28 de fevereiro de 2014

O que acontece com a Banda de Música?

Reunião de Planejamento das ações da banda para o ano de 2014 (Foto: João Alves)

O vereador Professor Adeilton denunciou em Plenário na Câmara Municipal e publicou em seu Blog que a BANDA DE MÚSICA PADRE DAVID MOREIRA ESTA SUCATEADA E CLAMA POR SOCORRO, assim mesmo em Caixa Alta. A Secretária Municipal de Cultura, Ana Maria Rodrigues, em nota reconheceu os problemas e prometeu buscar soluções. 

TSE aprova novas regras para as eleições de outubro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou ontem (27/2) três resoluções com novas regras para as eleições de outubro. As normas alteraram algumas regras de propaganda eleitoral, registro de candidaturas e arrecadação para as campanhas eleitorais. 

As medidas foram apresentadas pelo ministro Dias Toffoli, com objetivo de disciplinar as regras para as eleições deste ano. 

27 de fevereiro de 2014

Maioria dos municípios não atendeu recomendação do TCM em relação ao Carnaval

A maioria dos 44 prefeitos notificados pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) não havia entregado, até o fim da tarde de ontem, as justificativas sobre suas festas de Carnaval. Até as 16h30min, a Corte havia contabilizado apenas 18 respostas, e já cogitava esticar o prazo até a manhã de hoje. 

As justificativas serão analisadas pelos relatores, que terão de decidir, até sábado, se mantêm as festas, se limitam as atrações ou se instauram de tomadas de contas especiais nas gestões. A Corte diz que vai dar tempo. 

Com show repleto de baladas, Elton John, emocionou os fãs em Fortaleza

Elton John em palco montado na Arena castelão (Foto: Raimundo Soares Filho)
Batizada como “Follow the yellow brick road”, a turnê que Elton John trouxe à capital cearense comemora os 40 anos do disco Goodbye yellow brick road, lançado em 1973. E foi esse tempo que mais despertou o interesse. Embora não tenha sido suficiente para lotar o estádio, o público não fez feio e preencheu cerca de 70% da capacidade da Arena na noite de ontem (26/01).

26 de fevereiro de 2014

Altaneira promove II Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil

Participantes durante realização da II Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Foto: Seagri)
Representantes do poder público, de entidades sindicais, associações, funcionários e demais membros da sociedade do município de Altaneira estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 25, no auditório da Secretaria de Assistência Social com o propósito de realizar a II Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil – II CMPDC.

Um clássico sobre o mito Padre Cícero

Muitos são os livros de referência sobre o Padre Cícero. Como toda figura em torno da qual se desenrolam grandes acontecimentos, sua imagem é marcada por um sem-fim de polêmicas. Assim, a literatura que dá conta desse fenômeno cultural nordestino tende a variar no escopo entre religião e política, pelos extremos da veneração e da acusação de caudilhismo.

As abordagens sobre o tema tratam o mito ora como precursor da Teologia da Libertação (O padre Cícero e a opção pelos pobres, Neri Feitosa), ora como representante do coronelismo sertanejo (O político Pe. Cícero, Maria Laudícia Holanda), e em crônicas de olhar local (Joaseiro Antigo, Otávio Aires de Menezes) e reportagem biográfica (Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão, Lira Neto).Todos com muito valor em conteúdos e angulações. 

25 de fevereiro de 2014

Projeto que reduz vencimentos de professores será retirado de pauta na Câmara

Professores em reunião com o prefeito e secretários em Altaneira (Foto: João Alves)
Em reunião com os professores da rede municipal de ensino, efetivos e temporários, realizada ontem (24/02) no auditório da Escola Municipal 18 de Dezembro, ficou decidido que o prefeito municipal, Delvamberto Soares, encaminhará Mensagem solicitando a retirada do projeto de lei que definia os vencimentos dos professores contratados de forma temporária para o ano de 2014. 

Eunício diz que aliança com tucanos é especulação da Veja

O senador Eunício Oliveira (PMDB), pré-candidato ao governo cearense, negou ontem que esteja conversando com o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) com o fim de montarem chapa para a eleição de outubro. 

Segundo nota publicada ontem (25/02) no portal da revista Veja, Eunício estaria se aproximando de Tasso para que um apoie o outro contra os candidatos ao governo e ao Senado que venham a ser lançados pela coligação encabeçada pelo governador Cid Gomes (Pros). 

24 de fevereiro de 2014

Altaneirenses conquistam medalhas no campeonato cearense de Kung Fu

Ilderlan , Cleodimar, Sifu Batista e Marcos com a bandeira de Altaneira em Fortaleza (Foto: acervo pessoal do Cleodimar)
Os atletas altaneirenses Ilderlan Rodrigues dos Santos, Cleodimar Rodrigues de Sousa e Marcos José Ferreira Lima, participaram no último final de semana da primeira etapa do Campeonato Cearense de Kung Fu, realizado Federação Cearense de Wushu Kung Fu em Fortaleza. 

Blog evangélico comemora três anos com quase 200.000 acessos

O Blog da Igreja Internacional Graça de Deus em Altaneira, comemora hoje três anos de seu lançamento na rede mundial de computadores.

Na postagem de comemoração o administrador e obreiro Vinicius Freire informa que até o dia de hoje foram 681 postagens das quais, 103 referentes à nossa Igreja local, 220 mensagens, 170 noticias da Igreja da Graça e do mundo gospel em geral, 49 referentes a filmes gospel, 37 estudos bíblicos, 83 reflexões, 8 testemunhos. 

Sindicato reúne professores em Assembleia para discutir reajuste

Assembleia dos Servidores de Altaneira no SINSEMA (Foto: Francisco Adeilton)
O Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (SINSEMA) reuniu em Assembleia cerca de 35 professores para debaterem sobre reajuste salarial. Segundo o professor Francisco Adeilton a convocação da Assembleia se deu por solicitação da professora Maria Nubia Oliveira, que exerceu o cargo de Secretária Municipal de Educação na gestão anterior. 

23 de fevereiro de 2014

Mais um altaneirense na Europa

Inúmeros universitários surgem no cenário acadêmico com o sonho de realizarem a experiência de um intercâmbio, seja para aprenderem um novo idioma ou para aprimorarem seus conhecimentos em uma área específica. 

O jovem professor Ermeson David de Oliveira, como um destes jovens, sempre sonho que um dia iria pisar os pés em outro país e em outro continente.

22 de fevereiro de 2014

Homenagens ao Blog de Altaneira

Comemoramos ontem (21/02) o quarto aniversário do Blog de Altaneira. Ao longo do dia recebemos várias homenagens através de ligações telefônicas, mensagens, e postagens de leitores, políticos, amigos e parceiros.

Uma das primeiras homenagens que recebemos foi uma ligação internacional da amiga Dheva Caldas Lacalle, atualmente domiciliada na Espanha parabenizando pela aniversário do Blog e agradecendo pela oportunidade de acompanhar os fatos de nossa cidade.

Altaneira em Revista é lançada com grande expectativa de sucesso

Público presente no lançamento da revista em Altaneira (Foto: João Alves)
Foi lançada na noite de ontem (21/02) no Auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social a primeira edição da Altaneira em Revista, idealizada pela Rede Blogs de Altaneira, com tiragem inicial de mil exemplares e a pretensão de periodicidade bimestral. A primeira edição foi uma síntese das postagens dos primeiros 4 anos do Blog de Altaneira.

21 de fevereiro de 2014

Quarto Aniversário do Blog de Altaneira


Hoje comemoramos o nosso quarto aniversário. A nossa primeira postagem foi disponibilizada às 08:20h. do dia 21 de fevereiro de 2010, com o título “Aviso Importante”, onde anunciamos o seu lançamento e advertíamos que o Blog de Altaneira, é uma pagina sem fins lucrativos e visa tão somente promover e divulgar nosso Município, propiciando um espaço para discutirmos política, cultura e outros temas de interesse coletivo.

Estatísticas do Blog de Altaneira no seu quarto ano

Visão geral das visualizações do Blog de Altaneira
Comemoramos hoje (21/02) o nosso quarto aniversário com uma audiência extraordinária, superior a muitos blogs de cidades maiores como Crato, Juazeiro e Barbalha, o que nos coloca entre os blogs mais acessados no interior do Estado do Ceará. Este mês superamos a marca de 1.300.000 visualizações e em fevereiro de 2011 comemorávamos 100.000 acessos. (clique aqui e confira)

20 de fevereiro de 2014

Presidente Lélia anuncia que votaria contrário a projetos do Executivo

A vereadora Lélia de Oliveira (PCdoB), atualmente presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Altaneira, anunciou na última Sessão ordinária do Legislativo realizada na terça-feira (18/02) que votaria contrário aos dois projetos enviados pelo prefeito municipal, Delvamberto Soares, para deliberação da Casa.

A informação foi publicado no Blog do vereador Edezyo Jalled na manhã de ontem e noticia que a presidente afirmou que o líder do prefeito, vereador Flávio Correia (Solidariedade) agiu corretamente em pedir vista dos projetos que estavam na pauta, uma vez que se a comissão tivesse dado o parecer aos projetos ela votaria contrário.

Aliado de Aécio, Azeredo renuncia ao mandato

Principal réu no processo do mensalão tucano, Eduardo Azeredo (PSDB-MG) renunciou ontem ao mandato na Câmara dos Deputados. A carta foi entregue pelo filho do deputado, Renato Azeredo, ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Ex-presidente do PSDB, Azeredo teve sua prisão sugerida pela Procuradoria-Geral da República no último dia 7 sob a acusação de liderar esquema de desvio de recursos de estatais mineiras para sua campanha à reeleição ao governo de Minas, em 1998. 

19 de fevereiro de 2014

Vereador Adeilton nega acusação de enriquecimento ilícito de secretários


Em comentário a postagem do Blog de Altaneira na rede social Facebook o vereador Adeilton (PP) negou que tenha relatado ou acusado os secretários municipais de enriquecimento ilícito.

O vereador disse que apenas relatou que existe desconfiança no patrimônio de alguns secretários, pois alguns populares desconfiam e pedem que os vereadores investiguem. 

Secretário de Finanças lança nota sobre "enriquecimento ilícito”

O Secretário Municipal de Administração e Finanças Ariovaldo Soares, lançou na noite de ontem (18/02) na rede social Facebook nota endereçada à Câmara Municipal e ao Povo de Altaneira, rebatendo acusações de suposto "enriquecimento ilícito de secretários municipais" lançada pelo vereador Professor Adeilton (PP) na última Sessão Plenária.

O secretário cita que ao generalizar, o vereador enlameia todos os secretários municipais de Altaneira sem a apresentação de nenhum prova. “Há, no caso concreto uma inversão de valor, pois quem acusa cabe a obrigação da prova. Entretanto já somos todos suspeitos” postou Ariovaldo. 

Crise na aliança inicia articulações para sucessão estadual

Com pouco mais de quatro meses até o prazo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para definição de candidatos para a eleição deste ano, intensificaram nessa semana as articulações para formação de chapas para a disputa.

Se ainda há muita “água para rolar” até o 5 de outubro, um elemento já parece certo nos bastidores da política cearense: dificilmente marchará unido o bloco Pros, PMDB e PT - arco de alianças que governa o Estado desde 2006.

18 de fevereiro de 2014

Deputado Genecias Noronha reuniu prefeitos na Capital

Prefeitos e seus representantes reuniram-se com o deputado Genecias Noronha em Fortaleza (Foto: Rafael Cavalcante)
Na tarde desta segunda (17/02), o Deputado Federal Genecias Noronha (Solidariedade) recebeu em Fortaleza prefeitos de sua base aliada. A reunião teve como tema a análise do cenário político atual. Os presentes debateram sobre as possíveis indicações do governador Cid Gomes.

Altaneira em Revista será lançada nesta sexta-feira (21)

Exemplares da Altaneira em Revista (Foto: Raimundo Soares)
Será lançada na próxima sexta-feira (21/02) no Auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social a primeira edição da Altaneira, sob a responsabilidade da rede Blogs de Altaneira que é formada pelos administradores dos principais blogs da cidade. 

Candidatura de Eunício é questionada por lideranças do PMDB

Apesar de vista como “martelo batido” pela maior parte dos atores políticos do Estado, candidatura de Eunício Oliveira (PMDB) ao Governo do Estado parece ainda não ser unanimidade definitiva entre o próprio partido do senador.

Em entrevista ao Jornal O POVO, lideranças regionais do PMDB no Ceará demonstraram desconforto com a forma como o processo de candidatura do senador vem sendo conduzido no Estado. “Eunício não está dando espaço para que as pessoas falem o que pensam, darem seus conhecimentos”, diz o deputado federal Danilo Forte (PMDB). 

17 de fevereiro de 2014

Em concorrida solenidade Geraldo Ananias lança livro em Altaneira

Abertura da solenidade de lançamento do Livro em Altaneira (Foto: João Alves)
O escritor cearense, radicado em Brasília, Geraldo Ananias Pinheiro, lançou na noite de ontem (16/02) o seu quinto livro “A Força de um Mistério”. Geraldo é funcionário aposentado do Banco do Brasil, ex-professor da Fundação Educacional do Distrito Federal, matemático e advogado com pós-graduação em Direito Público e sócio efetivo-acadêmico do Instituto Cultural do Cariri.

Integra do discurso do escritor Geraldo Ananias por ocasião do lançamento do livro A Força de um Mistério em Altaneira

Excelentíssima Senhora Presidente da Câmara, vereadora Lélia de Oliveira, por intermédio de quem cumprimento os demais componentes da Mesa e todos os parlamentares desta insigne Casa;
Excelentíssimo Senhor Prefeito, Delvamberto Soares, por intermédio de quem cumprimento os senhores secretários;
Estimado amigo João Ivan Alcântara, ex-prefeito desta cidade;
Demais autoridades aqui presentes;
Queridos familiares;
Minhas senhoras, meus senhores;

Boa-noite a todos! 

Em caso de rompimento, Guimarães diz que PT fica com Pros

Guimarães durante plenária regional do PT em Sobral (Foto: Blog do Campo Democrático)
Os sinais de racha na atual aliança que sustenta o Governo do Estado ficam cada vez mais evidentes e o rompimento parece questão de tempo. Mesmo com as articulações ainda em curso, o deputado federal José Guimarães – principal articulador do PT no Ceará – já avisa que, caso não haja entendimento, o partido vai ficar ao lado do Pros. É a primeira vez que a preferência pelo partido do governador Cid Gomes é declarada abertamente. O senador Eunício Oliveira (PMDB), que pretende ser candidato a governador, interpreta a postura de Guimarães como sinal de rompimento e diz que vai levar as declarações ao conhecimento do partido.

16 de fevereiro de 2014

Deputado Genecias Noronha disponibiliza recursos da União para Município de Altaneira

Prefeito Delvamberto, Deputado Genecias e o empresário Palito em Brasília (Foto Arquivo do Blog)
O Prefeito Delvamberto Soares compartilhou na rede social Facebook na tarde de ontem (15/02),ofício do deputado Genecias Noronha (Solidariedade)  comunicando a Liberação de Recursos Financeiros, através de Emenda Individual de sua autoria,  visando melhorias na Estruturação de Rede de Serviço de Atenção Básica de Saúde no valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais). 

Senado vai discutir legalização da maconha

Segundo o senador Cristóvam Buarque, o Congresso "não pode se negar" a discutir tema (Foto: Pedro França)
O Senado vai começar a discutir a legalização do consumo da maconha depois que mais de 20 mil pessoas apoiaram sugestão de iniciativa popular que sugere a regulação do seu uso recreativo, medicinal e industrial. A proposta prevê regulamentar o consumo da maconha, como já ocorre com bebidas alcoólicas e cigarros. Também permite o cultivo caseiro, o registro de clubes de cultivadores e o licenciamento de estabelecimentos de cultivo e de venda. A sugestão sobre a regulação do uso da maconha alcançou o apoio mínimo exigido para que uma matéria comece a ser debatida menos de uma semana depois de entrar no site do Senado. 

15 de fevereiro de 2014

Nova programação da Rádio Altaneira FM será lançada neste domingo

Estúdio da Radio Altaneira FM (Foto: João Alves)
A Associação Beneficente de Altaneira – ABA, entidade mantenedora da Rádio Comunitária Altaneira FM deverá apresentar neste domingo, 16, em reunião com a diretoria da emissora e com os locutores a sua nova programação.

Governador Cid diz que temos "que se preparar é pro pior"

Apesar de as cúpulas dos órgãos de gerenciamento dos recursos hídricos serem reticentes quanto à admissão da possibilidade de cidades do Ceará entrarem em colapso por falta d’água, o governador Cid Gomes (Pros) confirmou ontem que a situação é, sim, preocupante. Ele fez a análise minutos antes de inaugurar o Centro de Profissionalização Inclusiva para Pessoas com Deficiência (Cepid), na comunidade das Goiabeiras, na Barra do Ceará. 

“O Estado tem capacidade de armazenar 18 bilhões de metros cúbicos de água. Dessa capacidade, temos hoje seis bilhões. Se a gente tivesse esse um terço de capacidade bem distribuído, não teria problema. Vararíamos mais uma seca. Mas, infelizmente, essa água não é igualmente distribuída. Metade dela está num único açude. Dos seis bilhões, perto dos três bilhões estão no Castanhão. Regiões como o Cariri Ocidental, Sertões dos Inhamuns, Sertões de Crateús e Sertões de Canindé são críticas.” 

14 de fevereiro de 2014

Prefeito lamenta atraso no envio da prestação de contas à Câmara Municipal e pede desculpas aos vereadores

O vereador Professor Adeilton (PP) criticou na última Sessão da Câmara Municipal o não envio das contas mensais por parte do Executivo. Em postagem no seu Blog, Adeilton cita que o Art. 42 da Constituição do Estado do Ceará está explicito que os prefeitos municipais são obrigados a enviar às respectivas Câmaras Municipais e ao Tribunal de Contas dos Municípios, até o dia 30 do mês subsequente, os balancetes mensais relativos à aplicação dos recursos recebidos e arrecadados por todas as Unidades Gestoras da Administração Municipal, acompanhadas da documentação comprobatória das receitas e das despesas e dos créditos adicionais. 

Quase 1 bilhão de smartphones vendido em 2013

Do total de 1,8 bilhão de telefones vendidos em 2013, 53,6% (967,8 milhões) foram smartphones (Foto: Philippe Huguen)
A venda mundial de smartphones superou em volume a de celulares normais em 2013, graças aos resultados da sul-coreana Samsung, apontou estudo da empresa Gartner publicado ontem. Do total de 1,8 bilhão de telefones vendidos em 2013, 53,6% (967,8 milhões) foram smartphones, 42,3% a mais que um ano antes. E do total dos smartphones, 758,7 milhões estavam equipados com o sistema Android. 

13 de fevereiro de 2014

Prefeito visita Centro de Ensino Infantil e assegura melhorias na educação

Prefeito Delvamberto em visita ao CREI Ciranda do Saber (Foto: SEDUC)
Na manhã desta terça-feira (11), o prefeito Delvamberto Soares, visitou o Centro de Referência da Educação Infantil Ciranda do Saber (CREI), na Rua Padre Luís Antonio, visando conhecer as necessidades de melhorias nesse espaço educacional. Durante a visita, o gestor destacou avanços para a Educação possibilitados com constantes formações para os profissionais do magistério e assegurou o surgimento de novas conquistas para os próximos meses.

Votação do Marco Civil da Internet fica para a próxima semana

A votação do Marco Civil da Internet (PL 2.126/11) ficou para a próxima semana. ontem (12/02) o relator do projeto, deputado Alessandro Molon  (PT-RJ), fez a leitura do relatório sobre o tema. Após a leitura, os líderes partidários decidiram deixar para a próxima semana o debate em torno do projeto que define os direitos e deveres de usuários e provedores de internet.

A proposta, que desde 2012 aguarda votação, esbarra em divergências na base aliada. Na terça-feira (11/02), após reunião, os líderes da base aliada decidiram esclarecer alguns pontos levantados pelo PSD, que pediu esclarecimento sobre alguns pontos do projeto. 

12 de fevereiro de 2014

Projeto "cria" novas categorias de professores em Altaneira

Tramita na Câmara Municipal de Altaneira projeto de lei de origem do Poder Executivo que define a remuneração de professores que serão contratados de forma temporária. 

O referido projeto é assinado pelo Prefeito Municipal, Delvamberto Soares, e ainda pelo Secretário Municipal de Educação, Deza Soares.

Dilma diz que pessimistas serão derrotados

Dilma na abertura oficial da colheita da safra brasileira de grãos 2013/2014 e início do plantio da 2ª safra (Foto: Roberto Stuckert Filho)
Em uma nova crítica indireta à oposição, desta vez em discurso no interior de Mato Grosso, a presidente Dilma Rousseff disse ontem que os “pessimistas de sempre” serão derrotados. Ela participou da abertura oficial da colheita da safra de grãos 2013/2014, em Lucas do Rio Verde (MT), que deve atingir o recorde de 193 milhões de toneladas. Dilma afirmou que o resultado representa “mais do que um momento de alegria”. “É também a certeza no futuro desse nosso país, a certeza de que temos competência, capacidade e que aqueles pessimistas de sempre serão derrotados por essa força enorme que emana do nosso povo”, declarou a petista. 

29 cidades no Ceará estão com risco de entrar em colapso

O Ceará tem hoje 29 municípios com risco de colapso no abastecimento de água. Desse total, 10 foram classificados em situação de alta criticidade, oito de média criticidade e outros 11 de baixa criticidade (ver infográfico). 

Todos demandam ações emergenciais que, no geral, incluem perfuração de poços e construção de Adutoras de Montagem Rápida. O relatório com as ações está sendo finalizado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

11 de fevereiro de 2014

TCM aprova contas de Gestão de Ariovaldo em 2011

O secretário de Administração e Finanças, Ariovaldo Soares Teles, compartilhou na tarde de ontem (10/02) o Acórdão do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que deliberou pela aprovação das contas de gestão do Município de Altaneira, relativo ao período em que foi gestor no ano de 2011.

“Com muita satisfação, tornamos publico o Acordão originário do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará, que julgando recurso por mim interposto, proferiu JULGAMENTO EM DEFINITIVO, APROVANDO A PRESTAÇÃO DE CONTAS da Prefeitura Municipal de Altaneira, exercício de 2011, período em que atuei como Gestor do Fundo Geral. Na oportunidade, manifestamos especial agradecimento as nossas ASSESSORIAS CONTÁBIL, TESOURARIA, CONTROLE INTERNO e LICITAÇÃO” (SIC), postou o Secretário. 

Presidente do PT nega possível candidatura do partido à sucessão de Cid

O presidente do PT Ceará, Diassis Diniz, negou que haja a possibilidade do partido sair com candidatura própria para o Governo do Estado nas eleições deste ano. Na última sexta-feira, blogs e portais divulgaram que o ex-presidente Lula (PT) teria afirmado que se PMDB e Pros não entrassem em um acordo, o PT poderia ter candidato próprio. Diassis afirmou que o partido defende manutenção da aliança e que não foi levantada essa possibilidade de candidatura própria da sigla.

 “Eu garanto que isso não existe. No dia 28 deste mês, iremos apresentar um documento com a resolução do partido, onde nós afirmamos que somos pela manutenção da aliança. Eu te garanto que o candidato ao Governo do Estado não irá sair do PT”, enfatizou. 

10 de fevereiro de 2014

Nova Olinda sediará a 3ª Copa Interestadual Chapada do Araripe

Nelson Gago explica aos desportistas as regras da competição na Câmara de Nova Olinda (Foto: Kariri Online)
O terceira edição da Copa Interestadual Chapada do Araripe de Futebol, organizada pela NG Eventos Esportivos será realizada no Estádio Municipal Antonio Domingos Sampaio no Município de Nova Olinda, com início previsto para o dia 23 deste mês. 

Os possíveis candidatos do Pros

Nas últimas ficou claro o que o governador Cid Gomes (Pros) pretendia quando disse que esperaria a oposição definir o candidato antes de indicar quem iria apoiar à própria sucessão. 

A partir de movimentos articulados no Ceará e em Brasília, o Governo Federal entrou em cena para tentar convencer o senador Eunício Oliveira (PMDB) a não concorrer a governador.

9 de fevereiro de 2014

“A Veja é a barbárie. A Veja – se pudesse – prenderia o pescoço do povo brasileiro no poste” por Rodrigo Vianna

Nas redes sociais, tarde da noite de sexta-feira, jornalistas afinados com o tucanato e militantes da esquerda extremada se esparramavam em elogios à capa da “Veja”. Eu, que procuro manter distância sanitária da revista, aproximei-me da capa. E só consegui enxergar um gesto de oportunismo barato.

A “Veja” expõe a imagem – chocante, lamentável, triste – do rapaz preso pelo pescoço num poste na zona sul carioca, e aproveita a cena não para refletir sobre a tradição oligárquica brasileira, não para pensar sobre nossa história de 300 anos de escravidão, ou sobre nossa elite que reclama de pobres nos aviões e clama sempre pela resposta fácil do liberalismo de araque e da violência de capatazes. Não. “Veja” usa a foto terrível em mais uma tentativa para desgastar a imagem do Brasil; e também – que surpresa – para culpar o “governo”. Que governo? Ah, não é preciso ser muito esperto pra descobrir…

Pesquisa comprova que jovens nordestinos são mais preocupados com privacidade na rede

O jovem nordestino está mais preocupado com os perigos da superexposição na internet que a média dos seus contemporâneos brasileiros. Esta é uma das principais conclusões da pesquisa Hábitos de Navegação na Internet, cujos números sobre o Nordeste O jornal O POVO publica na edição de hoje (09/02).

Para o levantamento foram entrevistadas 2.834 pessoas, com idade entre 9 e 29 anos, sendo 52% do gênero masculino e 48% do gênero feminino. O objetivo do estudo, realizado pela Safer Net Brasil com apoio da GVT, é levantar o comportamento do jovem internauta brasileiro e aborda temas como pedofilia, ciberbullying, medição parental, privacidade etc. 

8 de fevereiro de 2014

Prefeito disse que vai responsabilizar os culpados pela dívida previdenciária do Município

Em debate na rede social Facebook o prefeito Delvamberto Soares (Pros) anunciou que solicitou o levantamento do débito previdenciário do Município para que se possa responsabilizar os culpados.

Publicamos aqui no Blog Dívida previdenciária de Altaneira supera a cifra de 3 milhões de reais, mas o tema não mereceu grande atenção, pois o Executivo não havia tomada nenhum providência concreta para responsabilizar os gestores que sonegaram as contribuições previdenciárias. 

7 de fevereiro de 2014

Chico Fenelon: o primeiro prefeito de Altaneira

Francisco Fenelon Pereira, nascido na Andreza, no município de Assaré, criado no Sítio Tapera, hoje Nova Olinda e estabelecido comercial e politicamente na Vila de Santa Tereza, atualmente  Altaneira é popularmente conhecido por Chico Fenelon.

O menino Chico nasceu em 07 de fevereiro de 1931, filho de Antônio Fenelon Pereira e Antônia do Espírito Santo, estudou apenas até a 3ª série primária, aos 12 anos optou por trabalhar em uma loja de tecidos de seu tio José Fenelon. 

Mais um ouvinte do Garoto Beleza

O professor Augusto Monteiro Rodrigues é militante das redes sociais e membro efetivo de vários grupos de debates no Facebook.

Engenheiro Agrônomo e Professor de Português no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Crato, Professor Augusto tem se destacado na defesa da liberdade de expressão e no bom uso das redes sociais e acima de tudo no respeito a língua portuguesa. 

6 de fevereiro de 2014

Secretaria de Finanças divulga resultado da Arrecadação Municipal

Apesar da não apreciação do projeto de lei que institui o novo Código Tributário Municipal, por parte do Poder Legislativo, o Município de Altaneira, promoveu uma boa arrecadação das receitas próprias no exercício financeiro de 2013, conforme dados divulgados pelo Secretário de Administração e Finanças, Ariovaldo Soares Teles. 

Conselho Municipal do FUNDEB é reestruturado

Secretário Deza e membros do Conselho Municipal do FUNDEB em Altaneira (Foto: Antonio Rodrigues)
Realizou-se na manhã da última segunda-feira, (03/02), na Secretaria Municipal de Educação o encontro envolvendo diretores escolares, professores, pais de alunos e demais servidores desta municipalidade com o propósito de reestruturar o Conselho Municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, para a vigência 2014/2016. 

5 de fevereiro de 2014

Delvamberto apresenta Mensagem na abertura da Sessão Legislativa da Câmara Municipal

Foi aberta na tarde de ontem (04/02) a segunda Sessão Legislativa da décima quarta Legislatura da Câmara Municipal de Altaneira.

Mais uma vez o prefeito Delvamberto Soares (Pros) compareceu a sede do Legislativo para a leitura da Mensagem anual, mas infelizmente temos poucas informações sobre os debates na Sessão.