28 de fevereiro de 2018

Chuvas de fevereiro ficam 30% acima da média no Ceará


Primeiro mês da quadra chuvosa, fevereiro encerra hoje (28/02) com chuvas 30,1% acima da média do observado no período, em resultado preliminar. Ao longo do mês, a média pluviométrica do Ceará chegou a 154.3 milímetros (mm). 

As boas chuvas, influenciadas pela La Niña e por temperaturas altas do Oceano Atlântico, contribuíram para o registro de aporte em 119 reservatórios dos 155 monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). No entanto, grandes açudes como Castanhão, Orós e Banabuiú têm volume estabilizado, mas sem aportes significativos.

Célia Zanetti por Rosa Fonsêca

Célia teve atuação marcante na virada eleitoral que levou Maria Luiza à Prefeitura de Fortaleza (Foto: Sara Maia)

Célia pegou de cheio os anos de chumbo da ditadura militar. Partiu de Casa Branca (SP) para a capital paulista. Lá iniciou seu curso de Letras na Faculdade Sedes Sapientiae (PUC).

UFC oferecerá disciplina sobre o "golpe de 2016"

Após a Universidade de Brasília (UnB) anunciar que incluirá uma disciplina sobre o "golpe de 2016", a coordenação do curso de História da Universidade Federal do Ceará (UFC) confirmou que também integrará conteúdo semelhante à grade curricular.
Sobre o assunto

A disciplina “Tópicos Especiais em História 4” terá como tema central o “Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia” e iniciará já na próxima quinta-feira (08/03). Planejamento de aulas ainda será definido nos próximos dias. O conteúdo terá abordagem didádica sobre contexto sociopolítico em que ocorreu o impedimento de Dilma Roussef.

27 de fevereiro de 2018

Chuvas interditam estrada Altaneira - Farias Brito

Estrada Altaneira-Farias Brito no Distrito do São Romão (Foto: Joaquim Neto)
O Técnico em Agropecuária, Joaquim Neto, compartilhou na rede social Facebook na tarde de ontem (26/02) a imagem que ilustra esta postagem informando a necessidade da construção de uma “passagem molhada” na estrada que liga os Municípios de Altaneira e Farias Brito na comunidade de Bananeiras no Distrito do São Romão.

Ciro falou obviedade, mas foi inabilidoso por Érico Firmo

Ciro Gomes (PDT) é um falastrão e isso até o Arco do Triunfo de Sobral sabe. Mas, desta vez, não entendi o porquê de o PT ter ficado tão irritado com uma obviedade dita por ele.

Não é que o PT não vá apoiar alguém de outro partido. A própria sigla tem dito que não apoiará ninguém que não seja Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por que achar ruim quando ele diz ser “mais fácil um boi voar do que o PT apoiar alguém”?

Temer cria por Medida Provisória Ministério Extraordinário da Segurança Pública

O presidente Temer em solenidade de assinatura da MP que criou Ministério Extraordinário da Segurança Pública (Foto: Beto Barata)
O presidente Michel Temer assinou ontem (26/02) a Medida Provisória (MP) que cria o Ministério Extraordinário da Segurança Pública. Mais cedo, a Presidência da República já havia anunciado que o chefe da pasta será o atual ministro da Defesa, Raul Jungmann. A posse de Jungmann será hoje (27/02), às 11h, no Palácio do Planalto.

26 de fevereiro de 2018

Há um Ciro que faz e um Ciro que fala por Guálter George

Ciro Gomes é um homem experiente e um político vitorioso. Portanto, seria presunçoso da minha parte oferecer-lhe qualquer lição sobre como se portar para alcançar o sonho de um dia chegar à sonhada presidência da República. 

É gritante, apesar disso, sua incapacidade de se controlar em nome das próprias estratégias, do interesse que é dele mesmo. Esta crise que acaba de criar com petistas parece inexplicável sob qualquer aspecto racional em que seja analisada.

Declaração de Ciro contra PT provoca reação no partido

A declaração do pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) sobre as dificuldades de o PT apoiá-lo nas eleições deste ano causou tensão no partido. Após se reunir com o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), Ciro disse que era “mais fácil um boi voar do que o PT apoiar alguém”. 

A declaração do ex-governador do Ceará foi concedida durante entrevista à rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, na última sexta-feira (23/02)Ciro afirmou que os tribunais vão impedir a candidatura de Lula por conta da Lei da Ficha Limpa. “Lula vai registrar e aí começa com o negócio que a gente sabe: liminar de juiz acolá, puxadinho jurídico pra acolá”, disse classificando a atitude como “miudice política”.

25 de fevereiro de 2018

Blogosfera de Altaneira: um ambiente masculinizado por Nicolau Neto

Os administradores dos cinco blogs altaneirenses mais visualizados em 2017
O campo das ideias e da tomada de posição através da blogosfera ou incitada por ela é bem recente em Altaneira. Antes, discussões sobre esportes, política e religião - curiosamente aqueles ao qual se ouve a mais tola das informações – que não se discute, pois cada um/a tem o/a seu/sua, era motivo de calorosos debates nas ruas, nas praças, no ginásio poliesportivo e em casa e nas calçadas.

O voto que exige atenção do cearense por Wagner Mendes

Os cearense vão eleger 22 deputados e dois senadores para o Congresso Nacional (foto: Divulgação)
A página oficial da Câmara dos Deputados garante, romanticamente, que o “Poder Legislativo cumpre papel imprescindível perante a sociedade do País” desempenhando pelo menos três funções “primordiais” para a consolidação da democracia: “representar o povo brasileiro, legislar sobre os assuntos de interesse nacional e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos”.

24 de fevereiro de 2018

Pedreiro toma posse como deputado estadual pelo PSOL no Ceará

De capacete e com discurso contra o Governo Federal, pedreiro Nestor Bezerra toma posse na AL (Foto: Maximo Moura)
O pedreiro Nestor Bezerra (Psol) tomou posse ontem (23/02) na Assembleia Legislativa como deputado estadual. O político é o segundo operário de construção civil a assumir o cargo na história do Ceará. Há 71 anos ninguém da categoria chega à posição, desde o pedreiro José Marinho de Vasconcelos (PCB), em 1947.

Aproximação de Ivo sinaliza apoio dos Ferreira Gomes à aliança de Eunício e Camilo

Eunício, Camilo e Ivo participaram de evento ontem em meio a afagos e gracejos (Foto: Aurélio Alves)
A anuência dos Ferreira Gomes à aliança firmada entre o governador Camilo Santana (PT) e o presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira (PMDB), não é mais um entrave para consolidar a união. Ontem (23/02), entre gracejos e afagos, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), admitiu que houve pacificação na relação com o senador emedebista, demonstrando que já aceita a aliança. Eunício também teceu elogios à gestão do ex-adversário Cid Gomes, durante liberação de pacote de recursos federais na manhã de ontem no Palácio da Abolição.

23 de fevereiro de 2018

Ex-prefeito de Altaneira rebate líder da “oposição”

O ex-prefeito Delvamberto Soares (PDT) rebateu o vereador Professor Adeilton (PSD) que afirmou no Plenário da última Sessão da Câmara Municipal Municipal de Altaneira que o administrador do perfil fantasma (Fake) é ligado ao grupo político do ex-gestor.

Delvamberto disse que a afirmação “é totalmente leviana”  e que acha engraçado as pessoas que antes elogiavam, comentavam e curtiam as postagens dos “fakes” se sentam ofendidos por hoje se tornaram vítimas.

Primeira etapa do Municipal MTB de Altaneira é adiada em virtude das chuvas

A direção da Associação dos Ciclistas de Altaneira (ACICA) usou as redes sociais na noite de ontem (22/02) para comunicar que em virtude das fortes chuvas caídas na Trilha Sítio Poças, a entidade decidiu por adiar a realização da primeira etapa do Campeonato Municipal MTB de Altaneira.

A eleição com o Capitão por Érico Firmo

Capitão Wagner (PR) não é aventureiro, mas tem senso de oportunidade. Entre esses dois parâmetros, a hipótese de ele ser candidato a governador balança. Agora, com viés de alta. 

A presença do deputado como adversário de Camilo Santana (PT) muda a disputa. Pelo simples fato de que a oposição passa a ter candidato de fato. Nada contra o Psol, partido de valor. Mas, faltam dinheiro, tempo de propaganda, alianças e maleabilidade, atributos essenciais para se ter chance numa eleição majoritária. O Capitão confere competitividade a uma disputa que caminhava para ser por WO.

Papa adverte sobre obsessão de jovens em receber "curtidas" nas redes sociais

O papa Francisco publicou nesta ontem (22/02) sua mensagem para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2018 e advertiu sobre o atual medo que os jovens têm de não serem aceitos pelo que são e que muitos estão se tornando obsessivos em receber "curtidas" nas redes sociais.

A Igreja Católica realizará a  JMJ em nível diocesano em 25 de março, e a mensagem publicada ontem é um "passo a mais no processo de preparação para a JMJ do Panamá, que se realizará em janeiro de 2019", escreveu o papa. 

22 de fevereiro de 2018

Adeilton diz que não é verdadeira a informação que “os vereadores estão vendidos”

O vereador Professor Adeilton (PSD) usou parte do expediente da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira, realizada na manhã de ontem (21/02) para relatar que um perfil anônimo (Fake) na rede social Facebook que vem publicando inverdades sobre a atuação dos parlamentares.

Apesar de dizer que Fake não merece resposta disse que tem certeza que a pessoa que administra o referido perfil é ligada ao ex-prefeito Delvamberto Soares (PDT) pela insatisfação com atual gestão.

Câmara de Altaneira aprova suplementação de mais de 3,4 milhões a pedido do prefeito

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Júnior Carvalho)
Em Sessão realizada na manhã de ontem  (21/02) a Câmara Municipal de Altaneira aprovou, por unanimidade, Projeto de Lei de autoria do prefeito Dariomar Rodrigues (PT) que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no valor equivalente a 20% (vinte por cento) do orçamento de 2018.

O que diz o novo manifesto dos partidos de esquerda

Reunião dos partidos progressistas em Brasília (Foto: Divulgação)
As fundações ligadas aos cinco principais partidos de esquerda brasileiros – PCdoB, PDT, PSOL e PT – lançaram na terça-feira 20 um manifesto cuja ideia é facilitar a união do bloco progressista, dando a essas legendas um "base programática convergente". O PSB, na reta final, decidiu não endossar o documento. O objetivo é que as diretrizes presentes no documento sejam a base de uma "nova maioria política e social" que coloque o Brasil nos rumos de "um novo ciclo político de democracia, de soberania nacional e de prosperidade econômica e progresso social".

Celso de Mello defende que plenário discuta prisão após segunda instância

O ministro Celso de Mello, o mais antigo do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu ontem (21/02) que o plenário da Corte volte a analisar, em breve, se pessoas condenadas e sem possibilidade de recursos na segunda instância da Justiça devem ou não começar a cumprir suas penas de imediato.

“Essa é uma questão extremamente delicada, porque envolve a preservação da liberdade individual, então é preciso que o Supremo Tribunal Federal realmente delibere”, disse Celso de Mello antes da sessão plenária.

21 de fevereiro de 2018

Oitavo Aniversário do Blog de Altaneira

Hoje (21/02) comemoramos o oitavo aniversário do Blog de Altaneira. Nesta data tão significativa fazemos uma balanço de nossas postagens e da receptividade de nossos leitores. Nos últimos doze meses o BA recebeu mais de 710.000 visualizações, e superamos ao longo dos últimos oito anos a marca de 3.240.000 acessos.

Câmara de Altaneira custará mais de um milhão de reais em 2018

Prefeito e vereadores na abertura dos trabalhos de 2018 (Foto: Junior Carvalho)
O prefeito municipal Dariomar Rodrigues (PT) que fixa o valor do Duodécimo da Câmara Municipal de Altaneira para o exercício financeiro de 2018 em R$ 93.801,85 mensais totalizando R$ 1.125.622,25 o valor do repasse anual.

Ciro diz que não buscará apoio de Lula

Entre críticas e elogios ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) disse que não irá buscar apoio do petista. Ciro não esconde que, após anos de aliança com o PT, gostaria de ter o apoio do partido em sua terceira candidatura ao Planalto.

Ele reafirmou seu apoio à reeleição de governadores petistas, sobretudo ao cearense Camilo Santana, Rui Costa, da Bahia, e Wellington Dias, do Piauí. Em coletiva, ele listou alguns dos momentos em que apoiou o PT, como no impeachment de Dilma Rousseff. 

Prefeitos do Ceará têm até o final do mês para aderir ao Internet para Todos

Prefeitos cearenses têm até a próxima quarta-feira (28/02) para aderir ao programa Internet para Todos, lançado ontem no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado (Sebrae-CE). No Ceará, terceiro Estado onde o programa chega, todos os 184 municípios serão beneficiados.

O projeto promete garantir conectividade às localidades que não contam com acesso à internet de banda larga e deve beneficiar 38 milhões de brasileiros. A adesão é feita no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

PTB desiste de indicar Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho

O PTB anunciou há pouco a desistência da indicação da deputada federal Cristiane Brasil (RJ) para o comando do Ministério do Trabalho. Em nota à imprensa divulgada ontem (20/02) no Twitter, o presidente nacional do partido e pai da deputada, Roberto Jefferson, atribuiu a retirada da indicação à “indecisão da ministra Cármen Lúcia em não julgar o mérito neste primeiro semestre”.

Segundo a nota, a decisão do partido “visa a proteger a integridade de Cristiane e não deixar parada a administração do ministério”. O PTB ainda não anunciou o nome que substituirá Cristiane Brasil na indicação ao comando da pasta.

20 de fevereiro de 2018

Governo e oposição articulam-se de olho nas eleições

Camilo e Eunício cumpriram agenda juntos na noite de ontem em Juazeiro do Norte (Foto: Farias Jr)
O dia da chegada da força-tarefa da Polícia Federal e da Força Nacional ao Ceará para reforçar a segurança foi também marcado por intensas articulações políticas do Governo do Estado e da oposição com vistas para as eleições deste ano. De manhã, o deputado estadual Capitão Wagner (PR) reuniu-se com o senador Tasso Jereissati (PSDB) para discutir sua pré-candidatura ao Palácio da Abolição; à noite o governador Camilo Santana (PT) participou de evento ao lado do senador Eunício Oliveira (MDB) em Juazeiro do Norte, onde eles trocaram afagos.

Sem votos, Governo suspende reforma da Previdência

No mesmo dia em que centrais sindicais realizaram protesto em 19 estados brasileiros contra a reforma da Previdência, o Governo Federal suspendeu oficialmente a tramitação da proposta no Congresso Nacional. O anúncio foi feito ontem à noite pelo ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun.

Um dos principais articuladores da reforma, Marun admitiu que não há segurança jurídica para aprovação das mudanças durante a intervenção federal no Rio de Janeiro. A medida impede o Congresso de votar mudanças na Constituição.

Por que as três maiores semanais do País estão com a mesma capa?

A última edição de três das quatro principais revistas semanais brasileiras, Veja, Época e IstoÉ, exibem uma interessante coincidência nas capas, tomadas por uma propaganda do governo federal em defesa da reforma da Previdência. A econômica Istoé Dinheiro também foi às bancas com a capa publicitária.

O anúncio mostra a logomarca do governo federal e traz um aviso de que se trata de uma sobrecapa publicitária, mas páginas nas redes sociais que criticam a cobertura da mídia não pouparam a incrível "coincidência". No anúncio, a foto de um menino e o texto "Reforma da Previdência hoje para ele se aposentar amanhã".

19 de fevereiro de 2018

Ceará registra chuvas em 78 municípios no final de semana

As 10 maiores chuvas do Ceará no final de Semana
De sábado para domingo, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 78 dos 184 municípios cearenses. O maior registro ocorreu em Porteiras, na Região do Cariri, que acumulou 93 milímetros, seguido de Camocim (88mm), Caririaçu (80mm), Umari (55,2mm), Icapuí e Jati (53 mm) e Lavras da Mangabeira (52,4mm).

Capitão Wagner deve disputar Governo do Estado

A definição do nome que fará frente ao governador Camilo Santana (PT) nas eleições está cada vez mais próxima. Isso porque o deputado estadual Capitão Wagner (PR) voltou atrás da sua decisão de concorrer à Câmara Federal e pretende, agora, disputar o Governo do Estado. 

Ele se reunirá hoje (19/02) com o senador Tasso Jereissati (PSDB), líder da oposição no Ceará, para discutir o assunto. A benção do tucano é praticamente a única coisa que falta para a definição. 

Ministro da Justiça descarta intervenção federal no Ceará

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, descartou ontem (18/02) intervenção federal de qualquer natureza no Ceará. Segundo o ministro, a situação na segurança pública no estado não pode ser comparada à do Rio de Janeiro.

Jardim acompanhou, por volta das 22h, na Base Aérea de Brasília, o embarque da força-tarefa de policiais federais e da Força Nacional para Fortaleza, onde os agentes vão dar apoio às forças militares estaduais no combate ao crime organizado, com aval do governador, Camilo Santana, e do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

18 de fevereiro de 2018

Temer anuncia criação do Ministério da Segurança

Crivella e Pezão recepcionaram o presidente Temer no Rio (Foto: Alan Santos)
O presidente Michel Temer anunciou ontem (17/02) no Rio, a criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública. O anúncio é mais uma medida no contexto da guerra ao tráfico de drogas. Para a criação da pasta, o Ministério da Justiça será desmembrado. Temer não respondeu perguntas da imprensa e não falou quem assumiria a nova pasta. “Nós não vamos parar por aí. Muito brevemente, na próxima semana ou na outra no mais tardar, eu quero criar o Ministério Extraordinário da Segurança Pública, que vai coordenar a segurança pública em todo o País, evidentemente sem invadir as competências de cada estado federado”, disse o presidente. A nova pasta será desmembrada do Ministério da Justiça e oficializada por meio de um texto que já está na Casa Civil.

Previdência não será única PEC parada durante intervenção no Rio

A intervenção federal no Rio de Janeiro, decretada na última sexta-feira (16/02) pelo presidente Michel Temer devido ao “grave comprometimento da ordem pública”, ainda precisa ser apreciada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado nos próximos dias para que não seja revogada. 

Se o decreto for aprovado, propostas de emenda à Constituição (PECs) não podem mais ser discutidas, nem votadas pelos parlamentares até o fim do ano, quando termina a vigência da intervenção. As PECs que tramitam no Congresso Nacional tratam de diversos temas, inclusive segurança pública.

17 de fevereiro de 2018

Oposição recorre ao TSE visando cassação do prefeito de Altaneira


A Coligação "MUDANÇA E TRABALHO JÁ", formada pelos partidos PMDB, PSD, PR, PSDB, PRP, PTB e PCdoB, interpôs Recurso Especial Eleitoral em face do acórdão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o qual confirmou os termos da sentença do Juiz Eleitoral, julgando improcedentes os pedidos formulados em Ação de Investigação Judicial Eleitoral, ajuizada ainda no período da campanha por suposta prática de conduta vedada pelos candidatos Dariomar Rodrigues e Charles Leite e pelo então prefeito Delvamberto Soares.

PT se articula para manter apoio no Nordeste

A preocupação do PT é que caciques do MDB cancelem alianças (Foto: Ricardo Stuckert) 
O Partido dos Trabalhadores tem intensificado articulação pelos estados do Nordeste, a fim de evitar debandada de aliados, caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não possa ser candidato ao Planalto. No centro das atenções, estão os emedebistas. Um dos caciques do MDB que Lula já procurou foi o presidente do Senado, o cearense Eunício Oliveira. Eunício e Lula têm encontro marcado para o início de março.

O título é da Beija-Flor, mas a glória é da Tuiuti por Pai Rodney

Há muito tempo a cidade do Rio de Janeiro não se via em tal situação. A prefeitura cortou metade da verba das escolas de samba, não permitiu a utilização do sambódromo para os ensaios técnicos, forneceu uma organização pífia e os dirigentes e carnavalescos tiveram que se virar.

Também queriam confinar os blocos de rua, restringir acessos e acabar com a farra. Os inimigos do povo, do carnaval e da alegria estavam à solta.

16 de fevereiro de 2018

Mais um ex-prefeito de Altaneira se manifesta favorável ao rateio dos recursos do Precatório do Fundef

O ex-prefeito Antonio Dorival de Oliveira anunciou que também é favorável ao rateio dos recursos do Precatório do Fundef com os profissionais do Magistério.

A informação foi publicada no Blog do Vereador Professor Adeilton na manhã de ontem (15/02). O ex-prefeito disse que foi procurado por vários professores e afirmou que estando a frente do município não seria necessário que os professores buscassem a Justiça  para que tivessem seus direitos garantidos.

"Novo não vinga e vamos nós com o velho mesmo" por Érico Firmo

Pela segunda vez em três meses, Luciano Huck desistiu de ser candidato a presidente. Com isso, cai por terra a grande aposta para o “novo” na próxima eleição. Há outras, nenhuma propriamente empolgante. Mais algumas devem surgir. É cada vez mais improvável que vinguem.
  
O meio político procura novidade não porque haja perfil em voga por aí. Faz isso porque sabe que o eleitor está cansado de “tudo isso que está aí”. Não há propriamente novos grupos ou ideias surgindo. Há os velhos e carcomidos nomes em busca de gente mais jovem para representar as mesmas personagens de sempre. Huck, por exemplo, tomou a bênção de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Pode-se gostar ou não de FHC, mas não dá para chamá-lo de novidade.

Huck esbarrou no ótimo emprego que tem na Globo e do qual teria de abrir mão. Além disso, deparou-se com os problemas para se firmar candidato e com os obstáculos a enfrentar numa campanha. Já descobriram que ele comprou jatinho com empréstimo a juros subsidiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Sabe ele lá o que mais poderiam escavacar.

Há várias tentativas de novidade, e outras tantas que tentam passar como se fossem. Do Judiciário, aparece Joaquim Barbosa, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que realmente parece disposto a concorrer. E há Sergio Moro, cotado que sempre nega intenção de disputar. Dos movimentos sociais surge o nome de Guilherme Boulos, que negocia com o Psol - partido que nunca embarca nessa conversa de “novo” na política. Do meio financeiro - e, digamos, de palestras - há João Amoêdo, do Partido Novo.

Huck seria nome realmente estranho à política. É amigo de políticos, circula com eles nos meios sociais, faz campanha. Mas, até hoje parou aí. Amoêdo também, embora já esteja quase ficando velho na tentativa de se apresentar como novidade.

Moro e Barbosa não são do meio partidário, ainda, mas são protagonistas da política na última década. Boulos atua politicamente há muito tempo, mas não na arena institucional. No fim das contas, é capaz de nenhum deles concorrer.

As outras possibilidades de “novo” tentam, na verdade, esconder a idade política. Henrique Meirelles disputou só uma eleição, de deputado federal pelo PSDB, em 2002. Mas, teve de fazer muita política nos oito anos como presidente do Banco Central de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e nos quase dois anos como ministro da Fazenda de Michel Temer (MDB).
João Doria (PSDB) participou da última campanha para prefeito de São Paulo. Antes, foi secretário de Mário Covas na Prefeitura de São Paulo e presidente da Embratur quando José Sarney (MDB) ocupava o Palácio do Planalto. Vão lá mais de mais de 30 anos. Fernando Haddad (PT) disputou duas eleições para prefeito. Antes, ocupou cargos na gestão de Marta Suplicy na prefeitura paulistana e nas gestões de Lula e Dilma Rousseff (PT).

O mais que há por aí nem cara tem de se passar por novo.

Lula, líder de todas as pesquisas, obviamente não é novo. Disputou sete eleições, cinco delas a presidente. Jair Bolsonaro (PSC-RJ) até tenta passar como algo de diferente, como alguém que não se encaixa na política que se faz. Pois saiba que ele disputou ainda mais eleições que Lula: oito.

Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, tenta se colocar como político da nova geração. Já disputou seis campanhas. Jaques Wagner é hoje o mais cotado substituto de Lula dentro do PT. Ele já concorreu sete vezes, além da penca de cargos que ocupou, em diversos níveis.

Geraldo Alckmin (PSDB), esse é que é veterano mesmo. Disputou 12 eleições. Fernando Collor de Mello concorreu oito vezes, e isso porque passou oito anos com direitos políticos cassados, sem poder se candidatar. Ciro Gomes (PDT) tenta há 20 anos romper a dicotomia PSDB/PT. Concorreu em sete eleições. Mesmo número de vezes que Marina Silva (Rede) foi candidata. E há Álvaro Dias (Podemos), de todos eles quem há mais tempo disputa eleição. A primeira de duas dez campanhas foi em 1968.

O novo não vingou e não parece que vingará. O velho não empolga, mas, por exclusão, parece que é o que restará.


Publicado originalmente no portal O Povo Online

15 de fevereiro de 2018

O que pode vir de mentirosos e dissimuladores? por Fernando Brito

Doria jura fidelidade a Geraldo Alckmin e vai de jatinho (via BNDES) com Rodrigo Maia encontrar ACM Neto para discutir a possibilidade de ser candidato pelo DEM.

Prefeito de Altaneira quer suplementação de mais de 3,4 milhões no Orçamento

Com apenas 44 dias do exercício financeiro de 2018 o prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues, apresentou ontem (14/02) Projeto de Lei na Câmara Municipal solicitando abertura de crédito suplementar em percentual equivalente a 20% do orçamento fiscal de 2018.

O Orçamento para o exercício financeiro de 2018 foi estimado em R$ 24.403.317,00 (vinte e quatro milhões, quatrocentos e três mil, trezentos e dezessete reais), com autorização para suplementação no valor de 10% do orçamento fiscal.

Ciro iniciará caravana pelo Cariri em março

Durante a Caravana de Ciro, PDT espera filiar prefeitos, gestores e vereadores (Foto: Francisco Fontenele)
Estacionado com 7% nas pesquisas de intenção de voto, o candidato a presidente pelo PDT, Ciro Gomes, iniciará no próximo mês investida para tomar maior protagonismo na disputa. Com pré-campanha hoje polarizada entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PSC), o ex-ministro fará caravana pela região do Cariri na busca por se firmar como alternativa, uma “3ª via” no pleito.

Açudes ganham água, mas situação segue crítica

Mais de 100 cidades cearenses registraram precipitações durante o Carnaval. A chuva do início da estação levou aporte a 81 açudes, com um total de 16,4 milhões de m³ de água aos reservatórios. O solo está ficando úmido, facilitando o escoamento; o céu está mais encoberto de nuvens, evitando a evaporação; e o melhor da quadra chuvosa ainda está por vir. O cenário é mais positivo, mas não menos preocupante.

“Todo aporte é importante. Algumas bacias, porém, encontram-se em uma situação mais crítica, como no Centro do Estado e no Sertão do Crateús”, avalia o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), João Lúcio Farias.

14 de fevereiro de 2018

Desprezada pela Globo Paraíso do Tuiuti é vice-campeã do Carnaval carioca

Na ala precendente, os "Manifestoches" (Foto: Divulgação)
A Paraíso do Tuiuti foi vice-campeã do Carnaval do Rio, vencido pela Beija Flor. Os dois enredos foram marcados pelo protesto. Os jurados reconheceram: deram 4 notas 10 ao enredo da Paraíso do Tuiuti. Em fantasias, a escola também tirou nota máxima: foram 4 notas 10.

Axé. Meu coração é Tuiuti por Ailton Lopes

Tuiuti, eu já chorei. E foi de emoção, foi com você.

Eu aprendi a gostar da Beija-Flor logo de pequeno. Gostava do Joãozinho Trinta. Do Neguinho da Beija-Flor, das cores, da plástica da escola, do próprio beija-flor....

Portal da Câmara Municipal de Altaneira mais uma vez em situação irregular

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) em cumprimento ao disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) divulgou situação atual dos portais de transparência dos poderes Executivo e Legislativo dos 184 municípios cearenses.

Carnaval no Ceará supera o ano passado em crescimento nos setores

Parte dos turistas veio do Maranhão, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte (Foto: Tatiana Fortes)
O Carnaval 2018 vai deixar saudades não apenas para foliões. Os números ainda não estão fechados, mas setores da economia já comemoram o bom desempenho no Ceará. Apenas a hotelaria chega nesta Quarta-feira de Cinzas com taxa de ocupação em 93%.

Oposição segue "no limbo" e mantém caminho livre para Camilo

Com pouco mais de cinco meses até a definição de quem disputará eleições neste ano, bloco de oposição no Ceará continua “no limbo” sem fechar chapa para concorrer ao Governo do Estado. Mesmo passado o Carnaval, bloco do PSDB, PSD, PR e SD segue com agenda parada que mantém Camilo Santana (PT) como um dos únicos nomes já confirmados para a disputa.

Até agora, todos os principais pré-candidatos da oposição são políticos que têm rejeitado participar na disputa. Principal nome em pesquisas internas, o senador Tasso Jereissati (PSDB) tem negado entrar no páreo e prega “renovação política”. 

13 de fevereiro de 2018

Tuiuti desfila contra retrocesso por Ana Luiza Basilio

Último carro da escola faz crítica ao presidente Michel Temer e à Reforma Trabalhista (Foto: Mauro Pimentel)
Quarta escola a cruzar a Sapucaí no primeiro dia de desfile do grupo especial no Rio de Janeiro, a Paraíso do Tuiuti investiu em um tom político, carregado de críticas sociais. Com o enredo, “Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?”, dos compositores Claudio Russo, Moacyr Luz, Dona Zezé, Jurandir e Aníbal, a escola recontou a história da escravidão no Brasil, nos 130 anos da Lei Áurea, propondo uma reflexão sobre a exploração do trabalho humano.

12 de fevereiro de 2018

Altaneira registra a maior chuva do Cariri no domingo de Carnaval

Depois de dois dias, o município de Altaneira, na região do cariri, voltou a ter precipitações pluviométricas na madrugada de ontem (11/02).

A volta das pancadas de chuvas que tiveram início já na virada do sábado para o domingo, dando aos agricultores e agricultoras motivos para manterem a esperança de uma quadra invernosa boa, pois voltou a chover na cidade alta e em grande intensidade, além de contribuir de forma significativa para afastar o medo que paira sobre os munícipes acerca do plantio.

MPF quer suspensão de leis sobre abordagem de gênero e escola sem partido

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal (MPF), quer que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspenda e julgue a inconstitucionalidade de duas leis municipais que tratam do ensino de questões de gênero e da escola sem partido. 

Para a procuradoria, as regras violam garantias fundamentais do direito à educação.