31 de julho de 2010

Nova pesquisa confirma Dilma à frente de Serra


Pesquisa Ibope divulgada na noite desta sexta-feira (30) mostra a petista Dilma Rousseff cinco pontos à frente do tucano José Serra na disputa pela Presidência. De acordo com o levantamento, encomendado pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, Dilma tem agora 39%, contra 34% de Serra.

A senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, candidata do PV, aparece com 7% das preferências do eleitorado, no terceiro lugar. Os votos brancos e nulos somam 7% do total. Outros 12% disseram que ainda não sabem em quem vão votar.

Na semana passada, outros dois levantamentos haviam mostrado quadros diferentes. O Vox Populi, divulgado na sexta (23), atribuiu a Dilma 41% das intenções de voto, contra 33% de Serra. Já o Datafolha, que saiu um dia depois, mostrou empate técnico: 37% para o candidato do PSDB e 36% para a petista.

Na pesquisa Ibope de hoje, Plínio Arruda Sampaio (PSOL), José Maria Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) não alcançaram nem 1% das intenções de voto.

O instituto ouviu 2.506 pessoas entre os dias 26 e 29 deste mês, e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 20809/2010.

Na simulação do segundo turno, o placar seria de 46% a 40% a favor de Dilma. Neste caso, votos brancos e nulos chegam a 6%, e os indecisos são 8%.

O levantamento mostra também que José Serra tem o maior índice de rejeição, de 24%. Outros 19% afirmaram que não votariam em Dilma e 13% não optariam por Marina Silva.
Na última pesquisa Ibope, divulgada no início do mês e encomendada pela Associação Comercial de São Paulo, Serra e Dilma apareciam com 39% das intenções de voto e Marina tinha 10% quando apenas os principais candidatos eram levados em conta.
No cenário que incluía os demais postulantes, como ocorre na pesquisa apresentada hoje, o empate entre a petista e o tucano se repetia, mas em 36%.

Com informações do Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.