31 de março de 2019

Classificação Local Municipal MTB de Altaneira - Terceira Etapa


Apenas cinco ciclistas altaneirenses participaram da terceira etapa da sexta edição do Campeonato Municipal MTB de Altaneira, realizado na manhã de hoje (31/03) no Circuito da Trilha Sítio Poças. Jonathan Soares ficou na 7ª Colocação e assumiu pela primeira vez liderança na disputa pela Camisa Branca com Bolinhas de Campeão Local.

Classificação Veterano Municipal MTB de Altaneira - Terceira Etapa


Seis ciclistas com idade superior a 40 anos participaram terceira etapa da sexta edição do Campeonato Municipal MTB de Altaneira realizado na manhã de hoje (31/03) no Circuito da Trilha Sítio Poças. O fariasbritense Damião Rolim foi o décimo colocado na etapa, mas manteve a liderança na disputa pela Camisa Verde de Campeão Veterano.

Classificação Jovem Municipal MTB de Altaneira - Terceira Etapa


Com a participação de cinco ciclistas com idade inferior a 23 anos foi realizado na manhã de hoje (31/01) no Circuito da Trilha Sítio Poças a terceira etapa da sexta edição do Campeonato Municipal MTB de Altaneira. O cratense Lucas Brito foi o segundo colocado na etapa, mas como faltou as duas primeiras a pontuação não foi suficiente para tomar a liderança na disputa pela Camisa Vermelha de Campeão Jovem de seu conterrâneo Francisco Serafim.

Classificação Feminino Municipal MTB de Altaneira - Terceira Etapa


Mais uma vez apenas uma ciclista do sexo feminino participou da etapa do Campeonato Municipal MTB de Altaneira. Andreza Nunis foi a única a participar da terceira etapa realizado na manhã de hoje (31/03) no Circuito da Trilha Sítio Poças, dessa forma manteve a liderança na disputa pela Camisa Laranja de Campeã Feminino.

Confira a Classificação Feminino do Municipal MTB de Altaneira em 2019 após a terceira etapa:

1) Andreza Nunis: 23 pontos;
2) Raquel Guedes: 4 pontos;

Classificação Visitante Municipal MTB de Altaneira - Terceira Etapa


Com participação de 17 ciclistas de Campos Sales, Crato, Barbalha, Farias Brito e Nova Olinda, foi realizada na manhã de hoje (31/03) no Circuito da Trilha Sítio Poças a terceira etapa da sexta edição do Campeonato Municipal MTB de Altaneira. O novolindense Fabiano Alencar ficou na 9ª colocação, mas foi o suficiente para manter liderança na disputa pela Camisa Rosa de Campeão Visitante.

Resultado da Terceira Etapa Municipal MTB de Altaneira 2019


Realizou-se na manhã de hoje (31/03) no Circuito da Trilha Sítio Poças a terceira etapa da sexta edição do Campeonato Municipal MTB de Altaneira. Em virtude das fortes chuvas caídas no Sítio Poças nos últimos três dias e visando preservar a seguranças dos ciclistas, o presidente da Comissão Organizadora, Pedro Rafael, decidiu que a etapa seria disputada em apenas 4 voltas.

Classificação Geral do Campeonato Municipal MTB de Altaneira 2019 - Terceira Etapa


Realizou-se na manhã de hoje (31/03) no Circuito da Trilha Sítio Poças a terceira etapa da sexta edição do Campeonato Municipal MTB de Altaneira. O altaneirense Higor Gomes venceu a etapa, seguido pelo cratense Lucas de Brito. Completaram o Pódio Leonardo Pereira, Francisco Soares e Germano Vieira.

Seis partidos criticam mensagem de comemoração do Golpe Militar

Av. Presidente Vargas no Rio de Janeiro no dia seguinte ao Golpe Militar (Foto: Arquivo Nacional) 
Um manifesto assinado por dirigentes de seis partidos políticos divulgado ontem (30/03)  criticou a mensagem de comemorações dos 55 anos do golpe militar de 1964, promovido por presidente da República, Jair Bolsonaro.

Bolsonaro faz uso político da memória do golpe militar por Cleyton Monte


As declarações e atos do presidente fortalecem a tese de que não houve golpe em 1964. Os defensores de tal absurdo garantem que as Forças Armadas protagonizaram um conjunto de atos reativos, necessários e legais. 

Bolsonaro e seu grupo são entusiastas do governo de exceção. Contudo, diferente de quando era um deputado do baixo clero que enaltecia a ditadura, o político do PSL hoje representa o Estado democrático de direito.

Mensagem sobre comemorações do Golpe Militar gera debate jurídico no País


Autorizadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) em mensagem às Forças Armadas, as comemorações em torno do dia 31 de março ganharam repercussão jurídica.

Na última semana, entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública da União (DPU) ingressaram com medidas para impedir que os quartéis festejem o golpe militar, que completa 55 anos hoje (31/03).

30 de março de 2019

Um dia, 21 anos de Ditadura Militar

Registro de uma das manifestações contra a Ditadura Militar no Brasil (Foto: Arquivo Nacional)
No dia 1º. de abril de 1964, tropas amotinadas do Exército Brasileiro depõem o presidente constitucional e democraticamente eleito do Brasil, João Goulart. O cargo presidencial foi declarado vago pelo Congresso Nacional ainda em presença do legítimo presidente em território Nacional.

Iniciava-se um regime autoritário que suprimiu liberdades e direitos civis e políticos, massacrou a oposição, perseguiu, sequestrou, torturou, matou e desapareceu com os corpos de militantes da resistência democrática.

Tal como hoje em que as liberdades democráticas estão sob ataque, o golpe militar contou com apoio da coalizão de todos os setores conservadores e reacionários do país.

Soube-se, anos depois, do papel absolutamente decisivo do imperialismo estadunidense, de lideranças políticas, empresariais, midiáticas e eclesiásticas que concorreram para que os setores militares que tomaram a frente do novo regime chegassem a essa intervenção militar que durou mais de 21 anos de autoritarismo.

Os partidos políticos abaixo signatários manifestam sua perplexidade com a desfaçatez com que o Presidente da República, Jair Bolsonaro, adota como chefe de Estado, ao arrepio da Constituição e da Lei, o discurso de louvação desse regime de exceção que marcou sua atuação como parlamentar e candidato. Repudiam a convocação pelo Presidente da República de atos de desagravo ao regime militar e aos piores algozes da democracia produzidos naquele período.

Não aceitam que qualquer instituição da República promovam o revisionismo histórico e negligenciem a verdade dos fatos que a sociedade brasileira pacientemente veio construindo nos anos de democracia que se sucederam ao regime de exceção, cujo ápice se encontra no relatório da Comissão Nacional da Verdade que concluiu seus trabalhos em 2014.

Assim, os partidos políticos que se expressam nessa nota apoiam os questionamentos formais feitos desses atos do novo Governo pelo Ministério Público Federal, no âmbito do Congresso Nacional e pela sociedade civil brasileira. Se associam aos atos convocados em todo o país pela democracia, pelo Estado Democrático de Direito, pelos Direitos Humanos e pelo Direito à Memória, à Verdade e a Justiça. Se irmanam às vítimas da ditadura, suas famílias e entidades representativas, na denúncia de seu sofrimento e na sua luta por reparação.

E reafirmam seu compromisso de continuar lutando contra os retrocessos sociais, econômicos e culturais que vêm sendo impostos ao povo brasileiro e à soberania da Nação por este novo Governo, cujas condições de governar vão desabando perante a população por desatinos e provocações como as que se anunciam para o 31 de março e o 1º. de abril de 2019.

Memória, Verdade, Justiça!

Ditadura Nunca Mais

Democracia Já

Brasília, 30 de março de 2019.


Carlos Luppi
Presidente nacional do PDT

Carlos Siqueira
Presidente nacional do PSB

Edmilson Costa
Secretário-Geral nacional do PCB

Gleisi Hoffmann
Presidenta nacional do PT

Juliano Medeiros
Presidente nacional do PSOL

Luciana Santos
Presidenta nacional do PCdoB

Justiça proíbe comemoração de golpe militar de 1964

Após repercussão Bolsonaro, disse que falou em "rememorar" e não comemorar (Foto: Marcos Corrêa)
A juíza Ivani Silva da Luz, da 6ª Vara da Justiça Federal de Brasília, decidiu pela proibição da comemoração do Golpe Militar de 1964, neste domingo (31/03). A decisão ocorreu após o presidente Jair Bolsonaro (PSL), por meio do porta-voz oficial da Presidência, determinar ao Ministério da Defesa que fizesse as "comemorações devidas" nos quartéis e guarnições militares.

Deputado quer suspensão de recursos federais para Municípios que não ratearem precatório do Fundef com professores


O deputado Célio Studart (PV) apresentou na última quarta-feira (27/03) projeto de lei propondo que se interrompa o repasse de recursos públicos federais caso os precatórios do Fundef não tiverem sua proporção legal destinada ao pagamento de profissionais da educação.

O deputado justifica que a Constituição Federal de 1988 normatiza o direito à educação, consagrando que é um direito de todos e que o texto constitucional que a educação é dever do Estado e é dever da família e deve ser fomentada pela sociedade.

Fui torturado pela ditadura do Brasil. É isso que Jair Bolsonaro quer celebrar? por Paulo Coelho


28 de maio de 1974: um grupo de homens armados invade meu apartamento. Começam a revirar gavetas e armários – não sei o que estão procurando, sou apenas um compositor de rock. Um deles, mais gentil, pede que os acompanhe “apenas para esclarecer algumas coisas”. O vizinho vê tudo aquilo e avisa minha família, que entra em desespero. Todo mundo sabia o que o Brasil vivia naquele momento, mesmo que nada fosse publicado nos jornais.

29 de março de 2019

Açude Pajeú em Altaneira sangra pelo terceiro ano consecutivo

Sangradouro do Açude Pajeú em 28 de março de 2019 (Foto: João Alves)
O Açude do Valério, popularmente conhecido por Pajeú, localizado no Sítio Valério, em Altaneira atingiu a cota máxima na manhã de ontem (28/03) e transbordou. O fato foi registrado pelo agricultor Cícero Marculino de Sousa, mais conhecido como Filó, que registrou um vídeo com seu aparelho celular.

Bolsonaro diz que pediu a quartéis para "rememorar 64"


O presidente Jair Bolsonaro disse ontem (28/03) que não pediu para os quartéis comemorarem, e sim "rememorarem", os 55 anos do 31 de março de 1964 - data que marca o início do período ditatorial no Brasil, que durou 21 anos. 

"Não foi comemorar. Rememorar, rever, ver o que está errado, o que está certo. E usar isso para o bem do Brasil no futuro", afirmou ele, na cerimônia de aniversário da Justiça Militar, na qual foi condecorado.

28 de março de 2019

Vereadores debatem sobre Banda de Música do Município

Mesa Diretora da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Felipe Silva)
Um dos temas mais debatidos na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (28/03) foi sobre a situação da Banda de Música do Município, batizada de Padre David Moreira. 

Secretário de Saúde defende CEO e seleção temporária na Tribuna da Câmara de Altaneira


O secretário municipal de Saúde, Dr. Luan Kayo, utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Altaneira na Sessão Ordinária realizada na manhã de ontem (27/03) para esclarecer a respeito do processo seletivo para contratação de servidores temporários da pasta, bem como para rebater críticas em relação a redução do hospital em virtude da construção do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

O Dr. Luan Kayo citou que o processo seletivo foi feito com muita seriedade e responsabilidade, lamentou a pequena quantidade de candidatos aprovados residentes em Altaneira, registrando que a maioria das vagas foi preenchida por pessoas de outros municípios.

MPF recomenda a comandos militares em todo o Brasil que se abstenham de comemorações ao golpe de Estado de 1964


Brigadas, grupamentos, comandos especiais, academias militares das forças armadas e outras unidades que integram Comandos Militares em todo o país receberam ontem (27/03) recomendação do Ministério Público Federal para que se abstenham de promover ou tomar parte de qualquer manifestação pública, em ambiente militar ou fardado, em comemoração ou homenagem ao período de exceção instalado a partir do golpe militar de 31 de março de 1964.

27 de março de 2019

Conselho Nacional de Procuradores-Gerais lança nota sobre aniversário do golpe militar de 1964


O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG) manifestou-se publicamente na tarde de hoje (27/03) acerca da notícia de que o Governo Federal determinou a comemoração oficial do aniversário do golpe militar de 1964.

Volume dos açudes é 61% maior que no ano passado


Prestes a chegar na metade da quadra chuvosa, o sistema de abastecimento hídrico no Ceará está com 13,45% da capacidade total, somando 2,50 bilhões de metros cúbicos (m³). O volume é 61,65% maior que no mesmo período do ano passado, quando o armazenamento era de 1,55 bilhões m³, conforme a resenha diária da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Apesar de estar em um caminho de recuperação hídrica, com abastecimento para consumo humano garantido para este ano, a situação ainda é preocupante.

Após polêmica, MEC volta atrás na decisão de não avaliar alfabetização


O Ministério da Educação (MEC) revogou a portaria que deixava de avaliar as crianças de 7 anos, em fase de alfabetização. O documento que tornou a medida sem efeito foi assinado pelo próprio ministro Ricardo Vélez Rodríguez, que não havia sido consultado sobre a mudança.

Por causa disso, Vélez demitiu o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), Marcos Vinicius Rodrigues. Os dois discutiram rispidamente na segunda-feira. A demissão não foi confirmada oficialmente e estaria aguardando decisão do presidente Jair Bolsonaro. Rodrigues foi indicado pelo grupo de militares de reserva que auxilia o governo.

26 de março de 2019

Lagoa Santa Tereza em Altaneira sangra

Sangradouro da Lagoa Santa Tereza em Altaneira (Foto capturada do vídeo de João Alves)
Após a sequência de três dias chuvosos a Lagoa Santa Tereza no centro da cidade de Altaneira transbordou com um bom volume de água nas primeiras horas da tarde de ontem (25/03). A “sangria” da Lagoa Santa Tereza é fenômeno aguardado pelo altaneirenses, pois sempre representa a esperança de um bom inverno. O Garoto Beleza, João Alves, foi o primeiro a registrar a sangria da Lagoa e compartilhou o vídeo na rede social Facebook.

Procuradora pede para que juízes federais assumam questões eleitorais


A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, protocolou ontem (25/03) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedido para que os ministros autorizem que  juízes federais passem a ter atribuições para julgar questões eleitorais.

Mais cedo, Dodge fez o anúncio da medida durante um seminário internacional sobre transparência e combate à corrupção no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

25 de março de 2019

Cariri registra grande volume de chuva no final de semana

A maior chuva da região do Cariri provocou estragos em Santana do Cariri (Foto enviada por Fernando Maia)
Entre 7 horas de sexta-feira (22) e 7 horas de hoje (25) a região do Cariri registrou volumes de chuva muito superiores a média histórica. No final de semana em vários municípios a chuva superou os 100 mm, como em Abaiara, Cedro, Farias Brito,  Lavras da Mangabeira e  Santana do Cariri.

Garoto Beleza denuncia descaso de visitantes com açude Pajeú

Açude Pajeú é um dos pontos mais visitados na quadra chuvosa em Altaneira (Foto: João Alves)
O servidor municipal e radialista João Alves, conhecido popularmente por Garoto Beleza, usou sua rede social Facebook na tarde de ontem (24/03) para denunciar a poluição do Açude Valério, mais conhecido por Açude Pajeú, localizado na zona rural de Altaneira.

Escritora defende Dilma de hostilidades no aeroporto de Madri


A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi alvo de hostilidade de brasileiros no aeroporto de Madri, segundo relatou a ativista feminista e escritora Djamila Ribeiro. Segundo o relato de Djamila no Instagram, um dos que protestavam contra a ex-presidente disse que “ela teria o mesmo fim de Marielle Franco”.

Djamila contou que ela e a produtora Ísis Vergilio faziam o check-in quando veem Dilma. Então, são abordadas por uma senhora: "Vocês são brasileiras? Venham xingar Dilma". Ela relata terem ignorado.

24 de março de 2019

Anatel inicia bloqueio de celulares irregulares em 15 estados


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está realizando hoje ( 24/03), em 15 estados, o bloqueio de telefones celulares sem certificação. Vão deixar de funcionar os aparelhos que não têm o selo de certificação da agência, que garante a compatibilidade com as redes de telefonia no Brasil.

Estão sendo bloqueados aparelhos irregulares em São Paulo e Minas Gerias, nos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe); e em quatro estados da Região Norte (Amapá, Amazonas, Pará e Roraima).

23 de março de 2019

Professores altaneirenses participam de manifestação contra a Reforma da Previdência em Juazeiro

O ato foi na Praça do Giradouro em Juazeiro e reuniu cerca de mil manifestantes (Foto: João Alves)
Apesar da liberação pelo prefeito municipal e da participação da secretária de Educação, Leocádia Rodrigues, poucos professores altaneirenses participaram da manifestação contra a Reforma da Previdência realizada na tarde de ontem (22/03) em Juazeiro do Norte.

Será esse o fim da Banda de Música Municipal?


O estudante Thalles Almeida compartilhou na rede social Facebook na manhã de ontem (22/03) a imagem ao lado despertando a atenção dos altaneirenses para a atual situação da Banda de Música do Município de Altaneira.

A postagem recebeu dezenas de reações de usuários da rede. O estudante Enzio Lima foi um dos primeiro a se manifestar. “O município só ta perdendo as culturas isso da pra ver” (SIC).

Trabalhadores fazem protesto contra a reforma em Fortaleza


A manifestação contra a proposta de Reforma da Previdência, ontem, em Fortaleza, reuniu professores, integrantes de movimentos sociais e centrais sindicais, líderes políticos, trabalhadores da construção civil e estudantes.

Os protestos saíram da Praça da Imprensa rumo à Praça Portugal pela avenida Desembargador Moreira durante a manhã, num percurso que durou cerca de duas horas.

Bolsonaro não vai largar o Twitter e assumir o governo por Fernando Brito


O fato de Jair Bolsonaro ter ascendido à presidência da República tendo como núcleo de seu apoio político falanges agressivas, fanáticas, e que acham que a política é destruir, dizer que prendam ou morram quem lhes ousar contestar, mesmo que ponderadamente, traz uma facilidade para quem analisa as opções deste governo, infelizmente.

É que, numa rápida ronda pela internet, fica fácil ver como eles reagem diferentemente às direções políticas que lhes dão o capitão e os seus articuladores políticos.

22 de março de 2019

Altaneirense participa de concurso de bronzeamento em Recife


A altaneirense Tatiane Martins participa de um concurso para escolher o  melhor biquíni no concurso Experience Bronze em Recife, Pernambuco.

Tatiane trabalha na área de estética como personal de Bronze e atende no seu "Espaço Morena Flor"  instalado na cidade de Juazeiro do Norte, atendendo também nos finais de semana em Altaneira.

A importância e as contribuições da música para aprendizagem e integração social de uma pessoa por Larissa Soares


A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento.

A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorece o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade.

Secretária de Educação de Altaneira diz que considera justo professor ganhar igual a vereador


A secretária municipal de Educação, Leocádia Rodrigues, usou a rede social Facebook na manhã de ontem (21/03) para compartilhar uma imagem com a seguinte frase: “Todo professor deve ter o salário igual do vereador da cidade! E todo vereador deve ter a escolaridade igual a do professor!”.

Ao compartilhar a imagem com a frase a gestora da Educação Municipal, responsável direta pelo valor pago aos professores escreveu: “Seria muito justo”.

Prefeito e secretária de Educação comunicam liberação de professores para manifestação contra a previdência em Juazeiro do Norte


Foi lançado nas redes sociais um comunicado do prefeito, Dariomar Rodrigues, e da secretária municipal de Educação, Leocádia Rodrigues, liberando os professores das escolas da rede municipal de ensino para participarem de ato contra a Reforma da Previdência a ser realizado hoje (22/03) em Juazeiro do Norte.

De acordo com comunicado dos gestores emitido e divulgado na manhã de ontem (21/03) “todas as escolas” da rede municipal a partir do meio dia “estarão liberadas” para participarem do Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência”.

21 de março de 2019

Governo Municipal poderá realizar Maratona de Ciclismo em Altaneira


Foi lido no expediente da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (20/03) ofício da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, assinado pelo Gerente do Departamento de Esportes, Júnior Ponciano, informando que o ciclismo altaneirense receberá o apoio devido em 2019.

O Gerente de Esportes informa ainda que se for do interesse dos atletas irão realizar a I maratona de Ciclismo altaneirense, mas não foi informada a data da realização do evento, nem qual das modalidades do ciclismo.

Diretor da Escola Santa Tereza presta esclarecimentos na Câmara Municipal

Paulo Robson e Kássia Arrais na Tribuna da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: João Alves)
O diretor da Escola estadual de Ensino Médio Santa Tereza, Paulo Robson, e a assessora financeira da escola, Kássia Arrais, participaram,  da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (07/03) para esclarecimentos sobre a situação financeira da referida instituição, bem como apresentar à comunidade altaneirense a prestação de contas do ano de 2018.

Vereadores de Altaneira criticam ações da Saúde no Município

Mesa Diretora da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Felipe Silva)
Os vereadores usaram boa parte da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (20/03) para criticarem as ações do Governo Municipal na área da Saúde, em especial a demora no atendimento, a prática de clientelismo e as obras do CEO que destruiu parte do Hospital Municipal.

Vereador de Altaneira batiza prefeito de “Primeiro de Abril” e denuncia casos de nepotismo


Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (07/03) o vereador Antonio Leite (PDT) usou parte do seu tempo no expediente para criticar o prefeito Dariomar Rodrigues (PT) a quem batizou de “Gestor 1º de abril”, em referência ao dia da mentira.

Antonio Leite citou no Plenário da Casa algumas mentiras que segundo o parlamentar o prefeito anda espalhando na cidade, destacando as seguintes afirmações:

Camilo Santana elogia Jair Bolsonaro

Os agradecimento se deram na entrega de moradias do Programa Minha Casa Minha Vida na Capital (Foto: Gustavo Simão)
Ao entregar 1.248 unidades do programa Minha Casa Minha Vida ontem (20/03) na Capital, o governador Camilo Santana (PT) agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) pelas parcerias que tem estabelecido com o Ceará.

20 de março de 2019

Altaneirense leva bandeira do Município ao Desafio Brasil X China de Kickboxing

A Bandeira de Altaneira no Ginásio Ipirapuera em São Paulo (Foto: Divulgação/VORACE)
O altaneirense Vinicius Sousa compartilhou na noite de ontem (19/03) na rede social Facebook uma imagem com a bandeira do Município de Altaneira no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo. “Minha bandeira sendo exaltada no maior evento evento da china tenho muito orgulho dela” escreveu Vinicius.

Governo do Estado viabiliza R$ 600 milhões para agricultura familiar e abastecimento


Governador Camilo Santana discursa no Parque de Exposições em Fortaleza (Foto: Mauri Melo)
No sétimo ano de escassez hídrica, medidas de convivência com a seca se fazem imprescindíveis para a sobrevivência no semiárido do Ceará. Associações e cooperativas de agricultura familiar poderão contar com investimento de R$600 milhões para inclusão produtiva, assistência técnica e sistemas de abastecimento de água em todo o Estado, por meio do Projeto São José IV. No dia de São José, ontem, no Parque de Exposições Governador César Cals, mais de 66 mil famílias foram beneficiadas com ações do Projeto São José III, com investimento de quase R$345 milhões.

Brasil cede muito por uma merreca

Visita oferece muitas lições a Bolsonaro (Foto: JIM WATSON/AFP)
A diplomacia tem sido talvez a área mais controversa do governo Jair Bolsonaro (PSL), e olha que a disputa é acirradíssima. Causou muita, mas muita polêmica mesmo a decisão do Brasil de liberar visto de entrada no País para visitantes de Estados Unidos, Japão, Austrália e Canadá. A posição não exige reciprocidade. Porém, muito mais complicada foi outra decisão que, essa sim, exigiu reciprocidade. O Brasil recebeu um aceno e abrirá mão de algo que é importante para os exportadores. Cria problema econômico em nome de uma certeza que, se concretizada, não terá a mesma relevância.

Brasil abrirá mão de direitos na OMC para ingressar na OCDE

Decisão foi acertada em encontro de Bolsonaro e Trump nos EUA (Foto: Alan Santos)

O presidente Jair Bolsonaro concordou que o Brasil abra mão do tratamento diferenciado que os países em desenvolvimento recebem na Organização Mundial do Comércio (OMC) em troca do apoio dos Estados Unidos à adesão do país à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A decisão foi acertada em reunião de Bolsonaro com o presidente norte-americano, Donald Trump, ontem (19/03/) na Casa Branca, em Washington.

19 de março de 2019

A chuva floresce um gosto de sertão

A roça de milho em Altaneira já é fruto das primeiras chuvas (Foto: João Alves)
Numa terra que carece de água, chuva é bom presságio, é terra molhada, é Caatinga verde, é alegria de menino debaixo de bica. A chuva é acalanto e, para as bandas de cá, é mais: é parte do que é ser cearense. Gostar do dia branco é identitário. E hoje, nesse 19 que se celebra o padroeiro São José, é desses dias que a esperança sertaneja que se acumula no coração sangra feito açude cheio.

Canal do Rio Granjeiro em Crato transborda mais uma vez

Algumas ruas próximas ao canal ficaram obstruídas, dois veículos foram carregados pela correnteza (Foto: redes sociais)
Uma chuva forte, com ventos, trovões e relâmpagos atingiu a cidade de Crato no início da noite de ontem (18/03), véspera do feriado de São José. Mais uma vez o canal do Rio Granjeiro não comportou o volume das águas que desceram dos arredores da Chapada do Araripe. Nos bairros Granjeiro e Lameiro foram registradas chuvas acima de 100mm, com isto o canal transbordou e um grande volume de lama invadiu o centro da cidade.

18 de março de 2019

Altaneirense é vice-campeão no Desafio dos Ventos em Aracati


O ciclista altaneirense Antonio Francisco Gomes de Oliveira, popularmente conhecido por Higor, sagrou-se vice-campeão na categoria Sub 23 no Desafio dos Ventos. 

Realizado na manhã de ontem (17/03) na comunidade de Lagoa do Mato no município de Aracati o Desafio dos Ventos é válido pela quarta etapa do Campeonato Cearense de MTB na modalidade XCO.

Disputa por cargos federais no Ceará se intensifica


As tratativas para a ocupação de cargos federais no Ceará de segundo e terceiro escalões ganharam força nos últimos dias. O coordenador da bancada local na Câmara dos Deputados, Domingos Neto (PSD), dará mais um passo hoje. Ele encontrará um dos condutores da questão, o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Segundo ele, estará em pauta a ocupação destes postos no Estado e a permanência do Banco do Nordeste (BNB) - o Planalto ventila a possibilidade de fundi-lo ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Para ele, a união não deverá acontecer.

Como foi montado o golpe do século contra a Petrobras, por Luis Nassif


A Procuradora Geral da República tem defeitos e virtudes. Os defeitos, dizem, são de temperamento; as virtudes são de caráter. É fechada, centralizadora, discretíssima e tem pouca visão de estratégias políticas. Por outro lado, é técnica, correta, ciosa do interesse público e, especialmente, do papel institucional do Ministério Público. Em nome dessa defesa do MP, varreu para baixo do tapete os erros gigantescos cometidos pelo antecessor Rodrigo Janot e pela Lava Jato.