14 de setembro de 2025

Sucessão na direita deve ocorrer de forma fragmentada, avalia especialista

Além de Tarciso de Freitas, os governadores Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Ratinho Júnior (PSD), também são cotados como presidenciáveis (Foto: Reprodução/Facebook)

A narrativa de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será candidato em 2026 tem prazo de validade limitado. A inelegibilidade já imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a possibilidade de novas decisões judiciais inviabilizam qualquer candidatura futura.

Após julgamento histórico, esquerda trabalha reorganização nacional

Frei Betto, Márcia Tiburi, Jessé Souza e outros intelectuais de esquerda e artistas vão debater o tema em São Paulo (Foto: Reprodução/Instagram)

O julgamento do núcleo crucial da trama golpista, que condenou, na semana que passou, o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus, é visto por especialistas como um "divisor de águas", como definiu o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Para além das celebrações nos bares do país e nas redes sociais, no entanto, representantes do chamado "campo progressista" entendem que esse feito histórico está longe de sepultar o pensamento golpista ou ímpeto da extrema-direita de ascender ao poder. Por isso, mobilizam-se na tentativa de marcar posição no momento de reorganização nacional.

13 de setembro de 2025

Políticos cearenses reagem à condenação de Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos por trama golpista (Foto: Sergio Lima)

A condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) gerou reações imediatas entre aliados e opositores no Ceará. Enquanto opositores do ex-mandatário celebraram a decisão da Primeira Turma, na última quinta-feira, 11, aliados expressaram indignação e falaram em "injustiça".

Imprensa internacional elogia condenação de Bolsonaro

O The New York Times, o El País e o Le Monde foram alguns que elogiaram a condenação do ex-presidente brasileiro (Foto: Arte/BA)

A imprensa internacional repercutiu a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete réus por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Os jornais destacaram o ineditismo da decisão, que confronta o histórico de golpes militares do país.

12 de setembro de 2025

STF condena Bolsonaro e 7 aliados por trama golpista

Ministros da Primeira Turma do STF, por maioria, condenarem o ex-presidente, ex-ministros, militares e um deputado pela trama golpista (Foto: Gustavo Moreno)

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na noite desta quinta-feira, 11, pela condenação de Jair Bolsonaro e mais sete réus pela trama golpista. Essa é a primeira vez na história brasileira em que um ex-presidente e oficiais do alto escalão das Forças Armadas são condenados por atentar contra a democracia no Brasil. Os crimes estão previstos na Lei n.º 14.197, sancionada pelo próprio Bolsonaro, que substituiu a Lei de Segurança Nacional (LSN).

Bolsonaro torna-se o primeiro ex-presidente condenado por golpe

Em prisão domiciliar em Brasília, Bolsonaro apareceu antes da condenação (Foto: Sergio Lima)

Em um julgamento emblemático, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nesta quinta-feira, o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Esta é a primeira vez na história em que um ex-chefe do Executivo é punido por crimes contra a democracia. Sete aliados dele, inclusive da alta cúpula das Forças Armadas, também foram condenados.

11 de setembro de 2025

Recados de Elmano no encontro do PT, por Henrique Araújo

Elmano afirmou que há apenas uma prioridade ano que vem: "derrotar os aliados de Jair Bolsonaro no Ceará e reeleger Lula" (Foto: Reprodução/Instagram)

É possível que as declarações do governador Elmano de Freitas no encontro do PT no fim de semana não tenham recebido atenção devida. Digo isso porque me parece que o petista endereçou mensagens para consumo interno e externo, ou seja, tanto para o partido do qual é filiado, que pleiteia vaga no Senado, quanto para o restante da aliança.

Fux não nega os fatos e faz malabarismo na interpretação, por Érico Firmo

O ministro Luiz Fux se posicionou para condenar apenas Mauro Cid e Braga Neto pela trama golpista (Foto: Gustavo Moreno)

O voto de Luiz Fux foi comemorado pelos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foi além do que esperava a defesa. Mais longo, inclusive. Mais detalhado e, com Bolsonaro e outros réus, inclusive mais generoso do que esperavam. Forneceu elementos que serão explorados pelos advogados no âmbito do processo e que já são usados fartamente pelos aliados na política.

Divergência do ministro Luiz Fux na trama golpista aprofunda polarização política

Nas redes sociais, a extrema-direita comemorou o voto de Fux (Foto: Victor Piemonte)

O voto do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, no julgamento da ação penal da trama golpista, serviu para aprofundar a polarização política e social. Se, de um lado, agradou aos advogados dos réus e foi exaltado pelos bolsonaristas, no Congresso e nas redes sociais, de outro mereceu críticas nos bastidores do STF e levou os governistas a enfatizarem que tal divergência desmonta a narrativa da extrema-direita de que há uma "ditadura da toga" no país.

10 de setembro de 2025

Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro, por Sidônio Cardoso Palmeira

O ministro Sidônio Palmeira apresentando novo lema de comunicação a servidores no Palácio do Planalto (Foto: Reprodução/Secom)

Ao apresentar seu novo lema de comunicação, o Governo do Brasil realiza a síntese de uma história em construção e de um legado renovado, que aponta para o futuro. Aqui, peço uma pausa em forma de proposta: que os brasileiros passem a chamar o Governo Federal de Governo do Brasil. Esse é o pontapé inicial dessa síntese. Pode parecer pouco, mas é muito.

9 de setembro de 2025

Chagas Vieira afirma que candidatura de Elmano à reeleição é "fato imutável"

Chagas Vieira no programa Jogo Político com os jornalistas Érico Firmo e Carlos Mazza (Foto: Fco Fontenele)

O secretário da Casa Civil do Governo do Estado afirma que não é o momento de debater a chapa completa para a disputa majoritária das eleições de 2026 no Ceará. Porém, considera algumas definições irreversíveis.  A principal delas, a candidatura do governador Elmano de Freitas (PT) à reeleição.

Escalada de tensões na etapa decisiva do julgamento de Bolsonaro, por Luiz Carlos Azedo

O ex-presidente Jair Bolsonaro está em prisão domiciliar (Foto: Sergio Lima)

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus pela tentativa de golpe de Estado recomeça nesta terça-feira, na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), com uma escalada de tensões políticas. No domingo, num ato em apoio ao ex-presidente na Avenida Paulista, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (PR), fez duros ataques ao Supremo e ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

8 de setembro de 2025

No 7 de Setembro, Grito dos Excluídos discute democracia e direitos sociais

O ato reuniu manifestantes na Praça da Paz em Fortaleza (Foto: Daniel Galber)

O 31º Grito dos Excluídos e Excluídas, manifestação que desde 1995 se organiza como contraponto popular ao 7 de Setembro oficial, aconteceu ontem, 7, na Praia do Futuro, em Fortaleza. Com o tema "Cuidar da Casa Comum e da Democracia é Luta de Todo Dia", o ato reuniu manifestantes na Praça da Paz Dom Hélder Câmara, de onde seguiu em caminhada até a Comunidade Raízes da Praia, no bairro Vicente Pinzón.

Lula exalta soberania no 7 de Setembro: "Um Brasil que honra sua bandeira"

Presidente Lula e primeira-dama Janja durante o Desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais, na noite deste domingo (7/9), para reafirmar o compromisso do governo com a soberania nacional. A publicação ocorreu após as manifestações bolsonaristas realizadas em diversas capitais brasileiras. Na principal delas, na Avenida Paulista, uma grande bandeira dos Estados Unidos foi exibida.

Ato pela anistia em SP tem bandeira gigante dos Estados Unidos e reúne menos de 50 mil pessoas

Bandeira americana em ato na Av. Paulista (Foto: Nelson Almeida)

A bandeira dos Estados Unidos tornou-se uma das protagonistas do ato bolsonarista na Avenida Paulista, neste domingo (7/9), dia em que é celebrada a Independência do Brasil. Os manifestantes, a maioria com camisas de cor amarela, estenderam uma enorme bandeira do país governado por Donald Trump.

7 de setembro de 2025

Em ato do PT Elmano manda recados à oposição e pede base unida para 2026

Governador Elmano de Freitas discursou no Encontro Estadual do PT  (Foto: Samuel Setubal)

O PT realizou neste sábado, 6, o 17° Encontro Estadual para dar posse ao Diretório Estadual e presidentes municipais petistas eleitos no último Processo de Eleição Direita (PED). O momento marcou um debate interno sobre prioridades para o cenário eleitoral de 2026, juntando mandatários, delegados e militantes petistas.

Lula critica políticos "traidores da pátria" e afirma que "a História não os perdoará"

Em pronunciamento, Lula também defendeu a regulação das redes digitais (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou um pronunciamento oficial, em rede nacional de Rádio e Televisão, em alusão ao Dia da Independência do Brasil, comemorado neste domingo (7/9). Em seu discurso, Lula enfatizou a importância da data para a celebração da soberania e da liberdade do país.

O presidente criticou o papel de alguns políticos brasileiros que, segundo ele, incentivam ataques ao país.

Esses políticos, eleitos para trabalhar pelo povo, defenderiam apenas seus interesses pessoais, sendo considerados "traidores da pátria". "A História não os perdoará", enfatizou o presidente.

Lula afirmou que o Brasil “não será novamente colônia de ninguém” e disse que a soberania está presente em políticas públicas voltadas a trabalhadores, jovens, empreendedores e populações em situação de vulnerabilidade. “Se temos direito a essas políticas públicas, é porque o Brasil é um país soberano e tomou a decisão de cuidar do povo brasileiro”, declarou.

Entre os pontos mencionados, Lula citou a redução pela metade do desmatamento na Amazônia, a realização da maior operação contra o crime organizado, a abertura de mais de 400 novos mercados para exportações e a manutenção do PIX como sistema público e gratuito.

O presidente também defendeu a regulação das redes digitais, afirmando que elas “não podem continuar sendo usadas para espalhar fake news e discurso de ódio”, nem para a prática de crimes.

Ao final, Lula pediu união em torno da defesa do país. "Este é o momento da união de todos em defesa do que pertence a todos: a nossa Pátria brasileira e as cores da bandeira do nosso país."

Confira a íntegra do discurso de Lula em alusão ao Dia da Independência:

Querido povo brasileiro, amanhã, 7 de setembro, é dia de celebrarmos a Independência do Brasil. É uma boa hora para a gente falar de soberania.

O 7 de setembro representa o momento em que deixamos de ser colônia e passamos a conquistar nossa independência, nossa liberdade e nossa soberania.

Na época da colonização, nosso ouro, nossas madeiras, nossas pedras preciosas, nada disso pertencia ao povo brasileiro. Toda nossa riqueza ia embora do Brasil para ajudar a enriquecer outros países.

Mais de 200 anos se passaram e nós nos tornamos soberanos. Não somos e não seremos novamente colônia de ninguém. Somos capazes de governar e de cuidar da nossa terra e da nossa gente, sem interferência de nenhum governo estrangeiro.

Mantemos relações amigáveis com todos os países, mas não aceitamos ordens de quem quer que seja. O Brasil tem um único dono: o povo brasileiro.

Por isso, defendemos nossas riquezas, nosso meio ambiente, nossas instituições. Defendemos nossa democracia e resistiremos a qualquer um que tente golpeá-la.

É inadmissível o papel de alguns políticos brasileiros que estimulam os ataques ao Brasil. Foram eleitos para trabalhar pelo povo brasileiro, mas defendem apenas seus interesses pessoais. São traidores da pátria. A História não os perdoará.

Minhas amigas e meus amigos, a soberania pode parecer uma coisa muito distante, mas ela está no dia a dia da gente. Está na defesa da democracia e no combate à desigualdade, a todas as formas de privilégios de poucos em detrimento do direito de muitos. Está na proteção das conquistas dos trabalhadores, no apoio aos jovens para que eles tenham um futuro melhor, na criação de oportunidades para os empreendedores e nos programas que ajudam os mais necessitados.

Se temos direito a essas políticas públicas, é porque o Brasil é um país soberano e tomou a decisão de cuidar do povo brasileiro.

Minhas amigas e meus amigos, um país soberano é um país fora do Mapa da Fome, que zera o Imposto de Renda de quem ganha até R$ 5 mil enquanto taxa os super-ricos que hoje não pagam quase nada. Que cresce acima da média mundial e registra menor índice de desemprego de todos os tempos. Um país com a coragem de fazer a maior operação contra o crime organizado da história, sem se importar com o tamanho da conta bancária dos criminosos.

Este país soberano e independente se chama Brasil.

Minhas amigas e meus amigos, desde o início do nosso governo, concentramos esforços na abertura de novas parcerias comerciais. Em apenas dois anos e oito meses, abrimos mais de 400 novos mercados para as nossas exportações. Defendemos o livre comércio, a paz, o multilateralismo e a harmonia entre as nações, mas nunca abriremos mão da nossa soberania.

Defender nossa soberania é defender o Brasil.

Cuidamos como ninguém do nosso meio ambiente. Reduzimos pela metade o desmatamento na Amazônia, que, em novembro, vai sediar a COP30, maior conferência mundial sobre o clima.

Defendemos o PIX de qualquer tentativa de privatização. O PIX é do Brasil. É público, é gratuito e vai continuar assim.

Reconhecemos a importância das redes digitais. Elas oferecem informação, conhecimento, trabalho e diversão para milhões de brasileiros, mas não estão acima da lei. As redes digitais não podem continuar sendo usadas para espalhar fake news e discurso de ódio. Não podem dar espaço à prática de crimes como golpes financeiros, exploração sexual de crianças e adolescentes e incentivo ao racismo e à violência contra as mulheres.

Zelamos pelo cumprimento da nossa Constituição, que estabelece a independência entre os Três Poderes. Isso significa que o presidente do Brasil não pode interferir nas decisões da justiça brasileira, ao contrário do que querem impor ao nosso país.

Minhas amigas e meus amigos, este é o momento em que a História nos pergunta de que lado estamos. O Governo do Brasil está do lado do povo brasileiro. Povo que acorda cedo, todos os dias, para trabalhar pela prosperidade da sua família.

Este é o momento da união de todos em defesa do que pertence a todos: a nossa Pátria brasileira e as cores da bandeira do nosso país.

A História nos coloca diante de um grande desafio e pergunta se somos capazes de enfrentá-lo. E nós dizemos: sim. Temos fé, experiência e coragem para seguir cuidando do nosso futuro e da esperança da nossa gente.

Publicado originalmente no Correio Braziliense

Leia também:

Como o 7 de Setembro virou uma batalha entre petistas e bolsonaristas

6 de setembro de 2025

Inaugurada Unidade Básica de Saúde da Taboquinha em Altaneira

Prefeita, vice-prefeito, secretária, servidores e familiares do homenageado (Foto: Lillyane Alexandre)

O Governo de Altaneira inaugurou ontem (05/09), a Unidade Básica de Saúde de Apoio (UBS) Francisco Ananias Barbosa, situada no sítio Taboquinha, zona rural do município. O novo equipamento recebeu investimento de R$513 mil, dos quais 88% foram aplicados já na gestão da prefeita Késia Alcântara. A nova UBS conta com recepção, setor de vacinação, consultórios clínicos e odontológicos, além de salas amplas, climatizadas e totalmente mobiliadas.

TRE-CE tem lista tríplice 100% feminina e vaga na Corte será ocupada por uma mulher

A presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Iraneide, defendeu a formação da lista tríplice alinhada às políticas de equidade de gênero do TSE e do Conselho Nacional de Justiça (Foto: Sara Parente)

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), decidiu, pela primeira vez, três mulheres para compor a lista tríplice destinada à vaga de membro titular, da classe de juristas, no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). A votação aconteceu ontem. Com isso, a vaga será ocupada por uma mulher.

Geraldo Alckmin diz que anistia é inadmissível e "Indulto é golpismo de marcha ré"

Declaração foi feita após participar do leilão de concessão das obras do túnel submerso entre Santos e Guarujá (Foto: Newton Menezes)

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, disse que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) não deveria servir de justificativa para a aplicação de tarifas contra produtos brasileiros nos Estados Unidos. Ao abordar a movimentação da oposição pela anistia a participantes de atos antidemocráticos, Alckmin definiu o indulto como um "golpismo de marcha ré".

5 de setembro de 2025

Tribunal de Contas do Ceará alerta mais de 80 municípios por irregularidades na gestão fiscal

A Diretoria de Contas de Governo do TCE informa que o alerta emitido tem caráter educativo (Foto: Sabino Henrique)

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) publicou uma série de ofícios circulares alertando 84 prefeituras municipais e consórcios públicos, a respeito de irregularidades na gestão fiscal.

A semente que brota da impunidade, por Érico Firmo

Militares anistiados em 1961 derrubaram o presidente João Goulart e assumiram o Governo em 1964 (Foto: Acervo O Globo)

É espantoso que, enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) julga acusados de tramar uma ruptura democrática, no Congresso Nacional não se tenha pudor de articular uma anistia. É uma afronta acintosa a outro poder e ao povo brasileiro já se pretender eximir da pena quem nem ainda foi condenado. E demonstra o quanto os interesses do País estão sequestrados para atender a um grupo — uma família — especificamente.

4 de setembro de 2025

Ivo e Lia rejeitam "acordão" de Camilo, por Henrique Araújo

Deputada Lia Gomes entre os irmãos Ivo, Ciro, Lúcio e Cid em imagem de arquivo (Foto: Reprodução/Facebook)

A pouco mais de um ano da eleição, o bloco do governador Elmano de Freitas (PT) e do ministro Camilo Santana (Educação) tenta costurar um acordão que passa por Sobral e o grupo do prefeito Oscar Rodrigues (pai do deputado federal Moses Rodrigues), mas que vem enfrentando resistência dos Ferreira Gomes, notadamente do ex-prefeito Ivo Gomes (PSB) e da deputada licenciada e hoje secretária de Estado Lia Gomes (PSB).

A melhor parte do julgamento no STF, por Érico Firmo

Foram concluídas sustentações orais das defesas dos réus por tentativa de golpe de Estado (Foto: Rosinei Coutinho)

Acompanhar o julgamento da ação penal 2668 no Supremo Tribunal Federal (STF) é um exercício interessante. Se observado para além de torcidas por um lado ou outro, é juridicamente rico. Estão ali alguns dos maiores advogados do Brasil. O embate com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e as teses, as argumentações formuladas, são estimulantes.

3 de setembro de 2025

Pacificação do jeito que os agressores gostam, por Érico Firmo

O PGR, Paulo Gonet, reforçou que as provas mais significativas não partiram da delação de Mauro Cid, mas do material colhido em apreensões (Foto: Antonio Augusto)

Pacificação virou palavra de ordem para os que defendem deixar sem punição os acusados da tentativa de golpe de Estado. Foi defendida por personagens como Flávio Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michel Temer (MDB) e Romeu Zema (Novo), entre outros. Viria por meio de anistia a quem nem condenado ainda foi. Quando parlamentares promoveram uma rebelião no Congresso Nacional e se entrincheiraram nas mesas diretoras para impedir as sessões, o discurso também era de pacificação. Ao iniciar a leitura do relatório no julgamento da ação penal 2668, o ministro Alexandre de Moraes respondeu a isso.

Moraes diz que impunidade "deixa cicatrizes traumáticas e corrói a democracia"

O ministro Moraes também ressaltou a força das instituições brasileiras (Foto: Rosinei Coutinho)

No primeiro dia do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus, na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, mandou uma série de recados, inclusive à tentativa de interferência do governo americano no processo, e reiterou a força das instituições brasileiras, que evitou novo golpe de Estado.

2 de setembro de 2025

Declaração de voto do vereador Paulo Robson no julgamento das contas de Governo de 2022

Vereador Paulo Robson na Câmara de Altaneira (Foto: Marcos Lima)

A Câmara Municipal de Altaneira aprovou em Sessão Ordinária da realizada na noite de ontem (01/09) as Contas de Governo alusivas ao exercício financeiro de 2022 de responsabilidade do ex-prefeito Dariomar Rodrigues (PT), mas o vereador Paulo Robson (PSB) fez declaração de voto contrária e pediu registros nos anais da Casa.

Leia a seguir a declaração de voto na íntegra:

Estudantes altaneirenses são destaques no Ceará Científico 2025

Petrus, Álvaro e Lázaro na Etapa Regional do Ceará Científico 2025 (Foto: Reprodução/Instagram)

Na última sexta-feira (29/08), os estudantes Petrus Emanuel, Álvaro Almeida e Lázaro Manoel representaram o Município de Altaneira na Etapa Regional do Ceará Científico 2025, realizada na CREDE 18, e conquistaram o 3º lugar entre 61 trabalhos apresentados. A conquista evidencia o talento, a dedicação e o comprometimento dos jovens com a pesquisa científica e o conhecimento.

Câmara de Altaneira aprova contas de 2022 do ex-prefeito Dariomar

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Marcos Lima)

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal realizada na noite de ontem (01/09) foram aprovadas as Contas de Governo do Município de Altaneira alusivas ao exercício financeiro de 2022 de responsabilidade do ex-prefeito Dariomar Rodrigues (PT).

1 de setembro de 2025

As 10 mais visualizadas no BA em agosto de 2025

No oitavo mês do ano foram 65 postagens publicadas no Blog de Altaneira. Confira a seguir as 10 mais visualizadas em agosto de 2025:

Julgamento no STF de oficiais da alta patente também é marco histórico para a democracia

Os generais Augusto Heleno, Braga Neto, Paulo Nogueira e o almirante Almir Garnier são réus na por tentativa de golpe de estado, dentre outras acusações (Foto: Reprodução/Facebook)

Pela primeira vez na história do Brasil, um ex-presidente da República e oficiais generais de quatro estrelas respondem a uma denúncia formal por crimes relacionados a uma tentativa de ruptura institucional. Além de Jair Bolsonaro (PL), outros sete réus integrantes do chamado "núcleo 1" da trama golpista serão julgados a partir de amanhã no Supremo Tribunal Federal (STF), sendo cinco deles militares de alta patente.

31 de agosto de 2025

A missão de julgar Bolsonaro, por Henrique Araújo

O ex-presidente Jair Bolsonaro será julgado na Primeira Turma do STF (Foto: Carlos Alves Moura)

A fotografia de Gabriela Biló, da Folha de S. Paulo, rapidamente se espalhou pelas redes. Nela, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se posta no limiar da entrada da residência onde cumpre prisão domiciliar desde o início de agosto, em Brasília, o corpo levemente inclinado para a frente, como se testasse os limites da decisão do ministro do Supremo Alexandre de Moraes.

Cientista política avalia avalia que "pressão de Trump não vai intimidar STF no julgamento de Bolsonaro"

Na tentativa de influenciar no julgamento Donald Trump impôs sanções econômicas contra o Brasil e o cancelamento de vistos dos ministros (Foto: Kent Nishi)

Depois de perder os direitos políticos até 2030, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrenta agora o risco de ser condenado criminalmente e acabar na prisão. A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa na próxima semana a julgar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) que atribui ao ex-presidente o papel de líder de uma organização criminosa armada de civis e militares que queria dar um golpe de Estado em 2022. É a primeira vez que o STF analisa uma denúncia dessa natureza.

30 de agosto de 2025

Prefeito de Juazeiro afirma que "existe clamor por Ciro governador"

Gledson Bezerra disse ainda que a aceitação de Ciro Gomes em Juazeiro é "impressionante"(Foto: Reprodução/Instagram)

Glêdson Bezerra (Podemos), prefeito de Juazeiro do Norte, distante 527,57 km de Fortaleza, afirmou que há um pedido popular pelo nome de Ciro Gomes (PDT) para governador do Ceará em 2026.

"Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro" é a nova marca do governo Lula

A nova marca foi apresentada pelo ministro Sidônio Palmeira para cerca de 600 servidores no Palácio do Planalto (Foto: Reprodução/Secom)

O ministro Sidônio Palmeira, titular da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), divulgou, nesta sexta-feira (29/8), o novo slogan do governo: "Governo do Brasil - do lado do povo brasileiro". A frase será usada em todas as peças publicitárias ligadas ao governo federal.

29 de agosto de 2025

Cid reafirma apoio a Elmano, mas mantém críticas

O senador Cid Gomes reclamou sobre o tratamento dado a partidos aliados. (Foto: Fernanda Barros)

O senador Cid Gomes (PSB) reafirmou apoio à reeleição do governador Elmano de Freitas (PT) e reiterou o compromisso com o grupo governista. O senador, no entanto, manteve as críticas sobre algumas situações que o desagradam. Recentemente, o senador reclamou sobre o tratamento dado a partidos aliados.

Fraudes no INSS começaram em 2019, diz defensora pública

A defensora pública Patrícia Chaves disse que 95% dos casos analisados apresentaram irregularidades, como autorizações falsas ou viciadas (Foto: Andressa Anholete)

Em depoimento na CPMI do INSS, a defensora pública Patrícia Bettin Chaves relatou que os primeiros registros de fraudes em benefícios de aposentados e pensionistas datam de 2019, com crescimento acelerado nos anos seguintes. Segundo ela, os valores variavam de R$ 30 a R$ 90 e recaíam, especialmente, sobre populações mais vulneráveis, como idosos de baixa renda, indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

28 de agosto de 2025

Malafaia, um homem de (qual) Deus, por Plínio Bortolotti

(Foto: Reprodução/Facebook)

Silas Malafaia faz questão de repetir que é um "líder religioso", um "homem de Deus". Sendo pastor evangélico, supõe-se ter ele o dever de fidelidade aos ensinamentos bíblicos. Mas, nos diversos sites cristão que consultei, destaca-se o poder das palavras e o bom uso que se deve fazer delas, sempre para edificar, nunca para insultar, constranger ou destruir.

O meu, o seu, os nossos problemas de cada dia, por Glêdson Bezerra

Juazeiro é a maior cidade do Cariri cearense (Foto: Reprodução/GMJN)

Certa vez, Franco Montoro, ex-governador do Estado de São Paulo, disse: "ninguém vive na União ou no Estado, as pessoas vivem nos municípios". Essa assertiva, embora correta e repetida à exaustão no movimento municipalista, não passa de mera retórica, nos dias de hoje. Embora União e Estados possuam existência formal e legal, na prática, são abstrações jurídicas. Nos municípios, as dores imediatas são sentidas e compartilhadas. Prefeito e vereadores estão ali, na ponta, ao alcance da imprensa, das entidades de classe, dialogando com as pessoas sobre questões que afetam o dia a dia. Saúde, educação, infraestrutura, trânsito, limpeza pública, entre tantos outros, são desafios diários. Além disso, cada vez mais, gestores municipais carregam o peso de políticas públicas que não são de sua responsabilidade constitucional.

Lula assina decreto que inicia transição para a TV 3.0

A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Planalto (Foto: Ricardo Stuckert)

A TV 3.0, novo modelo da televisão aberta, deve entrar em funcionamento a tempo da próxima Copa do Mundo, no ano que vem, segundo ministros do governo federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27/8) o decreto que inicia a transição.

27 de agosto de 2025

Elmano e Wagner divergem sobre atuação da federação União Progressista no Ceará

Wagner diz que nova federação fica na oposição, Elmano afirma que maioria é governista (Foto: Reprodução/Facebook)

Após a formalização da federação União Progressista (UPb), entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP), há uma expectativa para saber quem irá presidir a federação no Ceará, principalmente pela presença de integrantes da base e da oposição nas duas siglas. Em evento de lançamento da nova edição do Anuário do Ceará na segunda-feira, 25, o ex-deputado federal Capitão Wagner (União) e o governador Elmano de Freitas (PT) divergiram sobre o posicionamento dos integrantes da federação.

Lula critica Trump e exalta soberania do Brasil em reunião ministerial

O presidente Lula e os ministros usaram bonés azuis com a frase "O Brasil é dos brasileiros", numa resposta à ofensiva norte-americana (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comandou ontem (26/08) uma reunião ministerial para ajustar os rumos do governo a pouco mais de um ano das eleições. Até o slogan da gestão mudou: sai "Brasil, União e Reconstrução" e entra "Governo do Brasil do lado do Povo Brasileiro". O Planalto quer aproveitar o impulso que o chefe do Executivo teve na popularidade, enfrentando o tarifaço dos Estados Unidos e reforçando o discurso de soberania.

26 de agosto de 2025

União cearense contra tarifaço é destaque, aponta Elmano

Governador Elmano de Freitas em discurso no Anuário do Ceará  (Foto: Aurélio Alves)

Em noite de celebração do Anuário do Ceará, edição 2025-2026, o governador Elmano de Freitas (PT), em discurso no evento, repreendeu as tarifas dos Estados Unidos. "Nós vivemos tempos estranhos", iniciou.

Entidade alerta sobre riscos à Ficha Limpa

Para o diretor do MCCE, Luciano Caparroz dos Santos, os dois textos representam retrocessos profundos no combate à corrupção (Foto: Reprodução/Facebook)

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) condenou, nesta segunda-feira, iniciativas em tramitação no Senado que, na avaliação da entidade, colocam em risco os pilares da Lei da Ficha Limpa. O principal alvo é o Projeto de Lei Complementar (PLP) 192/2023, que está previsto para votação nesta terça-feira e propõe flexibilizar os prazos de inelegibilidade. A medida pode abrir caminho para que políticos condenados retornem às urnas antes de cumprirem integralmente suas penas. Também sob críticas está o PLP 112/2021, que faz parte da proposta de reforma do Código Eleitoral e, segundo o movimento, fragiliza mecanismos de fiscalização e controle.

25 de agosto de 2025

Altaneirenses no Pódio do Desafio Vertical em Palmácia

Paulo Robson e Adeilton com seus troféus em etapa do Campeonato Cearense (Foto: Raimundo Soares)

Os professores Francisco Adeilton e Paulo Robson disputaram na manhã de ontem (24/08) o Desafio Vertical no Município de Palmácia. A prova foi válida como a 4ª Etapa da Campeonato Cearense de MTB/XCM.

Os fascistas eram (e ainda são) muito vulgares, por Magela Lima

Áudios revelam muitas conversas entre o ex-presidente Bolsonaro e o pastor Silas Malafaia (Foto: Reprodução/Facebook)

Talvez, pela idade – sou um velho dos anos 1980, como diria o amigo Ricardo Guilherme – algumas ideias me fujam um pouco de um registro mais preciso. Eu sempre tive alguma noção da dimensão, por exemplo, do que foi ou é o nazifascismo. Vi filmes, li livros. A verdade, porém, é que me acostumei com uma visão embaçada, que só se desfez, objetivamente, quando encontrei o psicanalista e escritor Contardo Calligaris. Em “O sentido da vida”, concluído poucos dias antes de morrer, ele trata do tema com uma precisão de fazer inveja aos livros de história e dicionários.

24 de agosto de 2025

Depois do motim, Motta não cede à pressão da extrema-direita

Hugo Mota negou que houvesse um acordo para colocar a anistia na pauta do Plenário (Foto: Kayo Magalhães)

Depois de ser contestado pelo motim dos bolsonaristas — que em 5 de agosto sitiaram a Mesa Diretora por aproximadamente 30 horas —, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), buscou, na semana passada, reforçar sua autoridade no cargo. Deixou claro que não pretende ceder à pressão da oposição e pautar projetos como a anistia aos envolvidos na invasão às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com o foro privilegiado.