28 de fevereiro de 2019

Vereadores solicitam informações da Secretaria de Cultura sobre apoio ao Ciclismo

Mesa Diretora da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Felipe Silva)
Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira, realizada na manhã de ontem (27/02) foi aprovado por unanimidade Requerimento de autoria do vereador Flávio Correia (Solidariedade), com pedidos de informações a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo sobre apoio a Associação dos Ciclistas de Altaneira para o ano de 2019.

Vereadora Alice reconsidera opção inicial e decide ser remunerada pelo subsídio de Secretária


Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira, realizada na manhã de ontem (27/02) o presidente da Casa vereador Professor Adeilton (PSD) esclareceu que em virtude da queda no repasse do duodécimo do Legislativo estava com dificuldades financeiras de pagar aos 9 vereadores em Plenário e a vereadora Alice Gonçalves, licenciada para o exercício do cargo de Secretária Municipal de Cultura, Esportes e Turismo.

O presidente disse que teria urgentemente analisar a situação para tomada de posição. Solicitou que os discursos de harmonia, união e paz fossem colocados em prática.

Procurador Geral de Justiça do Pernambuco consegue mais uma vitória em seu projeto de Democracia Plena


Reconduzido no início do ano para mais dois anos no comando do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) o promotor Francisco Dirceu Barros comemora mais uma vitória na sua luta para implementação do projeto Democracia Plena naquele órgão.

Na tarde de ontem (27/02) Conselheiro Silvio Amorim, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNNP), deferiu liminar autorizando a todos os membros do Ministério Público de Pernambuco participar das eleições para o Conselho Superior e para os cargos de Corregedor e Ouvidor do MPPE.

Projeto de reajuste dos professores é apresentado na Câmara Municipal de Altaneira


Foi lida na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (27/02), a mensagem do prefeito Dariomar Rodrigues (PT) encaminhando o projeto de Lei de reajuste dos vencimentos dos profissionais do Magistério.

O reajuste foi fixado em 6,01%, com efeitos retroativos a 02 de janeiro de 2019. Segundo informações do portal do Poder Legislativo o projeto foi encaminhado à Comissão Permanente da Câmara para análise e emissão de parecer.

Vereadores debatem sobre locação de veículos e aprovam requerimentos investigativos

Mesa Diretora da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Felipe Silva)

Além da participação dos secretários Humberto Batista (Administração e Finanças) e Paulo Almeida (Infraestrutura) os vereadores altaneirenses aprovaram na Sessão Ordinária realizada na manhã de (27/02) requerimentos investigativos e debateram sobre a locação de veículos e ainda aprovaram projeto alterando o dia para reunião da Comissão Permanente da Casa.

Secretários participam de Sessão da Câmara Municipal de Altaneira

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Felipe Silva)
Os secretários municipais Humberto Batista e Paulo Almeida titulares das pastas de Administração e Finanças e Infraestrutura, participaram da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (27/02), o primeiro solicitou espaço para tratar de divergências entre os relatórios publicados em redes sociais pelo vereador Antonio Leite e o segundo convocado a requerimento do vereador Antonio Leite para esclarecimentos sobre o andamento de diversas obras paralisadas no Município.

27 de fevereiro de 2019

Professores altaneirenses debatem "proposta" do Ministro da Educação sobre Hino nas escolas

Extrato da mensagem encaminhada aos diretores de Escola
O Garoto Beleza, João Alves, lançou no grupo de WhtasApp do Blog de Altaneira a seguinte indagação: "Qual a opinião dos Altaneirenses com relação aos alunos cantarem o hino Nacional nas escolas e filma as crianças cantando o hino Nacional  e enviar para o Ministério da Educação?"

Em reunião com cearenses, Moro pede apoio a pacote anticrime

Bancada Federal cearense com o ministro Sergio Moro (foto: Divulgação/Redes Sociais)
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, recebeu na tarde de ontem (26/02) em seu gabinete, deputados cearenses. O encontro durou aproximadamente meia-hora. Na oportunidade, deputados apresentaram demandas e sugeriram aperfeiçoamentos ao pacote anticrime apresentado pelo ministro no último dia 19.

Bolsonaro e líderes debatem eventuais mudanças na reforma da Previdência

Além do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, 22 deputados federais participaram do encontro com o Presidente (Foto: Marcos Correia)

O presidente Jair Bolsonaro reuniu-se ontem (26/02), durante quase três horas, com líderes de partidos na Câmara para discutir a reforma da Previdência. No encontro, eles trataram de eventuais mudanças na proposta enviada ao Congresso, sobretudo nas regras previstas para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a aposentadoria rural.

26 de fevereiro de 2019

Ciro admite conversa com Tasso

Terceiro colocado na disputa pela Presidência em 2018, Ciro Gomes (PDT) admitiu ontem (25/02) ter mantido diálogo com o senador Tasso Jereissati (PSDB). Segundo o pedetista, o tucano o convidou para um café cerca de duas semanas atrás.

"Já me emocionei a partir da hora do convite. Cheguei lá e encontrei um velho amigo", disse à rádio Tribuna Bandnews FM. "Tivemos uma boa conversa de avôs, mostramos as fotografias dos netos um para o outro. E eu fiquei muito feliz."

Ministro quer que escolas leiam slogan de Bolsonaro, cantem Hino e filmem


Uma carta assinada pelo ministro Ricardo Vélez Rodriguez foi encaminhada para as escolas do País, pelo Ministério da Educação (MEC), para ser lida para professores e alunos.

Diz o texto: “Brasileiros! Vamos saudar o Brasil dos novos tempos e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”.

Maia alerta para dificuldades na votação da reforma da Previdência


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse ontem (25/02) que as mudanças nas regras do Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem dificultar a tramitação da reforma da Previdência. Pela proposta, a partir dos 60 anos, os idosos receberão R$ 400 de BPC, e somente a partir de 70 anos, o valor sobe para um salário mínimo.

Atualmente, o BPC é pago para deficientes, sem limite de idade, e idosos, a partir de 65 anos, no valor de um salário mínimo. O benefício é concedido a quem é considerado em condição de miserabilidade, com renda mensal per capita inferior a um quarto do salário mínimo.

25 de fevereiro de 2019

Higor vence segunda etapa do Municipal MTB de Altaneira


Com participação de apenas 8 ciclistas de Altaneira, Crato, Farias Brito e Nova Olinda realizou-se na manhã de ontem (24/02)  no circuito da Trilha Sítio Poças a segunda etapa da sexta edição do Campeonato Municipal MTB de Altaneira.

O altaneirense Higor Gomes venceu mais uma etapa, concluindo a prova com o tempo de 2h19min20seg., a mais longa etapa da história do Campeonato. Fabiano Alencar chegou em segundo, Damião Rolim, Felipe Saraiva e Paulo Robson completaram o Pódio.

Governo estuda instalar placas solares nos canais do São Francisco


O governo federal estuda instalar placas solares ao longo dos canais de integração do Rio São Francisco para que a energia solar possa ser utilizada no bombeamento da água. A informação é do presidente Jair Bolsonaro, em postagem de ontem (24/02/) na sua conta no Twitter.

O consumo de energia elétrica do sistema corresponde a cerca de 80% dos custos da operação do empreendimento. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, a demanda anual nas fases pré-operacional e operacional do Projeto gira em torno de 746 mil MW.

24 de fevereiro de 2019

Resultado da Segunda Etapa do Campeonato Municipal MTB de Altaneira 2019


Realizou-se na manhã de hoje (24/02) no Circuito da Trilha Sítio Poças a segunda etapa da sexta edição do Campeonato Municipal MTB de Altaneira. O altaneirense venceu Higor Gomes a prova. Fabiano Alencar chegou em segundo e Damião Rolim. Completaram o Pódio Felipe Saraiva e Paulo Robson. 

Classificação Jovem Municipal MTB de Altaneira - Segunda Etapa


Nenhum ciclista com idade inferior a 23 anos participou da segunda etapa da sexta edição do Campeonato Municipal MTB de Altaneira, realizado na manhã de hoje (24/02) no Circuito da Trilha Sítio Poças. O cratense Francisco Serafim foi o Campeão da primeira etapa mantém a liderança na disputa pela Camisa Vermelha de Campeão Jovem. 

Classificação Feminino Municipal MTB de Altaneira - Segunda Etapa


Apenas uma ciclista do sexo feminino participou da segunda etapa da sexta edição do Campeonato Municipal MTB de Altaneira, realizado na manhã de hoje (24/02) no Circuito da Trilha Sítio Poças. Dessa forma Andreza Rolim assumiu a liderança na disputa pela Camisa Laranja de Campeã Feminino.

Classificação Visitante Municipal MTB de Altaneira - Segunda Etapa


Com participação de apenas 4 ciclistas de Crato, Farias Brito e Nova Olinda, foi realizado na manhã de hoje (24/02) no Circuito da Trilha Sítio Poças a segunda etapa da sexta edição do Campeonato Municipal MTB de Altaneira, realizado na manhã de hoje (24/02). O novolindense Fabiano Alencar ficou na 2ª Colocação e assumiu pela primeira vez liderança na disputa pela Camisa Rosa de Campeão Visitante.

Classificação Local Municipal MTB de Altaneira - Segunda Etapa


Apenas quatro ciclistas altaneirenses participaram da segunda etapa da sexta edição do Campeonato Municipal MTB de Altaneira, realizado na manhã de hoje (24/02) no Circuito da Trilha Sítio Poças. Paulo Robson ficou na 5ª Colocação e assumiu pela primeira vez liderança na disputa pela Camisa Branca com Bolinhas de Campeão Local.

Classificação Geral do Campeonato Municipal MTB de Altaneira 2019 - Etapa 2


Realizou-se na manhã de hoje (24/02) no Circuito da Trilha Sítio Poças a segunda etapa da sexta edição do Campeonato Municipal MTB de Altaneira. O altaneirense venceu Higor Gomes a prova. Fabiano Alencar chegou em segundo e Damião Rolim, Felipe Saraiva e Paulo Robson completaram o Pódio.

23 de fevereiro de 2019

“Estou me preparando para 2022”, afirma Flávio Dino


O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), sinalizou ontem (22/02) que pretende disputar a presidência da República em 2022. 

Estou mesmo me preparando para 2022. Vocês nem notaram, já estou até com cinco quilos a menos. Vamos enfrentar o laranjal e a turma do mal, disse o comunista. A declaração foi dada durante uma conferência estadual extraordinária de seu partido no estado.

Mais de 100 municípios alcançaram a média histórica de chuvas esperadas para fevereiro

Apesar das boas chuvas Altaneira ainda não alcançou a meta (imagem capturada do vídeo de Thiago Carlos)
A sete dias do fim de fevereiro, dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) mostram que pelo menos 103 municípios do Ceará já atingiram a média de chuvas esperadas para o mês. O mês que começou chuvoso, teve momentos de irregularidade com dias de poucas chuvas, deve terminar ainda com dias de grandes precipitações.

22 de fevereiro de 2019

"Do jeito que está, não passa", afirma Ciro sobre Previdência


A proposta de Reforma da Previdência apresentada ao Congresso Nacional apresenta questões "flagrantemente criminosas", avalia Ciro Gomes (PDT), que ontem palestrou sobre políticas públicas para a juventude na Rede Cuca. 

O ex-presidenciável criticou o texto apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e garantiu: "Do jeito que está não passa". Contudo, Ciro diz que ainda está estudando o projeto e que não costuma "dar opiniões superficiais sobre coisas que são complicadas".

21 de fevereiro de 2019

Nono aniversário do Blog de Altaneira


Hoje (21/02) comemoramos o nono aniversário do Blog de Altaneira. Nesta data tão significativa fazemos uma balanço de nossas postagens e da receptividade de nossos leitores. Nos últimos doze meses o BA recebeu mais de 840.000 visualizações e superamos ao longo dos últimos nove anos a marca de 4.080.000 acessos.

Sem informações da Câmara Municipal de Altaneira

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Reprodução/Facebook)
Desde os tempos da gestão da ex-presidente Leila de Oliveira (PCdoB) não amanhecia uma quinta-feira sem as informações da Sessão da Câmara Municipal de Altaneira do dia anterior. Nos últimos dois anos da gestão do ex-presidente Antonio Leite as informações eram postadas no portal do Legislativo no mesmo dia da Sessão.

Reforma deve encontrar obstáculos no Congresso

Bolsonaro, ministros e dirigentes do Congresso Nacional (Foto: Luis Macedo)
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), tem demonstrado pressa em iniciar a tramitação da Reforma da Previdência. Contudo, a recepção da proposta no Congresso indica que o andamento da matéria não será tão rápido como pretendido por Maia. Parlamentares da bancada cearense apontam que há mais críticas do que concordâncias com a proposta.

Bolsonaro protocola pessoalmente proposta da reforma da Previdência

Bolsonaro entregando proposta da reforma da Previdência aos representantes do Congresso Nacional (Foto: Marcos Corrêa)
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) entregou na manhã de ontem (20/02) a proposta da reforma da Previdência aos representantes do Congresso Nacional para análise do Legislativo. Em reunião fechada na presidência da Câmara, da qual participaram ministros e parlamentares, o presidente Jair Bolsonaro pediu o apoio de deputados e senadores para aprovar a proposta de reforma da Previdência. Ele lembrou que é um “amigo” dos presentes e “igual” a eles. Também afirmou que o futuro das novas gerações depende das mudanças previdenciárias.

20 de fevereiro de 2019

Vereador denuncia assoreamento do Açude Tabocas em Altaneira

Assoreamento do açude Tabocas em Altaneira (Foto: Antonio Leite)
O vereador Antonio Leite (PDT) usou as redes sociais na manhã de ontem (19/02) para denunciar assoreamento do Açude Tabocas na zona rural de Altaneira em virtude das obras da construção da estrada Altaneira - Assaré sob a responsabilidade da empresa Teixeira Construções.

Áudios comprovam que Bolsonaro mentiu sobre conversas com Bebiano


Áudios divulgados ontem (19/02) pelo portal da revista Veja revelam que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) manteve conversas com o então secretário-geral da Presidência, Gustavo Bebianno, ao menos três vezes nos dias que antecederam a demissão do ministro, assinada na última segunda-feira.

Entre os temas abordados por Bolsonaro e o ex-secretário nas mensagens divulgadas pela revista Veja nessa terça, está a crise aberta com as denúncias de candidaturas de "laranjas" do PSL em Minas Gerais e Pernambuco, reveladas pela Folha de S. Paulo e que desgastaram o então ministro.

Câmara impõe primeira derrota a Bolsonaro

Plenário aprovou projeto que susta possibilidade de comissionados classificarem dados públicos como secretos (Foto: Luis Macedo)
Um dia depois de contabilizar sua primeira derrota no Congresso, o presidente Jair Bolsonaro irá hoje (20/02) à Câmara para apresentar o texto da reforma da Previdência. Com o movimento, Bolsonaro chama para si a responsabilidade por articular sua base política, tenta dissipar dúvidas do mercado sobre sua convicção a respeito da necessidade da proposta e, por fim, virar a página da crise que culminou com a queda do ministro da Secretaria-Geral, Gustavo Bebianno.

19 de fevereiro de 2019

Oposição "convida" Bebianno para dar explicações


O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), anunciou ontem que vai transformar em "convite" os pedidos de convocação para que o ex-ministro da Secretaria-Geral Gustavo Bebianno dê explicações no Senado Federal sobre o caso das supostas candidaturas laranjas em 2018.

Como não é mais ministro, Bebianno não pode mais ser obrigado a falar no Senado e teria que aceitar ir ao Parlamento por iniciativa própria.

Cai o primeiro ministro de Bolsonaro

Após um fim de semana e uma segunda-feira de expectativa e articulações, o porta-voz do governo de Jair Bolsonaro (PSL), Otávio Rêgo Barros, confirmou na noite de ontem (18/02) que o ministro Gustavo Bebianno, da Secretaria-Geral da Presidência, sairá do cargo. 

Em seu lugar, assumirá o general Floriano Peixoto de forma definitiva. Ele, que estava na Secretaria-Executiva da pasta, é o oitavo militar a se tornar ministro.

18 de fevereiro de 2019

Altaneirenses no Pódio da Terceira Etapa do Campeonato Cearense de MTB/XCO

Higor Gomes no Pódio da Terceira Etapa do Cearense de XCO (Foto: Divulgação)
Realizou-se na manhã de ontem (17/02) no Urubu Eco Park na cidade de Guaraciaba do Norte, região da Serra da Ibiapaba, a Terceira Etapa do Campeonato Cearense de MTB/XCO. Batizada de URUBU RACING MTB a prova contou com a participação de 262 ciclistas de todas as regiões do Estado do Ceará.

Altaneirenses participam do Fórum Regional de Dirigentes do PT em Potengi

Fórum Regional de Dirigentes do PT do Ceará em Potengi (Foto: Italo Duarte)
Um grupo de altaneirenses liderados pelo prefeito Dariomar Rodrigues (PT) participou no dia de ontem (17/02) na Câmara Municipal em Potengi do Fórum Regional de Dirigentes do PT do Ceará que apresentou um módulo sobre diversos assuntos, entre eles, a estruturação dos diretórios municipais para as eleições do próximo ano.

17 de fevereiro de 2019

As candidaturas laranjas e a violação do sistema democrático por Carlos Mazza


O suposto uso de candidatas laranjas na eleição passada, como atestado em reportagens do O POVO e da Folha de S. Paulo na última semana, pode ser muito mais que mera irregularidade eleitoral. No Ceará, candidatura de Débora Ribeiro, cunhada do deputado Vaidon Oliveira (Pros), recebeu R$ 274 mil e só teve 47 votos.

Em Pernambuco, ex-assessora do ministro Gustavo Bebianno (PSL) também recebeu grandes repasses e devolveu quantia inexpressiva de votos. Caso suspeitas atuais se provem, os casos envolveriam uma artimanha de lideranças e partidos políticos, aqui e lá, de olho em burlar a cota de 30% de participação feminina em chapas para a eleição.

Pode ser a gota d'água por Émerson Maranhão

Donata Meirelles em ensaio para sua festa de aniversário (Foto: Instagram/Reprodução)
Há imagens que falam mais que mil palavras, é sabido. A fotografia da então diretora da Vogue, Donata Meirelles, comemorando seu meio século de vida, sentada em uma cadeira "Sinhá", cercada por negras, em pé, caracterizadas como "baianas", é uma delas. Muitos foram os que ali enxergaram (e se horrorizaram com) uma representação do Brasil Colônia e escravocrata. Mais que isso, viram o enaltecimento da superioridade da senhora de escravos, ante suas mucamas. Para Donata e os seus, um grande engano. Tratava-se, na verdade, de uma referência ao Candomblé. E a cadeira era de uma mãe de santo.

16 de fevereiro de 2019

Haddad participa de ato em Fortaleza

Haddad recepcionado por militantes petistas em Fortaleza (Foto: Divulgação) 

De passagem por Fortaleza, onde realizou ato do PT, o ex-candidato Fernando Haddad, segundo colocado nas eleições presidenciais, afirmou que o governo de Jair Bolsonaro (PSL) é um "Temer piorado". "O governo tem se apresentado como um governo Temer piorado, em todas as áreas, inclusive na reforma da Previdência", disse o petista.

Ministro anuncia que águas do São Francisco devem chegar ao CE no próximo semestre

Espera que se arrasta há mais de uma década, a chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco ao Ceará está prevista para meados do segundo semestre de 2019. A nova data foi anunciada por Gustavo Canuto, ministro do Desenvolvimento Regional, após reunião com o governador Camilo Santana, na manhã de ontem. A conclusão das obras ocorrer até maio, quando a água no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), no reservatório de Negreiros, em Salgueiro (PE), será bombeada para alcançar o reservatório de Jati, no Cariri, o primeiro no Estado, e fazer a ligação ao Cinturão das Águas do Ceará (CAC).

15 de fevereiro de 2019

Prefeito de Nova Olinda é afastado pela Câmara Municipal

Câmara Municipal de Nova Olinda na Sessão de afastamento do Prefeito (Foto compartilhada nas redes sociais)
A Câmara Municipal de Nova Olinda decidiu na Sessão Ordinária de ontem (14/02) pelo afastamento das funções o prefeito Afonso Sampaio (PSD) até o julgamento das acusações que pesam contra o mesmo. A decisão foi tomada por 9 votos a 2.

Bolsonaro apresenta primeiras regras para nova Previdência


Um dia depois de receber alta hospitalar, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) fechou a proposta de idade mínima para aposentadoria em 65 anos para homens e 62 para mulheres. A previsão é de que o projeto seja assinado pelo presidente e apresentado ao Congresso até a quarta-feira da semana que vem.

A medida, que difere da defendida pela ala econômica do Planalto - 65 anos para ambos os sexos, com transição de dez -, fixa período de transição de 12 anos até a vigência plena do modelo.

14 de fevereiro de 2019

Minha Fama de Mau por Julia Sabbaga


Cinebiografias musicais existem em diversos gêneros e se assemelham sempre em seus quesitos principais, mas o que as difere é seu viés. Os longas podem focar no psicológico do protagonista, ou explorá-los em seu contexto como frutos de seu tempo. Minha Fama de Mau, cinebiografia de Erasmo Carlos levada às telas por Lui Farias, pretende ser o primeiro tipo, mas a falta de uma problemática real e a impossibilidade de inseri-la em um contexto político deixa a análise apenas até a metade. Mesmo assim, o longa não perde seu potencial de entretenimento, e é diversão garantida para os fãs da Jovem Guarda.

Prefeito e secretário de Saúde participam da segunda Sessão da Câmara Municipal de Altaneira

Não encontramos imagens da segunda Sessão da Câmara Municipal de Altaneira
O prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT) participou na manhã de ontem (13/02) da segunda Sessão Ordinaria do ano da Câmara Municipal de Altaneira a segunda sessão ordinária deste ano. A sessão contou também com a participação do Secretário Municipal de Saúde Luan Kaio.

Tasso, Cid e Girão serão titulares em comissões no Senado


Os senadores cearenses Tasso Jereissati (PSDB), Eduardo Girão (Podemos) e Cid Gomes (PDT) ocuparão assentos como titulares em seis comissões técnicas do Senado Federal. A distribuição dos parlamentares por comissões no Senado foi definida na tarde de ontem (13/02) em encontro com o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM), eleito para o posto com o apoio do trio cearense, que o ajudou a derrotar o emedebista Renan Calheiros.

13 de fevereiro de 2019

Em São Paulo Garoto Beleza de Altaneira conversa com jornalistas de renome nacional

Imagens compartilhadas pelo Garoto Beleza na rede social Facebook
O repórter da cidade, João Alves, mais conhecido como Garoto Beleza de Altaneira, participou ontem (12/02) da despedida ao jornalista Ricardo Boechart, morto em acidente com helicóptero na capital paulista.

Feiras a tradição, o negócio e a conversa

Cada dia da semana, em um bairro diferente, as feiras livres de frutas e verduras persistem como comércio forte na área de hortifrúti (Foto: Tatiana Fortes)
"Antes eu pensava que feira livre era só porque vendia barato, mas não é. É porque a feira é livre mesmo, não tem porta de saída e nem de entrada". Essa é a lição de quem trabalha há mais de 50 anos em feiras livres pelos bairros de Fortaleza. Todos os dias, às cinco horas da manhã, seu Manoel Alves da Rocha, 74, vai a uma feira diferente preparar os produtos. Quando era dono de barraca, a saga se iniciava ainda mais cedo. Enquanto debulhava o feijão que saía fresquinho da baja, ele explicava que a negociação nesses locais é feita de muitos elementos.

Aplicativo de acompanhamento do trabalho parlamentar é lançado

Um binóculo gigante apontado para o Congresso Nacional foi instalado na Esplanada dos Ministérios (Foto: Wilson Dias)
Para marcar o lançamento do aplicativo Poder do Voto, um binóculo gigante apontado para o Congresso Nacional foi instalado hoje (12/02) em frente ao Parlamento, na Esplanada dos Ministérios. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e IOs.

12 de fevereiro de 2019

Tasso diz que "há uma falta de organização" no Governo Federal


Em entrevista ontem, o senador tucano Tasso Jereissati disse que não enxerga o "PSDB integrado totalmente" ao governo de Jair Bolsonaro (PSL) e que a "grande afinidade que nós temos é em relação à política econômica".

As declarações, dadas ao jornal Estadão, reforçam disputa sobre os rumos do PSDB entre grupo mais ligado a Tasso e outro, próximo do governador de São Paulo João Doria - o paulista é favorável a um diálogo maior entre o partido e o Governo Federal.

11 de fevereiro de 2019

MDB, PSDB e PT perdem protagonismo no Congresso


Após três décadas ditando os rumos da política no País, MDB, PT e PSDB viram-se apeados não apenas da presidência das duas Casas legislativas, mas também dos cargos da Mesa Diretora da Câmara. É a primeira vez desde a redemocratização que as três siglas, que concentram o maior número de filiados, ficam de fora dos postos de comando da Casa.

As legendas tiveram de se contentar com vagas de suplência para que não ficassem totalmente alijadas do arranjo capitaneado por Rodrigo Maia (DEM-RJ). Em outro lance, o PT ainda corre o risco de perder a liderança da minoria na Casa, por força de pressão de bloco encabeçado por PDT e PCdoB.

Mais de cem processos atingem tempo de prescrição no TCE


Desde o início do mês, cerca de 140 processos de contas de gestores públicos atingiram prazo de cinco anos para a prescrição no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Com o marco, as ações, que somam juntas recursos de mais de R$ 1,8 bilhão, correm risco de ser extintas sem qualquer julgamento dos conselheiros
da Corte.

A informação tem base no Painel de Prazos de Prescrição interno do Tribunal e foi confirmada pela assessoria de imprensa da Corte. É a primeira vez, desde que o TCE incorporou funções do extinto Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que um grande volume de processos atinge simultaneamente o prazo para prescrição.

Filme cearense indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro


O documentário Aqueles Dois, dirigido pelo jornalista do jornal O POVO Émerson Maranhão, é um dos indicados para concorrer no 1º turno do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019, organizado pela Academia Brasileira de Cinema. A premiação agracia as melhores produções audiovisuais brasileiras em diversos formatos.

O curta-metragem conta a história do paramédico Caio José, 25, e do pesquisador Kaio Lemos, 38, ambos homens transgêneros que vivem no Ceará. Em entrevista, Émerson disse que está empolgado com o sucesso que o documentário vem alcançando. "Eu estou muito feliz com a indicação. São instituições que indicam as produções que irão concorrer. Saber que o nosso filme está lá é sensacional", revela.