29 de fevereiro de 2020

Governo Federal renova GLO no Ceará por uma semana

Os militares permanecerão no Ceará por mais uma semana (Foto: Barbara Moira)
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), decretou a ampliação do prazo de aplicação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Ceará por mais uma semana. A decisão foi publicada na noite de ontem em edição extra do Diário Oficial da União e tomada após reunião com ministros realizada durante a manhã. Com isso, as Forças Armadas irão permanecer atuantes na segurança pública nas ruas do Estado até a próxima sexta-feira, 6.

Por que existe o dia 29 de fevereiro a cada quatro anos?


A cada quatro anos, um dia é acrescentado ao final do mês de fevereiro. Ao invés de terminar no 28º, então, ele chega ao dia 29 nos chamados anos bissextos. Mais do que uma simples mudança no calendário, a medida evita que, em algumas décadas no futuro, a data registrada fique distinta da realidade da natureza a ponto de haver impactos na produção agrícola e na própria percepção de tempo para o ser humano.

28 de fevereiro de 2020

Bolsonaro diz que espera de Camilo solução para problema com a PM

Bolsonaro usou a camisa de uma torcida do Fortaleza na transmissão de ontem (Foto: Facebook/Reprodução)
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se dirigiu diretamente ao governador Camilo Santana (PT) ao comentar, durante transmissão ao vivo pelo Facebook, sobre a situação da paralisação da Polícia Militar do Ceará. O presidente afirmou que a questão precisa ser resolvida pelo governador, pois a vigência da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) emitida por ele não seria eterna.

Bolsonaro nega envio de vídeo sobre ato no próximo dia 15; jornalista diz que ele mente

Bolsonaro negou na transmissão de ontem apoio as manifestações do próximo domingo (Foto: Facebook/Reprodução)
O presidente Jair Bolsonaro negou ontem (27/2), durante transmissão ao vivo em sua página no Facebook, que tenha compartilhado pelo WhatsApp vídeo que convoca a população para manifestação no próximo dia 15. Pouco depois da live feita pelo presidente, a jornalista Vera Magalhães, responsável pela notícia que Bolsonaro buscou desmentir, afirmou, pelo Twitter, achar "perigoso a um presidente mentir em rede nacional".

27 de fevereiro de 2020

Camilo pede permanência do Exército no Ceará

Soldados do Exército fazem o patrulhamento de segurança na Capital desde a última sexta-feira (Foto: Thaís Mesquita)

O governador Camilo Santana (PT) pediu ontem a prorrogação da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Estado. Executada pelo Exército, a ação se encerra amanhã (28/02), mas ainda não houve retorno do presidente Jair Bolsonaro, que avalia se estende a intervenção por mais dias.

''Não existe democracia sem um Parlamento atuante'', diz Toffoli


O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, defendeu ontem (26/02), a paz e harmonia entre as instituições para garantir a integridade da sociedade. O magistrado afirmou que acabar com o "clima de disputa permanente" para que o Brasil possa avançar.

As declarações de Toffoli ocorre em meio a uma polêmica envolvendo o presidente Jair Bolsonaro, que compartilhou, por meio do WhatsApp, dois vídeos convocando apoiadores para manifestações contra o Congresso Nacional e o STF. O ato está sendo organizado por apoiadores do governo e tem como fundamento declarações do general Augusto Heleno, do Gabinente de Segurança Institucional (GSI).

Bolsonaro evita a imprensa após polêmica com Congresso


Após polêmica sobre disparo de vídeo via Whatsapp, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) evitou a imprensa na chegada a Brasília ontem (26/02) após passar o feriado de carnaval na base militar do Forte dos Andradas em São Paulo.

Ao retornar para o Palácio da Alvorada nesta tarde, o presidente cumprimentou os apoiadores que o aguardavam. Questionado sobre o compartilhamento do vídeo e sobre o primeiro caso confirmado de coronavírus no país, o presidente não concedeu entrevistas, entrou no carro e seguiu para a residência oficial.

26 de fevereiro de 2020

Políticos reagem à Bolsonaro por convocação de ato pró-golpe militar

Bolsonaro com os filhos, Flávio e Carlos e o deputado Helio Negão (Foto: Divulgação/Twitter)
A notícia de que Jair Bolsonaro está trabalhando pessoalmente, enviando vídeos por whatsapp, para convocação de um ato no dia 15 de março que pede o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) causou imediata reação de políticos de um grande leque partidário, rechaçando a disposição do presidente de dar um novo golpe militar no Brasil.

Bolsonaro dispara vídeo convocando para ato contra o Congresso e o STF


O presidente Jair Bolsonaro disparou do próprio celular, pelo WhatsApp, um vídeo com uma convocação para as manifestações de 15 de março, organizadas por movimentos de extrema direita para defender o governo e protestar contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).

A gravação, em tom dramático, mostra a facada que Bolsonaro recebeu em Juiz de Fora (MG) para dizer que ele "quase morreu" para defender país e, agora, precisa que as pessoas vão às ruas para defendê-lo.

Governo, Assembleia e Judiciário anunciam comissão para negociar fim da paralisação de PMs


O presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto (PDT), anunciou na noite de ontem (25/02) a criação de uma comissão formada por representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário a fim de “buscar uma solução para pôr fim à paralisação de parte dos policiais militares do Estado”.

O grupo será integrado também por membros do Ministério Público e Exército. Todos os integrantes do colegiado devem ser indicados ainda nesta semana.

25 de fevereiro de 2020

No Ceará, Moro evita críticas aos policiais militares por Henrique Araújo

Os ministros Sergio Moro e Fernando Azevedo em reunião no Palácio na Abolição (Foto: Fabio Lima)
De passagem por Fortaleza para acompanhar a execução da operação de Garantia da Lei da Ordem (GLO), decretada pelo governo Bolsonaro, o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) evitou criticar policiais militares que paralisam as atividades no Ceará desde a terça-feira, 18.

Moro diz que Forças Armadas veio para "serenar os ânimos”


Sergio Moro durante reunião com o governador Camilo Santana no palácio da Abolição (Foto: Fabio Lima)
Em visita a Fortaleza para acompanhar a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) das Forças Armadas no Ceará, o ministro Sergio Moro (Justiça) sugeriu que o reforço federal não será utilizado para reintegração de posse de quartéis ocupados por policiais amotinados.

24 de fevereiro de 2020

Higor é Campeão da Segunda Etapa da Copa MTB Altaneira


O ciclista altaneirenses Higor Gomes venceu a Segunda Etapa Final da Copa MTB de Altaneira realizada na manhã de ontem (23/02) no Circuito da Trilha Sítio Poças. Com o tempo de 1h57min56seg., Higor conquistou sua 16ª. vitória na competição que é realizada desde o ano de 2014. Kelvyn Kleber foi o segundo colocado e Jobson Junior chegou em terceiro. Completaram o Pódio Felipe Saraiva e Jonathan Soares.

A Segunda Etapa da sétima edição da Copa MTB de Altaneira contou com participação de 27 ciclistas de Altaneira, Assaré, Barbalha, Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte e Nova Olinda.

23 de fevereiro de 2020

Classificação Visitantes Copa MTB Altaneira 2020 - Etapa 2


Realizou-se na manhã de hoje (23/02) na Trilha Sítio Poças a Segunda Etapa da Copa MTB Altaneira. Os ciclistas de outras cidades disputam a Camisa Rosa de Campeão Visitante.

Confira a Classificação Visitante após a Segunda Etapa da Copa MTB Altaneira:

Classificação Veterano Copa MTB Altaneira 2020 - Etapa 2


Realizou-se na manhã de ontem (23/02) na Trilha Sítio Poças a primeira etapa da Copa MTB Altaneira e do Campeonato Cearense XCO. Os ciclistas com idade superior a 40 anos disputam a Camisa Verde de Campeão Veterano.

Confira a Classificação Veterano da Copa MTB Altaneira após a Segunda Etapa:

Classificação Jovem Copa MTB Altaneira 2020 - Etapa 2


Realizou-se na manhã de hoje (23/02) na Trilha Sítio Poças a Segunda Etapa da Copa MTB Altaneira. Os ciclistas com até 23 anos de idade disputam a Camisa Vermelha de Campeão Jovem.

Confira a Classificação Jovem após a Segunda Etapa da Copa MTB Altaneira:

Classificação Local Copa MTB Altaneira 2020 - Etapa 2


Realizou-se na manhã de hoje (23/02) na Trilha Sítio Poças a Segunda Etapa da Copa MTB Altaneira. Os altaneirenses disputam a Camisa Branca com Bolinhas Azuis de Campeão Local.

Confira a Classificação Local após a Segunda Etapa da Copa MTB Altaneira:

Classificação Geral Copa MTB Altaneira 2020 - Etapa 2


27 ciclistas participaram na manhã de hoje (23/02) na Trilha Sítio Poças da segunda etapa da Copa MTB Altaneira. Os melhores ciclistas disputam a Camisa Amarela de Campeão Geral.

Confira a Classificação Geral da Copa MTB Altaneira após a segunda Etapa:

Classificação Feminino Copa MTB Altaneira 2020 - Etapa 2


Realizou-se na manhã de hoje (23/02) na Trilha Sítio Poças a Segunda Etapa da Copa MTB Altaneira. As mulheres disputam a Camisa Laranja de Campeã Elite Feminino.

Confira a Classificação da Elite Feminino após a Segunda Etapa da Copa MTB Altaneira:

Resultado da Segunda Etapa da Copa MTB Altaneira


Com a participação de 9 ciclistas altaneirenses e 16 ciclistas das cidades de Assaré, Barbalha, Crato, Juazeiro, Farias Brito e Nova Olinda, realizou-se manhã de hoje (23/02) na Trilha Sítio Poças a segunda etapa da Copa MTB Altaneira. Foram 22 ciclistas do sexo masculino e cinco do sexo feminino. O veterano Afonso José, o Tico, abandonou a etapa antes de completar a primeira volta.

O grande coração é de um lobo ganancioso por Reginaldo Venâncio


Certamente a próxima gestão será muito mais centrada em administração pública, distante de paternalismo, propondo política de desenvolvimento e assistência à saúde e educação como prioridades. Sabe-se que os ex-prefeitos Dorival e Delvamberto em meio aos erros e acertos realizaram um trabalho bastante relevante para o desenvolvimento dos nossos munícipes. O município parou as únicas mudanças foram nas matérias de jornais sobre ganância, corrupção, traições e desmandos.

Me entristece ter participado da equipe que ajudou eleger uma pessoa que se vestia em pele de cordeiro, mas que o "grande coração" é de um lobo ganancioso, que traiu todos ou grande parte dos seus apoiadores para custear boas vidas para quem o atacava.

Os bastidores da política de Altaneira: permanência, volta ou o novo por Nicolau Neto


As convenções partidárias, aquelas em quem se escolhe candidatos e candidatas para concorrerem aos cargos no legislativo e no executivo só irão ocorrer entre julho e agosto, segundo o calendário das eleições 2020. No entanto, nos bastidores da política de Altaneira já se fala em nomes desde o final do ano passado.

No executivo municipal a dúvida é quem será o vice ou a vice do prefeito Dariomar Rodrigues (PT). Afinal de contas, ele deseja concorrer a um novo mandato. Rumores apontam nomes, mas até então nada definido. E seria muita pretensão minha citá-los/as aqui. Mas antes dessa definição, o prefeito terá de passar ileso de uma CPI na Câmara que investiga “supostas” irregularidades na aquisição e distribuição de combustíveis e locação de veículos entre os anos de 2017 e 2018.

22 de fevereiro de 2020

As 10 postagens mais visualizadas nos 10 anos do Blog de Altaneira


Comemoramos ontem (21/02) o 10º aniversário do Blog de Altaneira. Uma análise das estatísticas do BA constata-se que as postagens mais visualizadas ao longo dos últimos 10 anos estão diretamente relacionadas com a política local, com destaque para o relato sobre as eleições 2008, a síntese da História Política de Altaneira, mas a postagem mais visualizada da primeira década do Blog foi a relação das beneficiadas do Cartão Mãe de 2011.

Ciclista juazeirense ganha bicicleta de carbono


Um dos campeões do sexteto do Cariri Extremo 12 Horas, o ciclista juazeirense Iarbim Sousa, ganhou uma bicicleta de carbono dos proprietários do Sítio Barreiras, sede da prova. Iarbim ficou nacionalmente conhecido após aparecer em um vídeo do mineiro Thiego Drews, mais conhecido por Brou Bruto.

Iarbim apareceu no vídeo chorando de emoção ao finalizar a prova ao lado de Brou que ressaltou sua bicicleta de ferro de 18 kg, também chorou e fez uma homenagem a Iarbim na linha de chegada.

Camilo diz que anistia para policiais amotinados é "inegociável


O governador Camilo Santana (PT) afirmou ontem que não haverá anistia para os policiais militares que paralisaram atividades e seguem amotinados em batalhões e quartéis pelo Estado desde a última terça-feira, 18. "Anistia de quem fizer motim é inegociável", declarou. O governador defende que não haverá acordo com aqueles que agem mascarados e cometendo crimes.

Ontem à tarde  (21/02) Camilo divulgou vídeo nas redes sociais no qual aparece visitando quartéis da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e delegacias da Polícia Civil para agradecer pelo trabalho dos profissionais que seguem na ativa. Aos bombeiros, Camilo disse: "Vocês me conhecem e sabem que eu sou um homem de diálogo. Eu aceitei as propostas das instituições que representam os senhores e as senhoras e mandei a lei para a Assembleia. Não se justifica o que alguns estão fazendo no Ceará neste momento".

Solidariedade expulsa vereador Sargento que coordenou motim no Ceará


Por meio de nota, a direção nacional do Solidariedade, junto do diretório estadual do partido no Ceará, comunicou na tarde de ontem (21/02) a expulsão do vereador Sargento Ailton do partido. O parlamentar foi flagrado como um dos líderes do motim de policiais que causaram o confronto e baleou o senador Cid Gomes.

De acordo com o documento, essa decisão, tomada em conjunto com o deputado federal e presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, e o presidente estadual do partido, deputado federal Genecias Noronha, “vem mostrar que não compactuamos com ações que violentem e agridem a democracia”.

Exército fará segurança do Carnaval da Região Metropolitana de Fortaleza

Chegada de comboio de caminhões do Exercito em Fortaleza  (Foto: Aurelio Alves)
A segurança do Carnaval de Fortaleza e demais municípios da Região Metropolitana (RMF) receberá reforço de 2,5 mil homens do Exército Brasileiro. Destes, conforme a assessoria de comunicação da 10ª Região Militar, na Capital, pouco mais de 1,7 mil estarão nas ruas, auxiliando, nos festejos dos próximos dias, os agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) que não aderiram ao movimento paredista. 

21 de fevereiro de 2020

10 Anos do Blog de Altaneira

Gráfico da audiência do Blog de Altaneira nos últimos 10 anos
Hoje (21/02) comemoramos o 10º aniversário do Blog de Altaneira. Nesta data tão significativa fazemos um balanço de nossas postagens e da receptividade de nossos leitores. Superamos marca de 4.655.000 acessos e continuamos como a principal fonte de informações de nosso Município.

Exército passa a atuar hoje na segurança do Ceará

Agentes da Força Nacional de Segurança Pública chegaram ontem a Fortaleza (Foto: Thais Mesquita)
O presidente Jair Bolsonaro autorizou o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Ceará, a pedido do governador Camilo Santana. Com isso, o Exército atuará no Estado, que vive crise na segurança pública por conta da paralisação de parte dos policiais militares, amotinados em quartéis e batalhões.

Governo Federal envia Forças Armadas ao Ceará para conter motim de policiais


O presidente Jair Bolsonaro assinou na tarde de ontem (20/02) decreto que autoriza o uso das Forças Armadas no Ceará para Garantia da Lei e da Ordem (GLO). “Acabei de assinar a GLO para Fortaleza. O governador preencheu os requisitos", disse o presidente na entrada do Palácio da Alvorada.

A medida é um pedido do governador do estado, Camilo Santana (PT), para conter a crise na segurança pública no estado após batalhões serem invadidos por grupos de policiais que reivindicam aumento salarial. As tropas ficarão no estado por uma semana, desta sexta-feira (21/02) até a sexta-feira da semana que vem (28/02).

20 de fevereiro de 2020

Presidente da Câmara critica omissão do Sindicato sobre ação do Precatório do FUNDEF


O presidente da Câmara Municipal de Altaneira, vereador Professor Adeilton (PSD), usou parte do seu tempo da Sessão Ordinária realizada na manhã de ontem (19/02) para tecer críticas a omissão da direção do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (SINSEMA) em relação ao julgamento em primeira instância das ações sobre o Precatório do Fundef.

Inicialmente Adeilton lamentou a decisão do Juiz da Comarca contrária aos professores e confessou que ficou triste com as primeiras informações veiculada nas redes sociais, mas ao analisar a sentença entendeu que não existe determinação pra se gastar os recursos somente com obras.

Altaneirenses se manifestam sobre "greve" de policiais militares no Ceará


Ao longo da tarde de ontem (19/02) vários altaneirenses se manifestaram nas redes sociais sobre os episódios em que homens encapuzados aparecem tomando de assaltos viaturas da Polícia Militar do Estado do Ceará. Um debate intenso foi iniciado no grupo de WhatsApp do Blog de Altaneira após a divulgação da nota ao lado que o Governo do Estado anuncia as ações contra os manifestantes mascarados.

Na sequencia o professor Pedro Rafael informa que um “um grupo veio buscar a viatura de polícia” em Altaneira, Eduardo Amorim reforça foi “um grupo encapuzado e armado” e Luciana Silva pede misericórdia a seu deus e profetiza: “O circo está formado e o caos é certo”.

A pedido do governador, tropas federais chegam nesta quinta ao Ceará

Nas redes sociais Camilo Santana comunicou que pediu ajuda do Governo Federal (Foto: Reprodução/Vídeo/Facebook)
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, enviará agentes da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) ao Ceará. A medida atende pedido do governador Camilo Santana, que solicitou ontem o auxílio após paralisação dos agentes de segurança no Estado. A primeira equipe da FNSP chega a Fortaleza hoje (20/02), às 14 horas, enquanto a PRF deve desembarcar no Estado em até dois dias.

18 de fevereiro de 2020

PSB convida Camilo Santana e Élcio Batista para se filiarem ao partido


Deputado federal e presidente estadual do PSB, Dênis Bezerra fez convite ao governador Camilo Santana (PT) para se filiar à legenda. Até agora, porém, não houve uma resposta formal do petista.

"Eu mesmo fiz o convite. São conversas, mas nunca houve nenhuma sinalização positiva", disse Bezerra, que procurou o chefe do Executivo no fim do ano passado. Segundo ele, porém, os rumores de mudança de domicílio partidário do governador são apenas "especulações, por enquanto".

17 de fevereiro de 2020

Uma luz irá surgir no final do túnel para nós professores por Dhony Nergino


Acreditamos desde o início que os Professores de Altaneira merecem receber os recursos equivalente a 60% do chamado Precatório do Fundef, pois este é o reconhecimento que é de fato e de direito da classe.

Desde o início dos debates defendemos na época como Gestor da SME o pagamento dos 60% do precatório para os nossos Mestres, presidimos reuniões, visitamos o Sindicato e a Câmara e formamos uma comissão para analisar caso a caso e levantar os dados de todos os professores, tarefa cumprida com a contribuição do Sinsema, que na época apoiava a causa.

Brou Bruto é Campeão do Cariri Extremo 12 Horas - 2020

Chegada do Campeão Brou no Cariri Extremo 12 horas (Foto: Raimundo Soares)
Uma das figuras mais emblemáticas, carismáticas e queridas do MTB brasileiro, Thiago Drews Elias, popularmente Brou Bruto Drews, foi o Campeão do Cariri Extremo 12 Horas, Etapa Missão Velha do Circuito de Corridas Geopark Araripe. Realizado no Sítio Barreiras o Desafio teve largada às 22h do sábado (15) e chegada depois das 10h do domingo (16) e contou com a participação de 150 ciclistas cearenses e dos estados da Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piaui e Minas Gerais.

Entenda onde precisa chover para que grandes açudes encham


O registro de chuvas dentro da média no Ceará, ainda que reacenda esperança de melhora nas regiões com abastecimento hídrico mais crítico, não se reflete, necessariamente, em recarga nos grandes reservatórios do Estado. 

Além da ocorrência de chuvas, a equação envolve outros fatores determinantes. Intensidade e continuidade das precipitações devem ocorrer nos locais certos para que haja escoamento da água em direção aos reservatórios estratégicos. Mas onde são esses locais? Nos principais afluentes, os rios e riachos que formam a bacia de contribuição dos grandes açudes: Castanhão, na bacia do Médio Jaguaribe, Orós, no alto Jaguaribe, e Banabuiú, na bacia de mesmo nome.

16 de fevereiro de 2020

60% dos Precatórios do Fundef ainda serão destinados aos professores por Meire Alencar


No final da tarde dessa última quinta, dia 13, ao olhar um grupo de WatsApp fui surpreendida como todos vocês com a nota da Prefeitura Municipal sobre Precatórios do Fundef. Em princípio, pensei que fosse até uma brincadeira, isso porque há poucos dias nesse mesmo espaço, havia sido divulgada uma outra opinião do promotor totalmente adversa aquela.

Tive a mesma atitude quando li a opinião do promotor: vi todos os comentários e ouvi com muito cuidado, todos os áudios. É óbvio que pelo nível profissional, a última opinião instigou vários tons textuais. Naquele momento senti vontade de participar da discussão com a minha humilde opinião, mas, recuei. Precisava saber mais, sentir mais, ouvir mais e olhar nos olhos dos colegas como eu, envolvidos nessa busca de reconhecimento de direitos. Assim o fiz.

A difamação à imprensa como estratégia de ataque


Ataques à imprensa profissional têm sido cada vez mais recorrentes no Brasil. As investidas ocorrem de diversas formas, seja contra veículos ou pessoas físicas. Semana passada, um caso chamou a atenção. 

Em depoimento prestado à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News no Congresso, Hans River do Rio Nascimento, ex-funcionário de uma empresa de disparos de mensagens em massa por WhatsApp, fez insultos à jornalista da Folha de São Paulo, Patrícia Campos Mello.

Bolsonaro dá mais espaço a militares no Planalto do que à "ala olavista"

A ala militar ganha cada vez mais terreno no Planalto (Foto: Marcos Correa)
Além da nomeação do general Walter Souza Braga Netto como ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República — o que fez com que Onyx Lorenzoni fosse deslocado para o Ministério da Cidadania —, o Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (14/02) trouxe a integração de mais um militar ao Palácio do Planalto. Desta vez, para a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE). É o almirante Flávio Augusto Viana Rocha. Ele substituirá o exonerado Bruno Grossi. Até então, a pasta estava subordinada à Secretaria-Geral, comandada pelo ministro Jorge Oliveira.

15 de fevereiro de 2020

Vereadores de Altaneira também criticam radialista do Assaré


Após compartilhamento da postagem em que “Altaneirenses criticam radialista do Assaré que elogiou prefeito de Altaneira em áudio”, postado na manhã de ontem (14/02), os vereadores Antonio Leite, Flávio Correia, Valmir Brasil e Professor Adeilton também se manifestaram sobre o áudio do radialista Jocelio Leite compartilhado na ultima quinta-feira (13/02) no grupo de WhatsApp do Blog de Altaneira.

No áudio o radialista disse que fez uma análise da política de Altaneira a pedido de pessoas de um grupo que faz parte e relata quem tem conversado com muitas pessoas de Altaneira e tem visto mais seriedade na gestão do atual prefeito e afirma que “a população não sente firmeza no grupo de oposição”, que inclusive chama de “raivoso”.

Mudança no Fundeb ameaça desenvolvimento do ensino e do mercado de trabalho no Ceará


Considerado motor para o ensino público nos estados e para a formação de um mercado de trabalho qualificado, a validade do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) caduca neste ano. Em ameaça de ser modificado pelo Governo Federal, o Ceará teme impacto nos recursos destinados à educação nos municípios.

Conforme levantamento da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), eles representam 87% do dinheiro para a manutenção de muitas escolas. São aportes fundamentais, principalmente no Interior, para manter nível de investimento na área e conseguir honrar desde a folha de pagamentos até compras de carteiras, por exemplo.

Maior tronco fóssil já encontrado na Bacia do Araripe é exposto em Santana do Cariri

O tronco tem cerca de 145 milhões de anos, sendo pertencente ao período Jurássico (Foto: Divulgação/Urca)

O maior tronco fóssil já encontrado na Bacia do Araripe se encontra exposto na praça ao lado da Prefeitura de Santana do Cariri. O resgate do material, estimado em mais de cinco toneladas de massa e seis metros de comprimento ao longo de suas três peças, durou dois dias e foi concluído na última quarta-feira (12/02). O fóssil foi encontrado na localidade sítio Poço do Pau, na zona rural de Brejo Santo (a 133km de Santana).

14 de fevereiro de 2020

Vice-prefeito de Altaneira se posiciona favorável ao rateio do Precatório do Fundef com professores. Sindicato ainda não se manifestou.

Junio Carvalho e  Charles Leite em conversa sobre o Precatório do Fundef (Foto: Divulgação/WhastApp)
O vice-prefeito de Altaneira, Charles Leite (PDT), em conversa com o blogueiro Junio Carvalho declarou, mais uma vez, favorável ao rateio dos recursos do Precatório do Fundef com os profissionais do Magistério. O áudio da conversa foi compartilhado no grupo de WhatsApp do Blog de Altaneira na tarde de ontem (13/02).

Altaneirenses criticam radialista do Assaré que elogiou prefeito de Altaneira em áudio


A servidora Francelma Bitu compartilhou na manhã de ontem (13/02) no grupo de WhatsApp do Blog de Altaneira um áudio do radialista Jocelio Leite da cidade de Assaré elogiando o prefeito de Altaneira.

O radialista disse que fez uma análise da política de Altaneira a pedido de pessoas de um grupo que faz parte e relata quem tem conversado com muitas pessoas de Altaneira e tem visto mais seriedade na gestão do atual prefeito e afirma que “a população não sente firmeza no grupo de oposição”, que inclusive chama de “raivoso”.

Assessor nega “deboche” a professores altaneirenses


O servidor Italo Duarte que atua como assessor de Comunicação do prefeito municipal Dariomar Rodrigues (PT) repudiou na manhã de ontem (13/02) a informação de que tenha debochado dos profissionais do Magistério de Altaneira em virtude da decisão judicial que lhe negou o rateio do Precatório do Fundef.

“Em nenhum momento citei professores, precatório, me referi a um outro assunto que um pouco mais tarde, também foi divulgado. Minha história em sala de aula não é de desrespeito a essa classe, não seria agora” escreveu Italo no grupo de WhtasApp do Blog de Altaneira.

13 de fevereiro de 2020

TRE determina cassação dos diplomas de Genecias e Aderlânia

Deputado Genecias Noronha e a deputada Aderlânia Noronha em Sessão da Assembleia Legislativa (Foto: Divulgação/Facebook)
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu, por maioria, em sessão realizada na noite de ontem (12/02) pela cassação dos mandatos do deputado federal e ex-prefeito de Parambu, Genecias Noronha e da sua esposa a deputada estadual Aderlânia Noronha (SD), ambos do Solidariedade. Em nota lançada nas redes sociais deputado esclarece que seus advogados vão recorrer da decisão, bem como que permanece no pleno exercício dos seus mandatos.

Professores criticam “deboche” de assessor do Prefeito de Altaneira


No início da tarde de ontem (12/02) o servidor Italo Duarte, que atua como assessor de comunicação do prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT) compartilhou um áudio no grupo de WhtasApp do Blog de Altaneira em que o polêmico radialista Donizete Arruda pede a um interlocutor que “solte a muabe”, na sequencia escuta-se um barulho equivalente a o estouro de uma bomba.

Em outro grupo, no mesmo aplicativo, os professores debatiam sobre as consequências da decisão judicial que, contrária ao Parecer do Ministério Público, negou o direito aos professores municipais de rateio dos recursos do chamado “Precatório Fundef”.

Governo Municipal de Altaneira lança nota sobre sentença do Precatório do Fundef


Foi publicada da tarde de ontem (12/02) no portal oficial do Governo Municipal de Altaneira uma nota informando que o Juiz de Direito, Dr Herick Bezerra Tavares, julgou as ações cíveis relativas ao chamado “precatório do FUNDEF” aduzindo que tais valores devem ser investidos na educação e afastando a subvinculação ao Art. 22 da Lei 11.494/2007, ou seja, “desvinculando tais verbas à remuneração de professores”.

Câmara Municipal de Altaneira volta a debater estrutura de Escola de Tempo Integral

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Felipe Lima)
Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (12/02) dentre outros temas debatidos ganhou destaque a problemática da Escola Municipal 18 de Dezembro que funciona sistema de tempo integral, sem as devidas condições como denuncia os vereadores de oposição.