31 de maio de 2021

Iarbim Sousa vence pela quarta vez consecutiva na Copa MTB Altaneira

Iarbim participou da última bateria da Quinta Etapa da Copa MTB Altaneira (Foto: Lino Júnior)

A Quinta Etapa da 8ª edição da Copa MTB Altaneira contou com a participação de 55 ciclistas das cidades de Altaneira, Assaré, Barbalha, Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte e Nova Olinda. Para evitar aglomerações os ciclistas foram divididos em cinco baterias, todas realizadas no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças ao longo dos últimos finais de semana de maio.

Presidente da CPI diz que investigação prova que Governo "não quis comprar a vacina"

Senador Omar Aziz avalia que a estratégia do Governo Federal em relação as vacinas custou vidas de brasileiros (Foto: Reprodução/Twitter)

Presidente da CPI da Covid, o senador Omar Aziz (PSD-AM) afirma, em entrevista exclusiva ao jornal O POVO, que as investigações capitaneadas pela comissão em um mês de trabalhos já provaram que “o governo não quis comprar a vacina” contra a doença, tanto a da Pfizer quanto a Coronavac.

"Bolsonaro é mais perigoso que vírus": aglomeração em protestos divide críticos

 

 A maior manifestação deste 29 de maio foi realizada na Avenida Paulista em São Paulo (Foto: Reprodução/Mídia Ninja)

Mais de cidades brasileiras de 24 Estados e do Distrito Federal realizaram protestos de rua contra o presidente Jair Bolsonaro ao longo do último sábado (29/05). Os manifestantes defendem o impedimento do presidente Bolsonaro, auxílio emergencial de R$ 600, vacinas e mais verbas para a educação, entre outros pontos.

30 de maio de 2021

Os Pódios da Quinta Etapa da Copa MTB Altaneira

Em virtude da pandemia da Covid19 a Quinta Etapa da Copa MTB Altaneira foi realizada em 5 baterias, todas disputadas no circuito da Trilha Sítio Poças nos finais de semana de maio. 54 ciclistas participaram da etapa, sendo 40 homens, 8 mulheres e seis crianças. Além da Elite Masculino e Feminino os ciclistas disputam medalhas em cinco categorias, divididas por faixa etária de idade. As crianças disputam a categoria Juvenil. Os tempos dos ciclistas foram cronometrados pelo professor Pedro Rafael e pelo servidor Bruno Roberto.

Mais de dois mil altaneirenses já receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid19

Em nota de apenas um parágrafo foi publicada na noite de ontem (29/05) no  portal oficial do Governo Municipal as informações sobre a vacinação contra a Covid19 em Altaneira. “Estamos avançando na imunização dos altaneirense e nossa meta como Governo Municípal é vacinar toda população Altaneirense contra covid-19” (SIC).

Classificação da Camisa Azul na Copa MTB Altaneira - 2021 (Quinta Etapa)


7 crianças participaram da quinta Etapa da Copa MTB Altaneira realizada no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças. A categoria agrega as crianças de 7 a 11 anos que disputam a Camisa Azul de Campeão Juvenil. Confira a Classificação da categoria Juvenil da Copa MTB Altaneira - 2021:

Classificação da Camisa Branca com Bolinhas na Copa MTB Altaneira - 2021 (Quinta Etapa)


14 ciclistas altaneirenses participaram da Quinta Etapa da 8ª edição da Copa MTB Altaneira realizada no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças. Os altaneirenses disputam a Camisa Branca com Bolinhas Azuis de Campeão Local. Confira os 10 primeiros colocados nClassificação Local na Copa MTB Altaneira - 2021, após a Quinta Etapa:

1) Paulo Robson: 95 pontos;

2) Luciano Ferreira: 72 pontos;

3) Jonathan Soares: 66 pontos;

4) Higor Gomes: 59 pontos;

5) Adeilton Silva: 54 pontos;

6) Felipe Almeida: 43 pontos;

7) Lino Junior: 22 pontos;

8) Elis Pio: 18 pontos;

9) Bruno Roberto: 14 pontos;

10) Vinicius Freire: 7 pontos.

Classificação da Camisa Rosa na Copa MTB Altaneira - 2021 (Quinta Etapa)

27 ciclistas das cidades de Assaré, Barbalha, Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte e Nova Olinda, participaram da Quinta Etapa da 8ª edição da Copa MTB Altaneira realizada no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças. Os visitantes disputam a Camisa Rosa. Confira os 10 primeiros colocados na Classificação Visitante na Copa MTB Altaneira - 2021, após a Quinta Etapa:

Classificação da Camisa Verde na Copa MTB Altaneira - 2021 (Quinta Etapa)

7 ciclistas com idade superior a 40 anos participaram da Quarta Etapa da 8ª edição da Copa MTB Altaneira realizada no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças. O grupo disputa a Camisa Verde de Campeão Veterano. Confira os 10 primeiros colocados na Classificação Veterano da Copa MTB Altaneira - 2021, após a Quinta Etapa:

Classificação da Camisa Vermelha na Copa MTB Altaneira - 2021 (Quinta Etapa)

10 ciclistas com até 23 anos de idade participaram da Quinta Etapa da 8ª edição da Copa MTB Altaneira realizada no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças. A molecada disputa a Camisa Vermelha de Campeão Jovem. Confira os 10 primeiros colocados na Classificação Jovem na Copa MTB Altaneira - 2021, após a Quarta Etapa:

Classificação da Camisa Laranja na Copa MTB Altaneira - 2021 (Quinta Etapa)

8 ciclistas das cidades de Altaneira, Crato  e Farias Brito participaram da Quinta Etapa da 8ª edição da Copa MTB Altaneira realizada no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças. As meninas disputam a Camisa Laranja de Campeã Feminino.

Classificação Geral (Camisa Amarela) na Copa MTB Altaneira - 2021 (Quinta Etapa)

54 ciclistas das cidades de Altaneira, Assaré, Barbalha, Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte e Nova Olinda participaram da Quinta Etapa da 8ª edição da Copa MTB Altaneira realizada no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças. Os melhores ciclistas do Cariri cearense disputam a Camisa Amarela de Campeão Geral.

Resultado da Quinta Etapa da Copa MTB Altaneira

55 ciclistas das cidades de Altaneira, Assaré, Barbalha, Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte e Nova Olinda participaram da Quinta Etapa da 8ª edição da Copa MTB Altaneira realizada no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças.

Juazeiro do Norte também teve manifestação por mais vacinas e “Fora Bolsonaro”

Em Juazeiro do Norte a concentração foi na Praça da Prefeitura (Foto: Nivia Uchoa)

Manifestantes também protestaram na manhã ontem (29/05), em Juazeiro do Norte, contra as atuais medidas do Governo Federal, bem como pediram a abertura de processo de impedimento o presidente Bolsonaro e agilidade no cumprimento do Plano Nacional de Vacinação (PNI).

Manifestantes vão às ruas de Fortaleza pedindo mais vacinas e gritando "Fora Bolsonaro"

Manifestantes caminham pela Av. 13 de maio em Fortaleza (Foto: Fabio Lima)

Manifestantes foram às ruas de Fortaleza ontem (29/05) pedindo  mais vacinas contra a Covid-19, que já matou mais de 460 mil pessoas no Brasil e gritando "Fora Bolsonaro". Na capital cearense, os atos se concentraram no entorno da Arena Castelão, de onde partiu uma carreata por volta das 16 horas, e na Praça da Gentilândia, no Benfica.

Imprensa internacional destaca protestos de rua contra Bolsonaro

Os protestos realizados ao longo do dia de ontem (29/05) em diversas cidades do Brasil em oposição ao governo federal têm repercutiu na mídia internacional. Os portais  mais importantes do mundo, como agência de notícias Reuters e a agência Al Jazeera, o britânico The Guardian e o argentino La Nación deram destaques as manifestações.

Todos os estados e o DF registram manifestações contra Bolsonaro

Em Brasília centenas de participantes marcharam em direção ao Congresso Nacional pedindo o impedimento do Presidente Bolsonaro (Foto: Marcelo Ferreira)

Todos os estados e o Distrito Federal registrou manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro ao longo do dia de ontem (29/5). Além de pedirem o impedimento do presidente, os manifestantes usaram as manifestações para cobrar mais vacinas contra a covid-19 e o retorno do auxílio emergencial.

29 de maio de 2021

Altaneira registra 14ª morte por COVID-19

Em vídeo publicado na noite de ontem (28/05) no portal oficial do Governo Municipal o secretário municipal de Saúde, vereador Junior Paulino, anunciou o 14ֻº óbito por Covid em Altaneira. No vídeo o secretário informa que o falecido era um jovem de 36 anos Boletim sem comorbidades e estava internado no Hospital regional do Cariri.

Após cobrança de blogueiro Governo Municipal esclarece sobre Auxílio Cesta Básica em Altaneira

Na última quarta-feira (26/05) o blogueiro Júnior Carvalho postou em seu blog que o “Governo Municipal de Altaneira esconde projeto de auxílio do governador Camilo Santana” e criticou e cobrou informações dos gestores nas redes sociais. A postagem do Blog A Pedreira no grupo “Altaneira-Ceará” na rede social Facebook  recebeu vários comentários, a maioria criticando a postura dos gestores municipais.

Decreto do governador não trará avanço em flexibilização no Ceará

Sem entrar em detalhes Camilo anunciou que fará alguns ajustes que foram demandados por alguns setores (Foto: Reprodução/Facebook)

governador Camilo Santana (PT) anunciou ontem (28/05), em suas redes sociais, que a macrorregião de Fortaleza (assim como a de Sobral) não terá avanço no processo de flexibilização das atividades econômicas. O decreto com o detalhamento das medidas será publicado hoje. Na transmissão ao vivo, contudo, o gestor estadual citou ‘ajustes’ que serão feitos a pedido de alguns segmentos econômicos.

Bolsonaro e o vice Mourão estão cada vez mais afastados

A demonstração mais evidente da falta de sintonia entre Bolsonaro e Mourão foi o episódio envolvendo o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello (Foto: Reprodução/Facebook)

O presidente Jair Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão reforçaram os sinais de estremecimento na relação pessoal, corroborando os indícios de um futuro rompimento entre os dois. Em uma semana marcada por crises envolvendo atuais e ex-ministros do governo, ambos adotaram uma postura diferente e sequer se falaram sobre as polêmicas que atingem em cheio o Palácio do Planalto.

28 de maio de 2021

Altaneira anuncia a vacinação dos professores em junho

Foi publicada no portal oficial do Governo Municipal de Altaneira na manhã de hoje (28/05) uma imagem informando que Altaneira irá iniciar a vacinação dos Professores da Rede Pública Municipal e Estadual de Altaneira” em 10 de junho.

Brasil poderia ter sido o primeiro país do mundo a vacinar, diz diretor do Butantan à CPI da Covid

 

Segundo Dimas Covas, três propostas foram feitas ainda em 2020 ao governo federal, foram ofertadas 60 milhões de doses, com entregas previstas para o último trimestre de 2020 (Foto: Jefferson Rudy)

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse ontem (27/05) em depoimento à CPI da Covid, que o Brasil poderia ter sido o primeiro país a vacinar a população contra a Covid-19. Segundo Covas, “percalços” nas tratativas entre o governo federal e o Butantan e a demora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na aprovação do uso emergencial de vacinas foram parte dos fatores que impediram isso.

Confira principais pontos do depoimento do Diretor do Butantan à CPI da Covid

Dimas Covas acusa o Governo Federal de ter ignorado oferta de compra de vacinas e desmente Pazuello (Foto: Edilson Rodrigues)

Em depoimento à CPI da Covid, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que a instituição ofereceu ao Ministério da Saúde, em 30 de julho e 18 de agosto de 2020, um lote de 60 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus, com entrega até dezembro do ano passado. De acordo com ele, o governo não mostrou interesse. O depoente também contradisse o que foi relatado à comissão, na semana passada, pelo ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, de que o presidente Jair Bolsonaro não o desautorizou a comprar o imunizante, em outubro de 2020. Segundo Covas, naquela ocasião, as declarações públicas do chefe do Executivo contra a aquisição da vacina interromperam as tratativas entre as duas partes até janeiro deste ano, quando, finalmente, o contrato de fornecimento foi assinado. “O Brasil poderia ter sido o primeiro país a iniciar a vacinação, se não fossem esses percalços”, lamentou.

27 de maio de 2021

Professor apresenta esboço de um Plano Municipal de Combate ao Racismo e Promoção da Equidade na Câmara de Altaneira

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (26/05) o professor, blogueiro e ativista do movimento negro, Nicolau Neto, apresentou esboço de um Plano Municipal de Combate ao Racismo e Promoção da Equidade.

Câmara de Altaneira dedica parte da Sessão ao Dia do Desafio

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (26/05) dedicou parte do expediente para atividades relacionadas ao Dia do Desafio, mas todas as participações se deram de forma virtual.

Fórum Nacional de Governadores do Brasil envia ofício a Joe Biden pedindo vacinas

O documento solicita, ao menos, 10 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 (Foto: Reprodução/YouTube)

O governador do Piauí e coordenador da temática “Estratégia para vacina contra Covid-19”, Wellington Dias (PT), assinou um ofício em nome do Fórum Nacional de Governadores com um pedido de ajuda humanitária ao presidente dos EUA, Joe Biden. O documento solicita, ao menos, 10 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, das 80 milhões que o País anunciou que compartilharia com outras nações.

Defesa do voto impresso é teoria da conspiração e negacionismo, diz vice-procurador eleitoral

Para o vice procurador geral eleitoral Renato Brill de Goés a proposta visa "manipular e insuflar determinados segmentos da população. (Foto: Pedro Ladeira)

Em entrevista a jornalista Patrícia Campos Mello da FOLHAPRESS o vice-procurador geral eleitoral Renato Brill de Góes afirmou que a defesa do voto impresso para as eleições presidenciais de 2022 é "teoria da conspiração aliada a negacionismo da tecnologia e da ciência que é a urna eletrônica". Renato Brill é quem representa o Ministério Público junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Sob tensão, CPI convoca governadores e gabinete paralelo

O senador Randolfe Rodrigues causou alvoroço ao apresentar um requerimento para ouvir Bolsonaro (Foto: Edison Rodrigues)

O que era para ser uma sessão simples na CPI da Covid resultou em muito bate-boca e expôs um racha no chamado G7, grupo de sete senadores titulares que não integram a base governista na comissão. Ao fim, o colegiado aprovou a convocação de nove governadores e de um ex-governador para explicarem a aplicação de verbas da União destinadas ao enfrentamento da pandemia. A comissão também chamou a depor novamente o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e o atual titular da pasta, Marcelo Queiroga, além de integrantes do suposto gabinete paralelo.

26 de maio de 2021

Secretário de Saúde afirma que não falta fiscalização em Altaneira, “falta de empatia”

 Para Júnior "muita gente perdeu a capacidade respeitar o outro ou a dor do outro” (Foto: Reprodução/Facebook)

Secretário de Saúde de Altaneira, vereador Júnior Paulino, usou as redes sociais na tarde de ontem (26/05) para compartilhar a imagem de uma pequena multidão na rua de uma cidade não identificada com a seguinte mensagem: “NÃO FALTA FISCALIZAÇÃO. FALTA EMPATIA. FALTA BOM SENSO. FALTA RESPEITO”, assim mesmo em caixa alta.

Brasil ultrapassa 450 mil mortos por covid-19

 

A vacinação segue a passos lentos. Apenas 21 milhões de pessoas foram vacinadas com as duas doses da vacina contra covid-19, o que representa 13,13% da população vacinável (Foto: Reprodução/Tv Globo)

O Brasil ultrapassou na tarde de ontem (25/05), a marca de 450 mil mortos por covid-19. No boletim noturno foi registrado 452.224 óbitos pela doença após 2.198 mortes em 24 horas. O país tem hoje 16,195 milhões de infecções confirmadas da doença, com 73.453 novos casos. Enquanto outros países encaram redução de medidas restritivas e até permissão de transitar sem máscara de proteção, o Brasil amarga uma segunda onda que atingiu a nação no início do ano e atingiu o pico em abril.

Perguntas sem respostas na CPI por Érico Firmo

A cearense Mayra Pinheiro comandou a desastrosa missão do Governo Federal em Manaus (Foto: Leopoldo Silva)

O depoimento da cearense Mayra Pinheiro foi um dos momentos mais relevantes da CPI da Covid até aqui — certamente o mais relevante para o Ceará ao menos por enquanto. A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde foi a mais convicta defensora das posturas mais questionadas do governo Jair Bolsonaro. Ao mesmo tempo, ela defendeu isolamento social, uso de máscara, alvos principais e inexplicáveis da antipropaganda do presidente. Foi contra a “imunidade de rebanho” de forma generalizada. Em alguns momentos, era difícil entender o que ela faz no governo. Na maioria do tempo, ela se revelava a própria essência dele.

Capitã cloroquina complica o ex-ministro Pazuello na CPI da Covid

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, é conhecida como Capitã Cloroquina (Foto: Evaristo Sá)

Uma série de respostas evasivas e de contradições marcou o depoimento, ontem, à CPI da Covid, da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como Capitã Cloroquina. Mas ela manteve a defesa do medicamento para tratar a doença e deu declarações que reforçam a suspeita de que o Ministério da Saúde foi alertado com antecedência sobre a crise de oxigênio, prestes a ser deflagrada nos hospitais de Manaus.

25 de maio de 2021

Ceará só vacinou 10,4% da população com as duas doses


Após completar quatro meses do início da vacinação contra a Covid-19 no último dia 18 de maio, o Ceará atingiu a marca de 2.551.082 doses aplicadas no Estado. Ao todo, foram 1.594.907 pessoas que receberam a primeira dose (D1) e 956.175 imunizadas com as duas doses (D1 e D2) — neste último caso, o número é equivalente a 10,4% da população do Estado. Os dados são da plataforma Vacinômetro, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), consolidados às 17horas do último domingo (23/05). Não houve atualização ontem.

Presidente do Conselho Nacional de Saúde repudia ato de Bolsonaro no Rio

 

Em vídeo, Fernando Pigatto afirma que o chefe do Executivo "continua comemorando as mortes" por covid-19 e "trabalhando em favor da proliferação do vírus".  (Foto: Fernando Frazão)

Em um vídeo gravado e divulgado ontem (24/05) o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, afirma que o presidente Jair Bolsonaro "continua comemorando as mortes" e "trabalhando em favor da poliferação do vírus". Ele criticou o passeio de moto que o chefe do Executivo fez no Rio, no domingo, sem máscara e acompanhado de centenas de motociclistas.

24 de maio de 2021

Aproximação entre Lula e FHC divide opiniões dos tucanos cearenses

A imagem do almoço entre os ex-presidentes Lula e FHC "viralizou" nas redes (Foto: Ricardo Stuckert)

O encontro entre os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), oponentes históricos, dividiu tucanos cearenses. Se alguns setores da legenda encararam o gesto como uma demonstração de civilidade democrática, relevante sobretudo por servir de contraponto ao comportamento do ultradireitista Jair Bolsonaro (sem partido), houve quem defendesse a ideia de que o PSDB não deve se juntar aos petistas nem mesmo para transmitir esse tipo de mensagem.

Relator diz acreditar que o primeiro efeito da CPI da Covid já foi alcançado

Para o relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros "A tragédia brasileira não é fruto do acaso" (Foto: Reprodução/Facebook)

Em entrevista ao Correio Braziliense, publicada hoje (24/05), o relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) faz um resumo das primeiras três semanas de funcionamento da comissão, com cuidado para evitar qualquer antecipação ou conclusão precipitada. Renan elege a imparcialidade e a isenção como premissas para acompanhá-lo na relatoria. “Não serei um relator das minhas convicções”, avisa. Mas, como político de longa data, sabe que resposta pronta nem precisa esperar pergunta. Ou seja: tem coisa que já dá para dizer. E ele diz.

23 de maio de 2021

MTB Altaneira comemora 500º ciclista na Trilha Sítio Poças

O professor Pedro Rafael é o ciclista de nº. 500 do MTB Altaneira (Foto: Paulo Robson)

Com imagens compartilhadas nas redes sociais Facebook e Instagram os diretores da Associação dos Ciclistas de Altaneira comemoram na manhã de hoje (23/05) a participação do 500º ciclista nas competições realizadas na Trilha Sítio Poças em Altaneira desde o ano de 2014. 

Governador recomenda medidas mais rígidas contra a Covid-19 no Cariri

 

O governador Camilo e o secretário Dr. Cabeto em mais um anúncio de prorrogação do decreto com medidas contra a covid (Foto: Reprodução/Facebook)

Com o acúmulo de 2.313 óbitos desde o início da pandemia em 2020, a Região do Cariri precisará atravessar por um período de medidas ainda mais restritivas. Foi a recomendação do governador Camilo Santana aos anunciar a extensão do decreto estadual de combate à Covid-19 na manhã de ontem (22/05). A prorrogação é válida por mais uma semana, mas com fases diferentes pelo Estado.

Bolsonaro mantém discurso contra distanciamento social

Para analistas políticos Bolsonaro não mudará o discurso, pois mira a eleição, e isso significaria abandonar a base de eleitores mais fiel (Foto: Evaristo Sá)


O desgaste político provocado pela CPI da Covid-19 levanta dúvidas sobre a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro mudar o discurso negacionista. Sofrendo com fatos negativos quase diários, o presidente acabou se tornando, ao menos em parte, vítima do que diz, já que suas falas negacionistas em relação à pandemia do novo coronavírus também alimentam a oposição no colegiado. Para parlamentares e cientistas políticos, porém, o governo deverá assumir um discurso dúbio, em que integrantes do primeiro escalão modularão de acordo com a necessidade para preservar o chefe do Executivo que, por sua vez, seguirá na mesma toada para manter os eleitores mais radicais.

22 de maio de 2021

Governador anuncia vacinação de professores no Ceará

 

 Governador Camilo, secretário Cabeto e a vice-governadora Izolda Cela no Palácio da Abolição (Foto: Reprodução/Facebook)

Os professores da rede pública e privada de ensino do Ceará começarão a ser vacinados contra a Covid-19 a partir da próxima semana. O anúncio foi feito pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), na tarde de ontem (21/05), após reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19. 

Parlamentares do Amazonas reagem à ameaça de Bolsonaro

 

Na avaliação dos parlamentares a ameaça é uma demonstração de que o chefe do Executivo está “apavorado” com as investigações da CPI (crédito: Edilson Rodrigues)

O presidente Jair Bolsonaro tem intensificado os ataques a governadores à medida que a CPI da Covid avança nas investigações sobre ações e omissões do Executivo federal na pandemia. No episódio mais recente, o mandatário fez declarações sobre o possível fim das isenções fiscais na Zona Franca de Manaus (AM), o que irritou políticos do Amazonas, incluindo integrantes da comissão. Para eles, a ameaça do chefe do Planalto, feita durante a live semanal de quinta-feira, foi uma retaliação não só às apurações do colegiado, mas a toda a população do estado.

21 de maio de 2021

Sindicato Apeoc tenta derrubar liminar que impôs retorno das aulas presenciais do ensino médio no Ceará

 

Anízio Melo e Reginaldo Pinheiro, presidente e vice-presidente do Sindicato Apeoc, respectivamente, participam da manifestação no Fórum da Capital (Foto: Mario Vieira)

Contra a decisão da justiça que determina o retorno das aulas presenciais de ensino médio no Ceará, representantes do Sindicato dos Professores e Servidores da Educação do Ceará (Apeoc) realizaram um ato político em frente ao Fórum Clóvis Bevilaqua, em Fortaleza, na tarde desta quinta-feira, 20. Além da manifestação, o órgão sindicalista pediu habilitação no processo e busca derrubar a liminar proferida na manhã de hoje pela juíza Cleiriane Lima Frota.

As mentiras de Pazuello na CPI da Covid

Na missão de blindar o presidente, Pazuello sustentou que tinha autonomia à frente da pasta (Foto: Jefferson Rudy)

Nos dois dias de depoimento à CPI da Covid, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello se mostrou à vontade para fazer as alegações que quisesse. Ele proferiu inverdades em série, se contradisse por diversas vezes e demonstrou empenho na blindagem ao presidente Jair Bolsonaro. A oitiva do general foi comemorada pela base governista e pelo Palácio do Planalto, que o treinou para encarar a comissão.

20 de maio de 2021

Presidente da Câmara de Altaneira diz “repudiar as aglomerações” na pandemia

O presidente da Câmara Municipal de Altaneira, vereador Claudovino Soares (PT)usou parte de seu tempo no expediente Sessão ordinária de ontem (19/05) para repudiar as aglomerações, que considerou atos de irresponsabilidades e que a gestão deve punir as pessoas independente de quem sejam.

36% dos municípios cearenses já superam número de óbitos por Covid-19 de 2020

O número de óbitos por Covid-19 pelo menos dobrou em 40% (75) dos municípios cearenses na comparação entre 2020 e 2021. Em 67 deles, a quantidade de mortes registrada em cinco meses ainda incompletos deste ano já é maior do que ao longo do ano passado. Isso equivale a 36% dos municípios cearenses. A base de dados utilizada é da plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), atualizada ontem (19/05).

Ex-ministro Pazuello passa mal, depoimento na CPI foi suspenso e remarcado para hoje

A avaliação dos parlamentares é que o ex-ministro Pazuello mentiu muito na primeira parte de seu depoimento (Foto: Jefferson Rudy)

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello teve um mal estar durante seu depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19 ontem (19/05). De acordo com o Otto Alencar, que é médico, Pazuello teve uma crise relacionada a Síndrome de Vasovagal, que resulta na redução temporária de oxigênio no cérebro.

19 de maio de 2021

Justiça anula eleição da Mesa Diretora da Câmara de Farias Brito

O juiz titular da Comarca de Farias Brito, Dr. João Pimentel Brito em sentença proferida nos autos de um mandado de segurança impetrado pela vereadora Heloisa Aurélio de Menezes Pereira, popularmente conhecida por Preta (PCdoB) anulou a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Farias Brito.

Alta de casos de Covid-19 faz municípios decretarem ou permanecerem em isolamento rígido

Farias Brito restringiu o funcionamento das atividades não essenciais  (Foto: Reprodução/Facebook)

Municípios cearenses localizados no Sertão Central e no Cariri seguem em isolamento social rígido nesta semana e fazem um caminho contrário a Fortaleza, epicentro da pandemia no Ceará e que atualmente permanece retomando de formal gradual às suas atividades econômicas. Por trás da permanência no regime conhecido popularmente como lockdown, essas regiões apresentam um dado alarmante: o aumento de casos de Covid-19 e um consequente disparo no número de internações.

Depoimento de Ernesto Araújo reforça tese de gabinete paralelo para covid

 

O vice-presidente da CPI. senador Randolfe Rodrigues o depoimento de Ernesto Araújo comprometeu gravemente o ex-ministro Pazuello Foto: Edilson Rodrigues)

O vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Covid-19, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e o relator, Renan Calheiros (MDB-AL) fizeram um balanço da sessão de ontem (18/5), em que os parlamentares inquiriram o ex-chanceler Ernesto Araújo. No depoimento, o diplomata tentou eximir o presidente da República de responsabilidade pelo agravamento da pandemia e, consequentemente, seus efeitos na economia. Como estratégia, um dos principais representantes da ala olavista do governo Bolsonaro tentou atribuir as falhas ao ex-ministro da Saúde, o general Eduardo Pazuello.