31 de março de 2011

21 Anos da Lei Orgânica do Município de Altaneira

A Mesa Diretora da Assembléia Municipal Constituinte
 ladeada pelo Vice Prefeito e Prefeito em 1990
No dia 31 de março de 1990 a Assembléia Municipal Constituinte promulgava a Lei Orgânica do Município de Altaneira, a Constituição Municipal como prefere alguns municipalistas. A Assembléia Municipal Constituinte era composta pelos seguintes vereadores:

O Governo provisório em Altaneira já dura dois meses

Vista Parcial de Altaneira - Ceará foto Fabricio Ferraz

Superadas as dificuldades iniciais e os erros costumeiros de inicio de gestão, o Governo Provisório encerra seu segundo mês a frente do Município de Altaneira, sem que nenhum fato de grande repercussão desqualifique os atuais gestores.

Por outro lado a imagem de bom administrador do gestor anterior tem caído por terra a cada visita dos Secretários Municipais ao Poder Legislativo. Ontem (29/03) o Secretário de Saúde afirmou na Câmara Municipal que vários serviços simplesmente não funcionavam na sua pasta. Disse ainda que a saúde em Altaneira vivia de aparências e de fachadas.

Denunciou o caso grave de pessoas que furaram a fila de cirurgia de catarata e outras pessoas que foram operadas sem sequer se inscrever na fila, apenas por ordem do ex-Prefeito.

O Secretário de Governo, Ariovaldo Soares, anteriormente denunciou que agentes da administração anterior apagaram os sistemas de informações municipais, os gestores ficaram sem os dados da folha de pagamento, do controle interno, das finanças e da contabilidade, numa vil tentativa de prejudicar a municipalidade.

O Prefeito em Exercício vereador Raimundim não cometeu os desmando propolados aos quatro cantos da cidade, todos os serviços foram mantidos e algumas Secretarias que só eram lembradas por acobertar parentes do Prefeito afastado já apresentam os seus primeiros trabalhos.

O Secretário da Infraestrutura anuncia que as estradas municipais serão recuperadas ainda no mês de abril. As licitações da merenda escolar e outras já foram realizadas sem recursos dos licitantes, por fim o Município funciona dentro da normalidade.

Os vereadores já estão se adequando as mudanças pela qual passa o Município, o ex-lider do Prefeito o Vereador Professor Adeilton atua de forma clara e com discurso de oposição, na última Sessão cobrou esclarecimentos da Secretária de Educação para convocação de professores do quadro de reserva.

Os vereadores que antes faziam oposição já ensaiam discursos situacionistas demonstrando de forma clara que se adaptaram ao governo.

Um fato marcou esses novos tempos em Altaneira, pela primeira vez no Legislativo Municipal um Presidente apresentou aos vereadores a prestação de contas no prazo constitucional. O Presidente em Exercício Deza Soares comunicou que as contas relativa ao mês de fevereiro estava a disposição dos parlamentares para análise.

O novo governo caminha com tanta tranquilidade que encerramos o terceiro mês do ano e os professores ainda não cobraram o reajuste do piso salarial do magistério, nem tão pouco o Prefeito em Exercício enviou á Câmara projeto reajustando os vencimentos dos demais servidores municipais.

A tranquilidade é tão aparente em Altaneira que ninguém mais se assusta quando soam os fogos em cumprimento de promessas religiosas e comemorações de aniversários.

Santo do Dia: Santo Amós

Santo Amós
783-743 a.C.

Entre os grandes profetas de Deus, Amós foi o primeiro a deixar suas mensagens por escrito, encabeçando uma lista onde se sucedem: Oséias, Isaías, Jeremias e outros. Com o desenvolvimento e a popularização da escrita se desenrolando em toda a cultura mundial, no século VIII a.C., as profecias passaram a ser registradas e distribuídas com maior rapidez e eficiência do que com o método oral, expandindo a comunicação da palavra do Criador. 

Profetas são pessoas com os pés no chão, profundamente conhecedoras da vida de seu povo e de sua realidade. Conhecem e vivem a realidade, mas são extremamente sensíveis a Deus. Por isso são escolhidos e se tornam anunciadores da vontade de Deus para aquele momento histórico. E por isso denunciam tudo aquilo que fere a vontade de Deus. 

Assim, aconteceu com as profecias de Amós que ficaram para a posteridade e pouco sobreviveu de sua história pessoal. Sabe-se ainda que antes de se entregar totalmente à sua religiosidade, Amós foi pastor de ovelhas em Tácua, nos limites do deserto de Judá, não há sequer razão para considerá-lo um proprietário de grandes proporções. Um pequeno sítio talvez, com condições razoáveis para garantir-lhe sustento, a si e sua gente, onde permaneceu muito tempo, pois nem pertencia à corporação oficial dos profetas. 

Teve um curto ministério religioso na região de Betel e Samaria, mas foi expulso de Israel e voltou à atividade anterior. Pregou depois durante o reinado de Jeroboão II, entre os anos 783 e 743 antes de Cristo. 

Julgam os historiadores que Amós era ainda muito jovem quando recebeu um chamado irresistível de Deus para proclamar suas mensagens. Os Escritos registram também que seu trabalho espiritual abriu uma esperança para o povo, que sentia o peso do Senhor sobre certos habitantes. 

Seu ministério profético aconteceu quando o povo de Israel vivia a divisão entre norte e sul. Amós embora originário do sul profetizou no norte, que viveu anos de instabilidade econômica, alternados com anos de prosperidade. Esta que foi construída por alguns para si mesmos, enquanto que outros foram oprimidos. Por um lado havia luxo e fartura; por outro, empobrecimento e miséria. 

E Amós deixa claro que junto à tudo isso, vem a decomposição social, a corrupção religiosa e a falsidade no culto. O culto em sua falsidade encobria na verdade o grande pecado: a injustiça social.

  
Com informações Paulinas On line


30 de março de 2011

Presença do Secretário de Saúde movimenta discussão na Câmara de Altaneira

O Poder Legislativo de Altaneira se reuniu uma vez mais ontem à tarde, dia 29 em sessão ordinária. Dentre os assuntos discutidos destaque para a continuação das reformulações, por parte dos parlamentares, da Lei Orgânica que Rege o Município, bem como também de um Projeto de Resolução inerente ao Regimento Interno da Casa.

Antes disso, porém, vale discorrer que a Câmara foi, mais uma vez, palco de esclarecimentos por parte de Secretários Municipais. Em Sessão Realizada dia 22 o Parlamentar do PSDB José Fernandes teceu comentários sobre fatos inerentes a Secretária de Saúde e, que não correspondiam as suas atribuições, como por exemplo, o envio de veículo deste setor para transportar pessoas do Aeroporto. Em virtude disso solicitou através de requerimento o comparecimento do Secretário para prestar esclarecimentos a respeito.

Ao ser convidado pelo Presidente em Exercício, Deza Soares (PCdoB), para Fazer parte das discussões, o Secretário Dariomar Soares justificando o fato mencionado disse “que se tratou de questões de Emergências”. Outro ponto que fez com que o Vereador José Fernandes solicitasse a vinda do Secretário foi o fato do seu transporte ter efetivado mais viagens do que os demais. De acordo com o Secretário “o carro da saúde encontra-se em estado crítico” e, isso explica o fato do veículo do parlamentar ter feito mais viagens.

Ainda aqui, tal questionamento gerou muita polêmica entre os vereadores de situação e oposição a Administração Municipal. Para o Vereador Adeilton Silva (PSDB) “isso se deve por culpa da Administração atual”, inclusive mencionando a falta de motorista. O Mesmo parlamentar discorreu também sobre a convocação de candidatos que, outrora estavam no quadro de reservas, se dirigindo especificamente para a necessidade da quantidade de novos Agentes a serem chamados, três no total. Para o Secretário, a responsabilidade da contratação é do Poder Executivo. Salientou ainda que o Município se encontra em estado crítico no que toca a Dengue. Para ele, há sim essa necessidade de contratação de mais agentes de endemias, principalmente para intensificar o combate ao transmissor dessa doença, o Aedes aegypti.

Ainda no que toca a essa polêmica, os Vereadores Devaldo Nogueira (PSB), Lélia de Oliveira, Flávio Correia e Deza Soares, todos do PCdoB afirmaram que a vinda do Secretário é um diferencial desta Administração para a do Prefeito Afastado, Antônio Dorival (PSDB), haja vista que isso demonstra autonomia dos Secretários, além do que, muitas solicitações tinham sido enviada para o antigo representante desta pasta e, o mesmo nunca compareceu para prestar esclarecimentos aos Vereadores e, principalmente a comunidade altaneirenses.

Dito isso, é importante destacar neste contexto que, a Sessão de ontem foi marcada por duas aprovações. A primeira delas trata da continuação da Reformulação da Lei Orgânica. A Presente Proposta de Emenda é de autoria do Vereador Flávio Correia acrescentando parágrafo único ao artigo 19 desta Lei. Para o Vereador a finalidade desta proposta é evitar que já no primeiro dia de trabalho dessa classe, eles já entrem em processo de recesso. Desta feita, pelo parágrafo acrescentado a sessão iniciar-se-á em 06 (seis) de janeiro. Essa proposta voltará para o plenário para ser votada em segundo turno.

A segunda aprovação é referente ao Projeto de Resolução de Autoria do Vereador Deza Soares alterando a redação inerente ao Art. 164 do Regimento Interno do Poder Legislativo. Pela nova redação, todas as proposições a serem colocadas em discussão no Plenário deverão ser apresentadas a Secretaria da Casa até um dia antes da reunião parlamentar.

Por José Nicolau Altaneira FM

Aniversário do “Cobras Moto Clube”

Os Cobras saindo para sua primeira viagem em março de 2003
Há oito anos um grupo de motociclista de Altaneira fundava o Cobras Moto Clube. A decisão de criar e organizar o moto clube se deu após a visita dos Moto Clubes “Cabras da Peste do Crato” e “Carcarás do Cariri” de Juazeiro.

Produtores da Serra do Valério funda nova Associação

Com o apoio do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Ceza Cristóvão foi reativada a associação da Serra do Valerio, que ficou com a seguinte denominação Associação de Produtores da Serra do Valerio e Região – APROSVAR.

A Associação estava em inatividade há vários anos, mas o esforço do Secretário Ceza mostrou que é possível trabalhar em grupo e unidos por causa justa, haja vista que a Serra do Valerio  não tinha uma associação para representar a comunidade.

“Estou bastante feliz e otimista, pois os agricultores desta região compreenderam a nossa mensagem e  mais alegre ainda por que pessoas não acreditavam e que seria possível, pessoas estas da própria comunidade. Dentro desta nova realidade vamos trabalhar unidos para trazer grandes projetos para serra e região.” disse o Secretário.

A Assembléia realizada na Escola da Serra do Valério elegeu para o cargo de Presidente o Sr, João Gomes e para  vice o Sr. Almir Ribeiro.

Sai nova Lista de Candidatos a serem chamados pelo Concurso Público

O Prefeito em Exercício de Altaneira, Raimundo Rodrigues da Mota (PSDB) por intermédio do Edital Nº 02 de 25 de Março do ano em curso apresentou uma nova lista de candidatos aprovados no concurso público realizado em 2009 e, que se encontravam no quadro de reserva.

De acordo com este edital as vagas estão disponibilizadas da seguinte forma, passemos a conhecê-la: Três (03) para os cargos de Vigia a serem ocupadas por Francisco Silva Lima, Francisco Mário Gomes de Almeida e Francisco Orlando Vieira de Lima. O mesmo número para os cargos de Professor da Educação Básica II. Aqui, as disciplinas distribuídas obedecem ao seguinte critério, quais sejam: Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação para o ensino na educação básica, Licenciatura Plena em Ciências, bem como também Licenciatura Plena em História. Desta feita, os profissionais convocados para assumirem tais postos, respectivamente, são Lígia de Sousa Venâncio, Maria Roselice Fernandes Bitu e Antônio Nonato Caldas.

Ainda aqui, obedecendo inclusive ao número já exposto, aparece o cargo de Agente de Endemias. Nesse sentido, os novos agentes são Luciano Henrique de Sousa, Eduardo Pereira de Sousa e Antônio Dantas de Sousa. Já os referentes à Motorista serão convocados dois nomes, passemos então a elencar: na categoria D – Gerisvan Ferreira Lima. Na categoria A/B – Francisco Ferreira da Silva. Foi convocado apenas um nome para ocupar a função de Agente Administrativo, qual seja, Josimária Martins de Lima.

Vale lembrar que os candidatos devem comparecer ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura munidos de toda a documentação. 


Por José Nicolau da Altaneira FM

Santo do Dia: São João Clímaco

São João Clímaco
579+649

O Monte Sinai está historicamente ligado ao cristianismo. Foi o lugar indicado por Deus para entregar a Moisés as tábuas gravadas com os Dez Mandamentos. É uma serra rochosa e árida que, não só pela sua geografia, mas também pelo significado histórico, foi escolhida pelos cristãos que procuravam a solidão da vida eremítica.

Assim, já no século IV, depois das perseguições romanas, vários mosteiros rudimentares foram ali construídos por numerosos monges que se entregavam à vida de oração e contemplação. Esses mosteiros tornaram-se famosos pela hospitalidade para com os peregrinos e pelas bibliotecas que continham manuscritos preciosos. Foi neste ambiente que viveu e atuou o maior dos monges do Monte Sinai, João Clímaco.

João nasceu na Síria, por volta do ano 579. De grande inteligência, formação literária e religiosa, ainda muito jovem, aos dezesseis anos, optou pelo deserto e viajou para o Monte Sinai, tornando-se discípulo num dos mais renomados mosteiros, do venerável ancião Raiuthi. Isso aconteceu depois de renunciar a fortuna da família e a uma posição social promissora. Preferiu um cotidiano feito de oração, jejum continuado, trabalho duro e estudos profundos. Só descia ao vale para recolher frutas e raízes para sua parca refeição e só se reunia aos demais monges nos fins de semana, para um culto coletivo.

Sua fama se espalhou e muitos peregrinos iam procura-lo para aprender com seus ensinamentos e conselhos. Inicialmente eram apenas os que desejavam seguir a vida monástica, depois eram os fiéis que queriam uma benção do monge, já tido em vida como santo. Aos sessenta anos João foi eleito por unanimidade abade geral de todos os eremitas da serra do Monte Sinai.

Nesse período ele escreveu muito e o que dele se conserva até hoje é um livro importantíssimo que teve ampla divulgação na Idade Média, "Escada do Paraíso". Livro que lhe trouxe também o sobrenome Clímaco que, em grego, significa "aquele da escada". No seu livro ele estabeleceu trinta degraus necessários à subir para alcançar a perfeição da alma.

Trata-se de um verdadeiro manual, a síntese da doutrina monástica e ascética, para os noviços e monges, onde descreveu, degrau por degrau, todas as dificuldades a serem vividas, a superação da razão e dos sentidos, e que as alegrias do Paraíso perfeito serão colhidas no final dessa escalada, após o transito para a eternidade de Nosso Senhor Jesus Cristo.

João Clímaco morreu no dia 30 de março de 649, amado e venerado por todos os cristãos do mundo oriental e ocidental, sendo celebrado por todos eles no mesmo dia do seu falecimento.

Com informações Paulinas On line

  

29 de março de 2011

TRE adia julgamento do Prefeito mais uma vez

Plenário do TRE em 28/03/2011
Constava na Pauta de Julgamento do TRE de ontem (28/03), mais uma vez,  os Embargos de Declaração do Prefeito de Altaneira iniciado no dia 22 de fevereiro e foi adiado em virtude do pedido de vista pelo Juiz Cid Marconi Gurgel de Sousa.

O Processo aparecia como primeiro item da pauta de ontem (28/03).

No primeiro dia de julgamento três votos foram contrários ao pleito do Prefeito. O Juiz Raimundo Nonato Silva Santos não estava presente na Sessão que iniciou o Julgamento, a prática no TRE é que nesses casos o Juiz não vota. Como o Presidente só vota em caso de empate, em tese, resta apenas o voto do Juiz Cid Marconi.

Aberta a Sessão o Dr. Cid Marconi comunicou que o processo não estava sob a Mesa, isto é não iria para julgamento. Advertido pelo Presidente de que o processo constou na pauta do TRE por seis vezes e que não se justificaria mais a demora na sua conclusão o Dr. Cid Marconi comunicou que seu voto estava pronto e que não apresentaria hoje a pedido dos advogados.

Comunicou, ainda, o Dr. Cid Marconi que o processo irá a Julgamento impreterivelmente na próxima segunda-feira, dia 04 de abril.

Santo do Dia: São Segundo de Asti

São Segundo de Asti
+119

Segundo era um soldado pagão, filho de nobres, nascido em Asti, norte da Itália, no final do século I e profundo admirador dos mártires cristãos, que o intrigavam pelo heroísmo e pela fé em Cristo. Chegava a visitá-los nos cárceres de Asti, conversando muito com todos, quantos pudesse. Consta dos registros da Igreja, que foi assim que tomou conhecimento da Palavra de Cristo, aprendendo especialmente com o mártir Calógero de Bréscia, com o qual se identificou, procurando-o para conversar inúmeras vezes.

Além disso, Segundo era muito amigo do prefeito de Asti, Saprício, e com ele viajou para Tortona, onde corria o processo do bispo Marciano, o primeiro daquela diocese. Sem que seu amigo político soubesse, Segundo teria estado com o mártir e este encontro foi decisivo para a sua conversão.

Entretanto, esta só aconteceu mesmo durante outra viagem, desta vez a Milão, onde visitou no cárcere os cristãos Faustino e Jovita. Tudo o que se sabe dessa conversão está envolto em muitas tradições cristãs. Os devotos dizem que Segundo teria sido levado à prisão por um anjo, para lá receber o batismo através das mãos daqueles mártires. A água necessária para a cerimônia teria vindo de uma nuvem. Logo depois, uma pomba teria lhe trazido a Santa Comunhão.

Depois disso, aconteceu o prodígio mais fascinante, narrado através dos séculos, da vida deste santo, que conta como ele conseguiu atravessar a cavalo o Pó, sem se molhar, para levar a Eucaristia, que lhe fora entregue por Faustino e Jovita para ser dada ao bispo Marciano, antes do martírio. O Pó é um rio imponente, tanto nas cheias, quanto nas baixas, minúsculo apenas no nome formado por duas letras, possui mil e quinhentos metros cúbicos de volume d'água por segundo, nos seiscentos e cinqüenta e dois quilômetros de extensão, um dos mais longos da Itália.

Passado este episódio extraordinário, Saprício, o prefeito, soube finalmente da conversão de seu amigo. Tentou de todas as formas fazer Segundo abandonar o cristianismo, mas, não conseguiu, mandou então que o prendessem, julgassem e depois de torturá-lo deixou que o decapitassem. Era o dia 30 de março do ano 119.

No local do seu martírio foi erguida uma igreja onde, num relicário de prata, se conservam as suas relíquias mortais. Uma vida cercada de tradições, prodígios, graças e sofrimentos foi o legado que nos deixou São Segundo de Asti, que é o padroeiro da cidade de Asti e de Ventimilha, cujo culto é muito popular no norte da Itália e em todo o mundo católico que o celebra no dia 29 de março.

Com informações Paulinas On line


28 de março de 2011

Direto do Plenário do TRE: Embargos do Prefeito de Altaneira na pauta de Julgamento

Plenário do TRE em 28/03/2011
Mais uma vez consta na pauta de Julgamento do TRE os Embargos de Declaração do Prefeito de Altaneira.

Iniciamos agora a nossa transmissão em tempo real.

Para atualizar a informação clique AQUI.


18:05h. - O Dr. Cid Marconi avisa que o processo não esta sob a Mesa, mas comunica que apresentará seu voto na próxima segunda-feira impreterivelmente.


17:44h. - Aberta a Sessão. O Presidente faz as comunicações de praxe;


17:40h. - O Presidente chegou! a qualquer momento a Sessão pode ser aberta;


17:13h. - Aguarda-se apenas o Presidente para o início da Sessão;


17:04h. - Adentra ao Plenário o Dr. Jorge Girão;


17:00h. - Ainda aguardando o início da Sessão;


16:40h. - Aos pouco a composição do Pleno está sendo formada, ainda não chegou o Presidente e o Dr. Jorge Girão Relator do Processo;


16:30h. - Chega ao Plenário o Dr. Cid Marconi;


16:15h. - Nenhum membro do TRE no Plenário;


16:13h. - Falei com Alan Cirino três vezes hoje, resultado: esqueci o cabo de dados da câmera, desse modo fotos do Plenário só amanhã;


16:04h. - Plenário vazio, apenas alguns advogados aguardam o início da Sessão, dentre eles os renomados Drs. Djalma Pinto, Wilson Vicentino e  Vicente Aquino;

Santo do Dia: São Xisto III

São Xisto III
+440

Xisto chegou a adotar uma posição neutra na controvérsia entre pelagianos e semipelagianos do sul da Gália, especialmente contra Cassiano, sendo advertido pelo papa Zózimo. Mas reconheceu o seu erro, com a ajuda de Agostinho, bispo de Hipona, que combatia arduamente aquela heresia, e que lhe escrevia regularmente. 

Ao se tornar papa em 432, Xisto III agindo com bastante austeridade e firmeza, nesta ocasião, Agostinho teve de lhe pedir moderação. Foi assim, que este papa conseguiu o fim definitivo da doutrina herege. Esta doutrina pelagiana negava o pecado original e a corrupção da natureza humana. Também defendia a tese de que o homem, por si só, possuía a capacidade de não pecar, dispensando dessa maneira a graça de Deus. 

Ele também conduziu com sabedoria uma ação mais conciliadora em relação a Nestório, acabando com a controvérsia entre João de Antioquia e Cirilo, patriarca de Constantinopla, sobre a divindade de Maria. Em seguida, demonstrou a sua firme autoridade papal na disputa com o patriarca Proclo. Xisto III teve de escrever várias epístolas para manter o governo de Roma sobre a lliría, contra o imperador do Oriente que queria torná-la dependente de Constantinopla, com a ajuda deste patriarca. 

Depois do Concílio de Éfeso em 431, em que a Mãe de Jesus foi aclamada Mãe de Deus, o papa Xisto III mandou ampliar e enriquecer a basílica dedicada à Santa Mãe das Neves, situada no monte Esquilino, mais tarde chamada Santa Maria Maior. Esta igreja é a mais antiga do Ocidente que foi dedicada a Nossa Senhora. 

Desta maneira ele ofereceu aos fiéis um grande monumento ao culto da bem-aventurada Virgem Maria, à qual prestamos um culto de hiperdulia, ou seja, de veneração maior do que o prestado aos outros santos. Xisto III, mandou vir da Palestina as tábuas de uma antiga manjedoura, que segundo a tradição havia acolhido o Menino Jesus na gruta de Belém, dando origem ao presépio. Introduziu no Ocidente a tradição da Missa do Galo celebrada na noite de Natal, que era realizada em Jerusalém desde os primeiros tempos da Igreja. 

Durante o seu pontificado, Xisto III promoveu uma intensa atividade edificadora, reformando e construindo muitas igrejas, como a exuberante basílica de São Lourenço em Lucina, na Itália. 

Morreu em 19 de agosto de 440, deixando a indicação do sucessor, para aquele que foi um dos maiores papas dos primeiros séculos, Leão Magno. A Igreja indicou sua celebração para o dia 28 de março, após a última reforma oficial do calendário litúrgico.

  
Com informações Paulinas On line





27 de março de 2011

Santo do Dia: São Ruperto

São Ruperto
Séculos VII e VIII

Ruperto era um nobre descendente dos condes que dominavam a região do médio e do alto Reno, rio que percorre os Alpes europeus. Os Rupertinos eram parentes dos Carolíngios e o centro de suas atividades estava em Worms, onde Ruperto recebeu sua formação junto aos monges irlandeses. 

No ano 700, sua vocação de pregador se manifestou e ele dirigiu-se à Baviera, na Alemanha, com este intuito. Com o apoio do conde Téodo da Baviera, que era pagão e foi convertido por Ruperto, fundou uma igreja dedicada a São Pedro, perto do lago Waller, a dez quilômetros de Salzburgo. Mas, o local não condizia ainda com os objetivos de Ruperto, que conseguiu do conde outro terreno, próximo do rio Salzach, nos arredores da antiga cidade romana de Juvavum. 

Nesse terreno, o mosteiro que o bispo Ruperto construiu é o mais antigo da Áustria e veio a ser justamente o núcleo de formação da nova cidade de Salzburgo. Teve para isso o apoio de doze concidadãos, dois dos quais também se tornaram santos: Cunialdo e Gislero. Fundou, ao lado deste, um mosteiro feminino, que entregou a direção para sua sobrinha, a abadessa Erentrudes. Foi o responsável pela conversão total da Baviera e, é claro, de toda a Áustria. 

Morreu no dia 27 de março de 718, um domingo de Páscoa, depois de rezar a missa, no mosteiro de Juvavum. Antes, como percebera que a morte estava próxima, fez algumas recomendações e pedido de orações à sua sobrinha, e irmã espiritual, Erentrudes. Suas relíquias estão guardadas na belíssima catedral de Salzburgo, construída no século XVII. Ele é o padroeiro de seus habitantes e de suas minas de sal. 

São Ruperto, reconhecido como o fundador da bela cidade de Salzburgo, cujo significado é cidade do sal, aparece retratado com um saleiro na mão, tamanha sua ligação com a própria origem e desenvolvimento da cidade. Foi seu primeiro bispo e sua influência alastrou-se tanto, que é festejado nesse dia, não só nas regiões de língua alemã, como também na Irlanda, onde estudou, porque alí foi tomado como modelo pelos monges irlandeses.

  
Com informações Paulinas On line






Secretário Ceza Cristovão participa de Encontro sobre Turismo Rural na Agricultura Familiar

Realizou-se nos dias 24 e 25/03 o Encontro Estadual da Rede Turismo Rural na Agricultura Familiar – TRAF

No primeiro dia as atividades se concentraram na  Escola Agrotecnica Federal de Crato  e no segundo dia no Sitio Pinheiros no Distrito de Caldas em Barbalha.  

O evento tinha por objetivos a apresentação de proposta para o fomento do Turismo Rural na região.

Participaram do Encontro representantes dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Santana do Cariri, Missão Velha, Assaré e Nova Jaguaribara.

O município de Altaneira foi representado pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Ceza Cristóvão.

O Secretário Ceza apresentou propostas visando revitalização do Vale do São Romão e da Lagoa Santa Tereza. “a participação de altaneira foi decisiva para que outros municipios ficassem sabendo de nossos potenciais, ficou para segundo estudo, formação de trilhas ecologicas em torno do açude valerio(pajéu), e outro potenciais que podem em breve ser explorado” disse o Secretário.

O encontro contou com a presença dos gerentes regionais e locais da EMATERCE, FETRAECE, Geopark Araripe e articuladores da Rede TRAF.
 
”Altaneira tem tudo para dar um salto dentro desta nova linha de pensamentos, estamos apostando sério no turismo rural com responsabilidade e respeito ao meio ambiente.” Finalizou o Secretário Ceza Cristovão.

26 de março de 2011

Hora do Planeta

Desligue seu computador 
das 20:30 às 21:30h.
Apague as luzes!
Faça sua Parte!

Feliz Dia Internacional do Chocolate

Hoje, 26 de Março, é a data internacional comemorativa para celebrar o Chocolate! Este alimento dos deuses esta entre a lista dos mais populares e consumidos em todo o mundo. 

Seja chocolate branco, ao leite ou amargo não importa, pois chocolate é chocolate e a sensação de prazer continua. Este doce possui um aminoácido especial que estimula a produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.

O chocolate costuma ser mais consumido em festividades populares como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal e, é claro[!], Páscoa. Na sociedade atual o chocolate possui uma característica interessante servindo como um substituto à linguagem no relacionamento humano, estabelecendo relação de comunicação de laços de amizade, solidariedade e amor.

Interessante saber que o site americano Info Barrel produziu uma lista com curiosidades pouco conhecidas sobre este delicioso doce. Confira:

1 – É um fato conhecido que o chocolate possui cafeína. Mas você sabia que você deve comer mais de uma dúzia de barras de chocolate para chegar a mesma quantidade de cafeína de um copo de café? Há cerca de 5 a 10 miligramas de cafeína em um pedaço de chocolate e 5 miligramas em um copo de leite achocolatado.
2 – O chocolate é na verdade uma valorosa fonte de energia. Um simples pedaço de chocolate pode dar energia suficiente para uma mulher adulta andar 45 metros.
3 – O chocolate traz grandes benefícios à saúde. Ele ajuda combater a depressão, hipertensão, tumores e até na TPM.
4 – O chocolate não causa ou agrava a acne, isso é um mito.
5 – Um único pedaço de chocolate ou cacau contem 10% da quantidade recomendada de ingestão diária de ferro.
6 – O chocolate pode ser mortal para os cachorros. Ele contém um ingrediente chamado “Teobromina” que pode ser tóxica para o sistema nervoso central e para os músculos cardíacos do melhor amigo do homem.
7 – As pessoas gastam anualmente mais de 7 bilhões de dólares com chocolate.
8 – As pesquisas de consumo individual de chocolate indica que cada pessoa consume cerca de 5 quilos de chocolate por ano.
9 – Leite com chocolate é o tipo de chocolate mais preferido pelas pessoas. Contudo, o chocolate preto é especificamente o mais popular entre os homens.
10 – No filme “Psicose” de Alfred Hitchcock, o xarope de chocolate foi usado para simular o sangue na famosa cena do chuveiro.

Deu vontade de comer aquele chocolate agora? Então aprenda a fazer receitas com chocolate aqui.

Feliz Dia Internacional do Chocolate! E lembre-se de apreciar com moderação.

Por Alana Maria Soares com informações R7

Quebraram Estátua de Patativa do Assaré

As crianças Raimundo Neto e
Wendell conheceram a
Estatua de Patativa do Assaré

A estátua do poeta Patativa do Assaré, localizado ao lado da Igreja Matriz, em frente ao Memorial, foi quebrada em três pedaços. O acidente ocorreu quando o cabeleireiro paulista Claudeilton Soares Alves subiu no pedestal da estátua para fazer uma foto ao lado do seu ídolo, a fim de levar como lembrança para São Paulo. Quando se posicionou para fazer a foto, escorregou, tentou se amparar na estátua, e ele caiu abraçado com o monumento.

O cabeleireiro fraturou a clavícula, deslocou o braço e lesionou um joelho, enquanto a estátua partiu-se nas pernas, no tronco e no pescoço. A cabeça foi totalmente destruída. No hospital, onde ficou internado, Claudeilton lamentou o acidente e prometeu pagar os prejuízos. Se for o caso, mandar fazer outra estátua. Os pedaços da estrutura de resina foram levados para o Memorial Patativa do Assaré.

A presidente da Fundação Memorial Patativa do Assaré, Isabel Cristina, que é neta de Patativa, explicou que, a princípio, a família ficou revoltada. A primeira providência foi registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia da Polícia para a tomada de providências. "A revolta só acabou quando a gente soube que se tratava de um grande fã que, na ânsia de levar uma lembrança do meu avô, terminou sofrendo um acidente".

Fátima Gonçalves, ao lado 
da estátua quebrada - foto
 Antônio Vicelmo
O filho mais novo do poeta, João Batista, que mora em São Paulo e estava de férias em Assaré, lamentou o acidente. No entanto, ao saber que não se tratava de vandalismo, foi solidário com o cabeleireiro que ainda hoje está sem trabalhar por conta da situação. A neta de Patativa, Isabel Cristina, entrou em contato com o escultor Murilo de Sá Toledo, que construiu a estátua em homenagem ao avô.

Ela foi informada de que a restauração do monumento, feito em resina, custa R$ 30.000,00. Em bronze, o preço sobe para R$ 60.000,00. Isabel pondera que talvez o cabeleireiro não tenha condições de custear as despesas, mesmo porque ele ainda está convalescendo da fratura que sofreu em consequência da queda. Talvez seja preciso fazer outra cirurgia.

A estátua, em tamanho natural, medindo 1,60m, está localizada em frente ao Memorial Patativa do Assaré, na Rua Coronel Francisco Gomes, ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, em Assaré. Foi inaugurada pelo então governador Lúcio Alcântara, em 2004, com show reunindo artistas da terra, apresentações de repentistas, violeiros, grupos de penitentes e sanfoneiros.

MAIS INFORMAÇÕES

Fundação Memorial Patativa do Assaré, Rua Francisco Gomes, 82 - Centro, Município de Assaré, Cariri
Telefone: (88) 3535.1742.

Por Antônio Vicelmo Repórter DN

Santo do Dia: São Ludgero

São Ludgero
742-809

Ludgero nasceu no ano 742 em Zuilen, Friesland, atual Holanda, e foi um dos grandes evangelizadores do seu tempo. Era descendente de família nobre e, dedicado aos estudos religiosos desde pequeno. Ordenou-se sacerdote em 777, em Colônia, na Alemanha. Seu trabalho de apóstolo teve início em sua terra natal, pois começou a trabalhar justamente nas regiões pagãs da Holanda, Suécia, Dinamarca, ponto alto da missão de São Bonifácio, que teve como discípulos São Gregório e Alcuíno de York, dos quais foi seguidor também Ludgero.

Mais tarde, foi chamado pelo imperador Carlos Magno para evangelizar as terras que dominava. Entretanto, este empregava métodos de conversão junto aos povos conquistados, não condizentes com os princípios do cristianismo. Logo de início, por exemplo, obrigava os soldados vencidos a se converterem pela força, sob pena de serem condenados à morte se não se batizassem.

Como conseqüência dessa atitude autoritária estourou a revolta de Widukindo e Ludgero teve que fugir, seguindo para Roma. Depois foi para Montecassino, onde aprimorou seus estudos sobre o catolicismo e vestiu o hábito de monge, sem contudo emitir os votos.

A revolta de Widukindo foi a muito custo dominada em 784 e o próprio Carlos Magno foi a Montecassino pedir que Ludgero retornasse para seu trabalho evangelizador, que então produziu muitos frutos. Pregou o evangelho na Saxônia e em Vestfália. Carlos Magno ofereceu-lhe o bispado de Treves, mas ele recusou. Ludgero emitiu os votos tomando o hábito definitivo de monge e fundou um mosteiro, ao redor do qual cresceu a cidade de Muester , cujo significado, literalmente, é mosteiro, e da qual foi eleito o primeiro bispo.

Ludgero não parou mais, fundou várias igrejas e escolas, criou novas paróquias e as entregou aos sacerdotes que ele mesmo formara. Ainda encontrou tempo para retomar a evangelização na Frísia, realizando o seu sonho de contribuir para a conversão de sua pátria, a Holanda, e fundar outro mosteiro, este beneditino, em Werden, antes de morrer, que ocorreu no dia 26 de março de 809.

O corpo de Ludgero foi sepultado na capela do mosteiro de Werden. Os fiéis tornaram o local mais uma meta de peregrinação pedindo a sua intercessão para muitas graças e milagres, que passaram a ocorrer em abundância. O culto à São Ludgero, que ocorre neste dia é muito intenso especialmente na Holanda, Suécia, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Itália, países cujo solo pisou durante seu ministério.

Com informações Paulinas On line

  

25 de março de 2011

Deputado Federal Genecias Noronha defende municipios na CDU

Deputado Genecias Noronha em reunião da CDU                                                        
O Deputado Federal Genecias Noronha (PMDB-CE), titular da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), defendeu  nesta quarta-feira, 23 de março, que os municípios que perderão receita no que se refere ao repasse do Fundo de Participação dos Municípios tenham essas perdas parceladas para que o choque nas finanças da administração local não sejam tão severas.

Em conversa com Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios, o deputado federal reafirmou sua posição de apoio e luta em favor dos pequenos municípios, visto que de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) houve municípios que tiveram uma queda na sua população de 40 mil habitantes para 17 mil habitantes, uma queda que, se estiver correta, acarretaria a falência da folha municipal, impedindo qualquer tipo de realização de obras, pois o valor a ser recebido será muito inferior ao planejado, já que o valor do FPM é cálculado com base no tamanho da população municipal.

O presidente da CDU, Manoel Júnior (PMDB-PB) elogiou a atuação de Genecias Noronha na luta em defesa dos pequenos municípios, em especial do Norte e Nordeste do país, observando que o deputado federal e ex-prefeito da pequena cidade de Parambu, no interior do Ceará, é profundo conhecedor das dificuldades que as pequenas cidades enfrentam.

Enviado por Andre Luiz Gouveia da Assessoria de Imprensa

Palito leva projetos de Altaneira à Brasília

Palito, deputado Genecias Noronha, vice governador Domingos Filho
e o deputado Domingos Neto no Ministério da Integração Nacional - foto Raimundo Soares
O empresário Devanilton Soares, popularmente conhecido como Palito, viajou a Brasília a convite do Deputado Genecias Noronha para apresentar dois projetos de autoria dos vereadores dos altaneirenses.

O primeiro projeto é uma antiga reinvidicação da comunidade altaneirense, trata-se da proposta de Revitalização e Urbanização da Lagoa Santa Tereza elaborada pelo Vereador Deza Soares que resgata as belezas naturais da Lagoa, transformando-a em espaço de lazer, gerando emprego e renda.

O segundo projeto é uma iniciativa do Vereador Flavio Correia que propõe ao Ministério dos Transportes a construção da BR 230 no trecho Farias Brito - Campos Sales passando por Altaneira e Assaré. Essa estrada é conhecida como rodovia transamazônica e corta o nordeste e norte do pais.

Ambos os projeto carecem de levantamento técnico, mas podem ser viabilizados a longo prazo.

Palito esteve ainda no Ministério da Integração Nacional acompanhando o Vice Governador do Estado Domingos Filho e os Deputados Genecias Noronha e Domingos Neto.

Palito aproveitou a viagem para conhecer o Congresso Nacional e alguns pontos turísticos da Capital Federal, confiram algumas fotos:


Santo do Dia: São Dimas

São Dimas
Século I

O Evangelho fala pouco deste Santo. Nem mesmo o nome, os evangelistas fixaram. O que sabemos foi trazido pela tradição que são os nomes: Dimas, o Bom Ladrão e Simas, o mau ladrão. 

Sem dúvida alguma, se trata de um santo original, único, privilegiado, que mereceu a honra de ser canonizado em vida por Jesus Cristo, na hora solene de nossa Redenção. Os outros santos só foram solenemente reconhecidos, no outro milênio, a partir do ano 999. A Igreja comemorava os mártires e confessores, mas sem uma declaração oficial e formal. Enquanto que, a de São Dimas quem proclamou foi o próprio Fundador da Igreja. 

Dimas foi o operário da última hora, o que nos fez ver o mistério da graça derradeira. O mau ladrão resistiu, explodiu em blasfêmias. Rejeitou a graça, visivelmente dada pelo Redentor. O Bom Ladrão, depois de vacilar (Mt 27,44 -Mc 15,32), confessou a própria culpa, reclamou da injustiça contra Aquele que só fez o bem, reconheceu-O como Rei e lhe pediu que se lembrasse dele, quando estivesse no seu Reino. 

Segundo a tradição, Dimas não era judeu, mas sim egípcio de nascimento. Dimas e Simas praticavam o banditismo nos desertos de passagem para o Egito. Lá a Sagrada Família, que fugia da perseguição do rei Herodes, foi assaltada por dois ladrões e um deles a protegeu. Era Dimas. Naquela época, entre os bandidos havia o costume de nunca roubar, nem matar, crianças, velhos e mulheres. Assim, Dimas deu abrigo ao Menino Jesus protegendo a Virgem Maria e São José. 

Dimas foi um bandido muito perigoso da Palestina. E isso, realmente pode ser afirmado pelo suplício da cruz que mereceu. Essa condenação horrível era reservada somente aos grandes criminosos e aos escravos. 

O Martirológio Romano diz apenas no dia 25 de Março: "Em Jerusalém comemoração do Bom Ladrão que na cruz professou a fé de Jesus Cristo". E no mundo todo São Dimas passou a ser festejado neste dia. 

O Bom Ladrão ou São Dimas foi o primeiro que entrou no céu: "Ainda hoje estarás comigo no Paraíso". (Lc 23,43). Ele passou a ser popularmente considerado o "Padroeiro dos pecadores arrependidos da hora derradeira, dos agonizantes, da boa morte". Morreu sacramentado pela absolvição do próprio Cristo, e por Ele conduzido ao Paraíso.

  
Com informações Paulinas On line


24 de março de 2011

Ministério Público abre investigação contra agentes da Administração Novas Idéias, Novos Caminhos

Fachada do Forum de Altaneira, onde funciona a 
sala da Promotoria de Justiça - foto arquivo do Blog
O Ministério Público estadual está apurando irregularidades praticadas por agentes da Administração Nova Idéias, Novas Caminhos em Altaneira. A investigação foi determinada com base no Relatório preliminar da Auditoria determinada pelo Prefeito em exercício, vereador Raimundim.

Consta do Relatório que após a saída da equipe responsável pela Contabilidade, na data de 16/02/2011, foi verificado que não existiam no referido setor nem tampouco nos arquivos da Prefeitura Municipal os documentos contábeis determinados por Lei.

Observou, ainda o Auditor que os gestores não deixou nos arquivos da municipalidade, assim como não entregaram à equipe recém empossada, os seguintes documentos, dentre outros:
- As despesas não empenhadas, mas que se constituem obrigações líquidas e certas para o Município (Despesas de Exercícios Anteriores).
- Relação dos compromissos financeiros a longo prazo, decorrentes de contratos de execução de obras, consórcios, convênios e outros, especificando o que já foi pago e o saldo a pagar.
- Inventário dos Bens de Consumo existentes em Almoxarifado.
- Demonstrativos das responsabilidades não regularizadas, com a indicação das providências adotadas para sua regularização (Ex.: bens públicos sob a guarda de terceiros).
- Relação de atrasos de pagamento de servidores municipais.

Cita, ainda o Auditor, que o prefeito afastado ignorou completamente as recomendações emanadas do Tribunal de Contas dos Municípios ao deixar de repassar aos novos gestores os documentos acima relacionados, devendo a nova administração adotar todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis, no sentido de obter as informações e documentos aqui mencionados.

Não se tem também, informação se os relatórios da LRF foram transmitidos para a Secretaria do Tesouro Nacional, através do SISTN mantido no site da Caixa Econômica Federal, pois além de não ser econtradas cópias dos mencionados relatórios, não foi possível o acesso ao Sistema por falta da SENHA, que de igual modo, não foi repassada pela administração anterior.

Outro ponto considerado grave foi o fato de ao se acessar os computadores existentes no Setor de Contabilidade, verificou-se de imediato a inexistência do Sistema de Informática (software) utilizado para o processamento da contabilidade. A equipe do ex-gestor deletou/apagou o sistema de informática utilizado pela contabilidade, deixando, assim, o Município de Altaneira desprovido do Banco de dados e suas respectivas informações contábeis relativas à gestão anterior.

Isto implica dizer que nos computadores encontrados no setor de contabilidade não existe qualquer dado sobre o processamento da contabilidade do município, uma vez que o sistema de informática utilizado no dia-a-dia da contabilidade deste município e, conseqüentemente, todos os dados contábeis da administração municipal foram deletados/excluídos/apagados/retirados, etc. pelos integrantes da administração anterior.

A equipe do prefeito afastado não se contentou em apagar/excluir apenas o Sistema de Contabilidade e apagou/desinstalou de forma criminosa os Sistemas de Folha de Pagamento, Patrimônio, Almoxarifado e Licitação. Deixando, pois, o município completamente desprovido de suas informações, inclusive, inclusive, os dados cadastrais e a vida funcional dos servidores públicos municipais, haja vista a deleção criminosa do sistema de folha de pagamento.

Saliente-se que em um dos computadores da sala das licitações apagaram inclusive, o sistema operacional Windows. Isto é, na verdade a máquina em referência foi formatada, ou seja, apagão geral, conforme declarações em anexo.

A prática de apagar e/ou excluir dados de sistemas de informática ou banco de dados com informações pertinentes a administração pública é crime tipificado no art. 313-A, do Código Penal Brasileiro com pena de reclusão de até doze anos e multa.

“A nosso ver resta fartamente caracterizado o desmonte praticado pelos ex-gestores e sua equipe, haja vista terem surrupiado toda a documentação acima relacionada e os bancos de dados, relativos aos diversos sistemas informatizados utilizados pelo Poder Público Municipal, cujas informações lá constantes são patrimônio da municipalidade altaneirense, pois, já devidamente comprovado não existir no setor contábil, setor pessoal/recursos humanos, sala das licitações, setor de patrimônio e almoxarifado desta prefeitura ou em seus arquivos um único documento dos anteriormente elencados, nem tampouco sistemas informatizados, bancos de dados ou arquivos capazes de fornecer aos atuais gestores as informações necessárias à vida administrativa, contábil e patrimonial deste município.” Relata o Auditor em documento encaminhado ao Ministério Público.

Já prestaram depoimentos perante o Promotor de Justiça o Secretário de Governo Ariovaldo Soares, o contador Avartanhas de Sousa, o técnico de computação Sergio Eudisley e o vereador Flavio Correia.

Foi comunicado, ainda, ao promotor de Justiça que o Prefeito ordenou despesas no valor de mais de cem mil reais, após a data do seu afastamento, aproveitando-se de forma indevida da vacância do cargo em virtude de falha na comunicação do TRE para que o Presidente da Câmara assumisse o cargo de Chefe do Executivo.