31 de julho de 2016

Henrique Avancini a esperança de medalha do Brasil nas Olimpíadas do Rio


Dono da melhor colocação já obtida por um brasileiro no ranking mundial do MTB XCO (Cross Country Olímpico) na história da modalidade (15ª, em 2013), o carioca Henrique Avancini é apontado por especialistas como esperança brasileira de medalha nos jogos olímpicos do Rio.

Avancini começou a competir aos 8 anos de idade, com uma bicicleta de sucatas montada da oficina do seu pai, Ruy Avancini, que reaproveitou um quadro de quebrado de tamanho muito maior (22'') e transformou num quadro tamanho 12,5’’ especialmente para Henrique.

Classificação Local no Campeonato Municipal MTB de Altaneira - 2016

Higor Gomes venceu a sexta etapa do Terceiro Campeonato Municipal MTB de Altaneira realizada na manhã de hoje (31/07) na Trilha Sítio Poças completando as seis voltas em 1h.37min.42seg., Lindevado Ferreira foi o segundo colocado e Ricardo Pereira chegou em terceiro. 

Classificação Visitantes no Campeonato Municipal MTB de Altaneira - 2016

O juazeirense Ruan Jacinto foi o vencedor da sexta etapa do Terceiro Campeonato Municipal MTB de Altaneira realizada na manhã de hoje (31/07) na Trilha Sítio Poças com o tempo de 1h.35min.01seg., João Filho foi o segundo colocado e Vanderlei Calista chegou em terceiro. 

Íntegra do discurso de Dariomar na Convenção do PT

Boa noite a todos e a todas.

Antes de tudo quero agradecer a participação de todos os presentes, em especial ao meu companheiro de chapa Charles, aos candidatos a vereadores e vereadoras e a cada um dos convencionais filiados aos partidos  PT, representado pelo seu presidente Antônio Dantas, PDT, representado pelo seu presidente, o  prefeito Delvamberto Soares e o Solidariedade, representado pelo seu presidente o vereador Deza Soares.

PT e partidos aliados realizam convenção em Altaneira

Dariomar, Charles e lideranças na Convenção do PT em Altaneira (Foto: Júnior Carvalho)
O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou em Convenção realizada na noite de ontem (28/07) na SS Casa de Show o nome do ex-secretário municipal de Governo, Dariomar Soares, como candidato a prefeito para o pleito de outubro próximo. O agropecuarista Charles Ferreira (PDT) foi escolhido como candidato a vice-prefeito. O Solidariedade também integra a coligação que foi batizada de “Com a Força do Povo”. 

30 de julho de 2016

Inaugurada Escola Municipal Joaquim Soares em Altaneira

Corte da fita inaugural da Escola Municipal Joaquim Soares (Foto: Jean Gasgue)
Foi inaugurada na noite de ontem (29/07) a Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Soares, construída no Bairro Zé Rael. O evento iniciou com as palavras de boas vindas do diretor Reginaldo Venâncio e em seguida com a leitura da biografia do homenageado por sua filha a professora Cícera Soares.

Cabeludo toma posse como prefeito de Nova Olinda

Prefeito Cabeludo no momento do juramento na Câmara Municipal (Foto: Carlos Erivelto)
O empresário Elizio Manoel Galdino, popularmente conhecido por Cabeludo, foi empossado definitivamente no cargo de prefeito do Município de Nova Olinda em virtude do falecimento do prefeito Francisco Ronaldo Sampaio. A posse se deu em Sessão Extraordinária realizada na manhã de ontem (29/07) na Câmara Municipal.

29 de julho de 2016

PMDB e partidos aliados realizam convenção em Altaneira

Ricardo e Rafaela na Mesa de direção dos trabalhos (Foto: Wlberlândio Oliveira)
O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) confirmou em Convenção realizada na noite de ontem (28/07) o nome do empresário Ricardo Arrais como candidato a prefeito no pleito de outubro próximo. A advogada Rafaela Gonçalves (PRP) foi escolhida como candidata a vice-prefeita da coligação que batizada de “Mudança e Trabalho Já”. Além do PMDB e PRP forma a coligação os partidos PTB, PR, PSDB e PSD.

28 de julho de 2016

TRE-CE esclarece partidos sobre mudanças nas regras da propaganda eleitoral

Representantes dos partidos de Fortaleza ouviram esclarecimentos do TRE sobre a propaganda eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-CE) promoveu ontem (27/07) reunião com representantes e assessorias jurídicas de partidos políticos para orientações e tira-dúvidas de mudanças na minirreforma para as eleições deste ano. O alvo era a propaganda eleitoral. O encontro aconteceu no auditório do Fórum Eleitoral Péricles Ribeiro, na Praia de Iracema.

27 de julho de 2016

Governador lança plano de contingência para reduzir consumo de água

Camilo Santana e o secretário Francisco Teixeira no anúncio do plano (Foto: Fabio Lima)
A previsão para este segundo semestre e o futuro próximo, no Ceará, é de menos água. Faça chuva ou se realize a transposição do rio São Francisco (até janeiro de 2017), a convivência, daqui por diante, será com a redução do consumo e o uso racional da água. Estas são as linhas traçadas pelo Plano de Segurança Hídrica de Fortaleza e Região Metropolitana (RMF), elaborado pelo Governo do Estado e divulgado ontem (26/07).

26 de julho de 2016

Partidos divulgam suas convenções em Altaneira

O presidente do PMDB, Luiz Pedro Bezerra Neto, compartilhou na rede social Facebook, na manhã de ontem (25/07), um convite para convenção partidária de seu partido para escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito, vereadores, bem como para deliberar sobre coligações majoritárias e proporcionais para as eleições de outubro próximo.

25 de julho de 2016

Partidos em Altaneira não divulgaram data de Convenção

Altaneira tem 17 partidos com filiados, alguns deles sem órgão de direção no Município, mas nenhum dirigente divulgou, nas redes sociais, data de realização das convenções partidárias para escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, bem como sobre as coligações majoritárias e proporcionais entre os partidos.

"A Escola que desejo" por Nicolau Neto

Vou contar um segredo para você. Mas ao contrário de todos que já lhe falei, esse eu quero que você espalhe por aí. Conte para sua mãe, seu pai, seus irmãos e irmãs. Conte também para seu vizinho, sua vizinha e para quem mais você encontrar pelas ruas.

Eu sempre gostei de ir à escola. Gostava de acordar cedinho, tomar banho, escovar os dentes, colocar a roupa da farda com aquele símbolo da escola no peito e o nome atrás, merendar e sair para ver meus amigos de sala e aqueles que não eram da mesma turma, meus professores e os demais funcionários da escola.

24 de julho de 2016

TCM aplica prescrição em processos e livra políticos da Ficha Suja

A poucos dias da divulgação da lista dos “fichas sujas” no Ceará, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) segue aplicando lei que prevê a prescrição de processos na Corte. 

Com duas ações questionando legalidade da prática tramitando há dois anos na Justiça, mais de 1,8 mil gestores e ex-gestores cearenses já se livraram de julgamentos desde julho de 2014.

23 de julho de 2016

Justiça Eleitoral disponibilizará aplicativos para dispositivos móveis

As eleições brasileiras são internacionalmente reconhecidas pelo seu alto nível tecnológico. Para compor esse cenário de inovações, a Justiça Eleitoral vai disponibilizar para o pleito municipal deste ano, 11 aplicativos para dispositivos móveis – smartphones e tablets (iOs e Android) - que terão a função de auxiliar os eleitores e os próprios servidores.

As ferramentas vão possibilitar acesso às principais datas do processo eleitoral, consulta a processos, busca de  informações sobre candidatos, consulta aos locais de votação, denúncias de irregularidade eleitoral, acompanhamento da apuração. Até o boletim com o resultado da eleição na urna, o eleitor que tem celular poderá fazer o registro digital e conferir os votos dados na seção.

Ministério Público Federal considera projeto Escola Sem Partido inconstitucional

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) do Ministério Público Federal (MPF) encaminhou ao Congresso uma nota técnica que aponta a inconstitucionalidade do Projeto de Lei 867/2015, que inclui o Programa Escola sem Partido entre as diretrizes e bases da educação nacional.

A proposta do projeto Escola sem Partido defende que o professor não é um educador e traz uma série de restrições sobre o que pode ou não ser dito em sala de aula.

22 de julho de 2016

Ministro diz que não vai trair trabalhador com mudança na legislação trabalhista

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira em visita o Sindicato dos Motoristas de São (Foto: PauloRovena)
O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, disse ontem (21/07) na sede do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano em São Paulo, no centro da capital paulista, que a proposta de flexibilização da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que permitirá que a negociação em acordo coletivo prevaleça sobre a determinação legal, vai respeitar a Constituição e será amplamente discutida com os trabalhadores. O ministro afirmou que o trabalhador não será surpreendido. “O trabalhador não será traído pelo seu ministro do Trabalho”, disse Nogueira aos participantes.

21 de julho de 2016

Comissão decide pelo prosseguimento do Processo de Cassação do mandato do prefeito de Nova Olinda

Membros da Comissão Processante da Câmara Municipal de Nova Olinda (Foto: Pedro Fabricio)
Em reunião realizada na manhã de ontem (20/07) a Comissão Processante da Câmara Municipal de Nova Olinda decidiu, por unanimidade, decidiu prosseguir com o Processo de Cassação do mandato do prefeito, Francisco Ronaldo Sampaio, aprovando Parecer Preliminar do Relator, vereador José Humberto.

TSE divulga limites de gastos de campanha e contratação de pessoal nas Eleições 2016

Foram publicadas no Diário de Justiça Eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (DJe/TSE) as tabelas atualizadas com os limites de gastos de campanha e de contratação de pessoal nas Eleições Municipais de 2016, conforme previsto na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97). Após a publicação dos valores preliminares de gastos de campanha, o TSE atualizou os valores de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de acordo com o parágrafo 2º, art. 2º, da Resolução TSE nº 23.459/2015.

20 de julho de 2016

Câmara Municipal de Nova Olinda é notificada da decisão do STF

O presidente da Câmara Municipal de Nova Olinda encaminhou na manhã de hoje (20/07) a Comissão Processante cópia da Decisão Liminar do Ministro Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal (STF).

A liminar deferida na última quinta-feira (14/07) determinando a suspensão dos efeitos do Decreto Legislativo nº 003/2016, que afastou o prefeito Francisco Ronaldo Sampaio. A Câmara Municipal de Nova Olinda foi notificada da decisão, via fax, na segunda-feira (18/07).

Uso de recursos exige atenção redobrada de partidos e candidatos

TRE-CE orienta partidos políticos sobre prestação de contas (Foto: Divulgação)
A forma de receber dinheiro e prestar contas das movimentações financeiras é o principal alvo das mudanças às quais candidatos e partidos políticos precisarão adaptar-se nestas eleições. Respaldada pela lei federal 13.165/2015, a Reforma Eleitoral, em vigência a partir deste pleito, apresenta treze novas maneiras de lidar com a circulação das cifras durante o calendário eleitoral. Entre as mudanças, também amparadas nas resoluções 23.459/15, 23.463/15 e 23.464/15 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proibição do financiamento por pessoas jurídicas, novos limites de gastos e extinção da figura do comitê financeiro.

"De como manipular estatística para favorecer um dado cenário" por Ivan Valente

É sabido que a grande imprensa interpreta e apresenta os fatos de acordo com as suas preferências políticas. Isso seria menos grave se, em primeiro lugar, fosse mais sincero e, em segundo, se outras opiniões também circulassem. O que não é o caso, tendo em vista a concentração de informação nos monopólios dos meios de comunicação.

No último domingo, foi divulgada uma pesquisa Datafolha que avalia a expectativa dos brasileiros em relação à economia e a compreensão do governo Temer. A maneira como foi apresentado o resultado conduz o leitor a uma compreensão equivocada dos números e do contexto político. 

19 de julho de 2016

Governo Federal anuncia conclusão da transposição para o fim de 2016

Um dos trechos do canal concluído no início deste ano (Foto: Divulgação/Ministério da Integração)
Apesar das dúvidas que ainda pairam sobre a transposição do Rio São Francisco, o governo federal garante para o fim deste ano a entrega da obra. Prejudicada, entre outras razões, pela transição entre Dilma e Michel Temer e pelo afastamento de algumas construtoras que tiveram seus nomes citados na Operação Lava Jato, o projeto vai beneficiar o Ceará e outros estado do Nordeste. Procurado pelo jornal O POVO, o Ministério da Integração Nacional informou trabalhar com a previsão para o próximo mês de dezembro.

18 de julho de 2016

O cenário da disputa em Altaneira a menos de um mês da campanha

O Coração do 13 e Jacaré do 15 são as novas figuras da política em Altaneira
Falta menos de um mês para a campanha eleitoral ganhar as ruas da cidade e as comunidades rurais de Altaneira e dos demais municípios brasileiros. Apesar de permitida em lei a pré-campanha em Altaneira praticamente não existe, apenas alguns navegantes das redes sociais compartilhando imagens do número 13 do PT de Dariomar Soares e outros a figura de um jacaré em alusão ao número 15 do PMDB partido do pré-candidato Ricardo Arrais.

17 de julho de 2016

IFCE-Crato organiza encontro de egressos

Professor Rufino por ocasião de sua saudação aos ex-alunos (Foto: Raimundo Soares)
Realizou-se ontem (16/07) mais uma edição do já tradicional Encontro de Egressos do antigo Colégio Agrícola do Crato (CAC), posteriormente Escola Agrotécnica Federal de Crato (EAFC) e atualmente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-Crato).

Fiscalização maior e novas regras aumentam otimismo nas eleições

Pedir um emprego para o filho recém-formado, uma consulta médica para a mãe doente ou só uma “ajudinha” para reformar a casa. Quando feitas em época eleitoral, oficialmente entre o registro da candidatura e o dia do pleito, as súplicas a candidatos são mais que “favores”: de acordo com a lei, configuram crimes passíveis de multa, cassação do registro e até prisão. E não são só os postulantes a cargos eletivos que podem ser punidos, quem oferece seu voto em troca de vantagens pessoais também.

16 de julho de 2016

Íntegra do discurso de D. Zélia no Encontro de Egressos do Colégio Agrícola do Crato

Meus queridos e sempre alunos.
Está novamente neste Encontro é reviver os anos rebeldes da juventude de vocês, onde agora tudo foi transformado em saudades, lembranças, amizades, agradecimentos. 

Dedé Pio mais uma vez assume o comando do Governo Municipal

Dedé Pio, Delvamberto e Ariovaldo no Gabinete do Prefeito (Foto: Júnior Carvalho)
Foi divulgado no Blog A Pedreira que foi realizada na última quinta-feira (14/07) no Gabinete do Prefeito a transmissão do cargo do prefeito Delvamberto ao vice-prefeito Dedé Pio. O prefeito Delvamberto Soares decidiu licenciar do cargo por 14 dias para tratar de assuntos particulares. 

Prazo curto para julgar candidatos preocupa presidente do TRE-CE

Mudanças na lei eleitoral para os pleitos deste ano trouxeram dúvidas e urgência de adaptação a todos: eleitores, candidatos e órgãos de fiscalização. Para os oficiais da Justiça, a principal preocupação fica por conta do período reduzido pra julgar a procedência de registro de candidaturas nos municípios. 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) receia que o tempo curto obrigue à convocação de novas eleições.

15 de julho de 2016

Cunha sofre três derrotas em um dia

Ex-presidente da Câmara acompanha processo de cassação na CCJ (Foto: Lula Marques)
Ainda no início da madrugada de ontem (14/07), veio a primeira derrota. Aliado do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Rogério Rosso (PSD-DF) perdeu a eleição para a presidência da Câmara. Garantir a vitória de Rosso era um dos últimos trunfos de Cunha para atrasar ou tentar reverter a situação do processo de cassação de seu mandato.

14 de julho de 2016

Ministro do STF suspende afastamento do prefeito de Nova Olinda

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, concedeu Liminar ao prefeito de Nova Olinda, Ronaldo Sampaio, determinando a suspensão dos efeitos do Decreto Legislativo da Câmara Municipal que dispunha sobre o seu afastamento das funções do cargo.

A liminar foi concedida nos autos de uma Reclamação Constitucional em que a defesa do prefeito arguiu a inconstitucionalidade das disposições da Lei Orgânica Municipal e da Lei Estadual 12.550/95 que disciplinam o afastamento cautelar do prefeito

Rodrigo Maia é eleito presidente da Câmara dos Deputados

O deputado Rodrigo Maia Rodrigo Maia comemorando com aliados (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom)
Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito com 285 votos presidente da Câmara dos Deputados para o mandato “tampão” até fevereiro do ano que vem. O deputado Rogério Rosso (PSD-DF) recebeu 170 votos. Maia assumiu na madrugada de hoje (14/07) a presidência da Casa. A eleição foi convocada após a renúncia do ex-presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

13 de julho de 2016

Mais um desembargador deixa de apreciar Liminar do prefeito de Nova Olinda

Ontem (12/06) o desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte deixou de apreciar pedido de Liminar em Agravo de Instrumento interposto pelo prefeito de Nova Olinda, Francisco Ronaldo Sampaio (PDT), que visava retornar ao cargo.

Os autos de agravo de instrumento foram encaminhados ao desembargador Francisco Darival Beserra Primo diante da identidade de causa de pedir remota correspondente a outro Agravo de Instrumento também ajuizado pelo prefeito afastado.

"A Comissão da Mentira" por Mino Carta

Os designados a encaminhar o processo compõem, com todos os atributos necessários, a Comissão da Mentira (Foto: Geraldo Magela)
Destaco dois trechos da carta dirigida à Comissão Especial de Impeachment pela presidenta afastada Dilma Rousseff, lida na sessão de 6 de julho por seu advogado, José Eduardo Cardozo.

12 de julho de 2016

Desembargador deixa de apreciar Liminar do prefeito de Nova Olinda

O desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte deixou de apreciar pedido de Liminar em Agravo de Instrumento interposto pelo prefeito de Nova Olinda, Francisco Ronaldo Sampaio (PDT), que visava retornar ao cargo.

Ronaldo foi afastado do exercício das funções de prefeito por decisão da Câmara Municipal de Nova Olinda em Sessão Extraordinária realizada no último dia 20 de junho.

"O ato de votar" por Nicolau Neto

Com a aproximação das eleições, marcada para outubro deste ano, não sei se você tem dedicado um tempinho para pensar sobre o funcionamento do mundo político partidário e no seu jogo de expressões aos quais ganham notoriedade - o “governo democrático” e “governo do povo”.

Esse mundo onde nós, muitas vezes, nos afastamos das discussões e não estamos habituados a usar as palavras no seu sentido real e imediato. O que é, diga-se de passagem, uma lástima, pois ao fazermos isso esquecemos da nossa função e do poder que está em nossas mãos – literalmente falando. 

11 de julho de 2016

O brega pop de Marilia Mendonça por Wilson Bernardo

Dalva de Oliveira e Roberta Miranda são e serão eternas divas de uma música de sofrência requintada.

Marília Mendonça é um daqueles fenômenos meteoros da nova geração, em que um show pra lá de brega consegue fazer do público uma catarse de uma síndrome da infidelidade se tornar uma filosofia de vida.

Altaneirense considera sonho dar uma volta na Lagoa de Santa Tereza

O servidor público federal, Antonio Raimundo da Silva Neto, atualmente residente em Brasília sempre que possível volta a Altaneira para visitar parentes e amigos.

Na tarde de ontem (10/07) Antonio Raimundo em mais uma de suas corridas pela cidade decidiu visitar um de nossos principais pontos históricos e um dos temas mais debatidos nas redes sociais nos últimos anos: a Lagoa de Santa Tereza.

10 de julho de 2016

Os cuidados que faltam na hora de escolher o vice

Urna eletrônica usada nas eleições no Brasil (Foto: Divulgação)
O jornalista Carlos Mazza em artigo publicada na edição de hoje (10/07) do jornal O Povo lembra que tanto a nível nacional, estadual ou municipal a crônica do poder é rica em grandes adversários que surgiram de um vice. Em ano de eleição, o caso de Dilma e Temer é alerta para os cuidados (que deveriam existir) na hora de se arranjar colega de chapa.

9 de julho de 2016

Altaneirense integra Força de Segurança Nacional nas Olimpíadas

O altaneirense Antonio Sarafim Teles, Sargento Polícia Militar do Estado do Ceará, é um dos componentes da Força Nacional de Segurança designada para atuar nas Olimpíadas do Rio.

O Sargento Teles já está no Rio de Janeiro e conversou com este blogueiro sobre a experiência histórica de atuar na segurança dos jogos olímpicos e do contato com pessoas do mundo inteiro.

8 de julho de 2016

Pré-candidatos em Altaneira não comunicam afastamentos

Mozaico com possíveis pré-candidatos servidores públicos
Da atual composição da Câmara Municipal de Altaneira cinco dos nove membros são servidores públicos. A legislação eleitoral determina que o servidor público que se candidatar deve desincompatibilizar-se três meses antes do pleito, mas nenhum dos pré-candidatos comunicou, em público, a solicitação de afastamento das funções.

7 de julho de 2016

Dilma sobre Temer: "Um usurpador golpista"

Imagem compartilhada na rede social Facebook com o áudio da entrevista
Em entrevista exclusiva ao O POVO no Rádio, na manhã de ontem, a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) voltou a criticar o ex-aliado político, e agora presidente em exercício, Michel Temer (PMDB). Ao âncora do programa da rádio O POVO/CBN, o jornalista Luiz Viana, a petista justificou a escolha do peemedebista para o posto de vice-presidente por duas vezes na chapa eleitoral: “Nós todos (do PT) supúnhamos que o Temer era um democrata, e não imaginávamos que ele era um usurpador golpista”.

6 de julho de 2016

“Abusa das selfies? Talvez não seja tão atraente como pensa” por Rui Antunes

O blogueiro Júnior Carvalho é adepto do autorretrato (Foto: Divulgação/Facebook)
Costuma tirar fotografias a si por tudo e por nada? E a seguir vai a correr publicá-las nas redes sociais? E critica as dos outros mas não consegue deixar de adorar as suas? Se for o caso modere o seu grau de narcisismo: a foto pode não ser assim tão agradável à vista nem mostrar alguém tão atraente como julga.

"Com Temer e Macri, de novo quintal dos EUA" por Emir Sader

A coordenação dos governos do Brasil e da Argentina no começo deste século, a partir do pleno entendimento entre Luiz Inácio Lula da Silva e Néstor Kirchner, e entre Dilma Rousseff e Cristina Kirchner, tinha funcionado como o eixo para fortalecer o Mercosul e expandir os processos de integração regional. Se constituíram a Unasul e a Celac, assim como o Conselho Sul-americano de Defesa e o Banco do Sul. 

A constituição da Celac representava, finalmente, o fim da Doutrina Monroe, cujo lema “A América para os (norte) americanos”, expressa na Organização dos Estados Americanos (OEA), que agrupa todos os países da América Latina e o Caribe, mais os Estados Unidos e o Canadá. Já a Celac agrupa apenas aos países da América Latina e do Caribe. 

5 de julho de 2016

Camilo discute seca com Temer

Camilo teve primeiro encontro com presidente em exercício ( Foto: Beto Barata)
Em seu primeiro encontro individual com o presidente em exercício Michel Temer (PMDB), o governador Camilo Santana (PT) foi a Brasília buscar soluções para enfrentar a seca no Estado. Além dele, os secretários da Fazenda e de Recursos Hídricos, Mauro Filho e Francisco Teixeira, respectivamente, e o deputado federal Danilo Forte (PSB) também participaram do encontro.

4 de julho de 2016

Lindevaldo e Higor são campeões no Desafio Fó Bike em Crato

Os ciclistas altaneirenses Lindevaldo Ferreira e Higor Gomes sagraram-se campeões em suas categorias na nona edição do Desafio Fó Bike de MTB realizado na manhã de ontem (03/07) na zona rural do município de Crato.

Lindevaldo foi o campeão na categoria Sub 23 uma das mais competitivas do MTB da região e Higor consolidou sua liderança na categoria Júnior para atletas com menos de 18 anos.

3 de julho de 2016

Proibição de recursos de empresas traz desafio para campanhas eleitorais

As campanhas eleitorais deste ano não poderão ser financiadas por empresas, apenas por pessoas físicas e pelos partidos políticos com o uso de verbas do Fundo Partidário. 

A proibição do financiamento por pessoa jurídica é uma das principais modificações trazidas pela minirreforma eleitoral, aprovada no ano passado.

2 de julho de 2016

O que os pré-candidatos não podem fazer a partir de agora

A exatamente três meses do dia marcado para as eleições municipais (02/10), postulantes aos cargos em disputa devem tomar cuidado com a legislação eleitoral para não perderem o direito de concorrer ou sofrerem outras penalidades, como o pagamento de multas.

Além das condutas vedadas aos pré-candidatos, o período é de preparação para as convenções partidárias, que acontecem entre o dia 20 de julho e 5 de agosto.

1 de julho de 2016

“A problemática dos adesivos transmudados de propaganda partidária” por Francisco Dirceu Barros

Nas ruas de todo Brasil há vários adesivos em carros constando apenas o número do partido. Os dizeres, em linhas gerais são: “É 40”, “AGORA É 14”, “77 É A ESPERANÇA”, “12 É A SOLUÇÃO”, ou simplesmente, “99”, “22”, “13”, “15”.

Alguns afirmam que essa é apenas uma propaganda partidária, mas penso que essa é uma forma de “burlar” a legislação eleitoral.

As 10 mais visualizadas de junho de 2016

Assim como no mês de maio, junho também foi o de grande audiência para o Blog de Altaneira. Nos últimos 30 dias o BA recebeu 40.046 visualizações de página. Mais uma vez as postagens sobre a conjuntura política do vizinho município de Nova Olinda ganharam destaques de acesso, assim como as postagens sobre ciclismo e festejos juninos além da conquista do altaneirense Jonh Herberth que foi a mais visualizada do mês de junho.