30 de setembro de 2017

Ciro Gomes diz que aliança com Eunício é "muito improvável"

Retomada da aliança do grupo dos Ferreira Gomes com o presidente do Senado Eunício Oliveira (PMDB) é “muito improvável”, segundo o ex-ministro Ciro Gomes (PDT). “Nós nos distanciamos de forma muito agressiva e acho que um movimento desses seria estranhamente visto pelo povo. Não acho bom para ele nem bom para nós”, afirma.

Ciro, no entanto, não descarta completamente a reaproximação com o ex-aliado e diz que “a última palavra” será, “naturalmente”, do governador Camilo Santana (PT), que é o candidato do grupo.

Rodrigo Maia vai de principal aliado a forte ameaça ao PMDB

A disputa entre PMDB e DEM por filiação de nomes da base na Câmara dos Deputados tem refletido diretamente na relação entre os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e da República, Michel Temer (PMDB).

Prestes a ser votada a segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o peemedebista, o deputado tem feito declarações públicas que preocupam o Palácio do Planalto.

"O que segura um governo impopular" por Érico Firmo

Dilma Rousseff (PT) sofreu impeachment com 9% de aprovação e Michel Temer (PMDB) não será afastado, mesmo com 3%. Isso ocorre por dois motivos: 1) A maneira como a impopularidade se expressa e 2) o fato de que a reprovação foi condição necessária, mas não foi a motivação para tirar Dilma.

Temer é alvo de desaprovação passiva. As pessoas não gostam do presidente nem de nada do governo dele, mas tampouco estão dispostas a qualquer coisa contra ele. É muito diferente da forma como se deu a desaprovação de Dilma. Ninguém está na rua para protestar contra o governo. Caso houvesse mobilizações de massa, nesse momento no qual a Câmara dos Deputados avalia a segunda denúncia contra o presidente, a situação poderia se complicar.

29 de setembro de 2017

Altaneirense entra para o time do Nova Escola

O portal Nova Escola publicou ontem (28/09) a lista dos professores, mentores e especialistas, dentre os mais de 13 mil inscritos em processo seletivo, que farão parte de sua nova equipe de autores.

Na nova equipe está o altaneirense Reginaldo de Sousa Venâncio, professor e diretor da Escola de Ensino Fundamental Joaquim Soares da Silva. Ele integrará o grupo na função de Mentor. Em seu perfil no Facebook, o professor comentou acerca da felicidade em fazer parte de um “um grupo tão seleto de educadores pensantes desse país” e de estar representando o município de Altaneira.

Escolha de relator tucano ajuda Michel Temer, mas irrita ala do PSDB

O presidente da Comissão de Constituição (CCJ) da Câmara, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), confirmou ontem (24/09) Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) como relator da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência).

Andrada tem 87 anos, é advogado e está no décimo mandato consecutivo como deputado federal. Aliado do senador afastado Aécio Neves (MG), o deputado faz parte da ala do PSDB que defende a permanência do partido no governo. 

Por que Temer não cai? por Pedro Paulo Zahluth Bastos

Comecei há cerca de um mês meu ano sabático como professor visitante na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Isso explica tanto a descontinuidade da coluna quanto meu tema de hoje. Volta e meia tenho que explicar por aqui porque um presidente ilegítimo e corrupto não cai. Ele não só foi gravado em uma conversa noturna que levou à entrega filmada de uma mala de dinheiro a um enviado, o deputado Rodrigo Rocha Loures, como é o mais impopular da história das pesquisas modernas de opinião no Brasil.

28 de setembro de 2017

Agricultores são homenageados na Câmara de Altaneira

Agricultores e vereadores após a realização da Sessão da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: João Alves)

Atendendo ofício da secretária de Agricultura e Meio Ambiente, o presidente da Câmara, Antonio Leite, destinou os trabalhos da casa na sessão de ontem (27/09), para homenagens aos agricultores. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cezar Cristovão, usou a tribuna da Câmara, para informar o andamento das apresentações, agradecer ao presidente da casa pelo espaço, prefeito Dariomar Rodrigues, pelo apoio, e parabenizar à todos que fazem parte da agricultura do município.

"Questão de sobrevivência" por Erico Firmo

Muita gente não entendeu o porquê de o PT ir contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e a favor de Aécio Neves (PSDB) na decisão que afastou o tucano.

O partido, na verdade, reafirmou posição que já havia adotado na época da prisão de Delcídio do Amaral. Em relação a Aécio, há mais que coerência. O partido sabe que foi com ele ontem e pode ser de novo amanhã.

Sobrevivência de Aécio une PT, PSDB e Temer

Tocadas paralelamente no Congresso, articulações em torno da denúncia contra Michel Temer e do afastamento de Aécio Neves (PMDB-MG) já viraram uma só aos olhos do governo. Um dos principais articuladores do presidente, o senador tucano tem hoje sua “sobrevivência” como prioridade para Temer, que enfrentará cenário pessimista na Câmara dos Deputados.

Na noite de ontem (27/09), a Mesa do Senado foi notificada de decisão da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que afastou Aécio do cargo. Cresce, no entanto, entendimento proposto pelo PSDB de que a questão deverá ser decidida pela Casa. Presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) já sinalizou que levará questão ao plenário.

Ministros do STF divergem sobre afastamento de Aécio do Senado

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que a Primeira Turma da Corte decidiu “poetizar” e assumiu “comportamento suspeito” ontem (26/09), ao decidir afastar o senador Aécio Neves (PSDB-MG) de suas atividades parlamentares e impor a ele o recolhimento domiciliar noturno.

Mendes afirmou que as medidas cautelares equivalem à imposição de prisão contra o parlamentar, o que a própria Primeira Turma considerou inconstitucional, por entender que o senador não foi flagrado praticando crime inafiançável.

Supremo autoriza ensino religioso confessional nas escolas públicas

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (27/09), por 6 votos a 5, que o ensino religioso nas escolas públicas pode ter natureza confessional, isto é, que as aulas podem seguir os ensinamentos de uma religião específica.

O julgamento ficou empatado até o último momento, sendo decidido pelo voto da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, para quem “pode-se ter conteúdo confessional em matérias não obrigatórias nas escolas [públicas]”

27 de setembro de 2017

Iniciativa de agricultores altaneirenses é destaque no portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Agricultores em visita a Horta Dois Irmãos (Foto: Aderson Pereira)
A informação de que 22 agricultores familiares de Altaneira irão receber hoje (27/09) permissões de uso do Selo da Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) foi publicada em destaque no portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Os produtos são hortaliças, frutas, legumes, mel de abelha, bolos e biscoitos e as produções estão divididas entre grupos formados por homens e mulheres.

STF afasta Aécio do mandato e determina recolhimento domiciliar noturno

Sessão da 1ª turma do STF (Foto: Fellipe Sampaio)
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (26/09), por 3 votos a 2, afastar o senador Aécio Neves (PSDB-MG) do exercício de seu mandato, medida cautelar pedida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no inquérito em que o tucano foi denunciado por corrupção passiva e obstrução de Justiça, com base nas delações premiadas da empresa J&F.

26 de setembro de 2017

"Retrato como nunca antes feito" por Erico Firmo

O contraste entre as favelas e os condomínios de luxo em São Paulo é um dos retratos da desigualdade no Brasil (Foto: Clayton de Souza) 
A Oxfam, confederação de organizações internacionais que atuam no combate à pobreza, divulgou o que talvez seja o mais expressivo retrato do Brasil jamais feito. A informação é chocante: seis homens brancos brasileiros concentram mais riqueza que 100 milhões de brasileiros. Seis pessoas. Cem milhões de pessoas.

Partidos se estruturam de olho em 2018

Lideres do partido Novo no Ceará, Jerônimo Ivo e Marcelo Marinho em rádio da Capital (Foto: Fernando Ribeiro)
Que a corrida para 2018 já começou, está claro. São muitas especulações e negociações nos partidos e até mesmo dentro do Congresso, concentrado na luta contra o tempo para modificar o sistema eleitoral antes da data limite de 7 de outubro. Nesse contexto, três partidos realizam ações esta semana para conquistar mais filiados e encarar as disputas do ano que vem.

25 de setembro de 2017

Higor e Vanderlei vencem oitava etapa do Campeonato Municipal MTB de Altaneira

Com participação de apenas 23 ciclistas de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Nova Olinda realizou-se na manhã de ontem (24/09) na Trilha Sítio Poças a oitava etapa do Quarto Campeonato Municipal MTB de Altaneira.

O campeão das três primeiras edições do grupo local, Higor Gomes, venceu a etapa seguido pelo atual Richard Soares e Bruno Roberto que chegou em terceiro, todos completaram as seis voltas no Circuito de 4,6 Km.

Ernesto Saboia é contado como novo membro do TCE

A Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) deve iniciar nessa semana os trâmites iniciais para a ocupação da vaga aberta de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

Com a vacância oficial desde o final do ano passado, com o pedido de aposentadoria de Teodorico Menezes, a Corte deve encaminhar nos próximos dias informação à Casa para a substituição.

24 de setembro de 2017

Oitava Etapa: Classificação Geral no Campeonato Municipal MTB de Altaneira

Higor Gomes venceu a oitava etapa do Campeonato Municipal MTB de Altaneira, Vanderlei Calixta ficou em segundo lugar e Kelvyn Kleber foi o terceiro colocado. Após a oitava etapa a Classificação Geral no Campeonato Municipal MTB de Altaneira ficou assim:

Oitava Etapa: Classificação do grupo Local no Campeonato Municipal MTB de Altaneira

Higor venceu a oitava etapa do Campeonato Municipal MTB de Altaneira, Richard Soares ficou em segundo lugar e Bruno Roberto completou o Pódio. A Classificação do grupo Local ficou assim:

Oitava Etapa: Classificação do grupo Visitante no Campeonato Municipal MTB de Altaneira

O ciclista juazeirense Vanderlei Calista venceu a oitava etapa do Campeonato Municipal MTB de Altaneira, Kelvyn Kleber, ficou em segundo lugar e Lucas Brito foi em terceiro. Após a oitava etapa a Classificação do grupo Visitante no ficou assim:

"Como anda as discussões na Câmara de Altaneira?" por Nicolau Neto

Parlamentares de Altaneira em face de Sessão Ordinária realizada na última quarta-feira (20/09) (Foto: Júnior Carvalho)
A nova legislatura altaneirense começou e com ela novos assentos. Três estreantes e um retorno. Destes, apenas uma mulher garantiu vaga na casa, fazendo com que este número permanecesse o mesmo, já que Lélia de Oliveira não se reelegeu. A casa tem 3 mulheres e 6 homens. Gilson Cruz e Genival Ponciano tiveram o mesmo resultado de Lélia e, Devaldo Nogueira voltou a ocupar cargo de vereador pelo PMDB depois de ter se ausentado nas últimas disputas.

23 de setembro de 2017

"Paz ou cinismo?" por Fernando Brito

Hoje cedo, registrou-se  aqui o senhor Raul Jungmann anunciando que a favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro, estava “pacificada”. Os tiroteios de hoje (23/09) provaram que é apenas mais uma ilusão.

"Temer e os generais" por Mauricio Dias

O silêncio frágil e assustado do presidente Michel Temer, chefe das Forças Armadas por imposição constitucional, somado às declarações temperadas, apaziguadoras, do general Villas Boas, comandante do Exército, nasceu neste momento de um sinal intrigante do discurso calculado e provocador pronunciado pelo general Antonio Mourão, na loja maçônica Grande Oriente, em Brasília.

22 de setembro de 2017

Seminário sobre Transparência na Gestão Pública movimentou a Região do Cariri

O auditório da UFCA recebeu mais de 250 participantes para o Seminário do TCE em Juazeiro do Norte (Foto: Divulgação)
O auditório da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em Juazeiro do Norte, ficou lotado por um público com mais de 250 participantes, composto por gestores públicos, secretários, prefeitos, presidentes de Câmaras, vereadores, lideranças comunitárias, estudantes e sociedade em geral. Todos atentos e bem participativos na quarta edição do projeto Transparência na Gestão Pública – Controle Cidadão, nesta quinta-feira (21/09).

STF decide enviar denúncia sobre Temer à Câmara

Plenário do STF na Sessão de ontem (Foto: Carlos Moura)
Após dois dias de julgamento, por 10 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (21/09) pelo envio imediato à Câmara dos Deputados da segunda denúncia apresentada pelo ex-procurador-geral da República (PGR) Rodrigo Janot contra o presidente Michel Temer. A partir de agora, caberá à Casa decidir sobre autorização prévia para que a Corte julgue o caso, conforme determina à Constituição.

21 de setembro de 2017

Ciro diz que reaproximação seria “desmoralizante” para Eunício

Imagem capturada do vídeo do jornalista Eliomar de Lima
O ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes, hoje na condição de presidenciável do PDT, descartou ontem (20/09) em entrevista ao Blog do Eliomar, qualquer reaproximação política do seu grupo com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB).

Marco Aurélio nega pedido de liminar do TCM e diz que decisão será do Pleno

O ministro Marco Aurélio, relator do caso do TCM no Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a afirmar que não vai decidir monocraticamente sobre a liberação de liminar para suspender a extinção do órgão.

Em decisão da última segunda-feira (18/10) ele indeferiu ação cautelar da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que pedia a suspensão do fim do TCM, e disse que assunto será tratado pelo Pleno do STF.

Eunício Oliveira assegura 400 mil de emenda para Altaneira

Eunicio Oliveira, Genecias Noronha e Dariomar Rodrigues em Brasília (Foto: Divulgação)
O prefeito Dariomar Rodrigues (PT) comunicou através do portal oficial do Município na tarde de ontem (20 /09) que o senador Eunício Oliveira (PMDB) assegurou uma emenda parlamentar no valor de R$ 400.000,00. O deputado federal Genecias Noronha (Solidariedade) acompanhou o prefeito na audiência com o presidente do Senado Federal.

"Notas sobre a posse de Raquel Dodge" por Plínio Bortolotti

Presidentes da República, do Senado, da Câmara e do STF na posse da PGR (Foto: Agencia ANSA)
1) Das quatro pessoas que estavam na mesa de honra na posse da procuradora-geral, Raquel Dodge, apenas uma não era investigada pelo Ministério Público (MP) - a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia. Os demais, Michel Temer (presidente da República), Eunício Oliveira (presidente do Senado) e Rodrigo Maia (presidente da Câmara) têm contas a prestar ao MP e à Justiça.

20 de setembro de 2017

Deputado Genecias assegura mais 300 mil reais para Altaneira

Palito, Genecias e Dariomar em Brasília (Foto: Divulgação)
Através do portal oficial do Governo Municipal o prefeito Dariomar Rodrigues (PT) anunciou na tarde de (19/09) a liberação de verbas equivalente a R$ 300.000,00 asseguradas por meio de emenda parlamentar do Deputado Federal Genecias Noronha (Solidariedade) no Orçamento Geral da União (OGU).

Para juristas, decisão que permite tratar homossexualidade é absurda e marca retrocesso

A liminar deferida pelo juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho na sexta-feira (15/09), no Distrito Federal, que permite aos psicólogos oferecerem tratamento contra homossexualidade tem repercutido e causado revolta. 

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) divulgou uma nota em que se posiciona contra a decisão da Justiça Federal e afirma que irá recorrer. Além disso, grupos ativistas LGBT, como o Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero e a Aliança Nacional LGBT afirmaram que ingressarão no processo para reverter a decisão.

“Investigados na cadeira do investigador” por Guálter George

Presidentes da República, do Senado, da Câmara e do STF na posse da PGR (Foto: Agencia ANSA)
A posse de Raquel Dodge como Procuradora-geral da República foi, a despeito de seu discurso sereno e tranquilo, um show de constrangimentos. A começar pela ausência do antecessor Rodrigo Janot, que as circunstâncias impediram de estar ali para uma civilizada transmissão de posto.

19 de setembro de 2017

Em petição enviada ao STF, TCE diz que fim do TCM não prejudicou fiscalização

Até então silencioso no caso, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) entrou ontem na polêmica em torno da extinção do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM). 

Em petição enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), o TCE nega que a extinção do TCM prejudique a fiscalização de contas e rebate necessidade de uma liminar revertendo o fim da Corte.

Projeto que extingue comarcas no interior do Ceará é debatido na Assembleia

Audiência foi realizada no auditório Murilo Aguiar (Foto: Marcos Moura)
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa debateu, ontem (21/08), as alterações na organização judiciária do Estado do Ceará. Essas modificações estão previstas no projeto de lei nº 73/2017, oriundo da mensagem nº 6/17, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O projeto prevê, entre outras coisas, a transferência de unidades judiciárias consideradas subdemandadas.

Raquel Dodge assume a PGR e diz que ninguém está acima nem abaixo da lei

O denunciado Michel Temer e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, durante cerimônia de posse (Marcelo Camargo)
Raquel Dodge foi empossada na manhã de ontem (18/09) no cargo de Procuradoria-Geral da República e a presidência do Conselho Nacional do Ministério Público. O termo de possse foi assinado por ela e pelo presidente Michel Temer, em cerimônia da PGR. O ex-procurador-geral, Rodrigo Janot não participa da cerimônia.

Justiça autoriza psicólogos a oferecer terapia de reorientação sexual

O juiz Waldemar Cláudio de Carvalho da 14ª Vara do Distrito Federal autorizou, em caráter liminar, que psicólogos possam atender eventuais pacientes que busquem terapia para reorientação sexual. 

A decisão atendeu a uma ação de três psicólogos que pediam a suspensão de uma resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que estabelece como os profissionais da área devem atuar nos casos que envolvam a orientação sexual de pacientes. O conselho irá recorrer da decisão.

18 de setembro de 2017

Altaneirense é 4º colocado em corrida no Recife

Cerca de 5 mil competidores de vários municípios brasileiros participaram na manhã de ontem (17/09) da Corrida Circuito das Estações Caixa - Estação Primavera realizada na cidade de Recife-PE.

O altaneirense Ravi Timóteo participou da corrida no circuito de 5Km completando o prova em 16min53seg., o que lhe assegurou a quarta colocação na competição. 

Um "tiro no pé" na candidatura de Ciro por Ítalo Coriolano

Um “tiro no pé” para candidatura de Ciro Caso prospere a retomada da aliança entre o grupo dos Ferreira Gomes - que inclui o governador Camilo Santana (PT) - e o senador Eunício Oliveira (PMDB), não restam dúvidas de que o mais prejudicado com essa reacomodação de forças seria o ex-ministro e presidenciável Ciro Gomes (PDT).

Desde que colocou em campo sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto, Ciro se vende, basicamente, como oposição a tudo de negativo que representaria o PMDB: anti-Temer, anti-Renan Calheiros, anti-Cunha, anti-Eunício.

Cid admite negociação para retomada de aliança com Eunício

Cid Gomes discursa durante encontro do PDT em Ipueiras (Foto: Ascom/PDT)
O ex-governador Cid Gomes (PDT) admite possibilidade de aliança com o adversário Eunício Oliveira (PMDB), presidente do Senado, nas eleições de 2018. Segundo ele, tudo dependerá da “decisão” do governador Camilo Santana (PT). “Quem decide é ele (Camilo), e o que ele decidir estou para ajudar. Eu não sou de ficar criando dificuldades”, disse em encontro regional do PDT em Ipueiras no último sábado (16/09).

17 de setembro de 2017

Governo irá fiscalizar transações com cartão

Mauro Filho  em palestra sobre a implantação do Módulo Fiscal Eletrônico (MFE) no Ipece (Foto: Mauri Melo)
A partir de janeiro de 2018, todas as transações realizadas em cartões, seja de crédito ou débito, serão checadas pela Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz). Quem garante é o secretário da Fazenda, Mauro Filho, durante palestra realizada no Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), na manhã da última sexta-feira (15/09). De acordo com ele, a iniciativa é pioneira no mundo e serve para evitar fraudes nas compras com cartão.

Munícipios conhecem pouco sobre metas da ONU para o milênio

Traduzir metas fixadas pelas Nações Unidas em cada território é o desafio que governos de todo o mundo devem enfrentar para concretizar os Objetivos pelo Desenvolvimento Sustentável (ODS). As metas que substituíram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), em 2015, devem orientar agora as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional até 2030.

16 de setembro de 2017

Ciro diz que tem muito petista que prefere Bolsonaro a ele

Pré-candidato do PDT à Presidência, o ex-ministro Ciro Gomes avalia que só terá apoio do PT em eventual 2º turno da disputa. Em palestra feita nesta quinta-feira, 14, no Rio de Janeiro, o pedetista avaliou como impossível um apoio petista no 1º turno até por uma rejeição de setores do partido ao seu nome. “Tem muito petista que prefere Bolsonaro a mim”, disse.

Segundo ele, tal rejeição ocorre pois esses petistas operariam na lógica do “quanto pior, melhor”. Ex-ministro da Integração Nacional no governo Lula, Ciro tenta construir candidatura mais à esquerda, com especulações em torno de possível aliança com petistas no caso de o ex-presidente não sair candidato.

Cearense consegue habeas corpus para cultivo de maconha com fins medicinais

O cearense Rodrigo Albuquerque, 33 anos, é o primeiro adulto no Brasil a conseguir habeas corpus preventivo para cultivo de maconha com fins medicinais. 

A decisão foi proferida nessa quinta-feira, 15, pela juíza Maria das Graças Almeida de Quental, titular da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas e Habeas Corpus (Vepah) de Fortaleza. O paciente é tetraplégico há doze anos e, desde 2015, tem prescrição médica para o tratamento com remédio à base de cannabis.

15 de setembro de 2017

Fachin aguarda decisão do plenário do STF para enviar denúncia de Temer à Câmara

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin decidiu ontem (14/09) que vai aguardar a decisão da Corte sobre a suspensão da denúncia contra o presidente Michel Temer e integrantes do PMDB para enviar o caso para a Câmara dos Deputados, conforme determina a Constituição.

A decisão coincide que o desejo da defesa do presidente Temer, que, mais cedo, protocolou no Supremo pedido para que o ministro suspendesse o envio até próxima quarta-feira (20/09), quando a Corte vai retomar o julgamento, iniciado nesta semana, que analisa a possibilidade de suspender a apresentação de denúncia contra o presidente da República baseada nas provas obtidas por meio da delação dos executivos da J&F.

14 de setembro de 2017

Altaneira lança Programa Criança Feliz

Mesa composta pelo prefeito, secretariado, presidente do CMDC, presidente da Câmara e pelo prefeito (Foto: João Alves)
Com a participação de mães inscritas no Cadastro Único, Agentes Sociais, Técnicos e assessores de várias secretarias, coordenadoras e diretores (as) escolares, direção do Paic, secretários, vereadores e do prefeito, foi lançado na manhã de ontem, (13/09), o Programa “Criança Feliz”.

Supremo rejeita suspeição de Janot para atuar contra Temer

Plenário analisa pedido do presidente da República contra eventual denúncia (Foto: Carlos Moura)
Por 9 votos a 0, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou hoje (13) pedido feito pela defesa do presidente Michel Temer para que seja declarada a suspeição do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para atuar nas investigações relacionadas ao presidente, iniciadas a partir das delações da JBS.

13 de setembro de 2017

TCE Ceará divulga relação dos Municípios que descumpriram a Lei da Transparência

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará divulgou, na última sexta-feira (08/09), a relação das Prefeituras e Câmaras municipais em situação irregular com a Lei Complementar nº 131/2009, a Lei da Transparência. A consulta refere-se ao mês de agosto de 2017. No total, 31 prefeituras municipais estão em desacordo com a LC nº 131. A relação está disponível no Portal institucional do TCE Ceará.

Ceará é referência em capacitação automotiva

Professores e alunos das regiões Nordeste, Sul e Centro-Oeste que estão na unidade do Senai para curso de mecânica básica (Foto: Aurelio Alves)
Elevando o Ceará a Estado de referência na capacitação de técnicos/mecânicos da área automotiva no Norte e Nordeste, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (Senai-CE) inaugura hoje, na unidade Barra do Ceará, o seu novo Centro de Treinamento e Formação das marcas francesas Peugeot e Citroën, ambas controladas pelo grupo automobilístico PSA.

12 de setembro de 2017

Justiça determina exoneração de 70 servidores ocupantes de cargos comissionados em Nova Olinda

Paço da Prefeitura Municipal de Nova Olinda (Foto de arquivo)

O juiz Herick Bezerra Tavares, da comarca de Nova Olinda, atendeu Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Nova Olinda. O promotor de Justiça Daniel Ferreira de Lira atribuiu ao prefeito de Nova Olinda, Afonso Domingos Sampaio, a prática de ato de improbidade administrativa por ter nomeado irregularmente servidores comissionados em situação de nepotismo e em desvios de função.

Senado faz consulta pública sobre revogação do Estatuto do Desarmamento

Quase 40 mil brasileiros já se manifestaram na consulta pública que está sendo realizada pelo site do Senado sobre o Projeto de Decreto Legislativo 175/17, que propõe a realização de plebiscito para revogação do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03). Por volta das 5h, de hoje (12/09) 36.525 pessoas tinham votado a favor da proposta e 1.397, contra.