28 de fevereiro de 2011

Julgamento Adiado

Iniciada a Sessão de Julgamento no TRE o Juiz Cid Marconi informou que ainda não tinha recebido os autos para análise.

Dessa forma o julgamento foi adiado mais uma vez.

O Pleno do TRE se reunirá em apenas duas Sessões antes do Carnaval no dia 01 às 16h. e no dia 02 às 17h. 

O julgamento dos Embargos do Prefeito depende apenas do Juiz que pediu vistas.

Dariomar Soares assume Secretaria Municipal de Saúde

Ministro da Saúde Alexandre Padilha e o Secretário 
Municipal de Saúde Dariomar Soares
O Técnico em Agropecuária Dariomar Soares (PT) assumiu a Secretaria Municipal de Saúde substituindo Antonio Pereira da Silva que entregou o cargo por razões pessoais.

Dariomar assumiu o cargo dizendo que não entende muito de medicina, mas entende de povo e que a prioridade dos profissionais de saúde é tratar bem do povo.

Um dos primeiros compromissos de Dariomar como Secretário de Saúde foi participar de uma caravana contra a dengue na cidade de Fortaleza, com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O Ministro Padilha encerrou em Fortaleza uma série de visitas a 16 estados do país que correm o risco de sofrer uma epidemia de dengue. Ele fez um apelo aos prefeitos, secretários municipais de saúde e autoridades estaduais para a criação de comitês locais de mobilização contra a doença e de salas de situação para o monitoramento dos indicadores de dengue.

A visita do ministro a Fortaleza contou com a presença de diversas autoridades políticas, gestores e técnicos da área de saúde, que estiveram reunidos na manhã de sábado (26/02) na Escola de Saúde Pública de Fortaleza.

Dentre as autoridades presentes, estavam o vice-governador do Ceará, Domingos Filho; o prefeito em exercício de Fortaleza, Acrísio Sena; o secretário da Secretaria de Gestão Participativa do Ministério da Saúde (SEGEP), Odorico Monteiro e o secretário estadual de saúde, Arruda Bastos. As lideranças políticas firmaram um grande pacto contra a dengue no Ceará.

A abertura da solenidade contou com a participação dos movimentos populares, que fizeram um acolhimento, conclamando a participação de todos. O programa Cirandas da Vida, da Secretaria de Saúde Fortaleza, sensibilizou os presentes com cantigas e rodas de dança. O coordenador nacional do Programa da Dengue, Giovanini Coelho, apresentou os dados epidemiológicos sobre a doença no país.

O ministro da Saúde afirmou que a maioria dos óbitos no país está acontecendo nos hospitais privados. Diante desse quadro, ele fez um apelo para que os médicos não deixem de consultar os manuais de orientação que estão disponíveis no site do Ministério da Saúde. “Espero que os médicos nunca deixem os pacientes saírem do hospital sem fazer a prova do laço e sem passar por uma boa hidratação”, afirmou o ministro. Padilha encerrou seu discurso dizendo que “confia na capacidade do povo cearense para vencer a dengue”.

O prefeito em exercício da capital, vereador Acrísio Sena, ressaltou o trabalho que vem sendo feito pelo Município de Fortaleza para combater a doença, com a criação de comitês envolvendo a participação de sindicados, organizações de empresários, logistas, etc. “É uma responsabilidade de todos trazer a sociedade para esse desafio”, defendeu Acrísio.

Dariomar afirmou que pretende lançar a Campanha Municipal de Combate à Dengue, incentivando a participação direta do cidadão como multiplicador da mobilização contra a doença. A campanha deve com importantes parcerias das entidades sindicais de servidores e trabalhadores rurais. “Iremos produzir folders, bottons, banners e spots de rádio e som volante e ainda faremos uma grande mobilização nas ruas de nossa cidade” disse o novo Secretário de Saúde.

O Secretário Dariomar conversou, ainda, com o Secretário Estadual de Saúde que se comprometeu em ajudar o Município de Altaneira. Em breve será agendada audiência na capital entre o Secretário Municipal e o Secretário Estadual de Saúde onde Dariomar irá apresentar seus projetos para melhorar a saúde de nossa cidade.
Secretário Estadual de Saúde e Dariomar Soares

Santo do Dia: Santo Osvaldo

Santo Osvaldo
+ 992

Osvaldo figura entre os grandes nomes católicos da Inglaterra e da Europa ao final do primeiro milênio. De origem dinamarquesa, ele era sobrinho de Oto, arcebispo da Cantuária e parente de Osil, arcebispo de York. Para abraçar a religião escolheu a vida de monge beneditino e, por isso, ingressou no convento de Fleury-sur-Lofre, na França. 

Entretanto, Osvaldo foi chamado por seu tio Oscil que, desejando fazer reformas em sua diocese, escolheu o sobrinho para encabeçá-las, por causa de seu senso de justiça e da generosidade para com os pobres. 

Assim, ele foi nomeado bispo de Worcester e uniu-se a dois outros religiosos da mesma estirpe da região: Dunstan, arcebispo de Cantuária e Eteluolde , bispo de Winchester. Desse modo, Osvaldo conseguiu restabelecer a disciplina monástica que levou a diocese de seu tio a recuperar o caminho correto dentro do cristianismo. Fundou dois mosteiros em Westburi, perto de Bristol e o mais influente, o de Ramsei. 

Por esta e muitas outras obras, o rei Edgar, o nomeou arcebispo de York, em 972. Osvaldo fundou ainda uma abadia de beneditinos em Worcester e desenvolveu muito o estudo científico nos mosteiros e conventos que dirigiu. 

Mas, ao mesmo tempo em que dava grande importância aos estudos terrenos, em nenhum momento se desprendeu das obrigações e regras espirituais, alcançando a graça de receber dons especiais e vivenciar muitos fatos prodigiosos. Consta que ele operou diversas graças em vida. 

No dia 28 de fevereiro de 992, como de hábito o bispo Osvaldo reproduzia durante a Quaresma a cerimônia do lava-pés e estava banhando ele próprio os pés de doze mendigos, quando morreu. O seu corpo foi transladado para uma nova sepultura na igreja de Santo Vulfistano, ele também bispo de Worcester de 1062 até 1095.


Com informações Paulinas On line


27 de fevereiro de 2011

"Na prática o garantismo penal exacerbado promove a vingança" por Francisco Dirceu Barros


Tenho proferido algumas palestras e sempre não sou compreendido quando profiro a frase: “Estamos ficando sem potencial legislativo para combater a criminalidade”.

Só entende tal frase quem tem contato diariamente com o “sangue do direito penal”, algo chamado de “prática do promotor de justiça criminal” que acompanha a dor das famílias das vítimas.

Na minha comarca anterior um “cidadão” assassinou e estuprou uma menina.

Sabendo antecipadamente que o pai ia fazer justiça com as próprias mãos, fui visitá-lo e falei A MAIOR ASNEIRA DA MINHA VIDA: “A justiça é solidária com sua dor, pode deixar que nós vamos tomar todas as providências para colocar o assassino na cadeia”.

- Tá certo ... Doutor ... Eu confio na justiça.

Entrou em cena a figura do “super promotor” que vos fala que acompanhou todo inquérito policial, pediu a prisão preventiva e que incorporou a dor do cidadão.

Para não prolongar vamos logo ao resultado de 3 anos batalha:

Júri homicídio – Condenação 18 anos.
Estupro em conexão = absolvição.

O pai no meu gabinete pergunta:
- Mas ... Doutor ... O cara mata minha filha, estupra e só pega 18 anos????

Respondo: É o que a lei diz ... Mas não se preocupe ele vai passar os próximos 18 anos na cadeia.

FOI A SEGUNDA GRANDE BESTEIRA QUE FALEI, pois logo em seguida os Deuses do STF declaram inconstitucional o regime integralmente fechado e “ele” o assassino já está solto.

Solto???

Sim, e a notícia quem forneceu foi o próprio pai da vítima que disse:

- Doutor promotor, o senhor acha justo alguém matar e estuprar uma menina e passar só 3 anos na cadeia e o restante da pena apenas assinar o “ponto” no fórum?????

Resposta: fiquei calado (bem caladinho, resumindo-se a minha insignificância de “grande criminalista”).

Dias depois a tragédia processual continuou: o pai da vítima “supostamente” matou o autor do homicídio.

Este fato surge para uma pergunta que só pode ser respondidas pelos garantistas exacerbados do GNPJ “uma das funções do direito penal não é evitar a autotutela?”.

Pois na prática o garantismo penal exacerbado promove a vingança privada.

Um abraço a todos que cultivam no peito o ideal de concretizar a justiça.

Francisco Dirceu Barros é Promotor de Justiça do Pernambuco, Promotor de Justiça Eleitoral, Mestre em Direito (Ordem Jurídica Constitucional), Especialista em Direito Penal e Processo Penal, ex-professor universitário, Professor da EJE (Escola Judiciária Eleitoral) no curso de pós-graduação em Direito Eleitoral, Professor no curso de pós- pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal, com vasta experiência em cursos preparatórios aos concursos do Ministério Público e Magistratura, lecionando as disciplinas de Direito Eleitoral, Direito Penal, Processo Penal, Legislação Especial e Direito Constitucional. Comentarista da Rádio Justiça – STF, Membro efetivo do GNMP (Grupo Nacional do Ministério Público). Colunista da Revista Prática Consulex, seção “Casos Práticos”. Palestrante em diversos congressos no Brasil. Autor de diversos artigos em revistas especializadas. Professor do curso on line “eu vou passar” (www.euvoupassar.com.br). Colunista do Blog Concurseiro Guerreiro. Colunista do Blog AD (Atualidades do Direito), coordenação: Luiz Flávio Gomes e Alice Bianchini. Colunista da Revista Eletrônica Jus Navigandi. Colaborador da Revista Síntese de Penal e Processo Penal. Escritor com mais de 50 livros lançados nas áreas de Direito Eleitoral, Direito Penal e Direito Processo Penal.

Pagina oficial do Município na rede mundial ainda sob domínio da Gestão anterior

Pagina inicial do Portal do Município de Altaneira em 27/02/2011
A pagina oficial do Município de Altaneira ainda está sob domínio da Administração anterior. O prefeito afastado e aparece em duas fotos em destaque acompanhado de membros de sua família.

Não existe nenhuma informação sobre as mudanças política administrativas da nova gestão.

Informado sobre o caso pela administração do nosso Blog o Secretário de Governo, Ariovaldo Soares, informou que está adotando as providências para corrigir esta falha.


Clique no endereço abaixo e confira:


www.altaneira.ce.gov.br

Santo do Dia: São Nicéforo

São Nicéforo
Século III
Nicéforo era um cidadão de Antioquia, atual Síria, nascido no ano 260. Discípulo e irmão de fé do sacerdote Sabrício, tornaram-se amigos muito unidos e viveram nos tempos dos imperadores Eutiquiano e Caio. 

Não se sabe exatamente o porquê, mas Nicéforo cometeu algum mal com relação a Sabrício que nunca mais o desculpou. Pediu perdão muitas vezes, diga-se inclusive que ainda existem os registros desses seus pedidos. Mas, Sabrício nunca o concedeu, contrariando a própria religião cristã, da qual era sacerdote. Ele levou até o fim esta falta de solidariedade, apesar de Nicéforo ter chegado a se ajoelhar para implorar sua absolvição. 


Um dia, Sabrício foi denunciado e processado por ser católico e compareceu ao tribunal. Em princípio parecia disposto a qualquer martírio, cheio de coragem e determinação. Assumiu ser sacerdote cristão, recusou-se a sacrificar aos deuses pagãos e resistiu às mais bárbaras torturas. Mas, ao ser condenado à morte e receber a ordem de se ajoelhar para ter a cabeça cortada, aceitou render homenagens aos deuses pagãos em troca de liberdade. Nicéforo, que assistira ao julgamento e chegara a pedir novamente perdão ao padre, dizendo que com isso ele teria o apoio de Deus para enfrentar as dores que o aguardavam, escandalizou-se com a infidelidade do estimado sacerdote. 

Mesmo sem ter sido acusado ou convocado ao tribunal, Nicéforo apresentou-se de livre e espontânea vontade como cristão, disposto a morrer no lugar daquele que renegara sua fé em Cristo. Minutos depois, foi executado. Os registros e a tradição narram que sua cabeça rolou na arena e acabou depositada justamente aos pés do insensível sacerdote Sabrício. 


O Martirológio Romano registra outro santo com esse nome, que viveu mais de seis séculos depois e cuja atuação em defesa da unidade da Santa Mãe, a Igreja, não foi menos corajosa e eficiente. Por isso o culto à esse primeiro mártir permanece firme, vivo e constante ao longo do tempo e junto aos devotos, principalmente no mundo católico do Oriente.

  
Com informações Paulinas On line



26 de fevereiro de 2011

Deputado Genecias defende que créditos obtidos por passagens aéreas financie Programa Social

Genecias Noronha na Tribuna da Câmara dos Deputados
O Deputado Federal, Genecias Noronha (PMDB-CE) já inicia seu primeiro mandato na Câmara Federal apresentando Projeto de Lei (PL- 414/2011) polêmico. Ele defende que créditos obtidos com a utilização de passagens aéreas custeadas pelo Poder Público sejam creditados ao ente federativo pagador do bilhete e que os referidos créditos possam ser utilizados pelo Governo exclusivamente em programas de inclusão social como nos custos de atividades esportivas.

Com a aprovação do texto, os servidores e agentes públicos deixarão de ser beneficiados com a oferta de prêmios, milhagens e créditos na emissão de novos bilhetes pelas empresas aéreas, que segundo o parlamentar parece uma ação injustificável. “Não há porque o poder público deixar de receber os bônus oferecidos pelas empresas, já que é o pagador exclusivo da passagem, ao invés de financiar indiretamente privilégios para os agentes públicos”, argumentou.

Ele alertou que a proposta tem o objetivo de atribuir maior transparência e controle sobre a utilização de passagens por servidores e agentes públicos, e principalmente, viabilizar uma forma mais justa de devolver as premiações para o órgão pagador, além de oferecer serviços através de programas sociais. “Além de transferir para o poder público as bonificações ofertadas, propomos que sejam distribuídas em programas de inclusão social por meio do esporte, preferencialmente em comunidades de vulnerabilidade social”, destacou.

Caso a proposta seja aprovada, a economia será de R$ 250 milhões por ano em gastos com o setor nos Três Poderes. Muitos servidores, deputados, senadores, secretários e ministros de estados deixarão de acumular premiações que na maioria das vezes são utilizadas para custear bilhetes aéreos em viagens ao exterior no período de férias.

Com informações da Assessoria de Imprensa 

Obreiro lança Blog da Igreja da Graça de Altaneira

Pagina inicial do Blog da Igreja da Graça de Altaneira 

O Obreiro Vinicius Freire lançou na rede mundial o Blog da Igreja da Graça de Altaneira com o intuito de não só divulgar mas principalmente de aproximar a Igreja da população Altaneirense.

Vinicius informa que o blog conterá mensagens diárias do Missionário R.R. Soares, o fundador da Igreja, a história da mesma no Brasil e um artigo simples sobre a história da Igreja da Graça em Altaneira. “Procuro também mostrar à população que a Igreja da Graça é diferente do que se pensa não é uma igreja de ricos somente, mas é um local onde os altaneirenses, independente da renda tem liberdade para nos visitar, ouvir a palavra e também fazer parte de nossos membros” afirmou Vinicius.

A criação do Blog, segundo Vinicius, tem ainda o objetivo de tentar quebrar preconceitos das pessoas acerca dos evangélicos.

O endereço do Blog da Igreja da Graça em Altaneira é o seguinte:


Clique no link e visite o administrador informa que está aberto a criticas e sugestões.

Santo do Dia: Santo Alexandre do Egito

Santo Alexandre do Egito
250-328
Alexandre que nasceu em 250, mereceu ocupar um lugar de destaque de primeiro plano no elenco dos grandes vencedores da fé cristã. Homem de profunda cultura, unida ao zelo e bondade, Alexandre foi eleito bispo em 312, para a importante sede da Igreja em Alexandria, no Egito. 

Um dos primeiros cuidados, deste bispo de sessenta anos, foi o da formação e da escolha dos religiosos entre homens de comprovada virtude. Deu início à construção da igreja de são Theonas, a maior da cidade e foi um dos protagonistas da luta contra a heresia de Ário, chamada ariana. 


Ário, que tinha sido ordenado sacerdote pelo bispo Aquiles, parece ter sido o responsável pela indicação e divulgação do nome de Alexandre para a nova eleição. Foi considerado um homem arrojado para a época, pois usava todos os meios possíveis de comunicação para a divulgação de suas idéias. Até que começou a espalhar entre os fiéis e religiosos uma doutrina que não concebia a divindade de Cristo. Considerava apenas o Pai como Deus, enquanto que Cristo não era divino, mas apenas um ser humano, superior aos demais. 

Este foi um árduo combate que a Igreja venceu, graças à fé inabalável de Alexandre. 

Que percebendo a péssima influência de Ário, primeiro o repreendeu como um filho rebelde. Mas, depois, teve de usar o recurso extremo de um sínodo de bispos, que resultou na condenação daquela doutrina. Porém, o herege não se submeteu. Nem mesmo atendeu ao imperador Constantino, que também interferiu na controvertida questão religiosa, antevendo conflitos entre a população. Só então Alexandre insistiu com o papa e o imperador para a convocação o concílio de Nicéia, ocorrido em 325. 



Nessa importante reunião o bispo Alexandre, então já muito velho e enfermo, foi acompanhado por Atanásio, que ainda não era sacerdote. Este ainda adolescente, foi notado e apreciado pelo bispo, que o tomou sob sua proteção e o fez seu secretário. 


Quando voltou do concílio, Alexandre foi acolhido triunfalmente em Alexandria. Cinco meses antes de morrer em 26 de fevereiro de 328, ele dignou como sucessor naquela sede episcopal, o discípulo Atanásio, para acabar com a doutrina ariana. O culto de Santo Alexandre, patriarca da Alexandria, se difundiu sendo venerado no dia de sua morte.
  
Com informações Paulinas On line


25 de fevereiro de 2011

Agentes de Cidadania de Altaneira assumem suas verdadeiras funções

Agente de Cidadania Cicero Barbosa
Após matéria publicada aqui no Blog a nova gestão assumiu o comando do Pro Cidadania e informou aos agentes as suas verdadeiras funções.

 

O Coordenador do Pro-Cidadania Agente Cícero Barbosa enviou expediente à Câmara Municipal citando as funções a serem desempenhadas pelos Agentes de Cidadania.

 

Cícero Barbosa cita no seu expediente que as atribuições dos Agentes de Cidadania estão previstas na Lei Estadual nº. 14.318/2009

 

As atribuições dos Agentes foram redefinidas pela Lei nº. 14.708/2010 passando a vigorara da seguinte:

Aos Agentes de Cidadania caberão as seguintes atribuições:
I - cooperar com as autoridades municipais na preservação do patrimônio público;
II - informar às autoridades policiais e seus agentes, bem como aos agentes das Guardas Municipais sobre locais, pessoas e situações que possam por em risco o patrimônio e bens públicos;
III - quaisquer outras atividades de proteção à cidadania, que não sejam atribuições específicas e constitucionais de outras instituições.

Em comentário a nossa matéria o Agente Orlando Junior assume a responsabilidade pelos acontecimentos, pois aceitaram passivamente a coordenação do pró-cidadania pela Polícia Militar determinada pelo Prefeito Municipal na época da implantação. “com medo de perdermos os nossos empregos ou de sermos punidos fizemos vista grossa esse tempo todo”. Comentou o Agente sobre as falhas na execução do programa.

Diz ainda o Agente que receberam um bom treinamento pela SSPDS para desempenhar as suas funções, “não tínhamos nenhuma condição de levar isso adiante já que em Altaneira não queriam Agentes de Cidadania e sim agentes repressores” finaliza Orlando Junior.

O Secretário de Administração Dariomar Soares anunciar que em breve o Município irá fornecer um aparelho de telefonia móvel com ampla divulgação do numero para contato direto da comunidade com os agentes.

Uma mudança já é sentida pela comunidade: não se vê mais a viatura e os agentes de Cidadania na Unidade Policial como era costumeiro na administração anterior.

Em tom de despedida Dorival concede entrevista à Rádio Altaneira FM

O prefeito cassado Antonio Dorival de Oliveira (foto) concedeu ontem (24/01) entrevista ao Programa “Notícias em Destaque” da Radio Altaneira FM onde afirmou que usará todos os recursos e instâncias disponíveis para retornar ao cargo.

O prefeito afirmou que processos eleitorais é coisa comum para os políticos e que as pessoas devem compreender que em política se perde e se ganha e que ele independente do resultado do processo continuará morando em Altaneira.

Desejou sucesso aos novos gestores, mas disse estranhar a noticia de falta recursos na Prefeitura, pois quando foi afastado todas as contas do município tinham saldos e que mais de R$ 1.700.000,00 entraram nas contas da Prefeitura no período de seu afastamento.

Agradeceu o apoio dos vereadores e dos ex-secretários e amigos pelo apoio que vem recebendo.

Ao longo de sua entrevista e nas considerações finais Dorival por várias vezes tratou a si mesmo de ex-prefeito.

Finalizou dizendo que sua casa continuará de portas abertas ao povo e que deseja que a cidade continue em paz e união. Disse ainda que entregou o seu processo ao seu Deus e a seus advogados.

A entrevista foi concedida ao radialista Nicolau Neto.

Santo do Dia: Santa Valburga

Santa Valburga
710-779
Valburga nasceu em Devonshire, na Inglaterra meridional em 710. Era uma princesa dos Kents, cristãos que desde o século III se sucediam no trono. Ela viveu cercada de nobreza e santidade. Seus parentes eram reverenciados nos tronos reais, mas muitos preferiram trilhar o caminho da santidade e foram elevados ao altar pela Igreja, como seu pai, são Ricardo e os irmãos Vilibaldo e Vunibaldo. 


Valburga tinha completado dez anos quando seu pai entregou o trono ao sobrinho, que tinha atingido a maioridade e levou a família para viver num mosteiro. Poucos meses depois, o rei e os dois filhos partiram em peregrinação para Jerusalém, enquanto ela foi confiada à abadessa de Wimburn. Dois anos depois seu pai morreu em Luca, Itália. Assim ela ficou no mosteiro onde se fez monja e se formou. Depois escreveu a vida de Vunibaldo e a narrativa das viagens de Vilibaldo pela Palestina, pois ambos já eram sacerdotes. 


Em 748, foi enviada por sua abadessa à Alemanha, junto com outras religiosas, para fundar e implantar mosteiros e escolas entre populações recém-convertidas. Na viagem, uma grande tempestade foi aplacada pelas preces de Valburga, por ela Deus já operava milagres. Naquele país, foi recebida e apoiada pelo bispo Bonifácio, seu tio, que consolidava um grande trabalho de evangelização, auxiliado pelos sobrinhos missionários. 


Designou a sobrinha para a diocese de Eichestat onde Vunibaldo que havia construído um mosteiro em Heidenheim e tinha projeto para um feminino na mesma localidade. Ambos concluíram o novo mosteiro e Valburga eleita a abadessa. Após a morte do irmão, ela passou a dirigir os dois mosteiros, função que exerceu durante dezessete anos. Nessa época transpareceu a sua santidade nos exemplos de sua mortificação, bem como no seu amor ao silêncio e na sua devoção ao Senhor. As obras assistenciais executadas pelos seus religiosos fizeram destes mosteiros os mais famosos e procurados de toda a região. 


Valburga se entregou a Deus de tal forma que os prodígios aconteciam com freqüência. Os mais citados são: o de uma luz sobrenatural que envolveu sua cela enquanto rezava, presenciada por todas as outras religiosas e o da cura da filha de um barão, depois de uma noite de orações ao seu lado. 


Morreu no dia 25 de fevereiro de 779 e seu corpo foi enterrado no mosteiro de Heidenheim, onde permaneceu por oitenta anos. Mas, ao ser trasladado para a igreja de Eichestat, quando de sua canonização, em 893, o seu corpo foi encontrado ainda intacto. Além disso, das pedras do sepulcro brotava um fluído de aroma suave, como um óleo fino, fato que se repetiu sob o altar da igreja onde o corpo foi colocado. 


Nesta mesma cerimônia, algumas relíquias da Santa foram enviadas para a França do Norte, onde o rei Carlos III, o Simples, havia construído no seu palácio de Atinhy, uma igreja dedicada a Santa Valburga. O seu culto, em 25 de fevereiro, se espalhou rápido, porque o óleo continuou brotando. Atualmente é recolhido em concha de prata e guardado em garrafinhas distribuídas para o mundo inteiro. Os devotos afirmam que opera milagres.


Com informações Paulinas On line


24 de fevereiro de 2011

O Prefeito de Altaneira voltou!

O prefeito cassado, Antonio Dorival de Oliveira, já está na cidade. Solicitou junto a Diretoria da Rádio Altaneira FM espaço para prestar esclarecimentos à comunidade. 

O prefeito foi atendido e usará espaço no Programa "Notícias em Destaque" que irá ao ar ao meio dia.

O programa será apresentado pelo estudante José Nicolau.

Logo mais maiores detalhes.

Santo do Dia: São Sérgio

São Sérgio
Século IV
Sérgio, mártir da Cesarea, na Capadócia, por muito pouco não se manteve totalmente ignorado na história do cristianismo. Nada foi escrito sobre ele nos registros gregos e bizantinos da Igreja dos primeiros tempos. Entretanto, ele passou a ter popularidade no Ocidente, graças a uma página latina, datada da época do imperador romano Diocleciano, onde se descreve todo seu martírio e o lugar onde foi sepultado. 


O texto diz que no ano 304, vigorava a mais violenta perseguição já decretada contra os cristãos, ordenada pelo imperador Diocleciano. Todos os governadores dos domínios romanos, sob pena do confisco dos bens da família e de morte, tinham de executá-la. Entretanto alguns, já simpatizantes dos cristãos, tentavam em algum momento amenizar as investidas. Não era assim que agia Sapricio, um homem bajulador, oportunista e cruel que administrava a Armênia e a Capadócia, atual Turquia. 



A narrativa seguiu dizendo que durante as celebrações anuais em honra do deus Júpiter, Sapricio, estava na cidade de Cesarea da Capadócia, junto com um importante senador romano. Num gesto de extrema lealdade, ordenou que todos os cristãos da cidade fossem levados para diante do templo pagão, onde seriam prestadas as homenagens àquele deus, considerado o mais poderoso de todos, pelos pagãos. Caso não comparecessem e fossem denunciados seriam presos e condenados à morte. 



Poucos conseguiram fugir, a maioria foi ao local indicado, que ficou tomado pela multidão de cristãos, à qual se juntou Sérgio. Ele era um velho magistrado, que há muito tempo havia abandonado a lucrativa profissão para se retirar à vida monástica, no deserto. Foi para Cesarea, seguindo um forte impulso interior, pois ninguém o havia denunciado, o povo da cidade não se lembrava mais dele, podia continuar na sua vida de reclusão consagrada, rezando pelos irmãos expostos aos martírios. A sua chegada causou grande surpresa e euforia, os cristãos desviaram toda a atenção para o respeitado monge, gerando confusão. O sacerdote pagão que preparava o culto ficou irado. Precisava fazer com que todos participassem do culto à Júpiter, o qual, segundo ele, estava insatisfeito e não atendia as necessidades do povo. Desta forma, o imperador seria informado pelo seu senador e o cargo de governador continuaria com Sapricio. Mas, a presença do monge produziu o efeito surpreendente de apagar os fogos preparados para os sacrifícios. Os pagãos atribuíram imediatamente a causa do estranho fenômeno aos cristãos, que com suas recusas haviam irritado ainda mais o seu deus. 



Sérgio, então se colocou à frente e explicou que a razão da impotência dos deuses pagãos era que estavam ocupando um lugar indevido e que só existia um único e verdadeiro Deus onipotente, o venerado pelos cristãos. Imediatamente foi preso, conduzido diante do governador, que o obrigou a prestar o culto à Júpiter. Sérgio não renegou a Fé, por isto morreu decapitado naquele mesmo instante. Era o dia 24 de fevereiro. O corpo do mártir, recolhido pelos cristãos, foi sepultado na casa de uma senhora muito religiosa. De lá as relíquias foram transportadas para a cidade andaluza de Ubeda, na Espanha.


Com informações Paulinas On line



23 de fevereiro de 2011

Prefeito de Altaneira perde mais uma na Justiça Eleitoral

Foto capturada do Perfil do ex-senador Tasso
Jereissati no Flickr
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, por maioria de votos, em Sessão realizada na noite de ontem (22/02), negou seguimento ao Agravo Regimental interposto pelo Prefeito.

A decisão do TRE manter o Despacho do Juiz Relator Jorge Luís Girão Barreto que havia negado efeito suspensivo aos Embargos de Declaração.

O Agravo Regimental foi interposto em face da decisão do Juiz Relator, que negou a atribuição de efeito suspensivo aos referidos embargos de declaração por ele opostos contra Acórdão do TRE que confirmou a Sentença do Juiz Eleitoral.

Através deste Agravo pretendia o Prefeito a reconsideração ou reforma da decisão para que fosse atribuído efeitos suspensivos aos embargos de declaração até o respectivo julgamento.

Esta é a terceira derrota seguida do Prefeito no TRE e a segunda em Plenário.

Na mesma Sessão foi iniciado o julgamento dos Embargos de Declaração, outro recurso usado pelo Prefeito para tentar voltar ao cargo, no entanto o  julgamento foi suspenso pelo pedido de vista do Jurista Cid Marconi.


Três votos foram proferidos em Plenário todos contrário ao pedido do Prefeito. 

O TRE deve retomar o julgamento na próxima Sessão designada para segunda-feira (28/02).

Secretário Municipal de Governo presta esclarecimentos aos Vereadores

Ariovaldo Soares Teles na Tribuna
 da Câmara Municipal de Altaneira
foto Edezyo Jalled
O Secretário de Governo da atual Administração Municipal, Ariovaldo Soares Teles,  compareceu na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na tarde de ontem (22/02), para prestar esclarecimentos aos vereadores e a comunidade em geral sobre as primeiras ações do novo Governo.

Ariovaldo Soares afirmou que em virtude da insegurança jurídica pela crise insitucional instalada no Município encontraram dificuldades para contratação de serviços e produtos pelo novo Governo em virtude da falta de confiança e a boataria de que o Prefeito cassado voltaria a qualquer momento.

O Secretário de Governo comunicou aos vereadores que o Prefeito em exercício determinou a contratação de uma Auditoria independente para realizar um estudo minucioso nas contas do exercício de 2010 e nas contas de janeiro de 2011.

Ariovaldo lamentou, ainda que firmou acordo com a Assessoria Contábil de com os membros da Comissão de Licitação da Administração anterior, para oportunizar o fechamento do mês de janeiro com o compromisso da permanência dos dados na base para consulta, no entanto após o fechamento das contas os assessores deletaram todos os sistemas, inclusive o da folha de pagamento, apagando assim a ficha funcional de todos os servidores municipais.

Vejamos alguns dos pontos esclarecidos pelo Secretário Municipal de Governo:

Cancelamento de Licitações – Todas as licitações foram canceladas, algumas delas por falhas insanáveis, como por exemplo ausência de publicação em órgão oficial.

Servidores Municipais – Vários servidores temporários tiveram seus  contratos rescididos no final do ano passado e não foram comunicados. Quanto aos ocupantes de cargos comissionados é uma prerrogativa do Gestor, mas a recomendação é para observância de critérios técnicos.

Prestadores de Serviços – Não foi autorizado o pagamento em virtude problemas na contabilidade, faltava o empenho da despesa.

Sistemas de Informática – Foi determinada a contratação dos serviços para contabilidade, controle interno, pessoal e almoxarifado, com o objetivo de viabilizar o funcionamento da máquina administrativa.

O Secretário de Governo comunicou que foi enviada Mensagem à Câmara Municipal concedendo incentivo aos Agentes Comunitários de Saúde, atendendo assim uma antiga reinvidicação da categoria.

Ariovaldo Soares finalizou seus esclarecimentos na Câmara Municipal afirmando que estão viabilizando esforços para pagar a folha dos servidores municipais para o próximo dia 28, disse ainda que a intenção da atual administração é efetuar os próximos pagamentos dentro do próprio mês.


VAMOS NÓS: Um ponto positivo para a nova administração que vai ao Legislativo dar satisfação de seus atos. Na administração anterior um Secretário ia a Câmara quando convocado e com má vontade. Muito bom os esclarecimentos do Secretário de Governo, pena que omitiu alguns fatos, como por exemplo o saldo na conta do FUNDEB que deveria ser rateado entre os professores e o reajuste dos servidores municipais que deveria ter sido concedido em janeiro. Aguardemos, então, os próximos os capítulos.

Fogos em Altaneira!

A notícia de que o TRE iniciara o julgamento do Agravo Regimental do Prefeito de Altaneira como o voto do Juiz Relator pela manutenção do afastamento do Gestor do Cargo foi o motivo para iniciar uma queima de fogos em todos os cantos da cidade.


O pedido de vista do Jurista Cid Marconi, que tinha votado favorável ao Prefeito no primeiro julgamento aumentou a queima de fogos, pois o julgamento seria adiado para a próxima segunda feira (28/02) e levantou dúvidas sobre um voto tido como certo.


A audiência noturno do Blog está diretamente relacionada aos fogos, a nosso média normal das 19 às 21h. é de 50 visualizações/hora, ontem às 21h atingimos o pico de 426 visualizações em apenas 60 minutos, confira no quadro abaixo:
clique na imagem para ampliar

Santo do Dia: São Policarpo de Esmirna

São Policarpo de Esmirna
69-155
Nascido em uma família cristã da alta burguesia no ano 69, em Esmirna, Ásia Menor, atual Turquia. Os registros sobre sua vida nos foram transmitidos pelo seu biógrafo e discípulo predileto, Irineu, venerado como o "Apóstolo da França" e sucessor de Timóteo em Lion. Policarpo foi discípulo do apóstolo João, e teve a oportunidade de conhecer outros apóstolos que conviveram com o Mestre. Ele se tornou um exemplo íntegro de fé e vida, sendo respeitado inclusive pelos adversários. Dezesseis anos depois, Policarpo foi escolhido e consagrado para ser o bispo de Esmirna para a Ásia Menor, pelo próprio apóstolo João, o Evangelista. 


Foi amigo de fé e pessoal de Inácio Antioquia, que esteve em sua casa durante seu trajeto para o martírio romano em 107. Este escreveu cartas para Policarpo e para a Igreja de Esmirna, antes de morrer, enaltecendo as qualidades do zeloso bispo. No governo do papa Aniceto, Policarpo visitou Roma, representando as igrejas da Ásia para discutirem sobre a mudança da festa da Páscoa, comemorada em dias diferentes no Oriente e Ocidente. Apesar de não chegarem a um acôrdo, se despediram celebrando juntos a liturgia, demonstrando união na fé, que não se abalou pela divergência nas questões disciplinares.

Ao contrário de Inácio, Policarpo não estava interessado em administração eclesiástica, mas em fortalecer a fé do seu rebanho. Ele escreveu várias cartas, porém a única que se preservou até hoje foi a endereçada aos filipenses no ano 110. Nela, Policarpo exaltou a fé em Cristo, a ser confirmada no trabalho diário e na vida dos cristãos. Também citou a Carta de Paulo aos filipenses, o Evangelho, e repetiu as muitas informações que recebera dos apóstolos, especialmente de João. Por isto, a Igreja o considera "Padre Apostólico", como foram classificados os primeiros discípulos dos apóstolos.

Durante a perseguição de Marco Aurélio, Policarpo teve uma visão do martírio que o esperava, três dias antes de ser preso. Avisou aos amigos que seria morto pelo fogo. Estava em oração quando foi preso e levado ao tribunal. Diante da insistência do pro cônsul Estácio Quadrado para que renegasse a Cristo, Policarpo disse: "Eu tenho servido Cristo por 86 anos e ele nunca me fez nada de mal. Como posso blasfemar contra meu Redentor? Ouça bem claro: eu sou cristão"! Foi condenado e ele mesmo subiu na fogueira e testemunhou para o povo: "Sede bendito para sempre, ó Senhor; que o vosso nome adorável seja glorificado por todos os séculos". Mas a profecia de Policarpo não se cumpriu: contam os escritos que, mesmo com a fogueira queimando sob ele e à sua volta, o fogo não o atingiu.

Os carrascos foram obrigados a matá-lo à espada, depois quando o seu corpo foi queimado exalou um odor de pão cosido. Os discípulos recolheram o restante de seus ossos que colocaram numa sepultura apropriada. O martírio de Policarpo foi descrito um ano depois de sua morte, em uma carta datada de 23 de fevereiro de 156,enviada pela igreja de Esmirna à igreja de Filomélio. Trata-se do registro mais antigo do martirológio cristão existente.

Com informações Paulinas On line




22 de fevereiro de 2011

Aeronave fez pouso forçado em Altaneira

Pilotos fazem reparos na aeronave - foto Givanildo Gonçalves

No último sábado (19/02), por volta das 17h. uma aeronave do tipo Ultraleve, fez um pouso forçada nas proximidades do Sítio Estevão em Altaneira. Na ocasião a aeronave estava sendo pilotada pelo Comandante Armstrong e ao seu lado navegador Botelho. Segundo informações colhidas pelo repórter da Rádio Comunitária Altaneira FM, Givanildo Gonçalves, a aeronave apresentou uma pane o que forçou o pouso. O piloto e seu navegador realizaram alguns reparos no próprio local e levantaram vôo.

Uma pequena multidão de curiosos se dirigiu ao local para testemunhar esse feito inédito em nosso Município.

A Administração Municipal se fez presente na pessoa do Secretário de Infraestrutura Antonio Leite que se prontificou a ajudar os aventureiros do ar. Agentes do Pró-Cidadania também estiveram local auxiliando na segurança.

Em comentário postado no Blog da Altaneira FM o Comandante Armstrong agradeceu apoio dos altaneirenses. “Agradecemos a simpatia e o apóio que todos aqueles populares da cidade de Altaneira que os proporcionou, em particular ao secretário Antônio Leite que esteve presente e também o pessoal da guarda municipal” disse Comandante Armstrong.

Clique no endereço abaixo e confira mais informações, imagens e um vídeo:

http://altaneirafm.blogspot.com.br/2011/02/aeronave-faz-pouso-forcado-em.html

TRE inicia Julgamento do Agravo do Prefeito de Altaneira

O Pleno do TRE iniciou agora há pouco o julgamento do Agravo Regimental do Prefeito de Altaneira.

O Relator proferiu voto pela manutenção do afastamento do Prefeito.

O Jurista Cid Marconi pediu vista dos autos.


A próxima Sessão do TRE será na segunda-feira, dia 28.

Maiores detalhes amanhã.

STF: vaga é do partido

O Ministro do Supremo Tribunal Federal - STF, Marco Aurélio Mello (foto),  seguiu entendimento de colegas e determinou que a Câmara dê posse a Severino de Souza Silva (PSB-PE), suplente do partido, para a vaga de Danilo Cabral, que assumiu a Secretaria das Cidades no governo de Pernambuco.

Desde dezembro, outros quatro casos desse tipo foram analisados no STF, sendo que em todas as liminares os ministros determinaram que a posse seria do suplente do partido. Os ministros argumentam que, pela regra de fidelidade partidária, o mandato pertence ao partido, e não ao parlamentar.

O impasse teve início em dezembro de 2010, quando, por cinco votos a três, o Supremo decidiu pela convocação do suplente do mesmo partido na substituição do deputado Natan Donadon (PMDB-RO).

Em meio à polêmica, os deputados decidiram encampar uma proposta de emenda constitucional (PEC) que diz que suplentes de deputados assumirão seguindo a ordem das coligações, e não dos partidos.

No despacho, Marco Aurélio justifica que, encerradas as eleições, as coligações são desfeitas. "A votação nominal se faz presente o número do candidato, sendo que os dois primeiros algarismos concernem não a imaginável número de coligação, de todo inexistente, mas ao da legenda. Encerradas as eleições, então, não se pode cogitar de coligação. A distribuição das cadeiras, repito, ocorre conforme a ordem da votação nominal que cada candidato tenha recebido, vinculado sempre a um partido político", argumenta.

Para o ministro, a posse do suplente das coligações pode mudar a relação de forças das bancadas no Congresso. "Não se pode conceber que, em caso de licença de determinado titular, vinculado a este ou àquele partido, venha a substituí-lo suplente de partido diverso, potencializando-se algo que, em última análise, visa um somatório de forças políticas para lograr êxito nas eleições e que tem a personalidade jurídica imprópria cessada após o pleito".

Santo do Dia: Santa Margarida de Cortona

Santa Margarida de Cortona
1247-1297

A penitência marcou a vida de Margarida que nasceu em 1247, em Alviano, Itália. Foi por causa de sua juventude, período em que experimentou todos os prazeres de uma vida voltada para as diversões mais irresponsáveis. 

Margarida ficou órfã de mãe, quando ainda era muito criança. O pai se casou de novo e a pequena menina passou a sofrer duramente nas mãos da madrasta. Sem apoio familiar, ela cresceu em meio a toda sorte de desordens, luxos e prazeres. No início da adolescência se tornou amante de um nobre muito rico e passou a desfrutar de sua fortuna e das diversões mundanas. 

Um dia, porém, o homem foi vistoriar alguns terrenos dos quais era proprietário e foi assassinado. Margarida só descobriu o corpo, alguns dias depois, levada misteriosamente até ele pela cachorrinha de estimação que acompanhara o nobre na viagem. Naquele momento, a moça teve o lampejo do arrependimento. Percebeu a inutilidade da vida que levava e voltou para a casa paterna, onde pretendia passar o resto da vida na penitência. 

Para mostrar publicamente sua mudança de vida, compareceu à missa com uma corda amarrada ao pescoço e pediu desculpas a todos pelos excessos da sua vida passada. Só que essa atitude encheu sua madrasta de inveja, que fez com que ela fosse expulsa da paróquia. Margarida sofreu muito com isso e chegou a pensar em retomar sua vida de luxuria e riqueza. No entanto, com firmeza conseguiu se manter dentro da decisão religiosa, procurando os franciscanos de Cortona e conseguindo ser aceita na Ordem Terceira. 

Para ser definitivamente incorporada à Ordem teria que passar por três anos de provação. Foi nesta época que ela se infligiu as mais severas penitências, que foram vistas como extravagantes, relatadas nos antigos escritos, onde se lê também que a atitude foi tomada para evitar as tentações do demônio. Seus superiores passaram a orienta-la e isso a impediu de cometer excessos nas penitências. 

Aos vinte e três anos Margarida de Cortona, como passou a ser chamada, foi premiada com várias experiências de religiosidade que foram presenciadas e comprovadas pelos seus orientadores espirituais franciscanos. Recebeu visitas do anjo da guarda, teve visões, revelações e mesmo aparições de Jesus, com quem conversava com freqüência durante suas orações contemplativas. 

Ela percebeu que o momento de sua morte se aproximava e foi ao encontro de Jesus serenamente, no dia 22 de fevereiro de 1297. Margarida de Cortona foi canonizada pelo Papa Bento XIII em 1728 e o dia de sua morte indicado para a sua veneração litúrgica.


Com informações Paulinas On line