31 de janeiro de 2023

Rede estadual retoma aulas em 750 escolas com mais de 404 mil matriculados

Acolhida dos estudantes da Escola Santa Tereza em Altaneira (Foto: Paulo Robson)

Com mais de 404 mil alunos matriculados, as escolas da rede estadual de ensino do Ceará retomaram as aulas nesta segunda-feira, 30, após o período de férias. De acordo com a Secretaria da Educação (Seduc), o ano letivo foi iniciado em todas as 750 unidades de ensino espalhadas pelo Estado.

Bolsonaro pede para ficar nos EUA com visto de turista

O senador Flávio Bolsonaro disse que seu pai não tem prazo para voltar ao Brasil (Foto: Thiago Amâncio)

O ex-presidente Jair Bolsonaro deu entrada no processo para trocar de visto nos Estados Unidos e permanecer no país, segundo o escritório de advocacia AG Immigration, responsável pela condução do caso. Com o fim do prazo para uso do visto oficial concedido a chefes de Estado, Bolsonaro agora quer permanecer na Flórida com visto de turista, que pode dar direito a mais seis meses de estadia no país.

Lula recebe chanceler alemão no Palácio do Planalto

Após se encontrar com Olaf Scholz,  Lula afirmou que o Brasil deseja alterar alguns
termos do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
 (Foto: Sergio Lima)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu nesta segunda-feira as boas-vindas no Palácio do Planalto ao chanceler alemão, Olaf Scholz, o primeiro líder europeu a visitar o país desde a posse. Os dois se encontraram no Salão Nobre do Planalto e seguiram para uma reunião bilateral. Na pauta, estão temas como transição energética, meio ambiente e o acordo entre Mercosul e União Europeia.

30 de janeiro de 2023

Altaneira realiza com sucesso a Primeira Prova de XCE do Estado do Ceará

Largada da Primeira Bateria da Primeira Prova de XCE do Ceará (Foto: Lucas Gomes)

Foi realizada na manhã de ontem (29/01) no centro da cidade de Altaneira a Primeira Prova de XCE do Estado do Ceará. Da sigla inglesa Cross Country Eliminator, no XCE quatro ciclistas competem entre si em um percurso muito curto, com obstáculos naturais e artificiais, em alta velocidade. Ao final de cada bateria, os dois atletas mais rápidos passam à próxima rodada, enquanto os dois mais lentos são eliminados da prova.

Ministério Público do Estado do Ceará lança nota sobre Audiência Pública em Altaneira

A audiência pública foi conduzida pelo promotor de Justiça Ariel Alves (Foto: Reprodução/MPCE)

Foi publicada no portal oficial do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) na tarde de hoje (30/01) uma nota com as informações da audiência pública realizada na última quinta-feira (26/01) no Fórum de Altaneira sobre a necessidade de realização de concurso público pelo Município de Altaneira.

Larissa Cortez é Campeã da Primeira Prova de XCE do Estado do Ceará

Larissa Cortez é Bicampeã Cearense de XCO  (Foto: Lucas Gomes)

Foi realizada na manhã de ontem (29/01) no centro da cidade de Altaneira a Primeira Prova de XCE do Estado do Ceará. Da sigla inglesa Cross Country Eliminator, no XCE quatro ciclistas competem entre si em um percurso muito curto, com obstáculos naturais e artificiais, em alta velocidade. Ao final de cada bateria, as duas atletas mais rápidas passam à próxima rodada, enquanto as duas mais lentas são eliminadas da prova.

Dhiogo Correia é Campeão da Primeira Prova de XCE do Estado do Ceará

Dhiogo Correia é Campeão Cearense de XCO e XCM (Foto: Lucas Gomes)

Foi realizada na manhã de ontem (29/01) no centro da cidade de Altaneira a Primeira Prova de XCE do Estado do Ceará. Da sigla inglesa Cross Country Eliminator, no XCE quatro ciclistas competem entre si em um percurso muito curto, com obstáculos naturais e artificiais, em alta velocidade. Ao final de cada bateria, os dois atletas mais rápidos passam à próxima rodada, enquanto os dois mais lentos são eliminados da prova.

Classificação Juvenil da Copa MTB Altaneira - 2023 (Primeira Etapa)

7 crianças participaram da Primeira Prova de XCE do Estado do Ceará, realizada na manhã de ontem (29/01) no centro da cidade de Altaneira. A prova é válida como Primeira Etapa da 10ª. da Copa MTB Altaneira. Confira a Classificação Juvenil da Copa em 2023, após a primeira etapa:

Classificação Elite Feminina da Copa MTB Altaneira - 2023 (Primeira Etapa)

8 ciclistas das cidades de Altaneira, Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte e Nova Olinda participaram da Primeira Prova de XCE do Estado do Ceará, realizada na manhã de ontem (29/01) no centro da cidade de Altaneira. A prova é válida como Primeira Etapa da 10ª. da Copa MTB Altaneira. Confira a Classificação Elite Feminina da Copa em 2023, após a primeira etapa:

29 de janeiro de 2023

Classificação Local da Copa MTB Altaneira - 2023 (Primeira Etapa)

Apenas 9 ciclistas altaneirenses participaram da Primeira Prova de XCE do Estado do Ceará, realizada na manhã de hoje (29/01) no centro da cidade de Altaneira. A prova é válida como Primeira Etapa da 10ª. da Copa MTB Altaneira. Confira a Classificação Local da Copa em 2023, após a primeira etapa:

Classificação Geral da Copa MTB Altaneira - 2023 (Primeira Etapa)

38 ciclistas disputaram a Primeira Prova de XCE do Estado do Ceará, realizada na manhã de hoje (29/01) no centro da cidade de Altaneira. A prova é válida como Primeira Etapa da 10ª. da Copa MTB Altaneira. Confira a Classificação Geral da Copa em 2023, após a primeira etapa:

Resultado Oficial da Primeira Prova de XCE do Estado do Ceará

Realizou-se na manhã de hoje (29/01) no centro da cidade de Altaneira a Primeira Prova de XCE do Ceará. 38 homens, 8 mulheres e 6 crianças disputaram a prova que também é válida como Primeira Etapa da 10ª. da Copa MTB Altaneira. Confira o Resultado oficial da Prova:

Flávio diz que Bolsonaro pode voltar em "seis meses" ou "nunca"

O senador Flávio disse não saber com quem Bolsonaro está nos EUA (Foto: Reprodução/Facebook)

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse neste sábado que seu pai, Jair Bolsonaro, não tem prazo para voltar ao Brasil. O parlamentar afirmou que o ex-presidente deu entrada para renovar o visto de permanência nos Estados Unidos e está "desopilando" após os quatro anos de governo e a derrota para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última eleição.

28 de janeiro de 2023

Lula e governadores assinam ‘Carta de Brasília’ em defesa da democracia

Na carta, os entes federados destacaram a importância do pacto federativo (Foto: Renato Alves)

Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e governadores, no Palácio do Planalto, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou o lançamento da "Carta de Brasília", assinada pelos 27 gestores estaduais.

27 de janeiro de 2023

Agente de Endemias foi o grande destaque da Audiência Pública convocada pelo promotor de Justiça

Dantas lembrou que já são 8 anos sem concurso público (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Realizou-se na manhã de ontem (26/01) no auditório do Fórum da extinta Comarca de Altaneira uma Audiência Pública convocada pelo promotor de Justiça, Ariel Alves, “para tratar sobre a necessidade de realização de concurso público para provimento efetivo dos cargos vagos no Município de Altaneira”.

Justiça anula contratos temporários e proíbe realização de nova seleção de professores em Altaneira

Em Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Estado do Ceará, através da promotoria local, o juiz de direito da Comarca de Nova Olinda, Dr. Herick Bezerra Tavares, suspender os efeitos dos contratos temporários firmados pelo município de Altaneira e proibiu realização de nova seleção, renovação ou manutenção dos contratos temporários existentes de professores.

Governador anuncia reajuste do piso aos professores do Estado

Em ato no Palácio da Abolição o governador Elmano confirmou que Estado concederá reajuste do piso (Foto: Carlos Gibaja)

O Governo do Ceará concederá o reajuste salarial do piso dos professores, confirmou o governador Elmano de Freitas (PT). A medida deve cumprir com a medida anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), que concedeu aumento de 14,95% do piso, cujo valor foi a R$ 4.420,55.

PT e Centrão brigam por órgãos federais com orçamento robusto

Em troca do apoio ao governo Luiz Inácio Lula da Silva, integrantes do Centrão exigem o controle da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), do Banco do Nordeste (BNB) e do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), três dos principais cofres da República. A fatura está sendo apresentada principalmente pelo líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), segundo integrantes do Planalto. O governo resiste a ceder tudo, mas deve entregar ao menos um dos órgãos ao União.

26 de janeiro de 2023

Altaneira realizará a Primeira Prova de XCE do Ceará

Tabela da disputa das categorias masculinas do XCE em Altaneira

Será realizada no próximo domingo (29/01) no Centro da Cidade de Altaneira, Ceará a Primeira Prova de XCE do Ceará. Da sigla inglesa Cross Country Eliminator, no XCE quatro ciclistas competem entre si em um percurso muito curto, com obstáculos naturais e artificiais, em alta velocidade. Ao final de cada bateria, os dois atletas mais rápidos passam à próxima rodada, enquanto os dois mais lentos são eliminados da prova.

Em defesa do Mercosul, Lula garantiu tornar mais equilibrada a relação do Brasil com Uruguai

No encontro com o presidente Lacalle Pou, Lula ressaltou as conexões pessoais
 que mantém com nomes de peso da sociedade uruguaia
 (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve de usar muito do traquejo político que tem para tentar manter aceso o interesse do Uruguai no Mercosul. No encontro que teve com o presidente Luis Lacalle Pou, o petista ressaltou as conexões pessoais que mantém com nomes de peso da sociedade uruguaia e garantiu que pretende tornar mais equilibrada a relação que o Brasil mantém com o vizinho, levando adiante projetos binacionais.

25 de janeiro de 2023

Governo do Ceará lança Hora de Plantar 2023

Em Baturité o governador Elmano fez a entrega simbólica de sementes e
mudas para agricultores das 13 regiões do Maciço
 (Foto: Reprodução/Facebook)

O governador Elmano de Freitas (PT) retornou à cidade natal, Baturité, a 93 km de distância de Fortaleza, para lançar a 36ª edição do Programa Hora de Plantar, nesta terça-feira, 24. Durante o evento, houve a entrega simbólica de sementes e mudas para agricultores das 13 regiões do Maciço de Baturité. A estimativa é que a iniciativa de apoio à safra atenda cerca de 152 mil agricultores em 182 municípios cearenses.

Novo comandante assume "desbolsonarização" do Exército

O general Tomás Miguel Ribeiro Paiva é o novo comandante do Exército (Foto: Divulgação/EsPCEx )

A primeira missão do novo comandante do Exército, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, foi cumprida com mais facilidade do que previa o próprio governo. Ex-ajudante de ordens do então presidente Jair Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid não vai mais assumir a chefia do 1º Batalhão de Ação de Comandos, em Goiânia. Ontem, ele encaminhou um pedido ao general Paiva solicitando o adiamento de sua designação por causa da investigação aberta por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) nas contas de assessores de Bolsonaro por suspeita de caixa 2.

24 de janeiro de 2023

Professor novolidense é o novo secretário de Educação da Paraíba

Roberto Souza foi Coordenador Regional de Desenvolvimento
da Educação no Ceará (Foto: Divulgação/CREDE20)

O professor Antônio Roberto de Araújo Souza é novo secretário de Educação do Estado da Paraíba. Robertão, como é conhecido na vizinha cidade de Nova Olinda, compartilhou na rede social Instagram o anúncio do governador João Azevêdo no Twitter, com a seguinte mensagem:

Apenas 28 municípios do Ceará anunciaram reajuste do Piso do Magistério

A prefeita de Paraipaba, Ariana Aquino, foi quem concedeu o maior
 aumento até o momento 
(Foto: Reprodução/Facebook)

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou na última terça-feira (16/01) o reajuste no piso salarial do Magistério de 14,95%, o que deveria elevar os vencimentos iniciais dos profissionais de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55. Camilo publicou nas redes sociais uma foto assinando portaria que estabelece o novo valor e escreveu:  "A valorização dos nossos profissionais da Educação é fator determinante para o crescimento do nosso país".

América do Sul: Lula aposta na reconstrução de pontes para fomentar comércio

Lula se reuniu com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, a fim de discutirem vários projetos bilaterais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Com vistas à reconstruir pontes políticas e comerciais com os países da América do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, ontem, com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, na Casa Rosada — sede do governo daquele país — a fim de discutirem vários projetos bilaterais, entre os quais a ajuda do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para a construção de um gasoduto unindo os dois países e a formulação de uma moeda comum para importações e exportações. Como forma de reduzir o mal-estar que vinha desde o governo Bolsonaro, Lula pediu "desculpas" aos argentinos pelas "grosserias" do então presidente em relação a Fernández.

23 de janeiro de 2023

George Lucas é Campeão das Eliminatórias da Primeira Prova de XCE do Ceará

George Lucas cruzando a linha de chegada do XCE no Parque Grangeiro (Foto: Lucas Gomes) 

Realizou-se na manhã de ontem (22/01) no Parque Grangeiro em Crato as Eliminatórias da Primeira Prova de XCE do Ceará. 21 homens e 4 mulheres disputaram as vagas remanescente para da Primeira Etapa da 10ª. da Copa MTB Altaneira. Os 4 primeiros colocados de cada categoria na Copa em 2022 já estão previamente classificados para a etapa que será realizado no próximo domingo (29/01).

Geraldo Alckmin assuma a Presidência do Brasil

Alckmin comandará do gabinete presidencial até a próxima quinta-feira (Foto: Ricardo Stuckert)

A partir deste domingo (22/01), enquanto Luiz Inácio Lula da Silva viaja para a Argentina, quem comandará o país será Geraldo Alckmin (PSB). A troca seguirá até o dia 26 de janeiro (quinta-feira) e o novo chefe comandará do gabinete presidencial, no Palácio do Planalto. Lula foi até o país vizinho em busca da recuperação da imagem do Brasil no cenário internacional.

22 de janeiro de 2023

Resultado das Eliminatórias da Primeira Etapa da Copa MTB Altaneira (XCE)

Realizou-se na manhã de hoje (22/01) no Parque Grangeiro em Crato as Eliminatórias da Primeira Prova de XCE do Ceará. 21 homens e 4 mulheres disputaram as vagas remanescente para da Primeira Etapa da 10ª. da Copa MTB Altaneira. Os 4 primeiros colocados de cada categoria na Copa em 2022 já estão previamente classificados para a etapa que será realizado no próximo domingo (29/01). O cratense George Lucas foi o campeão das Eliminatórias do XCE.

Ministro da Justiça afirma que há "Fortes indícios de genocídio" sobre condição dos Yanomami

Flávio Dino, afirmou que abrirá inquérito para apurar a situação dos povos indígenas (Foto: Minervino Júnior)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou ontem (21/01), por meio das redes sociais, que vai determinar a abertura de um inquérito policial para apurar a situação dos povos indígenas Yanomami, em Roraima. Segundo ele, "há fortes indícios de crime de genocídio" diante dos "sofrimentos criminosos impostos aos yanomami". O ofício deve ser enviado na próxima segunda-feira (22/1).

21 de janeiro de 2023

Comandante do Exército é exonerado

O exoneração general Júlio César de Arruda ocorre um dia após reunião entre Lula e os quatro comandantes das Forças Armadas (Foto: Marcos Corrêa)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou neste sábado (21/1) o comandante do Exército, general Júlio César de Arruda. O cargo será ocupado pelo atual comandante do Sudeste, o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva.

Ceará tem prognóstico histórico de 50% de chances de chuvas acima da média

O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, anunciou que condições oceânicas e meteorológicas apontam para chuvas expressivas (Foto: Tiago Stile)

O prognóstico mais positivo em 25 anos para a quadra chuvosa do Ceará indica 50% de chances de que as precipitações sejam acima da normal climatológica entre fevereiro e março. O anúncio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), feito nessa sexta-feira, 20, aponta ainda 40% de chances de chuvas em torno da média e 10% na categoria abaixo da média. Foi a maior probabilidade de cenário acima do normal já registrado desde o início da série histórica, em 1998. Foi ainda a menor probabilidade de volta de seca.

Governadores do Nordeste se reúnem e debatem demandas para Lula

Os governadores discutiram, dentro outros temas, a recuperação das receitas, afetadas pelas perdas de arrecadação com as mudanças do ICMS (Foto: Reprodução/Facebook)

Os governadores da Região Nordeste se encontraram ontem (20/01) em João Pessoa, na Paraíba. O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), participou do que foi o primeiro encontro do Consórcio Nordeste com os eleitos no ano passado e empossados em 1º de janeiro.

"Tem de respeitar o resultado da urna", diz comandante do Sudeste

O general Tomás Paiva disse ainda que os militares não devem ter
correntes políticas e devem permanecer coesos. (Foto: Divulgação/EsPCEx)

O comandante militar do Sudeste, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, afirmou que o resultado das urnas deve ser respeitado. É a primeira manifestação pública de um comandante militar desde os ataques à sede dos três Poderes, em Brasília, no dia 8. "Vamos continuar garantindo a nossa democracia, porque a democracia pressupõe liberdade e garantias individuais e públicas. E é o regime do povo, de alternância de poder. É o voto. E, quando a gente vota, tem de respeitar o resultado da urna."

20 de janeiro de 2023

Justiça do Ceará julgou mais de um milhão de processos em dois anos

A presidente do TJCE, Nailde Pinheiro, afirmou que esse avanço foi conquistado por meio do esforço coletivo do Judiciário alencarino (Foto: Fernanda Barros)

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) divulgou ontem (19/01) o balanço dos resultados obtidos pelo Judiciário cearense durante o período de gestão dos anos de 2021 e 2023. Conforme o levantamento, foram mais de um milhão de processos julgados em dois anos, sendo a maior parte registrada no ano passado. O volume é o maior desde 2018, quando foi iniciada a série histórica. 

Lula se reúne com reitores: "Saindo das trevas para voltar à luminosidade"

Encontro conta com cerca de 100 representantes de universidades e institutos federais teve como pauta as novas perspectivas do ensino superior do país (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está reunido na manhã desta quinta-feira (19/1), no Palácio do Planalto, com o ministro da Educação, Camilo Santana, e reitores das universidades e institutos federais. O encontro com cerca de 100 representantes tem como pauta o “Diálogo com reitores e reitoras sobre as novas perspectivas do Ensino Superior do país”.

19 de janeiro de 2023

Mais de 100 mil professores podem ficar sem reajuste do piso no Ceará

O presidente da Apeoc, Anizio Melo, e o deputado Idilvan já iniciaram as mobilizações para garantir o reajuste aos profissionais (Foto: Reprodução/Facebook)

Estima-se que mais de cem mil professores das redes municipais de ensino no Ceará podem ficar sem receber o reajuste de 14,95% no piso do magistério estabelecido na última segunda-feira, 16, pelo Ministério da Educação (MEC), caso prefeitos sigam a orientação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que considera a medida inconstitucional.

Lula sobre Forças Armadas: "Quem quiser fazer política, tira a farda"

Lula também disse ser contrário a instalação de CPI para apurar ataques terroristas (Foto: Marcelo Camargo)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que se reunirá com os comandantes das Forças Armadas para discutir o fortalecimento das forças de defesa do país e conversar sobre a despolitização das corporações. A fala de Lula foi feita em entrevista ao canal Globonews.

18 de janeiro de 2023

CNM orienta que municípios não paguem reajuste do piso dos professores

O presidente da Confederação Nacional de Municípios afirma que portaria assinada pelo ministro Camilo Santana é "inconstitucional" (Foto: Reprodução/Facebook)

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) criticou o reajuste do piso dos professores para R$ 4.420,55 anunciado na última segunda-feira, 16, pelo ministro da Educação Camilo Santana. Segundo o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, a portaria 17/2022 é “inconstitucional”, e não há base legal para o reajuste em 2023.

Após exonerações, Lula deve se reunir com comandantes militares

Ministro da Defesa José Múcio e comandantes militares (Foto: Reprodução/TV Brasil)

Após admitir "desconfiança" em relação à atuação de militares ante os ataques e depredações em Brasília, no último dia 8, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dispensou 40 integrantes das Forças Armadas que atuavam na coordenação de administração do Palácio da Alvorada no regime de gratificação.

17 de janeiro de 2023

Governo do Ceará anuncia pagamento do Precatório Fundef para fevereiro

 O governador Elmano fez o anúncio ao lado da secretária de
Educação, Eliane Estrela 
(Foto: Reprodução/Facebook)

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou ontem (16/01) detalhes dos pagamentos dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

MEC reajusta Piso do Magistério em quase 15%

Camilo publicou nas redes sociais uma foto assinando portaria que estabelece o novo valor (Foto: Reprodução/Facebook)

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou ontem (16/01) reajuste no piso salarial de professores de quase 15%. Dessa forma os vencimentos iniciais dos profissionais do Magistério passam de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55. O reajuste havia sido divulgado em portaria interministerial nos últimos dias do governo de Jair Bolsonaro (PL) e agora foi confirmado.

Aprovados em concurso de juiz substituto escolhem comarcas onde assumirão as funções

Os futuros magistrados foram recepcionados pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira em sessão pública (Foto: Divulgação/TJCE)

Candidatos aprovados no último concurso de juiz substituto do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) definiram ontem (16/01) as comarcas onde assumirão as funções. Ao todo, 23 futuros magistrados foram recepcionados no auditório Floriano Benevides, do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), pela chefe do Poder Judiciário cearense, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que abriu a sessão pública de escolha das unidades de Entrância Inicial, todas localizadas no Interior do Estado.

16 de janeiro de 2023

Advogado que apoiou ato golpista deve ser expulso dos quadros da OAB

O presidente Conselho Federal, Beto Simonetti, classificou a proposta como "muito interessante e pertinente" (Foto: Reprodução/OAB)

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) poderá discutir proposta de súmula que pode levar até a expulsão de advogado que, "por ação ou omissão", "apoia, participa, incentiva ou financia atentado contra o Estado Democrático de Direito ou contra o funcionamento de qualquer uma das instituições republicanas".

Fantástico refaz a cronologia da barbárie dos atos golpistas em Brasília

A apresentadora Polianna Abrita conduziu o programa (Foto: Reprodução/Tv Globo)

O programa “Fantástico” da Rede Globo de ontem (15/01) refez a cronologia da barbárie do último domingo (08/01), quando extremistas bolsonaristas vandalizaram as sedes dos Três Poderes em Brasília: um passo a passo que aponta para as falhas e omissões, e mostra o que vem sendo feito pra se apurar responsabilidades no ato criminoso contra a democracia brasileira.

15 de janeiro de 2023

Federação premia os melhores ciclistas do Ceará em 2022

O presidente da FCC, Daniel Pagliuca, por ocasião do discurso de
abertura da solenidade de premiação (Foto: Geris Ferreira)

Realizou-se na noite de ontem (14/01) no Campus Dunas da Unifanor em Fortaleza a solenidade de premiação dos melhores ciclistas do Estado do Ceará em 2022. Na abertura da solenidade, o presidente da Federação Cearense de Ciclismo (FCC), Daniel Pagliuca, agradeceu a presença de todos, fez um resumo das atividades de 2022, apresentou planos para 2023 e parabenizou os campeões e campeãs.

Democracia brasileira passa por novo teste

O prédio do Supremo Tribunal Federal visto através de uma janela quebrada do Palácio do Planalto (Foto: Mauro Pimentel)

A primeira semana de 2023 mal havia terminado quando a democracia brasileira foi novamente colocada à prova, desta vez com os atentados terroristas do dia 8 de janeiro, em Brasília. A ação partiu de um grupo extremista que existe, é danoso e mostrou que deve seguir como objeto de atenção das autoridades pelos próximos anos.

Torres precisa explicar o golpe de Estado que estava em marcha, por Luiz Carlos Azedo

O ex-ministro da Justiça Anderson Torres desembarcou no Brasil e está preso em Brasília (Foto: Minervino Júnior)

Não existe mais dúvida de que houve graves falhas no sistema de segurança pública, cuja missão era defender a integridade dos Poderes da República, sem precedentes na nossa história. No imaginário político do país, até domingo passado, eram inimagináveis as cenas de vandalismo protagonizadas pela extrema-direita bolsonarista, com a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

14 de janeiro de 2023

Promotor convida secretários municipais para Audiência Pública sobre Concurso em Altaneira

Circulou nos grupos de WhatsApp um Ofício do promotor de Justiça de Nova Olinda, Dr. Ariel Alves, convidando os secretários municipais para participação em Audiência Pública “para tratar sobre a necessidade de realização de concurso público para provimento efetivo dos cargos vagos no Município de Altaneira”.

Na saúde e na pandemia, na vitória e na derrota, na eleição e no golpe, bolsonaristas estão nem aí, por Érico Firmo

Apoiadores fanáticos e extremistas simplesmente não ligam para crimes de Bolsonaro (Foto: Reprodução/Facebook)

É estarrecedor haver a comprovação de que o plano para um golpe de Estado no Brasil passou pelas mãos do então ministro da Justiça e Segurança Pública. No mínimo, ele tinha conhecimento e se omitiu. É crime e é gravíssimo. Qualquer pessoa que valorize a democracia haveria de repudiar de forma implacável o ex-ministro, o ex-governo e o ex-presidente que tenha compactuado com isso. Porém, o projeto frustrado e documentado de golpe afeta muito pouco a popularidade do ex-governo e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) perante a parcela mais radical, extremista, fanática e destrambelhada dos apoiadores.

A pedido da PGR, ex-presidente Bolsonaro é incluído na investigação de atos terroristas

O pedido para a inclusão foi realizado pelo Coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos (Foto: Reprodução/Facebook)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será incluído na investigação que apura os atos terroristas realizados por seus apoiadores no último domingo (08/01), em Brasília. O pedido para a inclusão foi realizado pelo Coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos — que enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma representação contra Jair Messias Bolsonaro (PL). O documento foi acatada pelo ministro Alexandre de Moraes ontem (13/01).