31 de maio de 2016

Dia Mundial sem Tabaco: OMS defende embalagens padronizadas de cigarro

No Dia Mundial sem Tabaco, lembrado hoje (31/05), a Organização Mundial da Saúde (OMS) defendeu a adoção por países-membros de embalagens padronizadas de cigarro e correlatos. 

A ideia é que todas as embalagens desse tipo de produto passem a ser iguais, seguindo um padrão definido e que determine forma, tamanho, modo de abertura, cor e fonte, mantendo-se apenas o nome da marca.

"Temer vacila, de novo" por Guálter George

A experiência política tão justamente alardeada de Michel Temer não parece vir lhe servindo para escolher o tempo correto das decisões a tomar nos momentos de crise como chefe de um Governo instalado para, mesmo que provisoriamente, colocar ordem no País.

Era evidente a insustentabilidade da situação de Fabiano Silveira no ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, a partir do momento em que ele teve exposto parte do conteúdo de comprometedora conversa com o senador Renan Calheiros e o cearense Sérgio Machado.

30 de maio de 2016

Higor vence quarta etapa do Campeonato Municipal MTB de Altaneira

Com participação de ciclistas Crato e Juazeiro do Norte, realizou-se na manhã de ontem (29/05) no Circuito da Trilha Sítio Poças a quarta etapa do Terceiro Campeonato Municipal MTB de Altaneira.

Higor foi o vencedor no Grupo Local completando as seis voltas em 1h.38min.28seg., Lindevaldo Ferreira foi o segundo colocado e Ricardo Pereira chegou terceiro. 

Senador Eunício é vaiado durante festa do Pau da Bandeira em Barbalha

Imagem capturada do vídeo do coletivo Mídia Ninja (Reprodução)
O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) foi hostilizado por um grupo de pessoas durante a participação dele na festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, na manhã deste domingo, 29, no município de Barbalha, a 408 km de Fortaleza. Um vídeo publicado pelo coletivo Mídia Ninja mostra o momento da ação.

29 de maio de 2016

Classificação Geral do Campeonato Municipal MTB de Altaneira - 2016

O juazeirense Ruan Jacinto e o altaneirense Higor Gomes foram os vencedores da quarta etapa do Terceiro Campeonato Municipal MTB de Altaneira realizada na manhã de hoje (29/05) na Trilha Sítio Poças.

Classificação Visitantes no Campeonato Municipal MTB de Altaneira - 2016

O juazeirense Ruan Jacinto foi o vencedor da quarta etapa do Terceiro Campeonato Municipal MTB de Altaneira realizada na manhã de hoje (29/05) na Trilha Sítio Poças com o tempo de 1h.33min.42seg., Vanderlei Calista foi o segundo colocado e Luis Carlos Barroso chegou em terceiro.

Classificação Local no Campeonato Municipal MTB de Altaneira - 2016

Higor Gomes venceu a quarta etapa do Terceiro Campeonato Municipal MTB de Altaneira realizada na manhã de hoje (29/05) na Trilha Sítio Poças completando as seis voltas em 1h.38min.28seg., Lindevaldo Ferreira foi o segundo colocado e Ricardo Pereira chegou em terceiro. 

Dra. Rafaela é indicada para compor a chapa do PMDB em Altaneira

Ricardo Arrais, Eunício Oliveira e a Dra. Rafaela Gonçalves em Milagres (Foto: Luiz Pedro)
O presidente do Diretório Municipal do PMDB em Altaneira, Luiz Pedro Bezerra Neto, compartilhou na rede social Facebook imagens do Encontro Regional do partido realizada na manhã de ontem (28/05) na cidade de Milagres, Ceará, onde foi decidida a formação da chapa majoritária de oposição que deve disputar as eleições em Altaneira neste ano.

Onde está a solução para os problemas do Brasil? por Nicolau Neto

Muitos irão responder: na educação.
Outros na política partidária.
Outros ainda (este em menor proporção) na força de mobilização popular.
Na organização social, mas por onde passa a solução? Passa pela educação. No entanto a educação dos moldes em que está não contribuirá para essa tão sonhada mudança. Primeiro, porque como diria Paulo Freire “seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica” e em segundo porque é exatamente por isso que temos uma classe tão acomodada.

28 de maio de 2016

Eunício diz que PMDB terá candidatos em 100 municípios cearenses

O senador Eunício Oliveira afirmou ontem (27/05) ao jornal O Povo que nas eleições de outubro próximo o PMDB terá 100 candidaturas próprias no Ceará e apoiará nomes de demais partidos nos outros 84 municípios do Estado.

O peemedebista disse ainda que ele, Tasso Jereissati (PSDB), Lúcio Alcântara (PR), e Genecias Noronha (SD), definiram que os “quatro principais partidos de oposição” liderados por eles se aliarão na disputa em todos os 184 municípios do Estado. “Onde os candidatos deles estiverem melhores, a gente (do PMDB) apoia, onde o nosso candidato estiver melhor, eles (do PSDB, PR e SD) apoiam”, declarou.

27 de maio de 2016

Dhiogo Correia vence Simulado do Desafio 3 Horas MTB de Altaneira

O ciclista cratense Dhiogo Correia foi o campeão do Simulado do Desafio 3 Horas MTB de Altaneira realizado na manhã de ontem (26/05) no circuito da Trilha Sítio Poças em Altaneira - Ceará.

Dhiogo completou as seis voltas do Simulado em 1h.43min.33seg., Higor Gomes foi o segundo colocado com o tempo de 1h.48min.13seg. e Lindevaldo Ferreira com cinco voltas em 1h33min.58seg. 

PT deve definir nome para disputar Prefeitura de Fortaleza neste sábado

Cúpula regional do PT se reúne hoje e amanhã para definir quem será o candidato das eleições municipais deste ano. Se mais de um nome aparecer para pleito, pré-candidatos disputarão internamente no partido. 

Lideranças ainda divergem sobre nomes preferidos para representar a legenda. Entretanto, o da ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins é o mais cotado. Após definição, PT buscará alianças.

26 de maio de 2016

Relatório da CPI é apresentado em Plenário

Vereador Adeilton na Tribuna por ocasião da leitura do Relatório da CPI (Foto: João Alves)
O Relatório Final Comissão da Parlamentar de Inquérito (CPI) foi apresentado em Plenário ontem (25/05) em Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Altaneira. Logo após a abertura da Sessão o vereador Deza Soares (Solidariedade) levantou duas questões de ordem. A primeira em virtude de que a presidente não fundamentou os motivos para convocação da Sessão Extraordinária. E a segunda que o Relatório deveria ter sido publicado e distribuído entre os parlamentares e discutido e apreciado em Sessão Ordinária.

Congresso aprova projeto que altera meta fiscal de 2016

Plenário do Congresso apreciou o projeto do governo que modifica a meta fiscal (Fabio Rodrigues Pozzebom)
Em uma sessão que durou mais de 16 horas, o Congresso Nacional aprovou ontem (25/05) de madrugada, em votação simbólica, o projeto com a revisão da meta fiscal para 2016. O texto autoriza o governo federal a fechar o ano com um déficit primário de até R$ 170,5 bilhões nas contas públicas. 

25 de maio de 2016

Altaneira realiza a 6ª Conferência Municipal da Cidade

Público presente na Conferência Municipal da Cidades (Foto: João Alves)
O Governo Municipal de Altaneira através da Secretaria Municipal de Infraestrutura realizou ontem (24/05) no Salão de Atos da Secretaria Municipal de Assistência Social 6ª Conferência Municipal da Cidade, como etapa preparatória para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, será realizada em Brasília, no período de 5 a 9 de junho de 2017. 

"Querem tabelar todos os gastos, menos os juros para bancos" diz Ciro

O ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes criticou medidas econômicas divulgadas pelo presidente em exercício Michel Temer (PMDB) ontem.

Para Ciro, a tarefa da equipe de Temer “é gerar excedentes no dinheiro que vai faltar para a saúde, educação, segurança, para levar para os serviços dos bancos”.

24 de maio de 2016

Desembargador deixa de apreciar pedido de Liminar do prefeito de Nova Olinda

O desembargador Francisco Pedrosa Teixeira, relator do recurso do prefeito afastado do Município de Nova Olinda, Francisco Ronaldo Sampaio, deixou de apreciar pedido de Liminar para retorno do gestor ao cargo.

Ronaldo Sampaio foi afastado do cargo de prefeito por decisão do Juiz da Comarca de Nova Olinda que atendeu pedido do promotor de justiça em Ação Cível Pública de Improbidade Administrativa.

Presidente da Câmara convoca Sessão Extraordinária para votação do Relatório da CPI

A presidente da Câmara Municipal de Altaneira, vereadora Lélia de Oliveira (PCdoB) decidiu ontem (23/05) convocar Sessão Extraordinária para apresentação, discussão e votação do Relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

O Edital de Convocação foi publicado na edição de hoje (24/05) do Diário Oficial dos Municípios.

Vice-governadora destaca medidas do Ceará Pacífico em seminário para prefeitos

Izolda Cela proferiu em palestra no Centro de Eventos(Foto: Marcos Studart)
A vice-governadora Izolda Cela proferiu, na manhã de ontem (23/05), a palestra de abertura da quarta edição do Seminário Prefeitos Ceará 2016, no Centro de Eventos, em Fortaleza. Na ocasião, a vice do Executivo estadual destacou as medidas propostas pelo "Pacto Por Um Ceará Pacífico".

23 de maio de 2016

Higor é campeão no I Desafio MTB de Icó

O ciclista altaneirense Higor Gomes sagrou-se campeão do I Desafio MTB de Icó realizado na manhã de ontem (22/05) em circuito misto com trechos urbanos, estradas vicinais e por uma fazenda nos arredores da cidade.

Higor assumiu a liderança do pelotão desde a largada e cruzou a linha de chegada seguido por Bruno Bruce (segundo) e Allef Melo (terceiro). Richard Soares foi quarto colocado.

Eunício critica Dilma e defende Temer

Líder do PMDB no Senado e antigo aliado do PT no governo federal, Eunício Oliveira disse neste fim de semana que o governo Dilma Rousseff (PT) quebrou o País. 

Classificando última meta fiscal da petista como “uma enganação”, o peemedebista afirmou que o Congresso deve se reunir a partir de amanhã para refazer um projeto que traga “real situação do País”.

22 de maio de 2016

Dariomar deve ser candidato a prefeito

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Altaneira realizou na noite de ontem (21/05) na SS Casa de Shows mais um Encontro Municipal com a finalidade de debater a conjuntura política atual e a adoção de planos para as eleições deste.

Todos os participantes exaltaram o trabalho desenvolvido pelo ex-secretário Dariomar Soares que o credencia como o provável candidato a sucessão do prefeito Delvamberto Soares (PDT), mas não houve uma deliberação nesse sentido.

Após críticas, Temer decide recriar Ministério da Cultura

Após uma série de críticas de setores da sociedade e da classe artística, o Ministério da Cultura será recriado. A decisão do presidente interino Michel Temer foi confirmada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. 

O ministro da pasta será Marcelo Calero, que já havia sido escolhido para chefiar a área de cultura quando ainda se pensava nela como uma secretaria vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A medida provisória que trata da recriação da pasta será publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (23/05). A posse de Calero está prevista para o dia seguinte.

A decisão foi tomada após uma conversa de Temer com Mendonça Filho. O presidente expôs sua vontade de recriar a pasta recém-extinta e pediu a opinião do ministro. Mendonça Filho, então, concordou. “É um gesto no sentido de serenar os ânimos e focar no objetivo maior: a cultura brasileira”, disse o ministro, em nota divulgada ontem (21/05) pelo MEC no Facebook.

Na mesma nota, Mendonça Filho confirmou o nome de Calero como ministro. “Com Marcelo Calero, vamos trabalhar em parceria para potencializar os projetos e ações entre a educação e a cultura”. Calero chefiava, desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Ele tem 33 anos e ingressou na carreira diplomática no Itamaraty em 2007.

Desde que assumiu interinamente a Presidência da República, em 12 de maio, e anunciou a extinção do Ministério da Cultura, Temer recebeu críticas de personalidades e grupos ligados à produção cultural. No dia de sua posse como ministro, Mendonça Filho chegou a garantir uma política cultural forte, mesmo com a fusão da Cultura e do MEC. “Você pode ter dois ministérios com pouca força e também pode ter duas áreas fundamentais como cultura e educação andando mais fortalecidas”, disse na ocasião.

Mesmo após as declarações, as críticas continuaram, e a pressão pela volta do Ministério da Cultura não diminuiu. Durante encontro com servidores da Cultura, no dia 13 de maio, Mendonça Filho foi vaiado. “Me explica, por favor, como acaba um ministério sem falar com servidor”, gritavam em coro. Durante o seu discurso, o ministro foi interrompido várias vezes pelos protestos.

Na Bahia, também houve atos contrários à extinção do ministério. Manifestantes ocuparam o escritório do Ministério da Cultura em Salvador. Cineastas brasileiros também criticaram a extinção do ministério no tradicional Festival de Cannes. “A extinção do Ministério da Cultura deixou todo mundo em alerta, a gente não faz ideia do que pode vir por aí, e os sinais que têm chegado a nós não têm sido bons”, preocupou-se o cineasta pernambucano Fellipe Fernandes, que exibiu seu curta, O Delírio É a Redenção dos Aflitos, no festival francês.

Com informações Agência Brasil

21 de maio de 2016

CPI aprova Relatório Final em Altaneira

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aprovou em reunião extraordinária realizada na tarde de ontem (20/05) o Relatório Final apresentado pelo Relator vereador professor Adeilton (foto).

A CPI foi instalada em 10 de julho de 2015, constituída com a finalidade de investigar suposta prática de atos ilícitos e irregulares por autoridades municipais na contratação da empresa RECICLAN Prestadora de Serviços e Limpeza LTDA - EPP no período de 2011 a 2015. 

Vereadores repercutem críticas das redes sociais

Canal da Câmara Municipal no YouTube (Reprodução)
Os vereadores usaram parte do tema livre da Sessão Ordinária de ontem (20/05) para repercutir as críticas dos navegantes das redes sociais sobre o comportamento dos parlamentares na Sessão anterior que foi encerrada antes do horário regimental.

20 de maio de 2016

Clima tenso em Nova Olinda

Cabeludo, vereadores e novos secretários em Nova Olinda (Foto: Raimundo Soares)
A gestão do empresário Elizio Manoel Galdino, popularmente conhecido por Cabeludo (PMDB), como prefeito em exercício do Município de Nova Olinda completou uma semana ontem (19/05), mas o clima na cidade ainda é tenso em face da expectativa do retorno do prefeito afastado, Francisco Ronaldo Sampaio (PDT).

"Aquarius é um grito de resistência" Pedro Azevedo

Kleber Mendonça Filho e sua equipe denunciam atual situação política no Brasil em Cannes (Foto: Yves Herman) 
A sessão oficial de Aquarius na última terça-feira, (17/05), no Grand Théatre Lumière certamente entrará para a história como um dos momentos mais importantes do cinema brasileiro no Festival de Cannes. O gesto do diretor Kleber Mendonça Filho e sua equipe, diante dos olhos e lentes da imprensa internacional, de erguerem cartazes denunciando a atual situação política no Brasil, emocionou a plateia brasileira presente na estreia mundial do longa.

Para além dos contextos históricos e políticos, que certamente fortalecem o filme e o dão uma leitura imediata muito especial, Aquarius é cinema de primeira qualidade, primoroso em sua construção estética, estrutura narrativa e munido por uma atuação fabulosa de Sonia Braga, cuja entrega à protagonista Clara é de uma intensidade arrebatadora.

Seria tarefa difícil falar de Aquarius sem fazer alusão à O Som ao Redor (primeiro longa-metragem de ficção de Kleber Mendonça Filho), já que nos dois filmes o pernambucano toca em temas centrais à experiência social contemporânea e faz um recorte preciso das divisões e tensões de classe no Brasil. É igualmente inevitável deixar de reparar que em ambos os longas, ambientados na mesma cidade do Recife, os personagens/arquétipos parecem reprisar seus papéis/funções (inclusive com boa parte do mesmo elenco), confirmando a tendência de Kleber em explorar um universo fílmico muito próprio e autoral.

Na história, Clara (Sonia Braga) é uma jornalista de música aposentada que reside no último edifício de estilo antigo da praia de Boa Viagem. Ela também é a última moradora a permanecer no prédio que, vítima da especulação imobiliária e investidas agressivas de uma construtora, tem seu futuro ameaçado. A imobiliária Bonfim (reparem na ironia do nome) quer derrubar o Ed. Aquarius para construir um “Novo Aquarius”, mas tem como grande obstáculo a resistência de Clara, que se recusa a abandonar o antigo apartamento e todo o mar de memórias contido nele.

O rigor na composição dos enquadramentos dá um visual classudo ao filme, remetendo a um tipo de cinema do repertório pessoal de Kleber Mendonça Filho, identificado, como ele mesmo confessou em coletiva à imprensa após a exibição, com o cinema americano da década de 1970. Tela larga cinemascope, zoom in, zoom out, grua, grandes planos gerais, tudo isso ao som de canções marcantes de Roberto Carlos e Queen, onipresentes na narrativa, povoam a estética de Aquarius de forma muito orgânica.

Sonia Braga disse, em conversa com um pequeno grupo de jornalistas brasileiros, que identificou muito de sua própria personalidade em Clara ao ler o roteiro, e que o processo de transformação foi especialmente emocionante, numa simbiose muito rica entre atriz e personagem. Essa naturalidade com que Sonia interpreta a protagonista fica evidente na tela, suas falas, silêncios e fisicalidade são muito críveis, realistas, quase palpáveis.

Aquarius é uma grande síntese do Brasil atual através do estudo de uma personagem rica e instigante. Trata-se de um filme necessário em tempos sombrios, um verdadeiro grito de resistência.

Pedro Azevedo é critico de cinema, curador do Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco

Publicado originalmente no portal O Povo Online

19 de maio de 2016

Zona Rural de Altaneira ganhará novos poços profundos

Equipamentos da SOHIDRA já se encontram em Altaneira (Foto: João Alves)
Foi publicada no portal do Governo Municipal de Altaneira a informação de que se encontra no Município os equipamentos para perfuração de poços profundos nas comunidades da Taboquinha, Taboleiro, Córrego, Samambaia e Serra do Valério. Os equipamentos são da Superintendência de Obras Hidráulicas do Governo do Estado do Ceará.  

18 de maio de 2016

Comportamento dos vereadores volta a ser alvo de críticas nas redes sociais

Imagem capturada do canal da Câmara no You Tube (reprodução)
Apesar das poucas visualizações do vídeo das transmissões das Sessões da Câmara Municipal de Altaneira o comportamento dos vereadores recebeu várias criticas dos navegantes nas redes sociais, especialmente em virtude do encerramento, antes do prazo da Sessão da última sexta-feira (13/05).

17 de maio de 2016

Protesto fecha CE-292 entre Crato e Nova Olinda

Manifestantes pede a restauração da rodovia (Foto; Franzé Sousa)
Trabalhadores rurais bloquearam na manhã de ontem (16/05) trecho da Rodovia CE-292, em protesto pelas péssimas condições da rodovia. O trecho interditado fica nas proximidades da Floresta nacional do Araripe, entre os municípios de Crato e Nova Olinda. A rodovia é o principal acesso para os estados do Piauí, Maranhão e Tocantins.

Prefeitos têm encontro com Presidente em Exercício

Prefeitos de capitais e cidades médias de todo o Brasil foram convocados pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para reunião emergencial em Brasília nesta quarta-feira (18/05).

O objetivo do encontro, sugerido pelo prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), é discutir propostas a serem encaminhadas ao presidente em exercício Michel Temer (PMDB). As propostas serão transformadas em documento.

16 de maio de 2016

Governador e Prefeito apostam no diálogo, Ciro ataca Temer

Três líderes políticos cearenses alinhados com a presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), manifestaram-se durante o final de semana sobre o novo momento nacional, com a posse de Michel Temer (PMDB) devido à abertura de processo de impeachment contra a petista pelo Senado Federal. 

O governador Camilo Santana (PT) e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB), em tom mais tranquilo, defendendo que se dê um tempo para acomodação do novo quadro político, enquanto o ex-governador (ex-ministro e ex-deputado) Ciro Gomes foi às redes sociais para apontar que falta “legitimidade” a Temer e seu governo.

15 de maio de 2016

"Sem Festas" por Caetano Veloso

Parece que há quem queira festejar. Eu, neste primeiro momento do governo Michel Temer, só tenho mesmo é uma grande queixa a fazer: a extinção do MinC é ato retrógrado.

Depois de já haver, oportunisticamente, desistido de diminuir o número de ministérios, Temer, premido pela má repercussão da notícia, voltou a fazer o que a maioria dos brasileiros, acertadamente, quer: enxugar a máquina administrativa, na crença de que, assim, faz economia e livra-se do toma-lá-dá-cá.

Para especialistas, fim da CGU enfraquece controle e combate à corrupção no país

A perda de identidade e o enfraquecimento da independência no trabalho de combate à corrupção estão entre as principais preocupações de servidores federais e especialistas diante da mudança na Controladoria-Geral da União (CGU), que passou integrar o Ministério da Fiscalização, Transparência e Controle, criado pelo presidente interino Michel Temer.

Cemitério Facebook por Felipe Marra Mendonça

O Facebook deve tornar-se um cemitério virtual em 2098. Essa é a estimativa de um pesquisador da Universidade de Massachusetts, Hachem Saddiki.

Ele analisou o ritmo de crescimento de contas para encontrar esse ponto onde a relação entre “vivos” e “mortos” na rede social deve se inverter, ou seja, quando o número de usuários vivos será ultrapassado por aquele dos que criaram uma conta em vida, mas morreram durante o período.

A estimativa foi feita com base nas estatísticas de mortalidade nos Estados Unidos fornecidas pelo Centro de Controle de Doenças do governo.

As contas “mortas”, naquele momento, tomarão a rede e não poderão ser eliminadas a não ser por alguém autorizado pelo titular. As regras atuais do Facebook estabelecem que as contas só podem ser extintas nessas condições. Sem uma autorização formal, os familiares ou herdeiros só podem torná-la “comemorativa”, quando as informações e posts continuam visíveis como uma espécie de memorial.

Segundo cálculos, em 2016 devem morrer perto de 970 mil usuários do Facebook. Esse número é quase o dobro dos 580 mil de 2012.  Em 2010, eram 390. O crescimento reforça a previsão de Saddiki e ressalta o problema a ser enfrentado pelo Facebook, de facilitar a vida dos herdeiros quando o dono da conta morre.

Uma solução apontada pela rede social é pedir a todo usuário para nomear um “contato para o legado”, um executor virtual com poderes para gerir a conta no caso de falecimento do titular.


Segundo a proposta, o contato deve ter ao menos 18 anos e pode administrar a página depois da morte do titular para escrever a última mensagem e aprovar ou não novos pedidos de amizade. O gestor pode também atualizar a foto de perfil e a foto de capa.

14 de maio de 2016

Mais uma vez Sessão da Câmara Municipal acaba em tumulto

A Sessão da Câmara Municipal de Altaneira realizada na tarde de ontem (13/05) foi encerrada antes do horário previsto em virtude do descontrole do presidente em exercício, Genival Ponciano (PTB) e da falta de respeito do vereador Deza Soares (Solidariedade) que insistia em continuar com a palavra após o presidente determinar o encerramento das discussões.

Após ministério político, Temer anuncia cortes de até 4 mil comissionados

O presidente em exercício Michel Temer reuniu pela primeira vez sua equipe ministerial. (Foto: José Cruz)
Mesmo com ministério formado após ampla disputa por espaços, governo Michel Temer (PMDB) anunciou ontem uma espécie de “pente-fino” na máquina pública. Em sua 1ª reunião com a equipe ministerial, o presidente em exercício orientou a equipe para a auditoria de programas sociais e cortes de até 25% dos cargos comissionados e gratificações.

Ministro da Fazenda cogita volta da CPMF

Ainda não há medidas concretas, mas em primeira entrevista à imprensa, o novo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, deu sinais da condução econômica do País no governo do presidente em exercício Michel Temer (PMDB). 

Uma delas, é a possível volta da CPMF, que está em tramitação no Congresso. “Não se deveria haver aumento de imposto. No entanto, existe uma prioridade, que é o equilíbrio das contas”.

13 de maio de 2016

Os herdeiros políticos em Altaneira

Uma “tradição” histórica na política do Ceará e do Brasil, em que as lideranças políticas buscam na própria família os sucessores de seus legados eleitorais, vem sendo adotada nos últimos pleitos em Altaneira.

A primeira tentativa de emplacar um sucessor político em Altaneira aconteceu em 1988, quando o ex-prefeito João Ivan Alcântara lançou seu sobrinho Marques Dorivan de Oliveira candidato a vereador. Dorivan, filho do ex-vereador Olival Furtuoso de Oliveira, apesar de bem votado no primeiro pleito não seguiu na política.

Cabeludo toma posse como prefeito de Nova Olinda

O empresário Elisio Manoel Galdino, popularmente conhecido por Cabeludo foi empossado ontem (12/05) em Sessão Extraordinária da Câmara Municipal no cargo prefeito do Município de Nova Olinda.

A posse do vice-prefeito se deu em virtude de decisão liminar proferido pelo Juiz de Direito da Comarca de Nova Olinda, Dr. Herick Bezerra Tavares, a requerimento do Promotor de Justiça Dr. Daniel Ferreira de Lira em Ação Cível de Improbidade Administrativa que afastou das funções o prefeito Francisco Ronaldo Sampaio. 

12 de maio de 2016

DER lança edital para a restauração do trecho Crato – Nova Olinda

Rodovia CE 392 nas proximidades da entrada para o Distrito de Santa Fé (Foto: Raimundo Soares Filho)
O Departamento Estadual de Rodovias (DER) lançou o edital para a restauração da rodovia CE-292, no trecho Crato – Nova Olinda, com acesso a Santa Fé. A previsão é que a abertura das propostas, realizada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), ocorra no mês de julho. A obra irá integrar o Programa Viário de Integração e Logística (Ceará IV).

Por 55 votos a 22 Senado abre processo de impedimento e afasta a presidente Dilma

Votação do processo de impeachment de Dilma Rousseff no plenário do Senado (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom)
O Senado aprovou na manhã de hoje (12/05), por 55 votos a favor e 22 contra, a admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Com isso, o processo será aberto no Senado e Dilma será afastada do cargo por até 180 dias, a partir da notificação. Os senadores votaram no painel eletrônico. Não houve abstenções. Estavam presentes 78 senadores e senadoras. 

Por que os líderes da oposição não comentam a pré-candidatura de Ricardo Arrais?

Enviamos a indagação acima a várias lideranças dos três grupos que atualmente se apresenta na conjuntura política do Município de Altaneira. Alguns retornaram com respostas simples e curtas e outros preferiram ignorar a pergunta ou fingiram que não viram.

O presidente do PMDB disse que não compreende a ausência de comentários, mas acredita que as lideranças devem se reunir para discutir alguma coisa e que tem conversado com várias pessoas e assegura que o nome de Ricardo está sendo bem acolhido e aceito. 

5.053 estão aptos a votar em Altaneira

O Cartório Eleitoral da 53ª Zona divulgou na tarde de ontem (11/05) o número total de eleitores aptos a votar no Município de Altaneira no pleito de outubro próximo. Apenas 5.053 eleitores estão aptos a escolher o prefeito e os vereadores pelos próximos quatro anos. Em 2012 eram 5.918 eleitores.

O documento publicado no Cartório Eleitoral relaciona também os locais de votação com a distribuição do eleitoral e a divisão das seções eleitorais.

Nas eleições deste ano funcionarão 23 seções eleitorais distribuídos em 08 locais, sendo 4 na Zona Rural e 4 na Zona Urbana. A Escola Municipal 18 de Dezembro é o local que receberá o maior número de eleitores com 1.608 votantes.

A seção com maior número de eleitores é a 97, localizada no Posto de Saúde no Sítio Tabuleiro com 298 votantes e a menor fica no Posto de Saúde do Sítio Serra do Valério e receberá apenas 122 eleitores.

Ainda existem alguns recursos de indeferimentos de inscrição e transferência de eleitor que pode alterar o número do eleitorado, mas provavelmente estes eleitores ficaram fora da lista de votação do dia 02 de outubro.

Na primeira semana de junho a Justiça Eleitoral deve tornar disponível aos partidos políticos a relação de todos os devedores de multa eleitoral, a qual embasará a expedição das certidões de quitação eleitoral e no dia 13 de junho inicia do período para nomeação dos membros das mesas receptoras e pessoal de apoio logístico dos locais de votação.

O eleitor que pretende trabalhar como mesário nas próximas eleições pode procurar o Cartório Eleitoral e se inscrever como voluntário.

11 de maio de 2016

TCM atribui nota 7,3 ao Portal da Transparência de Altaneira

Pesquisa realizada pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) analisou informações presentes nos portais de transparência dos 184 municípios do Estado do Ceará, estabelecendo o Índice de Transparência Municipal – uma escala de notas baseada no nível de conformidade à Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009) e à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).

O resultado do primeiro monitoramento permitiu comprovar que 52,17% (96) tiveram nota entre 7 e 10, enquanto 32,61% (60) alcançaram notas acima de cinco e 15,22% (28) têm nota abaixo de cinco.

Senado cassa mandato de Delcídio do Amaral

Senado votou pela cassação de Delcídio do Amaral por 74 votos favoráveis e uma abstenção (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom)
O plenário Senado decidiu ontem (10/05), por 74 votos favoráveis, uma abstenção e nenhum voto contrário, cassar o mandato do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS). A votação aberta foi feita por meio de painel eletrônico. A abstenção foi do senador João Alberto Souza (PMDB-MA), presidente do Conselho de Ética do Senado. Com a cassação, além da perda do mandato, Delcídio ficará inelegível por oito anos.

Ricardo Melo assume presidência da EBC

Jornalista Ricardo Melo discursa na solenidade posse no cargo de diretor-presidente da EBC (Foto Juca Varella)
O jornalista Ricardo Melo, 60 anos, tomou posse ontem (10/05) como diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em discurso, o novo presidente destacou entre as prioridades, para os seus quatro anos de mandato, a autonomia financeira da empresa, o cumprimento dos pressupostos da Constituição Federal sobre comunicação pública e a valorização dos funcionários.

“Brasil tem longa tradição de golpes brancos” por Flavio Aguiar

O golpe em curso no Brasil, e que nesta quarta-feira vai atingir um novo momento de clímax com a votação do afastamento da presidenta Dilma Rousseff, consagrou aqui na Alemanha o nome "kalter Putsch" - "golpe frio" - como sua certidão de batismo. Criada, ao que parece, pela revista Der Spiegel, a expressão se espalhou por toda a imprensa alemã.

10 de maio de 2016

Dariomar e Ricardo conversam sobre Política na Praça

Dariomar Soares e Ricardo Arrais na Praça Manoel Pinheiro de Almeida no centro da cidade (Foto: João Alves)
Garoto Beleza tá em todas, foi assim que ex-secretário de Governo, Dariomar Soares iniciou o seu agradecimento as dezenas de comentários a imagem acima compartilhada pelo Garoto Beleza, João Alves, na rede social Facebook com a seguinte legenda: “O Garoto Beleza ai passando pela Praça Manuel Pinheiros de Almeida e encontrou esses dois Cidadãos altaneirenses, Dariomar Soares e Ricardo Arrais falando sobre o Futuro de Altaneira.”

"O que começa mal nunca consegue terminar bem" por Guálter George

Eduardo Cunha e Waldir Maranhão em sessão da Câmara (Foto: Pedro Ladeira)
O imbroglio que tem envolvido a tramitação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Congresso Nacional encontrará justificativa, muito provavelmente, na forma atabalhoada como tudo começou, lá naquele 2 de dezembro de 2015.