30 de junho de 2019

Leonardo Pereira é Campeão do Municipal MTB de Altaneira 2019


O novolidense Leonardo Pereira chegou na terceira colocação na Etapa Final do Municipal MTB de Altaneira realizada na tarde de ontem (29/06) no Circuito da Trilha Sítio Poças e sagrou-se Campeão do MTB altaneirense com 150 pontos.

Leonardo participou pela primeira vez do Municipal MTB em 2018 terminando na décima colocação. Em 2019 o Campeão faltou apenas a segunda etapa, venceu a penúltima e ficou na terceira colocação em outras três etapas.

Ruan Jacinto vence Etapa Final do Municipal MTB de Altaneira 2019

Ruan Jacinto detém o maior numero de vitórias no Municipal de Altaneira (Foto: João Alves)

O juazeirense Ruan Jacinto venceu a Etapa Final do Municipal MTB de Altaneira realizada na tarde de ontem (29/06) no Circuito da Trilha Sítio Poças. Com o tempo de 1hh35min54seg.,  Ruan conquistou sua 17ª. vitória no Campeonato Municipal MTB de Altaneira. Varderlei Calixta foi o segundo colocado e Leonardo Pereira chegou em terceiro. Completaram o Pódio Iarbim Sousa e Marcos Aurélio.

Classificação Local Municipal MTB de Altaneira - Final


Com participação de apenas 10 ciclistas altaneirenses, foi encerrado na tarde de ontem (29/06) no Circuito da Trilha Sítio Poças a sexta edição do Campeonato Municipal MTB de Altaneira. Jonathan confirmou o título de Campeão Local e é o novo dono da Camisa Branca com Bolinhas no MTB altaneirense.

Classificação Jovem Municipal MTB de Altaneira - Final


Com participação de apenas 17 ciclistas com idade acima de até 23 anos, representantes de todas as regiões do Estado do Ceará, foi encerrado na tarde de ontem (29/06) no Circuito da Trilha Sítio Poças a sexta edição do Campeonato Municipal MTB de Altaneira. O cratense Serafim Neto sagrou-se Campeão Jovem e é o novo dono da Camisa Vermelha no MTB altaneirense.

Classificação Feminino Municipal MTB de Altaneira - Final


Com participação de apenas 4 ciclistas das cidades de Altaneira, Farias Brito e Juazeiro do norte foi encerrado na tarde de ontem (29/06) no Circuito da Trilha Sítio Poças a sexta edição do Campeonato Municipal MTB de Altaneira. A fariasbritense Andreza Nunis sagrou-se Campeã Feminino e é a nova dono da Camisa Laranja no MTB altaneirense.

Classificação Veterano Municipal MTB de Altaneira - Final


Com participação de apenas 41 ciclistas com idade acima de 40 anos, representantes de todas as regiões do Estado do Ceará e do sertão do Pernambuco, foi encerrado na tarde de ontem (29/06) no Circuito da Trilha Sítio Poças a sexta edição do Campeonato Municipal MTB de Altaneira. O fariasbritense Damião Rolim sagrou-se Campeão Veterano e é o novo dono da Camisa Verde no MTB altaneirense.

Classificação Visitante Municipal MTB de Altaneira - Final


Com participação de 119 ciclistas, representantes de todas as regiões do Estado do Ceará e do sertão do Pernambuco, foi encerrado na tarde de ontem (29/06) no Circuito da Trilha Sítio Poças a sexta edição do Campeonato Municipal MTB de Altaneira. Após seis etapas o barbalhense Germano Vieira ganhou a Camisa Rosa de Campeão Visitante.

Classificação Geral do Campeonato Municipal MTB de Altaneira 2019


Com participação de 114 ciclistas, representantes de todas as regiões do Estado do Ceará e do sertão do Pernambuco, foi encerrado na tarde de ontem (29/06) no Circuito da Trilha Sítio Poças a sexta edição do Campeonato Municipal MTB de Altaneira. O novolidense Leonardo Pereira sagrou-se Campeão Geral e é o novo dono da Camisa Amarela do MTB altaneirense.

Resultado da Etapa Final do Municipal MTB de Altaneira 2019


Realizou-se na manhã de ontem (29/06) no Circuito da Trilha Sítio Poças a Etapa Final da sexta edição do Campeonato Municipal MTB de Altaneira. O juazeirense Ruan Jacinto venceu prova, seguido pelo seu conterrâneo Vanderlei Calixta. O novolidense Leonardo Pereira chegou na terceira colocação e sagrou-se Campeão Geral do Campeonato. Completaram o Pódio Iarbim Sousa e Marcos Aurélio.

29 de junho de 2019

A Etapa Final do Campeonato Municipal MTB de Altaneira 2019 por João Alves

Quatro dos cinco Campeões participaram da Etapa Final em 2019 (Foto: João Alves)
Realizou-se na manhã de ontem (29/06) no Circuito da Trilha Sítio Poças a Etapa Final da sexta edição do Campeonato Municipal MTB de Altaneira. O juazeirense Ruan Jacinto venceu prova, seguido pelo seu conterrâneo Vanderlei Calixta. O novolidense Leonardo Pereira chegou na terceira colocação e sagrou-se Campeão Geral do Campeonato. Completaram o Pódio da Elite da Etapa Final Iarbim Sousa e Marcos Aurélio.

Moro fala em "ataques" e "revanchismo" sobre vazamentos


Moro recebeu do governador de São Paulo João Doria a medalha Ordem do Ipiranga no grau grã-cruz, o mais alto de todos (Foto: Marcelo Gonçalves)
Alvo de críticas após da divulgação, pelo site The Intercept Brasil, de supostos diálogos com o procurador Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Lava Jato, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, aproveitou uma homenagem feita ontem (28/06) pelo governador João Doria, em São Paulo, para se defender do que chamou de "ataques". Em discurso de 13 minutos, o ministro chamou de "revanchismo" a divulgação de diálogos.
 

28 de junho de 2019

Altaneira realiza amanhã etapa final do Municipal de MTB


Será realizada na tarde deste sábado (29/06) no Circuito da Trilha Sítio Poças a Etapa Final do Municipal MTB de Altaneira. Com a desistência do Bicampeão, Higor Gomes, apenas três ciclistas tem chances matemáticas de se tornar Campeão da sexta edição do Campeonato. Leonardo Pereira de Nova Olinda, Jonathan Soares de Altaneira e Germano Vieira de Barbalha são os ciclistas que disputarão a Camisa Amarela de Campeão Geral.

G20 no Japão: Bolsonaro é alvo de duras críticas


Jair Bolsonaro passeando em Osaka: irritação com jornalistas e resposta ríspida para chanceler da Alemanha (foto: Alan Santos)
Sob uma temperatura de 28°C em Osaka, no Japão, o presidente Jair Bolsonaro iniciou em clima quente a primeira participação dele na cúpula do G20, integrada pelos países de maior economia do mundo. As políticas públicas do governo brasileiro para o meio ambiente provocaram mal-estar entre o chefe do Planalto e a chanceler alemã Angela Merkel e fizeram com que o país também fosse duramente criticado pelo presidente da França, Emmanuel Macron. O dirigente europeu afirmou que não assinaria um acordo com o Mercosul se Bolsonaro concretizasse a intenção de retirar o Brasil do Acordo de Paris sobre o clima. Como resultado da saia justa, a reunião do chefe do Planalto com Macron, prevista para esta sexta-feira (28/6), acabou cancelada.

27 de junho de 2019

O privilégio de fazer barulho por Érico Firmo

Templos religiosos deixam de ter qualquer parâmetro quanto a barulho em Fortaleza (Foto: Divulgação)
O Código da Cidade é uma legislação urbanística e, do ponto de vista urbano, não existe justificativa para a emenda que deixa templos religiosos de fora da lei do silêncio. Igrejas e congêneres estão livres para fazer barulho quando bem entenderem, sem restrição de horário. Não podem ser fiscalizados, não podem ser punidos.

Deputados acionam PSL nacional contra Heitor Freire


Os deputados estaduais André Fernandes e Delegado Cavalcante, ambos do PSL, entraram ontem (26/06) com pedido de intervenção da executiva nacional da legenda no diretório cearense, dirigido pelo deputado federal Heitor Freire. Protocolado em Brasília, o documento escancara de vez o racha na sigla.

No pedido, os parlamentares acusam Freire de agir ao "arrepio da lei" e de burlar o "estatuto da legenda" como presidente do partido no Ceará. Também alegam que o chefe da executiva estadual promoveu nomeações irregulares de membros, desgastou a imagem do PSL e descumpriu o regimento interno e o código de ética da agremiação.

Não, o artigo 142 da Constituição não permite que Bolsonaro decrete intervenção militar por Amanda Ribeiro


Com a proximidade das manifestações pró-governo de 30 de junho, uma série de publicações nas redes sociais passaram a reivindicar que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) decrete uma “intervenção militar constitucional” com base no artigo 142 da Constituição. O pedido, porém, parte de uma leitura distorcida do artigo, que determina as funções das Forças Armadas, mas não prevê qualquer possibilidade de tomada do poder pelos militares.

26 de junho de 2019

Supremo mais uma vez não julga mérito do Habeas Corpus de Lula

Sessão da 2ª turma do STF durante o julgamento do Habeas Corpus de Lula (Foto: Nelson Jr)
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), mais uma vez não apreciou o mérito do Habeas impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado no caso do triplex de Guarujá (SP). Os advogados de Lula questionam a conduta do ex-juiz Sergio Moro, que consideram parcial, e pedem que a sentença seja anulada. Se o pleito fosse acolhido, a ação do triplex voltaria para a estaca zero.

Bolsonaro revoga decreto de armas e envia projeto de lei ao Congresso Nacional


O presidente Jair Bolsonaro decidiu revogar hoje (25/06) o decreto editado em maio para regulamentar regras de aquisição, cadastro, registro, posse, porte e comercialização de munições e armas de fogo no país. Uma edição extra do Diário Oficial da União traz a revogação da medida, que havia sido editada no dia 7 de maio e retificada no dia 21 do mesmo mês.

No último dia 18, o plenário do Senado aprovou a revogação do decreto presidencial. Por 47 votos a 28, os senadores aprovaram um Projeto de Decreto Legislativo, do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e de outros senadores, que susta os efeitos da flexibilização do porte e da posse de armas. A maioria dos senadores argumentou que a alteração das regras para o acesso a armas por meio de decreto era inconstitucional e deveria ser feita por projeto de lei.

25 de junho de 2019

Juízes federais pedem suspensão de Moro


Um grupo de 30 juízes federais apresentou junto Associação dos Juízes Federais do Brasil - AJUFE representação pedindo a suspensão do ex-juiz Sérgio Mouro dos quadros da entidade e se confirmadas as acusações a sua expulsão definitiva.

Os juízes e juízas que assinam a nota afirma que as reportagens “THE INTERCEPT BRASIL” indicam que pode ter havido uma interação heterodoxa entre o então magistrado Sergio Moro e membros do MPF e que “caso venham a ser confirmados, são de extrema gravidade”.

Ministro do STF suspende MP que transfere demarcação de terras indígenas para Agricultura

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu liminarmente trecho de Medida Provisória do governo Jair Bolsonaro (PSL) que transferiu a demarcação de terras indígenas para a competência do Ministério da Agricultura, comandado pela ministra Tereza Cristina. 

O ministro acolheu pedidos em ações movidas pela Rede Sustentabilidade, pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).

24 de junho de 2019

“Se de fato usei o termo, peço escusas”, diz Moro para o grupo MBL


Em áudio enviado ao grupo Movimento Brasil Livre (MBL) neste domingo, o ministro Sergio Moro (Justiça) se desculpa por ter eventualmente utilizado o termo “tontos” para se referir a integrantes da entidade.

Na mensagem, à qual o Blog Política do Jornal O Povo teve acesso, Moro ressalva que não sabe se de fato usou a palavra em conversa com o coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol – os diálogos foram revelados hoje pela Folha de S. Paulo em parceria com o The Intercept.

23 de junho de 2019

PDT elege Diretório e Executiva em Altaneira

Filiados do PDT antes da abertura da Convenção Municipal (Foto: João Alves)
Os filiados altaneirenses do Partido Democrático Trabalhista (PDT) elegeram em Convenção realizada na manhã de ontem (22/06) na Câmara Municipal de Altaneira o Diretório Municipal do partido em Altaneira.

Moro chamou membros do MBL de ''tontos'' e reclamou de ''lambança'' da PF

Em novos trechos de conversa por celular atribuída ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e ao procurador da República Deltan Dallagnol, o então juiz federal se mostrou incomodado com um erro cometido pela Poléicia Federal e com uma manifestação organizada por integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) contra o hoje falecido ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki. 

Os diálogos foram, mais uma vez, publicados pelo site The Intercept Brasil, mas agora em parceria com o jornal Folha de S. Paulo.

"Querem me deixar como Rainha da Inglaterra?", diz Bolsonaro


O presidente Jair Bolsonaro criticou ontem 22/06) projeto de lei na Câmara que altera a forma de escolha dos integrantes de agências reguladoras brasileiras. Segundo ele, a medida vai transformá-lo em uma "Rainha da Inglaterra", que reina, mas não governa. 

"Querem tornar privativo do Parlamento indicações para agências. Querem me deixar como Rainha da Inglaterra?", questionou. Na avaliação do presidente, as agências "travam ministérios, pois você fica sem ação, tem que negociar com a agência, cria um poder paralelo".

22 de junho de 2019

Festival Expocrato 2019 inicia montagem de mega palco no Parque de Exposições

Festival Expocrato: montagem começou esta semana. Foto Alana Soares 
As carretas personalizadas do Festival Expocrato já circulam pelo Crato e se dirigem ao Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti para montagem da mega estrutura de palco que receberá mais de 100 horas de shows dos principais artistas nacionais entre os dias 13 a 21 de julho.

Altaneirense é vice-campeã da 71ª edição da Prova Ciclística 21 de Junho em Crato

Secretário Lamar com as campeãs de Altaneira, Maracanaú e Crato (Foto: Robério Brito)

A ciclista altaneirense Raquel Guedes sagrou-se vice-campeã da 71ª edição da Prova Ciclística 21 de Junho, realizada na manhã de ontem (21/06) no circuito formado por ruas e avenidas do entorno do Parque Exposição do Crato.

Fim das coligações proporcionais impõe novo pensamento estratégico para 2020


O pleito de 2020 tem novo componente: é o primeiro sem coligações proporcionais. Na prática, a medida aprovada em 2017 põe fim à figura do puxador de votos e obriga partidos a disputarem a corrida eleitoral com as próprias forças. Os partidos políticos já desenham táticas para a manutenção e ampliação do poder no Estado.

A nova regra, segundo apurou o jornal O POVO impulsiona legendas a caçar novas lideranças, trabalhá-las e inseri-las em campanha. Também faz partidos considerarem mais intensamente a possibilidade de candidaturas próprias. Isso porque os nomes lançados ao Executivo, se não puderem almejar a vitória, podem atrair votos para candidatos a vereador.

21 de junho de 2019

Depois de conselho de Moro, MPF mudou procuradora em audiência de Lula, diz The Intercept


Troca de mensagens entre os procuradores Deltan Dallagnol e Carlos Fernando dos Santos Lima mostra que a também procuradora Laura Tessler foi substituída na audiência do ex-presidente Lula após críticas do então juiz Sergio Moro.

As informações, que fazem parte dos dados obtidos por The Intercept Brasil, foram reveladas ontem (20/06) pelo jornalista Reinaldo Azevedo, em seu programa na rádio BandNews. Segundo o diálogo mostrado por Azevedo, Dallagnol, coordenador da Operação Lava Jato, encaminhou a Santos Lima uma observação feita por Moro sobre o desempenho de Tessler em março de 2017.

20 de junho de 2019

Netflix lança documentário 'Democracia em Vertigem', sobre Brasil pré e pós-golpe de 2016


“Eu tinha 19 anos quando Lula foi eleito. Eu me lembro da euforia. Parecia um grande passo para nossa democracia. 20 milhões de pessoas saem da pobreza, a taxa de desemprego atinge o menor índice da história e o Brasil emerge como um dos protagonistas no cenário mundial. Para o suceder, ele escolhe Dilma Rousseff, que se torna nossa primeira presidente mulher. Parecia uma mudança de símbolos. Mas algo no nosso tecido social começa a mudar”.

É assim que é anunciado o documentário “Democracia em Vertigem”, de autoria de Petra Costa, diretora de filmes como “Elena” e “O Olmo e a Gaivota”

O ponto errado da estratégia de Moro por Guálter George

É visível que o ministro da Justiça, Sérgio Moro, ainda testa hipóteses para encontrar o ponto certo de seu discurso de defesa, em relação à denúncia de que atuou de maneira parcial, numa espécie de conluio com a força-tarefa do Ministério Público Federal, como juiz da operação Lava Jato. 

Até nem vejo este como o problema central de sua estratégia errática, merecedora de crítica maior no ponto em que minimiza o conteúdo do que foi publicado até agora pelo site The Intercept Brasil, dizendo que nada vê de grave nos diálogos tornados públicos.

Associação Juízes para a Democracia repudia fala de Moro no Senado


A Associação Juízes para a Democracia (AJD) divulgou ontem (19/06) nota em que repudia com veemência declarações do ministro da Justiça, Sérgio Moro, que tem classificado como “absolutamente normal” e “muito comum” o contato privado de juízes com procuradores.

"Tais práticas não refletem, em absoluto, a conduta das magistradas e dos magistrados brasileiros que cumprem o seu dever funcional. Ao defendê-las, o Ministro promove uma inaceitável banalização do exercício distorcido da atividade judicante, ofensiva à sua dignidade, seriedade e respeitabilidade, que é também incompatível com a dignidade, a honra, o decoro e a transparência exigidos pelo Código de Ética da Magistratura", diz a entidade.

Moro diz que deixa cargo se houver irregularidades

Ministro da Justiça prestou esclarecimentos na CCJ  do Senado sobre os vazamentos de diálogos com procuradores (Foto: Pedro França)
Em nove horas de audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o ex-juiz e hoje ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro admitiu que poderá deixar o cargo se as informações reveladas pelo site "The Intercept Brasil" se mostrarem verdadeiras.

19 de junho de 2019

The Intercept publica novo diálogo em que Moro diz temer que investigação melindre FHC


Nova reportagem do portal The Intercept Brasil reproduz conversa entre o hoje ministro da Justiça Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol na qual o ex-juiz admite receio de que uma investigação possa causar incômodo ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Senado derruba decreto das armas

O projeto do senador Randolfe Rodrigues foi aprovado com 47 votos favoráveis e 28 contrários (Foto: Moreira Mariz)
Apesar da pressão do presidente Jair Bolsonaro (PSL), o Senado derrubou ontem (18/06) por 47 votos a 28 o decreto que flexibiliza as regras para o porte de armas. Foi a maior derrota imposta pelo Senado ao governo. Antes da votação, Bolsonaro usou redes sociais, eventos públicos e entrevistas para pedir votos. E ligou pessoalmente para senadores. "Não deixem o projeto morrer", disse ontem, em dois eventos.

18 de junho de 2019

"Temos que reduzir danos", afirma Flávio Dino sobre reforma

Flávio Dino participou em Fortaleza de debate sobre a reforma promovido pelo Sindicato dos Auditores da Receita Federal (Foto: Mauri Melo)
Aproximado o próximo dia 7, prazo estipulado por líderes partidários para que a reforma da Previdência seja votada no plenário da Câmara dos Deputados, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), aposta em reduzir prejuízos até lá. Segundo ele, aparentemente, o governo terá maioria nas casas legislativas. Considerando este cenário, a oposição tem de trabalhar para emplacar emendas. A convite de sindicatos, o chefe do Executivo maranhense esteve ontem (17/06) em Fortaleza, no prédio da Receita Federal, para analisar a conjuntura nacional em palestra.

17 de junho de 2019

“O jogo com Lula foi mais duro que o impeachment'”, diz Dilma

Em palestra na UnB, Dilma falou que a mobilização das pessoas criará novas lideranças (Foto: Eitan Abramovich)
Permitir o processo de despolitização da sociedade. Essa é a autocrítica que a ex-presidente Dilma Rousseff faz dos governos do Partido dos Trabalhadores. Ela afirma que começou a cair quando decidiu baixar a taxa de spread praticada pelos bancos (diferença entre os juros de captação e de empréstimo). “Se ficasse claro que era possível, que não tem razão técnica para gente pagar essas taxas …..o risco era muito grande”, diz, e acusa a indústria de se calar por ganhar com a rolagem da dívida pública. Dilma chama o teto dos gastos de “gaiola dourada” e diz que, sem investimentos públicos, o país não vai crescer. Para ela, o Brasil vive um projeto neofascista de permanência da supremacia branca no poder, do qual a operação Lava-Jato é parte. 

Jornalista denuncia ação de robôs comandada por Carlos Bolsonaro contra Greenwald


O jornalista Ivan Freitas (@Ivan no Twitter) publicou em seu Twitter ontem (16/06) vídeo de cerca de um minuto que demonstra a ação realizada por robôs para fazer subir a hashtag #ShowdoPavão, em referência a uma conta suspeita que trazia denúncias contra o editor fundador do The Intercept Brasil, Glenn Greenwald. 

O ataque teria sido orquestrado por Carlos Bolsonaro.

Moro tenta fazer de crise um plebiscito da Lava Jato

De julgador, Moro passou a ser julgado nas ruas e redes sociais (Foto: Arquivo DCM)
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, traçou uma estratégia para transformar o vazamento da troca de mensagens atribuídas a ele, quando juiz, e a procuradores da força-tarefa em uma espécie de plebiscito dos que são contra e a favor da Lava Jato. A contraofensiva tem o aval do Planalto e foi discutida com o próprio presidente Jair Bolsonaro após a análise de pesquisas encomendadas pelo governo sobre o episódio, além do monitoramento das redes sociais.

"Os fins não justificam os meios", diz Tabata sobre conversas de Moro


Deputada federal pelo PDT, Tabata Amaral avalia que a Operação Lava Jato exerceu papel crucial no combate à corrupção no País, levando à cadeia gente como Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados. Mas, segundo a parlamentar, "os fins não justificam os meios".

De passagem por Fortaleza na última sexta-feira,(14/06) quando participou de evento no Centro Universitário Estácio, a parlamentar falou com exclusividade ao jornal O POVO. Na entrevista, Tabata afirmou defender a investigação após o The Intercept Brasil revelar diálogos entre o ex-juiz Sergio Moro e o coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol.

"Se houve irregularidade no processo, e acredito que esse conluio de MPF (Ministério Público Federal) com quem está julgando é uma irregularidade e não pode acontecer, tem que ser julgado, tem que ser investigado", declarou a pedetista.

Eleita com 264 mil votos, Tabata também descartou candidatar-se à Prefeitura de São Paulo ano que vem. "Estou com um grupo já bem grande de 'mentoria' e formação (de futuras candidatas). Acho que já é muita campanha pra fazer, não preciso de mais uma, não", concluiu.

Com informações portal O Povo Online e foto de Kid Júnior


16 de junho de 2019

Lava Jato contra a parede por Carlos Holanda

Procuradores da Lava Jato em imagem de arquivo do jornal Folha de S. Paulo
O relógio estava prestes a cruzar o ponteiro das 18 horas do domingo passado quando a operação Lava Jato, a mais celebrada ação anticorrupção já ocorrida no País, sofreu o principal abalo dos seus cinco anos de existência. Lote de conversas obtido e veiculado pelo site The Intercept Brasil jogou luz sobre a relação entre o coordenador da Lava Jato, procurador Deltan Dallagnol, e o responsável pelas condenações em primeira instância da operação, o então juiz federal Sergio Moro.

15 de junho de 2019

A Nota da Defesa de Lula

Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins são os advogados de Lula (Foto: Divulgação)
É estarrecedor constatar que o juiz da causa, após auxiliar os procuradores da Lava Jato a construir uma acusação artificial contra Lula, os tenha orientado a desconstruir a atuação da defesa técnica do ex-Presidente e a própria defesa pessoal por ele realizada durante seu interrogatório (10/05/2017). As novas mensagens reveladas ontem (14/06/2019) pelo “The Intercept”, para além de afastar qualquer dúvida de que o ex-juiz Sérgio Moro jamais teve um olhar imparcial em relação a Lula, mostram o patrocínio estatal de uma perseguição pessoal e profissional, respectivamente, ao ex-Presidente e aos advogados por ele constituídos.

Altaneirenses aderem a Greve Geral contra a Reforma da Previdência

Altaneirenses participaram da Greve Geral contra a Reforma da Previdência (Foto: Paulo Robson)
Professores da rede estadual e municipal, estudantes, representantes sindicais, servidores e servidoras públicas de diversos setores e ativistas político do município de Altaneira, na microrregião do cariri oeste, participaram na manhã desta sexta-feira, 14, de manifestação contra a Proposta de Emenda à Constituição 6/2019, a PEC da Previdência do governo federal Jair Bolsonaro (PSL).

Greve Geral reúne multidão em Fortaleza

Manifestantes protestaram contra a reforma da Previdência e contra os cortes na educação (Foto: Fabio Lima)
Centrais sindicais e movimentos populares ocuparam as ruas do Brasil na primeira greve geral dos trabalhadores desde que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) assumiu o poder em janeiro deste ano. Em Fortaleza, o ato reuniu manifestantes em caminhada de cerca de três quilômetros que saiu da Praça da Bandeira, no Centro, em direção à Praça do Ferreira durante a manhã (14/06)De acordo com organizadores, 80 mil pessoas marcaram presença. A Polícia Militar informou que não contabiliza o número de manifestantes.

14 de junho de 2019

Presidente da Câmara representa contra Prefeito de Altaneira por não responder pedidos de informações


O presidente da Câmara Municipal de Altaneira, vereador Professor Adeilton (PSD) informou na tarde de ontem (13/06), através do portal oficial do Legislativo, que acionou a Assessoria Jurídica da Casa para que formulassem representação ao Ministério Público para adoção das medidas cabíveis em face da recusa do prefeito Dariomar Rodrigues (PT) em responder pedidos de informações dos parlamentares.

Registrou-se ainda que a representação foi protocolizado atendendo pleitos dos vereadores Antônio Leite e Cier Bastos que nas últimas sessões apresentaram requerimento e diversas questões de ordens solicitando a adoção providências sobre a falta de respostas do prefeito.

Secretário de Governo foi duramente criticado na Câmara Municipal de Altaneira

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Felipe Silva)
Responsável pela articulação entre Executivo e Legislativo, o atual secretário municipal de Governo, Francisco Claudovino Nogueira Soares, popularmente conhecido por Deza, foi duramente criticado na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na última quarta-feira (12/06). A única defesa da atuação do secretário foi feita pela vereadora tucana, Zuleide Ferreira, antiga desafeta do ex-vereador.

O que muda na proposta da reforma


Relator da reforma da Previdência na Câmara, o deputado federal Samuel Moreira (PSDB-SP) apresentou ontem (13/06) o parecer sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o regime de aposentadorias. Lido na comissão especial, o texto altera ao menos dez pontos do projeto enviado pelo governo, mas tenta preservar a potência fiscal da medida (veja quadro ao lado).

Se o ministro da Economia Paulo Guedes previa ganho de R$ 1,1 trilhão em dez anos com a Previdência, o relatório do parlamentar tucano indica R$ 913 bilhões no mesmo período. A esse valor, calcula Moreira, seriam acrescidos R$ 217 bilhões de outras receitas, como transferências do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para o BNDES e o direcionamento de recursos para o INSS.

13 de junho de 2019

“Quem é que quer o bem de Altaneira?”

Mesa Diretora da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Felipe Silva)
O vereador Flávio Correia (Solidariedade) usou parte de seu tempo no Expediente da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (12/06) para levantar um tema que já é comum nas rodas de conversas em Altaneira: a postura de algumas lideranças que votaram no candidato de oposição na última eleição municipal e que agora defendem o atual prefeito Dariomar Rodrigues (PT).

Câmara Municipal de Altaneira aprova Moção contrária a aprovação da Reforma Previdenciária

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Felipe Silva)
Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (12/06) foi aprovada, por unanimidade, uma moção manifestando posição contrária a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 06/2019), conhecida como a Proposta da Reforma Previdenciária em tramitação no Congresso Nacional.

The Intercept publica a íntegra das conversas entre Moro e Dallagnol que embasaram primeiras reportagens


O portal The Intercept Brasil divulgou na noite de ontem (12/06) a íntegra das conversas entre o ex-juiz Sergio Moro e Deltan Dallagnol usadas nas primeiras 4 reportagens divulgadas pelo site no último domingo.

12 de junho de 2019

Sindicato dos Servidores convoca Greve Geral em Altaneira

Presidente do SINSEMA com professores estaduais em Altaneira (Foto: Divulgação)
O Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (SINSEMA) convocou trabalhadores de diversas categorias para uma greve geral na próxima sexta-feira (14/06). Objetivo, de acordo com o presidente da entidade, professor José Evantuil, "é protestar contra o desmonte do serviço público e a negação de direitos aos trabalhadores".