30 de novembro de 2011

Dedé Pio assume Governo Municipal de Altaneira

Delvamberto Soares transmite cargo a
Dedé Pio por 10 dias - foto Ceza Cristóvão
O vice-prefeito Dedé Pio assumiu o comando do Governo Municipal de Altaneira. A transmissão de cargo se deu na tarde de ontem (29/11) em cerimônia simples no Gabinete do Prefeito.

O prefeito Delvamberto Soares se afastou do cargo para viajar a Brasília para participar da mobilização dos Prefeitos para pressionar o Congresso Nacional a votar o PL 448/2011 que trata da questão dos Royalties do Pré Sal e protocolar os formulários e os documentos da Audiência Pública sobre a Emenda de Iniciativa Popular ao Orçamento da União.

Delvamberto também viajará a capital paulista a fim de acompanhar tratamento de seu filho Juan Levi. O vice-Prefeito Dedé Pio comandará o Município de Altaneira até o dia 09 de dezembro.

Participaram da Solenidade de Transmissão de Cargo o Procurador Geral do Município, Dr. Juraci Rufino, o secretario de Administração e Finanças, Ariovaldo Teles, o secretario de Agricultura e Meio Ambiente, Ceza Cristóvão e o secretario da Infraestrutura, Antonio Leite e o tesoureiro, Alan Cirino.

Delvamberto disse que transmite o cargo com plena certeza de que o vice-prefeito Dedé Pio dará continuidade aos programas e projetos de interesse da coletividade.

Já Dedé Pio disse que assumiria as funções consciente de suas responsabilidades e cumprirá as obrigações do cargo na sua plenitude.

Antes da transmissão de cargo Delvamberto Soares empossou cinco servidores aprovados em concurso público. Foram convocados, dois auxiliares administrativos, dois agentes de endemias e um digitador.

Santo do Dia: Santo André


Entre os Doze apóstolos de Cristo, André foi o primeiro a ser seu discípulo. Além de ser apontado por eles próprios como o "número dois", depois, somente, de Pedro. Na lista dos apóstolos, pela ordem está entre os quatro primeiros. Morava em Cafarnaum, era discípulo de João Batista, filho de Jonas de Betsaida, irmão de Simão-Pedro e ambos eram pescadores no mar da Galiléia.

Foi levado por João Batista à verde planície de Jericó, juntamente com João Evangelista, para conhecer Jesus. Ele passava. E o visionário profeta indicou-o e disse a célebre frase: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo". André, então, começou a segui-lo.

A seguir, André levou o irmão Simão-Pedro a conhecer Jesus, afirmando: "Encontramos o Messias". Assim, tornou-se, também, o primeiro dos apóstolos a recrutar novos discípulos para o Senhor. Aparece no episódio da multiplicação dos pães: depois da resposta de Filipe, André indica a Jesus um jovem que possuía os únicos alimentos ali presentes: cinco pães e dois peixes.

Pouco antes da morte do Redentor, aparece o discípulo André ao lado de Filipe, como um de grande autoridade. Pois é a ele que Filipe se dirige quando certos gregos pedem para ver o Senhor, e ambos contaram a Jesus.

André participou da vida publica de Jesus, estava presente na última ceia, viu o Cristo Ressuscitado, testemunhou a Ascenção e recebeu o primeiro Pentecostes. Ajudou a sedimentar a Igreja de Cristo a partir da Palestina, mas as localidades e regiões por onde pregou não sabemos com exatidão.

Alguns historiadores citam que depois de Jerusalém foi evangelizar na Galiléia, Cítia, Etiópia, Trácia e, finalmente, na Grécia. Nessa última, formou um grande rebanho e pôde fundar a comunidade cristã de Patras, na Acaia, um dos modelos de Igreja nos primeiros tempos. Mas foi lá, também, que acabou martirizado nas mãos do inimigo, Egéas, governador e juiz romano local.

André ousou não obedecer à autoridade do governador, desafiando-o a reconhecer em Jesus um juiz acima dele. Mais ainda, clamou que os deuses pagãos não passavam de demônios. Egéas não hesitou e condenou-o à crucificação. Para espanto dos carrascos, aceitou com alegria a sentença, afirmando que, se temesse o martírio, não estaria "pregando a grandeza da cruz, onde morreu Jesus".

Ficou dois dias pregado numa cruz em forma de "X"; antes, porém, despojou-se de suas vestes e bens, doando-os aos algozes. Conta a tradição que, um pouco antes de André morrer, foi possível ver uma grande luz envolvendo-o e apagando-se a seguir. Tudo ocorreu sob o império de Nero, em 30 de novembro do ano 60, data que toda a cristandade guarda para sua festa.

O imperador Constantino trasladou, em 357, de Patos para Constantinopla, as relíquias mortais de santo André, Apóstolo. Elas foram levadas para Roma, onde permanecem até hoje, na Catedral de Amalfi, só no século XIII. Santo André, Apóstolo, é celebrado como padroeiro da Rússia e Escócia.

Com informações Paulinas On line

29 de novembro de 2011

Estudantes de Altaneira participam de avaliações do SPAECE

A Coordenadora Rosinauva e o Diretor Nonato aguardam
bons resultados da Esc. 18 de Dezembro - foto de arquivo
Iniciou-se na manhã de ontem (28/11) as avaliações externas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE. As provas serão aplicadas de 29 de novembro a primeiro de dezembro e nos dias 06 e 07 de dezembro com a participação dos estudantes do segundo, do quinto e do nono ano do ensino fundamental e os três níveis do ensino médio.

Ontem os estudantes do nono ano do ensino fundamental da Escola Municipal 18 de Dezembro fizeram as provas, hoje e nos próximos dois dias as avaliações serão aplicadas aos estudantes do ensino médio da Escola Santa Tereza, sendo um dia para cada ano.

Nos dias 06 e 07 as avaliações voltam a ser aplicadas aos estudantes do ensino fundamental participaram as turmas do quinto e do segundo ano da Escola de Ensino Fundamental Joaquim Rufino.

Os alunos resolvem questões de matemática e português e o resultado das avaliações fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino.

O Diretor da Escola Municipal 18 de Dezembro, Nonato Torres, está animado com as avaliações, pois acredita no pontencial de seus educandos e juntamente com sua equipe conseguiu a participação de 100% dos estudantes matriculados na escola.

Um bom resultado nas avaliações do SPAECE significa mais recursos para o Município, pois o governo do estado premia as melhores notas com aumento do repasse das cotas mensais do repasse do ICMS.

Santo do Dia: São Saturnino de Toulouse


De origem grega, são Saturnino é uma das devoções mais populares na França e na Espanha. A confirmação de sua vida emergiu junto com a descoberta de importantes escritos do cristianismo produzidos entre os anos 430 e 450. Conhecidos como a "Paixão de Saturnino", trouxeram dados enriquecedores sobre a primitiva Igreja de Cristo na Gália, futura França.

Esses documentos apontam Saturnino como primeiro bispo de Toulouse nos anos 250, sob o consulado de Décio. Era uma época em que a Igreja, naquela região, contava com poucas comunidades cristãs. Estava desorganizada desde 177, com o grande massacre dos mártires de Lyon. O número de fiéis diminuía sempre mais, enquanto nos dos templos pagãos as filas para prestar sacrifícios aos deuses parecia aumentar.

O relato continua dizendo que Saturnino, após uma peregrinação pela Terra Santa, iniciara a sua missão de evangelização no Egito, onde converteu um bom número de pagãos. Foi, então, para Roma e, fazendo uma longa viagem por vales e montanhas, atingiu a Gália.

Por onde andou, pregava com fervor, convertendo quase todos os habitantes que encontrava ao cristianismo. Consta que ele ordenou o futuro são Honesto e juntos foram para a Espanha, onde teria, também, batizado o agora são Firmino. Depois, regressou para Toulouse, mas antes consagrou o primeiro como bispo de Pamplona e o segundo para assumir a diocese de Amiens.

Saturnino fixou-se em Toulouse e logo foi consagrado como seu primeiro bispo. Embora houvesse um decreto do imperador proibindo e punindo com a morte quem participasse de missas ou mesmo de simples reuniões cristãs, Saturnino liderou os que o ignoravam. Continuou com o santo sacrifício da missa, a comunhão e a leitura do Evangelho.

Assim, ele e outros quarenta e oito cristãos acabaram descobertos reunidos e celebrando a missa num domingo. Foram presos e julgados no Capitólio de Toulouse. O juiz ordenou que o bispo Saturnino, uma autoridade da religião cristã, sacrificasse um touro em honra a Júpiter, deus pagão, para convencer os demais. Como se recusou, foi amarrado pelos pés ao pescoço do animal, que o arrastou pela escadaria do templo. Morreu com os membros esfacelados.

O seu corpo foi recolhido e sepultado por duas cristãs. No local, um século mais tarde, são Hilário construiu uma capela de madeira, que logo foi destruída. Mas as suas relíquias foram encontradas, no século VI, por um duque francês, que mandou, então, erguer a belíssima igreja dedicada a ele, chamada, em francês, de Saint Sernin du Taur, que existe até hoje com o nome de Nossa Senhora de Taur. O culto ao mártir são Saturnino, bispo de Toulouse, foi confirmado e mantido pela Igreja em 29 de novembro.

Com informações Paulinas On line

28 de novembro de 2011

Altaneira realiza Audiência Pública para escolha do destino da Emenda ao Orçamento da União para 2012

Comunidade participa de Audiência Pública
em Altaneira - foto João Alves
Foi realizada na manhã de ontem (27/11) no Auditório da Secretaria de Assistência Social a Audiência Audiência Pública para tratar da destinação de Emenda de Iniciativa Popular ao Orçamento da União 2012 no valor de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) a ser transferida ao Município de Altaneira.

Lideranças políticas e comunitárias e a comunidade em geral foram previamente convidadas para participar da Audiência Pública.

Os participantes deveriam escolher, para aplicação dos recursos, uma das seguintes opções:

a) Estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde;
b) Implantação de Melhorias Sanitárias Domiciliares para Prevenção e Controle de Agravos;
c) Implantação e Melhoria de Sistemas Públicos de Abastecimento de água
d) Implantação e Melhoria de Sistemas Públicos de Esgotamento Sanitário;
e) Implantação e Melhoria de Sistemas Públicos de manejo de resíduos sólidos;
f) Serviço de Atenção as Urgências e Emergências na Rede Hospitalar.

O Prefeito Delvamberto Soares abriu a Audiência Pública agradecendo a participação de todos e disse que a decisão será da comunidade e que aceitará de bom grado a decisão a ser tomada.

O Presidente em exercício da Câmara Municipal, Deza Soares, também agradeceu a presença de todos e registrou o momento impar na história política de Altaneira.

Após explanação sobre as opções, o Secretário de Saúde, Dariomar Soares, defendeu a opção “Estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde” por ser a que os recursos melhor se adapta e em face das necessidade vigentes.

Várias lideranças e pessoas da comunidade usaram a Tribuna e no final por votação unânime foi escolhida a opção defendida pelo Secretário de Saúde.

O Secretário Dariomar Soares disse que sendo liberado o recurso irá adquirir uma ambulância de porte grande e construir um Posto de Saúde na comunidade da Taboquinha.

O Prefeito Delvamberto Soares tem até o dia 10 de dezembro para enviar à Comissão Mista de Orçamento do Congresso, por Sedex, os formulários com as emendas de iniciativa popular, a ata da audiência pública e a lista de presença, com fotografias da participação popular.


Confira outras fotos da Audiência Pública:

Contra tudo e contra todos Vasco vence o Fluminense no final e segue na briga

O Gigante da Colina, na raça, na vibração, com o coração na ponta da chuteira venceu o Fluminense, neste domingo (27/11) no Engenhão, por 2 a 1 nos acréscimos com gol de Bernardo. Com o resultado, mesmo com a vitória do Corinthians diante do Figueirense, o Vascão segue com chances de alcançar o rival. O primeiro gol vascaíno foi marcado por Alecsandro. Diego Souza ainda teve um gol mal anulado logo no primeiro minuto de jogo.

Os jogadores receberam nova visita do seu comandante Ricardo Gomes na noite deste sábado. O treinador jantou com o elenco. Antes do Grande Prêmio de Fórmula-1 do Brasil, Nelson Piquet foi homenageado em Interlagos, São Paulo, ao guiar pela pista a Brabham-Ford, carro do seu primeiro título mundial de F-1 que completou 30 anos este ano. Em meio a uma volta, o vascaíno tirou uma bandeira do Vascão, desfilando com ela no autódromo em São Paulo.

O jogo

O Vascão entrou com força máxima para a partida decisiva diante do rival Fluminense. Diego Souza retornou aos titulares após cumprir suspensão contra o Universidad de Chile pela Sul-Americana. O Fluminense conseguiu repetir uma equipe em dois jogos.

O Trem-Bala começou a toda velocidade, como o vascaíno Nelson Piquet fazia na sua época de corredor de Formula-1, abrindo o placar logo no primeiro minutos. Juninho Pernambucano fez um lançamento espetacular para Diego Souza, em posição legal, fazer o gol, mas o bandeirinha, erroneamente, marca impedimento.

O Gigante da Colina continuou com muita garra fazendo uma marcação forte no meio de campo, com lances de muita raça. O Fluminense, por sua vez, não sai do seu campo defensivo e cometia faltas para evitar as investidas cruzmaltinas. Juninho Pernambucano cometeu falta e recebeu cartão amarelo. Como foi o terceiro do Reizinho, ele estará suspenso para a última rodada contra o Flamengo.

Diego Souza faz bela jogada individual pela esquerda, porém na hora de tocar coloco muito por cima. Aos 15 minutos, Juninho cruzou para a área da intermediária e a bola foi na cabeça de Elton, mas o atacante pegou mal e finalizou para fora.

O camisa dez da Colina estava impossível. Felipe cobrou escanteio que foi escorado para Diego Souza tentar uma bicicleta, contudo a bola bateu na zaga e ficou com o goleiro Diego Cavalieri. No lance, o jogador do Vasco cortou a boca.

Poucos minutos depois, o Cruz-Maltino armou um contra-ataque com o Maestro, que tocou para Elton, mas o atacante se atrapalha com a bola e perde o ângulo para o chute. Na sua primeira oportunidade, Fred conseguiu girar sobre a marcação e chutar, a bola desvia em Dedé, enganado Fernando Prass, porém  ela bateu na trave.

Aos 31 minutos, a melhor oportunidade da etapa. Juninho cobra escanteio, Rômulo cabeceia e Diego Cavalieri faz uma grande defesa. A bola sobre para Elton, com o coleiro rendido de frente para o gol, mas acaba finalizando na trave.

O Tram-Bala da Colina seguiu no campo de ataque, com mais posse de bola. Felipe buscava orquestra as jogadas vascaínas. O meia deu uma lindo passe de trivela para Diego Souza matar no peito, mas a zaga conseguiu afastar.
  
Na superação, Vascão vence com gol de Bernardo

Para o segundo, o técnico interino cruzmaltino, Cristóvão, colocou em campo Bernardo no lugar de Elton. O meia Diego Souza recebeu cinco pontos na boca durante o intervalo devido ao lance da primeira etapa em que se contundiu.

Após levar uma pressão do Fluminense, o Vascão voltou a mandar no jogo. O Maestro Felipe deu passe açucarado para Diego Souza, mas o zagueiro deu um carrinho providencial para ficar com a bola. Minutos depois, o camisa dez recebeu passe, em impendimento, tocar bonito por cima do goleiro. Por isso, o jogador recebeu cartão amarelo e ficará fora do último jogo do Vasco.

O jogo ficou preso no meio de campo, com as duas equipes alternando a posse de bola e cometendo muitas faltas. Aos 21 minutos, o Fluminense cobrou falta rápida e Marquinho foi lançado na cara da Muralha, mas o jogador errou o gol.

Sentindo o cansaço de jogar duas competições ao mesmo tempo, o rendimento cruzmaltino caiu bastante. Com isso, saíram os ídolos Juninho Pernambucano e Felipe para as entradas de Fellipe Bastos e Alecsandro.

Aos 30 minutos, quando o Fluminense estava melhor em campo, o Vascão desencantou! Fellipe Bastos cobrou escanteio, Rômulo ajeitou para Alecsandro, de cabeça, colocar no fundo da rede. Quatro minutos depois, Diego Souza faz grande jogada pela esquerda, chuta cruzado para a defesa de Diego Cavalieri. No rebote, Alecsandro finalizou em cima da marcação.

O Fluminense fez duas substituições: Lanzini e Rafael Moura entraram no lugar de Diguinho e Rafael Sobis. Pressionando muito e com Fernando Prass salvando o time em três oportunidades. Aos 38 minutos, Fred recebeu passe dentro da área para empatar o jogo.

Com muita superação os jogadores conseguiram o empate aos 45 minutos, em um contra-ataque rápido o Vascão se superou mais um vez. Alecsandro cruzou para Bernado cabecear e pegar o seu próprio rebote e fazer o Engenhão explodir, como Roberto Dinamite fazia no passado. Parecia o nosso Caldeirão!

E assim terminou o jogo. O Vascão continua na briga pelo título e foi comemorar com a sua torcida, Bernardo chorou diante dela, que é bem feliz Norte-Sul deste país.

Santo do Dia: São Tiago das Marcas

São Tiago das Marcas
1394-1476
Nasceu em Monteprandone, na província de Ascoli Piceni, região de Le Marche ou das Marcas, Itália, no ano de 1394. Seu nome de batismo era Domingos Gangali. Órfão ainda criança, foi educado pelo tio, que o conduziu sabiamente no seguimento de Cristo. Estudou em Perugia, onde se diplomou em direito civil junto com o grande João de Capistrano, agora santo.

Decidiu deixar a profissão para ingressar na Ordem dos Franciscanos, onde estudou teologia e ordenou-se sacerdote. Quando vestiu o hábito, tomou o nome de Tiago, que logo foi completado com o "das Marcas", em razão de sua origem. Foi discípulo de outro santo e seu contemporâneo da Ordem, Bernardino de Sena, que se destacava como o maior pregador daquela época, tal qual conhecemos.

Também Tiago das Marcas consagrou toda a sua vida à pregação. Percorreu toda a Itália, a Polônia, a Boêmia, a Bósnia e depois foi para a Hungria, obedecendo a uma ordem direta de Roma. Permanecia num lugar apenas o tempo suficiente para construir um mosteiro novo ou, num já existente, restabelecer a observância genuína da Regra da Ordem Franciscana.

Depois, partia em busca de novo desafio ou para cumprir uma das delicadas missões em favor da Igreja, para as quais era enviado especialmente, como fizeram os papas Eugênio IV, Nicolau V e Calisto III. Participou na incursão da cruzada de 1437 para expulsar os invasores turcos muçulmanos. Humilde e reto nos princípios de Cristo, nunca almejou galgar postos na Igreja, chegando a recusar o cargo de bispo de Milão.

Viveu em extrema penitência e oração, oferecendo seu sacrifício a Deus para o bem da humanidade sempre tão necessitada de misericórdia. Mas os severos e freqüentes jejuns a que se submetia minaram seu organismo, chegando a receber o sacramento da unção dos enfermos seis vezes. Mesmo assim, chegou à idade de oitenta anos.

Faleceu em Nápoles, pedindo perdão aos irmãos franciscanos pelo mau exemplo que foi a sua vida. Era o dia 28 de novembro de 1476. Seu corpo foi sepultado na igreja de Santa Maria Nova, daquela cidade. A sua biografia mostra muitos relatos dos prodígios operados por sua intercessão, tanto em vida quanto após a morte. O papa Bento XIII canonizou Tiago das Marcas em 1726 e marcou o dia de sua morte para a celebração de sua lembrança.

Com informações Paulinas On line



27 de novembro de 2011

Altaneira pode ganhar Ponto de Coleta do ECoelce

Posto de Coleta do ECoelce em Fortaleza - Divulgação
O Prefeito Delvamberto Soares está estudando proposta apresentada pelo servidor municipal Adegildo Domingos para implantação em Altaneira de um ponto de coleta do Programa ECoelce instituído pela distribuidora de energia Coelce no qual o consumidor troca resíduos por descontos na conta de energia elétrica.

O projeto, que desde janeiro de 2007, atende a cerca de 318.240 clientes cadastrados, tem alcançado, a cada novo ano, expressivos indicadores. Já foram contabilizados em torno de 10.296 toneladas de resíduos e concedido R$ 1.180.716,96 em descontos na conta de luz.

O Programa tem atuação em todo o Estado do Ceará e possui atualmente 55 pontos de coleta, destes 32 são fixos e 23 são coletas periódicas em comunidades principalmente do interior. Cerca de 70 comunidades são beneficiadas em 20 municípios.

Por seus resultados, o Ecoelce já recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais. Entre outros, pode-se citar que foi eleito, pela revista Exame em conjunto com o Monitor Group, uma das 25 melhores inovações brasileiras da última década e foi um dos dez ganhadores do World Business and Development Awards (WBDA), premiação da Organização das Nações Unidas (ONU), como um dos projetos mais importantes quanto ao seu alinhamento com os princípios do Pacto Global, estando entre os 20 mais relevantes no mundo. Além disso, foi eleito como um dos mais importantes projetos da América Latina alinhados aos princípios do Pacto Global (United Nations - Global Compact).

Como funciona:

Qualquer cliente Coelce, pessoa física ou jurídica, pode se cadastrar no projeto munido da conta de energia em qualquer loja de atendimento ou nos pontos de coleta e receber o cartão do Ecoelce.

Após o cadastro, o cliente poderá levar  todos os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de coleta de sua preferência. Utilizando uma máquina como as de cartão de crédito e um sistema online, os resíduos são pesados e o valor em bônus é creditado automaticamente na conta de energia do cliente.

Cada resíduo tem seu valor em kilo, unidade ou litro e caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

Resíduos que podem ser reciclados com o projeto:

Papel e papelão
Garrafas de plástico de refrigerante (garrafas PET)
Latas e cerveja e refrigerante
Embalagens tipo longa vida
Embalagens de vidro (garrafas de cerveja, refrigerantes, copos, vidro de nescafé, aguardente, etc.)
Ferros em geral, arames e pregos
Plásticos (embalagens de detergente, água sanitária, margarina, copos, etc.)
Óleo de cozinha

Atualmente, são 44 postos fixos de coleta do Ecoelce estão em funcionamento, sendo 21 em Fortaleza e Região Metropolitana e 23 no interior do estado, na região do Cariri apenas os municípios de Juazeiro do Norte e Campos Sales possuem Postos de Coleta do Ecoelce.

Delvamberto e Adegildo são ex funcionários da Coelce e estão animados com a possibilidade de conseguirem mais este benefício para a população altaneirense.

Santo do Dia: São Virgílio


Foi um dos grandes missionários irlandeses do período medieval e um dos maiores viajantes da importante ilha católica, ao lado dos santos Columbano, Quiliano e Gallo.

Nasceu na primeira década do século VIII e foi batizado com o nome de Fergal, depois traduzido para o latim como Virgilio. Católico, na juventude voltou-se para a vida religiosa, tornou-se monge e, a seguir, abade do Mosteiro de Aghaboe, na Irlanda. Deixou a ilha em peregrinação evangelizadora em 743 e não mais voltou.

Morou algum tempo no reino dos francos, quando o rei era Pepino, o Breve, que lhe pedira para organizar um centro cultural. Mas problemas políticos surgiram na região da Baviera, agregada aos seus domínios. Lá, o duque era Odilon, que pediu a Pepino para enviar Virgilio para a Abadia de São Pedro de Salzburg, atual Áustria. E logo depois Odilon nomeou Virgilio como bispo daquela diocese.

Ocorre que, na época, são Bonifácio, o chamado apóstolo da Alemanha, atuava como representante do papa na região, e caberia a ele essa indicação e não a Odilon. O que o desagradou não foi a escolha de Virgilio, mas o fato de ter sido feita por Odilon. Ambos nutriam entre si uma profunda divergência no campo doutrinal e Virgilio participava do mesmo entendimento de Odilon. Essa situação perdurou até a morte de são Bonifácio, quando, e só então, ele pôde ser consagrado bispo de Salzsburg.

Mas Virgílio era homem de fé fortalecida e de vasta cultura, dominava como poucos as ciências matemáticas, ganhando, mesmo, o apelido de "o Geômetra" em seu tempo. Viveu oito séculos antes de Galileu e Copérnico e já sabia que a Terra era redonda, o que na ocasião e em princípio era uma heresia cristã. Foi para Roma para se justificar com o papa, deixou a ciência de lado e abraçou integralmente o seu apostolado a serviço do Reino de Deus como poucos bispos consagrados o fizeram. Revolucionou a diocese de Salzburg com o seu testemunho e converteu aquele rebanho para a redenção de Cristo, aproveitando-se do interesse político do rei.

Em 755, um ano após a morte de são Bonifácio, Virgílio foi consagrado bispo de Salzburg. Continuou evangelizando a Áustria de norte a sul, inclusive uma parte do norte da Hungria. Fundou e restaurou mosteiros e igrejas, com isso construiu o primeiro catálogo e crônica dos mosteiros beneditinos.

Morreu e foi sepultado na Abadia de Salzburg, Áustria, em 27 de novembro de 784, em meio à forte comoção dos fiéis, que transformaram essa data a de sua tradicional festa. Séculos depois, suas relíquias foram trasladadas para a bela Catedral de Salzburg. Em 1233, foi canonizado, e o dia de sua festa mantido. São Virgílio foi proclamado padroeiro de Salzburg.

Com informações Paulinas On line



26 de novembro de 2011

Prova de seleção dos Agentes de Leitura é adiada para 03 de dezembro

Em virtude da grande quantidade de pessoas desabilitadas que entraram com recursos e considerando que todos esses devem ser analisados e julgados,a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará adia a prova de seleção dos Agentes de Leitura para o dia 03 de dezembro de 2011.

Os candidatos Agentes de Leitura selecionados receberão auxílio mensal através de Bolsa, no valor de R$ 400,00, e os candidatos Agentes de Leitura Articulador R$ 545,00.

O Projeto Agentes de Leitura do Ceará, pioneiro no Brasil, é, originalmente, uma ação da Secretaria de Cultura do Estado/SECULT junto ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza/FECOP, que, desde 2006, vem promovendo a democratização do acesso ao livro e à leitura por meio de diversas atividades mediadoras ancoradas em acervos bibliográficos que, mais tarde, são integrados ao acervo das bibliotecas públicas municipais e/ou comunitárias.

No Projeto, cada Agente acompanha o processo leitor de 25 famílias por ele cadastradas, dentre as escolhidas pelas secretarias municipais de Educação, em 41 municípios em 188 localidades de grande vulnerabilidade social no interior do Estado, determinados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza/FECOP, com base nos critérios técnicos e no Índice de Focalização dos Agentes de Leitura/IFAL elaborados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará/IPECE.

Santo do Dia: São Leonardo de Porto Maurício

O santo da via-sacra e da Imaculada Conceição, o frade que salvou o Coliseu de ruína total, o pregador inflamado da Paixão de Cristo. São esses os títulos de são Leonardo de Porto Maurício. Lígure, nasceu em 1676, filho de capitão da marinha, Domingos Casanova, que o deixou órfão em tenra idade. Levado a Roma, fez os seus estudos no Colégio Romano e depois entrou no retiro de são Boaventura, no Palatino, vestindo aí hábito franciscano. Desenvolveu sua atividade sacerdotal prevalentemente em Florença. As cruzes plantadas por seus confrades fora da Porta de são Miniato tornaram-se para ele outros tantos púlpitos ao aberto. Sobre a eficácia de sua palavra fundam-se alguns episódios da vida do santo. No fim de uma prédica sobre a Paixão, na Córsega, os homens, endurecidos pelo ódio secular, descarregaram seus fuzis para cima e se abraçaram em sinal de paz.

Em Florença suas pregações constituíam uma advertência para todos os cidadãos. No jubileu de 1750, proclamado por Bento XIV, o papa Lambertini de Bolonha, fez muito sucesso a via-sacra pregada por frei Leonardo aos 27 de dezembro no Coliseu. Era a primeira vez que se celebrava um rito religioso no anfiteatro Flávio. Desde aquele ano a piedosa tradição se mantém até aos nossos dias e toda a Sexta-feira Santa o papa faz pessoalmente o rito penitencial.

Aquela primeira via-sacra teve também um grande merecimento para a arte: o Coliseu até aquele ano tinha servido como pedreira, mas depois daquela memorável via-sacra foi considerado lugar sagrado, meta de devotas peregrinações, e a sua demolição parou. Frei Leonardo era grande devoto de Nossa Senhora e apaixonado defensor da Imaculada Conceição. Convenceu o próprio pontífice a convocar um Concílio, isto é, um referendum entre os bispos, para proceder depois à proclamação do dogma.

O papa Lambertini preparou para este fim uma Bula que, por várias causas, nunca foi publicada. Em 1751 frei Leonardo morria no predileto retiro de são Boaventura no Palatino, e o próprio papa foi ajoelhar-se ao lado de seu corpo. Sobre o túmulo do santo foi exposta a carta profética escrita por são Leonardo pouco antes da morte. Nela preconizava-se a proclamação do dogma da Imaculada Conceição.

Com informações Paulinas On line

25 de novembro de 2011

Audiência Pública definirá destinação dos recursos do Orçamento da União para Altaneira

A comunidade decidirá o destino dos recursos - foto de arquivo
O Governo Municipal de Altaneira realizará na manhã do próximo domingo (27/09) Audiência Pública que tratará da destinação de Emenda de Iniciativa Popular ao Orçamento da União 2012 no valor de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) a ser transferida ao Município de Altaneira.

Lideranças políticas e comunitárias e a comunidade em geral estão sendo convidadas para participar da Audiência Pública.

Os participantes deverão escolher, para aplicação dos recursos, uma das seguintes opções:

a) Estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde;
b) Implantação de Melhorias Sanitárias Domiciliares para Prevenção e Controle de Agravos;
c) Implantação e Melhoria de Sistemas Públicos de Abastecimento de água
d) Implantação e Melhoria de Sistemas Públicos de Esgotamento Sanitário;
e) Implantação e Melhoria de Sistemas Públicos de manejo de resíduos sólidos;
f) Serviço de Atenção as Urgências e Emergências na Rede Hospitalar.

A Audiência Pública acontecerá a partir das 09h., no Auditório do CRAS e a opção escolhida deve ser encaminhada ao Deputado Arlindo Chinaglia, Relator Geral do Orçamento da União, para inclusão na proposta orçamentária.

Santo do Dia: São Pedro de Alexandria


O século III talvez tenha sido o mais trágico palco em que se desenrolou o drama da perseguição e extermínio de cristãos. O vilão desse drama era o imperador romano, tirano, cruel e violento. Defender o cristianismo, naqueles tempos, era atrair para si a ira dos poderosos, no mínimo a prisão e o trabalho escravo, quando não o exílio e, quase sempre, a morte. E assim, como o Povo de Deus nunca temeu sacrificar-se em nome da fé em seu Redentor, foi um tempo em que floresceram milhares de mártires.

Figuras da maior relevância pela inteligência, cultura e santidade perderam a vida em defesa de sua fé cristã, combatendo a ignorância pagã, instrumento de domínio dos mandantes. Uma delas foi Pedro, patriarca de Alexandria, que foi consagrado no ano 300. Era admirado por todos de seu tempo, por seu vasto saber científico e filosófico e pelo profundo conhecimento das Sagradas Escrituras.

Sob sua responsabilidade estavam as igrejas do Egito, da Tebaida e da Líbia, todos territórios de muita perseguição ao seu rebanho. Mas quanto maior o perigo, mais firmeza demonstrava Pedro. Consolava os perseguidos, acolhia e protegia os que mais sofriam, dava exemplos diários de coragem e perseverança.

Porém o patriarca Pedro não enfrentou somente as feras do paganismo. Também teve de lutar contra as forças opositoras que surgiram dentro da própria Igreja cristã, corroendo-a internamente. Enfrentou tudo com tolerância e benevolência, mas com firmeza. Apenas exigiu que os bispos vivessem com o mesmo rigor a fé cristã e a mesma retidão de caráter e disciplina de vida que ele próprio se impunha, não almejando, apenas, posição e os bens materiais. Os bispos Melécio e Ário logo começaram um movimento radical contra ele, visando o seu afastamento e o seu posto episcopal. Pedro, então, convocou um Concílio e ambos foram afastados da Igreja. Aí começou a verdadeira guerra contra o patriarca.

Os dois bispos negaram-se a reconhecer o poder do Concílio, continuaram suas atividades episcopais e, em represália, passaram a pregar contra a Igreja. Isso causou um cisma na Igreja, isto é, uma divisão que durou cento e cinqüenta anos e que ficou conhecido como o "Cisma Meleciano". Então, denunciado por Ário, Pedro acabou preso e condenado à morte. Aliás, o imperador aproveitou-se da situação para eliminar aquela incômoda liderança e autoridade católica.

A antiga tradição diz que, na véspera da execução, Cristo apareceu-lhe numa visão, na forma de um menino que tinha a túnica rasgada de alto a baixo. Disse-lhe que o responsável por aquilo era Ário, que dividira sua Igreja ao meio. Assim, antes de morrer, ele viu sua doutrina confirmada. Foi decapitado em 25 de novembro de 311 por opor-se ao cisma de Melécio e pela fé em Cristo.

Com informações Paulinas On line



24 de novembro de 2011

400 mil visualizações


O Blog de Altaneira atingiu na tarde de ontem (23/11) a marca de 400.000 visualizações. Lançado em 21 de fevereiro de 2010 o Blog de Altaneira adotou o contador de visualizações do Blogger somente em julho daquele ano.

Até o mês de abril de 2011 a audiência do Blog crescia mês a mês, atingindo em abril o recorde de 41.901 visualizações, no mês seguinte houve uma queda na Audiência e estabilizou nos meses seguintes.

Confira a evolução da audiência do Blog de Altaneira:

Julho de 2010 – 3.063 visualizações;
Agosto de 2010 – 6.184 visualizações;
Setembro de 2010 – 8.736 visualizações;
Outubro de 2010 – 11.941 visualizações;
Novembro de 2010 – 14.761 visualizações;
Dezembro de 2010 – 19.020 visualizações;
Janeiro de 2011 – 21.537 visualizações;
Fevereiro de 2011 – 31.572 visualizações;
Março de 2011 – 36.465 visualizações;
Abril de 2011 – 41.901 visualizações;
Maio de 2011 – 29.321 visualizações;
Junho de 2011 – 29.007 visualizações;
Julho de 2011 – 24.404 visualizações;
Agosto de 2011 – 33.165 visualizações;
Setembro de 2011 – 34.141 visualizações;
Outubro de 2011 – 37.640 visualizações;
Novembro de 2011 – 17.615 visualizações (até hoje);

Agradecemos a todos pela Audiência.

Vereador quer Procuradoria na Câmara Municipal de Altaneira

Vereador Flavio Correia (PCdoB) foto de arquivo
O Vereador Flavio Correia (PCdoB) apresentou Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal dispondo sobre a instituição da Procuradoria da Câmara Municipal de Altaneira, como órgão permanente de assessoria e consultoria aos parlamentares.

O Vereador justificou a proposta com a alegativa de que nessa legislatura a Câmara Municipal já contou com três assessores, cada um como uma forma diferente de trabalho, o que não é bom para as atividades legislativas, pois não existe continuidade na prestação do serviço.

“Nesses ultimos 10 meses contamos com uma excelente assessoria jurídica, mas nada nos garante, que este serviço permaneça quando da mudança de Presidente, isto tem que ser corrigido” disse o Vereador Flavio Correia.

A idéia do Vereador Flavio é que a Procuradoria da Câmara seja instituída com dois cargos de Procuradores um de livre nomeação e exoneração do Presidente e outro cargo efetivo com ingresso através de Concurso Público.

O Vereador Deza Soares (PCdoB) defendeu a proposta e disse que pensa da mesma forma e justificou que não instituiu a procuradoria da Câmara por está na Presidência de forma interina, mas vai lutar para que a proposta seja aprovada.

O vereador Professor Adeilton (PP) líder do bancada da oposição também concordou com a Proposta e disse que irá defendê-la em Plenário.

Santo do Dia: Santo André Dung-Lac e companheiros


A evangelização do Vietnã começou no século XVI, através de missionários europeus de diversas ordens e congregações religiosas. São quatro séculos de perseguições sangrentas que levaram ao martírio milhares de cristãos massacrados nas montanhas, florestas e em regiões insalubres. Enfim, em todos os lugares onde buscaram refúgio. Foram bispos, sacerdotes e leigos de diversas idades e condições sociais, na maioria pais e mães de família e alguns deles catequistas, seminaristas ou militares.

Hoje, homenageamos um grupo de cento e dezessete mártires vietnamitas, beatificados no ano jubilar de 1900 pelo papa Leão XIII. A maioria viveu e pregou entre os anos 1830 e 1870. Dentre eles muito se destacou o padre dominicano André Dung-Lac, tomado como exemplo maior dessas sementes da Igreja Católica vietnamita.

Filho de pais muito pobres, que o confiaram desde pequeno à guarda de um catequista, ordenou-se sacerdote em 1823. Durante seu apostolado, foi cura e missionário em diversas partes do país. Também foi salvo da prisão diversas vezes, graças a resgates pagos pelos fiéis, mas nunca concordou com esse patrocínio.

Uma citação sua mostra claramente o que pensava destes resgates: "Aqueles que morrem pela fé sobem ao céu. Ao contrário, nós que nos escondemos continuamente gastamos dinheiro para fugir dos perseguidores. Seria melhor deixar-nos prender e morrer". Finalmente, foi decapitado em 24 de novembro de 1839, em Hanói, Vietnã.

Passada essa fase tenebrosa, veio um período de calma, que durou cerca de setenta anos. Os anos de paz permitiram à Igreja que se reorganizasse em numerosas dioceses que reuniam centenas de milhares de fiéis. Mas os martírios recomeçaram com a chegada do comunismo à região.

A partir de 1955, os chineses e os russos aniquilaram todas as instituições religiosas, dispersando os cristãos, prendendo, condenando e matando bispos, padres e fiéis, de maneira arrasadora. A única fuga possível era através de embarcações precárias, que sucumbiam nas águas que poderiam significar a liberdade, mas que levavam, invariavelmente, à morte.

Entretanto o evangelho de Cristo permaneceu no coração do povo vietnamita, pois quanto mais perseguido maior se tornou seu fervor cristão, sabendo que o resultado seria um elevadíssimo número de mártires. O papa João Paulo II, em 1988, inscreveu esses heróis de Cristo no livro dos santos da Igreja, para serem comemorados juntos e como companheiros de santo André Dung-Lac no dia de sua morte.

Com informações Paulinas On line

23 de novembro de 2011

Vereadores aprovam projetos de Delvamberto

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira - foto de arquivo
A Câmara Municipal de Altaneira aprovou na Sessão de ontem (22/11) vários projetos de lei encaminhados pelo Prefeito Delvamberto Soares (PSB).

Dentre os projetos aprovados pela Câmara estão a mini reforma administrativa, a criação da Guarda Municipal, o adiantamento do 13º. Salário e o Orçamento do Município para 2012.

O Relator da Comisão Permanente Vereador Professor Adeilton (PP) e o Vereador Flavio Correia (PCdoB) apresentaram Emendas aos projetos, motivos pelo qual os projetos retornarão a Comissão para elaboração da Redação Final e após deliberação do Plenário serão enviados para sanção do Prefeito Municipal.

O Vereador Flavio Correia citou que a Comissão Permanente realizou um trabalho minucioso de análise das propostas e parabenizou o relator da Comissão, Vereador Professor Adeilton, que tem atuado de forma coerente na análise dos projetos.

Com exceção do Projeto da Guarda Municipal todos os outros projetos foram aprovados por unanimidade. O vereador Antonio Henrique (PV) justificou seu voto contra a criação da Guarda Municipal uma vez que entende que a melhor opção para o Município seria a manutenção do Programa Pró-Cidadania.

O Prefeito Delvamberto Soares ao ser informado da aprovação dos projetos disse que os vereadores mais uma vez demonstraram que trabalham desenvolvimento do Município, independentemente da filiação partidária. Delvamberto confirmou que acatará as emendas aprovadas pela Câmara Municipal.

“Agradeço aos vereadores por mais um voto de confiança a nossa administração, faremos o possível para que a harmonia entre os poderes prevaleça, respeita a independência de cada um” disse Delvamberto.

Vereador Deza protocola Projeto da Lagoa Santa Tereza em Brasília

Vereador Deza no Protocolo do Senado - foto Elizonaldo Alencar

O presidente em Exercício da Câmara Municipal de Altaneira, vereador Deza Soares (PCdoB), participou na semana passada em Brasília do Encontro Nacional dos Vereadores. Aproveitando a oportunidade o parlamentar protocolou na Câmara dos Deputados o seu Projeto Revitalização e Urbanização da Lagoa Santa Tereza.

O vereador Deza participou de Audiência com o senador Inácio Arruda e com o deputado Chico Lopes, ambos do PCdoB, onde fez uma explanação sobre o Projeto, as dificuldades enfrentadas até o momento e solicitou apoio dos parlamentares para realização deste sonho da comunidade altaneirense.

O senador Inácio Arruda e o deputado Chico Lopes se comprometeram em analisar o Projeto e viabilizar a apresentação de Emendas Parlamentares para construção da primeira etapa da obra.

O vereador Deza disse que estava muito animado com andamento dos fatos, pois pela primeira vez todos estão mobilizados para o início da obra, aguardando apenas o posicionamento da SEMACE sobre a topografia apresentada.

Confira a foto do vereador Deza na Câmara dos Deputados:

Santo do Dia: São Columbano


Catequizada por são Patrício no século V, a Irlanda deu à Europa medieval inúmeros monges missionários que espalharam e fizeram crescer a Igreja cristã. Da "ilha dos santos" para a Europa, eles vieram, austeros, retos e amorosamente motivados, dar origem à chamada "peregrinação pelo Senhor". Além de expandir muito as regiões de fé cristã, colaboraram para a renovação cultural do velho continente. Um de grande relevância foi o monge Columbano, nascido por volta do ano 540 na cidade de Leinster.

Esse irlandês era um nobre rico, culto e dotado de inteligência incomum. Ele próprio se iniciou no estudo das Sagradas Escrituras. Depois, estudou as ciências humanas e a teologia em um mosteiro da Irlanda do Norte, em Bangor, considerado o de regras mais rígidas de todo país. Teve como orientador espiritual o próprio abade, santo Comgall. Passou décadas e mais décadas de ilha em ilha, onde os mosteiros floresciam. Ele mesmo fundou um em Bangor, que se tornou célebre também, e onde, por uma década, foi professor dos noviços.

Contemporâneo dos mais destacados religiosos de sua época, estudou ao lado de muitos deles, alguns dos quais se tornaram santos. Aos cinqüenta anos, deixou seu país para atuar como missionário, acompanhado de outros doze monges. E passou para a história da Igreja por sua presença de visionário reformador e fundador de mosteiros, dono de uma singular personalidade que unia vigor e poesia, determinação férrea e descuidada improvisação. Mas também, e principalmente, pela rigidez das regras de disciplina imposta aos monges dos seus mosteiros.

Chegou, em 590, na Europa decadente daqueles tempos medievais, entrando pela França, onde fundou o primeiro mosteiro em Luxeuil, a seguir outros dois na região da Borgonha. Assim, atraiu centenas de seguidores, reavivando a fé cristã. Depois, foi a vez da Suíça, onde deixou o discípulo Gallo, agora santo, o qual fundaria, mais tarde, um célebre mosteiro que perpetua o seu nome.

Finalmente, chegou na Itália, onde a fama de sua sabedoria e santidade já era conhecida. Atuou como conselheiro do rei dos longobardos, mas indispos-se com ele por causa da sua oposição aos hereges arianos. Foi para as montanhas da Ligúria, entre Gênova e Pávia, onde ergueu a igreja e o Mosteiro de Bobbio, que tantos frutos daria ao catolicismo no futuro. Nele, o abade Columbano morreu no dia 23 de novembro de 615. E essa é a data da festa para a sua celebração.

Com informações Paulinas On line