31 de maio de 2013

Motociclistas de Altaneira visitam Petrolina - PE

Motociclistas de Altaneira na entrada da cidade de Petrolina - foto João Alves
Em comemoração aos 10 anos de fundação do Cobras Moto Clube, 16 motociclistas altaneirenses viajaram a cidade de Petrolina, no Estado Pernambuco. A aventura teve inicio com um café da manhã reforçado oferecido pelo contabilista e atual Secretario Municipal de Administração e Finanças Ariovaldo Soares Teles.

30 de maio de 2013

Motociclistas de Altaneira viajam a Petrolina

Vista parcial de Petrolina – montagem sobre foto de Gilson Pereira
Os motociclistas do Cobras Moto Clube de Altaneira viajam hoje (30/05) para a cidade Petrolina, Pernambuco. A viagem faz parte das comemorações pelos 10 anos de fundação do Clube que ainda pretendem viajar ate o final do para a cidade de Fortaleza.

UVA é proibida de cobrar taxas de estudantes

Portal de entrada do Campus da UVA em Sobral - foto Sara Maia
Uma decisão da Justiça Federal, proferida pelo juiz Jorge Luís Girão Barreto, proibiu a Universidade Vale do Acaraú (UVA) de cobrar taxas, mensalidades ou qualquer tipo de custeio de seus alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação. A instituição também não poderá mais firmar convênios com entidades privadas de ensino superior.

29 de maio de 2013

Altaneira realiza 5ª. Conferência Municipal da Cidade

Participantes da Conferência por ocasião de sua abertura - foto João Alves
O Governo Municipal de Altaneira, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Secretaria de Infraestrutura em parceria com a Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo e a Secretaria de Educação realizaram nesta terça-feira (28/05) a 5ª. Conferência Municipal da Cidade, com o tema: “Quem muda a Cidade somos nós: Reforma Urbana Já!”.

UNE realiza seu 53º. Congresso em Goiana

 Com mais de 75 anos de combatividade e história, a União Nacional dos Estudantes (UNE) se prepara para realizar o seu maior e mais representativo fórum. A 53º edição do Congresso da entidade ocorrerá na já tradicional “cidade dos estudantes”, Goiânia, de hoje (29/05) ao dia 02 de junho. O CONUNE reunirá mais de 10 mil jovens de todos os estados do país com objetivo de definir os rumos do movimento estudantil para os próximos dois anos.

28 de maio de 2013

Total de inscritos no Enem atinge recorde de 7,8 milhões

Em entrevista coletiva, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fala sobre as inscrições no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2013 -  foto Valter Campanato
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou hoje (28/05) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contabilizou 7.834.024 milhões de inscritos. As inscrições foram encerradas às 23h59 de ontem (27). Ao apresentar o número recorde de inscrições no exame, Mercadante disse que há “um tsunami por mais educação ” no país.

Secretário e Vereadores participam de reunião/debate sobre Transferência dos Ativos de Iluminação Pública

Ariovaldo Soares entre os vereadores Genival, Edezyo e Antonio Leite - foto Adeilton 
O Secretário de Administração e Finanças, Ariovaldo Soares Teles, os Vereadores Antonio Leite (PRB), Edezyo Jalled (PRB), Genival Ponciano (PTB) e Professor Adeilton (PP) participaram na manha de ontem (27/05) no Auditório do Banco do Brasil de uma reunião de Orientação sobre a Transferência dos Ativos de Iluminação Pública aos Municípios cearenses.

Enem 2013 encerra inscrições com número recorde de candidatos

O Ministério da Educação encerrou no final da noite desta segunda-feira (27/05) as inscrições na edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais uma vez, o número de inscritos bateu recorde. Até as 19h45 desta segunda, o número chegou a 7.105.903 candidatos, segundo balanço do MEC. Mais de um milhão dos candidatos é do estado de São Paulo. No fim da manhã, o exame já havia batido o recorde de inscrições, superando o número registrado em 2012, com 5.971.290 inscritos, recorde até então, e as expectativas do governo para esse ano, que esperava receber 6,1 milhões de inscritos.

Médicos defendem criação de piso nacional para categoria, mas prefeitos criticam proposta

 O presidente da CNM, Paulo Zilkoski, afirma os municípios não tem como  assumirem esse ônus - foto arquivo CNM
Em debate no Congresso, a proposta de criação de um piso nacional para os médicos é vista por entidades que representam a categoria como uma forma de melhorar a saúde pública no país e valorizar os profissionais. Os prefeitos, no entanto, criticam a criação de mais uma despesa para os municípios sem fonte de renda para arcar com os custos. Na Câmara, um projeto de autoria do deputado André Moura (PSC-SE), prevê que os médicos não podem receber menos que R$ 9 mil para jornada de 20 horas, e o dobro para 40 horas semanais.

27 de maio de 2013

Prefeito de Altaneira viaja para os Estados Unidos

O Prefeito de Altaneira, Delvamberto Soares (PSB), viajou na noite de ontem (26/05) para Washington (EUA) a convite do Banco Mundial por intermédio da Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará. Delvamberto juntamente com alguns prefeitos que fazem parte do Projeto Cidades-Cariri participaram de encontro na sede do Banco Mundial onde acontecerá num período de três dias de palestras.

26 de maio de 2013

Secretaria Municipal de Educação realiza I Encontro com Servidores

Servidores da Educação de Altaneira participam de palestra e capacitação - foto João Alves
O auditório da Escola Municipal 18 de Dezembro foi palco na manhã de ontem (25/05) do I Encontro com os servidores da Secretaria de Educação.  O objetivo do evento era discutir a importância dos servidores para essa área e o como melhor desempenharem suas funções. 

25 de maio de 2013

Altaneira participa do Dia do Desafio 2013

A Secretária Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, Ana Maria Rodrigues, divulgou na tarde de hoje (25/5), convite aos altaneirenses para participarem do Dia do Desafio 2013, que este ano adquire especial significação para o SESC, por sua sintonia com a Campanha MOVE Brasil, lançada no ano passado junto a relevantes parcerias.

Campeonato Brasileiro começa “para valer” desde a primeira rodada

Painel montado com os escudos dos clubes e alguns atletas - Arte GE.Net
“Neste ano, é para valer desde o começo”, definiu o meia Danilo, com uma expressão sisuda, sobre o planejamento traçado pelo Corinthians para o Campeonato Brasileiro. Assim como outras equipes do Brasil eliminadas prematuramente na Copa Libertadores da América, o atual campeão do mundo trata a competição nacional como a sua prioridade na temporada. Um prestígio incomum para o início da Série A.

Divulgada ordem de apresentação das Quadrilhas no XIII Festival Junino de Altaneira

Logo oficial do  XIII Festival Junino de Altaneira
A Secretaria de Cultura de Altaneira divulgou a ordem de apresentações das inscrições das quadrilhas que se apresentarão no  XIII Festival Junino de Altaneira que realizar-se-á nos dias 14, 15 e 16 de junho.

No dia 14 se apresentarão apenas quadrilhas locais, a disputa será nos dias 15 e 16. A primeira quadrilha a se apresentar no sábado será  o Arraiá Xamego Nordestino da cidade de  Juazeiro do Norte e a Quadrilha Rojão do Sertão, também de Juazeiro encerra o Festival no domingo

Ceará é o primeiro do Nordeste em inscrições no Enem


Termina na segunda-feira (27), às 23h59, o prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Segundo o Ministério da Educação (MEC), até as 18h de ontem (24), 5.199.918 estudantes fizeram o cadastramento. O número se aproxima do total de inscritos no ano passado, 5,8 milhões. A expectativa é ultrapassar a estimativa inicial de 6 milhões. O prazo de inscrição não será prorrogado.

24 de maio de 2013

Professores da URCA quebram o silêncio e promovem seminário sobre Assédio Moral e Precarização do Docente

Na Mesa Redonda do Seminário o professor Jorge Emicles, a professora Dra. Salete Maria e o advogado Raimundo Soares Filho - foto Alana Maria


Assédio moral, violência psicológica no trabalho e precarização do docente foi assunto de debate na Universidade Regional do Cariri entre os dias 20 e 23 desse mês. No encerramento do seminário, a mesa redonda com Salete Maria, professora de Direito Constitucional, Jorge Emicles P. Barreto, assessor Jurídico da URCA e o advogado Raimundo Soares Filho foi marcada por discussões e reflexões sobre o sistema de dominação social e sexista no trabalho, a invisibilidade dos casos de assédio moral dentro a instituição e o silenciamento dos colegas e superiores que ignoram a agressão.

Secretário Ceza participa de eventos no Cariri

Ceza na Conferencia Regional de Meio Ambiente do Cariri - foto arquivo pessoal
Secretario de Agricultura e Meio Ambiente, Ceza Cristovão participou, na ultima terça-feira (21/05) no Auditório do IFCE - Campus Juazeiro do Norte, da 4ª. Conferencia Nacional do Meio Ambiente Etapa Regional do Cariri sobre Resíduos Sólidos , tendo como tema principal “Os resíduos sólidos e a implantação dos Aterros Sanitários Consorciados” com o objetivo de debater a implantação da Politica Nacional de Resíduos Sólidos, referindo-se aos aterros como geradores de emprego e renda e promotor da cidadania, trazendo para as discussões os principais eixos como: Produção e Consumo Sustentável; Redução dos impactos ambientais; Geração de emprego e renda e Educação Ambiental.

Assembleia Legislativa homenageia 50 anos de fundação da ACEJI

Plenário da Assembleia Legislativa do Ceará - foto de arquivo
A Assembleia Legislativa do Ceará, atendendo requerimento do deputado estadual Paulo Facó (PTdoB) realizará hoje (24/05) Sessão Solene para homenagear os 50 anos da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI, em evento que ocorrerá às 19 horas, no Plenário 13 de Maio.

Na oportunidade, o presidente da Casa, deputado estadual Zezinho Albuquerque, fará a entrega de uma placa comemorativa dos 50 anos da entidade, fazendo o mesmo em relação aos ex-presidentes da entidade.

Ciro Gomes critica possíveis candidatos à presidência em 2014


O ex-ministro e ex-deputado Ciro Gomes (PSB-CE) disse que o senador Aécio Neves (PSDB) está fadado ao fracasso se copiar o programa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso quando disputar a eleição de 2014.

Em entrevista a alunos de uma faculdade de jornalismo, ele também afirmou que o governador Eduardo Campos (PSB-PE) foi mordido pela "mosca azul", mas que o pernambucano tem "mais coisa na cabeça" que Aécio. Para Ciro, a pré-candidatura de Marina Silva "é vazia".

23 de maio de 2013

Dilma indica Luís Roberto Barroso para o Supremo

Barroso é o quarto indicado por Dilma para o Supremo Tribunal Federal  - foto divulgação 
A presidente Dilma Rousseff indicou hoje (23/05) o advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso para o Supremo Tribunal Federal (STF). Barroso vai ocupar a vaga do ex-ministro Carlos Ayres Britto, que deixou o tribunal em novembro de 2012. O anúncio foi feito há pouco pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, após reunião entre Dilma e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Secretaria Municipal de Educação apresenta Resultados do SPAECE 2012

Secretário Municipal da Educação Deza Soares na abertura do Encontro - foto João Alves
Realizou-se na manhã de ontem (22/05) na Secretaria Municipal de Educação o Encontro com Coordenadores e Técnicos das Escolas Municipais para  apresentação dos resultados preliminares do SPAECE – Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará referente aos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, ano de 2012 e discutir o PAR – Plano de Ações Articuladas.

22 de maio de 2013

Número de inscritos no Enem ultrapassa 4,3 milhões

O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou a 4.346.173 até as 18h15 desta quarta-feira (22/05), de acordo com o Ministério da Educação (MEC). As inscrições começaram na manhã do dia 13 e terminam às 23h59 do dia 27 deste mês. O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal.

Presidente apresenta Contas e Vereadores pedem nova CPI

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira durante a Sessão de ontem - foto Junior Carvalho
A Presidente da Câmara Municipal de Altaneira, Maria Valdelice de Oliveira (PCdoB) anunciou na Sessão Plenária de ontem (22/05) que os processos de Prestação de Contas alusivo as despesas dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril do corrente exercício financeiro.

Ministra pede menos desigualdade racial no Judiciário

A ministra Luzia Bairros falou sobre a necessidade de abordar leis anti-racismo nos cursos de formação de juízes - foto Elza Fiúza
A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luzia Bairros, pediu hoje (21/05) ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, mais igualdade racial no sistema de Justiça. Barbosa é o primeiro presidente negro do STF e constantemente critica a prevalência de brancos em postos de poder.

21 de maio de 2013

MPT notifica secretário sobre condições de alojamento da Expocrato

Vista parcial do Parque de Exposição do Crato - foto arquivo Blog do Crato
O Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) notificou o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins (PT), para que a pasta se manifeste sobre as condições de alojamento de trabalhadores do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, onde é realizada a Expocrato. Fiscalização do Ministério do Trabalho apontou condições precárias de alojamento de trabalhadores rurais.

Boato sobre o fim do Bolsa Família é criminoso, diz presidenta Dilma

Dilma disse que o compromisso do governo com o Bolsa Família é forte, profundo e definitivo - foto Ramiro Furquim
A presidente Dilma Rousseff criticou ontem (20/05) o boato que surgiu no último fim de semana de que os benefícios do Bolsa Família seriam suspensos e assegurou o compromisso do seu governo com o programa. Ela fez um apelo aos brasileiros para que não acreditem nos pessimistas e, sobretudo, nos boatos, “porque os boatos no país às vezes ocorrem de forma surpreendente”.

20 de maio de 2013

Câmara Municipal gastou R$ 18 mil com contabilidade, mas não apresenta contas


Em profundo desrespeito ao disposto no Art. 42 da Constituição Estadual a Presidente da Câmara Municipal de Altaneira, vereadora Lélia de Oliveira (PCdoB), ainda não apresentou nenhuma prestação de contas de sua gestão a frente do Legislativo Municipal.

Preceitua o referido dispositivo constitucional que os gestores municipais são obrigados a enviar às respectivas Câmaras e ao Tribunal de Contas dos Municípios, até o dia 30 do mês subsequente, as prestações de contas mensais relativas à aplicação dos recursos recebidos composta dos balancetes demonstrativos e da respectiva documentação comprobatória das receitas e despesas.

Boato sobre Bolsa Família gera tumultos em agências da Caixa


Um boato sobre a suspensão do pagamento da Bolsa Família durante o período de três meses foi responsável por lotar as salas de autoatendimento da Caixa Econômica Federal durante esse final de semana no Ceará. A grande procura e a falta de informações gerou tumulto. Caixas eletrônicos ficaram sem dinheiro e filas se formaram no lado de fora das agências.

19 de maio de 2013

Garoto Beleza lança Blog


O servidor municipal, repórter da Radio Altaneira FM e fotógrafo amador João Alves, mas conhecido como o Garoto Beleza, lançou na noite de ontem na rede mundial de computadores o Blog Garoto Beleza, onde publicará suas fotos e noticias do cotidiano de Altaneira e cidades vizinhas.

Uma Altaneirense com cidadania Europeia

Dheva Caldas em Granada na Espanha – foto acervo pessoal

Casada com o empresário espanhol Francisco Lacalle Quesada, a altaneirense Dheva Caldas está prestes a receber sua cidadania europeia. Dheva deixou a cidade de Altaneira com apenas 14 anos de idade, mas nunca esqueceu a sua terra natal.

18 de maio de 2013

Encerradas as inscrições para o XIII Festival Junino de Altaneira


A Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer comunicou que as inscrições das quadrilhas para XIII Festival Junino de Altaneira foram encerradas antecipadamente em virtude da pré-inscrição de 12 quadrilhas, numero máximo permitido para o Festival.

Segundo o servidor Givanildo Gonçalves existe um banco de reserva caso algumas das Quadrilhas inscritas não cumpra com o disposto no Regulamento, outras serão convidadas a participar do Festival.

Prefeito confirma feriados em dias de jogos na Copa


Será feriado municipal em Fortaleza nos dias 19 e 27 de junho, quando Brasil e México enfrentam-se e ocorre uma semifinal do campeonato no estádio, respectivamente. A confirmação foi feita ontem pelo titular da Secretaria Especial da Copa na Capital (SecopaFor), Domingos Neto, durante debate na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) para tratar do legado deixado pelo torneio.

A medida não valerá para os três jogos porque Espanha e Nigéria disputam a permanência na briga pela taça num domingo, às 16 horas. Para a gestão municipal, é desnecessário decretar feriado nessas condições porque não afetaria a rotina de Fortaleza.

17 de maio de 2013

Estudantes com Bolsa Família têm aprovação maior e evasão menor

A Ministra do Desenvolvimento Social (MDS), Tereza Campelo comemorou os resultados - foto divulgação
Estudantes beneficiados pelo Bolsa Família, que estão entre os mais pobres do Brasil, tiveram mais sucesso escolar no ensino médio que a média do País. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social, as taxas de aprovação (principal índice que mede o desempenho educacional) desse grupo são maiores desde 2008 quando comparados com o geral. A evasão também é menor.

Governador Cid Gomes autoriza novas obras de urbanização para o Cariri

O governador Cid Gomes autoriza hoje (17/05), o início de novas obras de urbanização para o Cariri. A ação segue a rota da integração e do desenvolvimento pela qual passa àquela região e integra o Programa de Desenvolvimento Econômico e Regional - Cidades do Ceará/Cariri Central, em execução pela Secretaria das Cidades. Da solenidade, participará também o secretário Camilo Santana e prefeitos municipais.

16 de maio de 2013

Governo dobra valor de recompensa a policiais por arma apreendida

O governador Cid Gomes autorizou nesta quinta-feira (16/05) a duplicação dos valores pagos aos policiais civis e militares para cada arma apreendida. A decisão aconteceu durante reunião entre o Governador e o secretário da Segurança, Francisco Bezerra.  Com o aumento, os valores que variavam de R$ 200,00 (revólveres) a R$ 400,00 (fuzis) passam a oscilar entre R$ 400,00 (revólveres) a R$ 800,00 (fuzis). A nova tabela passa a valer já a partir deste fim de semana.

Altaneirenses participam da Primeira Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas em Crato

Vereador Edezyo Jalled por ocasião de seu discurso na Jornada em Crato - foto João Alves 
O Governo do Estado do Ceará, por meio da Assessoria  Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, que tem a frente a ex-procuradora de Justiça Socorro França, realizou ontem (15/05) o segundo encontro  da I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas em Crato. O primeiro municípios a sediar o evento foi Brejo Santo e amanha será a vez de Juazeiro. Os três encontros contemplarão  os 28 municípios da região.

Nove Municípios investigados em cinco meses de gestão


Ainda nem se completaram os cinco meses desde que foram estruturadas as novas gestões nos municípios cearenses para o periodo 2013-2016, e nove delas já foram alvos de ações do Ministério Público Estadual (MPE). As ações resultaram em pelo menos 30 afastamentos entre prefeitos e funcionários dessas gestões. 

Para a Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), isso é resultado do aprimoramento das instâncias de investigação e da quantidade de denúncias que o órgão tem recebido. 

15 de maio de 2013

Estados e municípios sugerem pagamento de precatórios ajustado às realidades locais

O Município de Altaneira tem vários processos de cobranças ilegais de FGTS - foto arquivo do Blog

Estados e municípios incomodados com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que anulou parte do regime de pagamento de precatórios em vigor desde 2009  vão apresentar propostas para a Corte adaptar o entendimento. Precatórios são títulos de dívida pública reconhecidos por decisão judicial, e  somavam mais de R$ 90 bilhões no ano passado.

O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad, reuniram-se ontem (14/05) com o ministro Luiz Fux para tratar do assunto. Eles defendem uma proposta que ajuste a decisão do STF à realidade dos estados e municípios de acordo com a dívida acumulada.

Segundo o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, unidades da Federação com grandes dívidas de precatórios vão discutir várias soluções possíveis e apresentá-las ao ministro no menor prazo possível. As teses também serão debatidas com a Ordem dos Advogados do Brasil, autora da ação que levou o STF a revisar o regime então em vigor.

“Devemos preparar algumas propostas de medidas a partir do que o STF entendeu como inconstitucional e a solução que pode ser adotada para compatibilizar [a decisão], considerando as realidades específicas. Há estados que não precisam [de adequação] porque já estão em dia, outros não”, observou Adams.

Segundo Alckmin, é preciso suspender as decisões judiciais que vêm determinando o sequestro de verbas para saldar as dívidas. “Isso tira a governabilidade e a disposição de pagar”, analisou. Já o prefeito Haddad disse que é impossível saldar a dívida do município - que representa 20% do total do país - se a decisão do STF não for adaptada. "Está fora de questão não ter modulação", afirmou.

Mesmo com o alto quorum para a adequação de efeitos no Supremo – no mínimo oito votos, com uma Corte atualmente com dez ministros -, Adams acredita que é possível emplacar propostas no plenário.  “Fux disse que existe grande sensibilidade no STF ao tema, então ele acha que uma proposta bem proporcionada, bem equilibrada, tenderá a ter boa aceitação”. Adams não descarta, no entanto, que impasse possa ser resolvido futuramente com novas articulações no Congresso Nacional.

Com informações Agência Brasil

Abertas as inscrições para o XIII Festival Junino de Altaneira

Apresentação do Arraia do Furdunço no festival de 2012 - foto Heloisa Bitu
O Governo Municipal de Altaneira, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo comunica que estão abertas as inscrições para o XIII Festival Junino a ser realizado no período de 14 a 16 de Junho de 2013, no Parque de Eventos João de Almeida Braga de acordo com o regulamento da FEQUAJUCE.

Vereador Antonio Leite cobra Prestação de Contas da Presidente da Câmara Municipal

Vereador Antonio Leite (PRB) Vice Presidente da Mesa Diretora - foto Junior Nevoeiro
Na Sessão Plenária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na tarde de ontem (14/05) o Vereador Antonio Leite (PRB) cobrou da Presidente da Câmara Municipal de Altaneira Vereadora Lélia de Oliveira (PCdoB) que apresentasse em Mesa prestação de contas de sua gestão dos últimos quatro meses a frente do Legislativo Municipal.

O Vereador lembrou que a imagem do Parlamento Municipal pode ser manchada com uma atitude dessas, principalmente que tal omissão já foi noticiada nas redes sociais.

TSE cancela 66.365 títulos eleitorais no Ceará

A Justiça Eleitoral cancelou 1.354.067 títulos dos eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas últimas três eleições. O prazo para regularização expirou no dia 25 de abril. Do total de 1.514.621 títulos passíveis de regularização, 155.663 ou 10,27% foram regularizados. O Ceará foi o quinto estado com o maior número de eleitores que não tiveram a situação regularizada. De 73.053 que estavam em situação irregular, 66.365 não compareceram para regularizar a situação e somente 6.544 tiveram os documentos regularizados, o que representou 90,8% do total em débito com a Justiça Eleitoral.

14 de maio de 2013

Inquebrável: projeto mostra vítimas de estupro segurando frases do violentador

"Isso só vai levar dez minutos"

A cada 24 horas, 10 mulheres brasileiras são estupradas por desconhecidos. O números apontam para uma violência machista secular. Enquanto políticas sociais são ineficientes diante das agressões, surgem projetos que denunciam e ajudam as vítimas a superar. O projeto Unbreakable (inquebrável, do inglês) fotografa vítimas de abusos sexuais com cartazes contendo frases de seu agressor. O objetivo é criar diálogos na sociedade que ainda culpa as vítimas pelo assédio.

Secretário Deza rebate postagem do Vereador Adeilton

Secretario Deza Soares na Assembleia do SINSEMA - foto João Alves
Secretário Municipal de Educação  Vereador Deza Soares, usou a rede social Facebook, para rebater postagem do Vereador Professor Adeilton. Com o titulo "Secretário de Educação de Altaneira nega repasse aos professores" o Professor Adeilton publicou no seu Blog dura critica a não concessão do reajuste aos professores municipais.

Publicamos a seguir, na integra, a Nota do Secretário Deza Soares, confira:

Dedé Pio assume comando do Município mais uma vez

Dedé Pio e Delvamberto Soares no Gabinete do Prefeito - foto João Alves
O Vice Prefeito Dedé Pio (PSB) assumiu o comando do Governo Municipal em virtude viagem do Prefeito Delvamberto Soares (PSB). A solenidade transmissão do cargo se deu Gabinete do Prefeito na última sexta-feira (10/05), mas somente foi divulgada na manhã de ontem (13/05).

Prefeitos do CE voltam a cobrar ações efetivas contra a seca


Diante de um cenário em que 14 municípios estão em situação de colapso e outros 21, ameaçados de entrar em colapso, a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) realizou ontem um dia de mobilização para protestar por ações emergenciais e estruturantes de combate à seca. Prefeitos se reuniram na entidade com o objetivo de cobrar a liberação de recursos anunciados pelo Governo Federal no último dia 2 de abril, quando a presidente Dilma Rousseff (PT) lançou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) especial para a seca.

13 de maio de 2013

Presidente da Câmara Municipal ainda não apresentou Prestação de Contas de sua Gestão


Em profundo desrespeito ao disposto no Art. 42 da Constituição Estadual a Presidente da Câmara Municipal de Altaneira Vereadora Lélia de Oliveira (PCdoB) ainda não apresentou nenhuma prestação de contas de sua gestão a frente do Legislativo Municipal.

Preceitua o referido dispositivo constitucional que os gestores municipais são obrigados a enviar às respectivas Câmaras e ao Tribunal de Contas dos Municípios, até o dia 30 do mês subsequente, as prestações de contas mensais relativas à aplicação dos recursos recebidos composta dos balancetes demonstrativos e da respectiva documentação comprobatória das receitas e despesas.

Estudantes cobram solução para transporte universitário

Informações dão conta que o veículos encontra-se na oficina mecânica - foto meramente ilustrativa
Mais uma vez os estudantes universitários estão enfrentando problemas em relação ao transporte oferecido pelo Município a categoria. A estudante Cassia Alves denunciou na rede social Facebook que “já faz uma semana que os universitários estão sem ônibus, pois o mesmo foi mandado ao conserto, e até o presente momento ainda se encontra na oficina”.

12 de maio de 2013

Festa das Mães 2013

Primeira Dama Paula Soares entregando brinde na Festa das Mães em Altaneira -  foto João Alves 
O Governo Municipal de Altaneira através da Secretária de Assistência Social com apoio dos demais secretários, vereadores e empresários locais, realizou, na noite de ontem (11/05), festa em homenagem as mães altaneirenses.

Secretaria da Educação homenageia as mães servidoras

Secretário Deza Soares fala as mães de sua Pasta - foto Joao Alves 
A Secretaria da Educação realizou na noite desta sexta-feira (10/05), no auditório da Secretaria de Assistência Social evento objetivando homenagear as mães servidoras da área educacional.

O quebra-cabeça do Estatuto da Criança e do Adolescente


Para discutir a violência praticada por adolescentes, façamos paralelo com um dos quebra-cabeças mais complexos, o cubo de Rubik, também conhecido como cubo mágico. Quem assume o desafio de resolver o problema não pode dar qualquer passo pensando em solucionar apenas uma de suas frentes. As peças revelam diferentes cenários e cada decisão precisa ser bem pensada, pois pode ajudar nos encaixes ou emaranhar ainda mais o problema.

No tempo do medo, crianças e adolescentes ocupam noticiários policiais também como autores de violência capaz de arrebatar famílias. Se adultos são assombrados pelas dificuldades de solucionar conflitos, pelas drogas, sensação de impunidade, por que então crianças e adolescentes estariam ilesas? Que exemplo de sociedade crianças e adolescentes irão reproduzir?