30 de junho de 2023

Manifestação marca inicio da greve dos profissionais da enfermagem

Profissionais da enfermagem iniciam greve em Fortaleza: "agora é rua" (Foto: Reprodução/ Sindsaúde)

Profissionais da enfermagem se reuniram em frente à sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Fortaleza, para uma manifestação que marcou o início de uma greve da categoria na manhã desta quinta-feira, 29. Os trabalhadores cobram a implantação do piso salarial.

Aberta a 26ª edição do Foro de São Paulo em Brasília

Lula fala no seminário sobre a integração latino-americana e caribenha e os desafios de países com governos progressistas (Foto: Reprodução/PT)

Fetiche da extrema direita, a 26ª edição do Foro de São Paulo — que reúne partidos e organizações políticas de esquerda dos países da América Latina, começou morna, em um hotel do centro de Brasília. Promovida por PT e PCdoB, a edição deste ano teve início com um seminário sobre a integração latino-americana e caribenha e os desafios de países com governos progressistas, antes mesmo da solenidade oficial de abertura, no fim do dia, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

29 de junho de 2023

Vereadora registra encerramento da 10ª edição da Copa MTB Altaneira na Câmara Municipal

A vereadora Roberci Vânia também entregou ao presidente da Casa duas postagens do BA sobre Etapa Final da Copa (Foto: Ricardo Justino)

A vereadora Roberci Vânia Oliveira (PSD) registrou no expediente da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (28/06) o encerramento da 10ª edição da Copa MTB Altaneira.

Altaneira permanece entre 10 municípios menos populosos do Ceará

Altaneira teve uma redução populacional em mais de 1% nos últimos 12 anos (Foto: Mailton Filho)

É o mesmo título da postagem de 2010, com um agravante, Altaneira teve uma redução no número de habitantes. Os dados do Censo Demográfico 2022 divulgados na manhã de ontem (28/06) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostram uma redução de mais 1% na população altaneirense, totalizando apenas 6.782 habitantes. Em 2010, data da última pesquisa censitária nacional, a população de Altaneira era 6.821 habitantes.

Censo 2022: o novo desenho da população do Ceará

O novo retrato demográfico do Ceará apresentado na prévia do Censo de 2022 aponta o segundo menor crescimento populacional desde o início da série histórica, em 1872. Nos últimos 12 anos, o número de habitantes no Estado subiu de 8,4 milhões para 8,9 milhões, alta de 5,72%. O mais baixo percentual,5,39%, foi registrado entre os recenseamentos de 1890 e 1900.

IBGE divulga resultados do Censo 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã de ontem (28/06) os Primeiros Resultados de População e Domicílios do Censo Demográfico 2022, apresentando um conjunto de informações básicas sobre os totais populacionais e de domicílios no País em diferentes níveis geográficos e recortes, além de diversos indicadores derivados dessas informações, como a média de moradores por domicílio, a densidade demográfica e a taxa de crescimento anual da população e dos domicílios.

28 de junho de 2023

Lula nomeia primeira mulher negra para o TSE

A advogada Edilene Lobo é mineira, doutora pela PUC Minas
e mestre pela UFMG (Foto: Reprodução/Youtube)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, confirmou na abertura da Sessão Plenária de ontem (27/06) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou a advogada Edilene Lobo para o cargo de ministra substituta da Corte. 

Bolsonaro, o ex-presidente em seu labirinto, por Luiz Carlos Azedo

O ex-presidente da República quer manter-se na mídia como
vítima de suposta perseguição política
  (Foto: Bruno Santos)

Com perdão para a memória de Simón Bolívar, o Libertador, e parafraseando Gabriel García Márquez, a história do ex-presidente Jair Bolsonaro começará a ser contada a partir de seu julgamento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deve condená-lo à inelegibilidade até 2030. O ex-capitão, como o general de romance histórico da literatura latino-americana, construiu um labirinto do qual não consegue sair. Como o personagem fictício, cuja trajetória é fiel aos fatos históricos, Bolsonaro ingressa agora numa fase na qual toda glória se foi. Precisará de muita resiliência para enfrentar mais de uma dúzia de processos, sem a prostração e a angústia do mitológico caudilho de Gabo no final de sua vida.

Relator vota pela inelegibilidade de Bolsonaro por 8 anos

O ministro Benedito Gonçalves foi o único a votar, 
julgamento será retomado na sessão (Foto: Alejandro Zambrana)

"O Tribunal Superior Eleitoral se manterá firme em seu dever de, como órgão de cúpula da governança eleitoral, transmitir informações verídicas e atuar para conter o perigoso alastramento da desinformação que visa desacreditar o próprio regime democrático”. A afirmação foi feita na sessão desta terça-feira (27) pelo corregedor-geral da Justiça Eleitoral e relator da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) 0600814-85, ministro Benedito Gonçalves, ao votar pela inelegibilidade, por oito anos, de Jair Bolsonaro, candidato à Presidência da República nas Eleições 2022, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, cometidos em reunião com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada, em 18 de julho de 2022.

27 de junho de 2023

Em reunião com aliados Cid fala em “apaziguar” o PDT

Cid Gomes fala aos pedetista em Fortaleza (Foto: Gabriel Amora)

Em reunião realizada ontem (26/06) com a presença de deputados, prefeitos, vereadores e lideranças políticas, o senador Cid Gomes disse que evitar que o legado do PDT Ceará se esfacele por conta do racha interno será uma de suas missões. Ele fez questão de ouvir de cada um as estratégias para manter o partido unido.

26 de junho de 2023

Os Campeões e Campeãs da 10ª edição da Copa MTB Altaneira

Ciclistas são divididos em 7 grupos na CMTBA (Fotos: Equipe Ultradical)

Realizou-se na manhã de ontem (25/06) no Circuito 3 da Trilha Sítio Poças a Etapa Final da 10ª edição da Copa MTB Altaneira. Ao todo 65 homens, 11 mulheres e 8 crianças participaram da competição que foi disputada em seis etapas com modalidades de XCE, XCC, XCP e o tradicional XCO.

Dhiogo Correia e Priscila Nergino vencem Etapa Final da 10ª. edição da Copa MTB Altaneira

Foi quinta vitória de Dhiogo e a primeira de Priscila na temporada (Fotos: Lucas Gomes) 

Realizou-se na manhã de ontem (25/06) no Circuito 3 da Trilha Sítio Poças em Altaneira a Etapa Final da 10ª. edição da Copa MTB Altaneira. Apenas 24 homens, 5 mulheres e 3 crianças participaram da prova, que foi disputada na modalidade XCO.

25 de junho de 2023

Classificação Local da 10ª edição da Copa MTB Altaneira (Final)

Apenas 7 ciclistas altaneirense disputaram a da Etapa Final da 10ª. da Copa MTB Altaneira realizada na manhã de hoje (25/06). A prova foi disputada no Circuito 3 da Trilha Sítio Poças, na modalidade XCO. Confira a Classificação Final Local na CMTBA em 2023:

Classificação Visitante da 10ª edição da Copa MTB Altaneira (Final)

Os ciclistas de outras cidades disputam a Camisa Rosa. Apenas 14 ciclistas das cidades Assaré, Farias Brito, Crato e Nova Olinda visitantes disputaram a Etapa Final da 10ª. da Copa MTB Altaneira realizada na manhã de hoje (25/06). A prova foi disputada no Circuito 3 da Trilha Sítio Poças, na modalidade XCO. Confira a Classificação Final dos Visitantes na CMTBA em 2023:

Classificação Veterano da 10ª edição da Copa MTB Altaneira (Final)

Os ciclistas com mais de 45 anos disputam a Camisa Verde de Campeão Veterano. 7 ciclistas nesta faixa etária participaram da Etapa Final da 10ª. da Copa MTB Altaneira realizada na manhã de hoje (25/06). A prova foi disputada no Circuito 3 da Trilha Sítio Poças, na modalidade XCO. Confira os 10 primeiros colocados no grupo Veterano da CMTBA em 2023:

Classificação Jovem da 10ª edição da Copa MTB Altaneira (Final)

Os ciclistas com até 23 anos de idade disputam na Copa MTB Altaneira a Camisa Vermelha de Campeão Jovem. Apenas 3 ciclistas nesta faixa completaram da Etapa Final da 10ª. da Copa MTB Altaneira realizada na manhã de hoje (25/06). A prova foi disputada no Circuito 3 da Trilha Sítio Poças, na modalidade XCO. Confira a Classificação Final no grupo Jovem da CMTBA em 2023:

Classificação Juvenil da 10ª edição da Copa MTB Altaneira (Final)

Apenas 3 crianças participaram da Etapa Final da 10ª. da Copa MTB Altaneira realizada na manhã de hoje (25/06) no Circuito 4 da Trilha Sítio Poças. Confira a Classificação Final da categoria Juvenil da CMTBA em 2023:

Classificação Elite Feminina da 10ª edição da Copa MTB Altaneira (Final)

Apenas 11 ciclistas participaram da 10ª. da Copa MTB Altaneira. Em 2023 a competição foi disputada em 4 modalidades: XCE,  XCC, XCP e XCO. A Etapa Final foi disputada na manhã de hoje (25/06) no Circuito 3 da trilha Sítio Poças. Confira a Classificação Final da Elite Feminina da CMTBA 2023:

Classificação Geral da 10ª edição da Copa MTB Altaneira (Final)

Apenas 65 ciclistas disputaram a 10ª. da Copa MTB Altaneira. Em 2023 a competição foi disputada em 4 modalidades: XCE,  XCC, XCP e XCO. A Etapa Final foi disputada na manhã de hoje (25/06) no Circuito 3 da trilha Sítio Poças. Confira a Classificação Geral da CMTBA em 2023:

Resultado da Etapa Final da 10ª. edição da Copa MTB Altaneira (XCO 3)

Apenas 24 homens, 5 mulheres e 3 crianças participaram da Etapa Final da 10ª. edição da Copa MTB Altaneira, disputada na manhã de hoje (25/06) no Circuito 3 da Trilha Sítio Poças. Confira o Resultado oficial da Etapa Final da CMTBA 10:

Trilha Sítio Poças sedia Etapa Final da 10ª edição da Copa MTB Altaneira

O cratense Dhiogo Correia e a fariasbritense Priscila Nergino
lideram as duas principais categorias da Copa (Fotos: equipe Ultradical)

Logo mais às 9h será dada a largada para a Etapa Final da Copa MTB Altaneira (CMTBA), com a participação de ciclistas das cidades Altaneira, Assaré, Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte e Nova Olinda.

Especialistas fazem balanço positivo da viagem de Lula à Europa, mas acordo comercial é incerto

 

Em Paris, Lula também se encontrou com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa  (Foto: Ricardo Stuckert)

Em semana com agenda diplomática cheia na Itália e na França, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um balanço positivo da política externa. Especialistas ouvidos pelo Correio reconhecem que as viagens de Lula recolocam o Brasil no cenário internacional, porém, eles veem entraves no fechamento do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia (UE), que vem sendo negociado há 24 anos, mas resiste às exigências ambientais impostas pelo bloco europeu.

24 de junho de 2023

Comissão divulga relação de candidatos habilitados para eleição ao Conselho Tutelar em Altaneira

Foi publicada no portal oficial do Governo Municipal, nessa manhã de ontem (23/06) a relação os candidatos habilitados para escolha dos membros do Conselho Tutelar do Município de Altaneira.

Por que encontro na França não atendeu aos interesses do Brasil e outros países emergentes

O encontro, que contou com a presença de dezenas de chefes de Estado (Foto: Ricardo Stuckert)

A Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global - uma iniciativa do presidente francês, Emmanuel Macron, com o objetivo de redesenhar um novo sistema de financiamento que permita aos países pobres e em desenvolvimento lutarem contra as mudanças climáticas e a pobreza – encerrada nesta sexta-feira em Paris "não atendeu aos interesses dos emergentes", mas "serviu como um aquecimento" para o G20, que o Brasil presidirá a partir de dezembro pelo período de um ano, na avaliação de uma fonte da diplomacia brasileira.

23 de junho de 2023

Fóssil Ubirajara jubatus retorna ao Cariri

Fóssil Ubirajara jubatus ficará exposto no Crato até próxima terça-feira (Foto: Reprodução/URCA)

A Universidade Regional do Cariri (Urca), através do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, iniciou ontem (22/03) a exposição do fóssil Ubirajara jubatus. A relíquia ficará à disposição da comunidade, até a próxima terça-feira (27), no auditório do Geopark Araripe, no município do Crato. O objetivo é a popularização cada vez maior das riquezas fossilíferas do Ceará, atraindo assim turistas, estudantes, cientistas e interessados em geral.

Lula discursa em festival de rock em Paris

 Convidado pelo líder da banda Coldplay, Lula sobe ao palco de um megashow em Paris e cobra dos países ricos dinheiro para combater o desmatamento da floresta (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou, ontem, no festival de música Power our planet, no Campo de Marte, em Paris. O chefe do Executivo afirmou que países ricos têm uma "dívida histórica" e devem financiar a preservação de florestas como a Amazônia. E apontou que não é o povo africano ou latino-americano que polui o mundo, mas "aqueles que fizeram a Revolução Industrial"

Supremo confirma que cerimônia de posse de Zanin será em 3 de agosto

Presidente do STF, Rosa Weber, recebeu o advogado Cristiano Zanin,
aprovado para o cargo de ministro do Tribunal (Foto: Fellipe Sampaio)

O ministro Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aprovado pelo Senado para o Supremo Tribunal Federal (STF), tomará posse na corte no dia 3 de agosto. A data, confirmada pela corte, foi escolhida pela ministra Rosa Weber durante reunião com o novo magistrado, nesta quinta-feira (22/6).

22 de junho de 2023

Lula vai ao Vaticano e tem encontro com o Papa Francisco

Presidente Lula e a primeira-dama a Janja foram recebidos
 pelo Papa Francisco no Vaticano  (Foto: Ricardo Stuckert)


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu ontem (21/06) com o Papa Francisco, no Vaticano. Lula esteve acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, durante o encontro.

Autoridades parabenizam Zanin por aprovação ao STF

Cristiano Zanin foi parabenizado por uma série de autoridades que compõem os Três Poderes (Foto: Waldemir Barreto)

Aprovado na noite de ontem (21/06) no plenário do Senado Federal para assumir vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin foi parabenizado por uma série de autoridades que compõem os Três Poderes. Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o advogado assumirá a vaga do ministro Ricardo Lewandowski, aposentado da vaga por atingir a idade de 75 anos.

Senado aprova Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal

Cristiano Zanin foi sabatinado na Comissão de
Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (Foto: Pedro França)

O Plenário do Senado aprovou ontem (21/06) a indicação do advogado Cristiano Zanin Martins para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A votação secreta terminou com 58 votos a favor e 18 contrários. O relator da indicação presidencial foi o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Será feita a comunicação à Presidência da República.

21 de junho de 2023

Gestão Municipal comemora resultado do SPAECE em Altaneira

Foi publicado no portal oficial do Governo Municipal de Altaneira uma nota informando que a Educação de Altaneira se consagrou “como a maior proficiência do CREDE 18”, informando que a situação foi “constatada pelos dados oficiais divulgados pelo SPAECE, que é o órgão de avaliação permanente do Estado do Ceará”.

Governo do Estado premia "Escolas Nota 10" no Ceará

O governador Elmano de Freitas ressaltou o esforço de todos
para recuperar os impactos impostos pela Covid-19 (Foto: Carlos Gibaja)

O Ceará conseguiu recuperar os índices pré-pandemia na aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental na rede pública. A informação foi divulgada pelo governador Elmano de Freitas, em transmissão ao vivo nas redes sociais, nesta terça-feira (20). Os dados são do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece), em avaliação aplicada em 2022 com 293.825 estudantes distribuídos em 3.840 escolas dos 184 municípios. A transmissão, que contou com a participação da secretária da Educação, Eliana Estrela, também apresentou os resultados das Escolas Nota 10.

Ex-diretor da PRF tenta blindar Bolsonaro na CPMI do 8 de janeiro

Silvinei Vasques negou qualquer tipo de envolvimento do ex-presidente Bolsonaro nas operações feitas pela corporação no segundo turno das eleições (Foto: Minervino Júnior)

Em uma sessão tumultuada da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques procurou blindar o ex-presidente Jair Bolsonaro. O depoimento do policial abriu a série de oitivas que o colegiado fará na apuração dos ataques antidemocráticos.

20 de junho de 2023

Governo do Ceará apresenta dados do Spaece 2022 e Escolas Nota 10

Nesta terça-feira (20/06), às 14 horas, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, apresenta à imprensa os resultados do Ensino Fundamental no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) aplicado em 2022, o primeiro após a pandemia.

19 de junho de 2023

SECULT lança o calendário do XXIII Ceará Junino

A secretária Luisa Cela participou do ato no Complexo Cultural
Estação das Artes (Foto: Thiago Matine)

Numa festa que reuniu toda emoção dos festejos juninos na Estação das Artes, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará lançou a 23ª edição do Ceará Junino, que contempla o apoio a 136 projetos de quadrilhas juninas em todo o Estado, assim como a realização de 21 Festejos Regionais e do Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino 2023.

Semana inicia com pauta do Judiciário intensa

O TSE iniciará julgamento de uma ação que pode resultar na
inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: Alejandro Zambrana)

O Poder Judiciário está no centro do debate político dos próximos dias. Na agenda da semana consta que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgará uma ação que pode resultar na inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ao mesmo tempo, o Senado sabatina o advogado Cristiano Zanin Martins, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a cadeira que está vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

18 de junho de 2023

Iniciados os preparativos para a COP-30 em Belém

No ato Lula estava junto ao governador do estado Helder Barbalho (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu o pontapé inicial na organização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em cerimônia na cidade sede Belém (PA), neste sábado (17/6). O evento acontecerá em novembro de 2025,

17 de junho de 2023

Altaneira tem duas “Escolas Nota 10”

Foi publicada no portal oficial do Governo Municipal na tarde de ontem (16/06) uma nota informando que o Município de Altaneira foi contemplado, mais uma vez, com duas escolas no “PRÊMIO ESCOLA NOTA 10” do Governo do Estado do Ceará. As escolas premiadas foram duas unidades de tempo integral, a Escola Joaquim Rufino e a Escola Joaquim Soares, ambas no segundo ano.

Minuta golpista de Mauro Cid cita jargão de Bolsonaro e argumentos sobre rádios

esboço de decreto de estado de sítio encontrado no celular do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, cita frase comumente usada pelo ex-presidente (Foto: Alan dos Santos)

A minuta golpista encontrada no celular de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), buscava encontrar argumentos para decretar um golpe de estado. O documento traz especialistas e personagens históricos para justificar um Estado de Sítio e, no trecho de encerramento em que anuncia o golpe, usa o jargão de Bolsonaro, "jogando dentro das quatro linhas". Dados e análise do documento foram divulgados pela Polícia Federal.

16 de junho de 2023

Os aspectos socioeconômicos da mineração de cobre e os impactos no Meio Ambiente

Mina de Cobre na Chapada em Goiás (Foto: Divulgação/Brasil Mineral)

Os principais impactos da mineração de cobre ocorrem no solo e nas águas superficiais e subterrâneas. No solo, o cobre ataca fortemente a matéria orgânica, impede o crescimento da vegetação e é uma via para a acumulação em animais. Porém, devido as suas características físico-químicas, a contaminação em solos é próxima a fonte, não percorrendo grandes distâncias. A principal fonte de contaminação é através das pilhas de rejeito.

Lula cobra de ministros mais articulação com o Congresso

Lula também pediu que as informações sejam centradas na Secom (Foto: Ricardo Stuckert)

Em sua terceira reunião ministerial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma série de cobranças e deu início ao que chamou de "segundo passo" para o governo, que é a concretização das medidas já anunciadas.

15 de junho de 2023

Representantes das empresas de mineração prestam esclarecimentos de suas atividades na Câmara de Altaneira

Os técnicos confirmaram que a operação tinha por objetivo o minério de cobre,
mas o foco passou a ser lantanídeos (Foto: Ricardo Justino)
 

Parte do expediente da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (14/06) foi dedicada aos representantes das empresas Fortescue e Cabugi que prestaram esclarecimentos aos parlamentares sobre as atividades das empresas no Município.

A estrela de Haddad brilha com a nova classificação de risco, por Luiz Carlos Azedo

O ministro Fernando Haddad a nova classificação de risco da agência S&P Global Ratings (Foto: Rovena Rosa)

O ministro mais bem-sucedido do governo Lula até agora é Fernando Haddad, da Fazenda, que está construindo a sua própria blindagem no Congresso, com muito diálogo, capacidade de articulação e uma orientação econômica que vem obtendo resultados positivos e mais aceitação no mercado. A blindagem política do ministro da Fazenda foi um dos principais fatores de sucesso do presidente Fernando Henrique Cardoso e do próprio presidente Lula, nos mandatos anteriores.

Lula sanciona Lei Geral do Esporte

 ministra do Esporte, Ana Moser e a senadora Leila Barros com Lula após a solenidade de sanção da Lei (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (14) a Lei Geral do Esporte (LGE). O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional no mês passado e regulamenta a prática desportiva no país em um único texto legislativo. Com isso, a LGE reúne agora toda a legislação relacionada à área esportiva, como a Lei Pelé (Lei 9.615, de 1998), o Estatuto do Torcedor (Lei 10.671, de 2003), a Lei de Incentivo ao Esporte (Lei 11.438, de 2006) e a Lei da Bolsa Atleta (Lei 10.891, de 2004).

14 de junho de 2023

Presidente de Comissão corta palavra do prefeito na Câmara de Altaneira

Ariovaldo Soares, no centro, é o presidente da Comissão Permanente (Foto: Ricardo Justino)

O que seria apenas mais uma formalidade para cumprir as exigências legais, a Audiência Pública realizada na manhã de ontem (17/06) na Câmara Municipal de Altaneira ganhou repercussão pela intervenção do presidente da Comissão Permanente da Casa, vereador Ariovaldo Soares (PDT) na fala do prefeito municipal, Dariomar Rodrigues (PT).

Presidente do TSE diz que julgamento de Bolsonaro no TSE "caiu na vala comum"

O ministro Alexandre de Moraes afirmou que a análise seguirá de acordo com a “lei e a Constituição” (Foto: Alejandro Zambrana)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), comentou, nesta terça-feira (13/6), sobre o julgamento que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível. O magistrado afirmou que o processo caiu na “vala comum” da Justiça e disse que a análise seguirá de acordo com a “lei e a Constituição”.

13 de junho de 2023

Fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus é repatriado ao Brasil e entregue ao Governo do Ceará

O governador Elmano de Freitas participou da cerimônia de repatriação do fóssil no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Foto: Reprodução/MCTI)

Levado ilegalmente da Bacia do Araripe, no Cariri, para a Alemanha há quase 30 anos, o fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus volta ao Brasil depois de uma longa espera. A cerimônia de repatriação do fóssil aconteceu na tarde de ontem (12/06), em Brasília, e contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e outras autoridades.

União Europeia promete 20 milhões de euros para Fundo Amazônia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von d er Leyen,
anunciou o valor em encontro com o presidente Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

Em peregrinação pela América Latina, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse anunciou ontem (12/06) que a União Europeia destinará 20 milhões de euros para o Fundo Amazônia. Em encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ela cobrou uma resposta brasileira ao instrumento adicional ao acordo Mercosul-União, apresentado pela União Europeia em março deste ano.

12 de junho de 2023

Com atraso, Altaneira realiza mais uma edição do Ciclo Sesc

O tradicional passeio ciclístico nas ruas de Altaneira (Foto: Reprodução/SECULT)

Tradicionalmente realizado no dia primeiro de maio, em 2023 o Ciclo Sesc foi realizado na manhã de ontem (11/06), com passeio curto pelas ruas da cidade de Altaneira. O evento é uma realização do Sistema Fecomércio por meio do SESC e acontece em todo o Brasil com apoio dos governos municipais.

Lula entra em cena para deter Centrão e manter articuladores coesos

 Lula foi obrigado a entrar em campo para ajustar sua "orquestra
e mantê-la tocando com a mesma partitura" 
(Foto: Joédson Alves)

Uma velha máxima do jogo do poder diz que "na política não há espaço vazio", e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até pela experiência que acumula, sabe disso. Mas enquanto se candidatava, nas reuniões multilaterais internacionais, a moderador da paz na guerra da Rússia contra a Ucrânia ou se apresentava como embaixador da preservação da biodiversidade amazônica, o diálogo entre o Palácio do Planalto e o Congresso — sobretudo a Câmara dos Deputados — emperrava. Tal dificuldade permitiu que Arthur Lira (PP-AL) avançasse, fizesse críticas públicas à coordenação política do governo e subisse o preço das reivindicações.