30 de junho de 2018

Altaneirense é aprovado no Exame Nacional da OAB antes de concluir o curso de Direito


Enquanto bacharéis em direito por todo o Brasil são reprovados várias vezes nos exames nacionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) o acadêmico altaneirense Eduardo Amorim, foi aprovado no Exame de Ordem antes de concluir o curso de Direito.

Eduardo sempre estudou em escolas públicas, iniciou os estudos na Escola Antonia Rufino Pereira no sítio Serra do Valério. Depois estudou nas Escolas Joaquim Rufino de Oliveira e na Escola 18 de Dezembro onde concluiu o ensino fundamental. Já o Ensino Médio foi concluído na Escola Estadual Santa Tereza.

Crianças encenam personalidades marcantes de Altaneira

Maysa Valentina Barbosa interpreta Mãe Glória, a parteira (Fotos Alana Maria).
O Arraiá da Escola Municipal Fausta Venâncio, antiga Disneylândia, cativou o público presente na abertura do XVIII Festival de Quadrilhas Juninas de Altaneira ao homenagear personalidades memoráveis do município, que completa seis décadas de emancipação este ano.

Quadrilha junina rouba cena em homenagem a Palito MegaSom e ao Eros Dancing Club

A trajetória de Palito foi narrada pela escola Joaquim Soares Silva,
que surpreendeu com a encenação (Foto: Alana Maria)
O empresário altaneirense Devanilton Soares, o Palito, foi homenageado pela quadrilha da escola municipal de ensino fundamental Joaquim Soares da Silva na noite de ontem, 29, durante a abertura do Festival de Quadrilhas Juninas em Altaneira. Sob coordenação do professor Francisco Uberlândio de Oliveira, a quadrilha narrou a trajetória de Palito desde a juventude sonhadora, passando pelo famoso Eros Dancing Club até o auge da carreira como empresário do ramo da sonorização com a Mega Som.

Comissão Processante inicia trabalhos no processo de cassação do prefeito de Altaneira

Membros da Comissão Processante e servidor requisitado (Foto: Júnior Carvalho)
Reuniu-se na manhã de ontem (29/06) os membros da Comissão Processante instalada para conduzir o processo de cassação do mandato do Prefeito Municipal de Altaneira Dariomar Rodrigues (PT) em virtude denúncia apresentada pela prática de infrações político-administrativas.

Aberto o XVIII Festival de Quadrilhas Juninas de Altaneira

Abertura do Festival de Quadrilhas Juninas de Altaneira (Foto: Italo Duarte)
Foi aberta na noite de ontem (29/06) Ginásio Poliesportivo a décima oitava edição do Festival de Quadrilhas Juninas de Altaneira, com a apresentação das quadrilhas juninas das escolas da rede municipal de ensino e da Escola estadual Santa Tereza.

Menino Gabriel Felipe de Altaneira é destaque na TV Verdes Mares

Imagem capturada da reportagem da TV Verdes Mares via G1CE
Com quase três milhões de visualizações o vídeo do menino Gabriel Felipe imitando os passos do pai em uma apresentação da quadrilha Junina Arraiá do Ribuliço, compartilhado por sua mãe na rede social Facebook, foi destaque na TV Verdes Mares, afiliada da rede Globo no Ceará.

SEMACE libera licença ambiental de instalação ao DER para construção da rodovia Altaneira a Assaré


Foi divulgado na manhã de ontem (28/06), no portal oficial do Município que o prefeito municipal reuniu-se na última quinta-feira com Superintendente Adjunta da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMACE) onde “trataram sobre a liberação do licenciamento ambiental para o asfaltamento da estrada que liga Altaneira a Assaré”.

Informa ainda a nota que na oportunidade foi confirmada a liberação da “autorização ambiental para o início da obra de pavimentação da estrada” que Altaneira a Assaré.

29 de junho de 2018

O que explica Bolsonaro por Érico Firmo

Jair Bolsonaro (PSL) foi recebido por multidão em Fortaleza. Em todas as pesquisas, o Nordeste é a região na qual ele se sai pior. Na CNI/Ibope divulgada ontem, ele tem 7% na região no cenário com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e 10% na simulação sem o petista. Entre os nordestinos, fica atrás de Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT), além do próprio Lula. Mesmo assim, sobretudo em capitais, tem apoiadores o bastante — e suficientemente mobilizados — para promover atos como o de ontem. 

Ele está em Fortaleza, território de Ciro, porque precisa crescer na região. Desde 1989, quem vence no Nordeste vence no Brasil. Mesmo mal nas pesquisas na região, ele deu demonstração de força no Estado nordestino mais difícil para qualquer candidatura que não seja de Ciro ou Lula. Como explicar esse apelo, essa capacidade de mobilizar, particularmente jovens?

Bolsonaro ataca Ciro e critica candidato tucano no Ceará

Jair Bolsonaro (PSC-RJ) foi recebido por apoiadores no Aeroporto em Fortaleza (Foto: Camila de Almeida)
De passagem por Fortaleza ontem (28/06), o presidenciável do PSL Jair Bolsonaro respondeu às provocações do pré-candidato Ciro Gomes (PDT) na corrida eleitoral. Em entrevista, o ex-capitão do Exército disse que não é “psiquiatra para conversar com doido”, referindo-se ao pedetista. Um dia antes, o ex-governador do Ceará havia chamado Bolsonaro de “fascista” e “tosco” e dito que o militar “não é homem suficiente” para comparecer aos debates.

Facebook adota ferramentas de transparência para anúncios políticos



O Facebook divulgou em nota ontem (28/06) que vai adotar no Brasil, antes das eleições deste ano, ferramentas de transparência em anúncios políticos. Os recursos já haviam sido divulgados em maio pela empresa, mas estavam funcionando em poucos países, como nos Estados Unidos. A medida tem como foco as eleições, valendo para conteúdos políticos em geral.

28 de junho de 2018

O perfil ideológico da candidatura Ciro por Érico Firmo


A história política de Ciro Gomes (PDT) já passeou por amplo espectro ideológico nas ações e nas alianças. Dificilmente haja algum partido do qual já não foi aliado - e também adversário. A visão de gestão também mudou ao longo do tempo.

Ciro nunca foi propriamente alinhado a uma escola ou corrente. Desenvolve uma concepção própria. Hoje, está mais para desenvolvimentista.

Câmara de Altaneira instaura processo de cassação do prefeito municipal

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Júnior Carvalho)
Por 8 votos a 1 a Câmara Municipal de Altaneira decidiu na Sessão Ordinária de ontem (27/06) instaurar processo para cassação do mandato do prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT), por práticas de infrações político-administrativas. Dos 9 membros do Legislativo Municipal apenas  vereadora Silvania Andrade (PT) votou contra o recebimento da  denúncia apresentada por este blogueiro.

27 de junho de 2018

Ciro se aproxima da centro-direita

Com o desacordo prévio para uma ampla aliança da esquerda ainda no primeiro turno, o pré-candidato a presidente da República, Ciro Gomes (PDT), deu start para negociação de aliança eleitoral com o bloco de centro-direita. Na semana passada, o partido do pré-candidato se reuniu com DEM PP, PRB e Solidariedade, partidos do chamado centrão.

As últimas duas legendas possuem pré-candidatos ao Palácio do Planalto, incluindo o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), e do empresário Flávio Rocha (PRB).

A TV Cultura tucana virou um circo fascista por Fernando Brito


Vi apenas trechos da entrevista de Manuela D’Ávila no Roda Viva, da TV “Cultura” de São Paulo. Li outros, o que é menos vomitivo que assistir um espetáculo armado de antijornalismo.

Ricardo Lessa, que conheci ainda nos tempos de faculdade, foi tão pouco jornalístico a insistir em perguntas sobre Stálin ou Mao-Tsé-Tung quanto seria a questionar um bispo ou o papa Francisco sobre os inquisidores da Idade Média.

26 de junho de 2018

Roda Viva massacra Manuela: isso é jornalismo? Ricardo Kotscho


Confesso que não consegui ver o programa até o fim, tamanha a minha revolta com o que estava assistindo. Na noite de segunda-feira, o novo Roda Viva, que tinha começado tão bem, desceu ao grau mais baixo do jornalismo de sarjeta, ao literalmente massacrar uma entrevistada.

A vítima foi a valente Manuela D´Ávila, jovem política gaúcha, que teve a ousadia de se candidatar a presidente da República pelo Partido Comunista do Brasil.

Diante de Manuela, o Roda Viva transformou-se em uma tempestade de estupidez e machismo por Renato Bazan

Imagem capturada do programa Roda Viva da TV Cultura
O jornalismo brasileiro sofreu um apagão na noite desta segunda-feira (25/06). Não há outra forma de definir a tempestade de estupidez e machismo em que se transformou o Roda Viva sob o comando de Ricardo Lessa.

A tabelinha entre Camilo e Eunício por Érico Firmo

Camilo e Eunício em ato de inauguração da areninha de Limoeiro do Norte (Foto: Divulgação)
A partida de futebol disputada na noite de sábado para marcar a inauguração da areninha em Limoeiro do Norte é uma das mais contundentes demonstrações da aliança eleitoral entre Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (MDB).

Tempos sombrios por Fernando Costa


Herodes, o Grande, rei da Judeia mandou matar centenas de crianças, segundo a Bíblia, para tentar matar uma única criança. Os tempos eram sombrios.

Os franceses e os ingleses, durante a segunda guerra, separam os filhos de seus pais para protegê-los da brutalidade nazista, com os famosos trens repletos de crianças. Os tempos eram sombrios. 

25 de junho de 2018

João Filho vence quinta etapa do Campeonato Municipal MTB de Altaneira

Com participação de 29 ciclistas de Crato, Campos Sales, Farias Brito e Nova Olinda realizou-se na manhã de ontem (24/06) no circuito da Trilha Sítio Poças a quarta etapa da quinta edição do Campeonato Municipal MTB de Altaneira.

O cratense João Filho venceu mais uma etapa, a segunda seguida, dessa vez com o tempo de 1h39min38, Higor Gomes vencedor das outras três etapas ficou em segundo e Lucas de Brito chegou na terceira colocação. Lindevaldo Ferreira e Jefferson Gomes completaram o Pódio na quarta e na quinta posição, respectivamente.

24 de junho de 2018

Classificação Geral Municipal MTB de Altaneira - Quinta Etapa


O cratense João Filho foi o Campeão da quinta etapa do Campeonato Municipal MTB de Altaneira realizada na manhã de hoje (24/06) no Circuito da Trilha Sítio Poças. Os ciclistas disputam a Camisa Amarela de Campeão Geral. Os altaneirense Higor Gomes foi o vice-campeão e Lucas de Brito chegou na terceira colocação. Lindevaldo Ferreira e Jefferson Gomes completaram o Pódio.

Classificação Veterano Municipal MTB de Altaneira - Quinta Etapa


Os ciclistas com idade igual ou superior a 40 anos acima disputam a Camisa Verde no Campeonato Municipal MTB de Altaneira. Sete ciclistas dessa faixa etária participaram na manhã de hoje (24/06) da quinta etapa do certame realizada no Circuito da Trilha Sítio Poças. O altaneirense Luciano Ferreira foi o Campeão da categoria Veterano C e assumiu a liderança da Camisa Verde que estava com Tico, desde a segunda etapa.

Classificação Jovem Municipal MTB de Altaneira - Quinta Etapa


Os ciclistas com até 23 anos de idade disputam a Camisa Vermelha de Campeão Jovem no Campeonato Municipal MTB de Altaneira. Mesmo sem participar da o ciclista cratense, Francisco Serafim, manteve a liderança da Camisa Vermelha.  Raquel é a segunda colocada e Heron Macário é o terceiro.

Classificação Visitante Municipal MTB de Altaneira - Quinta Etapa


23 ciclistas das cidades Crato, Campos Sales, Farias Brito e Nova Olinda participaram da quinta etapa Campeonato Municipal MTB de Altaneira realizada na manhã de hoje (24/06) no Circuito da Trilha Sítio Poças. Os ciclistas visitantes disputam a Camisa Rosa. João Filho foi o Campeão da etapa e Lucas de Brito chegou na terceira colocação, mantendo a liderança da Camisa Rosa.

Classificação Local Municipal MTB de Altaneira - Quinta Etapa


Apenas 6 ciclistas altaneirenses participaram da quinta etapa Municipal MTB de Altaneira. Higor foi o vice-campeão da etapa e manteve a liderança na Classificação Geral do Campeonato. Lindevaldo Ferreira foi o terceiro colocado na Classificação Geral e também manteve a liderança da disputa pela Camisa Branca com Bolinhas de Campeão Local.

Resultado da Quinta Etapa do Municipal MTB de Altaneira - 2018


O cratense João Filho foi o Campeão da quinta etapa do Campeonato Municipal MTB de Altaneira realizada na manhã de hoje (24/06) no Circuito da Trilha Sítio Poças. O altaneirense Higor Gomes foi o vice-campeão e Lucas de Brito chegou na terceira colocação. Lindevaldo Ferreira e Jefferson Gomes completaram o Pódio da etapa.

Solidariedade deixa a base do prefeito de Altaneira

Empresário Palito, secretário Deza e o vereador Flávio em foto do arquivo do Blog

O empresário José Devanilton Soares, popularmente conhecido por Palito MegaSom, comunicou na tarde de (23/06) ao secretário de Governo do Município de Altaneira, professor Deza Soares que o Partido Solidariedade não mais faz parte da base de apoio ao prefeito Dariomar Rodrigues (PT) em Altaneira.

Altaneira realizará mais edição do Festival Junino


Foi divulgado no portal oficial do Município de Altaneira na manhã de ontem (23/06) que estão abertas as inscrições para o 18º. Festival Junino de Altaneira. As inscrições serão encerradas na próxima sexta-feira (23/06).

Consta ainda a informação que os interessados devem baixar o regulamento e preencher a ficha de inscrição, disponibilizada no portal oficial do Município, no seguinte endereço: www. altaneira.ce.gov.br.

23 de junho de 2018

Administrador de grupo de WhatsApp responde por ofensa entre membros


Administradores de grupos de WhatsApp são responsáveis por ofensas feitas por membros, caso não ajam para impedi-las ou coibi-las. Pelo menos foi com esse entendimento que a 34ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo condenou uma mulher a indenizar outra que foi ofendida por outra membro do grupo no aplicativo em R$ 3 mil. A decisão foi unânime.

Administrador de grupo no WhatsApp é responsável pelas mensagens entre os membros, já que tem o poder de excluir ou adicionar pessoas, decide TJ de São Paulo.

Deputado Genecias presta contas com o Povo de Altaneira

Deputado Genecias Noronha e Palito em Brasília (Foto: arquivo do Blog)
Foi encaminhada na tarde de ontem (22/06) mensagem eletrônica do deputado federal Genecias Noronha (Solidariedade) informando os recursos que viabilizou ao longo dos últimos seis anos para o Município de Altaneira. O deputado ressalta na mensagem que o relatório apresentado é uma prestação de contas com o Povo de Altaneira que sempre o recebeu muito bem.

O equilíbrio de poder no PT cearense por Érico Firmo


A posse de Deodato Ramalho, ontem, na presidência do PT de Fortaleza, é peça importante na definição do equilíbrio de poder no partido, nas proximidades das eleições. 

A rigor, no calendário do partido, não há agora mudança de mandato - nem faria sentido, nas portas da campanha. Ocorre que, na última eleição, Acrísio Sena e Deodato - com apoio da ex-prefeita Luizianne Lins - travaram disputa muito parelha. O resultado foi objeto de recurso em instâncias do partido e estabeleceu-se o impasse. 

22 de junho de 2018

Altaneirense é Campeã da 70ª edição da Prova Ciclística 21 de Junho em Crato


A ciclista altaneirense Raquel Guedes é campeã da 70ª edição da Prova Ciclística 21 de Junho, realizada na manhã de ontem (21/06) em circuito de rua no centro da cidade do Crato.

Débora Mota, da cidade de Fortaleza, foi a vice-campeã e Andreia Alencar de Juazeiro do Norte ficou na terceira colocação. A diferença entre a primeira e a segunda colocada foi de menos de um segundo. As ciclistas completaram após 10 de voltas no circuito.

Temer e Aécio visitam Rodrigo Maia na residência oficial


O presidente da República, Michel Temer (MDB), e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) visitaram na noite ontem (21/06) o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na residência oficial da Casa, localizada no Lago Sul, em Brasília. O encontro foi registrado em primeira mão pelo repórter fotográfico Igo Estrela do portal Metrópoles.

Ao notar a presença do emedebista na região, a reportagem questionou funcionários da segurança da residência de Maia sobre a presença de mais políticos no local. Em resposta, os vigilantes afirmaram que o presidente da Câmara estava “acompanhando outras autoridades”. Logo depois, quando Temer saía, o senador mineiro apareceu pela porta entreaberta.

Seminários discutem formas respeito e valorização das diversidades nas Escolas estaduais

Ana Nunes, Rosenilde Alves, Francisca Rosimar, Nicolau Neto e Homero Henrique em mesa de debate durante o II Seminário Regional Escola Espaço de Reflexão, em Barro-CE (Foto: Fabrício Ferraz)
A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), por intermédio da 20ª e 18º Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 20 e 18), realizaram entre os dias 18 e 20 de junho II Seminário Regional "Escola: Espaço de Reflexão”.

21 de junho de 2018

Vereadores debatem sobre possível pedido de cassação do prefeito de Altaneira


Parte da Sessão Ordinária de ontem (20/06) da Câmara Municipal de Altaneira foi dedicado ao debate sobre a possibilidade de cassação do mandato do atual prefeito de Altaneira Dariomar Rodrigues (PT) por práticas de infrações político-administrativas.

O líder da oposição iniciou o debate afirmando que junto com o grupo de oposição estuda a possibilidade de apresentar denúncia contra o perfeito Dariomar Soares, mas que está triste com o vazamento de documento, informou que acredita que deixou o seu e-mail  aberto na Câmara e que  foi retirado fotos do teor da denúncia, que teria sido compartilhado com algumas autoridades do município.

Após reclamação prefeito de Altaneira responde requerimento dos vereadores

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Júnior Carvalho)
Foram apresentadas na Sessão Ordinária de ontem (20/06) da Câmara Municipal de Altaneira, quatro ofícios do prefeito municipal Dariomar Rodrigues (PT) sobre os requerimentos dos vereadores aprovados em Plenário. Na semana passada os vereadores reclamaram que o gestor municipal não respondia aos requerimentos encaminhados ao Executivo.

20 de junho de 2018

Ciro Gomes é vaiado e deixa evento para prefeitos de Minas Gerais


O pré-candidato à Presidência, Ciro Gomes (PDT), foi vaiado durante a realização do 35º Congresso Mineiro de Municípios, voltado para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores das cidades mineiras, realizado no Mineirão. Após fazer suas considerações iniciais e ser interrompido pela organização, o pedetista se recusou a responder uma nova pergunta e abandonou o evento.

Antes de subir ao palco, Ciro foi aplaudido por parte da plateia. No entanto, o clima mudou após ser interrompido quando respondia a uma pergunta. O pedetista foi questionado sobre repasses da União e como melhorar a arrecadação dos municípios. Em resposta, o presidenciável defendeu a instauração de uma reforma tributária.

Maia Júnior pede afastamento do PSDB


Um dia depois de participar de evento na Câmara de Vereadores de Fortaleza ao lado do governador Camilo Santana (PT), laureado com a Medalha Boticário Ferreira, o titular da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) do Ceará, Maia Júnior, pediu afastamento do PSDB durante o período eleitoral.

Na solicitação, enviada ao partido na manhã de ontem, o secretário não menciona o termo “desfiliação”, o que dá margem para que, passada a campanha ao governo, o empresário se reintegre ao tucanato cearense.

19 de junho de 2018

Vídeo de criança altaneirense em Festival Junino supera meio milhão de visualizações

Imagem capturada do perfil da mãe de Gabriel na rede social Facebook
Um vídeo compartilhado ontem (19/06) pela autônoma Daniele Felipe “viralizou” nas redes sociais. As imagens de seu filho Gabriel Felipe de três anos imitando os passos do pai na apresentação da quadrilha altaneirense “Arraiá do Ribuliço” no Festival de Quadrilhas de Farias Brito, ganharam o mundo.

Vereadores estudam possibilidade de cassação do prefeito de Altaneira


Foi compartilhada via WhatsApp uma peça de denúncia contra o prefeito de Altaneira Dariomar Rodrigues (PT) que supostamente seria de autoria do vereador Professor Adeilton requerendo a instauração de procedimento para cassação do prefeito.

O documento, sem assinatura, é datado da última quarta-feira (13/06) e relata os gastos das diversas secretarias no exercício financeiro de 2017, considerados elevados para os padrões do Município de Altaneira.

Ciro afirma torcer por liberdade de Lula

O pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, disse ontem (18/06) torcer pela liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “o quanto antes”. No Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin pediu que seja incluída na pauta da Segunda Turma do dia 26 de junho um pedido da defesa de Lula para suspender a prisão. Para Ciro Gomes, o resultado do julgamento é imprevisível.

“Fundo de urna e cabeça de juiz ninguém tem a menor ideia do que vem. Então eu torço que o Lula seja o quanto antes posto livre”, declarou Ciro, após participar de um fórum promovido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), em São Paulo.

18 de junho de 2018

Prefeito de Altaneira e duas professoras atendem convocação do Sindicato

Prefeito, dirigentes sindicais e professores na Assembleia do SINSEMA (Foto: João Alves)
O Garoto Beleza João Alves compartilhou na rede social Facebook imagens da Assembleia Geral convocada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (SINSEMA) a pedido de um grupo de professores para tentativa de organização de manifestações ou paralisação das atividades por alguns dias.

Arraiá do Ribuliço conquista seu primeiro título em 2018

Apresentação Arraiá do Ribuliço em Farias Brito (Foto: Italo Duarte)
A quadrilha “Arraiá do Ribuliço” sagrou-se Campeã do XXII Arraiá do Povão em Farias Brito. O Festival organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Farias Brito, realizado na noite de ontem (17/06) contou com a participação das mais tradições quadrilhas da região do Cariri.

Pré-candidato tucano cumpre agenda de moto em Fortaleza

O passeio saiu do Parque do Cocó e se encerrou pelas ruas de Messejana (Foto: Aurélio Alves)
Em passeio de moto com amigos e simpatizantes na manhã de ontem (17/06) em Messejana, o general Guilherme Theophilo (PSDB), pré-candidato a governador do Ceará, disse que tem ouvido reivindicações de motociclistas sobre as taxas do veículo. Em conversa com jornal O POVO, o tucano defendeu o parcelamento do Seguro DPVAT e a criação de um microcrédito para a compra do veículo para os menos favorecidos.

17 de junho de 2018

Blogueiro altaneirense comemora 2 milhões de acessos

Págína inicial do Blog Negro Nicolau na manhã de ontem (16/06)
O professor altaneirense Nicolau Neto Blog comemorou na manhã de ontem (16/06) a marca de expressiva de 2.000.000 (dois milhões) de acessos do seu blog Negro Nicolau (BNN). Na postagem comemorativa o blogueiro reiterou seu discurso quando o Blog atingiu um milhão de acessos.

O poder dos sem candidato


Os eleitores ainda sem candidato podem definir o próximo presidente do País. Ou da próxima. De acordo com o Datafolha, eles chegam a 34% dos eleitores consultados na semana passada – em cinco dos nove cenários de 2º turno testados pelo instituto sobre intenções de voto para a corrida presidencial, atingem percentual maior que o do primeiro colocado. 

Para cientistas políticos e estudiosos ouvidos pelo jornal O POVO, trata-se de um exército de desalentados, cidadãos brasileiros desiludidos para os quais os pré-candidatos ao Planalto que se mostraram até agora – mais de uma dúzia – não podem representá-los. 

O mesmo vale para o Congresso, malvisto por todos e sob desconfiança crescente de uma fatia expressiva da população. 

Nos últimos dias, a reportagem foi às ruas procurar os rostos por trás de um dos maiores índices de intenção de votos brancos, nulos ou sem candidatos já registrados pelo Datafolha em suas séries históricas desde a redemocratização. 

Para seis das pessoas com as quais jornal O POVO conversou, a falta de um postulante a quatro meses das eleições não é mera indecisão. 

Deve-se a fatores que vão da percepção da corrupção à deterioração do cenário econômico, passando por descrença nos políticos e dúvida acerca da capacidade de o futuro presidente governar sem ceder ao fisiologismo da Câmara dos Deputados e do Senado. 

Esse coquetel de desamparo, no entanto, inclui mais ingredientes além da usual dose de confiança quando se trata de ir às urnas para escolher o governante da nação. 

Economista, Mário Leitão, 37 anos, pede licença para dizer uma palavra mais áspera: “É tanta sacanagem no dia-a-dia do brasileiro.

As pessoas não suportam mais a política. Ainda não escolhi candidato por uma dificuldade mesmo: desinteresse. E isso só fez piorar desde o impeachment.”

Segundo ele, a destituição da presidente petista abriu uma caixa de Pandora. 

Se Mário ainda não encontrou “um candidato que represente a mudança”, o comerciante Robério Feijó Ribeiro, 57, até andou pensando num postulante, mas logo desistiu quando se informou um pouco mais sobre a vida do dito-cujo. 

“E, além disso, o presidente não vai governar sozinho. Depende do Senado, do Congresso, que é politiqueiro. Então não adianta nada”, responde. Para ele, a gestão Dilma também é um divisor de águas, mas para o pior: “A vida ficou muito ruim desde a eleição da Dilma. Acho que os problemas começaram ali, com aquela vitória. Perdi totalmente as esperanças”. 

Cientista político e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, Rodrigo Prando relativiza o peso dessa desesperança do eleitorado que se traduz na falta de um candidato faltando tão pouco tempo para as convenções partidárias. 

Prando afirma que há duas dimensões a considerar nesse fenômeno captado pelo Datafolha e confirmado em eleições que foram realizadas recentemente em municípios brasileiros nas quais o grau de abstenção foi muito alto. 

A primeira: “Não há um cenário definido, ou seja, os candidatos não foram colocados. Muitos são balões de ensaios. E o eleitor não se preocupa tanto antecipadamente, mas na véspera”, afirma o cientista. 

O segundo aspecto por trás do exército dos sem-voto, defende o pesquisador, se explica por um fator subjetivo: o humor do brasileiro. “A política está desacreditada e os políticos, desgastados”, analisa ele. “Fora isso, tem a Lava Jato”, continua, “e esse quadro de descrédito acaba piorando o humor, que ainda não está propenso a pensar no cálculo eleitoral”.

Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (Lapem) da instituição, Monalisa Soares adiciona ainda uma variável ao caldo: a potencial ausência da candidatura do ex-presidente Lula (PT).

“A prisão do Lula, mesmo tendo muita adesão do eleitorado mostrada no Datafolha, coloca um cenário de instabilidade para o eleitor. Mesmo tendo preferência, as pessoas vão percebendo que a candidatura é inviável”, afirma a professora. 

Líder das pesquisas de intenção de voto nos cenários em que seu nome é submetido ao eleitor – derrota todos os adversários nas simulações de 2º turno –, o petista, condenado a 12 anos de prisão por crimes investigados na Lava Jato, deve ter sua postulação barrada pela Lei da Ficha Limpa. 

Monalisa assegura que é preciso ter cautela ainda para avaliar o “tamanho do impacto desse desgaste do eleitor”, sentimento que está na base das justificativas de muitas das pessoas que declararam ainda não ter escolhido um postulante. 

Prando concorda: é cedo ainda para qualquer análise de cenário. “O que pode acontecer é que, com o quadro definido, os brancos e nulos diminuam”, diz. “Mas pode ser também que, mesmo com os candidatos definidos, esses brancos e nulos permaneçam. Vamos precisar esperar pra saber.”
Publicado originalmente no portal O Povo Online

16 de junho de 2018

TRE-CE adota novo sistema para cadastrar e convocar mesários


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) adotou novo método para cadastrar mesários e auxiliares que trabalharão nas eleições de 2018. Trata-se do Sistema de Convocação Eletrônica de Eleitores (Convoca-E), ferramenta que permitirá aos cartórios eleitorais de todo o Estado convocar os colaboradores por meio de um endereço na internet.

Ciro ainda na disputa pela aliança com o PSB

O pré-candidato Ciro Gomes (PDT) pode ganhar um aliado forte na disputa pela Presidência da República. O PSB anunciará até o fim de junho qual legenda vai apoiar, e fontes dos dois partidos afirmam que o concorrente mais forte no momento é o PDT. O PT também trava conversas com a sigla.

Quem descarta a aliança com o PT é o pré-candidato ao Governo de Minas Gerais e ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB). “O PSB não deverá se juntar ao PT. Em política nada é tão definitivo, mas, se a decisão fosse hoje, o PSB não estaria com o PT”, afirmou em entrevista coletiva ontem, após participar de evento ao lado de Ciro em Tiradentes (MG).

15 de junho de 2018

Mais um blog em Altaneira


Foi lançado na noite de ontem (14/06) mais um blog na cidade de Altaneira. Palavras do Itim, administrado pelo servidor municipal Italo Duarte, assim como a maioria dos blogues foi montado na plataforma americana blogspot.

Por Lula, Luizianne admite desafiar Camilo Santana


A deputada federal Luizianne Lins (PT) voltou a admitir ir à convenção estadual do PT e disputar o direito de postular o Governo, caso Camilo Santana decida trocar o apoio a Lula por Ciro Gomes, o presidenciável do PDT.

“O Camilo é filiado ao PT e, por maiores que sejam seus vínculos com a família Ferreira Gomes, não se admite que ele não apoie a candidatura de Lula à presidência.”, expõe a parlamentar.

14 de junho de 2018

Vereadores de Altaneira reclamam de requerimentos não respondidos

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Júnior Carvalho)
Parte da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manha de ontem (13/06) foi dedicada a reclamações dos vereadores sobre requerimentos aprovados em Plenário e que nunca foram atendidos ou sequer respondidos pelo prefeito Dariomar Rodrigues (PT) e seus secretários.