30 de abril de 2023

Classificação Juvenil da 10ª edição da Copa MTB Altaneira (Quarta Etapa)

Apenas 3 crianças participaram da Quarta Etapa da 10ª. da Copa MTB Altaneira realizada na manhã de hoje (26/03) no Circuit0 4 da Trilha Sítio Poças em Altaneira. Confira a Classificação Juvenil da CMTBA 10, após a Etapa 4 (XCO):

1) Ana Ysadora: 74 pontos;

2) Stela Castro: 69 pontos;

3) Italo Araújo: 52 pontos;

4) João Victor Soares: 39 pontos;

5) João Victor Oliveira: 34 pontos;

6) Rayssa Soares: 32 pontos;

7) Ana Julia: 2 voltas: 29 pontos;

8) Fernando Costa: 14 pontos.

Clique aqui e confira a Classificação Geral da 10ª edição da Copa MTB Altaneira após a Quarta Etapa

Classificação Local da 10ª edição da Copa MTB Altaneira (Quarta Etapa)

Apenas 8 ciclistas local disputaram a Terceira Etapa da 10ª. da Copa MTB Altaneira realizada na manhã de hoje (30/04) no Circuit0 4 da Trilha Sítio Poças em Altaneira. Confira os 10 primeiros na Classificação Local da CMTBA 10, após a Etapa 4 (XCO 2):

Classificação Elite Feminina da 10ª edição da Copa MTB Altaneira (Quarta Etapa)

Apenas 6 ciclistas participaram da Quarta Etapa da 10ª. da Copa MTB Altaneira realizada na manhã de hoje (30/04) no Circuit0 1 da Trilha Sítio Poças em Altaneira. Confira a Classificação da Elite Feminina da CMTBA 10, após a Etapa 4 (XCO 2):

Classificação Geral da 10ª edição da Copa MTB Altaneira (Quarta Etapa)

34 ciclistas disputaram na manhã de hoje (30/04) no Circuit0 2 da Trilha Sítio Poças em Altaneira a Quarta Etapa da 10ª. da Copa MTB Altaneira. Confira o a Classificação Geral da CMTBA 10 após Etapa 4 (XCO 2):

Resultado da Quarta Etapa da 10ª. edição da Copa MTB Altaneira (XCO 2)

Realizou-se na manhã de hoje (30/04) no Circuito 2 da Trilha Sítio Poças em Altaneira a Quarta Etapa da 10ª. edição da Copa MTB Altaneira. 34 homens, 4 mulheres e 3 crianças disputaram a prova disputada na modalidade XCO. Confira o Resultado oficial da Etapa 4 da CMTBA 10:

Atletas Juniores fazem a festa da torcida no Pan-Americano

A torcida fez questão de incentivar e fazer muito barulho para todos os atletas (Foto: Ana Patrícia)

Em mais um dia de disputas intensas sobre duas rodas na cidade de Congonhas (MG), ciclistas do Brasil e do exterior trocaram experiências positivas e relevantes durante a realização do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023. O clima de ontem (29/04) era extremamente familiar e acolhedor.

CPMI dos atos golpistas será palco para congressistas blogueiros

Para fazer frente ao bolsonarismo, André Janones deve ser o protagonista na defesa de Lula e do Governo (Foto: Cleia Viana)

A presença expressiva de "políticos blogueiros" na atual legislatura potencializou o uso do aparato Legislativo, como o plenário e as comissões, para conseguir recortes com frases de efeito em redes sociais. Essa tendência midiática será ainda mais enfática durante os trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o ataque às sedes dos três Poderes em 8 de janeiro, conforme avaliam especialistas e os próprios parlamentares.

29 de abril de 2023

Raiza Goulão é prata no XCC do Pan-Americano

Para Raiza a prova também serviu para mostrar que o Brasil já não é mais um mero coadjuvante no continente (Foto: Ana Patrícia)

Muita adrenalina e emoção marcaram a disputa do Short Track (XCC) do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023 na tarde de sexta-feira (28). A prova, que determina o grid de largada dos atletas de elite no XCO, marcada para o domingo, terminou com a vitória de Estados Unidos e México.

28 de abril de 2023

Lula homologa 6 territórios indígenas, após 5 anos sem demarcação

O TI Tremembé da Barra do Mundaú no Ceará também aguarda demarcação (Foto: Ricardo Stuckert)

Após cinco anos sem demarcação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta sexta-feira (28/4), a homologação de seis dos 13 territórios indígenas (TI) que estão prontos, segundo o Ministério dos Povos Indígenas (MPI). Os decretos devem ser oficializados ainda nesta manhã durante a cerimônia de encerramento do Acampamento Terra Livre, em Brasília.

Mario Couto e Iara Caetano vencem XCE no Pan-Americano

O Parque da Cachoeira em Congonhas sedia as provas de MTB no Pan Americano (Fotos: Daniel Braga)

O ontem (27/04) foi dia do Cross Country Eliminator, também conhecido como XCE, prova integrada no programa de competição do Pan-Americano apenas em 2022. Essa prova que é bastante concorrida vem caindo no gosto dos fãs da modalidade por se tratar de uma disputa rápida, dinâmica e imprevisível.

Ceará alcança maior cobertura vacinal contra gripe do Brasil

Apesar de aparecer no topo da lista apenas 26,66% da população-alvo do Ceará foi imunizada contra a gripe no Ceará (Foto: Fernanda Barros)

Ceará é o estado brasileiro que mais vacinou contra a Influenza. Até esta quinta-feira, 27, 26,66% da população-alvo foi imunizada. O índice é superior à média do País (17%). Ao todo, 715.678 doses foram aplicadas em todo o território. Mas o objetivo, atingir 95% do público-alvo, ainda é um desafio. A campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio.

27 de abril de 2023

Ministro Flávio Dino lança Pronasci II no Ceará

O Ministro da Justiça Flavio Dino ladeado pela vice-governadora Jade Romero e pelo governador Elmano de Freitas no Palácio da Abolição (Foto: Aurélio Alves)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, esteve ontem (26/05) no Palácio da Abolição para o lançamento no Estado do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) II.

Presidente do Congresso quer instalação da CPMI dos atos golpistas após o dia 1º de maio

Apesar da pressão da oposição, o governo vem conseguindo articular nas duas Casas para ter maioria na composição da comissão (Foto: Jefferson Rudy)

Com a leitura do requerimento da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas, feita ontem pelo presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o próximo passo é a indicação dos membros do colegiado, o que é definido pelo critério da proporcionalidade de bancadas de blocos e partidos ou por acordo. Na avaliação do parlamentar, "a instalação, efetivamente, (ocorrerá) a partir da semana que vem, após o feriado de 1º de Maio".

26 de abril de 2023

Parlamentares altaneirenses participam da Marcha dos Legislativos Municipais em Brasília

Os vereadores Valmir Brasil e Ariovaldo Soares no Opera Hall em Brasília aguardando abertura da Marcha (Foto: Reprodução/Facebook)

O vereador Ariovaldo Soares (PDT) usou suas redes sociais na tarde de ontem (25/04) para informar que participa com o seu colega Valmir Brasil da XXII Marcha dos Legislativos Municipais e Gestões Públicas em Brasília, Distrito Federal.

Cid usa giz e lousa para criticar juros e pede saída de Campos Neto do Banco Central

O senador Cid Gomes (PDT) durante sessão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado  (Foto: Reprodução/Twitter)

O senador Cid Gomes (PDT-CE) usou giz e um quadro escolar para criticar a alta taxa de juros no Brasil, tema foi debatido ontem (25/04) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Na ocasião, o parlamentar pediu a exoneração do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, ouvido pela comissão.

Parlamentares da extrema direita portuguesa interrompem discurso de Lula e plenário responde com aplausos

Presidente de assembleia pediu desculpas a Lula por ataque da ultradireita (Foto: Vicente Nunes)

Deputados do Chega, o partido de extrema direita de Portugal, interromperam o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Assembleia da República. Assim que o líder brasileiro começou a falar, os parlamentares exibiram cartazes com os dizeres “chega de corrupção” e começaram a bater nas mesas. Houve, então, uma resposta à altura: o plenário inteiro aplaudiu Lula longamente.

25 de abril de 2023

Governo amplia vacinação bivalente para toda a população acima de 18 anos

A nova etapa da imunização faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação (Foto: Reprodução/Governo Federal)

O Ministério da Saúde (MS) ampliou a vacinação com a dose de reforço bivalente contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos. Com a nova orientação, cerca de 97 milhões de brasileiros estão aptos a se vacinarem. Informação foi divulgada pelo órgão, em comunicado realizado ontem (24/04).

Após visita de Lula, Portugal declara apoio a acordo comercial entre Mercosul e UE

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa,  e o presidente Lula em Portugal (Foto: Miguel Riopa)

Num bom humor impressionante para quem enfrenta turbulências pesadas no governo, o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, disse que seu país e o Brasil não podem perder a histórica oportunidade que têm neste momento para ampliar os laços comerciais e os investimentos mútuos. "Agora que o Brasil voltou, não vamos deixar o Brasil sair nunca mais", afirmou, reforçando o descontentamento com os últimos quatro anos, de Jair Bolsonaro, quando houve um afastamento sem precedentes das duas nações.

Quatro anos depois, Chico Buarque recebe o Prêmio Camões

A entrega da honraria foi das mais concorridas, com a presença de políticos, ministros e ex-ministros, acadêmicos, artista e escritores (Foto: Ricardo Stuckert)

Depois de quatro anos do anúncio da condecoração, o cantor, compositor e escritor brasileiro Chico Buarque de Holanda recebeu ontem (24/04), o Prêmio Camões, um dos mais importantes do mundo. A demora se deveu à recusa do então presidente Jair Bolsonaro de assinar o documento que garantia a honraria. Brasil e Portugal são responsáveis pela premiação, de 100 mil euros (R$ 560 mil). A cerimônia de condecoração ocorreu no suntuoso Palácio Nacional de Queluz, onde nasceu e morreu o imperador Dom Pedro I.

24 de abril de 2023

Como Cid se tornou alvo de "sartistas", por Carlos Mazza

Antes a maior liderança do PDT, o senador Cid virou alvo de críticas de lideranças da Capital (Foto: Reprodução/Twitter)

Até pouco tempo atrás liderança inquestionável do PDT no Ceará, o ex-governador e hoje senador Cid Gomes (PDT) passou a virar alvo de colegas de partido nos últimos dias. Na última última quinta-feira, 20, a questão saiu da futrica de bastidores após o deputado estadual Antônio Henrique (PDT) levar o assunto à tribuna da Assembleia Legislativa, fazendo uma série de críticas a obras concluídas ou inacabadas da gestão do senador.

Brasil se reaproxima de Portugal depois de seis anos

Lula e o primeiro ministro de Portugal Antônio Costa (Foto: Ricardo Sturcket)

No último sábado (22/04) foi um dia em que o presidente Lula compartilhou seu tempo com as duas maiores autoridades do governo português. De manhã com o presidente Marcelo Rebelo. No regime parlamentarista de Portugal, o cargo é mais cerimonial, mas a sem cerimônia que os dois demonstravam atestava uma boa relação não só entre os dois países, mas também a nível pessoal.

23 de abril de 2023

Para onde caminha o ciclo dos super-heróis no cinema?

Guardiões da Galáxia e Aquamen são as apostas da Marvel e DC para 2023 (Foto: Reprodução/Twitter)

Em maio de 2008, era lançado nos cinemas internacionais o primeiro filme de "Homem de Ferro", estrelado por Robert Downey Jr. Produção de estreia de uma trilogia de sucesso, o filme deu um novo recomeço às produções cinematográficas que envolviam as histórias de super-heróis, nicho até então dominado pelos mutantes da franquia de "X-Men" durante o início dos anos 2000.

Lula muda o discurso sobre guerra na Ucrânia

Presidente português disse a Lula que apoia a UE e a Otan sobre guerra na Ucrânia  (Foto: Ricardo Stuckert)

Se dependesse apenas da vontade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele só trataria de temas amenos na visita de Estado a Portugal. Mas o líder brasileiro está sendo confrontado com temas geraram enormes ruídos, mesmo antes de ele cruzar o Atlântico. O petista está sendo questionado, principalmente, sobre as recentes declarações de que a Ucrânia é tão culpada quanto a Rússia pela guerra travada entre os dois países e de que a União Europeia e os Estados Unidos têm estimulado o conflito em vez de pregarem a paz.

22 de abril de 2023

13 prefeitos já foram afastados no Ceará após as eleições de 2020

 Carlomano Marques (Pacatuba) e José Braga (Santa Quitéria) forma os  últimos prefeitos afastados a pedido do Ministério Público(Foto: Reprodução/Facebook)

Com a prisão e o afastamento do prefeito de Pacatuba, Carlomano Marques (MDB), na última terça (18/04) o Ceará registra dois prefeitos afastados em pouco mais de uma semana. Além de Carlomano, o prefeito de Santa Quitéria, José Braga, teve de deixar o cargo após pedido do Ministério Público do Ceará (MPCE). Os gestores se somam a uma lista de prefeitos afastados do cargo após a última eleição municipal.

Visita de Lula a Portugal ocorre em momento de ebulição no país

A comitiva presidencial, que inclui a primeira dama e oito ministros (Foto: Ricardo Stuckert)

A visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Portugal, iniciada ontem, ocorre num momento nada favorável para o primeiro-ministro português, António Costa, do Partido Socialista (PS). Há pouco mais de um ano no comando do atual governo, ele enfrenta o derretimento de sua popularidade devido a uma série de escândalos, já perdeu quase metade de seus auxiliares do primeiro escalão e, na economia, encara a maior inflação em mais de três décadas, greves constantes — professores e trabalhadores do sistema de trens têm feito paralisações —, uma gravíssima crise na habitação e uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da TAP, a empresa aérea pública. Lula e Costa participam, hoje, da reunião de cúpula entre Brasil e Portugal.

21 de abril de 2023

Apenas um município cearense ainda não registrou chuvas em abril

 A pequena cidade de Abaiara no Cariri Oriental ainda não registrou chuvas em abril (Foto: Reprodução)

O município de Abaiara, na região do Cariri, é o único no Estado que ainda não registrou chuvas neste mês de abril. Após março com precipitações acima da média histórica, a cidade tende a terminar o primeiro quadrimestre com média inferior aos últimos oito anos.

Golpistas embaralham investigações do 8/1, por Luiz Carlos Azedo

As desculpas dadas por Gonçalves Dias são até plausíveis, mas há muito a esclarecer (Foto: Claudionor Junior)

Há mais coisas entre o céu e a terra do que os aviões de carreira, como diria o Barão de Itararé. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Supremo Tribunal federal (STF), Alexandre de Moraes, levaram uma bola nas costas nessa história dos vídeos da invasão do Palácio do Planalto. Lula teve que demitir o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, que mantivera no cargo mesmo depois dos episódios de janeiro, porque confiava no amigo. Deveria ter separado a amizade das razões de Estado e defenestrado o general no mesmo dia. Não por uma questão de lealdade, que agora foi posta em dúvida, mas por incompetência mesmo.

20 de abril de 2023

Diretor da Escola Santa Tereza presta esclarecimentos na Câmara Municipal e recebe elogios dos parlamentares

Paulo Robson na Tribuna da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Everton Venâncio)

O diretor da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Santa Tereza, professor Paulo Robson, usou a Tribuna da Câmara Municipal de Altaneira para prestar esclarecimentos acerca dos cuidados com os estudantes da referida unidade escolar em face de críticas levantadas na casa na sessão anterior.

Secretária de Educação não consegue esclarecer as necessidades para reestruturação do PCCR do Magistério. Vereadores do PT tentam tumultuar Sessão

 Secretária Zuleide e assessor na Tribuna da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Reprodução/Facebook)

Convocada para prestar esclarecimentos sobre a contratação de serviços especializados para estudo, análise e atualização visando a reestruturação e adequação da lei do PCCR do Magistério, a secretária municipal de Educação, professora Zuleide Ferreira, não conseguiu, apesar de assessorada, justificar as necessidades da pasta para reformulação do referido plano.

A culpa do governo Lula sobre o 8 de janeiro, por Érico Firmo

General Gonçalves Dias no Palácio do Planalto em 8 de janeiro (Foto: Reprodução/ CNN)

Uma das características mais marcantes do bolsonarismo é a capacidade de construir versões e se convencer de que aquilo é verdade. Os ataques golpistas de 8 de janeiro foram produto do bolsonarismo. Nasceram do inconformismo com os resultados das eleições. Foram fomentados em acampamentos golpistas mantidos Brasil afora e tolerados pelas autoridades. As ideias germinaram com o silêncio do principal líder.

Ministro do GSI que pediu demissão é militar e era da confiança de Lula

Gonçalves Dias pediu exoneração após divulgação de vídeo que mostra ele interagindo com golpistas no 8 de janeiro (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, que pediu demissão do cargo oontem (19/04), era general da reserva do Exército e homem de confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele já havia atuado ao lado do petista nos outros dois mandatos presidenciais, sendo responsável pela segurança do Chefe do Executivo.

19 de abril de 2023

Lula assina projeto de lei para viabilizar piso nacional da enfermagem

O piso nacional prevê que enfermeiros devem receber  no mínimo R$ 4.750 (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou ontem (1804) em cerimônia no Palácio do Planalto, o projeto de lei que abre espaço de R$ 7,3 bilhões no Orçamento para pagamento do piso salarial dos trabalhadores da enfermagem. O texto será enviado ao Congresso.

Lula recua, baixa o tom e volta a condenar invasão da Rússia à Ucrânia

Lula recebeu em Brasília o presidente da Romênia, Klaus Werner Iohannis (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva baixou o tom, ontem, em relação às declarações que deu nos últimos dias sobre a guerra na Ucrânia. Em discurso no Itamaraty, na recepção ao presidente da Romênia, Klaus Werner Iohannis, reforçou a posição brasileira adotada nas Nações Unidas, de compromisso com a defesa da inviolabilidade de fronteiras de países soberanos.

18 de abril de 2023

Significados do que Ciro disse e do que não disse

Ciro Gomes na convenção do PDT em Fortaleza, ao lado do ministro Carlos Lupi (Foto: Samuel Setubal)

A reaparição de Ciro Gomes (PDT), no último sábado, 15, foi emblemática mais pelo que ele não disse do que pelo que falou. Foi a primeira aparição num evento político desde o segundo turno das eleições. Era aguardado o que ele diria nos 100 dias de governos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Elmano de Freitas (PT). Sobretudo no caso de Lula, em relação a quem tem se posicionado como adversário e contundente crítico há um punhado de anos.

Presidente da Câmara afirma que "Blocos não vão interferir na relação com o governo"

Arthur Lira também reiterou seu compromisso com o atual governo (Foto: Reprodução/Canal Livre)

Em entrevista ao Canal Livre, veiculada na noite de domingo (16/04), o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), voltou a falar sobre os "blocões" instituídos na Casa nas últimas semanas. Lira frisou que os grupos não irão interferir na relação com o governo e que se tratam de "acomodação interna" das legendas.

17 de abril de 2023

Altaneirenses no Pódio da maior prova de MTB do Cariri

Eles Pio e Ricardo Pereira no Pódio do Desafio Entre Serras em Crato (Fotos: Paulo Robson)

Mais de 300 ciclistas largaram na manhã de ontem (16/04) para a segunda edição do Desafio entre Serras 2023, competição de MTB válida como primeira etapa do Campeonato Cearense de Maratona (XCM), organizada pela equipe Chico Bike com supervisão da Federação Cearense de Ciclismo.

PDT desiste de tomar posição sobre governo Elmano

André Figueiredo discursou na convenção para escolher o novo diretório municipal do PDT em Fortaleza (Foto: Reprodução/Facebook/Twitter)

Não chegou a nenhuma conclusão a comissão do PDT no Ceará criada para decidir a posição do partido sobre o governo Elmano de Freitas (PT). O presidente nacional em exercício da sigla, deputado federal André Figueiredo, afirmou que o partido deverá respeitar posicionamentos individuais sobre a gestão petista.

Superbloco de Lira gera dúvidas de como poderá funcionar a negociação com o Executivo

Parlamentares não acreditam que a organização dos blocos deve aumentar ou diminuir o poder de Lira (Foto: Pablo Valadares)

A configuração de forças dentro da Câmara dos Deputados gerou um novo retrato da composição do cabo de guerra que se instalou nas últimas semanas. Na avaliação de políticos e de especialistas, o fato de o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), ter articulado a composição do maior bloco da Câmara, como uma postura de reação à formação do outro blocão há duas semanas, evidencia que o peso de sua mão nas decisões e até no controle da Casa já foi maior. 

16 de abril de 2023

Com ausência de Cid e maioria dos deputados, Ciro defende reeleição de Sarto em evento do PDT

Ciro Gomes e José Sarto na convenção do PDT em Fortaleza (Foto: Samuel Setubal)

Na primeira agenda política desde o início da gestão do presidente Lula (PT), o ex-candidato Ciro Gomes participou de convenção do PDT na qual saiu em defesa do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), afirmou que o pedetista é "perseguido" e disse que a cobrança da taxa do lixo é uma exigência legal.

Lula pede desculpas à imprensa e viraliza: entenda

Lula falou com à imprensa na saída do hotel onde ficou hospedado durante visita de Estado à China (Foto: Reprodução/TV Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu "desculpas" à imprensa por ter faltado a uma coletiva durante a viagem à China. O petista usou a expressão "só o pó da rabiola" para justificar o cansaço e a fala viralizou nas redes sociais.

Parabéns, Fortaleza

Vista aérea da Beira Mar de Fortaleza (Fco Fontenele)

Nos seus quase 300 anos, Fortaleza é contraste. O verde do mar, a diversidade da orla, a natureza do Cocó bem no meio da cidade que corre, o bom humor do fortalezense. No outro lado, a violência, a pobreza, o lixo, a falta de educação das pessoas. Todos os dias a gente se irrita com essa cidade, mas todos os dias a gente também têm motivos para amá-la.

Publicado originalmente no portal O Povo +

15 de abril de 2023

Diretor da Escola Santa Tereza lança nota repudiando críticas de parlamentares do PT

Paulo Robson lembrou que é dever moral do agente político certificar
da veracidade dos fatos antes de comentá-lo (Foto: Reprodução/Facebook)

O diretor da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Santa Tereza, professor Paulo Robson, lançou na tarde de ontem (14/04) uma nota rebatendo as críticas da vereadora Dra. Rafaela e do vereador Júnior Paulino, ambos do PT, em relação a instituição de ensino.

Açude Castanhão acumula 30% da capacidade; melhor marca desde 2014

Em sua extensão, o Castanhão abrange 20 municípios cearenses (Foto: Gil Magalhães)

O açude público Padre Cícero, ou Castanhão, atingiu 30% da sua capacidade total nesta sexta-feira, 14 de abril. Este é o maior aporte do açude, que concentra cerca de 37% da capacidade dos reservatórios cearenses, desde outubro de 2014.

Lula se diz satisfeito com viagem à China: "Brasil tem que buscar seus interesses"

Em evento na China, crianças recebem Lula ao som de "Novo tempo" (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ontem (14/04) estar satisfeito com os resultados da viagem à China. O chefe do Executivo defendeu ter sentido "uma extrema vontade" por parte do líder chinês Xi Jinping e de ministros na interação com o Brasil e destacou que o país precisa defender seus interesses. A declaração foi feita a jornalistas na saída do hotel onde ficou hospedado durante visita a Pequim.

14 de abril de 2023

Empresário doa detectores de metais para escolas municipais em Altaneira

Ariovaldo Soares, Savio Soares e Valmir Brasil na Secretaria de Educação em Altaneira  (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Os vereadores Ariovaldo Soares e Valmir Brasil, ambos do PDT, compartilharam em suas redes sociais imagens com o empresário Sávio Soares, informando a doação detectores de metais para as escolas municipais em Altaneira. A imagem compartilhada pelo vereador Ariovaldo não tem legenda, mas o vereador Valmir escreveu: “Segurança para nossos jovens”.

Visita de Lula à China marca novo momento da diplomacia brasileira

Lula com o presidente da Assembleia Popular da China, Zhao Leji (Foto: Ricardo Stuckert)

A visita do presidente Lula à China começou em Xangai, cidade que rivaliza com Pequim, a capital. Economia e Governo. Dinheiro e poder. Na China, tudo isso está ainda mais interligado do que já é normalmente. Começar o dia indo à sede do banco dos Brics – bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – foi um símbolo perfeito dessa viagem, porque essa instituição une esses dois aspectos.

Como evitar que o jornalismo e as mídias sociais propaguem o pânico, por Cláudio Ribeiro

O presidente da Associação Nacional de Jornais, Marcelo Rech, defende que as redes devem assumir de vez suas responsabilidades (Foto: Reprodução/ANJ) 

A aflição sobre os episódios violentos dentro das escolas, com casos espalhados pelo Brasil e incluindo um mais recente no Ceará, transbordou a discussão para o papel pedagógico, e não alarmista, que as mídias devem desempenhar. Nesse grupo se incluem veículos de imprensa tradicionais, jornalistas, produtores de conteúdos e toda a multiplicidade das redes sociais. O debate tem listado ações práticas e conceituais que podem ser adotadas de imediato. Desde o uso de imagens e palavras à regulação das plataformas e ambientes de informação.

13 de abril de 2023

Vereador também repudia nota da Secretaria de Cultura em Altaneira

O vereador Ariovaldo destacou a falta de assistência e apoio do Governo Municipal ao esporte (Foto: Ricardo Justino)

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (12/04) o vereador Ariovaldo Soares (PDT) usou parte de seu tempo no expediente lamentar e repudiar uma "NOTA DE ESCLARECIMENTO" da Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Juventude, em relação a atletas que participaram de campeonato fora do município e usaram o símbolo que leva a bandeira de Altaneira.

Dilma é o nome mais citado por Lula em discursos oficiais como presidente

Presidente Lula na posse de Dilma Rousseff como presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (Foto: Ricardo Stuckert)

Indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comandar o banco do Brics, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) tomará posse à frente da instituição, nesta quinta-feira (13/4). A cerimônia vai ocorrer em Xangai, na China, e será acompanhada por Lula. O presidente viajou na quarta (12/4) ao país asiático com os objetivos de, além de acompanhar a posse de Dilma, buscar investimentos para o Brasil.

MPE se manifesta a favor da inelegibilidade de Bolsonaro

A manifestação é assinada pelo vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco (Foto: Antonio Augusto)

O Ministério Público Eleitoral se manifestou a favor do pedido de inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por abuso de poder político na reunião com embaixadores, no Palácio do Planalto, no dia 18 de julho de 2022. O caso, aberto a pedido do PDT, e é o mais avançado na Justiça entre as ações que podem tornar o ex-presidente inelegível, podendo ser julgada no TSE ainda neste semestre.