31 de dezembro de 2019

Choveu em 22 cidades do Ceará


O último dia de 2019 deve ser de chuva na porção mais ao norte e também no sul do Ceará, segundo análise realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã de ontem.

Para quem vai curtir o Réveillon no litoral, incluindo Fortaleza, a expectativa é que chuvas ocorram na madrugada de hoje para amanhã e se prolongue até o início da manhã. Apesar do cenário avaliado e indicado nesta segunda, a Funceme realizará novas análises manhã de hoje.

De golden shower a criança petista: os posts polêmicos de Bolsonaro em 2019

No Twitter o presidente taxou de petista criança que não queria aparecer em foto com ele (Foto: reprodução)
Ao adotar a estratégia de se comunicar diretamente com a população, sem intermediários, o presidente Jair Bolsonaro manteve o comportamento da campanha eleitoral e se manteve, no primeiro ano de governo, bastante ativo nas redes sociais, especialmente no Facebook, onde realizou lives quase todas as quintas-feiras, e no Twitter, com postagens diárias aos seus 5,6 milhões de seguidores.

30 de dezembro de 2019

Novolindense é Campeão da Copa Ninja 2019


O ciclista novolidense Eduardo Pereira sagrou-se, na manhã de ontem (29/12), Campeão da Copa Ninja MTB/XCO edição 2019. A etapa final foi realizada em um circuito formado avenidas, ruas, estradas e trilhas entre os bairros Mirandão e Barro Branco, com Largada e Chegada ao lado do Estádio Mirandão.

Eduardo Pereira não concluiu a última etapa em virtude de uma queda na quarta volta, mas seu principal concorrente, seu irmão Leonardo Pereira também parou na segundo volta com problemas técnicos.

Papa pede que famílias larguem celulares e conversem


As famílias devem retomar a comunicação dentro do lar, recolhendo o celular durante as refeições, disse ontem (29/12) no Vaticano, o papa Francisco. Ele fez o pedido durante a última oração do Angelus de 2019.

O pontífice convocou os fiéis a melhorar a comunicação dentro de casa. Ele sugeriu que a família moderna siga o exemplo dos personagens bíblicos Jesus, Maria e José, que se ajudavam mutuamente.

Polarização entre Bolsonaro e PT deve seguir até 2022, dizem especialistas

Para o senador Weverton Rocha o grande desafio é convencer o PT a abdicar da hegemonia e discutir a união  (Foto: Roque de Sá)
O primeiro ano de gestão de Jair Bolsonaro foi marcado pelo contínuo processo de adaptação no relacionamento com os Poderes, em especial o Congresso, mas, também, por momentos de ataques à oposição. Uma coerência característica do presidente da República em apostar no tensionamento com a esquerda e de marcar seu território político. Ao longo de 2019, sobraram críticas ao PT, a Cuba, à Venezuela e até à vitória nas urnas do presidente da Argentina, Alberto Fernández, depois, adotou um tom pragmático nessa relação.

29 de dezembro de 2019

PCdoB adotará “nome fantasia” que encobre o termo “comunista”


Com quase 100 anos de história, o PCdoB adotará uma nova marca em 2020. Encobrindo as palavras “partido” e “comunista” de sua sigla, a legenda passará a adotar a expressão “Movimento 65”, enfatizando o número do partido que pretende lançar em 2022 a candidatura à Presidência da República do governador do Maranhão, Flávio Dino.

28 de dezembro de 2019

Governador anuncia Manuel Pinheiro como novo procurador-geral de Justiça do Ceará

O governador Camilo Santana (PT) anunciou pelas redes sociais a escolha do do promotor de Justiça Manuel Pinheiro Freitas para o comando da Procurador-Geral de Justiça do  Estado do Ceará.

“Anuncio a escolha do promotor de Justiça Manuel Pinheiro como novo procurador-geral de Justiça para o biênio 2020-2021. Ele substitui Plácido Rios a frente da PGJ. Desejo boa sorte ao novo procurador-geral em sua nova função” escreveu Camilo ao compartilhar a foto com o escolhido.

27 de dezembro de 2019

Abertura do Campeonato Cearense MTB/XCO será em Altaneira

Foi lançado na noite de ontem (26/12) no portal da Cronos Cariri o Desafio Terras Altas, competição de ciclismo na modalidade MTB/XCO, que será realizado no último domingo de janeiro (26/01) na Trilha Sítio Poças.

A competição é válida como primeira etapa do Campeonato Cearense MTB/XCO, organizado pela Federação Cearense de Ciclismo (FCC) e será disputada em 18 categorias, com distribuição dos atletas de acordo com a idade no ano de 2020.

O que será do amanhã? por Henrique Araújo


Não é uma pergunta retórica. O amanhã nunca esteve tão em falta. Vivemos o déficit de expectativa, talvez de esperança, essa palavra já destituída de sentido. Admitir-se esperançoso é como supor a existência de fadas ou criaturas maravilhosas. Crer na melhora é de pouca valia nestes dias, e, no entanto, a interrogação persiste: o que será de 2020? Quem ou quê nos espera na virada do ano?

Boa parte de 2019 consumiu-se na peleja com uma língua que traduzisse todo o estupor e incredulidade. Os fatos desafiaram o léxico e a gramática, que se mostraram sempre insuficientes para descrever o real. Tentamos (eu tentei) escrever sempre de modo abarcar numa visada a agonia do momento, vendo no político a emergência das forças que se refletem na coletividade, ou dela parte para se inscrever na vida de cada um de nós.

Pauta conservadora guiou estratégia política de Bolsonaro no primeiro ano


A promessa de liberalismo na economia e conservadorismo nos costumes ajudou a eleger o presidente Jair Bolsonaro num país dividido. À frente do Planalto há quase um ano, o chefe do Executivo reafirmou seu compromisso com a agenda da “família e dos bons costumes” no lançamento do Aliança pelo Brasil, partido que o presidente quer criar, sinalizando a intenção de seguir adiante com o discurso de campanha. 

Direcionada aos 57 milhões de brasileiros que o colocaram na Presidência da República, a sigla não é unanimidade entre os brasileiros nem contempla todos. 

26 de dezembro de 2019

Ceará registra mais incêndios em 2019

Incêndio nas margens da Lagoa Santa Tereza em Altaneira (Foto: João Alves) 
O Ceará registrou mais ocorrências de incêndios em 2019 do que no ano anterior. Foram 8.682 casos entre janeiro e novembro deste ano, enquanto 8.421 ocorrências foram registradas durante o mesmo período de 2018. Em janeiro deste ano foram registrados 759 casos, 34,6% a mais do que no mesmo mês de 2018, que teve 564 ocorrências. As ocorrências diminuíram no decorrer do primeiro semestre, mas voltaram a subir a partir de julho deste ano.

25 de dezembro de 2019

Tragédias e desgaste na área ambiental marcam primeiro ano de Bolsonaro



O ano de 2019 foi atípico para o meio ambiente no Brasil. Enquanto uma série de tragédias dizimaram a vida de pessoas e animais, depredaram biomas e ecossistemas, as polêmicas posições e decisões do governo federal na área ambiental mancharam a imagem do país, principalmente, no exterior. Ataques a organizações não governamentais e a personalidades estrangeiras, desmonte de instituições responsáveis pela preservação ambiental e enfraquecimento de fontes de financiamento para iniciativas de proteção à floresta foram algumas das atitudes que minaram o prestígio do Brasil.

24 de dezembro de 2019

Um Natal com boas notícias por Ana Naddaf


Eu receberia as piores/melhores notícias dos seus lindos lábios. Poderia ter sido o título riscado no livro recebido como presente de Natal. De um quase inacabável 2019. Um ano ímprobo para as notícias. Aliás, intricado para o jornalismo, que ficou ainda mais fragilizado em meio à polarização e à desinformação.

Mudar de ano parece sempre ter um ar de balanço da sobrevivência, do que ficou para trás. No Natal, porém, ainda que tenhamos passado por uma jornada de momentos amargos, encontra-se uma forma de desembrulhar o que ficou de belo e doce, de desejar delicadezas, de enxugar as lágrimas que os olhos insistiram em não guardar.

23 de dezembro de 2019

A participação dos altaneirenses na I Maratona MTB de Altaneira

Ciclistas altaneirenses antes da Largada da Maratona MTB de Altaneira (Foto: João Alves)
A I Maratona MTB de Altaneira realizada manhã de ontem (22/12) pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, como atividade da Semana do Município, contou com a participação de 13 ciclistas altaneirenses sete homens e cinco mulheres, duas delas Campeãs nas suas categorias.

A I Maratona MTB de Altaneira pelos ciclistas participantes

Largada da I Maratona MTB de Altaneira (Foto: João Alves)
A I Maratona MTB de Altaneira realizada manhã de ontem (22/12) pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, como atividade da Semana do Município, contou com a participação de ciclistas da região do Cariri e Centro Sul cearense e de atletas dos estados da Paraíba e Pernambuco.

Cratense é Campeão da I Maratona MTB de Altaneira

Serafim Neto errou o percurso, mas conseguiu recuperar e chegou 7min na frente do segundo colocado (Foto: João Alves)
Com a participação de 54 ciclistas da região do Cariri, Centro-Sul e dos estados da Paraíba e Pernambuco realizou-se na manhã de ontem (22/12) a I Maratona MTB de Altaneira, realizada pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, como atividade da Semana do Município.

22 de dezembro de 2019

Bolsonaro deseja Feliz Natal, "mesmo sem carne para algumas pessoas"


O presidente Jair Bolsonaro garante que, "do coração", quer mudar o país para melhor. Assegura que não há interesse pessoal em suas ações e manifestou, ontem (21/12), o desejo e um Feliz Natal aos brasileiros, "mesmo sem carne para algumas pessoas". Ele reconheceu que o preço do alimento inibe o consumo na data comemorativa, mas acredita que poderia ser pior.

Apesar do encarecimento da carne e da possível falta da proteína nas ceias de Natal, Bolsonaro sustenta que o Brasil segue um país livre e em situação econômica melhor que outros, como a Venezuela. Crítico do regime venezuelano, ele citou que "nem cachorro tem para comer" no país vizinho. As declarações foram ditas em conversa com jornalistas, nesta manhã.

21 de dezembro de 2019

Vereador denuncia mais uma mentira do Governo de Altaneira


O vereador Antonio Leite (PDT) postou no grupo de WhatsApp do Blog de Altaneira que o secretário municipal de Agricultura, Antonio Ceza Cristóvão, espalhou notícias falsas aos agricultores de Altaneira em relação a dotação orçamentária para aração de terras.

Segundo o parlamentar o secretário comunicou aos agricultores da Serra do Valério que a gestão não iria implementar o “programa de aração de terras” em 2020 porque os vereadores Antônio leite e Flávio são contras. “Mais uma mentira desse governo juntamente com seu secretário”, disse o parlamentar.

Bolsonaro ataca Witzel, MP e jornalista: ''Cara de homossexual terrível''


O presidente Jair Bolsonaro saiu em defesa do senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ), suspeito de ser chefe de organização criminosa que desviava dinheiro pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. O chefe do Executivo federal defendeu o negócio que o filho tem como sócio de uma famosa franquia de chocolates e disse que “ninguém lava dinheiro em franquia”.

Ele também acusou o MP carioca e o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) de empregar como funcionária fantasma a filha do juiz Flávio Itabaiana de Oliveira Nicolau, da 27ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio. O magistrado foi o responsável por ter quebrado sigilos telefônico, fiscal e bancário de suspeitos.

20 de dezembro de 2019

Reforma da Previdência estadual é aprovada em meio a protestos

Votação da Previdência estadual, na Assembléia Legislativa do Ceará (Foto: Mauri Melo)
Aprovada em meio a protestos de servidores estaduais, a reforma da Previdência do Ceará passou com a preferência de 33 deputados e a discordância de outros oito na tarde de ontem, na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE). A ratificação da proposta que altera o sistema de aposentadorias e pensões dos funcionários públicos do Estado ocorre após apenas dez dias de tramitação na Casa.

Bolsonaro recua e mantém montante de R$ 2 bilhões para o Fundo Eleitoral

O presidente alegou que pode ser alvo de um processo de impedimento se modificar o valor do chamado Fundão (Foto: Antonio Cruz)
Após criticar o Fundo Eleitoral e sinalizar a possibilidade de veto sobre o tema, o presidente Jair Bolsonaro recuou e disse que vai seguir a recomendação da assessoria jurídica e sancionar o projeto aprovado pelo Congresso. Parlamentares aprovaram a inclusão no Orçamento de 2020 de um Fundo Eleitoral de R$ 2 bilhões para as eleições municipais do ano que vem. Pelas redes sociais, o presidente argumentou, ontem (19/12), que pode ser alvo de um processo de impeachment se modificar o valor do chamado Fundão.

19 de dezembro de 2019

Altaneirenses comemoram 61 anos de Emancipação Política do Município


Ao longo de todo o dia de ontem (18/12) altaneirenses compartilharam imagens e mensagens enaltecendo 61 anos de Emancipação Política do Município de Altaneira.

O prefeito municipal, Dariomar Rodrigues (PT), que no lançamento do natal de luz apareceu fantasiado de fera, do desenho animado americano A Bela e a Fera, não compartilhou nenhuma mensagem sobre a data, mas a assessoria divulgou a imagem ao lado nas redes sociais do Município.

18 de dezembro de 2019

Dia do Município de Altaneira (61 Anos)


Há 61 anos o governador em exercício do Estado do Ceará, Flávio Portela Marcílio, sancionava a Lei de Nº. 4.396/58, elevando a categoria de Município a pequena Vila Santa Tereza. O nome de Altaneira foi sugerido pelo Pe. David Augusto Moreira.

O Projeto de Lei nº. 299/58 foi aprovado apenas três dias antes (15/12) pela Assembleia Legislativa sob forte influência do deputado Estadual Cincinato Furtado Leite, filho natural do vizinho Município de Santana do Cariri.

Orçamento da União é aprovado em votação simbólica


O projeto de lei do Orçamento Anual da União (PLOA) para 2020 tem previsão de R$ 3,6 trilhões para receitas e despesas (Foto: Claudio Slima)
Em votação simbólica, o Congresso Nacional aprovou, nesta terça-feira (17/12), o projeto de lei do Orçamento Anual da União (PLOA) para 2020, com a previsão de R$ 3,686 trilhões para receitas e despesas. O texto também estabelece que o déficit das contas públicas poderá chegar a R$ 124,1 bilhões. O salário mínimo aprovado ficou em R$ 1.031,00, conforme proposto pelo governo no mês passado, com um valor menor do que o anteriormente previsto, de R$ 1.039. Foi definido ainda que serão de  R$ 2 bilhões os recursos do Fundo Eleitoral, que vai custear as eleições municipais do próximo ano. 

17 de dezembro de 2019

Ex-professores, escritor e médicos cubanos são agraciados com títulos de Cidadania Altaneirense

Mesa Diretora da Sessão Solene da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: João Alves)
A Câmara Municipal de Altaneira, realizou na noite de ontem (16/12) na sede da Secretária Municipal de Assistência Social Sessão Solene para entrega de Títulos de Cidadão Altaneirense ao professor Armando Cidade Nuvens, as professoras Francisca Francelino Ribeiro e Maria Duarte da Silva, assim como aos médicos cubanos Pablo Ricardo Hechavarria e Yaqueline Teutor Veranes.

Petistas contra aliança entre Camilo e os Ferreira Gomes

O ex-deputado Mário Mamede e ex-deputado é o primeiro signatário do documento (Foto: Blog do )
No último fim de semana, durante visita a Fortaleza, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, recebeu documento assinado por grupo de influentes petistas do Ceará contrários à aliança entre o governador Camilo Santana (PT) e o grupo Ferreira Gomes (PDT). 

16 de dezembro de 2019

Paraibano vence Simulado da Maratona MTB de Altaneira


Ciclistas de Crato, Juazeiro, Nova Olinda e Cajazeiras da Paraiba participaram na manhã de ontem (15/12) do Simulado Maratona MTB de Altaneira, um dos eventos que marcam a passagem dos 61 anos de emancipação do Município.

O paraibanos Bruno Bruce completou os 33Km do Simulado em 1h29min06seg, seguido pelos novolidenses Leonardo Pereira e José Moreno que chegaram juntos com o tempo de 1h34min23seg, mas Leonardo cruzou a linha em segundo lugar.

Corrida do Município de Altaneira faz homenagem a Servidor da Justiça do Trabalho

Pódio da Corrida do Município de Altaneira (Foto: João Alves)
Realizou-se na manhã de ontem (15/12) a tradicional Corrida do Município de Altaneira, esse ano com uma novidade a homenagem ao servidor da Justiça do Trabalho em Brasília Antonio Raimundo da Silva Neto, um dos primeiros altaneirenses a se dedicar exclusivamente ao atletismo, em um período que praticamente só existia o futebol na cidade de Altaneira.

'Brasil mergulhou na ignorância e mediocridade com Bolsonaro', diz Pasquale


O professor de gramática e colunista da rádio CBN e do sistema Globo, Pasquale Cipro Neto, criticou duramente o governo Bolsonaro em vídeo divulgado nas redes sociais. O vídeo fazia parte de um evento que ele participou em Lisboa, Portugal.

De acordo com Pasquale, Jair Bolsonaro mergulhou o “Brasil de cabeça na ignorância, no obscurantismo, na mediocridade e o resultado disso é imprevisível”. O professor ainda fez várias críticas ao ministro da Educação, Abraham Weintraub. Pasquale chamou o ministro de iletrado e propôs um exercício para a plateia, onde ele questionou se em um governo petista as falas e tuítes de Weintraub seriam consideradas normais.

15 de dezembro de 2019

É da ordem natural que a notícia venha depois do fato por Guálter George


Os políticos costumam dizer, até com alguma razão em casos determinados, que os jornalistas é que são os maiores interessados na história de antecipação de processo eleitoral, de movimentação de bastidores sobre uma campanha que ainda não existe oficialmente etc. 

Em resumo, alega-se que há muito factoide no que se informa ao público acerca de conversas que acontecem a essa altura, por exemplo, que miram acordos a serem validados apenas em meados do próximo ano. Pode ser, mas, na real, o que tem acontecido no caso de Fortaleza e do Ceará, mais recentemente, deixa muito evidentes as marcas de 2020, apesar dos desmentidos e mesmo que se tivesse a maior boa vontade para concluir que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

14 de dezembro de 2019

Disputas ideológicas dificultam avanços na Cultura e na Educação

O excesso de polêmicas provocadas e a cobrança por mais resultados na pasta jogam contra o ministro Weintraub (Foto: Cleia Viana)
A Secretaria Especial de Cultura e o Ministério da Educação estão envoltos em intenso fogo cruzado que, admitem interlocutores no próprio governo, pode resultar na queda dos ministros da Educação, Abraham Weintraub, e do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. A palavra final será do presidente Jair Bolsonaro, que, no momento, nega qualquer intenção de executar trocas nos comandos das duas pastas. Mas a tendência, segundo fontes ouvidas pelo Correio, é que as quedas de braço continuem acirradas.

13 de dezembro de 2019

Em evento do PDT Cid afirma "não será candidato a mais nada"


Licenciado do Senado, Cid Gomes (PDT) descartou ontem participar de eleições em 2020 ou mesmo depois. "Eu não serei mais candidato a nada", disse durante evento de inauguração do novo comitê do PDT estadual, cuja presidência o ex-governador passa agora a exercer no lugar do deputado federal André Figueiredo.

Questionado se irá retomar o mandato de senador a partir de abril do ano que vem, quando se encerra o período de 120 dias fora do Legislativo, o ex-governador reiterou: "Eu não serei candidato, pode ter certeza disso. Nunca fui de duas palavras. Tenho um mandato conferido pelo povo cearense que me coloca na responsabilidade até 2026. Como é que vou pensar ainda em ser candidato?".

12 de dezembro de 2019

Vereadores de Altaneira acionam Ministério Público contra demolição da Caixa D'água


O presidente da Câmara Municipal de Altaneira, vereador Professor Adeilton (PSD), comunicou na Sessão de ontem (11/12) que juntamente com os demais vereadores de oposição, apresentaram representação junto ao Ministério Público do Estado do Ceará para que sejam adotadas providências para impedir a demolição da antiga Caixa D'água da CAGECE.

A representação foi protocolizada na Promotoria de Nova Olinda e foi requerida urgência uma vez que a estrutura para demolição do equipamento já se encontra quase montada, mas nenhuma informação foi fornecida pela CAGECE ou pelo Governo Municipal.

Câmara Municipal de Altaneira encerra ano legislativo

Mesa Diretora da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Felipe Silva)
Realizou-se na manhã de ontem (11/12) a última Sessão Ordinária do ano de 2019 da Câmara Municipal de Altaneira. Quase todo o Expediente foi usado para prestação de contas e reflexões sobre o trabalho e os debates na Casa no ano de 2019.

Posse de Prisco no Senado reúne cúpula política do Ceará

O empresário Prisco Bezerra toma posse como Senador da República em virtude de licença de Cid Gomes (Roque de Sá)
No mesmo dia em que o Senado autorizou a contratação de dois empréstimos ao Ceará que totalizam R$ 988 milhões para projetos de segurança hídrica, a posse de Prisco Bezerra (PDT) na vaga de Cid Gomes na Casa reuniu a cúpula política do Palácio da Abolição.

11 de dezembro de 2019

Demolição da Caixa D`Água foi solicitada pelo prefeito de Altaneira. Debate nas redes continua

A empresa contratada já iniciou a montagem da estrutura para demolição do equipamento (Foto: Junio Carvalho)
Um dos temas mais debatidos nos últimos dois dias, a demolição da Caixa D`Água da CAGECE, considerado patrimônio histórico e cultural pelo povo altaneirense, não mereceu nenhuma nota do Governo Municipal, nem tão pouco da empresa estadual, mas uma postagem no Blog A Pedreira esclareceu parte do problema.

Reforma da Previdência de Camilo cria saia-justa para a base aliada

Camilo debateu com parlamentares antes de enviar a proposta de reforma previdenciária para o Ceará (Foto: Julio Caeser)
A proposta de reforma da Previdência do Governo do Estado começou a tramitar ontem na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), mas já causa ruídos na base aliada de Camilo Santana (PT). Deputados receiam votar matéria desgastante a menos de um ano das eleições municipais.

10 de dezembro de 2019

O desapego pela História é brutal por Nicolau Neto


Residências históricas, fachadas e outros patrimônios públicos são destruídos como se nenhuma importância para coletividade ou não tivesse nenhum vínculo afetivo individual ou para a coletividade. Assim é Altaneira, município do cariri oeste cearense, distante 509 Km da capital Fortaleza.

Pouquíssimos são os lugares de memórias que ainda estão de pé. A grande maioria sucumbiu ao tempo em virtude da falta de zelo, e de apego pela História daqueles e daquelas que, junto com a comunidade, são os principais responsáveis pela salvaguarda dos patrimônios públicos (imateriais e materiais) do município.

CAGECE inicia montagem de estrutura para demolição da Caixa D`Água de Altaneira. Apesar dos protestos, gestores silenciam


O radialista João Alves, mais conhecido por Garoto Beleza, usou a rede social Facebook na manhã de ontem (09/12) para informar que a Companhia de Água e Esgotos do Estado do Ceará (CAGECE) já providenciou a estrutura de equipamentos para a demolição da Caixa D'água em Altaneira.

Imediatamente a decisão foi lamentada pelos navegantes da rede social e cobrada uma postura dos gestores e da Comissão de Defesa do Patrimônio Histórico do Município.

Falta Inteligência por Adriano de Sousa


Um homem não se casa com uma mulher, mas com uma família e, portanto, com um universo de diferenças que devem ser administradas com muito cuidado para que haja entendimento. Da mesma forma é um prefeito municipal quando se propõe a administrar um município. A candidatura, a campanha, a eleição... tudo isso é pautado em cima das avultadas fortunas a serem administradas. Mas, normalmente, os prefeitos esquecem que estão adquirindo para sua responsabilidade um município que já detém uma história, um povo, um patrimônio.

51 municípios do Ceará registram chuvas no começo da semana

Gráfico da Funceme com as 10 maiores chuvas no Cariri
A chuva chegou ao sertão cearense ainda na primeira quinzena deste mês de dezembro. A água molhou a terra de pelo menos 51 municípios do Ceará entre as 7 horas do domingo, 8, e o mesmo horário de segunda-feira, 9. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo com o órgão, o posto pluviométrico do município de Barbalha, na região do Cariri, distante 500 quilômetros de Fortaleza, acumulou o maior volume no período: 92 milímetros. Na Capital, não houve precipitações.

9 de dezembro de 2019

A elite de Fortaleza volta às ruas, dessa vez pela segunda instância

Movimento na Praça Portugal, no bairro Aldeota, a favor da prisão em 2ª Instância (Foto: Mauri Melo)
Um grupo de manifestantes se reuniu na tarde de ontem, na Praça Portugal, para reivindicar o retorno da prisão após condenação em segunda instância, derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro deste ano. O ato "Sem Segunda Instância, Sem Férias", cobrou que o Legislativo Federal ponha em votação em plenário o tema ainda em 2019, antes do recesso parlamentar.

8 de dezembro de 2019

Paulo Robson é Pódio no MTB 6 Horas EcoBikers em Crato


Na tarde de ontem (07/12) foi dada a largada para o Desafio 6 Horas MTB do Crato, uma das provas mais tradicionais do Ceará, realizada na Floresta Nacional do Araripe, sempre na segunda semana de dezembro, desde o ano 2000.

A edição de 2019 não contou com a participação dos principais atletas da região e com poucos ciclistas de outros estados, o que motivou a participação de atletas de nível médio na busca do Pódio histórico na prova.

A máquina bolsonarista no Twitter

O presidente e seu Carlos Bolsonaro em momento de distração na rede (Foto: Divulgação/redes sociais)
Jair Bolsonaro escolheu uma rede social que limita as mensagens a 280 caracteres para se comunicar com seu eleitorado. Desde o dia 1º de janeiro, fala como chefe do Executivo naquele campo minado. Mobiliza, anuncia, desmente, ataca, critica: às vezes, tudo ao mesmo tempo.

João Dória nega guinada à direita no PSDB

Em seu discurso Dória disse que não há aceno nem à direita, nem à esquerda (Foto: Renato Souza)
O governador de São Paulo, João Dória, negou ontem  (07/12) que seu partido, o PSDB, esteja passando por uma guinada à direita. A legenda se reúne em um congresso nacional em Brasília. Em seu discurso no evento, Dória também criticou a polaridade politica pela qual passa o país.

7 de dezembro de 2019

O que significa a licença de Cid Gomes? por Érico Firmo

Cid é o primeiro senador a se licenciar em quase uma década, o que gerou especulações (Foto: Divulgação/Agência Senado)
Sobre a licença de Cid Gomes no Senado, algumas notas:

6 de dezembro de 2019

Juiz requer informações acerca dos confinantes da Lagoa Santa Tereza em Altaneira


O Juiz de Direito titular da Comarca de Nova Olinda, Dr. Herick Bezerra Tavares, em despacho proferido em Ação Civil Pública determinou intimação do Município de Altaneira para fornecer as informações acerca dos possíveis confinantes da Lagoa Santa Tereza.

A decisão, assinada na última quinta-feira (28/11) se deu em virtude da manifestação da Procuradoria Geral do Município, quanto à tutela de urgência requerida pelo Ministério Público, de que há resistência dos moradores do entorno da Lagoa Santa Tereza.

Tribunal de Justiça aprova Resolução agregando Comarcas no interior

Para os desembargadores o objetivo da mudança é otimizar a prestação de serviços (Foto: Divulgação/TJCE)
O pleno do Tribunal de Justiça do Estado Ceará (TJCE) aprovou na tarde ontem (05/12) Resolução que altera a organização judiciária no Estado. Com a decisão 40 Comarcas serão agregadas e transformadas em vinculadas e outras 13 comarcas vinculadas mudarão de sede. As alterações serão implementadas gradativamente ao longo das próximas gestões, sem aumento de despesas, conforme estudo realizado por técnicos da Secretaria de Planejamento e Gestão do Tribunal.

5 de dezembro de 2019

Secretário acusa Mesa da Câmara de Altaneira de usar “mão de ferro” e presidente silencia

Mesa Diretora da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Felipe Lima)
O secretário municipal de Governo, Claudovino Soares, popularmente conhecido por Deza, usou mais uma vez a Tribuna da Câmara Municipal de Altaneira, dessa vez para relatar “as ações que desenvolveu a frente da pasta”.

Cid Gomes tira licença de 120 dias para articular PDT de olho em 2020


O senador Cid Gomes (PDT) irá tirar licença de 120 dias do cargo na próxima quarta-feira (11/12) de olho em articular o PDT de olho nas eleições de 2020. A saída temporária abre caminho para posse do suplente Prisco Bezerra (PDT), irmão do prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Segundo a assessoria de Cid, o senador “aproveitará a licença para assumir o PDT do estado do Ceará e ajudar o partido na organização e nas estratégias para as eleições de 2020”. É o primeiro movimento da base aliada, que vinha apenas observando movimentações da oposição, de olho na disputa.