31 de outubro de 2021

Isolado no G20, Bolsonaro tem agenda esvaziada e é ironizado pela imprensa italiana

A política ambiental de Bolsonaro colaborou muito para o isolamento dele em foros internacionais como o G20, e a ausência na COP26 (Foto: Alan Santos)

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, é um dos únicos líderes do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) que não tem reuniões previstas com outros mandatários, à exceção do presidente italiano Sergio Mattarella, anfitrião do evento que, pelo protocolo, se encontra com todos os líderes presentes em Roma.

30 de outubro de 2021

Bolsa Família chega ao fim após 18 anos

O Bolsa Família foi revogado por medida provisória e seu substituto
ainda não tem fonte de receita definida (Foto: Reprodução/CB)

Ontem (29/10) os beneficiários do Bolsa Família fizeram o último saque de valores do programa. O Bolsa Família com mais de 18 anos de vigência foi revogado por Medida Provisória que criou o Auxílio Brasil, publicada no Diário Oficial da União em 10 de agosto. A MP passou a valer imediatamente, mas ainda terá que ser votada pelo Congresso em até 120 dias para que o novo programa se torne definitivo.

29 de outubro de 2021

Governo proíbe projetos financiados por Lei Rouanet de utilizar linguagem neutra

André Porciuncula, disse a portaria foi publicada em alinhamento com o
Secretario Especial de Cultura, Mario Frias (Foto: Reprodução/Facebook)

Uma portaria publicada no Diário Oficial da União ontem (28/09) proíbe que projetos financiados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet, utilizem direta ou indiretamente, ou ainda façam “apologia” a linguagem neutra. A Portaria foi publicada pela Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, vinculada à Secretaria Especial de Cultura.

28 de outubro de 2021

Altaneira supera a marca de 600 casos de covid19

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na tarde de ontem (27/10) mais um Boletim Epidemiológico da Covid19. O documento confirmando a tendência de alta nos casos, já verificada no boletim anterior que tinha registrado registra seis novos casos de Covid19 em Altaneira.

Com ideais de JK, Pacheco se apresenta como opção para 2022

O presidente do Senado Rodrigo Pacheco, em solenidade concorrida,
se filiou ontem ao PSD  (Foto: Ed Alves)

Com perfil conciliador e defendendo união nacional, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), se apresenta como alternativa para liderar a terceira via nas eleições de 2022. O parlamentar assinou ontem (27/10) a ficha de filiação ao PSD, e o presidente do partido, Gilberto Kassab, já anunciou que o senador será o candidato da legenda ao Planalto.

Aras elogia trabalho da CPI da Covid e promete avançar nas investigações

Augusto Aras recebeu dos senadores e senadoras cópia do
Relatório Final 
da CPI da Covid (Foto: Antonio Augusto)

O procurador-geral da República, Augusto Aras, elogiou o trabalho da CPI da Covid e disse que avançará nas investigações iniciadas pela comissão. O PGR — a quem cabe dar andamento às apurações e denunciar ou arquivar denúncias contra autoridades com foro privilegiado — recebeu, ontem, de senadores, o relatório final do colegiado. O documento pede o indiciamento, entre outros, do presidente Jair Bolsonaro, acusado de nove delitos, como charlatanismo, prevaricação, crimes contra a humanidade e crimes de responsabilidade.

Questionado sobre rachadinha, Bolsonaro se altera e abandona entrevista

 

Antes de abandonar a entrevista na TV Jovem Pan News, o presidente
Bolsonaro disse que não aceitaria provocações (Foto: Reprodução/Facebook)

O presidente Jair Bolsonaro se irritou ontem (27/10) com uma pergunta do humorista André Marinho, do programa Pânico, da TV Jovem Pan News, sobre 'rachadinha'. Em indireta ao filho do presidente, o senador Flavio Bolsonaro (Patriota), o humorista questionou ao chefe do Executivo se "rachador teria que ir para cadeia".

27 de outubro de 2021

Cearenses se dividem na votação do relatório da CPI da Covid

O Senador Tasso votou favorável ao relatório enquanto
o senador Girão votou contra (Fotos: Marcos Oliveira)

Os dois representantes do Ceará na CPI da Covid se dividiram na votação que aprovou ontem (26/10) o relatório do senador Renan Calheiros (MDB-AL) indiciando Jair Bolsonaro por nove crimes na pandemia. Tasso Jereissati (PSDB) votou a favor do texto, enquanto Eduardo Girão (Podemos) foi contra.

CPI encerra atividades e culpa Bolsonaro por tragédia da covid

Integrantes da CPI da Covid logo após o encerramento
das atividades da comissão (Foto: Marcos Oliveira)

Após seis meses de atividades, a CPI da Covid aprovou ontem (26/10) por sete votos a quatro, o relatório final das investigações, que pede o indiciamento de 78 pessoas e duas empresas por suspeita de irregularidades relacionadas ao enfrentamento da pandemia. O primeiro da lista é o presidente Jair Bolsonaro, ao qual o relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), imputou nove crimes, cujas penas somam, ao menos 78 anos de prisão.

26 de outubro de 2021

Luizianne encontra Lula para defender candidatura própria do PT no Ceará

 

Para Luizianne a candidatura própria do PT ao Governo do Ceará 
ajuda na eleição de Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

A deputada federal Luizianne Lins (PT) se encontrou ontem (25/10) com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para mais uma conversa cujo objetivo é o de ver o PT com uma candidatura na disputa ao Governo do Ceará, em 2022. A presidente nacional da agremiação, Gleisi Hoffmann (PR), também esteve presente ao encontro.

Youtube retira do ar vídeo de Bolsonaro sobre vacina e Aids

De acordo com regras da plataforma, o canal do presidente Bolsonaro
ficará suspenso por uma semana (Foto: Reprodução/Youtube)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) continua colhendo as consequências de uma informação falsa propagada durante transmissão na última quinta-feira (21/10). O YouTube retirou do ar o vídeo onde Bolsonaro divulgou uma notícia falsa que associava a vacina contra a covid-19 com a Aids.

25 de outubro de 2021

PDT não tem "candidato natural" para 2022 no Ceará, diz Cid Gomes

 

 Cid Gomes coordenou em Crateús e São Benedito evento do PDT
com pré-candidatos (
Foto: Reprodução/Twitter)

Principal articulador da estratégia eleitoral do PDT no Ceará, o senador Cid Gomes (PDT) destacou que o partido não possui um "candidato natural" para a disputa de 2022 pela sucessão de Camilo Santana (PT) no Estado. Durante o fim de semana, o pedetista coordenou encontros da sigla em Crateús e em São Benedito.

Facebook tira do ar vídeo em que Bolsonaro associou Aids a vacina da covid-19

Esta é a primeira vez que a empresa tira do ar um vídeo
do presidente
 Bolsonaro (Foto: Reprodução/Facebook)

Em decisão inédita da plataforma, o Facebook tirou do ar o vídeo em que o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) divulgou uma notícia que associava a vacina contra a covid-19 com a Aids. O vídeo não está mais disponível nem na página oficial do chefe do Executivo no Facebook, nem no perfil do Instagram. As informações são da Folha de São Paulo.

24 de outubro de 2021

Evandro Leitão assume pela primeira vez governo do Ceará

Pré-candidato a sucessão do governador, Evandro Leitão deve ficar no
comando do Executivo cearense por sete dias(Foto: Aurélio Alves)

O deputado Evandro Leitão (PDT), presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE),  assume amanhã (25/10) o Governo do Estado pela primeira vez. O parlamentar, terceiro na linha de sucessão, ocupa a cadeira de Camilo Santana (PT) enquanto o governador a sua vice, Izolda Cela (PDT) cumprem agenda na Europa. A gestão de Evandro deve durar pelo menos sete dias, já que a agenda de Camilo prevê retorno dele ao Ceará no próximo domingo (31/10).

A 3ª via já atormenta Bolsonaro

Antes preocupado apenas em polarizar com Lula, presidente começa a enxergar
nos nomes de centro uma ameaça ao projeto de reeleição (Foto: Evaristo Sá)

Se antes Jair Bolsonaro apostava todas as fichas na polarização contra o petista Luiz Inácio Lula da Silva, na disputa pela Presidência, em 2022, agora tem de dividir as preocupações com os nomes que começam a surgir como opções de terceira via. Não à toa, seu filho 02, o vereador Carlos Bolsonaro, responsável pelas redes sociais do pai e idealizador da estratégia que funcionou na vitoriosa campanha de 2018, entrou no circuito e verbalizará os pensamentos e ideias do presidente da República contra uma candidatura de centro.

23 de outubro de 2021

Médica cratense é Campeã Cearense de XCO

A Dra. Larissa com os troféus das três etapas do
Cearense XCO de 2021 (Foto: Reprodução/Instagram)

Em virtude da pandemia da Covid19 a edição de 2021 do Campeonato Cearense MTB/XCO foi realizada em apenas três etapas. A ciclista cratense Larissa de Oliveira Cortez Pereira sagrou-se Campeã na Elite Feminino na somatória de pontos.

Brasil perdeu 15% das áreas de água doce

 

O Ceará já sofre com as mudanças climáticas provocadas
pelo aquecimento global (Foto: Fco Fontenele)

O baixo nível atual dos reservatórios que mergulhou o Brasil numa crise hídrica não parece ser um fato isolado. Em todo o país, a água doce disponível para consumo vem desaparecendo da superfície num ritmo assustador: 15,7% dela foram perdidos nos últimos 35 anos. Foram 31 mil km² de área inundada que evaporaram definitivamente nesse período - como se todo o Sistema Cantareira, que abastece a região metropolitana de São Paulo, tivesse sido esvaziado 16 vezes.

Quem ainda acredita em Paulo Guedes? por Vicente Nunes

Para os liberais Guedes rasgou a cartilha para entregar o que Bolsonaro queria (Foto: Marcelo Ferreira)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, se transformou em um zumbi na Esplanada dos Ministérios. Apesar de garantir, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, que continua firme no cargo, todos sabem que ele pediu, sim, demissão, e que só não caiu porque ninguém de peso quer assumir o comando da política econômica do país no atual governo.

22 de outubro de 2021

Bolsonaro e o preço da reeleição por Henrique Araújo

Como tudo que fez na pandemia deu errado, Bolsonaro tenta
outra "estratégia"  (Foto: Aurelio Alves)

No início de outubro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou projeto que propunha a distribuição de absorventes para mulheres de baixa renda. O custo estimado da medida era de R$ 80 milhões. O argumento para rejeitá-la foi de que não havia caixa para bancar esse gasto. Era mentira, claro.

Após assumir o Congresso, Centrão agora dá as cartas no Ministério da Economia

Ao lado de Bolsonaro, Arthur Lira e Ciro Nogueira: os dois são os caciques
do bloco de partidos (Foto: Marcos Correa)

Depois de assumir o controle das articulações do governo com o Congresso, o Centrão dá sinais de que mantém influência, também, nas decisões do Ministério da Economia. O titular da pasta, Paulo Guedes, tem deixado de lado a cartilha liberal e aderido aos interesses políticos dos caciques dos partidos que apoiam o Planalto. Sem entregar o que prometeu, e ainda mais desgastado após o caso de sua offshore em um paraíso fiscal, o economista já não tem o mesmo protagonismo dos tempos de superministro.

21 de outubro de 2021

No Ceará, Bolsonaro diz que CPI só produziu "ódio e rancor"

Durante sua passagem pelo Ceará o presidente Bolsonaro repetiu quase todas
as condutas das quais é acusado pelo relator da CPI (Foto: Aurélio Alves)

Em visita ao Ceará no dia em que se tornou alvo de pedido de indiciamento por parte do relatório da CPI da Covid, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse ontem (20/10) que a comissão do Senado não produziu nada além de "ódio e rancor".

Brasil supera marca de 50% da população totalmente vacinada contra covid

O Brasil atingiu ontem (20/10) a marca de 110.980.594 pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19. Isso representa metade da população brasileira imunizada (50,6%). Ao todo, foram 262.742.705 doses aplicadas, de acordo com o vacinômetro do Ministério da Saúde.

Relatório da CPI da Covid ganha destaque na imprensa internacional

A acusação de crimes contra a humanidade, um dos nove crimes pelo qual o presidente Jair Bolsonaro foi acusado pelo relatório final da CPI da Covid no Senado, apresentado ontem (20/10), foi o principal destaque da cobertura da imprensa internacional sobre o caso.

20 de outubro de 2021

Altaneirense pede desligamento voluntário do Bolsa Família após concessão de aposentadoria

D. Lucimar com a servidora na Unidade do Cadastro Único
em Altaneira (Foto: Reprodução/Facebook)

Quase um mês após Altaneira aparecer na mídia estadual com a informação de que o “Filho do prefeito recebe benefício destinado a pessoas em vulnerabilidade social”, um exemplo de honestidade despertou a atenção dos altaneirenses nas redes sociais.

Relatório da CPI cita "Ceará" 18 vezes

A visita de Bolsonaro Tianguá e Caucaia é um dos fatos mencionados pelo senador
Renan Calheiros por desrespeitos as medidas sanitárias (Foto: Edilson Rodrigues)

O Ceará é citado 18 vezes na minuta do relatório do senador Renan Calheiros (MDB-AL), a cargo de quem esteve a elaboração da peça final que irá apresentar o rol de crimes pelos quais o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve ser acusado.

"Jair Bolsonaro" é citado 94 vezes na minuta do relatório da CPI da Covid

Além do presidente, o senador Renan Calheiros propõe o indiciamento
dos filhos Eduardo, Carlos e Flávio
 (Foto: Edilson Rodrigues)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é a figura principal da minuta do relatório da CPI da Covid feito pelo relator e senador Renan Calheiros (MDB-AL). Além de ter sido indiciado pela suposta prática de 11 crimes, o presidente é citado nominalmente 94 vezes no documento — 80 vezes por “Jair Bolsonaro” e 14 “Jair Messias Bolsonaro”. O texto foi entregue a senadores nesta terça-feira (19/10) e será lido na próxima sessão da comissão.

19 de outubro de 2021

Tasso elogia CPI da Covid e adianta apoio ao relatório, mesmo com divergências pontuais

Para o senador Tasso as mortes pela Covid-19 foram consequência direta
do atraso do governo Bolsonaro na compra de vacinas (Foto: Pedro França)

A CPI da Covid entra na reta final e se prepara para votação do relatório de Renan Calheiros (MDB-AL), prevista para o próximo dia 26. Convidado a fazer um balanço dos seis meses de investigação, o senador cearense Tasso Jereissati (PSDB) elogiou os trabalhos e adiantou ao jornal O POVO que votará a favor do documento, apesar de divergências "aqui ou ali", o que segundo ele "é natural".

Disputa se acirra, João Doria e Eduardo Leite buscam apoio até fora do PSDB

Pré-candidatos tucanos participam de primeiro debate hoje
(Fotos: Valter Campanato e Antonio Cruz)

Ao mesmo tempo em que buscam os votos dos filiados tucanos nas prévias do PSDB, os governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP) mantêm articulações políticas além dos limites partidários. Neste caso, a disputa é sobre quem está mais bem posicionado para liderar uma terceira via em 2022. Os adversários têm dividido a agenda entre os partidários e encontros com empresários e lideranças de outras legendas.

Corregedores Gerais dizem que PEC 05 vai desconfigurar o MP

A presidente do Conselho Nacional dos Corregedores, Luciana Sapha Silveira,
diz que a proposta não leva questões técnicas em consideração e que
não houve diálogo com corregedores (Foto: Reprodução/CNCGMP)

Corregedores Gerais da União estão em Brasília pleiteando diálogo com o Congresso Nacional para discutir a PEC 05/21, a chamada “PEC da Vingança''. Em reunião na manhã de ontem  (18/10), o Conselho Nacional dos Corregedores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNCGMP) apontou que não houve qualquer tentativa de debate para entender a demanda. Além disso, questões técnicas sobre a proposta também não foram solicitadas para embasar o texto.

18 de outubro de 2021

CNBB cobra punição a deputado bolsonarista por ofensas

O presidente da CNBB, D. Walmor Oliveira de Azevedo, afirma que os ataques
aos religiosos foram feitos “com ódio descontrolado” (Foto: Carlos Vieira)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) repudiou os ataques sofridos pela instituição, pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e pelo papa Francisco em discurso do deputado estadual Frederico d’Ávila (PSL). Na quinta-feira, o parlamentar chamou os religiosos de “safados”, “vagabundos” e “pedófilos” na tribuna da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

17 de outubro de 2021

"Vamos colocar a terceira via no segundo turno", afirma Eduardo Leite

Eduardo Leite acredita na convergência para que a alternativa se viabilize e se tenha a menor dispersão de nomes no centro (Foto: Gustavo Mansur)

Concorrente na disputa interna do PSDB que vai definir o candidato tucano na corrida pelo Planalto, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, assegura que haverá representante da terceira via no segundo turno das eleições de 2022. Embora o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderem as pesquisas de intenção de voto com ampla vantagem, o gestor gaúcho acredita que os altos índices de rejeição de ambos farão com que um deles não avance à rodada final de votação. 

16 de outubro de 2021

Tribunal de Justiça empossa 18 juízes e 10 juízas que reforçarão comarcas do Interior do Ceará

A solenidade foi conduzida pela presidente do Tribunal, des. Maria Nailde,
no auditório da Esmec na Capital (Foto: Reprodução/ TJCE)

O Interior do Estado ganhará o reforço de novos juízes e juízas para atender as demandas da população cearense. Ao todo foram 28 os empossados, sendo 18 juízes e 10 juízas magistrados em solenidade conduzida pela presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, realizada ontem (15/10) no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), seguindo todos os protocolos da vigilância sanitária para preservar a saúde dos participantes contra a Covid-19.

Altaneira volta registrar novos casos de Covid19

O Boletim da Covid19 divulgado na tarde de ontem (15/10) pela Secretaria Municipal de Saúde registra seis novos casos de Covid19 em Altaneira. Registrou-se ainda nove casos suspeitos em isolamento domiciliar. A secretária municipal de Saúde, Marcia Moura, não se manifestou sobre os novos casos do Município.

Carreata encerra Festejos da Padroeira em Altaneira

 A imagem da santa percorreu a principais ruas da cidade (Foto: Reprodução/Facebook)

Em virtude da pandemia da Covid19, pelo segundo ano consecutivo, os Festejos da Padroeira de Altaneira ficou restrito as atividades religiosas. As novenas e as missas foram realizadas na Igreja Matriz com número reduzido de fiéis e transmitidas ao vivo pela página da Paróquia no Facebook. 

Governador autoriza templos religiosos funcionar com capacidade total no Ceará

 

A decisão foi anunciada em transmissão ao vivo, após deliberação do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia  (Foto: Reprodução/Facebook)

A partir de hoje, igrejas e templos religiosos podem funcionar com capacidade total. Com manutenção de indicadores positivos com relação ao enfrentamento da Covid-19, Estado avançou com liberações importantes para diversos setores, anunciou o governador Camilo Santana (PT) na tarde de ontem (15/10).

15 de outubro de 2021

Santa Teresa no Blog de Altaneira

Recorte das imagens que ilustraram as postagens sobre Santa Teresa no BA 

No dia da Padroeira de Altaneira de Altaneira prestamos a nossa homenagem aos devotos de Santa Teresa D`Ávila respostando as principais postagens do Blog de Altaneira sobre a “Doutora da Igreja”, beatificada em 1614 e canonizada em 1622.

Altaneirenses criticam postura da bancada do PT na Câmara Municipal

Bancada do PT na Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Divulgação/CMA)

Logo após os vereadores e vereadoras do PT de Altaneira aprovarem projeto de lei de autoria do prefeito Dariomar Rodrigues, também do PT, revogando lei que autorizava a antecipação do 13º dos servidores municipais na data do seu aniversário, vários servidores e servidoras usaram as redes sociais para criticar a bancada do Partido dos Trabalhadores.

Lula reage a Ciro e acentua divisão na esquerda

Nas redes sociais, Lula e Ciro trocam críticas e antecipam embate de 2022
 (Foto: Reprodução/Twitter)

Um dia após se envolver em um bate-boca público nas redes sociais com a ex-presidente Dilma Rousseff, por causa da afirmação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria conspirado pelo impeachment de sua sucessora, o pré-candidato do PDT ao Planalto, Ciro Gomes, se manteve no embate, desta vez com o líder petista.

Ciro abaixa o tom, mas não recua: "Coloquei o dedo na ferida do PT"

Em vídeo publicado em suas redes sociais, pedetista justificou as afirmações, mas manteve acusações (Foto: Reprodução/Twitter)

O ex-governador do Ceará e pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, publicou ontem (14/10) em suas redes sociais um vídeo no qual justifica as declarações sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter articulado o impeachment de Dilma Rousseff. 

14 de outubro de 2021

Vereadores e vereadoras do PT aprovam retirada de direitos dos servidores municipais de Altaneira

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: João Alves)

Foi aprovado ontem (13/10) na Câmara Municipal de Altaneira um projeto de lei de autoria do prefeito Dariomar Rodrigues (PT) que revoga Lei Municipal sobre o direito do servidor antecipar, integralmente, o décimo terceiro salário na data do seu aniversário.  O benefício foi instituído na primeira gestão do ex-prefeito Delvamberto Soares (PDT) e foi cumprido no primeiro mandato do atual prefeito.

Ciro e Dilma protagonizam duro embate nas redes sociais

Embate entre Ciro e Dilma foi dos assuntos mais comentados nas redes sociais (Fotos: reprodução/Twitter)

Dias após propor "trégua" com petistas por atos contra Jair Bolsonaro (sem partido), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) voltou a protagonizar embates com líderes do PT nas redes. Na tarde de ontem, foi a vez de Dilma Rousseff virar alvo do pedetista, que acusou o ex-presidente Lula de ter "conspirado" pelo impeachment da petista em 2016. Em resposta, Dilma acusou Ciro de "mentir de maneira descarada" e de atacar o PT de olho em ganhos eleitorais.

Presidente do PDT afirma que PT trabalha 24 horas por dia para impedir o crescimento de Ciro

Em entrevista ao Estadão, Ciro disse estar seguro “que o Lula conspirou
pelo impeachment da Dilma” 
(Foto: Marlene Bergamo)

O cenário político de ontem (13/10) foi marcado por troca de ofensas entre pedetistas e petistas nas redes sociais. Tudo teve início após uma briga entre o presidenciável Ciro Gomes (PDT) e a ex-presidente Dilma Rouseff (PT) pelo Twitter. Em entrevista à Carta Capital, Carlos Lupi lembrou a rivalidade histórica entre PT e PDT durante a disputa de Lula e Leonel Brizola em 1989, e disse ainda que o Partido dos Trabalhadores trabalha 24 horas por dia para impedir o crescimento de Ciro.

13 de outubro de 2021

Evento mistura feira, fórum e cavalgada em Altaneira

A cavalgada (sem máscara) foi um dos eventos realizados em Altaneira no
feriado da Padroeira (Foto: Reprodução/Facebook)

Batizada de “FEST FEIRA” foi realizada ontem (12/10) em Altaneira uma programação envolvendo as secretarias municipais, produtores rurais, sociedade civil e devotos de Santa Tereza D’Ávila.

"Pátria amada não pode ser pátria armada", diz arcebispo de Aparecida

O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, recebeu o presidente
Bolsonaro após a missa da tarde (Foto: Bruno Castilho)

O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, afirmou que "para ser pátria amada (o Brasil) não pode ser pátria armada". A declaração foi feita durante a missa das 9 horas, realizada no Santuário da cidade paulista nesta terça. Sem citar nomes, o religioso também criticou a disseminação de notícias falsas pelo País.

12 de outubro de 2021

Os deuses, deusas e as religiões no Blog de Altaneira

Os relatos sobre Tupã, Zeus, Odin, Oxalá, Jesus Cristo e Maomé foram postados no primeiro ano
do BA (Foto: Reprodução/Crédito nas postagens)

Um(a) desavisado(a) leitor(a), em comentário anônimo, acusou o BA de está à serviço da Igreja Católica. O comentário foi a motivação para um levantamento sobre os deuses, as deusas e as religiões neste espaço. Quase todas as postagens sobre a mitologia, divindades e crenças foram postadas no primeiro ano do BA. Vamos ao resumo:

Vídeo assimila Bolsonaro a criança mimada e viraliza nas redes

Vídeo traz personagem que imita o presidente lidando com as inúmeras polêmicas que rondam seu governo (Foto: Reprodução/Twitter)

Sob o título “O Brasil não é um brinquedo”, um vídeo satírico que assimila a figura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a uma criança mimada ganhou grande repercussão nas redes sociais nesta terça-feira (12/10), Dia das Crianças.

Ceará foi o estado do Nordeste que mais vacinou contra a covid19

O Ceará registra o maior índice de vacinação contra a Covid-19 entre os nove estados do Nordeste. Com 44% da população cearense que completou o esquema vacinal contra a doença (duas doses de AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou dose única da Janssen), o Estado aparece em 1ª lugar entre as regiões. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, atualizados às 20h10min, desse domingo, 10.

Vaga no STF provoca guerra aberta na base do governo

Aliado próximo do presidente Bolsonaro, o pastor Malafaia trabalha
pela aprovação do ex-AGU ao STF (Foto: Isac Nóbrega)

A demora da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado em sabatinar o ex-advogado-geral da União e pastor presbiteriano André Mendonça — indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) — provoca um cabo de guerra entre setores de sustentação do governo: evangélicos e Centrão.

11 de outubro de 2021

Partidos de esquerda buscam o rumo eleitoral em 2022

Os partidos de esquerda começam a se articular para as eleições de 2022. As lideranças políticas defendem a ampla união das frentes para derrotar o presidente Jair Bolsonaro no próximo pleito. Os desafios estão em evitar a pulverização da esquerda e escolher um nome forte para ser eleito. Reconhecer o “fator Lula” também é debatido entre as lideranças. O petista figura, atualmente, como o principal adversário de Bolsonaro e favorito para ganhar as próximas eleições. Uma pesquisa Quest/Genial divulgada na última semana mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em todos os cenários testados para primeiro turno, aparece na liderança com larga vantagem para o segundo colocado, Bolsonaro.

Centrão e evangélicos entram em embate por vaga no Supremo

O presidente Bolsonaro responsabiliza o senador Alcolumbre de segurar a sabatina do ex-ministro Mendonça (Fotos: redes sociais)

O presidente Jair Bolsonaro começa a semana com nova dor de cabeça, em um caso que mistura política e religião. A crise da vez foi aberta com a ofensiva do Centrão para indicar um nome para a cadeira vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), o que provocou a ira dos evangélicos, um dos últimos redutos de apoio bolsonarista. A temperatura subiu tanto a ponto de o pastor Silas Malafaia, um dos principais conselheiros do presidente, anunciar, para hoje, a divulgação de um vídeo com denúncias contra dois ministros do governo. Segundo ele, “será um arrasa quarteirão!”.