31 de março de 2017

"Michel Temer, o carrasco dos pobres?" por Pedro Paulo Zahluth Bastos

Muitos políticos e empresários saudaram, às escondidas, a aprovação da lei da Terceirização como o fim da Consolidação das Leis do Trabalho promulgada por Getúlio Vargas em 1º de maio de 1943 e que unificava as legislações que desde 1932 criaram o moderno direito do trabalho no Brasil.

“Pai dos pobres”. É por causa do direito do trabalho que a mística popular em torno de Vargas se construiu. Não foi pouca coisa: jornada de oito horas (1932), previdência (1933), férias (1934), juntas de conciliação (1932) e justiça trabalhista (1939), salário mínimo (1940).

Jornais iniciam movimentos a favor da credibilidade

Campanha do The New York Times: "A verdade nunca foi tão importante quanto agora" (REPRODUÇÃO THE NEW YORK TIMES)
Hoje são muitas as publicações que circulam sem critérios de apuração ou checagem. As redes sociais aumentam ainda mais o abismo entre a verdade e a informação. Mas jornais e portais de credibilidade começam a dar uma resposta contra a proliferação de inverdades.

STF define limites da responsabilidade da administração pública em terceirização

Sessão plenária do STF (Foto: Rosinei Coutinho)
O Plenário do Supremo Tribunal Federal concluiu, (30/03), o julgamento de um Recurso Extraordinário, com repercussão geral reconhecida, que discute a responsabilidade subsidiária da administração pública por encargos trabalhistas gerados pelo inadimplemento de empresa terceirizada. Com o voto do ministro Alexandre de Moraes, o recurso da União foi parcialmente provido, confirmando-se o entendimento, adotado na Ação de Declaração de Constitucionalidade (ADC), que veda a responsabilização automática da administração pública, só cabendo sua condenação se houver prova inequívoca de sua conduta omissiva ou comissiva na fiscalização dos contratos.

30 de março de 2017

Aniversário do Cobras Moto Clube de Altaneira

Fundado em 30 de março de 2003, os motociclistas altaneirenses comemoram hoje (30/03) o décimo quarto aniversário do Cobras Moto Clube de Altaneira. Inspirado nos extintos “Carcarás do Cariri” (de Juazeiro do Norte) e “Cabras da Peste” (de Crato) profissionais liberais, comerciantes, professores, agricultores e um policial militar decidiram se organizar e assumiram o compromisso de realizar pelo menos uma viagem por ano.

Os integrantes dos motos clubes de Crato e Juazeiro em visita a nossa cidade a convite deste blogueiro, ministraram uma palestra na Câmara Municipal sobre a história do motociclismo no Cariri, pilotagem com segurança e compartilharam suas experiências nas estradas brasileiras.

“O futuro nas mãos do TSE” por Érico Firmo

O ministro do STF, Gilmar Mendes, é o presidente do TSE (Foto: Carlos Humberto)
Será certamente divertidíssimo o julgamento da chapa Dilma Rousseff (PT)/Michel Temer (PMDB) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para manter o peemedebista no poder, aqueles que trabalharam para tirar a petista devido às pedaladas fiscais terão de agora defender que o dinheiro da Lava Jato que abasteceu a campanha não é o suficiente para afastar presidente. Enquanto isso, a defesa de Dilma já está em campo com discurso que, caso acatado, manterá Temer no poder.

Reforma da Previdência pode aumentar desemprego, diz ex-presidente do Ipea

O economista Márcio Pochmann, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) afirmou ontem (29/03) que as mudanças no sistema de aposentadoria propostas pelo governo podem elevar o desemprego e diminuir a arrecadação previdenciária do país.

Segundo ele, a partir da Constituição de 1988, o Brasil adotou um sistema de seguridade social mais amplo do que o que vigorava até então com o extinto Instituto Nacional da Previdência Social (INPS), criado durante a ditadura militar. 

29 de março de 2017

Grupo de Trabalho do TJ-CE realiza estudo sobre comarcas vinculadas

Grupo de Trabalho do TJ-CE (Foto Divulgação)
O Grupo de Trabalho (GT) que realiza estudo técnico sobre a reestruturação da organização judiciária do Estado esteve reunido na última sexta-feira (24/03) para examinar os dados estatísticos já coletados e definir critérios de elaboração do documento que será entregue à Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Foi a segunda reunião do Grupo, cujo trabalho vai subsidiar a elaboração de um projeto para instituir um novo Código de Divisão e Organização Judiciária.

“O Brasil Ride 24Hs 2017” por Baden Powell

Baden Powell e o organizador do Brasil Ride Mário Roma antes da largada (Foto: Jardel Matos)
Quatro meses antes fui convencido por um louco “Willamy Brito”, para participar da maior prova de MTB do mundo em apenas 24hs. Então montamos a Equipe Cariri Extremo com: Willamy Brito, Baden Powell, Wagner Macedo, Genilson (que não pode ir) e Beto Santa Cruz (CAMPEÃO DO BRASIL RIDE 24HS 2017. Como diria o Brow: "Beto Sagan").

Nível de açudes no Ceará sobe 65%

Os açudes do Ceará já ganharam aporte de 802 milhões de metros cúbicos (m³) de água de janeiro deste ano até hoje,  o que equivale a um crescimento de 65% na média geral.

O volume seria suficiente para manter o abastecimento por mais um ano, mas não para tirar o Ceará da situação de criticidade, conforme analisou a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Temer busca estratégias jurídicas para adiar cassação no TSE

Agências de notícias de Brasília informam que assessores do presidente Michel Temer teriam admitido que a equipe de defesa estaria pensando em ações para adiar o desfecho do julgamento da cassação da chapa Dilma-Temer, que começa na próxima semana Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Caso ele seja cassado, a ideia é que a defesa entre com recursos no próprio TSE, onde será julgado o caso, e posteriormente no Supremo Tribunal Federal. Dessa forma, o processo poderia se arrastar por meses, sendo concluído às vésperas das eleições de 2018.

Presidente do TSE pautou julgamento de ação que pede cassação da chapa Dilma-Temer para a próxima terça-feira

O presidente Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, marcou para terça-feira (04/04), às 9h, o início do julgamento da ação em que o PSDB pede a cassação da chapa Dilma-Temer, que disputou as eleições presidenciais de 2014. 

Para analisar o processo, foram marcadas quatro sessões na semana que vem.

28 de março de 2017

Março alcança média histórica de chuvas do Ceará

Para a Funceme, o ritmo de chuvas acompanha os dois prognósticos divulgados pelo órgão sobre a quadra chuvosa deste ano. No primeiro, que tratava dos meses de fevereiro, março e abril, a Fundação havia previsto 40% de chances de precipitações dentro da normalidade, para 30% acima e 30% abaixo dela. Já no segundo, que inclui previsões sobre maio, a probabilidade de chuvas dentro da média passou para 43% — 20% acima e 37% abaixo.

TSE pode julgar em abril cassação da chapa Dilma-Temer

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Herman Benjamin liberou ontem (27/03) para julgamento a ação em que o PSDB pede a cassação da chapa Dilma-Temer, que disputou as eleições presidenciais de 2014. 

Com a decisão, a ação poderá ser julgada a partir da semana que vem, mas caberá ao presidente do TSE, Gilmar Mendes, marcar a data. Herman é o relator do processo.

Temer quer dar 6 meses para estados e municípios reformarem Previdência

O presidente Michel Temer pretende dar prazo de seis meses para que os governos estaduais e municipais aprovem uma reforma previdenciária para seus servidores. O Chefe do Executivo fará uma emenda ao texto que tramita no Congresso Nacional, adicionando essa sugestão.

De acordo com a nova proposta, estados e municípios se submeterão à regra federal, conforme proposta que atualmente tramita na Câmara dos Deputados, caso não façam a própria reforma no tempo determinado.

27 de março de 2017

Baixa adesão marca ato em Fortaleza com pauta da direita

Praça Portugal recebeu público pequeno e alguns dos participantes agregaram um pouco de humor aos protestos (Foto: Divulgação)
Em sinalização de continuidade de atos de rua, movimentos que protagonizaram protestos pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff promoveram, ontem (27/03), na Praça Portugal, manifestação em defesa de pautas da direita, em conjunto com ato nacional. De acordo com a organização, cerca de mil pessoas estiveram presentes. A Polícia Militar não divulgou estimativa.

Poucos manifestantes vão às ruas em defesa da Operação Lava Jato e pautas de direita

Manifestantes foram às ruas em várias cidades neste domingo (26/03) em apoio à Operação Lava Jato e contra a corrupção. Em muitas capitais, os manifestantes também protestaram contra a lista fechada, modelo de sistema eleitoral que está em discussão. 

De acordo com os organizadores, os movimentos Vem Pra Rua e Brasil Livre, foram programados atos em 130 cidades.

“Conquistas para o Ceará: o futuro já está acontecendo” por Camilo Santana

O Estado do Ceará tem conseguido alcançar significativas conquistas, mesmo em meio a uma das maiores crises econômicas já enfrentadas pelo Brasil.

Somente na última semana, dois fatos marcantes nos dão a certeza de que nosso Estado avança para um dos maiores crescimentos de sua história e num momento bem próximo.

26 de março de 2017

"O segundo golpe" por Maurício Dias

Advogados de Dilma Rousseff despejaram nos últimos dias mais provas em defesa dela, no processo em andamento no Tribunal Superior Eleitoral sobre supostos ilícitos na prestação de contas eleitorais, agora já a caminho do fim ou, então, em direção a uma possível perturbação política. Por quê?

O problema pode vir de possíveis manifestações nas ruas, diante da possibilidade de o tribunal cortar a cabeça de Dilma e livrar a cara de Temer.

A pressa do Congresso na Reforma política requer atenção dos eleitores

Pauta frequente de projetos de lei e de emendas, a reforma política só começou a ganhar força este ano no último mês, em meio à expectativa da segunda lista de Janot, vazamentos de delações e novos escândalos de corrupção.

Às vésperas das eleições presidenciais de 2018, os parlamentares têm pressa em votar mudanças na legislação eleitoral e no sistema político, o que tem gerado desconfiança e críticas de que estariam agindo em benefício próprio.

25 de março de 2017

Março já é o mais chuvoso do Ceará desde 2009

O mês ainda não acabou e já é considerado o março mais chuvoso desde 2009 no Ceará. Com as chuvas de ontem (24/03) , o acumulado do mês chegou a 187,6 milímetros (mm). No ano passado, o mês inteiro alcançou 129,4 mm. A última vez que choveu tanto no Ceará foi em janeiro do ano passado, quando as precipitações somaram 191,8 mm.

“Quem vota em Lula” por Marcos Coimbra

O voto em Lula não é um recorte exato da sociedade brasileira (Foto: Ricardo Stuckert)
Tudo mundo anda falando no tamanho das intenções de voto em Lula nas próximas eleições e em quanto elas vêm crescendo. Uns ficam tristes, outros alegres, mas todos sabem que é isso que as pesquisas mostram.

24 de março de 2017

"Terceirização geral mostra que chegou a hora de pagar o pato" por Juliana Moura Bueno

Teria sido um dia atípico se não fosse mais um dia nesse filme de terror inacabável que foi o Golpe Parlamentar à nossa Democracia.

Votaram pela terceirização ampla, geral e irrestrita na Câmara dos Deputados, 231 votos favoráveis, 188 contra e 8 abstenções e a matéria que já tinha passado no Senado segue agora pra sanção do presidente não-eleito.

Ministro diz que governo vai anunciar R$ 1 bilhão a municípios em maio

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, disse que o governo federal vai anunciar a liberação de R$ 1 bilhão para pavimentação e saneamento na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios deste ano, marcada para maio.

O anúncio foi feito ontem (23/03) na cerimônia de início das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Beberibe II, no Recife. Segundo ele, o governo federal não vai aproveitar o nome do Programa de Aceleração do Crescimento, criado pela gestão petista.

Exclusão de servidores da reforma da Previdência é alvo de críticas de entidades

A estratégia do presidente Michel Temer (PMDB) para tornar a reforma da Previdência mais palatável, excluindo servidores estaduais e municipais das mudanças, tem sido alvo de críticas de especialistas em direito previdenciário e do trabalho. Segundo eles, a proposta fere a Constituição por, dentre outros aspectos, desrespeitar isonomia entre trabalhadores da mesma classe.

Presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário da OAB-SP, Carlos Gouveia disse que não é possível fazer esse tipo de reforma. A proposta desrespeita mais de um artigo da Constituição, como o que trata da isonomia de empregados da mesma categoria funcional.

23 de março de 2017

Ministro Barroso defende voto em lista fechada de candidatos

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu hoje (23/03) a proposta de que nas próximas eleições, em 2018, o voto se dê em lista fechada, na qual o eleitor vota na legenda e não em um candidato específico.

A proposta voltou a ser discutida abertamente nesta semana no Congresso Nacional, sendo defendida pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). Pelo sistema, o partido define uma ordem de preferência de candidatos ao Legislativo e o eleitor vota na legenda.

Presidente quer nova sede para a Câmara Municipal de Altaneira

Na Sessão Ordinária de ontem (22/03), Câmara Municipal de Altaneira aprovou por unanimidade requerimento de seu presidente, vereador Antonio Leite (PDT), solicitando ao Chefe do Poder Executivo a transferência de domínio de área de terra pertencente ao Município de Altaneira, para construção da sede própria do Legislativo Municipal.

Antonio Leite defendeu a proposta alegando que Legislativo Municipal carece de um espaço maior para acomodar melhor os parlamentares e servidores da Casa.

27 municípios cearenses ainda com restrições de abastecimento de água

Apesar das fortes chuvas que caíram no Ceará às precipitações foram concentradas sobre pequenos mananciais e segundo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) o Estado mantém em situação crítica, com 9,1% de água da capacidade total de armazenamento e 27 municípios e localidades com restrições de abastecimento.

“O açude Tejuçuoca estava quase secando e pegou muita água”, exemplifica o diretor de Unidade de Negócio do Interior da Cagece, Helder Cortez. “O (açude) Várzea da Volta tirou duas cidades do racionamento”, continua o gestor, mencionando os municípios de Coreaú e Moraújo, que estão na lista dos que têm água até o próximo ano.

Alexandre de Moraes é empossado no STF

O jurista Alexandre de Moraes foi empossado na tarde de ontem (22/03) no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes passa a ocupar a cadeira deixada por Teori Zavascki, que morreu em um acidente de avião em janeiro. 

Com a posse, a Corte volta a ter 11 membros. O novo ministro poderá ficar no STF até 2043, quando completará 75 anos, data limite para aposentadoria compulsória.

Servidores repercutem mudanças de Temer na reforma da Previdência

Diante do anúncio do presidente Michel Temer (PMDB) de que a reforma da Previdência não vai incluir servidores municipais e estaduais, movimentos sociais se dividem em relação à pressão ao governo federal.

Focado na luta contra o “reajuste negativo” dado pelo governador Camilo Santana (PT) aos servidores, o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) deve manter a pressão localmente.

22 de março de 2017

Pela 1ª vez, Brasil fica estagnado no ranking de IDH da ONU

Pela primeira vez na série histórica, o Brasil ficou estagnado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Relatório das Nações Unidas divulgado ontem revela que o País alcançou o indicador 0,754, de uma escala de 0 a 1, o mesmo obtido no ano anterior.

Com esse desempenho, o País se mantém na 79ª posição no ranking, empatado com a Ilha de Granada. A Noruega, primeira da lista, alcançou o IDH 0,949. A pior colocação foi da República Centro-Africana, com 0,352. Ao todo, participam do ranking 188 países e territórios.

Temer retira servidores estaduais e municipais da reforma da Previdência

O presidente Michel Temer fala sobre a alterações na proposta da reforma Previdência (Foto: Valter Campanato)
O presidente da República, Michel Temer, tirou da proposta de reforma da Previdência enviada ao Congresso Nacional os servidores públicos estaduais e municipais. O anúncio foi feito na noite de ontem (21/03) no Palácio do Planalto. Segundo o presidente, a decisão reforça o princípio federativo e a autonomia dos estados, algo que segundo ele é exaltado pelo governo. Com a decisão, os servidores públicos estaduais e municipais de regime próprio saem da reforma discutida atualmente na Câmara dos Deputados.

21 de março de 2017

Sistema eleitoral com lista fechada é mais transparente, defende Maia

Ao lado do presidente do TSE, Gilmar Mendes, o presidente da Câmara defende lista fechada (Foto: Marcelo Camargo)
A programação é uma iniciativa da Câmara e do TSE em busca de um modelo alternativo ao atual para vigorar já nas eleições do ano que vem. Participaram do seminário especialistas e parlamentares da Alemanha, França, Bélgica, de Portugal, da Espanha e do México, que explicaram como é o modelo vigente em seus países, que incluem voto por lista fechada, voto distrital misto e voto distrital puro.

Ceará tem melhores resultados do Nordeste na Prova Brasil

O Ceará teve o melhor resultado da Prova Brasil 2015 entre os estados do Nordeste. O Estado teve resultados bem acima dos vizinhos, mas chegou a apresentar desempenho abaixo da média nacional (14%) nos testes de matemática do 9º ano das escolas estaduais, com apenas 12% do nível de aprendizado adequado.

A Prova Brasil mede o percentual de alunos que atingem o nível de aprendizado adequado em português e matemática. Os exames são feitos por estudantes de escolas públicas estaduais e municipais do 5º e 9º ano nas duas disciplinas. 

Domingos Filho recua e TCM voltará a fazer fiscalização

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM), Domingos Filho, recuou de decisão que suspendeu fiscalizações de decretos de emergência em prefeituras do Interior.

A partir de agora, afirma Domingos, os fiscais do tribunal irão pegar “carona” nos veículos do Ministério Público do Estado do Estado (MPCE) para executar esse trabalho.

20 de março de 2017

Ravi Timóteo é campeão da Corrida de São José em Juazeiro do Norte

O atleta altaneirense Ravi Timóteo sagrou-se campeão na manhã de ontem (19/03) da tradicional Corrida de São José em Juazeiro do Norte.

Os participantes da 18ª edição foram divididos em 33 categorias, sendo 17 masculinas e 16 femininas e subdivididas nos percursos de dois, cinco e dez quilômetros e foi realizada no percurso das principais ruas da cidade, como a São Benedito, José Marrocos e as avenidas Padre Cícero e Castelo Branco.

Raquel é campeã de MTB em Brejo Santo

A ciclista altaneirense Raquel Guedes sagrou-se campeã da segunda etapa com Campeonato Brejosantense de MTB, realizada na manhã de ontem (19/03) na cidade de Brejo Santo.

Raquel completou 7 voltas no circuito de 3,2Km com o tempo de 01h.40min.05seg., o que lhe assegurou a 39ª posição na etapa com a participação de 52 ciclistas.

Lula e Dilma levam multidão à inauguração popular da transposição do São Francisco em Monteiro-PB

Multidão acompanha carreata dos ex-presidentes petistas pela cidade de Monteiro, na Paraíba (Foto: José Eduardo Bernardes)
Neste domingo (19/03), dia de São José, santo conhecido e admirado pelo povo nordestino por abençoar a região com a chegada da chuva, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-presidente Dilma Rousseff, causaram uma verdadeira comoção em Monteiro, no inteiro da Paraíba, ao promoverem uma "Inauguração Popular da Transposição do São Francisco".

19 de março de 2017

Valério é o quinto açude a sangrar no Ceará em 2017

Depois de cinco anos de seca o Açude Valério, conhecido popularmente por Açude Pajeú, localizado na zona rural de altaneira atingiu 100% de sua capacidade e transbordou na manhã de ontem (18/03).

O Pajeú é o quinto açude do Estado do Ceará a sangrar em 2017, os outros são o Caldeirões em Saboeiro, no Alto Jaguaribe, Acaraú Mirim no Acaraú e o Maranguapinho e Tijuquinha, na Região Metropolitana de Fortaleza.

18 de março de 2017

Açude Pajeú sangra depois de cinco anos de seca

Sangradouro do Açude Pajeú em Altaneira (Foto: Zé Filho)
Nas primeiras horas da manhã de hoje (18/03) o presidente da Câmara Municipal de Altaneira, vereador Antonio Leite, compartilhou um vídeo na rede social Facebook mostrando que o Açude Valério, conhecido popularmente por Açude Pajeú, atingiu 100% de sua capacidade e que a sangria do reservatório era uma questão de horas, já que no riacho do Felipe ainda descia as águas das chuvas de ontem (17/03) na cidade e na Zona rural.

Tasso diz que prefeito de Fortaleza tem “jeitão tucano”

Tasso Jereissati e Roberto Cláudio participaram de inauguração em Fortaleza (Foto: Mauri Melo)
Após afagos com o governador Camilo Santana (PT), ontem (17/03) foi a vez de Tasso Jereissati (PSDB) cair nas graças de outro opositor, o prefeito Roberto Cláudio (PDT). Entregando juntos reforma de um posto de saúde em Fortaleza, os políticos trocaram elogios que renderam até cumprimento do senador ao “jeitão tucano” do prefeito da capital.

Março já tem melhor recarga de açudes em 27 meses

Açude Valério em Altaneira pode transbordar ainda hoje (Foto: Antonio Leite)
Ainda com duas semanas até o fim do mês, março já registra o maior volume de aporte para os açudes desde 2015. A recarga foi de 360 milhões de m³, um volume que chegou a praticamente todas as bacias do Ceará. Dos dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) desde 2015, o mês com maior recarga antes deste havia sido janeiro de 2016, com um volume de 290 milhões de m³ chegando aos reservatórios.

17 de março de 2017

Mais de 120 milímetros de chuva em Altaneira

Altaneira registrou na manhã de hoje (16/03) a maior chuva do ano na cidade e a maior chuva do dia no estado do Ceará. Conforme os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) a chuva de Altaneira foi de 120,7mm.

Logo no início da manhã os navegantes das redes sociais informavam a intensidade das precipitações e postavam vídeos e imagens fotográficas em tempo real.

‘‘A importância de uma ouvidoria’’ por José Valdo Silva

‘‘A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância. Se você é capaz de manter sua mente constantemente rica através da arte de escutar, não tem o que temer. Este tipo de riqueza jamais lhe será tomado. Essa e a maior das riquezas’’. (Dalai Lama)

16 de março de 2017

Câmara de Altaneira aprova Moção contra Reforma da Previdência

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Júnior Carvalho)
Em Sessão Ordinária realizada na noite de ontem (15/03) a Câmara Municipal de Altaneira aprovou, por unanimidade, uma Moção de Repudio contra a PEC 287 que trata da Reforma da Previdência. Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Casa a moção foi aprovada a requerimento da diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (SINSEMA).

O Povo na rua contra a reforma da Previdência em todo Brasil

Manifestantes na Av. Paulista em São Paulo (Foto: João Alves)
Os protestos contra a reforma da Previdência mobilizaram mais de 1 milhão de pessoas em todo o país nesta quarta (15). As manifestações foram organizadas pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, com articulação das centrais sindicais. No ato na Paulista, em São Paulo (SP), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que “está ficando cada vez mais claro que o golpe dado neste país não foi só contra a Dilma e os partidos de esquerda, mas para colocar um cidadão sem nenhuma legitimidade para acabar com os direitos trabalhistas e com a Previdência Social”.

Eunício defende voto em lista fechada nas eleições de 2018

Em reunião no Palácio do Planalto Michel Temer recebeu o presidente do  TSE,  Gilmar  Mendes,  e os presidentes do Senado, Eunício  Oliveira,  e   da  Câmara, Rodrigo Maia (Foto: Antonio Cruz)
O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), defendeu o voto em lista fechada para as eleições de 2018. Para Eunício, é necessário fazer uma reforma no modelo político-partidário do país, que está ultrapassado. Pela lista fechada, o partido define uma ordem de preferência de candidatos, e o eleitor vota na legenda.

15 de março de 2017

"É uma reforma da Previdência muito perversa com as mulheres" diz Joana Mostafa

Um grupo de trabalho do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) prepara uma série de notas técnicas sobre os impactos negativos que a reforma da Previdência proposta pelo governo Michel Temer trará às trabalhadoras brasileiras. 

Além de estabelecer um mínimo de 65 anos de idade e 25 anos de contribuição, a proposta prevê desvincular as pensões do salário mínimo.

Centrais sindicais organizam paralisação

Centrais sindicais, entidades e movimentos sociais convocaram para hoje (15/03) ato nacional contra as reformas trabalhista e da Previdência. O Dia Nacional de Paralisações e Greves terá pausa nas atividades de trabalhadores que pode durar de duas a 24 horas, dependendo da categoria.

OAB e mais 170 entidades pedem suspensão da tramitação da reforma da Previdência

Representantes das entidades se reuniram na OAB para assinarem a carta (Foto: Eugênio Novaes)
Representantes de mais de 170 entidades civis fizeram ontem (14/03) um ato na Câmara dos Deputados contra a proposta de reforma da Previdência, que está sendo discutida em comissão especial da Casa. Durante o evento, as entidades entregaram ao presidente da comissão, Carlos Marun (PMDB-MS), uma carta aberta em que pedem que seja suspensa a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, que altera o sistema previdenciário.

14 de março de 2017

Mais de um milhão de professores e professoras devem paralisar suas atividades contra a reforma da Previdência

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) espera a adesão de mais de um milhão de professores e profissionais da rede pública de ensino na greve nacional que será deflagrada amanhã (15/03). 

A paralisação, que vai atingir todos os estados do país, inaugura um calendário intenso de mobilizações envolvendo centrais sindicais e movimentos populares contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 287/2016, que muda as regras da aposentadoria no país.