31 de janeiro de 2021

Os Pódios da Primeira Etapa da Copa MTB Altaneira

Em virtude da pandemia da Covid19 a Primeira Etapa da Copa MTB Altaneira foi realizada em 4 baterias, todas disputadas no circuito da Trilha Sítio Poças nos dois últimos finais de semana de janeiro. 40 ciclistas participaram da etapa, sendo 35 homens e 5 mulheres. Além da Elite Masculino e Feminino os ciclistas disputam medalhas cinco categorias, divididas por faixa etária de idade. Os tempos dos ciclistas foram cronometrados pelo professor Pedro Rafael.

Classificação da Camisa Rosa na Copa MTB Altaneira - 2021 (Primeira Etapa)

28 ciclistas Assaré, Barbalha, Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte, Nova Olinda e Santana do Cariri, participaram da Primeira Etapa da 8ª edição da Copa MTB Altaneira realizada no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças. Os visitantes disputam a Camisa Rosa.

Classificação da Camisa Vermelha na Copa MTB Altaneira - 2021 (Primeira Etapa)

6 ciclistas com até 23 anos de idade participaram da Primeira Etapa da 8ª edição da Copa MTB Altaneira realizada no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças. A molecada disputa a Camisa Vermelha de Campeão Jovem.

Classificação da Camisa Laranja na Copa MTB Altaneira - 2021 (Primeira Etapa)

5 ciclistas das cidades de Altaneira e Farias Brito participaram da Primeira Etapa da 8ª edição da Copa MTB Altaneira realizada no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças. As meninas disputam a Camisa Laranja de Campeã Feminino.

Classificação da Camisa Branca com bolinhas na Copa MTB Altaneira - 2021 (Primeira Etapa)

12 ciclistas altaneirenses participaram da Primeira Etapa da 8ª edição da Copa MTB Altaneira realizada no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças. Os altaneirenses disputam a Camisa Branca com bolinhas azuis de Campeão local.

Classificação da Camisa Verde na Copa MTB Altaneira - 2021 (Primeira Etapa)

11 ciclistas com idade superior a 40 anos participaram da Primeira Etapa da 8ª edição da Copa MTB Altaneira realizada no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças. Este grupo especial disputam a Camisa Verde de Campeão Veterano.

Classificação Geral (Camisa Amarela) na Copa MTB Altaneira - 2021 (Primeira Etapa)

40 ciclistas das cidades de Altaneira, Assaré, Barbalha, Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte, Nova Olinda e Santana do Cariri, participaram da Primeira Etapa da 8ª edição da Copa MTB Altaneira realizada no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças. Os melhores ciclistas do Cariri cearense disputam a Camisa Amarela de Campeão Geral.

Resultado da Primeira Etapa da Copa MTB Altaneira - 2021

40 ciclistas das cidades de Altaneira, Assaré, Barbalha, Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte, Nova Olinda e Santana do Cariri, participaram da Primeira Etapa da 8ª edição da Copa MTB Altaneira realizada no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças.

Em novo decreto governador recomenda funcionamento de escolas no período de Carnaval no Ceará

Governador e auxiliares em reunião do comitê que delibera sobre os decretos estaduais da Covid (Foto: Reprodução/Facebook)

O novo decreto estadual contra a disseminação da Covid-19 no Ceará, publicado neste sábado, 30, recomenda que as instituições de ensino funcionem normalmente no período de Carnaval, entre os dias 15 e 17 de fevereiro.

30 de janeiro de 2021

Ministério da Saúde confirma compra de mais 54 milhões de doses da CoronaVac

O anúncio foi confirmado por Dimas Covas, diretor do Butantan (Foto: Reprodução/TV Cultura)


O Ministério da Saúde confirmou ontem (29/01) que irá adquirir as 54 milhões de doses adicionais da CoronaVac, previamente acordadas com o Instituto Butantan, responsável pela vacina junto à farmacêutica Sinovac. Com isso, o Programa Nacional de Imunização (PNI) passa a contar com 100 milhões de unidades da candidata. O governo federal já adquiriu 46 milhões de doses e recebeu outras 8,7 milhões de vacinas do instituto paulista.

Bolsonaro pretende recriar ministérios para garantir o comando do Congresso

Além da promessa de cargos na administração federal, o presidente tem liberado emendas extras para que os parlamentares (Foto: Divulgação/Planalto)


Em meio à disputa pelos comandos da Câmara e do Senado, o presidente Jair Bolsonaro aprofunda-se na ofensiva para emplacar seus candidatos, o deputado Arthur Lira (PP-AL) e o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Contrariando até mesmo antigas promessas de campanha, o chefe do Executivo indicou, ontem, que pretende recriar ministérios, como os da Pesca, do Esporte e da Cultura, que, hoje, têm status de secretaria. Nas eleições de 2018, Bolsonaro prometeu enxugar o número de pastas do Executivo para 15, justificando que o gasto era ineficaz — contudo, com a recriação do Ministério das Comunicações, no ano passado, o governo chegou ao patamar de 23. Além disso, ele havia afirmado que recusaria acordos envolvendo a negociação de cargos em troca de apoio no Parlamento, mas isso também caiu por terra.

29 de janeiro de 2021

Deputado Genecias Noronha assumirá coordenação da bancada do Ceará

 Genecias conta com assinatura de 16 dos 22 deputados do Estado (Foto: Divulgação/Solidariedade)

Em reviravolta construída no último mês, o deputado federal Genecias Noronha (Solidariedade) assumirá na próxima semana a coordenação da bancada do Ceará na Câmara dos Deputados. Com assinatura de 16 dos 22 deputados do Estado, requerimento formalizando a mudança será protocolado por Genecias já no retorno dos trabalhos da Casa, na próxima segunda-feira.

Estudo aponta que Brasil é o país que pior lidou com a pandemia


Instituição australiana analisou dados de 98 países; Nova Zelandia aparece em primeiro e Brasil aparece em último lugar do ranking

Uma pesquisa da Lowy Institute, centro de estudos australiano, apontou nesta quinta-feira (28/1) que o Brasil foi o país que pior lidou com a pandemia do novo coronavírus entre 98 nações analisadas. Os três países que ficaram melhores ranqueados foram a Nova Zelândia, Vietnã e Taiwan. No fim do ranking, junto com o Brasil, estão México, Colômbia, Irã e Estados Unidos (94º na lista).

28 de janeiro de 2021

Secretário de Saúde participa de Sessão da Câmara Municipal de Altaneira

O secretário Júnior Paulino na Tribuna da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: João Alves)

O secretário municipal de Saúde, vereador Júnior Paulino, participou da Sessão Plenária da Câmara Municipal de Altaneira, realizada na manhã de ontem (27/01) para esclarecimentos sobre o projeto de lei que solicita autorização para contratação temporária e emergencial de pessoal para a Saúde e sobre o Plano de Imunização da Covid-19 no Município.

Terraplanistas do ministério da Saúde têm de ceder à ciência, diz ministro do TCU

Vários ministros manifestaram preocupação com a utilização e recomendação de remédios, sem o aval da Anvisa (Foto: reprodução/Youtube)


Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) avaliaram em Sessão Plenária realizada ontem (27/01), o relatório do ministro Benjamin Zymler, que aponta compra irregular de medicamentos sem comprovação científica pelo Ministério da Saúde com dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS). A pasta pediu 10 dias para apresentar  defesa. O relator do processo concedeu o prazo.

27 de janeiro de 2021

Secretário de Saúde anuncia 70 doses de vacina para idosos em Altaneira

Em nota publicada no portal oficial do Governo Municipal, o secretário municipal de Saúde, vereador Junior Paulino, anunciou que recebeu 70 de doses de vacina do convênio Oxford/AstraZeneca/FioCruz para vacinação de idosos em Altaneira.

Vereador propõe sustação de ato do prefeito de Altaneira

Ariovaldo alegou que ato semelhante foi anulado pela Justiça (Foto: Felipe Lima)

O vereador Ariovaldo Soares (PDT) usou a rede social Facebook na tarde de ontem (26/01) para anunciar que protocolizou projeto de Decreto Legislativo propondo que seja sustada a portaria do prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT), que trata da redistribuição “ex oficio”, de servidores públicos municipais ocupantes de cargo de provimento efetivo.

Ex-vereador afirma que Altaneira “vive em total escuridão”

Rua Carneiro de Almeida no Centro da cidade de Altaneira (Foto: Joaquim Neto)

O ex-vereador Flávio Correia (PDT) em áudio compartilhado no grupo de WhatsApp do Blog de Altaneira fez duras críticas a gestão municipal em Altaneira.
“Infelizmente a gente vive numa total escuridão, escuridão de energia, escuridão de informações, enfim escuridão de tudo, é difícil sobreviver numa cidade dessas, onde os governantes parece que teme passar informações”.

Vacinação de idosos começa oficialmente hoje em Fortaleza

Em Fortaleza idosos de 75 anos ou mais com vacinação previamente agendada receberão o imunizante contra a Covid-19 a partir de hoje (Foto: Felipe Martins)

Idosos de 75 anos ou mais com vacinação previamente agendada receberão o imunizante contra a Covid-19 a partir de hoje (27/01) em Fortaleza. Para esta quarta-feira, serão disponibilizadas 10 equipes para aplicação do imunobiológico em 100 pessoas em seus domicílios, conforme planejamento das rotas. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esse número inclui os idosos que, devido a uma inconsistência no sistema, conseguiram agendar a vacinação no Centro de Eventos (onde ocorre a imunização de profissionais de saúde) e que não compareceram ao local, seguindo indicação da pasta.

Brasil ultrapassa a marca de 1 milhão de vacinados contra covid-19

 

São Paulo é a unidade da Federação com mais imunizados até agora (Foto: Jairo Nascimento)

O Brasil superou ontem  (26/01) a marca de 1 milhão de pessoas vacinadas contra a covid-19. Desde o início da imunização no país, em 17 de janeiro, o país conseguiu imunizar, até agora, 1.045.746.

26 de janeiro de 2021

Por falhas no sistema, idosos já foram vacinados em Fortaleza

Todos os idosos que agendaram a vacinação e compareceram ao Centro de Eventos foram vacinados (Foto: Deísa Garcêz)

No primeiro dia de vacinação no Centro de Eventos, que sedia o primeiro Centro de Vacinação Contra Covid-19 de Fortaleza, todas as pessoas que agendaram e compareceram ao local foram vacinadas. Conforme a Prefeitura, foram imunizados 2.429 profissionais de saúde das 13h às 21 horas. A vacinação de idosos a partir de 75 anos começa na quarta-feira, 27. Contudo, 273 idosos dos 400 que, por falha do sistema, conseguiram agendar para ontem, 25, foram vacinados.

China libera insumos para vacina; Doria e Bolsonaro disputam protagonismo

 

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming compartilhou a postagem do presidente, ressaltando a parceria entre os dois países (Foto: Divulgação/Dino)

O envio dos insumos necessários para a produção do próximo lote de doses da Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e pelo Instituto Butantan, foi aprovado pelo governo chinês e deve ser realizado nos próximos dias. Nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disputaram o protagonismo na liberação da matéria-prima. O impasse diplomático ameaçava a imunização no Brasil.

25 de janeiro de 2021

Vacina de Oxford será destinada a idosos a partir de 75 anos

  Governador do Estado e o prefeito de Fortaleza recebem a vacina no aeroporto (Foto: Carlos Gibaja)

As vacinas de Oxford/AstraZeneca que chegaram ao Ceará no sábado 
(24/01) serão destinadas a idosos a partir dos 75 anos. A vacinação deste grupo será iniciada a partir de quarta-feira, 27, no Estado, e poderá ser realizada nas residências ou em locais que disponibilizarão o sistema drive-thru. Das 72.500 doses recebidas, 34% serão para Fortaleza e 66% serão destinadas ao Interior. Na Capital, teve início ontem (24/01), o agendamento para a vacinação contra a Covid-19 para trabalhadores da saúde e idosos acima de 75 anos.

24 de janeiro de 2021

Profetas da Chuva anunciam bom inverno para o Ceará em 2021

12 profetas populares participaram do encontro em Quixadá (Foto: Aurélio Alves)

Pela observação de quem conhece e traduz os sinais da natureza, o Ceará deve registrar boas precipitações na quadra chuvosa de 2021. As previsões foram feitas no 25º Encontro dos Profetas da Chuva de Quixadá, na manhã deste sábado, 23. O evento foi realizado no Paço Municipal e transmitido pelo Facebook

23 de janeiro de 2021

Os 50 Melhores Tempos no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças

Segmento do Circuito 1 da Trilha Sítio Poças no Strava

Ao longo dos últimos sete anos 320 ciclistas marcaram tempo no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças. O menor dos três circuitos é usado apenas nas etapas da Copa MTB de Altaneira. Os outros dois circuitos são específicos para o Desafio Terras Altas e para Desafio MTB 3 Horas, respectivamente.

Vida sobre duas rodas: histórias de quem redescobriu o prazer de andar de bicicleta

 

Fabiano Cunha lidera o grupo de passeios Pedal Benfica em Fortaleza (Foto: Aurélio Alves)

Desde que a pandemia se configurou, o mundo vem reaprendendo de diversas formas. As rotinas, que antes eram atropeladas por um cotidiano frenético, tiveram de ser readaptadas. Passou-se, dentro de casa, a olhar a cidade com outros olhos. A si também. Algumas paixões, antes adormecidas, foram recuperadas, como a de andar de bicicleta por aí. Foi o que fez Letícia Gabriela, de 29 anos, auxiliar contábil. Assim que foi possível o retorno às ruas, logo após o lockdown, tratou de pôr em prática uma das suas primeiras metas "da nova vida": exercitar-se ao ar livre. "E foi assim que resolvi ir sozinha ao primeiro grupo de pedal que fui".

22 de janeiro de 2021

Com atraso, Altaneira vacina os primeiros profissionais de Saúde

Secretário de Saúde e servidores no lançamento da primeira etapa da vacinação (Foto: Divulgação/SMS)

Realizou-se na tarde de ontem (21/01) a primeira etapa da vacinação contra covid-19 no município de Altaneira. A primeira dose do imunizante foi aplicada pelo secretário de Saúde, vereador Junior Paulino, na técnica de enfermagem Ana Kelly, servidora do Hospital Municipal.

Após críticas nas redes sociais presidente da Câmara de Altaneira se reúne com Assessoria da Casa

 

Presidente Deza em reunião com a assessoria da Casa (Foto: Divulgação/CMA)

Após uma série de críticas em relação a comunicação do Legislativo Municipal o presidente da Câmara Municipal de Altaneira, vereador Deza Soares (PT), reuniu-se mais uma vez com a assessoria da Casa Legislativa para avaliação dos trabalhos no legislativo municipal.

Governador do Ceará quer evitar circulação entre Capital e Interior

Coletiva com Camilo, Sarto e o secretário Cabeto sobre novas medidas contra a pandemia (Foto: Deisa Garcez)

Com aumento de casos de Covid-19 e internações pela doença no Ceará, o governador Camilo Santana (PT) quer evitar o fluxo entre Fortaleza e municípios do Interior do Estado para conter o aumento da circulação viral. Em coletiva na manhã desta quinta-feira, 21, foram anunciadas novas medidas, como a proibição do uso de áreas comuns de lazer em condomínios de praia e a ampliação de aproximadamente 100 leitos nas próximas duas semanas.

21 de janeiro de 2021

Servidores municipais de Altaneira reclamam de perseguição política no Ministério Público


Circulou na edição de ontem (20/01) do Diário Oficial dos Municípios uma portaria do prefeito municipal de Altaneira, redistribuindo dezenas de cargos públicos nas diversas secretarias do Município, sob o pretexto de reestruturação do quadro pessoal diante de supostas solicitações dos titulares das pastas.

Mais uma altaneirense vacinada contra COVID-19

Aline Nogueira residente atualmente em Jaraguari-MS (Foto: reprodução/Facebook)

A farmacêutica altaneirense Aline Nogueira também foi vacinada ontem (20/01). Residente e servidora do Município de Jaraguari no Mato Grosso do Sul, Aline foi vacinada na unidade local do Programa Saúde da Família. A segunda dose da vacina em Jaraguari foi programada para o dia 05/02.

Com atraso, secretário de Saúde anuncia início da vacinação em Altaneira

Após várias críticas de profissionais da área o secretário Municipal de Saúde de Altaneira, vereador Júnior Paulino, lançou nota nas redes sociais na tarde de ontem (20/01) informa que a vacinação contra a Covid19 será iniciada na tarde de hoje na sede da Secretaria.

Presidente da Câmara e governadores tentam destravar insumos para a vacina

 Rodrigo Maia se reuniu com o embaixador da China no Brasil  para contornar o atraso da chegada do Insumo Farmacêutico Ativo (Foto: Najara Araujo)


Na falta de uma ação efetiva do governo federal contra as dificuldades que ameaçam interromper a vacinação contra a covid-19 no Brasil, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e os governadores fizeram, ontem, movimentos para tentar destravar a importação de imunizantes e a chegada de cargas de princípio ativo para que os fármacos possam ser fabricados no país. Enquanto o deputado se reunia com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, para contornar o atraso da chegada do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para os imunizantes replicados pelo Instituto Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os representantes dos estados protocolaram ofício ao presidente Jair Bolsonaro cobrando um diálogo diplomático com o governo de Pequim para assegurar a importação dos insumos para a produção dos fármacos.

20 de janeiro de 2021

Dra. Ana Flávia é a primeira altaneirense a ser vacinada contra a COVID-19

Dra. Ana Flávia foi vacinada na cidade de Tarrafas (Foto: Reprodução/Instagram)

A altaneirense Ana Flávia Lima compartilhou na rede social Instagram na tarde de hoje (20/01) uma imagem recebendo a vacina contra a COVID-19. Médica do Programa Saúde da Família no Município de Tarrafas. Lá os profissionais da atenção básica foram incluídos entre as prioridades das prioridades.

Profissionais questionam secretário de Saúde em anuncio do Plano de Vacinação em Altaneira

Secretário de Saúde entre duas profissionais sem portarias (Foto: Divulgação/Instagram)

Em transmissão pela rede social Instagram na tarde de ontem (19/01) o secretário municipal de Saúde, Junior Paulino, acompanhado de duas profissionais apresentadas como Maria Dayane Leite de Lima (Coordenadora de Atenção primária) e Ana Deyva Ferreira dos Santos (Coordenadora de Epidemiologia) apresentou o que seria planejamento da vacinação contra o coronavírus no município.

Comissão Permanente da Câmara Municipal de Altaneira é instalada, mas nomes do Presidente e Relator não foram informados

Membros da Comissão Permanente da Câmara de Altaneira (Foto: Divulgação/CMA)

Os membros nomeados para compor a Comissão Permanente da Câmara Municipal de Altaneira se reuniram na manhã de ontem (19/01) pela primeira vez na atual Legislatura. O Regimento Interno da Casa determina que na primeira reunião sejam eleitos o presidente, relator e secretário da Comissão, mas a nota publicada no portal do Legislativo não traz esta informação.

Câmara Municipal de Altaneira custará mais de um milhão de reais em 2021

Foi publicado na edição de ontem (19/01) do Diário Oficial dos Municípios do Estado do Ceará decreto do prefeito municipal, Dariomar Rodrigues (PT), fixando em R$ 1.104.603,81 (um milhão, cento e quatro mil, seiscentos e três reais e oitenta e um centavos) o valor duodécimo a ser repassado a Câmara Municipal de Altaneira no exercício financeiro de 2021.

19 de janeiro de 2021

Altaneirenses reclamam da iluminação pública na cidade

Ruas e Praças estão sem iluminação pública em Altaneira (Fotos: Reprodução/WhatsApp)

Na noite de ontem o blogueiro Junior Carvalho compartilhou no grupo de WhatsApp do Blog de Altaneira duas imagens da Rua Carneiro de Almeida na completa escuridão, uma das imagens mostra o poste com as luzes apagadas. “O retrato de Altaneira”, escreveu o blogueiro.

Vacinação contra Covid-19 começa no Ceará

Uma técnica de enfermagem foi a primeira pessoa vacinada contra COVID-19 no Ceara (Foto: Aurelio Alves)

O Ceará começou a vacinação contra a Covid-19, com a CoronaVac ainda na noite de ontem (18/01). Ao longo dos últimos dez meses, o mundo acompanha trágicos indicadores: novos infectados, mortos, taxa de reprodução do vírus, taxa de mortalidade, ocupação de leitos. Não obstante o árduo caminho que ainda deve ser percorrido no enfrentamento à pandemia, o Ceará começou uma contagem de esperança. A primeira imunizada no Estado foi a técnica de enfermagem Maria Silvana Souza Reis, 51, que atua no Hospital Estadual Leonardo da Vinci (HELV) desde o início da pandemia.

"Vacina é do Brasil, não é de nenhum governador", diz Bolsonaro

Presidente chegou a chamou CoronaVac de "vacina chinesa do João Doria" (Foto: Sérgio Lima)

O presidente Jair Bolsonaro falou ontem (18/01) pela manhã a apoiadores sobre a aprovação de uso emergencial por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de duas vacinas contra a covid-19.

STF destaca que não impediu Bolsonaro de combater pandemia de covid-19

Imagem compartilhada no Twitter pela pela Secretaria de Comunicação Social do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) destacou que a decisão tomada pela Corte, em abril do ano passado, sobre a competência da União, estados e municípios na adoção de medidas sanitárias, não impede que o governo federal atue no combate à pandemia de covid-19. A afirmação de que o presidente Jair Bolsonaro teve seus poderes de combate à doença restritos circula pela internet. O próprio chefe do Executivo chegou a fazer afirmações do tipo, por diversas vezes. 

18 de janeiro de 2021

"Temos vacina": Anvisa decide por unanimidade

Antonio Barra Torres defendeu o uso de máscaras mesmo após o início da vacinação (Foto: Divulgação/ANVISA)

"Temos vacina", afirmou o diretor-presidente da Anvisa, médico e contra-almirante Antonio Barra Torres, ao proferir o último voto favorável ao uso emergencial das vacinas Coronavac e a farmacêutica AstraZeneca. Após mais de cinco horas da reunião que começou pouco mais das 10h10 da manhã e terminou às 15h20min, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade ontem (17/01) o uso emergencial da Coronavac e da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca.

Diretores da ANVISA defendem ciência

 

Reunião extraordinária da Diretoria Colegiada da Anvisa (Foto: Divulgação/Anvisa)

Nos pareceres e votos que embasaram a aprovação do uso emergencial das vacinas Coronavac e de Oxford ontem, servidores e diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em contraponto ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro Eduardo Pazuello, defenderam a ciência e a segurança das vacinas e refutaram a existência de tratamento precoce contra a covid - defendida pelo Ministério da Saúde e por Bolsonaro com base em medicamentos comprovadamente ineficazes, como a hidroxicloroquina.

Vacinação começa 312 dias depois do início da pandemia no Brasil

A enfermeira Mônica Calazans foi a primeira pessoa no país a ser imunizada (Foto: Nelson Almeida)

Um momento histórico. Uma vitória da ciência. Após 312 dias do início da pandemia da covid-19, a vacinação contra a doença começou no Brasil. A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, foi a primeira pessoa no país a ser imunizada fora dos estudos clínicos, em ação realizada pelo governo de São Paulo. Ela recebeu uma dose da CoronaVac, momentos depois de a vacina, produzida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac, ter o uso emergencial aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão regulador concedeu a mesma autorização para a vacina da Oxford/Astrazeneca, a pedido da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A vacinação da enfermeira foi presenciada pelo governador João Doria (PSDB), que aproveitou para alfinetar o presidente Jair Bolsonaro, afirmando que aquele era o “Dia V” contra o negacionismo e “contra quem gosta do cheiro da morte”.

17 de janeiro de 2021

Twitter aponta publicação do Ministério da Saúde como "enganosa"

O Twitter afirma que uma publicação do perfil oficial do Ministério da Saúde violou regras sobre "informações enganosas e potencialmente prejudiciais relacionadas à covid-19". O alerta da plataforma foi feito sobre texto publicado na última terça-feira (12/01) que trata do o "atendimento precoce", que no vocabulário do governo federal significa o uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra pandemia, como a hidroxicloroquina.

16 de janeiro de 2021

Secretaria da Saúde do Estado retira sétimo óbito registrado para Altaneira

Após uma semana de cobranças nas redes sociais o secretário municipal de Saúde, vereador Júnior Paulino, anunciou na noite de ontem que a Secretaria da Saúde do Estado do Estado do Ceará havia retirado o registro do sétimo óbito do Boletim Epidemiológico Novo Coronavírus (COVID-19).

Fortaleza registra panelaço contra Bolsonaro

 

A manifestação foi organizada por meio das redes e estimulada por deputados da oposição (Foto: Francisco Fontenele)

Diversos bairros de Fortaleza tiveram registro de panelaço contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), na noite dessa sexta-feira, 15. Bairros da Capital como Centro, Meireles, Varjota, Cidades dos Funcionários, Fátima, Aldeota e Messejana registaram protestos com panelas estridentes.

Nas redes sociais, cresce pressão por impedimento de Bolsonaro

 

Na manhã de ontem  a hashtag "#ImpeachmentBolsonaroUrgente" estava em  primeiro lugar Twitter (Foto: Sérgio Lima/AFP)

Com a repercussão do colapso no sistema de saúde em Manaus, que enfrenta um problema de escassez de oxigênio nas redes públicas e privadas de hospital provocadas pela pandemia do novo coronavírus, cresce a pressão nas redes sociais para que autoridades tomem providências contra o presidente Jair Bolsonaro, responsabilizado pelos internautas pelo problema devido ao seu discurso negacionista com relação ao vírus.

15 de janeiro de 2021

Lotérica de Altaneira é reaberta

A única unidade lotérica da cidade foi fechada na última terça-feira e reaberta ontem (Foto: Junio Carvalho)

O blogueiro Junio Carvalho divulgou em primeira mão na manhã de ontem (14/01) a reabertura da única unidade lotérica da cidade de Altaneira. Na manhã da última terça-feira beneficiários do Programa Bolsa Família, aposentados e pensionistas do INSS, assim como apostadores e cliente da Caixa Econômica Federal foram surpreendidos com o fechamento da lotérica, sem nenhum aviso prévio.

Secretário de Saúde afirma que Altaneira está preparada para receber a vacina

Secretário Junior Paulino por ocasião de sua posse como vereador (Foto: João Alves)

Foi publicado no portal oficial do Município nota do secretário municipal de Saúde, vereador Júnior Paulino, informando que o município de Altaneira está preparado para receber a vacina e imunizar o público prioritário contra a Covid 19.