estado Democrático de Direito. Ele frisou que quem minimizou os riscos antidemocráticos no passado "alimentou um monstro", e que manterá "a mesma linha de atuação".

22 de julho de 2023

Promotor insiste na demissão de temporários e realização de concurso público em Altaneira

O promotor de Justiça Ariel Alves de Freitas apresentou ontem (21/07) nova manifestação nos autos da Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público em desfavor do Município de Altaneira e do prefeito Francisco Dariomar Rodrigues Soares (PT) visando a exoneração dos servidores contratados temporariamente pelo Município e a realização de concurso público.

Henrique Avancini e Raiza Goulão são campeões do Brasileiro de XCC

Confirmando o favoritismo, Henrique Avancini e Raiza Goulão
não deram chance para os adversários 
(Fotos: Alan Modesto)

Em uma prova rápida e disputada do início ao fim, os melhores bikers do país deram a pedalada inicial do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike, nesta sexta-feira (21) durante a realização do Short Track (XCC). A competição está sendo disputada no Mobai Bike Land, em São José dos Campos (SP).

Governo Federal lança Programa de Ação na Segurança e impõe limite de armas

Lula durante o lançamento do Programa de Ação na Segurança (Foto: Ricardo Stuckert)

O governo federal endureceu as regras para compra e uso de armas. O decreto assinado, nesta sexta-feira, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva reduz o número de armas que caçadores, atiradores esportivos e colecionadores (CACs) podem comprar, restringe o acesso a alguns calibres e prevê que o controle dos armamentos passará do Exército para o Polícia Federal. Também foi definido um limite de horário para funcionamento de clubes de tiro.

21 de julho de 2023

Decisão de expulsar deputado cearense expõe fratura do PL

Valdemar da Costa Neto recebeu o deputado federal Yury do Paredão
 para informá-lo pessoalmente da expulsão (Foto: Divulgação/Twitter)

A expulsão do deputado Yury do Paredão joga luz sobre a fratura que existe, hoje, no PL. Isso porque ele não é o único parlamentar do partido a demonstrar simpatias a Luiz Inácio Lula da Silva. Se nenhum deputado da legenda foi tão longe ao ponto de "fazer o L" com membros do governo ou cumprimentar efusivamente o presidente da República, outros correligionários têm entregado, na Câmara, votos ao Palácio do Planalto em questões que lhe interessam.

20 de julho de 2023

Presidente do STF lança primeira Constituição traduzida para língua indígena

Ao lançar primeira Constituição em língua indígena, a ministra Rosa Weber 
destaca momento histórico para o Brasil (Foto: Divulgação/STF)
 

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, lançou nesta quarta-feira (19) a primeira Constituição brasileira traduzida para a língua indígena – o Nheengatu. A cerimônia foi realizada na maloca da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), no Município de São Gabriel da Cachoeira (AM).

19 de julho de 2023

Governo Federal anuncia mais de 3 mil vagas entre concursos e nomeações

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou as vagas em coletiva de imprensa (Foto: Valter Campanato)

O governo federal anunciou 3.026 vagas para atender cerca de 22 órgãos, entre ministérios, agências e outros. As remunerações variam de R$ 6 mil a R$ 21 mil mensais e o impacto total deve ser de R$ 546 milhões. Por meio de concurso público serão contratados 2.480 servidores federais. Além disso, 546 pessoas aprovadas em concursos anteriores também serão nomeadas.

Na Europa, Lula defende fim das sanções econômicas a Venezuela

Lula participa de reunião das lideranças progressistas da Europa e América Latina, antes da plenária da Cúpula Celac - União Europeia (Foto: Ricardo Stuckert)

Sanções contra a Venezuela podem ser levantadas caso o país realize eleições livres e justas no ano que vem. A decisão foi oficializada, nesta terça-feira, em documento conjunto assinado por chefes de Estado da América Latina e da Europa, inclusive, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

18 de julho de 2023

Renato Roseno rebate ex-suplente: "Autopromoção para ferir a minha imagem e do Psol"

O deputado apontou que as acusações seriam também uma
"campanha de desinformação" 
(Foto: Júnior Pio)

O deputado estadual Renato Roseno (Psol) usou as redes sociais no fim da noite de ontem (17/07) para comentar as acusações de perseguição e assédio feitas pelo ex-suplente Ari Areia (sem partido). O jornalista acusou o parlamentar de ter influência em um não pagamento de trabalhos realizados por ele ao Psol e disse ser esta uma das causas de sua saída da sigla.

Programa Desenrola oferece até 96% de desconto em juros

As instituições financeiras começaram a oferecer ontem (17/07) a renegociação de dívidas para a Faixa 2 do Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes (Desenrola Brasil). Os descontos oferecidos pelos bancos chegam até 96%.

Bancadas das unidades da Federação defasadas há 30 anos

A discussão ressurge a cada novo Censo divulgado, mas o Congresso
nunca se movimentou para alterar as cadeiras
 (Foto: Minervino Júnior)

O resultado do Censo 2022 reabriu o debate sobre a distribuição das cadeiras das unidades da Federação na Câmara dos Deputados. A divisão atual é a mesma há 30 anos — desde 1993 — e não reflete a atual população brasileira. Segundo levantamento divulgado ontem pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), se a regra da proporcionalidade fosse aplicada ao cenário atual, sete estados perderiam deputados e outros sete ganhariam.

17 de julho de 2023

De João Gomes a Felipe Amorim: Uma noite de muita diversão encerra o Festival Expocrato 2023

O domingo também foi de estréia de Murilo Huff e a dupla Iguinho e Lulinha (Foto: Kaio Cads)

A 4ª edição do Festival Expocrato já está deixando saudade. Quem abriu a última noite do Festival foi o futuro papai João Gomes que mostrou já estar com o lado paterno aflorado para sorte do pequeno Thúlio Macêdo. O cratense de apenas 11 anos, zerou a vida ao cantar ao lado do ídolo, sendo ovacionado pelo público. Além dos grandes sucessos, como “Dengo” e “Eu Tenho a Senha”, o público cantou em uma só voz seu novo lançamento “Pra que fui me apaixonar”.

Os muçulmanos que salvaram milhares de judeus do Holocausto por um código de honra

Família de judeus refugiados de Skopje, Macedônia, junto com uma família albanesa que os acolheu em 1943 em Tirana, Albânia  (Foto: Reprodução/MMH-EUA)

A Albânia foi um dos poucos países europeus que no fim da 2ª Guerra Mundial tinha uma população judaica maior do que no início do conflito. Famílias albanesas, em sua maioria muçulmanas, acolheram em suas casas e protegeram milhares de refugiados de países como Alemanha e Áustria que fugiam da perseguição durante o Holocausto, como ficou conhecido o assassinato em massa de milhões de judeus, bem como homossexuais, ciganos, Testemunhas de Jeová e outras minorias, durante o conflito, a partir de um programa de extermínio sistemático patrocinado pelo partido nazista de Adolf Hitler.

16 de julho de 2023

Penúltima noite do Festival ExpoCrato foi lotação

Além dos fãs que lotaram o Parque Pedro Felício Cavalcante,
o show foi prestigiado também por algumas celebridades (Foto: 
Fabiano Jr)

O Embaixador In Cariri voltou. A potência sertaneja, Gusttavo Lima, abriu o seu Boteco para delírio do público. Emocionado, o cantor disse que “lembra como se fosse hoje” a gravação do seu DVD em 2019. Além das músicas do início da carreira, como “Tchê tchererê”, o público já tinha na ponta da língua seu mais novo hit, “Mala dos Porta-mala”, do álbum “Paraíso Particular”. Como retribuição ao carinho recebido da multidão, o Embaixador presenteou os fãs, com a camisa que estava vestido, rasgando-a em vários pedaços e jogando-a para o público.

Eventos climáticos extremos serão cada vez mais intensos alega especialistas

Outro problema perverso das mudanças climáticas é que a população pobre costuma ser mais atingida (Foto: Márcio Ferreira)

Eventos extremos, como enchentes, secas, ciclones, queimadas e alagamentos impactaram milhares de brasileiros este ano. As tragédias, muitas vezes inevitáveis, são consequência da destruição ambiental e da emissão de carbono na atmosfera. O ciclone extratropical que atingiu os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no último mês de junho ceifou a vida de 16 pessoas. Esta semana, mais uma vez o vendaval tem afetado essas regiões, ocasionando três mortes, além de perdas materiais.

15 de julho de 2023

A sexta noite do Festival Expocrato é para ficar na história

O parque ficou pequeno diante da multidão que estava
ansiosa pelo melhor sextou do ano 
(Foto: Kaio Cads)

A sexta noite do Festival Expocrato foi marcada pela estreia da dupla Henrique e Juliano e o dos veteranos Xand Avião, Zé Vaqueiro e Wallas Arrais. Um line-up que mostra a força do forronejo no Cariri.

De olho em 2024, Cid priorizará mapeamento de prefeitos e candidatos do PDT no Ceará

Além disso, o senador Cid quer investir em candidaturas nas cidades
em que o PDT não comanda o Executivo. (Foto: Fernanda Barros)

O senador Cid Gomes (PDT), recém-empossado presidente do PDT Ceará, já projeta os primeiros passos da sua gestão à frente do diretório estadual, tendo em vista as eleições de 2024. Durante reunião na última quinta-feira, 13, Cid manifestou a intenção de colocar em prática três frentes de atuação imediatas, que envolvem o mapeamento de números de prefeitos e municípios em que o PDT concorrerá, conversas com outros partidos para formulação de alianças e organização interna.

Lula garante Nísia da Saúde e traça limite para o Centrão

O presidente Lula reafirmou que o Ministério da Saúde está fora do pacote de concessões (Foto: Ricardo Stuckert)

Na cerimônia de sanção o novo programa Mais Médicos, ontem, no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostrou até onde está disposto a ir nas negociações com o Centrão sobre os espaços no governo federal. Reafirmou que o Ministério da Saúde está fora do pacote de concessões e reforçou que a titular da pasta, Nísia Trindade, faz parte de suas escolhas pessoais.

14 de julho de 2023

Uma quinta-feira nada posturada e calma no Festival Expocrato 2023

O público vibrou e cantou junto quinta noite do Festival (Foto: Fabiano Jr)

O grave bateu e a rabeta balançou. O gigante Léo Santana trouxe seus novos hits pela primeira vez ao Cariri: “Posturado e calmo" e “Zona de perigo”. A expectativa era descobrir quem subiria ao palco para o desafio. O cantor baiano escolheu duas mulheres e dois homens para interpretarem um trecho da música sensação do momento. Os escolhidos não decepcionaram, estavam com a letra na ponta da língua, contagiaram o público e impressionaram o GG. O gigante também emocionou o público ao homenagear a eterna rainha da sofrência, Marília Mendonça, com a música “Apaixonadinha”.

Cid assume presidência do PDT no Ceará

Na visão do pedetista, o arco de aliança é mais importante
que o candidato em si 
(Foto: Fernanda Barros)

O senador Cid Gomes (PDT) tomou posse ontem (13/07) como presidente estadual do PDT. Na chegada ao diretório do partido, o pedetista projetou o trabalho para as eleições de 2024 em todos os municípios e ressaltou a tentativa de uma candidatura unida ao PT em Fortaleza.

UNE entrega carta de reivindicações para a educação a Lula

Na carta entregue a Lula, os estudantes universitários declaram
apoio ao governo e apresentam outras demandas (Foto: Mayara Souto)

Em cerimônia realizada ontem (13/07) a União Nacional dos Estudantes (UNE) entregou a carta de reivindicações para a educação no Brasil e na América Latina ao presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), e a José Mujica, ex-presidente do Uruguai.

13 de julho de 2023

A Quarta noite do Festival Expocrato foi pra machucar os corações

No repertório, grandes sucessos da sofrência (Foto: Kaio Cads)

Ao som de muita sofrência, a quarta noite do Festival Expocrato teve Simone Mendes, Nadson O Ferinha, Priscila Senna e Vitor Fernandes comandando o espetáculo.

MEC extingue escolas cívico-militares, mas 3 municípios do Ceará manterão modelo

Mesmo com a extinção do programa, a metodologia de ensino não será proibida (Foto: Armando Costa)

As secretarias de Educação desses municípios informaram que pretendem migrar a administração dos colégios cívico-militares para as próprias redes municipais. A intenção é que o modelo de funcionamento seja mantido com financiamento exclusivo das prefeituras. Antes, tanto a gestão educacional como o custeio de materiais pedagógicos eram compartilhados entre os municípios e o MEC.

12 de julho de 2023

Rock, poesia e emoção marcaram a terceira noite do Festival Expocrato

Após 12 anos, Humberto Gessinger volta à Expocrato, em uma noite memorável  (Foto: Kaio Cads)

A terceira noite do Festival Expocrato foi eletrizante e o público vibrou ao som das guitarras. Humberto Gessinger, Paulo Ricardo e Selvagens à Procura de Lei mostraram que a terça-feira é sim dia de Rock.

Mudanças climáticas podem gerar perda de espécies na Caatinga

A coroa-de-frade é uma espécie de cacto típico da Caatinga que apresenta formato arredondado, pequeno e achatado, podendo chegar a no máximo 12 cm de altura  (Foto: Gabriel Carvalho)

Um estudo conduzido por pesquisadores das universidades Estadual de Campinas (Unicamp), Federal da Paraíba (UFPB), Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal de Viçosa (UFV) e do Instituto Federal Goiano (IFGoiano) mostrou que as mudanças climáticas podem tornar a Caatinga mais árida no futuro, resultando na perda de espécies, substituição de plantas raras por outras mais generalistas e homogeneização de 40% da paisagem.

Após briga no WhatsApp, presidente do PL tenta apaziguar bancada na Câmara

Valdemar Costa Neto alegou que, mesmo se deputados votarem com o governo, o partido continuará na oposição (Foto: Evaristo Sa)

Depois de uma briga ferrenha no WhatsApp entre bolsonaristas e deputados que votaram com o governo, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, distribuiu um comunicado nesta terça-feira, 11, em que tenta pacificar os ânimos desses grupos rivais na bancada do partido na Câmara dos Deputados.

11 de julho de 2023

A sanfona chorou e o forró tomou conta da segunda noite do Festival Expocrato

O público dançou do forró de Luiz Gonzaga ao Forró eletrônico (Foto: Fabiano Jr)

A segunda noite do Festival Expocrato mostrou que o evento é para o público de todas as idades e gostos musicais. A pluralidade do evento está presente nos pequenos e grandes detalhes.

Ceará adere a pacto para aprimorar gestão dos recursos hídricos

Durante cerimônia, o governador Elmano frisou a importância do Ceará
aderir ao Pacto pela Governança da Água (Foto: Aurélio Alves)

O Ceará é o sétimo estado brasileiro a aderir o Pacto pela Governança da Água — iniciativa federal que tem o objetivo de fortalecer a relação entre estados e União e aprimorar a gestão de recursos hídricos no País. Cerimônia de adesão ocorreu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, na noite dessa segunda-feira, 10. Na ocasião, assinaram o termo de adesão o governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), e a diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Veronica Rios.

Votação da reforma tributária abala os alicerces do Partido Liberal

O líder do PL, Altineu Côrtes, teve de suspender as mensagens no grupo de WhatsApp.
Os cearense André Fernandes e Yuri do Paredão estavam envolvidos 
(Foto: Divulgação/PL)

A reforma tributária, aprovada na semana passada na Câmara dos Deputados, abalou profundamente os alicerces do PL, contrapondo os parlamentares que votaram a favor e os que foram contra a proposta de emenda à Constituição (PEC). No grupo do WhatsApp do partido, deputados trocaram ofensas e o líder da sigla na Casa, Altineu Côrtes (RJ), teve de suspender as mensagens "por alguns minutos, só para acalmar os ânimos" — como afirmou sua assessoria ao Correio.

10 de julho de 2023

O melhor do forró contagia público na primeira noite do Festival Expocrato

A emoção tomou conta de todos os setores da festa (Foto: Fabiano Jr e  Caio Card)

A primeira noite do Festival Expocrato realizada ontem (09/07) levou uma multidão ao Parque Pedro Felício Cavalcante, no Crato, sul do Ceará. As bandas Desejo de Menina, Magníficos e Limão com Mel levaram o melhor do forró para o público que cantou todo o repertório junto com as bandas, algumas a capela.

Governador ressalta projeto de crescimento do Ceará na abertura da Expocrato 2023

O governador Elmano lembrou que a Expocrato, além de ser uma exposição de produção,
é um grande festival de cultura 
(Foto: Helene Santos)

O governador Elmano de Freitas esteve, na noite de ontem (09/07), no Crato, Região do Cariri, para a abertura oficial da 70ª Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato). Conhecido como a maior feira agropecuária do Estado, o evento também contou com as presenças da primeira-dama, Lia de Freitas; do ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana; do líder do Governo Federal na Câmara Federal, o deputado federal José Guimarães; do prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil; do presidente do Banco do Nordeste (BNB) Paulo Câmara; e de outras autoridades.

UFC entre 30 melhores universidades da América Latina

Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Foto: Evilazio Bezerra)

A Universidade Federal do Ceará (UFC) ficou em 23º lugar entre as universidades da América Latina segundo o Ranking das Escolas Latino Americanas do Times Higher Education (THE), subindo dez posições desde o ano passado. Os resultados foram anunciados no último dia 4 de julho.

9 de julho de 2023

Lula recebe líderes do Centrão no Alvorada

A imagem pode ser considerada a materialização de que o Centrão está muito próximo de ocupar mais espaços no Governo Federal(Foto: Cláudio Kbene/PR)

O convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Arthur Lira (PP-AL) e líderes do Centrão para uma comemoração, no Palácio da Alvorada, pelas aprovações da reforma tributária e do projeto de lei (PL) sobre o Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf), representa mais do que um agradecimento. Junto a Lira, a foto de Lula ao lado de velhos aliados da esquerda e de possíveis novos companheiros do centro e da direita indicam outra correlação de forças partidárias na Câmara e no Poder Executivo. A imagem pode ser considerada a materialização de comentários ouvidos nos bastidores do Palácio do Planalto e do Congresso de que o Centrão está muito próximo de ocupar espaços mais generosos no primeiro escalão do governo federal.

8 de julho de 2023

É amanhã! Festival Expocrato 2023 começa neste domingo

Quase tudo pronto para a primeira noite do Festival (Foto: Sávio Soares)

Em sua quarta edição, o Festival Expocrato 2023 inicia amanhã (09/07) no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, embalado ao som do melhor do forró, com as bandas Magníficos, Limão com mel e Desejo de menina. Diego Facó se apresenta mesclando ritmos como sertanejo, forró e piseiro. Se apresentam ainda Henrique Farra, Gideon do Forró e Marcelo Namorador.

Vereador esclarece sobre exoneração de comissionados e suspensão de temporários em Altaneira

O vereador Ariovaldo Soares que a responsabilidade os atos do
desgoverno é única do prefeito Dariomar (Foto: Reprodução/Facebook)

O vereador Ariovaldo Soares (PDT) a rede social Facebook na noite de ontem (07/07) para prestar esclarecimentos sobre exoneração servidores ocupantes de cargos comissionados e suspensão de contrato de servidores temporários determinada através de decreto do prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT).

Festival Expocrato gera empregos e aquece a economia do Cariri

Estimativa que seja movimentado cerca de 100 milhões de reais
durante o evento (Foto: Sávio Soares)

O Festival Expocrato não apenas traz diversão e animação para a região do Cariri, mas também gera um impacto positivo na economia local. Com sua magnitude, o evento proporciona emprego e oportunidades para muitos trabalhadores da região.

7 de julho de 2023

Cid e André acordam troca no comando do PDT-CE

Cid e André de braços dados com dirigentes do PDT após reunião que chegou a acordo (Foto: Divulgação/Facebook/Twitter)

O senador Cid Gomes (PDT) e deputado André Figueiredo (PDT) confirmaram o acordo que mudará o comando do PDT no Ceará. Até dezembro, o senador será o presidente da sigla, durante a licença do deputado, que segue à frente da legenda a nível nacional.

Lula afirma que reforma tributária "é a possível, não a ideal"

Lula discursou no evento de relançamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (Foto: Reprodução/Youtube/TV Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou, ontem, que o modelo da reforma tributária elaborado não é o que ele nem o ministro da Fazenda, Fernando Haddad — principal articulador do governo — desejavam. Enfatizou, porém, que foi aquela possível de ser construída.