30 de setembro de 2020

Presidente sanciona Lei que aumenta pena para maus tratos a cães e gatos

 

A solenidade contou com a participação do cachorro do presidente (Foto: Divulgação/Facebook)

O presidente Jair Bolsonaro sancionou durante solenidade no Palácio do Planalto, na tarde de ontem (29/09), a Lei Sansão, que aumenta a punição para os crimes de maus-tratos contra cães e gatos.

29 de setembro de 2020

Renda Cidadã com dinheiro da educação é alvo de críticas

 

O senador Márcio Bittar fez anúncio da proposta em coletiva com o presidente Bolsonaro, ministros e líderes de partidos (Foto: Reprodução/YouTube)

Dois meses após o Congresso Nacional impedir o avanço do governo em utilizar parte do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no financiamento de um programa social de transferência de renda, o Executivo fará nova investida para que uma porcentagem do dinheiro destinado ao fomento do ensino seja aplicado. Desta vez, a justificativa é tirar do papel o Renda Cidadã. Além transferir recursos previstos para a educação, o Palácio do Planalto defende que uma parcela do dinheiro destinado para o pagamento de precatórios – dívidas de ações judiciais do governo —, seja usada como fonte de financiamento do substituto do Bolsa Família. A proposta do governo repercutiu mal no meio político, no mercado e entre especialistas em contas públicas e em educação.

28 de setembro de 2020

O primeiro dia de campanha em Altaneira

Imagens capturadas dos dois vídeos de lançamento das campanhas (Fotos: Reprodução/Facebook) 

Na largada da campanha eleitoral pela Prefeitura de Altaneira, as duas chapas concorrentes lançaram suas campanhas nas redes sociais. A candidata Ana Késia (PDT) lançou aos 12 minutos de ontem (27/09) um vídeo com várias cenas da cidade, com participações de lideranças, candidatos e candidatas, populares, jovens, crianças e familiares. O vídeo tinha com fundo musical o jingle oficial da campanha. Já o atual prefeito e candidato a reeleição, Dariomar Rodrigues (PT) improvisou um vídeo lançado a uma hora da tarde abrindo as portas da casa onde reside.

Com mais de 545 mil registros, Brasil bate recorde de inscritos nas eleições 2020

 


O Brasil bateu recorde de candidatos inscritos nas eleições municipais deste ano: ao todo, foram 545.437 nomes que querem disputar uma cadeira de prefeito, vice-prefeito ou vereador. Os nomes para vereador representam a maior parte desta quantia, com 507.124 mil pedidos de registros. Já prefeitos, são 19.141 e para o cargo de vice-prefeito são 19.172 nomes.

27 de setembro de 2020

Começou a campanha eleitoral em Altaneira

Capa do Facebook da candidata a prefeita de Altaneira Késia do PDT

A Campanha eleitoral em Altaneira teve início exatamente a meia noite e 12 minutos de hoje (27/09) com a postagem de um vídeo promocional da candidata do PDT, Ana Késia, nas redes sociais Facebook e Instagram.

26 de setembro de 2020

Promotor propõe não utilização de fogos de artifício na campanha Eleitoral

O Promotor Eleitoral, Daniel Ferreira de Lira, enviou ofício aos representantes das Coligações Partidárias em Altaneira indagando sobre o interesse em celebrar de Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental para a não utilização de fogos de artifício na campanha eleitoral deste ano.

Porque quero ser vereador(a)

Oito mulheres e treze homens registraram suas candidaturas para a disputa das nove vagas na Câmara Municipal de Altaneira no pleito de 15 de novembro. Os candidatas e candidatos são filiados aos partidos PDT, PSD, Podemos e PT. Os três primeiros de oposição e o último é o partido do prefeito Dariomar Rodrigues.

25 de setembro de 2020

Base de Camilo polariza disputa em várias cidades do Ceará

Candidatos apoiados por Cid Gomes e Domingos Filho disputa filiados do partido do governador Camilo em vários municípios (Foto: reprodução redes sociais)  


“O preço de uma base aliada grande demais sempre vem”. A frase, exaustivamente repetida nos bastidores da Assembleia Legislativa há anos, parece ter finalmente encontrado aplicação prática no Ceará. Em vários dos principais municípios do Estado, disputa deste ano será polarizada não entre grupo aliado de Camilo Santana (PT) e oposição, mas sim entre dois ou até mais aliados do governador. A conta, enfim, chegou.

Bolsonaro ironiza alta cúpula: "Dormem de máscara, mas pegaram o vírus"

Ao lado do o ministro Sales p presidente, sugeriu enfrentar o vírus com vitamina D (Foto: Reprodução YouTube)  

O presidente Jair Bolsonaro ironizou, na noite de ontem (24/09), durante  sua tradicional transmissão ao vivo pelas redes sociais o diagnóstico de covid-19 na alta cúpula do Supremo Tribunal Federal (STF) e outras jurisdições que estiveram na posse do ministro Luiz Fux. Ao lado do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o chefe do Executivo questionou se o mesmo já havia sido infectado pelo vírus. Salles, então, respondeu que é um dos poucos ministros que não teve a doença.

24 de setembro de 2020

Partidos apresentam pedidos de registros de candidaturas em Altaneira

O partido dos Trabalhadores (PT) apresentou a Justiça Eleitoral na tarde da última quarta-feira (22/09) os pedidos de registros de candidatura de seus candidatos a prefeito, vice-prefeito, vereadores e vereadoras, para as eleições do dia 15 de novembro.

"Risco zero, só se não sair de casa", diz Barroso sobre eleições

O presidente do TSE reforçou que "quem for sem máscara não poderá entrar na sessão" (Foto: Abdias Pinheiro) 


O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou ontem (23/09), que o risco zero em relação a infecção por coronavírus só poderia ser atingido se não houvesse eleições. O magistrado apresentou a representantes de partidos políticos as medidas sanitárias que serão adotadas no pleito deste ano para dificultar a disseminação de coronavírus entre os eleitores.

23 de setembro de 2020

Mentiras nas Nações Unidas por Plínio Bortolotti

No seu discurso na ONU o presidente emendou uma fieira de embustes, mentiras, falsas informações e meias verdades (Foto: Reprodução/YouTube)


Vamos concordar: o presidente Jair Bolsonaro não decepcionou ninguém em seu discurso na Assembleia das Nações Unidas. Quero dizer, ninguém pensante esperava uma prédica de estadista, e sim que ele agisse como um presidente provinciano, querendo eximir-se de responsabilidades. Foi o que fez. De quebra, bancou o sabujo de Donald Trump, citando-o elogiosamente, ao mesmo tempo em que atacava a Venezuela para fazer mais um agrado a seu ídolo.

Justiça Eleitoral intensifica ações de combate a notícias falsas

 


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) tem atuado no combate e na fiscalização do uso de notícias falsas no período eleitoral que se avizinha. Dentre as ações tomadas pelo órgão estão a realização de reuniões multidisciplinares com magistrados que atuarão no pleito deste ano, bem como a realização de cursos para garantir eficiência no combate à desinformação, além da apresentação de um aplicativo para divulgar informações oficiais.

Em discurso na ONU Bolsonaro culpa imprensa por conta da pandemia e critica isolamento social

Ao falar na abertura da Assembleia-Geral das Nações Unidas, presidente diz que imprensa "politizou o vírus, disseminando o pânico entre a população" (Foto: Marcos Corrêa)


O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar a cobertura da imprensa brasileira durante a pandemia do novo coronavírus, nesta terça-feira (22/9), ao discursar na 75ª edição da Assembleia-Geral das Nações Unidas. Na sua fala, Bolsonaro lamentou "cada morte ocorrida" por conta da pandemia, mas reclamou que os jornais do Brasil "quase trouxeram o caos social ao país" por recomendarem o isolamento social como forma de prevenção à covid-19.

22 de setembro de 2020

TCE emite Parecer pela aprovação das Contas de Delvamberto e Dedé Pio

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) finalizou a análise da Contas de Governo do Município de Altaneira alusivo ao exercício financeiro de 2016, que teve como gestores responsáveis o ex-prefeito Delvamberto Soares e seu vice-prefeito Dedé Pio. O TCE emitiu Parecer Prévio pela aprovação das contas, Considerando-as regulares com ressalvas.

Reabertura de escolas estaduais no dia 1º ainda é incerta

Em nota a Seduc afirmou que as escolas aptas ao retorno com atividades presenciais terão até 30 de setembro para planejarem a retomada (Foto: Arquivo Seduc-Ce)

Decreto nº 33.742 do governador Camilo Santana autorizou o retorno gradual das aulas presenciais a partir de 1º de outubro em 44 municípios da macrorregião da saúde de Fortaleza. No entanto, ainda está indefinido quais escolas públicas estão aptas a reabrirem as salas de aulas para a volta dos estudantes.

Em debate no Supremo, governo defende que crise ambiental no Brasil não é tão grave

 

A audiência no Supremo foi convocada pelo ministro Luís Roberto Barroso, relator da ação sobre o Fundo do Clima (Foto: Rosinei Coutinho)

No primeiro dia de audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF) para debater o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo do Clima), o governo federal defendeu a política ambiental e argumentou que a crise ambiental no Brasil não é tão grave. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ressaltou que a preservação do meio ambiente está amparada pelo texto constitucional. E ambientalistas criticaram o que entendem falhas graves do governo na proteção aos biomas brasileiros. A audiência pública do STF, motivada em razão de uma ação que denuncia suposta inoperância do governo na gestão do Fundo do Clima, continua hoje, com outros convidados.

21 de setembro de 2020

Brasil perde controle do desmatamento após anos de diminuição

 

A política ambiental ineficaz ameaça o acordo entre o Mercosul e a União Europeia (Foto: Mauro Pimentel)

O aumento de queimadas e desmatamento no Brasil, com o Pantanal sofrendo com um fogo sem precedentes, fez com que o debate ambiental ganhasse mais força. Especialmente depois que empresários do país e estrangeiros, além de organismos internacionais, passaram a cobrar do governo respostas mais efetivas de combate à devastação. A política ambiental ineficaz ameaça o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, com a França reiterando a discordância em firmar a parceria frente ao descontrole atual que o Brasil vive.

20 de setembro de 2020

Governador autoriza retorno das aulas presenciais no Ceará a partir de 1º de outubro

 

Segundo o governador as escolas devem continuar oferecendo o ensino remoto, como opção para os pais e alunos (Foto: Reprodução/Facebook)

Aulas presenciais do ensino público e privado serão autorizadas no Ceará a partir de 1º de outubro para os 44 municípios da macrorregião de Fortaleza. A decisão foi definida após reunião do Comitê que delibera sobre o Decreto Estadual de Isolamento Social. O retorno deverá ser feito "de forma gradual e responsável", informou o governador Camilo Santana durante transmissão ao vivo realizada ontem (19/09) nas redes sociais. As escolas devem continuar oferecendo o ensino remoto, como opção para os pais e alunos.

Empenhado na reeleição, Bolsonaro está cada vez mais personalista

 

No Congresso, o comportamento de Bolsonaro é visto com ceticismo por parte de alguns parlamentares (Foto: Alan Santos)

Com sede de poder o presidente Jair Bolsonaro tem tomado o cuidado de tentar desvincular seu nome dele de propostas que possam significar uma afronta para a população ou repercutir de forma negativa entre os seus eleitores. Os movimentos de Bolsonaro são minimamente calculados, especialmente por causa da sua pretensão de se reeleger em 2022. O presidente tem feito de tudo para manter a boa imagem até o próximo pleito presidencial, mesmo que para isso ele tenha de desagradar aos seus próprios comandados.

Pantanal e o Brasil paralelo de Bolsonaro por Carlos Mazza

Incêndios florestais entre os municípios de Miranda e Corumbá no Mato Grosso do Sul (Foto: Chico Ribeiro)

Queimadas no Pantanal brasileiro devastaram neste ano, apenas até a segunda semana de setembro, 2.842.000 hectares do bioma, riquíssimo em flora e fauna. A título de comparação, seriam 3 milhões de Maracanãs ou um estado de Sergipe inteiro perdidos para as chamas. Em um ano. Na semana passada, o desastre ganhou manchetes e capas de revistas por todo o mundo, com direito até a campanha estrelada pelo campeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton.

19 de setembro de 2020

Desempenho da gestão pública dos municípios do Ceará em avaliação

 


Dentre os 13 capítulos que compõem o Anuário do Ceará 2020-2021, publicação que chega a bancas e livrarias na próxima segunda-feira (21/07) um aborda a gestão dos municípios cearenses. Trata-se do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM), que analisa o desempenho das administrações públicas nas cidades cearenses, tomando como base dimensões normalmente utilizadas na formulação de índices para avaliação das gestões públicas.

Bolsonaro diz que isolamento é "conversinha mole" e coisa "para os fracos"

Apesar dos quase 135 mil mortos pela covid-19 no Brasil, presidente comenta que a população não pode se "acovardar" frente à pandemia (Foto: Carolina Antunes)


Enquanto o número de mortes pelo novo coronavírus no país se aproxima de 135 mil, o presidente Jair Bolsonaro comentou ontem (18/09) que o Brasil não pode “se acovardar” diante da covid-19. Ele também reclamou das políticas de isolamento social, dizendo que “isso é para os fracos” e que ficar em casa é uma “conversinha mole”.

18 de setembro de 2020

MEC separa R$ 525 milhões para escolas prepararem retorno das aulas presenciais

O ministro Milton Ribeiro disse que se dependesse dele às aulas presenciais , retornavam amanhã (Foto: Reprodução/YouTube)

Depois de meses de discussão sobre como se dará a volta às aulas presenciais, sem que se tenha ainda chegado a uma conclusão sobre a melhor maneira, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou que o Ministério da Educação (MEC) transferirá R$ 525 milhões para as escolas, a fim de preparar o retorno. E só. Não apresentou planos ou cronograma para as aulas presenciais, que continuam inéditos, na audiência na comissão mista do Congresso para medidas relacionadas ao coronavírus. Apesar de não detalhar a estratégia para uma retomada segura, afirmou que “se dependesse de mim, retornava amanhã”.

Sem máscara, Bolsonaro joga sinuca e provoca aglomeração em Missão Velha

Após caminhada debaixo do sol, o presidente parou em uma bar para se refrescar com um refrigerante e cumprimentar apoiadores (Foto: Reprodução/Facebook)

Em parada não prevista na agenda, o presidente Jair Bolsonaro visitou a cidade de 
Missão Velha na tarde de ontem (17/09). O chefe do Executivo caminhou no meio de apoiadores pelas ruas da cidade e, sem máscara, cumprimentou os bolsonaristas com abraços e apertos de mãos, provocando aglomeração. Bolsonaro postou um vídeo da passagem pelo local nas redes sociais com a seguinte legenda: "Missão Velha/Ceará, parada não prevista, 17/ setembro/2020".

17 de setembro de 2020

Procuradora e Assessor Jurídico participam da Sessão da Câmara Municipal de Altaneira


A Sessão Virtual da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (16/09) contou com a participação da Procuradora Geral do Município, Andreza Cavalcante, e do Assessor Jurídico da Casa, Normando Sousa, que prestaram esclarecimentos sobre um projeto de Lei de autoria do prefeito municipal, Dariomar Rodrigues (PT), o qual solicita autorização legislativa para suspensão de ampliação de professores efetivos e rescisão de contratos temporários.

Presidente anuncia que Câmara derrubará veto do prefeito de Altaneira sobre Precatório do Fundef

Na Sessão da Câmara Municipal de Altaneira, realizada na manhã de ontem (16/09) o presidente da Casa, vereador Professor Adeilton Silva (PSD) disse que o prefeito Dariomar Rodrigues (PT) tem se comportado como um “mini Bolsonaro”, pela decisão de vetar projeto de sua autoria que regulamenta a aplicação dos recursos Precatórios do Fundef em Altaneira. “Vamos derrubar esse veto” anunciou o presidente.

Ariovaldo lança nota sobre contas desaprovadas e reafirma candidatura a vereador em Altaneira

Ariovaldo esclareceu os fatos e reafirmou sua candidatura a vereador (Foto: Junio Carvalho)


O ex-secretário municipal e pré-candidato a vereador, Ariovaldo Soares (PDT), lançou na rede social Facebook nota de esclarecimento para esclarecer o fato de que seu nome figurar na relação dos gestores com contas desaprovadas do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE).

16 de setembro de 2020

Oito ex-gestores altaneirenses figuram na relação de contas irregulares do TCE

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) encaminhou ontem (15/09) ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) a relação dos gestores e ex-gestores públicos que tiveram suas contas rejeitadas ou julgadas irregulares. A lista da Corte de Contas estadual apresenta o nome de 3.040 pessoas, dentre essas oito ex-gestores altaneirenses. A relação entregue ao TRE está disponível para consulta no Portal do TCE.

Entenda como a suspensão do Renda Brasil aumenta pressão sobre Guedes e a equipe econômica

 

Para o ministro, a decisão do presidente foi de responsabilidade fiscal (Foto: Evaristo Sá)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o cartão vermelho que o presidente Jair Bolsonaro anunciou pela manhã de ontem (15/09) não era endereçado a ele, mas ao programa Renda Brasil, que estava em estudo pela equipe econômica para substituir o Bolsa Família e outros benefícios após o fim do auxílio emergencial. Segundo o ministro, houve uma conexão equivocada entre a PEC do Pacto Federativo, que propõe a desvinculação e desindexação do orçamento, com o Renda Brasil. 

Prefeito de Altaneira veta projeto que regulamenta a aplicação dos recursos referente aos Precatórios do Fundef


O prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT), seguindo o exemplo do presidente Jair Bolsonaro, decidiu vetar o projeto de lei de autoria do vereador Professor Adeilton (PSD) que “Regulamenta a aplicação dos recursos referente aos Precatórios do Fundef e outros que venham a ser creditados com a mesma finalidade advindos de ações do antigo FUNDEF e adota outras providências”.

15 de setembro de 2020

Bolsonaro veta dispositivo que garantia 60% dos precatórios do Fundef para profissionais do magistério

O presidente alegou a decisão do TCU para apresentar o Veto (Foto: Reprodução/Facebook)


Foi publicado na edição de ontem (14/09) do Diário Oficial da União a Lei a nº 14.057 que disciplina o acordo com credores para pagamento com desconto de precatórios federais e o acordo terminativo de litígio contra a Fazenda Pública e dispõe sobre a destinação dos recursos deles oriundos para o combate à Covid-19.

Prefeito de Altaneira prorroga decreto do isolamento social, mas não trata de eventos


Foi publicado no portal oficial do Município de Altaneira na manhã de ontem (14/09) mais um decreto do prefeito Dariomar Rodrigues (PT) que prorroga as medidas de enfrentamento a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Apesar das diversas críticas em relação ao desrespeitos dos decretos anteriores nenhuma medida foi adotada e as aglomerações e despeitos são noticiados sem que nenhuma medida efetiva seja adotada.

Seis meses da pandemia no Ceará

Seis meses após os três primeiros casos confirmados de Covid-19 no Ceará o cenário é de estabilidade. A diminuição do contágio é puxada sobretudo pela queda de indicadores na região de Fortaleza. Epidemiologistas e infectologistas frisam que ainda é possível observar elevação dos casos se as medidas de contenção, como uso de máscara e proibição de aglomerações, não forem cumpridas. Nesta fase da pandemia, o foco deve ser identificação precoce de novos surtos e testagem de assintomáticos.

14 de setembro de 2020

PT confirma candidaturas de Dariomar e Devaldo em Altaneira

Prefeito Dariomar em discurso na convenção de seu partido (Foto: Reprodução/Facebook)

O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou ontem (13/09) em convenção presencial, o nome do atual prefeito, Dariomar Rodrigues, para a disputada de um novo mandato. O candidato a vice será o vereador Devaldo Nogueira, filiado ao PT no período da janela da infidelidade partidária. O PT vai às eleições em coligação com o PSB e PTB. A convenção do PT foi realizada na Arena L&S, localizada na rua João Gonçalves e foi transmitida em tempo real pela página do partido na rede social Facebook.

Bolsonaro veta perdão de dívidas bilionárias de igrejas e templos

Nas redes sociais o presidente sugeriu que deputados e senadores derrubem o veto (Foto: Evaristo Sá)


O presidente Jair Bolsonaro decidiu vetar uma parte do perdão das dívidas tributárias de igrejas e templos religiosos previsto em um projeto de lei aprovado pelo Congresso no mês passado. Em uma publicação nas redes sociais na noite de ontem (13/09), Bolsonaro explicou que a medida era necessária para evitar que respondesse a um processo de impeachment por crime de responsabilidade fiscal. Apesar disso, por ser a favor da não tributação de templos e contra “as absurdas multas às igrejas”, o presidente sugeriu que deputados e senadores derrubem o veto. Segundo Bolsonaro, isso permitiria a sanção do projeto original sem nenhum tipo de implicação para ele.

13 de setembro de 2020

Estratégias, prioridades e apostas dos partidos nas eleições no Ceará


Frequentemente utilizada na política, a analogia das eleições como um tabuleiro onde peças de um jogo se movem é útil para compreender quais são os cenários colocados na disputa. Se aplicada ao Ceará, a comparação já revelaria hoje um quadro para 15 de novembro praticamente fechado, com quase todas as peças já colocadas em posição e aguardando apenas o início da partida.

Crise do arroz faz lado populista e intervencionista de Bolsonaro aparecer

Cientistas políticos destacam que a verve liberal não faz parte do chefe do Executivo federal (Foto: Ed Alves)


Desde o início do mandato presidencial, Jair Bolsonaro já foi comparado a diversos chefes de Estado brasileiros. No início da gestão, uma revista colocou a face de Bolsonaro na icônica foto de um Jânio Quadros desengonçado, indicando a falta de direção de um governo que acabava de começar. Posteriormente, o mau relacionamento com parlamentares lembrou Fernando Collor à época do impeachment. Esta semana, diante do aumento do preço do arroz, ao colocar o Ministério da Justiça na cola dos supermercados e produtores alimentícios, Bolsonaro deixou transparecer no rosto a sombra do tradicional bigode de José Sarney, ao mesmo tempo que o ímpeto em gastar de alguns setores do Executivo o aproximam do paletó vermelho de Dilma Rousseff.

12 de setembro de 2020

PT realiza amanhã sua convenção em Altaneira


O Partido dos Trabalhadores (PT) de Altaneira realiza amanhã (13/09) a sua a Convenção para escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, bem como a deliberação sobre coligações para a disputa do pleito de novembro próximo.

Com mais de 130 mil mortes, Bolsonaro afirma: Estamos praticamente vencendo a pandemia"

Bolsonaro afirmou que o governo fez tudo para que os efeitos negativos da mesma fossem minimizados (Foto: Marcos Correa)



Durante passagem pela Bahia, em uma visita às obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, em São Desidério, o presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã de ontem (11/09) que o Brasil “está praticamente vencendo a pandemia” e que o país foi um dos que menos sofreu com a covid-19 devido às medidas tomadas pelo governo. Bolsonaro ainda enumerou as ações. O Ministério da Saúde registrou ontem que o Brasil superou a marca de 130 mil óbitos causados pelo novo coronavírus, sendo 874 mortes apenas na últimas 24 horas.

11 de setembro de 2020

Possibilidade de aula presencial na rede pública gera clima de insegurança entre professores

A estrutura das escolas públicas preocupa os profissionais (Foto: Barbara Moira)


A Frente de Educadores Antifascistas e Antirracistas do Ceará divulgou no começo do mês levantamento feito com 323 profissionais da educação de 45 municípios cearenses. 49% dos respondentes da pesquisa afirmaram que as escolas onde trabalham já sinalizaram intenção de retorno ao ensino presencial. Porém, 93,5% dos participantes da pesquisa se mostraram contrários ao retorno às classes em meio à pandemia.

Luiz Fux toma posse como presidente do STF

Fux foi juiz de Direito e Eleitoral, desembargador e ministro no STJ antes de chegar ao Supremo (Foto: Marcelo Ferreira)


O ministro Luiz Fux tomou posse, na tarde desta quinta-feira (10), como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele ficará no comando da Corte pelos próximos dois anos, e sucede o ministro Dias Toffoli. A ministra Rosa Weber ocupa a vice-presidência. Participaram da cerimônia o presidente Jair Bolsonaro, presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.

10 de setembro de 2020

Vereador Flavio registra final da Copa MTB de Altaneira na Câmara Municipal

Plenário Virtual da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Reprodução/Facebook)

Na Sessão da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (09/09) o vereador Flávio Correia (PDT) registrou no plenário a realização de mais uma edição da Copa MTB Altaneira no circuito da Trilha Sítio. Em virtude da pandemia a sétima edição da CMTBA contou apenas três etapas e a etapa final foi disputada em 10 baterias, ao logo dos finais de semana de Agosto.

Temas como “traições e mentiras” voltam a pauta da Câmara Municipal de Altaneira


A Câmara Municipal de Altaneira realizou na manhã de ontem (09/09) mais uma sessão virtual, onde foi apresentado o projeto de lei em que o prefeito pede autorização legislativa para burlar a legislação eleitoral e outro projeto sobre ações da Cagece no município foi aprovado, mas não foi uma sessão normal.

Apenas 7 municípios no Ceará tem taxa de transmissão considerada média


Ceará mantém, desde o início de julho, Reprodução Efetiva (Rt) para Covid-19 inferior a 1. Entretanto, os municípios mostram outro comportamento quando analisados individualmente. Das 184 cidades cearenses, apenas sete registram taxa de transmissão abaixo de 1. Os dados são da plataforma IntegraSUS, atualizados às 8h06min de ontem, 9.

9 de setembro de 2020

TSE informa que eleitor sem máscara não entrará em local de votação

O plano sanitário foi apresentado pelo presidente do TSE, Luís Roberto Barroso (Foto: Divulgação/TSE)


O plano sanitário elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições municipais deste ano definiu que o eleitor é obrigado a chegar no local de votação com máscara de proteção cobrindo nariz e boca. Caso não o faça, não poderá entrar e votar. O plano foi apresentado ontem (08/09) pelo presidente do TSE, Luís Roberto Barroso.

8 de setembro de 2020

Prefeito de Altaneira não faz cumprir e nem cumpre seus decretos sobre pandemia

O prefeito de Altaneira foi flagrado sem mascara na cidade (Foto: Divulgação/WhatsApp)

Foi publicado no portal oficial do Município de Altaneira na manhã de ontem (07/09) mais um decreto do prefeito Dariomar Rodrigues (PT) que prorroga as medidas de enfrentamento a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Grito dos excluídos faz tradicional protesto na Esplanada dos Ministérios

Manifestantes inflaram um boneco do presidente Bolsonaro e usaram máscaras de ratos em protestos contra a corrupção (Foto: Carlos Vieira)

A tradicional manifestação da esquerda de 7 de setembro, batizada de Grito dos Excluídos, ocupou o canteiro central da Esplanada dos Ministérios. Diferentes grupos de partidos da oposição e representantes de movimentos LGBTQ+, indígena, feminista e negro fizeram performances para chamar a atenção para as pautas dos movimentos.

Em cerimônia da Independência sem desfile, Bolsonaro cumprimenta apoiadores em meio a aglomeração

 

O presidente Jair Bolsonaro chegou na solenidade em um automóvel conversível sem mascaras, acompanhado de crianças (Foto: Ed Alves)

O presidente Jair Bolsonaro participou da cerimônia do 198° aniversário do Dia da Independência ocorrida ontem (07/09), no Palácio da Alvorada. Devido a pandemia da covid-19, o tradicional desfile na Esplanada dos Ministérios foi cancelado pela primeira vez na história e a data foi comemorada de maneira comedida, com estrutura reduzida para imprensa e público.

7 de setembro de 2020

Em discurso histórico Professor Adeilton afirmou que quase desiste da política em face da traição dos colegas de bancada

O vereador Professor Adeilton teve seu homologado como candidato a vice-prefeito da coligação PDT/PSD (Foto: Weslley Vieira) 


Após a homologação de sua candidatura a vice-prefeito na Convenção conjunta dos partidos PDT e PSD de Altaneira, o vereador Professor Adeilton, proferiu um discurso forte e esclarecedor que emocionou a muitos e com certeza entrará para história política de Altaneira. Inicialmente Adeilton disse que já havia comunicado a membros do PSD, em 2018, que não iria mais se candidatar a vereador, pois teria sofrido “uma das maiores traições e derrotas políticas” da sua vida, quando seus aliados de oposição resolveram ceder às regalias oferecidas pelo atual gestor municipal