29 de fevereiro de 2016

Lindevaldo vence primeira etapa do Campeonato Municipal MTB de Altaneira

Com participação de ciclistas Crato, Juazeiro do Norte e Antonina do Norte, realizou-se na manhã de ontem (28/02) na Trilha Sítio Poças a primeira etapa do Terceiro Campeonato Municipal MTB de Altaneira.

Assim como aconteceu nos últimos anos anteriores Lindevaldo Ferreira venceu a primeira completando as seis voltas em 1h.51min.16seg., Higor Gomes foi o segundo colocado e Jonathan Soares chegou em terceiro. 

28 de fevereiro de 2016

Classificação Geral do Campeonato Municipal MTB de Altaneira - 2016

O cratense Ruan Jacinto e o altaneirense Lindevaldo Ferreira foram os vencedores da primeira etapa do Terceiro Campeonato Municipal MTB de Altaneira realizada na manhã de hoje (28/02) na Trilha Sítio Poças.

Classificação Visitantes no Campeonato Municipal MTB de Altaneira - 2016

O juazeirense Ruan Jacinto foi o vencedor primeira etapa do Terceiro Campeonato Municipal MTB de Altaneira realizada na manhã de hoje (28/02) na Trilha Sítio Poças com o tempo de 1h.43min.29seg., Vanderlei Calista foi o segundo colocado e Evandro Vieira chegou em terceiro.

Classificação Local no Campeonato Municipal MTB de Altaneira - 2016

Lindevaldo Ferreira venceu a primeira etapa do Terceiro Campeonato Municipal MTB de Altaneira realizada na manhã de hoje (28/02) na Trilha Sítio Poças completando as seis voltas em 1h.51min.16seg., Higor Gomes foi o segundo colocado e Jonathan Soares chegou em terceiro. 

Se precisar, serei candidato a presidente em 2018, diz Lula em festa do PT

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem (27/02) no Rio de Janeiro que, se o PT entender que é necessário, ele será candidato à Presidência em 2018. A afirmação foi feita durante festa de comemoração dos 36 anos do partido, na cidade do Rio. 

Em um discurso de quase 40 minutos, Lula criticou a oposição e a imprensa que, segundo ele, estão tentando atingi-lo “com mentiras, com vazamento de informações e a criminalização" por meio de notícias, sem que haja qualquer julgamento. 

27 de fevereiro de 2016

“Faz Falta” por Eduardo Amorim

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Júnior Carvalho)
Presenciamos na tarde de ontem (26/02) uma das sessões mais rápida da Câmara Municipal de Altaneira, durou pouco mais de uma hora, porém contou com vários pontos a serem analisados. O vereador Edezyo Jalled (sem partido) participou da sessão, mas saiu como entrou, sem dizer uma palavra. O, até pouco tempo, ferrenho defensor do Governo Municipal está na fase final do seu curso, e tudo indica que deixará o Legislativo em breve. Outro fato a ser notado, foi que o bloco da minoria não solicitou ressalva à ata da sessão anterior, fato que tem se tornado rotina nas últimas sessões.

Altaneira realiza terceiro Campeonato de Ciclismo de Montanha

Cartaz de divulgação da primeira etapa do Campeonato Municipal MTB de Altaneira
Pelo terceiro ano consecutivo o Município de Altaneira realizará o Campeonato Municipal de Ciclismo, na modalidade ciclismo de montanha da sigla inglesa MTB. A abertura será às 09h de amanhã (28/02) na Trilha Sítio Poças com a participação de ciclistas locais e visitantes. O campeonato será disputado em 10 etapas, encerrando em 27 de novembro. 

Facebook lança novos botões de reações

Após mais de um ano em desenvolvimento e mistério, o Facebook finalmente apresentou e começou a aplicar os novos botões de "Curtir" na rede social.

A partir de agora, você não vai apenas dizer se gostou ou não de fotos ou textões no site: as chamadas “Reações” são um menu de possibilidade que expandem os sentimentos que podem ser demonstrados na rede social.

26 de fevereiro de 2016

Os 10 Segmentos da Trilha Sítio Poças em Altaneira

O Circuito da Trilha Sítio Poças sediará pelo terceiro ano consecutivo o Municipal de MTB de Altaneira. Para a temporada de 2016 o circuito foi ampliado em 1,1Km totalizando 4,6Km.

Outra novidade são os diversos segmentos do Circuito criados no aplicativo móvel Strava, que é usado para rastrear a atividade atlética via GPS, classificando os participantes de acordo com as marcas desempenhadas ao longo da Trilha. 

Tribunal de Justiça empossa 76 novos juízes

Presidente do TJ-CE com os novos Juízes e Juízas do Ceará (Foto: Nadson Fernandes)
O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) empossou, na manhã desta quinta feira (25/02), 76 novos juízes aprovados em concurso público. A solenidade de posse foi conduzida pela chefe da Corte de Justiça estadual, desembargadora Iracema Vale.

25 de fevereiro de 2016

Roteiro da Tocha Olímpica inclui 12 cidades cearenses

A partir de 3 de maio, o mundo se unirá em uma só corrente que guiará o espírito olímpico por todo o Brasil. Na data, será acesa a tocha das Olimpíadas 2016, em cerimônia que acontece em Olímpia, na Grécia, e seguirá, durante 95 dias, por 329 cidades – incluindo 12 municípios cearenses – até entrar no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante a abertura dos Jogos.

24 de fevereiro de 2016

"Erramos, mas acertamos muito mais", diz Lula em programa do PT

Lula no programa do PT (imagem capturada do vídeo no YouTube)
Com mensagens de otimismo e afirmações de que o Brasil já enfrentou e venceu crises piores do que a atual, o PT exibiu ontem (23/02) seu programa partidário deste ano, com dez minutos de duração, em cadeia nacional de rádio e TV. Sem falas da presidente Dilma Rousseff, de parlamentares ou ministros, o partido preferiu dar mais espaço a personagens, que deram depoimentos sobre programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida e transmitiram a mensagem de que é preciso trabalho e otimismo para vencer a crise.

23 de fevereiro de 2016

Municípios do Cariri ganharão Coleta Seletiva

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA) anunciou ontem (22/02) que desenvolverá projetos de Coleta Seletiva que vão atender a 92 municípios englobando três regiões do Estado: Metropolitana de Fortaleza, Sertão Norte e Região do Cariri.

No Cariri, serão 15 municípios da Bacia do Salgado (Projeto Bird) e 11 municípios da Bacia do Alto Jaguaribe. O Plano Regionalizado de Coleta Seletiva beneficiará Altaneira Araripe, Antonina do Norte, Assaré, Campos Sales, Farias Brito, Nova Olinda, Potengi, Saboeiro, Santana do Cariri e Salitre. 

Sindicato dos Servidores de Altaneira não consegue mobilizar categoria nem para campanha salarial

Assembleia Geral dos servidores municipais no galpão da ARCA (Foto: João Alves)
Foi realizada no último domingo (21/02) no galpão da Fundação ARCA uma Assembleia Geral do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (SINSEMA), dentre os assuntos em pauta a campanha salarial de 2016 e informes gerais. 

PEC que reduz número de deputados e senadores recebe apoio nas redes sociais

Sessão do Congresso Nacional em foto de arquivo da Agência Senado
A discussão sobre diminuir o número de senadores, de 81 para 54, e de deputados federais, de 513 para 385, tem ganhado força nos últimos dias. Isso porque o portal do Senado Federal incentiva navegantes a participar de consulta pública sobre uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com esse objetivo e teve grande procura nos últimos dias nas redes sociais e, até o fechamento desta postagem  já havia registrado mais de 140 mil apoio e pouco mais de 500 manifestações contrárias.

22 de fevereiro de 2016

Validade 120 dias para as comissões provisórias é questionada por partidos

Cerca de 20 partidos políticos estão questionando no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o Artigo 39 da Resolução 23.456/2015, que disciplina a criação, organização, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos. 

Os advogados dessas legendas afirmam que o artigo 39 é inconstitucional por ferir a autonomia interna e o funcionamento dos partidos e pode prejudicar o lançamento de candidaturas às eleições, já que o caput do Artigo 39 da resolução diz que as comissões provisórias têm validade de 120 dias.

21 de fevereiro de 2016

Sexto Aniversário do Blog de Altaneira

Hoje (21/02) comemoramos o sexto aniversário do Blog de Altaneira. Nesta data tão significativa fazemos uma balanço de nossas postagens e da receptividade de nossos leitores. Nos últimos doze meses o BA recebeu mais de 280.000 visualizações, e superamos ao longo dos últimos seis anos a marca de 1.867.000 acessos. 

Estatísticas dos seis anos do Blog de Altaneira

Comemoramos hoje (21/02) o sexto aniversário do Blog de Altaneira com uma audiência superando a 1.860.000 visualizações, o que coloca o BA entre os mais visualizados do interior do Ceará. 

20 de fevereiro de 2016

"Tão difícil" por Eduardo Amorim

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Júnior Carvalho)
A Sessão de ontem (19/02) da Câmara Municipal, começou com a presidente Lélia de Oliveira (PCdoB), informando que o vereador Edezyo Jalled (sem partido) havia feito contato telefônico, informando que não “chegaria a tempo” dos trabalhos plenários, e que já havia solicitado liberação do seu curso, que está na fase final, nos dias das sessões.

“Para que serve uma hashtag?” por Luana Castro



Há alguns anos, com o advento e popularização da internet, fomos apresentados a um novo tipo de linguagem específico da área da informática. Muitas inovações foram parar nos mais conceituados dicionários da língua portuguesa, que anexaram verbetes até então tidos como estrangeirismos, como o verbo “deletar”, oriundo da palavra “delete”, que, em inglês, significa “apagar”. Um novo universo de possibilidades linguísticas nos foi apresentado, e com ele surgiram também muitas dúvidas!

19 de fevereiro de 2016

Prefeito convoca todos os aprovados no Concurso Público de Altaneira

Foi publicado na edição de ontem (18/02) do Diário Oficial dos Municípios do Estado do Ceará, o segundo Edital de Convocação dos candidatos aprovados no Concurso Público de Altaneira.

No primeiro edital foram convocados apenas 32 professores e dois motoristas, nesta segunda convocação todos os aprovados foram convocados.

Prefeito entrega projeto do Museu de Altaneira ao Governo do Estado

O prefeito Delvamberto Soares (PDT) usou a rede social na tarde de ontem (18/02) para informar que entregou na Casa Civil do Governo do Estado do Ceará o projeto do Museu do Município e que em menos de 90 dias estará iniciando a sua construção das instalações.

Delvamberto sugeriu ainda que os nossos vereadores batizasse o equipamento com o nome Professora Fausta Venâncio, falecida na última quarta-feira (17/02).

18 de fevereiro de 2016

Saiu a segunda Convocação do Concurso de Altaneira

Foi publicado na edição de hoje (18/02) do Diário Oficial dos Municípios do Estado do Ceará, o segundo Edital de Convocação dos candidatos aprovados no Concurso Público de Altaneira. 

No primeiro edital foram convocados apenas 32 professores e dois motoristas, nesta segunda convocação todos os aprovados foram convocados. 

Presidente do DEM de Altaneira confirma filiação ao PSD

O comerciante Lourival da Silva Bezerra, presidente do Partido Democratas (DEM) em Altaneira confirmou ontem (17/02) que irá instituir o Partido Social Democrático (PSD) em Altaneira.

Louro Duarte confirmou que a criação Comissão Provisória do partido em Altaneira foi acertada na reunião de do último sábado (13/02) na cidade de Salitre com a presidente estadual Patrícia Aguiar.

17 de fevereiro de 2016

Genecias Noronha é eleito novo Líder do Solidariedade

Deputado Genecias na liderança do Solidariedade (Foto: Antonio Barbosa da Silva)
A bancada do partido Solidariedade na Câmara elegeu, nesta quarta-feira (17/02), o deputado Genecias Noronha como novo líder do partido na Casa. Ele assume o cargo a partir de hoje e irá substituir o deputado Arthur Oliveira Maia (BA). O deputado Fernando Francischini (PR) foi eleito vice-líder.

PSD pode apresentar candidato a prefeito de Altaneira

O vereador Professor Adeilton (PP) compartilhou ontem (16/02) na rede social Facebook nota no ex-secretário municipal de Educação, Rogério Arrais, que noticia encontro de lideranças de Altaneira com a presidente do Partido Social Democrático (PSD), Patrícia Aguiar.

A nota informa que no encontro realizado no último sábado (13/02) na cidade de Salitre foi discutido o lançamento de candidatura própria do PSD a prefeito de Altaneira e que uma reunião com os demais partidos que fazem a oposição local deve ser marcada para analisar as propostas que serão apresentadas pela direção do PSD.

OAB pede afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara

O presidente OAB, Cláudio Lamachia e o presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, José Carlos Araújo (Antonio Cruz)
O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia, entregou ontem (16/02) ao presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, José Carlos Araújo (PSD-BA), documento pedindo afastamento imediato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Casa.

Selo Unicef terá "ponto extra" para municípios que realizam mobilização contra Aedes aegypti

A edição 2013-2016 do Selo Unicef Município Aprovado aproxima-se do final, quando serão conhecidos e certificados os municípios que mais apresentaram avanços em indicadores nas áreas da infância e adolescência. Este ano, excepcionalmente, devido ao aumento dos casos de microcefalia, suspeitos de relação com o vírus zika, transmitido pelo Aedes aegypti, o Unicef concederá um ponto extra aos municípios que comprovarem que estão desenvolvendo ações efetivas de combate à proliferação do mosquito. 

16 de fevereiro de 2016

Janot pede ao TSE arquivamento de ação contra Dilma e Temer

O procurador-geral Eleitoral, Rodrigo Janot, enviou parecer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo arquivamento de uma das ações em que o PSDB pede a cassação dos mandatos da presidenta Dilma Rousseff e do vice, Michel Temer. Para o procurador, as alegações do partido não demonstram gravidade capaz de autorizar a inelegibilidade de Dilma e Temer.

Temer afirma que PMDB precisa ter a Presidência da República em 2018

O vice-presidente Michel Temer voltou a dizer ontem (15/02) que seu partido, o PMDB, “precisa ter” a Presidência da República em 2018, quando haverá eleição para escolher o sucessor da presidenta Dilma Rousseff.

“Nós temos novos prefeitos, vereadores, deputados estaduais, federais, senadores, a presidência da Câmara [dos Deputados], a presidência do Senado, modestamente a Vice-Presidência da República. Nós temos poder político. O que nós precisamos é ter a Presidência da República em 2018″, afirmou o vice-presidente em discurso a peemedebistas em Belo Horizonte.

15 de fevereiro de 2016

TRE-CE julga improcedente ação que pedia cassação de Camilo e inelegibilidade de Cid

Sessão Plenária do TRE-CE (Foto: Divulgação)
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, na sessão desta segunda-feira (15/02), presidida pelo desembargador Abelardo Benevides Moraes, julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 2554-43, absolvendo, por unanimidade, o ex-governador Cid Gomes e o atual governador Camilo Santana da acusação de abuso de poder político e conduta vedada a agente público nas eleições de 2014. 

Altaneirense comemora aniversário com passeio ciclístico

O servidor municipal Luciano Ferreira comemorou o seu 48º aniversário, ontem (14/02) com um passeio ciclístico com parte da equipe TSP/MegaSom, pela Zona Rural de Altaneira.

Luciano como a maioria dos jovens altaneirenses migrou para São Paulo no final da década de 80 em busca de melhores condições de vida. Por muitos anos trabalhou na indústria automotiva, mas por recomendações médicas voltou a terra natal.

Troca-troca de partidos começa nesta semana

Os eleitores de todo o país poderão ver, nos próximos dias, parlamentares em um troca-troca de partidos. Com a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição 182/2007 marcada para a próxima quinta-feira (18/02), será aberto espaço para que os candidatos às eleições deste ano, que exercem mandatos de deputados ou vereadores, mudem de legenda. 

14 de fevereiro de 2016

Cúpulas partidárias no Ceará devem mudar com janela

A janela partidária, que será promulgada pelo presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na próxima quinta-feira, 18, deverá mudar a configuração política de partidos do Ceará.

A Proposta de Emenda Constitucional para a Reforma Política, cujo artigo dá 30 dias para deputados estaduais, federais e vereadores mudarem de legenda sem risco de perda de mandato, deve emagrecer, por exemplo, o Pros e fortalecer o PDT.

Regulamento do Campeonato Municipal MTB de Altaneira - 2016


1. DA COMPETIÇÃO
1.1. O Campeonato Municipal de Ciclismo de Altaneira é uma competição disputada com bicicleta específica para o MTB, criado com o intuito de incrementar e difundir o Mountain Bike no Município.
1.2. A competição será disputada em 10 etapas a ser realizadas nas seguintes datas:
1.2.1. Primeira Etapa: 28/02/2015;
1.2.1. Segunda Etapa: 27/03/2015;
1.2.1. Terceira Etapa: 24/04/2015;
1.2.1. Quarta Etapa: 29/05/2015;
1.2.1. Quinta Etapa: 26/06/2015;
1.2.1. Sexta Etapa: 24/07/2015.
1.2.1. Sétima Etapa: 28/08/2015;
1.2.1. Oitava Etapa: 25/09/2015;
1.2.1. Nona Etapa: 30/10/2015;
1.2.1. Décima Etapa: 26/11/2015.
1.3. As etapas da competição serão disputadas em 6 voltas no Circuito da Trilha Sítio Poças, no Município de Altaneira com largada às 9h (nove horas).
1.4. A largada será organizada de acordo com a classificação geral dos ciclistas no Campeonato.
1.5. O circuito será fechado quando os vencedores de cada grupo cruzarem a linha de chegada após as seis voltas.

13 de fevereiro de 2016

Aprovados em concurso para Juiz escolhem Comarcas na região do Cariri

Sessão Pública de escolhas das Comarcas em Fortaleza (Foto: Divulgação)
Em solenidade realizada ontem (12/02), no auditório Dom Aloísio Lorscheider, localizado no subsolo do Palácio da Justiça, no Cambeba os 76 aprovados em concurso de juiz substituto do Estado, escolheram as comarcas de Entrância Inicial onde eles assumirão as funções. 

"A esperança de cada um" por Eduardo Amorim

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Júnior Carvalho)
Aconteceu ontem (12) a segunda sessão ordinária na Câmara Municipal de Altaneira, e como já é de costume a Presidente da Casa, Lélia de Oliveira (PCdoB) já começou com seus atentados a Lei Orgânica e ao Regimento Interno. Quando Antonio Leite (PRB) pediu ressalva sobre a ata, ela perguntou aos demais membros da Mesa Diretora se os mesmos “aceitavam” as ressalvas pedidas pelo republicano, com a negativa dos mesmos, a ata foi para votação, sem as ressalvas, e aprovado pelo grupo de maioria. Deza Soares (Solidariedade), solicitou que todo o ocorrido fosse registrado em ata e disse que o grupo da minoria vai à Justiça contra essas atitudes, que chamou de “ditatoriais”.

Cid afirma que erros de Lula são insignificantes perto dos acertos

Em meio a um cerco de notícias negativas da grande mídia, o ex-presidente Lula foi defendido ontem (12/02) pelo ex-governador Cid Gomes (PDT) durante inauguração da Escola de Tempo Integral Professora Maria José Ferreira Gomes, no bairro Presidente Vargas.

"O Lula é um homem que cometeu erros ao longo da sua vida pública, e certamente esses erros são insignificantes perto do bem que ele fez ao Brasil. Ele é que é o grande responsável por essa mudança que o Brasil está vivendo hoje, que é uma mudança positiva", afirmou em entrevista ao jornal O POVO. 

12 de fevereiro de 2016

Professores concursados são empossados em Altaneira

Prefeito e secretários na solenidade de posse dos professores (Foto: João Alves)
Foram empossados na tarde de ontem (11/02) na sede Secretaria Municipal de Educação os professores aprovados em Concurso Público de Altaneira, convocados no final do mês passado.  O início do ano letivo foi marcado para a próxima segunda-feira (15/02), conforme calendário divulgado pela Gestão.

Secretária de Saúde propõe multar domicílios com focos do mosquito aedes aegypti em Altaneira

Em comentário a uma postagem do presidente municipal do PMDB, Luiz Pedro Bezerra, em que sugere uma campanha para se combater o mosquito aedes aegypti em Altaneira envolvendo autoridades políticas, religiosas, profissionais da saúde, educação, pais, alunos, associações, sindicatos, comerciantes, blogueiros, internautas e rádio comunitária.

A secretária municipal de Saúde, Ivanna Alcântara, considera válida todo e qualquer tipo de manifestação, mas lembra que se a consciência não partir de cada um, o combate ao mosquito será ineficaz.

11 de fevereiro de 2016

“Um ditador para salvar o Brasil?” por Rosana Pinheiro-Machado

Entrei no carro e, como habitual, o taxista começou a reclamar do Brasil até soltar a máxima: “o que o Brasil precisa é importar um ditador japonês para colocar a casa em ordem”. 

Ele não foi o primeiro, nem o segundo, taxista a me falar que o Brasil precisa é de um homem de pulso firme no poder. 

Lei Seca reduziu acidentes no Carnaval aponta PRF

PRF intensifica ações de fiscalização em períodos festivos como o carnaval (Foto: Marcello Casal Jr)
A aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008) tem ajudado a diminuir o número de acidentes no trânsito. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram ligeira redução no número de acidentes ocorridos por influência do álcool, após a lei ter estabelecido tolerância zero e aumentado o valor da multa para quem for flagrado embriagado ao volante, em 2012. Naquele ano, foram registrados 7.594 acidentes; no ano seguinte, 7.526; e, em 2014, 7.391. 

10 de fevereiro de 2016

Dilma pede que igrejas mobilizem fiéis na luta contra o Aedes aegypti

Dilma recebe representantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil no Palácio do Planalto (Foto: Marcelo Camargo)
A presidente Dilma Rousseff recebeu hoje (10/01), no Palácio do Planalto, líderes de diferentes denominações religiosas para pedir que ajudem na orientação à sociedade sobre o trabalho para eliminar os criadouros do Aedes aegypti, que também transmite a dengue e a febre chikungunya.  Na ocasião a presidente Dilma Rousseff fez um apelo a todas as igrejas cristãs para que mobilizem os fiéis no combate ao mosquito transmissor do vírus Zika 

9 de fevereiro de 2016

Secretário anuncia ação contra decisão da Câmara Municipal de Altaneira

Em comentário a postagem sobre a primeira Sessão da Câmara Municipal de Altaneira, realizada na última sexta-feira (05/02) o secretário municipal de Administração e Finanças, Ariovaldo Soares Teles, anunciou que a Procuradoria do Município irá adotar as providencias judiciais cabíveis para anular a promulgação das leis pela presidente da Câmara.

Ariovaldo anunciou ainda que na ação declaratória de nulidade de ato jurídico o Município arrolará como testemunhas os vereadores da oposição, que apesar de terem conhecimento de que o quórum mínimo não foi atingido para derrubada do Veto do Prefeito, aprovaram ata nesse sentido.

8 de fevereiro de 2016

Para que servem os grupos do Facebook em Altaneira?

Dentro da série #HistóriaBA, em que são reprisadas as postagens do dia nos últimos cinco anos foi postada na última sexta-feira (05/02) o registro de que o grupo “Altaneira - Ceará” na rede social Facebook superava a marca de 2.000 membros.

Atualmente o grupo possui mais de 4.000 membros, mas praticamente não existem mais debates e poucas postagens recebem curtidas e comentários.

7 de fevereiro de 2016

Famílias controlam quase metade das prefeituras cearenses

“Os chamados clãs políticos comandam pelo menos 83 prefeituras no Estado - 45% do total de municípios”, destaca o doutor em Ciências Políticas Venuccio Pimentel. Para ele, este tipo de estrutura, que concentra o poder em laços familiares e afetuosos, faz parte da cultura política do Ceará. Os dados são de 2013, primeiro ano de mandato dos atuais gestores.

Em sua tese de doutorado “A primazia dos clãs: a família na política nordestina”, Pimentel colheu dados de 1.500 municípios do Nordeste e descobriu que 43% deles possuem um ou mais parentes de prefeitos como secretários das principais pastas: saúde, educação e assistência social.

6 de fevereiro de 2016

“O começo do fim” por Eduardo Amorim

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Júnior Carvalho)
Apesar da Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara Municipal determinar expressamente que o início dos trabalhos do legislativo inicia no dia primeiro de fevereiro somente na tarde de ontem (06/01), os vereadores de Altaneira voltaram aos trabalhos plenários após o recesso de quase dois meses, mas como de costume e como já era de se esperar com mais desrespeitos as leis. 

"O que é ser negro" por Nicolau Neto

Perguntaram-me outro dia o que era ser NEGRO.
Respirei fundo e disse: 
Ser NEGRO é lutar e festejar a liberdade;
Ser NEGRO é travar todos os dias uma batalha buscando aquilombar-se diante da opressão, do cinismo, da desigualdade e do racismo que insistem de forma obscura a nos incomodar.

5 de fevereiro de 2016

Câmara Municipal de Altaneira retorna aos trabalhos hoje

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto arquivo do Blog)
Logo mais às 15h. será aberta a quarta Sessão Legislativa da décima quarta Legislatura da Câmara Municipal de Altaneira. Os vereadores e vereadoras voltam as suas atividades normais hoje (04/02) após o fim do recesso legislativo. O Regimento Interno determina a realização de uma Sessão Solene na abertura dos trabalhos do Legislativo, mas tal dispositivo nunca foi observado pela atual presidente. 

Líderes da oposição ignoram nota e entrevista do ex-presidente do PMDB

Um dos temas mais comentados da semana foi a nota do empresário e advogado Adevaldo Arrais lançada na rede social Facebook e reproduzida aqui no BA e no Blog A Pedreira.

A nota recebeu vários comentários dos navegantes, mas foi totalmente ignorada pelos líderes da oposição, apesar de citações explícitas ao grupo e da negativa de sequer conversar com essas lideranças.