30 de abril de 2020

Prefeito de Altaneira quer autorização para gastar mais de 20 milhões com despesas de pessoal


Foi apresentado na Sessão de ontem (29/04) da Câmara Municipal de Altaneira projeto de lei de autoria do prefeito municipal, Dariomar Rodrigues (PT), solicitando autorização legislativa para abertura de Crédito Adicional Suplementar até o limite de 20% (vinte por cento) da despesa fixada ao vigente orçamento do Município para o ano de 2020.

O prefeito justifica o projeto alegando que tal proposição visa readequar as rubricas orçamentárias para as fáticas necessidades de execução das despesas municipais, apresentando as rubricas que serão suplementadas e anuladas. 

Em mais uma sessão virtual vereadores exaltam trabalho do secretário de Cultura no enfrentamento do coronavírus em Altaneira

Presidente da Câmara Municipal de Altaneira durante a Sessão Virtual (Foto: Junio Carvalho)

Realizou-se na manhã de ontem (29/04) a segunda sessão virtual da Câmara Municipal de Altaneira, onde vários requerimentos foram aprovados, o prefeito municipal foi criticado e o secretário municipal de Cultura, Luiz Pedro Bezerra Neto por atraso na remessa da prestação de contas, pelo comportamento nas transmissões nas redes sociais e as ações no combate ao coronavírus.

Bolsonaro não governa por Érico Firmo


Uma grande interrogação paira sobre a República: quem está no comando do governo Jair Bolsonaro? O presidente, dá para perceber, não é. Ontem foi mais um dia de desencontros e batidas de cabeça.

Bolsonaro nomeou ontem André Luiz de Almeida Mendonça como ministro da Justiça e Segurança Pública. Ele deixou a Advocacia Geral da União (AGU). Para o lugar dele foi José Levi Mello do Amaral Júnior. Levi já chega com problemão para administrar.

''E daí?'' causa repúdio em autoridades; Bolsonaro se esquiva

João Doria pediu a Bolsonaro que tivesse respeito pelo luto de famílias (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)
A queda de braço travada entre o presidente Jair Bolsonaro e governadores ganhou mais um capítulo, ontem. Após a repercussão da resposta que deu ao fato de o Brasil ter superado as cinco mil mortes e ultrapassado a China (país onde se originou a pandemia), o chefe do Executivo disse que não pode ser responsabilizado pelos óbitos e atribui a estados e municípios tanto a “conta” das vidas perdidas quanto a situação econômica delicada provocada pela crise sanitária.

Bolsonaro recua e revoga nomeação de Ramagem para direção geral da PF


O presidente Jair Bolsonaro recuou da indicação e revogou, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na tarde de ontem (29/04), a nomeação de Alexandre Ramagem para diretor-geral da Polícia Federal.

A medida ocorre após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter suspendido a nomeação de Ramagem. Moraes atendeu um pedido feito por meio de um mandado de segurança apresentado pelo PDT.

29 de abril de 2020

Secretária de Saúde nega novos casos de Covid-19 em Altaneira, mas confirma isolamento domiciliar


Em vídeo divulgado na tarde de ontem (28/04) no perfil do Governo Municipal de Altaneira no Instagram a secretária municipal de Saúde, Jamilla Landim, negou a notificação de novos casos de Covid-19 no município de Altaneira.

Informações compartilhadas nos grupos de WhatsApp levantaram suspeitas de novos casos em Altaneira, em virtude de contatos com pessoas que testaram positivo no vizinho município de Nova Olinda.

Prefeito de Altaneira determina barreira sanitária nas entradas da cidade


Foi publicado na tarde de ontem (28/04) no portal oficial do Governo Municipal de Altaneira Decreto  do prefeito municipal, Dariomar Rodrigues (PT) instituindo barreiras sanitárias nas principais entradas da cidade no período de 30 de abril a 05 de maio.

A medida que disciplina o tráfego de pessoas e veículos no município atende, parcialmente, as reivindicações dos vereadores e usuários das redes sociais que pediam barreiras funcionando 24 horas, mas o decreto estabelece o funcionamento apenas entre às 07h às 17h,. O documento proíbe a entrada de pessoas que não residem no município, com algumas exceções.

Governo do Ceará lançará portal para verificar informações falsas


Camilo mais uma vez anunciou a medida em transmissão nas redes sociais  (Foto: Reprodução/Facebook)
O governador Camilo Santana anunciou que o governo irá lançar hoje (28/04) portal exclusivo para verificação de boatos e informações falsas sobre coronavírus. O objetivo é reunir as chamadas "fake news" (notícias falsas), sobre a Covid-19 e publicar a informação correta correspondente, com base em fontes e estudos científicos. Anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana (PT) por meio de live no Facebook.

"E daí?", diz Bolsonaro sobre Brasil superar China em mortes por Covid-19

"E daí?" foi a resposta do presidente ao ser questionado sobre os números de mortes no Brasil (Foto: Ed Alves)
O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na noite de ontem (28/04), em frente ao Palácio da Alvorada, que não faz "milagres" e deu a entender que não pode fazer nada em relação ao alto número de mortos por Covid-19 no Brasil, cujo total de óbitos pela doença ultrapassou, oficialmente, o da China. 

28 de abril de 2020

Nono aniversário do Blog Negro Nicolau


O professor, ativista social e blogueiro Nicolau Neto lançou na manhã de ontem (27/04) uma postagem comemorativa ao nono aniversário de seu Blog, com o seguinte título: “Blog Negro Nicolau faz 9 anos na rede e continua sendo o mais acessado entre os blogs de Altaneira”.

Pedidos de impeachment não são prioridade, diz Rodrigo Maia

Para o presidente da Câmara dos Deputados o momento requer equilíbrio para tratar de assuntos mais importantes (Foto: Najara Araujo)
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), questionado ontem (27/04) sobre pedidos de impeachment e de abertura de comissão parlamentar de inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro, afirmou que a prioridade da Casa, neste momento, é o combate à pandemia.

André Mendonça é nomeado Ministro da Justiça

O novo ministro André Mendonça era o Advogado geral da União (Foto: Marcelo Ferreira)
O Diário Oficial da União (DOU) de hoje (28/04) confirmou André Mendonça como o novo Ministro da Justiça e da Segurança Pública do Brasil. Na tarde de ontem o presidente Jair Bolsonaro já deu sinais de que o advogado-geral da União (AGU) seria um dos nomes mais fortes para assumir o Ministério. Na entrada do Palácio da Alvorada, Bolsonaro foi questionado por jornalistas sobre quem seria o substituto de Moro. O chefe do Executivo, no entanto, resolveu manter o ar de suspense.

27 de abril de 2020

TSE ainda não disponibilizou nova relação de filiados


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não disponibilizou a nova relação de filiados. Ao longo do mês de março e na primeira semana de abril vereadores trocaram de partidos visando o próximo pleito de outubro. Em consulta realizada na manhã de hoje (27/04) ao Sistema de Filiação Partidária (FILIA) constava apenas nomes dos filiados em 2019.

Duas vereadoras e dois vereadores em Altaneira trocaram de partidos, todos foram excluídos de seus partidos de origem, mas ainda não constam nas relações disponibilizadas.

Bolsonaristas do Ceará criticam saída de Moro e mantém apoio ao presidente

Os deputados Delegado Cavalcanti e André Fernandes defenderam o presidente e criticaram o ex-juiz  (Foto: Reprodução/Facebook)
Aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Ceará não tiveram a fé no presidente abalada por recente saída do ministro Sergio Moro (Justiça) do governo. Em entrevista ao jornal O POVO, diversos deputados bolsonaristas cearenses classificaram rompimento do ex-ministro como "tiro no pé", com adjetivos como desde "precipitado" até "deselegante".

Amigo da família de Bolsonaro, Jorge Oliveira é escolhido para Ministro da Justiça


O presidente Jair Bolsonaro decidiu que Jorge Oliveira, atualmente no cargo de secretário-geral da Presidência, será o novo ministro da Justiça e Segurança Pública, no lugar de Sergio Moro, que pediu demissão na sexta-feira (24/04). Pesou na escolha de Oliveira, que é advogado e major da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal, o fato de ele ser o preferido da família do presidente, da qual é amigo.

Oliveira, 44 anos, que se reuniu com o presidente no Palácio da Alvorada no sábado (25/4), resistiu a aceitar o convite, por conta das acusações de Sergio Moro de que Bolsonaro tenta intervir politicamente na Polícia Federal para ter acesso a investigações sigilosas do órgão. Oliveira argumentava que, nessa situação, era recomendável um nome técnico para a pasta. Com a insistência de Bolsonaro, acabou aceitando a indicação.

"Verdade acima de tudo" escreveu Moro após Bolsonaro chamá-lo de mentiroso


O ex-ministro da Justiça Sergio Moro alterou o lema de campanha do presidente Jair Bolsonaro ao denunciar que vem sendo alvo de fake news desde que deixou o governo.

Em uma postagem no Twitter publicada ontem (26/04), Moro diz que uma campanha em redes sociais e grupos de WhatsApp buscam "desqualificá-lo". "Não me preocupo; já passei por isso durante e depois da Lava Jato", escreve.

26 de abril de 2020

Os desafios de Bolsonaro, na justiça e na política, após romper com Moro

Pronunciamento do presidente Bolsonaro após denúncias de Sérgio Moro (Foto de Evaristo Sa)
Horas após Sergio Moro anunciar saída do governo Jair Bolsonaro, o procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) abrisse inquérito para apurar acusações do ex-ministro contra o presidente. No mesmo dia, chegaram à Câmara dos Deputados três pedidos de impeachment contra Bolsonaro, um deles da própria ex-líder do governo na Casa, Joice Hasselmann (PSL-SP). Com eles, já são pelo menos 27 ações do tipo.

Bolsonaro e Moro continuam troca de farpas pelas redes sociais neste sábado


O presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro da Justiça Sergio Moro continuaram a trocar farpas neste sábado (25/04), um dia após o pedido de demissão de Moro, por meio das redes sociais.

O primeiro a se manifestar foi Bolsonaro, com um tuíte que parece ter a intenção de passar a imagem de Moro como um traidor ou que, ao menos, agiu de maneira ingrata. Na mensagem, o presidente postou uma foto em que aparece caminhando ao lado de Moro, com a mão no ombro do então ministro.

25 de abril de 2020

Ministério Público recomenda que prefeitos mantenham o isolamento social


O Ministério Público do Ceará deverá pedir à Justiça que intervenha nos municípios que quebraram, ilegalmente, o isolamento social em meio à pandemia do novo coronavírus. 

Até agora, os prefeitos de Quixeramobim e Uruburetama flexibilizaram as regras do confinamento determinadas por decretos tanto do Ministério da Saúde quanto pelo governo cearense para conter o contágio e os óbitos decorrentes da Covid-19. As duas prefeituras têm 48 horas para evitar uma ação contra o município.

Bolsonaro e o governo ficam na berlinda após a queda de Moro


O amor entre Sergio Moro e Jair Bolsonaro durou um ano, quatro meses e uma troca de comando na direção da Polícia Federal. Pivô da desavença entre o agora ex-ministro e o presidente, a mudança na cúpula da entidade precipitou a maior crise já enfrentada pelo ex-militar desde que se elegeu chefe do Executivo em 2018.

Demissionário, o ex-juiz da Lava Jato fez da sua saída do Ministério da Justiça, nessa sexta-feira, um evento no qual expôs uma série de crimes atribuídos por ele ao presidente, de prevaricação a obstrução de investigações que apuram fakes news e que podem chegar a aliados do Planalto.

Exoneração de Moro é publicada no Diário Oficial da União

No anúncio da saída Moro acusou Bolsonaro de tentar de intervenção política na Polícia Federal (Foto: Ed Alves)
A exoneração do ex-juiz federal Sérgio Moro do cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) no início da noite de ontem (24/04) poucas horas após o Moro anunciar seu pedido de demissão e acusar presidente Jair Bolsonaro de tentativas reiteradas de intervenção política na Polícia Federal. 

Governadores se pronunciam sobre saída de Moro nas redes sociais


Diante do anúncio do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, sobre seu pedido de demissão do governo Bolsonaro feito na manhã de ontem (24/04) , alguns governadores se pronunciaram e tiveram reações diferentes nas redes sociais.

O Correio Braziliense selecionou as primeiras manifestações dos governadores, dentre eles o governador do estado do Ceará, Camilo Santana e os chefes dos principais estado brasileiros, Rio de Janeiro e São Paulo.

Bolsonaro diz que Moro pediu vaga no STF para aceitar troca na PF

Bolsonaro fez pronunciamento acompanhado de ministro e do vice-presidente Mourão  (Foto: Reprodução/Facebook)
Em resposta a Sergio Moro, que anunciou ontem (24/04) sua demissão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o presidente Jair Bolsonaro revelou que o agora ex-ministro teria pedido uma indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF) como forma de concordar com a exoneração de Maurício Valeixo do posto de diretor-geral da Polícia Federal.

Sergio Moro anuncia saída do governo Bolsonaro


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, anunciou ontem nesta sexta-feira (24/04) que deixará o governo de Jair Bolsonaro. A decisão ocorre após o presidente da República ter exonerado o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, sem aviso e concordância do ex-juiz federal.

Ao anunciar a saída, Moro acusou Bolsonaro de querer interferir politicamente na Polícia Federal, o que ele não pode aceitar. "O presidente também me informou que tinha preocupação com inquéritos em curso no STF e que a troca seria oportuna na Polícia Federal por esse motivo", disse.

24 de abril de 2020

Altaneirenses cobram barreira sanitária nas entradas da cidade

Portal de entrada da cidade de Altaneira (Foto: Junio Carvalho)
Na tarde de ontem (23/04) foi veiculado nos grupos de WhatsApp um áudio informando que dois viajantes infectados com o novo coronavírus estavam chegando na cidade de Altaneira, provenientes da cidade de São Paulo, o que gerou preocupação nos altaneirenses.

Principais portais do Brasil noticiam possível saída de Moro, mas presidente e ministro silenciam


Ao longo da tarde de ontem (23/04) os principais canais de comunicação do Brasil noticiaram que ministro da Justiça, Sergio Moro, falou ao presidente Jair Bolsonaro, “que sai do governo se ocorrer a troca de comando da Polícia Federal”.

Foi noticiado igualmente que Bolsonaro anunciou ao ministro que o atual diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, deve ser demitido para dar lugar a um nome que tenha maior proximidade com o Planalto, o que em teses configuraria um ato extremo de desautorização, que ocorreria para proteger aliados atualmente na mira da corporação.

Açude Araras sangra depois de nove anos

Açude Araras fica no município de Varjota (Foto: Emanuel Coelho)
O açude Paulo Sarasate, conhecido como Araras, localizado no município de Varjota, sangrou ontem (23/04) após nove anos. Desde 2011, o reservatório, que é o quarto maior do Ceará, não supera a capacidade de armazenamento, que é de 859,533 milhões de metros cúbicos. O sistema hídrico do Estado está com 30,27% da capacidade de abastecimento, conforme o Portal Hidrológico.

Pequena parte da população de Altaneira resiste a acreditar no poder destruidor da Covid-19 por Nicolau Neto


É assustador o número de infectados pela pandemia do coronavirus, a Covid-19, no país. Dados colhidos junto ao Ministério da Saúde nesta tarde constata-se que o Brasil já ultrapassou a barreira dos 45.000 casos confirmados da pandemia e mais de 2.000 mortes.  É estarrecedor. Tudo em pouco mais de um mês.

Só no Estado do Ceará segundo boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) desta quinta-feira, 23, são mais de 4.000 casos confirmados da Covid-19 e pouco mais de 200 mortes. São dados que, no mínimo, eram para gerar perplexidade. E isso tudo mesmo com todas as medidas adotadas pelo governo estadual.

23 de abril de 2020

Câmara Municipal realiza primeira sessão virtual em Altaneira

Presidente da Câmara com os vereadores e vereadoras na tela (Foto: Junio Carvalho)
Pela primeira vez na história política de Altaneira a Câmara Municipal realizou na manhã de ontem (22/04) uma Sessão Virtual, com os vereadores em suas residências. A histórica sessão foi transmitida ao vivo pela rede social Facebook, mas devido a problemas técnicos não houve transmissão pela rádio comunitária Altaneira FM.

Altaneirenses continuam nas ruas sem máscaras

Beneficiários dos programas do Governo Federal aguardam atendimento na tenda montada no Calçadão (Foto João Alves)
O prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT) anunciou, mais uma vez, que seguia as orientações do governador Camilo Santana (PT) e prorrogava por mais duas semanas as medidas de enfrentamento ao coronavírus em Altaneira, mas nenhuma medida adotou para que os altaneirenses que carecem de sair de casa usassem máscaras como recomendou o governador.

36 açudes estão sangrando no Ceará, de acordo com a Cogerh

Açude Acarape do Meio em Redenção também atingiu capacidade total ocupada Aurélio Alves)
Já são 36 os açudes cearenses sangrando, de um total de 155, conforme dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em boletim atualizado às 18h20min de ontem. Os números mostram que o Estado tem ocupado um percentual de 29,9% de toda a sua capacidade hídrica. São 5,46 bilhões de hectômetros cúbicos nos reservatórios cearenses. Além disso, outros 38 açudes estão com mais de 90% de suas capacidades.

É hora de considerar o impeachment por Plínio Bortolotti


Nunca me enganei sobre o caráter do governo de Bolsonaro, nem dele próprio, um dos mais baixos a encarnar em um ser humano. 

Falei bastante sobre o abismo no qual o País despencaria com um presidente, cujos atributos - em seus 30 anos de Parlamento - foram ofender mulheres, fazer declarações racistas e homofóbicas e defender a ditadura: seu principal gozo sempre foi exaltar um dos mais abjetos torturadores, Brilhante Ustra, que levava crianças às masmorras para verem os pais sendo torturados.

Governo anuncia plano para a economia se recuperar pós-pandemia

Nenhum integrante da equipe econômica participou da entrevista (Foto: Minervino Junior)

Ao assumir o Ministério da Saúde, Nelson Teich fez questão frisar que “existe um alinhamento completo” entre ele e o presidente Jair Bolsonaro. Nesta quarta-feira (22/4), o ministro mostrou o porquê. Na primeira fala à imprensa desde que foi nomeado para o posto, defendeu o fim gradual do isolamento social e anunciou que o governo federal prepara uma diretriz para que estados e municípios possam retomar a atividade econômica. Em tom de alerta, disse que “é impossível um país sobreviver um ano, um ano e meio parado”. Não teve a mesma convicção, contudo, ao falar sobre a Covid-19. Há uma semana no cargo, afirmou que “a gente sabe muito pouco da doença”

22 de abril de 2020

Após críticas no primeiro dia, gestão “melhora” kit da merenda escolar


A distribuição dos kits da merenda escolar em Altaneira foi iniciada na última segunda-feira (20/04) após várias cobranças, diversas postagens, críticas e pedidos dos vereadores de oposição.

Foram registradas, ainda na segunda-feira reclamações de várias mães de estudantes em relação aos primeiros kits da merenda escolar distribuídos nas escolas municipais, principalmente em relação a qualidade e quantidade dos produtos distribuídos, mas nenhum gestor municipal se manifestou sobre as críticas ao longo.

Governador anuncia que comissão discutirá flexibilização do isolamento e retomada das atividades no Ceará


Uma comissão criada pelo Governo do Estado com representantes do Executivo e de entidades da sociedade civil começa a discutir hoje o plano de retomada das atividades econômicas no Ceará, que completou um mês sob vigência do decreto que suspende o comércio.

Em conversa com jornal O POVO ontem (21/04), o governador Camilo Santana (PT) afirmou que esse grupo de trabalho, instituído por meio de decreto e integrado por "profissionais da saúde, desenvolvimento econômico e do setor produtivo", apresentará uma avaliação do cenário em meio à pandemia de covid-19 e alternativas para a reabertura gradual do fluxo de negócios cearenses.

Bolsonaro faz "velha política" e negocia com centrão


O presidente Jair Bolsonaro foi eleito com o discurso da “nova política”. Entre outras, disse que não faria o “toma lá, dá cá”, tradicional negociação de cargos entre governo e Congresso, criticada pela população. Há quase um ano e meio no cargo, não se acertou com os parlamentares e, atualmente, trabalha sem base sólida e depende dos presidentes da Câmara e do Senado para aprovar pautas do Executivo, sobretudo em meio à crise sanitária provocada pelo novo coronavírus. 

Agora, se deu conta de que precisa de suporte no parlamento para manter a governabilidade. Dessa forma, decidiu ir contra uma das bandeiras que o levou ao Palácio do Planalto e se aproximou de lideranças do Centrão para oferecer cargos.

21 de abril de 2020

Prefeito de Altaneira prorroga isolamento social, mas não trata do uso de máscaras



Foi publicado no portal oficial do Governo Municipal de Altaneira na manhã de ontem (20/04) o decreto do prefeito municipal, Dariomar Rodrigues (PT), prorrogando as ações de isolamento social em Altaneira até o dia 05 de maio.

Nos “considerandos” do decreto o prefeito cita as novas medidas adotadas pelo governador do Estado, Camilo Santana, mas não trata do usos de máscaras no âmbito do Município.

Mães altaneirenses reclamam dos produtos recebidos da merenda escolar


Após várias cobranças, diversas postagens, críticas dos vereadores de oposição e vários debates, o blogueiro Junior Carvalho informou na manhã de ontem (20/04) que as escolas municipais estavam distribuindo os produtos da merenda escolar com as mães de alunos regularmente matriculados na rede.

Junior ilustrou sua postagem com uma imagem enviada por uma mãe que preferiu não se identificar com a seguinte mensagem “Olha o kit escolar que recebi. Só faltou o jerimum”, a imagem registra uma lata de sardinha, uma garrafa de vinagre, uma cabeça de alho e um pacote de bolacha.

Ministro da Defesa diz que Forças Armadas são obedientes à Constituição


O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva afirmou ontem (20/04) que as Forças Armadas trabalham "sempre obedientes à Constituição".

As declarações ocorrem após diversas cidades do país registrar, no domingo (19/04), atos pedindo intervenção militar o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

20 de abril de 2020

Bolsonaro rebate apoiador e defende Congresso e STF abertos

Bolsonaro na saída do Palácio da Alvorada (Foto: Reprodução/Facebook)
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, na manhã de hoje (20/04), que defende o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso abertos. A declaração ocorreu enquanto o chefe do Executivo federal falava à imprensa na saída do Palácio da Alvorada e um dos apoiadores gritou para que houvesse o fechamento do Supremo.

Isolamento social no Ceará segue por mais duas semanas


Em meio ao estado de calamidade pública e à lotação dos leitos de UTI para o coronavírus, o Governo estadual prorrogou o distanciamento social e o fechamento de alguns negócios. Decreto publicado ontem, 19, vale por 15 dias, levando as medidas até 5 de maio. Além de manter o que já está em prática, o documento intensifica a proteção de clientes e trabalhadores nos serviços essenciais.

Supermercados, farmácias, bancos, lotéricas e outros estabelecimentos já autorizados a funcionar estão obrigados a fornecer álcool 70%, de preferência em gel. O decreto também determina que todos trabalhadores utilizem máscaras de proteção e que as empresas organizem filas mantendo o distanciamento mínimo de 1,5 metro. As máscaras ficam recomendadas a todas as pessoas que, durante a pandemia, precisarem sair de suas residências.

Bolsonaro provoca poderes ao participar de ato de teor antidemocrático

De camisa vermelha e tossindo Bolsonaro discursou para manifestantes que pediam fechamento do Congresso e do STF, além de intervenção militar e AI-5  (Foto: Evaristo Sá)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), participou ontem, ontem em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, de manifestação que pedia o fim do isolamento social, a intervenção militar, o fechamento do Congresso Nacional e do STF, além da volta do Ato Institucional 5 (AI-5), o mais brutal do período ditatorial brasileiro.

Nicolau Neto: Globo que antes era vista como “a imprensa” agora é taxada de “Globo Lixo” por defensores do presidente


Se tornou comum pós vitória do ex-capitão do exército, Jair Bolsonaro (sem partido), a utilização do lema “Globo Lixo” entre eleitores/as, simpatizantes e defensores/as do presidente.

A bem da verdade, a expressão trazida aqui não é uma novidade. Ela já foi utilizada várias e várias vezes por manifestantes nas ruas durante a cobertura deplorável dessa emissora no processo que culminaria com o impeachment de Dilma Rousseff (PT) da presidência da república e, se se puxar pela memória, muito antes disso.

19 de abril de 2020

Ministro do STF, governadores, lideranças políticas e de classe criticam manifestação de Bolsonaro pró- intervenção militar

Bolsonaro discursa para manifestantes pró-intervenção militar(Foto: Evaristo Sá)

Após participar de uma manifestação pró-intervenção militar neste domingo (19/o4), o presidente Jair Bolsonaro está sofrendo uma verdadeira onda de críticas de outras importantes figuras do cenário político nacional como o ministro Luis Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF), parlamentares, governadores e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que foram a público se posicionar contra a postura do presidente.

Depois da merenda escolar a distribuição de máscaras é a cobrança da vez em Altaneira

Secretário Luiz Pedro passando orientações ao público na tenda (Foto: João Alves)
O blogueiro Junio Carvalho publicou na manhã de ontem  (18/04) no seu blog que o “Prefeito ainda não respondeu pedido dos vereadores de oposição para confecção de máscaras com as costureiras altaneirenses” e lembra que o uso de mascara é uma das armas contra o coronavírus segundo orientações do ministérios da Saúde.

Camilo Santana diz que vai prorrogar vigência do decreto de isolamento


O governador Camilo Santana (PT) garantiu que o atual decreto de isolamento social, que expira amanhã (20/04) será renovado. Portanto, o anúncio da prorrogação das medidas deverá ser feito até amanhã. O tempo de vigência da nova medida, segundo ele, será definido a partir de estudos feitos pela Comissão de Saúde que orientará o chefe do Executivo estadual sobre duração das medidas de distanciamento.

"Estou definindo com nossa equipe de especialistas por quanto tempo mais essas medidas de distanciamento social vão continuar em nosso Estado. Vidas em primeiro lugar. Sempre", postou Camilo nas redes sociais, logo após garantir, em transmissão realizada nas redes sociais, que renovaria o decreto.

18 de abril de 2020

A única certeza é a incerteza por Érico Firmo


A Covid-19 é uma doença nova e muita coisa sobre ela ainda não se sabe. Estudos seguem em curso e prosseguirão por muitos anos. O comportamento que terá no Brasil, com as condições sociais e climáticas, ainda é incerto. O agora ex-ministro Luiz Henrique Mandetta repetia que o vírus estava escrevendo a história dele no Brasil. 

Muitas projeções são feitas, cenários são traçados por técnicos extremamente qualificados. Tentativas de se antecipar e amenizar os impactos. Mas, a verdade é que ninguém sabe o que irá acontecer. Muito grave ela já é. Quão grave poderá ser é impossível ter certeza.

Sem falar em medidas, novo ministro da Saúde pede foco em informação e integração de equipe

No seu discurso de posse Teich mostrou alinhamento com as intenções do presidente (Foto: Marcelo Casal)

Sem especificar grandes alterações, o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, tomou posse ontem (17/04), pedindo foco em informação e na integração da equipe da pasta. O novo chefe da Saúde no Brasil disse que irá trabalhar ao lado dos estados com o objetivo de priorizar a atenção aos mais vulneráveis. Os pobres vão ser os que mais vão sofrer, isso é natural de qualquer doença e crise", disse.

"Está tudo sob controle. Não sabemos de quem", diz Mourão


Ao chegar para a solenidade de posse do novo ministro da saúde, Nelson Teich, na manhã de ontem  (17/04) o vice-presidente, general Hamilton Mourão (PRTB) foi cumprimentado por um grupo de jornalistas próximo a uma ala de elevadores no Palácio do Planalto. 

O general disparou: “Está tudo sob controle, não sabemos de quem”, brincou Mourão, que chegou acompanhado por seguranças.

17 de abril de 2020

Secretaria de Saúde descarta dois casos do coronavírus em Altaneira


Foi publicado na tarde de ontem (16/04) uma nota no portal oficial do Governo Municipal de Altaneira informando a Secretaria de Saúde do Município recebeu os resultados do Laboratório Central (LACEN) descartando as suspeitas do novo coronavírus (Covid-19) em dois moradores da Cidade.

A nota informa ainda que o Município não noticiou outros casos suspeitos e reforça a prevenção como medida para evitar a proliferação do vírus.