30 de novembro de 2021

A participação dos altaneirenses no Desafio 3 Horas MTB Altaneira 2021

Ciclistas alinhados para a Largada da sexta edição do Desafio 3 Horas MTB Altaneira (Foto: Raimundo Soares)

25 ciclistas altaneirenses participaram da sexta edição do Desafio 3 Horas MTB Altaneira realizado no último domingo (28/11) na Trilha Sítio Poças em Altaneira. Foram 9 crianças e adolescentes, 14 homens e três mulheres, superando assim o recorde de participação de 2015 que era de 19 participantes.

Desafio 3 Horas MTB Altaneira mais uma vez é destaque nas redes sociais

Pódios da Elite Masculino e Feminino no Desafio 3 Horas MTB Altaneira (Foto: Reprodução/Facebook)

Mais uma vez o Desafio 3 Horas MTB de Altaneira realizado neste domingo (04/06) foi destaque nas redes sociais Facebook e Instagran. Foram centenas de fotos compartilhadas, vários de vídeos e centenas de comentários, todos elogiosos a organização do evento, estrutura oferecida e o nível técnico do Circuito 3 da Trilha Sítio Poças.

Altaneira registra 18ª morte por COVID-19

O Boletim Epidemiológico publicado na noite de ontem (29/11) no portal oficial do Governo Municipal registra a décima oitava morte por Covid19 em Altaneira desde o início da pandemia, mas não traz nenhuma informação sobre a vítima diz apenas que “Surgiu uma nova variante, a qual não se sabe muito, e as autoridades de saúde, vem buscando de várias formas mobilizar a população para a prevenção” e recomenda que o “uso de máscaras e o uso do alcool em gel é essencial”.

Doria e Moro iniciam dança do acasalamento da 3ª via por Luiz Carlos Azedo

 

O governador João Doria e o ex-juiz Sergio Moro em solenidade capital paulista (Foto: Arquivo/Governo de São Paulo)

O governador de São Paulo, João Doria, e o ex-ministro da Justiça Sergio Moro inauguraram a dança de acasalamento da chamada terceira via, cada qual sinalizando suas prioridades para a escolha de um vice na chapa que pretendem encabeçar. Estão observando a pista Ciro Gomes (PDT), Luiz Henrique Mandetta (DEM), Alessandro Vieira (Cidadania), Rodrigo Pacheco (PSD) e Simone Tebet (MDB), todos pré-candidatos, que parecem dispostos a aguardar a orquestra encerrar a sessão de boleros e começar o sertanejo para decidir o que vão fazer.

29 de novembro de 2021

Ciclistas de 4 Estados participam do Desafio 3 Horas MTB de Altaneira

A largada do Desafio é na rodovia, tradicionalmente em alta velocidade (Foto: equipe Jardel Matos)

Com a participação de 85 ciclistas das regiões Cariri, Centro Sul do Ceará e Metropolitana de Fortaleza, dos estados da Paraíba, Pernambuco e Piauí realizou-se na manhã de ontem (28/11) no Circuito 3 da Trilha Sítio Poças a sexta edição do Desafio 3 Horas MTB de Altaneira.

Equipe de Nova Olinda é Campeã do Desafio 3 Horas MTB de Altaneira - 2021

Ciclistas e pessoal do apoio da equipe Nova Olinda Bikers (Foto: Cícero Sousa)

A equipe Nova Olinda Bikers sagrou-se a Melhor Equipe da sexta edição do Desafio 3 Horas MTB de Altaneira realizado na manhã de ontem (28/11) no circuito da Trilha Sítio Poças. A equipe contou com a participação de 8 ciclistas, sete homens e uma mulher, a vice-campeã Nynha Duarte.

Priscila Nergino é Campeã do Desafio 3 Horas MTB de Altaneira - 2021

A ciclista fariasbritense Priscila Nergino sagrou-se na manhã de ontem (29/11) Campeã do Desafio 3 Horas MTB de Altaneira. Estreante na Prova Priscila completou 6 voltas no Circuito 3 da Trilha Sítio Poças em 03h10min34seg. Antes de Priscila apenas a pernambucana Renata Rodrigues e a altaneirense Raquel Guedes haviam vencidos o Desafio.

A novolidense Nynha Duarte, também estreante no Desafio, foi a vice-campeão, Raquel Guedes chegou em terceiro, a altaneirenses Vania Pereira chegou em quarto e a piauiense Paulene Paiva Vasconcelos Damasceno fechou o Pódio na quinta colocação.

Dhiogo Correia é Bicampeão do Desafio 3 Horas MTB de Altaneira - 2021

O ciclista cratense Dhiogo José Correia é Campeão da sexta edição do Desafio 3 Horas MTB de Altaneira. Dhiogo completou 10 voltas no Circuito 3 da Trilha Sítio Poças em 03h16min29seg. Com a vitória de ontem (29/11) Dhiogo tornou-se o primeiro Bicampeão do Desafio, pois também foi Campeão em 2016.

O Campeão de 2015, o maranguapense Gilberto de Sousa Silva, foi o vice-Campeão da sexta edição do Desafio ao completar 9 voltas 03h08min18seg. Completaram o Pódio da Elite Cicero Custodio da Silva (Iguatu), Lucas Ferreira Costa (Maranguape) e Leonardo Pereira Feitosa (Nova Olinda), que chegaram na terceira, quarta e quinta colocação, respectivamente.

João Doria ganha prévias e deve ser candidato à Presidência da República pelo PSDB

João Doria comemora com aliado e o presidente do partido, Bruno Araújo (Foto: Carlos Vieira)

As prévias do PSDB finalmente ganharam um desfecho neste sábado (27/11). O governador de São Paulo, João Doria, é o candidato à presidência da República pelo partido. Ao todo, mais de 29 mil filiados registraram os votos. João Doria venceu com 53,99% dos votos, enquanto o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ficou com 44,66%. O ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio conquistou 1,35%

28 de novembro de 2021

Resultado do Desafio 3 Horas MTB de Altaneira - 2021

85 ciclistas dos estados da Paraíba, Pernambuco e Piauí e das regiões Cariri, Centro Sul do Ceará e Metropolitana de Fortaleza, participaram da sexta edição do Desafio 3 Horas MTB de Altaneira realizado na manhã de ontem (28/11) no Circuito 3 da Trilha Sítio Poças.

Classificação Geral do Desafio 3 Horas MTB de Altaneira - 2021

O cratense Dhiogo Correia foi o grande vencedor da sexta edição do Desafio 3 Horas MTB de Altaneira, realizado na manhã de hoje (28/11) no circuito da Trilha Sítio Poças. Dhiogo consagrou-se o primeiro bicampeão da prova, uma vez que foi Campeão em 2016.

27 de novembro de 2021

Desafio das Crianças é realizado com sucesso em Altaneira

Crianças e adolescentes no Desafio MTB Altaneira (Foto: Lucas Gomes)

11 crianças e adolescentes das cidades de Altaneira, Nova Olinda e Juazeiro participaram do primeiro Desafio das Crianças do MTB Altaneira realizado na tarde de hoje (27/11) na Trilha Sítio Poças. O Circuito das Crianças era 1,2Km, mas em virtude de um enxame de abelhas foi encurtado pela metade o que triplicou o número de voltas na prova.

Tudo pronto para o Desafio 3 Horas MTB de Altaneira

Pódio e Pórtico de Chegada do Desafio 3 Horas MTB de Altaneira (Foto: Raimundo Soares)

Os ciclistas altaneirenses trabalharam ao longo de todo o dia hoje (27/11) nos preparativos para a quinta edição Desafio 3 Horas MTB de Altaneira que será realizado amanhã (28/11) no Circuito 3 da Trilha Sítio Poças, considerado um dos mais técnico do Ceará.

Governador proíbe grandes festas no Ceará na virada do ano

A Tradicional "Festa da Virada" no Aterro da Praia de Iracema não pode ser realizado (Foto: Fco Fontenele)

O final de ano no Ceará não terá "grandes festas". Proibição foi anunciada pelo governador Camilo Santana (PT) e pelo titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Marcus Gadelha, em transmissão ao vivo na tarde dessa sexta-feira, 26. Segundo o chefe do executivo estadual, restrições sanitárias devem "seguir no mesmo rumo" com relação ao Carnaval. Quanto ao Ano Novo, festas em locais abertos deverão ter no máximo cinco mil pessoas e em ambientes fechados, 2.500. Medidas serão válidas a partir de 16 de dezembro.

Brasília ferve com eleição, enquanto Brasil vê nova ameaça da covid-19 por Carlos Alexandre de Souza

Brasília voltou a se apresentar como palco maior da política nacional (Foto: Breno Fortes)

Nesta semana que termina, Brasília voltou a se apresentar como palco maior da política nacional — e não se trata de elogio. Além de uma intensa movimentação partidária com os preparativos para a eleição presidencial, o país assiste a um mal-estar entre o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal em razão das misteriosas emendas do relator no Orçamento da União. Há, ainda, as controvérsias que se arrastam há um bom tempo: a interminável PEC dos Precatórios, que a cada dia se torna mais assombrosa do ponto de vista fiscal, e a modorrenta sabatina de André Mendonça no Senado para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

26 de novembro de 2021

Camilo diz que decisão sobre disputa ao Senado será anunciada no próximo ano

O governador Camilo inaugurou ontem o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe em Limoeiro do Norte (Foto: Reprodução/Facebook)

O governador Camilo Santana (PT), que participava da inauguração do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ) ontem (25/11), desviou de perguntas sobre os planos para as eleições de 2022. O evento de inauguração desta quinta contou com a presença de Camilo Santana e do secretário da Saúde do Estado, Marcos Gadelha.

PEC da Bengala é aviso do governo para o STF

De autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), presidente da CCJ, a proposta passou no colegiado por 35 votos a favor e 24 contra  (Foto: Marcelo Ferreira)

As relações entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso voltaram a azedar. Isso porque a revisão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Bengala, que reduz a idade compulsória para a aposentadoria de membros de tribunais superiores, de 75 para 70 anos, tem sido vista como um recado à Corte em reação à suspensão do orçamento secreto.

25 de novembro de 2021

Câmara Municipal de Altaneira aprova Orçamento de 2022

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Reprodução/Facebook)

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (24/11) foi aprovado o Projeto de Lei Orçamentária (LOA) do Município de Altaneira para o exercício financeiro de 2002.

Quase 95% dos adolescentes cadastrados no Saúde Digital já receberam primeira dose

 

Após três meses do início da vacinação contra a Covid-19 em adolescentes na Capital cearense, quase 95% do público com idade entre 12 e 17 anos cadastrado na plataforma Saúde Digital, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), já recebeu ao menos uma dose do imunizante da Pfizer, o único aplicado neste grupo. Ao todo, a primeira etapa da vacinação já alcançou 182.639 adolescentes, ante a um total de 193.459 cadastrados. Já em relação à segunda dose (D2), o número chega a 106.362, correspondente a 54% do universo total de cadastros nessa faixa etária.

Pacheco critica Bolsonaro e prega união nacional para solucionar problemas do país

Rodrigo Pacheco ainda não confirma a pré-candidatura ao Planalto, mas já fala em tom de campanha (Foto: Reprodução/PSD)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que responde "de corpo, alma, mente e coração" ao chamado do presidente do PSD, Gilberto Kassab, para concorrer ao Palácio do Planalto. No lançamento do manifesto do partido, ontem, em Brasília, com mais de mil filiados — prefeitos, deputados e governadores —, ele comentou que o país vive um momento de extremismos e que é necessário prestar o serviço à nação "com seriedade, sensatez, serenidade, equilíbrio e ações efetivas, para além do discurso". "Fazer do discurso a prática", acrescentou.

24 de novembro de 2021

PL anuncia nova data para filiação do presidente Bolsonaro

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, recebeu carta branca para filiação (Foto: Pedro Ladeira)

O Partido Liberal (PL) divulgou ontem (23/11) uma nota confirmando que o presidente Jair Bolsonaro se filiará ao partido na próxima terça-feira (30/11). “A filiação do Presidente Bolsonaro ao PL será oficializada no próximo dia 30, 10h30, em reunião a ser realizada em Brasília, nas dependências do complexo Brasil 21”, diz a nota

Entenda o caso de amor incurável de Lula por ditadores e ditaduras por Ricardo Kertzman

O ex-presidente Lula em recente viagem a Paris (Foto: Thomas Samson)

Dias atrás, assinei uma coluna intitulada "O PT não perde uma única oportunidade de ser asqueroso". Eu apontava, então, o repugnante comunicado oficial do partido, felicitando o proto ditador Daniel Ortega, reeleito pela sétima vez consecutiva o presidente da Nicarágua, após mandar prender todos os seus opositores.

23 de novembro de 2021

Auxílio social permanente ainda indefinido no Senado

Senadores Izalci Lucas e Fernando Bezerra em debate no plenário do Senado Federal (Foto: Jefferson Rudy)

Apesar de uma ala de senadores defender a retirada das dívidas judiciais do teto de gastos em um substitutivo à PEC dos Precatórios (PEC 23/2021) aprovada pela Câmara dos Deputados, o senador Fernando Bezerra (MDB-PE), relator da matéria que tramita no Senado Federal, pretende manter as dívidas judiciais dentro da regra constitucional que limita o aumento das despesas à inflação do ano anterior. Ele também prevê transformar o novo auxílio de R$ 400 em permanente.

22 de novembro de 2021

Governador do Ceará se manifesta contra grandes festas "neste momento"

Camilo destacou necessidade de reforçar avanços na cobertura vacinal (Foto: Fabio Lima)

O govenador Camilo Santana (PT) usou as redes sociais ontem para manifestar posição contrária à realização de festas de Réveillon e Carnaval "neste momento" . Em publicação no Twitter e no Facebook, o petista escreveu que festas do tipo precisam de um "absoluto controle, com todas as pessoas comprovadamente vacinadas".

PSDB suspende prévias para Presidência em meio a racha e acusações de fraude

Além das dificuldades em votar, o problema técnico motiva acusações de fraude entre os tucanos (Foto: Orlando Brito)

O processo interno, que define o pré-candidato tucano ao Palácio do Planalto, seria finalizado neste domingo (21/11), mas foi suspenso e tem a previsão de resultado indefinida por problemas no aplicativo de votação remota. Os votos presenciais no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, por sua vez, foram contabilizados. 

Em carta, ex-ministros da Educação dizem que futuro do Enem está sob ameaça

Aloizio Mercadante, Fernando Haddad, Tarso Genro, Mendonça Filho, Rossieli Soares e Renato Janine Ribeiro assinam a carta (Foto: Reprodução/Facebook)

Em carta aberta, ex-ministros da Educação criticaram a gestão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e afirmaram que o Enem está sob ameaça. Eles apontam que a instituição vive uma crise aguda e reiteraram preocupação em relação ao futuro do exame.

21 de novembro de 2021

Ciência explica o bem que fazem as avós

O novo estudo é o primeiro a fornecer uma visão neural deste precioso vínculo intergeracional (Foto: Carlus Campos)

Os cientistas dizem ter demonstrado o que muitas pessoas que tiveram a sorte de crescer com suas avós sempre souberam: as mães de nossos pais têm fortes instintos parentais e são predispostas a se preocupar, profundamente, com seus netos. Estudo divulgado na Royal Society B na última terça-feira (16/11), é o primeiro a fornecer uma visão neural deste precioso vínculo intergeracional.

No Dia da Consciência Negra teve protestos contra Bolsonaro

 

Manifestação teve concentração no Passeio Público, no Centro de Fortaleza (Foto: Thaís Mesquita)

Em agenda ligada à celebração do Dia da Consciência Negra, diversas entidades sindicais e movimentos sociais realizaram neste sábado, 20, uma caminhada em manifestação contra o governo Jair Bolsonaro no Centro de Fortaleza. A concentração começou às 8h no Passeio Público, com caminhada até a Praça dos Leões.

Lula diz que sua viagem à Europa prova que "o mundo gosta do Brasil"

Durante a viagem, Lula discursou no Parlamento Europeu e se encontrou com lideranças da França, Espanha e Alemanha (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem (20/11) que sua viagem à Europa tem por finalidade resgatar a autoestima do brasileiro quanto à imagem do País perante a comunidade internacional. Lula participou ontem do ato Construir o Futuro, em Madri.

20 de novembro de 2021

Imprensa internacional e ONGs ambientais criticam Bolsonaro por desmatamento na Amazônia

 

O levantamento do Inpe demonstra que a área desmatada na Amazônia foi de 13.235 km² entre agosto de 2020 e julho de 2021 (Foto: Renato Grandelle)

A imprensa internacional e Organizações Não Governamentais que atuam na preservação ambiental repercutiram os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta quinta-feira, 18, que apontam a alta de 22% do desmatamento da Amazônia no último ano. As críticas se dirigiram principalmente ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido), culpabilizando o mandatário por sua inação na proteção da maior floresta tropical do mundo.

19 de novembro de 2021

Desmatamento na Amazônia Legal tem aumento de quase 22% em 2021

Registro de áreas queimadas da floresta amazônica, próximo a Porto Velho
- Rondônia (Foto: Carlos Fabal)

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou ontem (18/11) que a taxa de desmatamento na Amazônia Legal Brasileira (ALB) ficou em 13.235 quilômetros quadrados (km²) no período de 01 agosto de 2020 a 31 julho de 2021. O índice apurado pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes) representa um aumento de 21,97% em relação à taxa de desmatamento do período anterior.

Polêmica sobre adiamento da vacinação provoca nova crise entre tucanos

Os governadores João Dória e Eduardo Leite disputam prévias no PSDB (Foto: Gustavo Mansur)

Em mais um capítulo da crise interna do PSDB, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, negou ontem (18/11) que tenha pedido ao governador de São Paulo, João Doria, o adiamento da vacinação contra a covid-19.

18 de novembro de 2021

Erinaldo Dantas é reeleito para presidência da OAB-CE

Após a divulgação do resultado Erinaldo disse que seu grande desafio é unir a classe (Foto: Divulgação/OAB-CE)

O advogado Erinaldo Dantas, da chapa “Somos Mais OAB”, foi reeleito presidente da OAB Ceará, com 7.226 votos de um universo de 14.253 mil. A eleição ocorreu ontem (17/11) nas sedes das 17 subseccionais e no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Reforma trabalhista completa 4 anos sem conseguir estimular a criação de empregos

A reforma trabalhista, que completou seu quarto ano no último dia 11 de novembro, trouxe modificações nas relações de trabalho, mas não confirmou o propósito de geração de empregos e, na visão de especialistas, potencializou a informalidade e a precarização dos direitos trabalhistas.

Relator deixa claro: "A PEC não é para atender servidores"

O relator da PEC Fernando Bezerra em reunião com os senadores José Aníbal e Alessandro Vieira (Foto: Pedro França)

O líder do governo no Senado e relator da PEC dos Precatórios, Fernando Bezerra (MDB-PE), discordou da intenção do presidente Jair Bolsonaro de usar parte do espaço fiscal que será aberto com a eventual aprovação do texto para conceder reajustes a todos os servidores federais. O parlamentar afirmou que o esforço do Congresso em torno da matéria "não é para atender reajuste de servidores".

17 de novembro de 2021

Herói sem capa: Conheça o professor e a estudante que "viralizaram" no vestibular da Uece

Estudante foi carregada nos braços por professor para atravessar
a tempo o portão do local de prova (Foto: Bárbara Moira)

Carregada nos braços, uma candidata ao vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece), na última segunda-feira (15/11) entrou no local de prova menos de um minuto antes do fechamento dos portões. Ela cruzou a “linha de chegada” junto com vários outros vestibulandos que corriam apressadamente para não deixar escapar o que poderia ser a grande oportunidade de suas vidas.

Líder do governo no Senado admite mudanças na PEC dos Precatórios

Fernando Bezerra prometeu aprofundar a discussão dentro do governo em relação às sugestões apresentadas (Foto: Edilson Rodrigues)

O líder do governo no Senado e relator da PEC dos Precatórios, Fernando Bezerra (MDB-PE), admitiu mudanças no texto, após avaliar que não há apoio suficiente para aprová-lo. Segundo cálculos da oposição, ao menos 35 dos 81 senadores pretendem votar contra a matéria — um cenário que inviabilizaria o alcance dos 49 votos necessários à sua aprovação.

Bolsonaro promete reajuste aos servidores se PEC dos precatórios for aprovada

Bolsonaro fez as promessas no Bahrein, onde cumpre o quarto dia de agenda por diversos países do Golfo Pérsico (Foto: Reprodução/AFP)

O reajuste anual dos servidores será feito com uma parte dos precatórios, se aprovado pelo Senado. Pelo menos é o que o presidente Jair Bolsonaro deseja. Chefe do Executivo, no entanto, não explicou quanto sairá do montante. Ele fez as afirmações ontem (16/11) no Bahrein, onde cumpre o quarto dia de agenda por diversos países do Golfo Pérsico.

16 de novembro de 2021

Passaporte de vacinação terá fiscalização educativa nos primeiros dias

 

O objetivo é dar tempo aos estabelecimentos para se adequar às mudanças exigidas (Foto: Helene Santos)

Os primeiros dias de fiscalização sobre a exigência do comprovante de vacinação contra a Covid-19 no Ceará serão focados em ações educativas. A informação é da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). De acordo com a pasta, até a próxima sexta-feira (19/11) os órgãos de vigilância sanitária realizarão ações para conscientizar pessoas e empresas sobre as novas regras. O objetivo é dar tempo aos estabelecimentos para se adequar às mudanças exigidas.

Em Dubai Bolsonaro mente, mais uma vez, sobre desmatamento no Brasil

 

Falando a investidores disse que Floresta Amazônica "está exatamente igual quando foi descoberta no ano de 1500" (Foto: Alan Santos)

Em evento realizado ontem (15/11) em Dubai o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a rebater as críticas ao desmatamento no Brasil. Bolsonaro disse ao público presente que um passeio pela Amazônia é algo fantástico. "Até para que os senhores vejam que a nossa Amazônia, por ser uma floresta úmida, não pega fogo". A declaração aconteceu na abertura do Fórum Invest in Brazil, em Dubai.

Em Portugal, presidente do Senado critica Bolsonaro e Moro

 

Pacheco disse que é preciso estar vigilante a "arroubos de retrocesso" à democracia e ao Estado de Direito (Foto: Divulgação/Senado Federal)

Acostumado a falar pouco e a medir bem suas palavras, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, deixou a "mineirice" de lado durante discurso realizado em um seminário em Portugal na manhã de ontem (15/11). Apontado como uma opção à terceira via política, ele disparou munição contra o presidente Jair Bolsonaro, que buscará a reeleição em 2022, e também a outro possível candidato tido como alternativa, o ex-juiz Sérgio Moro, sem mencionar diretamente o nome dos dois.

15 de novembro de 2021

Passaporte de vacinação é obrigatório para eventos, bares e restaurantes no Ceará

O governador Camilo Santana apresentou o Passaporte da Vacina através de transmissão via redes sociais (Foto: Carlos Gibaja)

A partir de hoje (15/11) é obrigatória a apresentação do Passaporte da Vacina para ingresso em restaurantes, bares e eventos em todo o Ceará. O próprio governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou a medida na tarde do último sábado (12/11) através de transmissão via redes sociais. Ao lado do governador estava o secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha.

O saldo da COP 26

O Pacto de Glasgow foi entendido por defensores do clima como pouco ambicioso  (Foto: Yves Herma)

A Conferência Climática das Nações Unidas (COP 26) termina com saldo positivo ou negativo? Depende de para quem se pergunta. O primeiro-ministro britânico e anfitrião, Boris Johnson, dirá que essa edição teve momentos importantes a favor da luta climática. Já ativistas como a sueca Greta Thunberg, usariam os adjetivos "fracasso" e "excludente" para sintetizar as medidas e questionar a falta de acesso de alguns grupos ao evento. Nem histórica, nem decepcionante; a COP 26 atingiu algumas expectativas e frustrou outras.

Partido Liberal cancela evento de filiação de Bolsonaro

Valdemar Costa Neto tomou a decisão após troca de mensagens com o presidente Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução/Twiter)

O Partido Liberal (PL) desmarcou o evento de filiação do presidente Jair Bolsonaro. A entrada do chefe do Poder Executivo na legenda seria oficializada no próximo dia 22, mas divergências sobre o apoio na eleição para o governo de São Paulo adiaram a definição. De acordo com a sigla, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, tomou a decisão após "intensa troca de mensagens na madrugada de ontem (14/11), com o presidente Jair Bolsonaro".

14 de novembro de 2021

Camilo se reúne com Ciro e pré-candidatos do PDT ao Governo do Estado

Ciro Gomes defendeu a aliança do PDT com o PT no Ceará  (Foto: Reprodução/Facebook)

Em evento para inauguração do Complexo Ambiental Mirante do Caldas, em Barbalha, realizado ontem (13/11) o governador Camilo Santana (PT) se encontrou com o pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) e os quatro pedetistas cotados para a sucessão estadual em 2022: a vice-governadora Izolda Cela, o secretário de Estado Mauro Filho (Planejamento), o ex-prefeito Roberto Cláudio e o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão.

O Brasil da COP e o Brasil real

Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, na COP26 (Foto: Antonio Cruz)

O Brasil chegou em Glasgow, para a COP 26, apresentando compromissos "mais ambiciosos" como a redução de emissões, do desmatamento e prometendo neutralidade de carbono; também chegou sem a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido); mais um indicativo de que a pauta ambiental não é prioridade da atual gestão.

13 de novembro de 2021

Após inauguração Camilo se reúne com lideranças da oposição em Altaneira

Guilherme Landim, Delvamberto Soares, Camilo Santana e
Késia Alcântara em Altaneira (Foto: Reprodução/Instagram)

O governador Camilo Santana (PT) visitou a cidade de Altaneira na noite (12/11) para o ato oficial de inauguração do trecho da Rodovia CE-388. Após a solenidade com pequena participação popular o governador se dirigiu a residência do ex-prefeito Delvamberto Soares (PDT) onde se reuniu com lideranças da oposição local.

Governador inaugura rodovia Altaneira - Assaré

O governador Camilo Santana discursando em Altaneira (Foto: Nívia Uchoa)

Foi oficialmente inaugurada na noite de ontem (12/11) o trecho da rodovia CE-388 que liga os municípios de Altaneira e Assaré. O trajeto com 20,16km recebeu serviços de pavimentação, revestimento asfáltico, bueiros, sinalizações vertical e horizontal e proteção ambiental. O investimento foi de aproxidamente R$ 16 milhões.

Em debate, pré-candidatos do PSDB tentam se distanciar do bolsonarismo

Os três pré-candidatos tucanos participaram de debate a pouco mais de uma semana para as prévias (Foto: Reprodução/Twitter)

O debate promovido ontem pelo Estadão com os três pré-candidatos do PSDB à Presidência da República, em 2022, expôs o desconforto no partido com o posicionamento de parte da bancada tucana no Congresso. O alinhamento de parlamentares da legenda com pautas e projetos de interesse do governo Jair Bolsonaro foi o principal motivo dos embates entre os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS) e alvo de críticas de Arthur Virgílio (AM).

Alckmin não descarta a possibilidade de ser vice de Lula

Alckmin disse que ficou “honrado” por seu nome ser ventilado para compor a chapa do ex-presidente (Foto: Nelson Almeida)

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou ontem (12/11), que não descarta a possibilidade de ser vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas próximas eleições. Ele disse que ficou “honrado” por saber que seu nome foi ventilado para compor a chapa nacional do ex-presidente.