31 de dezembro de 2018

385 ciclistas no MTB de Altaneira

Largada da primeira edição do Desafio 3 Horas MTB de Altaneira em 2014 (Foto: Heloisa Bitu)

Desde a primeira edição do Desafio 3 Horas MTB de Altaneira realizada no dia 01 de junho de 2014 até a última etapa da quinta edição do Campeonato Municipal MTB de Altaneira realizada no último dia 25 de novembro 385 ciclistas competiram nos circuitos da Trilha Sítio Poças em Altaneira, Ceará.

Camilo afirma que faltou humildade ao PT e diz que partido precisa se reinventar


Em entrevista ao jornal O Globo publicada ontem (30/12), o governador reeleito do Ceará, Camilo Santana, afirmou que seu partido, o PT, precisa passar por transformações desde os objetivos até as relações com as bases sociais.

Disse também que faltou humildade à legenda e que o partido deveria ter feito autocrítica. Voltou a dizer, também, que Ciro Gomes (PDT) poderia ter vencido a eleição caso concorresse com apoio do PT.

O grave erro de boicotar a posse de um presidente por Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho (Foto Divulgação)
A decisão de alguns partidos de esquerda, como PT, PSOL e, eventualmente PCdoB, de não participarem da posse de Bolsonaro, gerou críticas duras por parte de alguns intelectuais e jornalistas progressistas.

30 de dezembro de 2018

Apenas 14 ciclistas venceram no Municipal MTB de Altaneira


322 ciclistas participaram das cinco edições Campeonato Municipal MTB de Altaneira realizado desde 2014 no circuito Trilha Sítio Poças, mas apenas 14 conseguiram sagrar-se vencedor de pelo menos umas das 46 etapas disputadas.

Tolovi afirma que a democracia está profundamente comprometida com Bolsonaro


Em entrevista ao Blog Negro Nicolau publicado na manhã de ontem (29/12) o professor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Carlos Alberto Tolovi, respondeu a várias perguntas do blogueiro e professor Nicolau Neto sobre a conjuntura política nacional.

Além de afirmar que a democracia está profundamente comprometida com Bolsonaro, Tolovi declara que a vitória do militar de ultra-direita foi uma “tragédia” social no Brasil e que ele representou a “construção de uma narrativa organizada pela direita, que respondia aos desejos e necessidades da coletividade a partir de um caos produzido intencionalmente”.

Camilo anuncia mais três nomes para secretariado; lista chega a 13 titulares

Camilo entregou conjunto habitacional em Pacatuba (Foto: Mauri Melo)
O governador Camilo Santana (PT) anunciou ontem (29/12) a permanência de mais três nomes do seu secretariado. Atual titular da Secretaria da Cultura (Secult), Fabiano Piúba segue na pasta em 2019. Lúcio Ferreira Gomes, irmão de Ciro e Cid Gomes (PDT), continua à frente da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e Juvêncio Vasconcelos Viana segue à frente da Procuradoria-Geral do Estado.

29 de dezembro de 2018

Camilo define equipe econômica; metade do secretariado é confirmada


A três dias da posse, o governador Camilo Santana (PT) definiu os nomes da sua nova equipe econômica. No segundo mandato do petista, Maia Jr. vai comandar a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE).

Mauro Filho fica com a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e a auditora fiscal Fernanda Pacobahyba será a nova chefe da Secretaria da Fazenda. As informações foram antecipadas com exclusividade pelo jornal O POVO.

Cálculo da aposentadoria muda no último dia do ano


Aqueles que já cumprem as regras podem solicitar a aposentadoria (Foto:  Antonio Cruz)
O cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição vai mudar a partir de segunda-feira (31/12), quando será acionada uma regra implementada por lei em 2015. A regra exige um ano a mais para homens e mulheres se aposentarem. A atual fórmula, conhecida como 85/95, vai aumentar um ponto e se tornar 86/96. Quem quiser se aposentar pela regra atual – e já cumpre os requisitos – têm até domingo (30/12) para fazer a solicitação.

28 de dezembro de 2018

Governador do Ceará não irá à posse presidencial


Camilo Santana (PT) será o primeiro governador do Ceará a não comparecer a uma cerimônia de posse presidencial após 16 anos. O último a não participar da solenidade em Brasília foi Lúcio Alcântara, que não esteve na posse do ex-presidente Lula (PT) em 2003. Na ocasião, Lúcio era filiado ao PSDB, partido de oposição a Lula, situação semelhante à de Camilo Santana, que integra sigla de oposição ao presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

A cerimônia de posse presidencial será na tarde de 1° de janeiro, às 15 horas no horário de Brasília e às 14 horas no horário local, mesmo momento em que deverá ter início a cerimônia de posse do governador e da vice-governadora, Izolda Cela (PDT). 

Apenas 12 chefes de Estado confirmaram presença na Posse de Bolsonaro


A cerimônia de posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro tem, até o momento, a presença confirmada de 12 chefes de Estado. A expectativa do Itamaraty é de que 60 delegações estrangeiras participem da posse.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a lista de autoridades confirmadas tem mais três vice-presidentes, 11 chanceleres, 16 enviados especiais e três diretores de organismos internacionais. Por motivos de segurança, o órgão informou que não divulgará a lista completa com os nomes de cada uma dessas autoridades.

27 de dezembro de 2018

Blog da Rádio Altaneira FM ganha novo visual e aplicativo Android


A Rádio Comunitária Altaneira FM lançou ontem (26/12) o novo visual para o Blog e o aplicativo Android, facilitando aos navegantes da rede acompanhar a programação do seu aparelho de telefone de qualquer parte do mundo.

A novidade foi divulgada pelo professor Gutemberg Estevão, informando que o novo template será modificado aos poucos até sua etapa final de conclusão e disponibilizou, no topo da página, no menu, o atalho da página para baixar o aplicativo.

Governador Camilo Santana fez última reunião com secretários

Camilo em reunião com os secretários no Palácio da Abolição (Foto: Evilázio Bezerra)
O governador Camilo Santana (PT) reuniu na manhã de ontem (26/12) no Palácio da reuniu os secretários estaduais para apresentação dos resultados obtidos por suas pastas. O jornal O POVO apurou que o clima na reunião além de balanço final, era de confraternização e despedidas.  Os secretários entraram no prédio por um acesso alternativo, evitando a recepção da imprensa. 

Dessalinização de poços já é usada no Ceará


A proposta divulgada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) sobre a parceria com Israel para implantação de dessalinizadores no Nordeste não foi recebida como novidade no Ceará. De acordo com Francisco Teixeira, titular da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH), dessalinizadores de poços já são utilizados desde a década de 1990 e somente no Estado já existem cerca de mil deles implantados. 

Além disso, em diálogo com Israel desde 2015, há também no Estado sete Estações Móveis de Tratamento de Água enviadas pelo País para dessalinização, descontaminação e purificação da água bruta.
  

26 de dezembro de 2018

4 milhões de acessos do Blog de Altaneira


Na manhã de hoje (26/11) o Blog de Altaneira superou a marca de 4.000.000 de acessos. Lançado em 21 de fevereiro de 2010 o BA visava-se apenas o público altaneirense, mas com o tempo ganhou o público da região, superou os limites do Estado do Ceará e já foi fonte de informações para veículos de grande circulação. O BA encerrou seu primeiro ano com pouco mais de 62 mil visualizações, audiência inferior a média mensal de 2018.

Papa faz apelo à fraternidade entre os povos

Da varanda na basílica de São Pedro O Papa Francisco leu a mensagem natalina (Foto: Tiziana Fabi)
O Papa Francisco dedicou a tradicional mensagem de Natal à "fraternidade" entre os povos, com desejos de que impere a concórdia na Venezuela e na Nicarágua, que os refugiados sírios retornem ao seu país e que tenham fim a guerra no Iêmen. Da varanda na basílica de São Pedro, durante a mensagem natalina seguida pela bênção 'Urbi et orbi' (à cidade e ao mundo), o papa falou sobre diversos conflitos no planeta.

25 de dezembro de 2018

Altaneirense se apresenta no Programa do Ratinho do SBT

Berim no Programa do Ratinho (imagem capturada do vídeo de Sérgio Victor)
O cantor altaneirense Robério Duarte, mais conhecido por Berim Potência, participou na noite de ontem (24/12) do Programa do Ratinho transmitido em rede nacional pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

Atividades do Banco Postal serão encerradas em Altaneira


Os usuários do Banco Postal em Altaneira foram surpreendidos com o aviso afixado na sede da Agência dos Correios local informando que as atividades serão encerradas a partir do dia 02 de Janeiro de 2019.

O Banco Postal em Altaneira é usado principalmente por aposentados e pensionistas do INSS e servidores municipais, uma vez que o único caixa eletrônico instalado na cidade não funciona há vários anos.

Temer diz que vai sair "com a alma leve e a consciência do dever cumprido”


Em seu último pronunciamento de Natal, o presidente Michel Temer agradeceu ontem (24/12) a todos os brasileiros, inclusive os que não o apoiaram. Também disse que não poupou esforços nem energia, destacou os avanços obtidos na sua gestão e as reformas negociadas. Ele desejou a todos um Feliz Natal e disse que deixa o governo “com a alma leve e a consciência do dever cumprido”.

“Saio com a alma leve e a consciência do dever cumprido. De coração, de coração mesmo, o meu muito obrigado a todos vocês e uma feliz noite de Natal. Fiquem com Deus, fiquem em paz”, afirmou Temer.

24 de dezembro de 2018

Prefeito e Primeira Dama de Altaneira aparecem fantasiados de ogros verdes em Festa de Natal


O prefeito Dariomar Rodrigues (PT) e a primeira Dama Eliane Alencar inovaram na noite de ontem (23/11) e apareceram na Praça Manoel Pinheiro de Almeida, no centro da cidade de Altaneira fantasiados de ogros verdes.

Os gestores municipais pintaram suas caras e mãos de tinta verde e usaram os trajes dos personagens da animação americana SHREK.

23 de dezembro de 2018

Confira fotos da formatura do ABC da Escola Fausta Venâncio em Altaneira

Alunos da Escola de Ensino Infantil Professora Fausta Venâncio, de Altaneira, se formaram na tradicional cerimônia de ABC, marcando a conclusão da primeira etapa escolar.

O evento contou com a participação de personalidades da sociedade altaneirense, pais e familiares de alunos, professores e funcionários, administradores públicos e sociedade em geral. 


Equipe econômica de Bolsonaro terá nove nomes do governo Temer

O "superministro" Paulo Guedes convidou secretários, assessores e até ministros da gestão Temer para a equipe do governo Bolsonaro (Foto: Divulgação)
O superministério que cuidará da política econômica nascerá com diversos nomes do governo atual. Secretários, assessores e até ministros da gestão Michel Temer serão aproveitados na equipe do futuro ministro Paulo Guedes. A maioria em cargos adjuntos, os quadros atuais serão mantidos no futuro governo por causa do conhecimento da máquina pública, segundo informações da equipe de transição.

"Aquela esperança de tudo se ajeitar, pode esquecer" por Emerson Maranhão


Houve quem acreditasse na fábula da "Nação Pacificada". Os que integram este grupo tinham certeza que um fato extraordinário se daria, do nada, findas as eleições presidenciais.

Como mágica, as feridas cicatrizariam e as famílias deixariam para trás as mágoas eleitorais e até ensaiariam sorrisos, celebrando o Natal ao lado de parentes até há pouco desafetos.

22 de dezembro de 2018

Aberto o Natal Luz em Altaneira

Letreiro fixado na Praça Manoel Pinheiro de Almeida (Foto: Italo Duarte)
Na noite da última sexta-feira (21/12), o Governo Municipal de Altaneira realizou a abertura do Natal Luz 2018 com a chegada de um homem fantasiado de Papai Noel,  acompanhado de crianças, jovens e idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Praça Manoel Pinheiro de Almeida que recebeu decoração, letreiro e alguma de luzes.

Inscrições abertas para o Desafio Terras Altas MTB de Altaneira

Foram abertas na tarde de ontem (21/12) as inscrições para o Desafio Terras Altas MTB Altaneira competição ciclismo de montanha na modalidade XCO, realizada pela Associação dos Ciclistas de Altaneira (ACICA), válida como etapa do Campeonato Cearense MTB/XC, do ranking brasileiro XC e pelo Campeonato Municipal MTB de Altaneira.

Tasso reúne-se com aliados de Bolsonaro para discutir eleição do Senado

Conversa de Tasso com Flávio Bolsonaro foi confirmada pela assessoria do tucano (Foto: Julio Caesar)
Um dos seis pré-candidatos à presidência do Senado Federal, o cearense Tasso Jereissati (PSDB) tem ensaiado uma aproximação com o presidente da República eleito Jair Bolsonaro (PSL). Desde novembro, o tucano já se reuniu duas vezes com a deputada federal eleita Joice Hasselmann (PSL-SP), com o senador eleito Major Olímpio (PSL-SP) e também com o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS). 

21 de dezembro de 2018

Escola Fausta Venâncio realiza formatura do ABC

A solenidade foi realizada no Ginásio Poliesportivo (Foto: Divulgação) 
Realizou-se na noite de ontem (20/12), no Ginásio Poliesportivo, a solenidade de formatura do ABC da Escola Municipal de Educação Infantil Fausta Venâncio. Segundo informações do portal oficial do Governo Municipal cerca de 90 crianças encerraram a primeira fase da vida escolar.

O que determinou a volta do acirramento político do País

Em Minas Gerais, cerimônia teve discussão e até agressões (Foto: Reprodução TV)
Quase dois meses após o fim das eleições, o acirramento político que marcou a campanha ganhou novo fôlego. Em alguns estados, o palco do retorno dos embates ideológicos foram as diplomações dos candidatos eleitos, cerimônias institucionais organizadas pelos tribunais eleitorais, mas que este ano ganharam um contorno político inédito: cartazes, livros, gritos de guerra, vaias, xingamentos e até agressões físicas protagonizaram as cerimônias.

20 de dezembro de 2018

Participação da Escola Santa Tereza no desfile dos 60 anos de Altaneira

O Diretor Paulo Robson, o Coordenador Reginaldo Venâncio e estudantes no Desfile (Foto: Divulgação) 
A direção da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Tereza divulgou na tarde de ontem (19/12) a participação da Escola nas atividades em comemoração ao 60º aniversário de emancipação política do Município de Altaneira realizadas na última terça-feira (18/12), em especial no desfile cívico.

Vereador denuncia promoção pessoal na Festa do Município e ganha apoio nas redes sociais


O vereador Professor Adeilton (PSD) usou as redes sociais na manhã de ontem (19/12) para denunciar promoção pessoal nos festejos em comemoração ao Dia do Município de Altaneira.

“Quando o interesse pessoal vai além do interesse público” escreveu Adeilton ao compartilhar uma imagem do piso do palco da festa com duas folhas impressas, uma como os nomes das vereadoras Alice, Silvânia e Zuleide e outra com os nomes do prefeito Dariomar Rodrigues (PT) e da secretária de Educação Leocádia Rodrigues. O nome do vereador Devaldo foi escrito posteriormente.

Diplomação dos cearenses eleitos é marcada por manifestações políticas

A Cerimônia de Diplomação foi realizada no Centro de Eventos do Ceará (Foto: Divulgação)
A diplomação dos cearenses eleitos no pleito deste ano realizada na tarde de ontem (17/12) foi marcada por manifestações políticas que refletiram a polarização da campanha. Durante a entrega do diploma, deputados do partido do futuro presidente Jair Bolsonaro (PSL) fizeram menção ao político, enquanto petistas gritaram "Lula livre", em referência ao ex-presidente, que está preso em Curitiba.

19 de dezembro de 2018

Altaneira comemora 60 anos de emancipação política

Publico presente nos festejos do Dia do Município (Foto: Italo Duarte)
Realizou-se ao longo do dia de ontem (18/12) diversas atividades em comemoração ao 60º aniversário de emancipação política do Município de Altaneira, dentre elas inaugurações de obras públicas, atividades culturais e esportivas, desfile cívico e muito forró no Calçadão da Manoel Pinheiro de Almeida, no centro da cidade.

João Zuba: da construção de cacimba a símbolo da banda cabaçal por Nicolau Neto


João Sabino Dantas foi um homem simples. Agricultor por profissão, mestre da cultura por paixão. Foi um exímio exemplo de esposo e pai. 

Passou boa parte de sua vida construindo cacimbas, quando as águas do açude Pajéu ainda não eram realidade nas residências dos munícipes. É o que contou sua esposa e seus dois filhos em entrevista a este blogueiro.

18 de dezembro de 2018

Independência, política e traição em entrevista com o ex-prefeito João Ivan Alcântara

Neste 18 de dezembro de 2018, data que marca os 60 anos de emancipação política de Altaneira, o BA traz entrevista exclusiva com um dos personagens políticos de maior prestígio na história desta cidade.

João Ivan Alcântara foi prefeito por quatro vezes (1977, 1989, 1997, 2001), vice-prefeito uma vez (1974, assumindo por 6 meses) e, mais cedo na juventude, exerceu importante papel para a independência de Altaneira.

Dona Baiá e o poço de água cristalina que abasteceu Altaneira

Natural do sítio Caboclo, em Crato, a senhora Maria Joana da Conceição, 98, mora desde a década de 1960 em Altaneira. Talvez você a conheça melhor como Dona Baiá, a dona do poço de água sem fim.

Sabendo da origem de água no chão, Baiá pediu para a filha cavar no quintal de casa um poço d'água. Na época, água era difícil de se encontrar e ter a facilidade da água encanada era um sonho.

Dia do Município de Altaneira (60 Anos)


Há 60 anos o governador em exercício do Estado do Ceará, Flávio Portela Marcílio, sancionava a Lei de Nº. 4.396/58, elevando a categoria de Município a pequena Vila Santa Tereza. O nome de Altaneira foi sugerido pelo Pe. David Augusto Moreira.

O Projeto de Lei nº. 299/58 foi aprovado apenas três dias antes (15/12) pela Assembleia Legislativa sob forte influência do deputado Estadual Cincinato Furtado Leite, filho natural do vizinho Município de Santana do Cariri.

17 de dezembro de 2018

Um terço dos brasileiros inscritos no Mais Médicos não se apresenta

A reportagem da DW Brasil apurou Interação com populações indígenas é delicada (Foto: Rodolfo Oliveira)

A médica de família Marina Abreu admite que não conhecia a real complexidade do Brasil até começar a trabalhar como tutora de coordenadores do programa Mais Médicos. No Norte do país, ela conheceu locais que nunca tinham recebido um médico, aonde só se pode chegar após longas viagens em barcos com furos e sem assentos. Ela se emociona ao falar sobre a situação das comunidades que voltaram a ficar sem atendimento após a saída dos profissionais cubanos no último mês.

16 de dezembro de 2018

Chico Bagaceiro é eleito pela quinta vez presidente do STR de Altaneira

O agricultor Francisco Rodrigues dos Santos, popularmente conhecido por Chico Bagaceiro, foi eleito em chapa única, pela quinta vez, para a Presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Altaneira.

Realizada na manhã de ontem (16/12) a Assembleia para eleição da nova diretoria contou com a participação 235 associados, sendo que desses 68 foram votos facultativo dos aposentados, apurados em separado.

Altaneira sediará etapa do Campeonato Cearense de MTB/XCO


O circuito da Trilha Sítio Poças foi escolhido pela Federação Cearense de Ciclismo para sediar a segunda etapa do Campeonato de MTB na modalidade XCO. É a primeira vez que uma cidade fora do triangulo CraJuBar (Crato, Juazeiro e Barbalha) sedia uma etapa do campeonato cearense.

Pense num 'caba' invocado por Bruna Forte

Perfil do jornalista, compositor e colunista do O povo Tarcísio Matos. (Foto: Júlio Caesar)
Eita, cabra bom da mulesta! Dois dedos de prosa com José Tarcísio Vale Matos já revelam: o jornalista, escritor e compositor é tesouro vivo de nossa terra. Dos seus 61 anos - "É o novo!", acha graça - , mais de 40 são dedicados a mapear expressões, dizeres e trejeitos do Litoral Norte do Estado ao Cariri. Autor do Grande Dicionário da Fala Cearense, Tarcísio Matos é sumidade reconhecida no cearês, língua repleta de jocosidade e resistência.

15 de dezembro de 2018

Divulgada a programação da Festa do Município de Altaneira

Cartaz divulgado pelo Governo Municipal nas redes sociais
Os festejos em comemoração ao 60º aniversário de emancipação política do Município Altaneira serão realizados no Calçadão da Praça Manoel Pinheiro de Almeida, no centro da cidade, em duas noites. A programação da Festa foi divulgada na tarde de ontem (14/12) no portal oficial do Município, a primeira noite será de música evangélica e a segunda de forró.

Ministério Público aciona Município de Altaneira para retirada das cercas da Lagoa Santa Tereza

Lagoa de Santa Tereza na cidade de Altaneira (Foto: João Varjota)
O Ministério Público do Estado do Ceará, através da Promotoria de Justiça da Comarca de Altaneira, ajuizou Ação Civil Pública Ambiental cumulada com Obrigação de Fazer em desfavor do Município de Altaneira para implementação do projeto de revitalização da Lagoa Santa Tereza, localizada no centro da cidade de Altaneira.

14 de dezembro de 2018

TRE retotaliza os votos e relação de eleitos não sofre alteração

O procedimento foi realizado no gabinete da Secretaria de Tecnologia da Informação (Foto: Divulgação)
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, através da Comissão Apuradora das Eleições 2018, realizou ontem (14/12), a retotalização dos resultados da eleição, em face de decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que modificaram a situação dos registros de candidatos a deputado federal e deputado estadual.

Eleição de Adeilton confirma histórico de vitórias da oposição na Câmara de Altaneira

A eleição do vereador Professor Adeilton (PSD) para a Presidência da Câmara Municipal de Altaneira na última quarta-feira (12/12) confirmou a tendência da oposição em eleger o Chefe do Legislativo Municipal para os dois últimos anos da Legislatura.

Nas eleições para renovação da Mesa Diretora da Câmara de Altaneira, realizada nos últimos 12 anos, todas foram vencidas pelos vereadores de oposição ao prefeito municipal, algo muito diferente dos primeiros anos de gestão.

Blogueiro publica fotos atualizadas de Altaneira em homenagem ao aniversário do Município.

Vista parcial da cidade de Altaneira (Foto: João Varjota)
O blogueiro Italo Duarte publicou na tarde de ontem (13/12) 11 fotos de diversos ângulos da cidade de Altaneira. Segundo o blogueiro a seleção de fotos foram compartilhadas para homenagear os 60 anos de emancipação política do Município de Altaneira.  

Há 50 anos, AI-5 suspendia direitos políticos no país

Sessão Solene na Câmara dos Deputados marca os 50 anos da instituição do AI-5 (Cleia Viana)
Foram menos de cinco minutos de discurso, mas os efeitos duraram quase uma década. Em setembro de 1968, o então deputado Marcio Moreira Alves subiu à tribuna da Câmara e pregou o boicote aos desfiles do Dia da Independência. No plenário, quase ninguém acompanhou o discurso, mas o Palácio do Planalto decidiu processar o parlamentar por injúria. No dia 12 de dezembro, a Câmara rejeitou o pedido de licença para processar Marcito, como era conhecido. Horas depois, o general Costa e Silva decretou o Ato Institucional número 5 (AI-5).

13 de dezembro de 2018

O perfil do presidente eleito da Câmara de Altaneira


professor Francisco Adeilton da Silva exerce seu terceiro mandato como vereador de Altaneira, na Câmara Municipal de Altaneira adotou nome parlamentar Professor Adeilton.

Na última Sessão Ordinária de ontem ontem (12/12), a última do ano, o Professor Adeilton (PSD) foi eleito Presidente da Câmara para biênio 2019/2020, com o apoio do bloco formado pelos vereadores dos partidos PDT e Solidariedade.

Apresentamos a seguir o perfil do futuro presidente da Câmara Municipal de Altaneira.

Eleita a Mesa Diretora da Câmara de Altaneira para o biênio 2019/2020

Os novos membros da Mesa Diretora que comandará a Casa nos próximos dois anos (Foto: João Alves)
Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira, realizada na manhã de ontem (12/12) foi realizada a eleição para os novos membros da Mesa Diretora para biênio 2019/2020. Os vereadores Devaldo Nogueira (MDB) e Professor Adeilton (PSD) já haviam anunciado suas intenções de disputar o comando do Poder Legislativo altaneireirense.

12 de dezembro de 2018

Camilo faz corte de seis pastas e elimina quase mil cargos

Camilo reuniu o secretariado na residência oficial (Foto: Mauri Melo)
A poucos dias do recesso parlamentar, o governador Camilo Santana (PT) enviou à Assembleia Legislativa (AL-CE) mensagem que prevê "uma das reformas mais profundas" das últimas três décadas, segundo estimou o secretário do Planejamento e Gestão do Estado, Maia Jr. A informação foi antecipada pelo Blog do Eliomar.

Projeto “Escola sem Partido” é arquivado na Câmara

Comissão termina sem votar Escola sem Partido, e projeto é arquivado (Foto: Alex Ferreira)
O presidente da comissão especial do Escola sem Partido, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), encerrou ontem (11/12) o trabalho da comissão sem conseguir votar o projeto de lei (PL). Com isso, o PL é arquivado e deve retornar à pauta apenas na próxima legislatura. No discurso final, o deputado criticou os parlamentares favoráveis ao projeto, que segundo ele, não têm comparecido às sessões.

11 de dezembro de 2018

Pagamento de precatório do Fundef a educadores é defendido em audiência na Assembleia Legislativa

A audiência Pública foi em dos auditórios da AlCE (Foto: Divulgação/FETAMCE)
A destinação do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) aos professores e demais profissionais da educação foi defendida em audiência pública realizada ontem (10/12), no auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa.