31 de janeiro de 2013

Retrospectiva do Blog

Mural com as primeiras postagens do Blog de Altaneira
A partir de amanha e ate o final do mês de fevereiro postaremos na pagina do Blog de Altaneira na rede social Facebook uma retrospectiva das principais postagens do nosso primeiro ano de atividade na rede mundial de computadores.

O leitor vai ter a oportunidade de rever as primeiras postagens do Blog. Para os que conheceram o Blog apenas este ano será a oportunidade de conhecer um pouco mais de nossa historia. Postaremos todos os dias 3 matérias, dentre elas as campeãs de audiência.

Todas as matérias reprisadas serão de fatos locais e na sequencia cronológica de sua postagem.

Se você faz parte da rede social Facebook clique no endereço abaixo, curta a nossa pagina e acompanhe um pouco de nossa história. 

Prefeito rebate críticas do Vereador Adeilton

Criticas ao Prefeito foram postadas no Blog do Vereador Adeilton 
O prefeito Delvamberto Soares (PSB) usou o seu perfil na rede social Facebook na noite ontem (30/01) para rebater criticas do vereador Professor Adeilton (PP), líder da bancada na oposição na Câmara Municipal.

O vereador Professor Adeilton publicou no seu Blog que o “Prefeito tem dificuldades em montar equipe administrativa” e que há quase um mês após sua posse duas das atuais Secretarias ainda continuam sem titulares.

Na postagem o parlamentar lembra que Secretaria de Governo que tem a função de manter relacionamento permanente com o Poder Legislativo Municipal, coordenando e supervisionando o encaminhamento e tramitação de proposições legislativas e mensagens à Câmara de Vereadores e a Secretaria de Cultura continuam vagas.

“Entre vários problemas encontrados pelo gestor, acredito que o espírito administrativo centralizador e a falta de autonomia para os representantes de algumas pastas estejam como principais. Vale salientar que existem diversas funções comissionadas que ainda não foram ocupadas por falta de nomes com atributos suficientes que se justifique uma indicação acertada” publicou o parlamentar.

Adeilton cita também que alguns líderes partidários da base do Prefeito comentam que isso vem deixando o gestor desmotivado “Esperamos que mais esse impasse seja resolvido e que tais pastas adquiram, brevemente, titulares e que nossa comunidade passe a ter acesso e atendimento qualificado nos diversos segmentos do nosso município” finaliza o Vereador.

Antes do Prefeito se pronunciar sobre as criticas o Secretário de Administração e Finanças Ariovaldo Soares comentou que o Prefeito tem procurado compor o secretariado com nomes que além do critério politico, guarde alguma relação de conhecimento técnico com a área. “A busca pela descentralização do poder decisório e um mal que afeta quase todos os municípios brasileiros, a luta ai tem que ser uma constância” respondeu o Secretário.

O prefeito Delvamberto Soares disse que administração publica vem mudando muito e que se precisa de pessoas com conhecimento técnico, o prefeito disse que ainda tem tempo e com certeza em breve fará as nomeações.

Disse ainda que ao contrario do que dizem está muito motivado e com a responsabilidade de planejar para equilibrar as despesas com a receita. O prefeito denunciou que as dificuldades são diversas e que a cada dia aumenta mais o rombo herdado da administração anterior, a que apelidou de modelo, e disse que existem comprovações de falsificações de documentos para pagamentos de despesas inexistentes, sonegações de tributos e falsificação de resultados e dentre outras irregularidades.

“Isso nos deixa triste, mas não tira nossa motivação, vamos fazer um governo com muita responsabilidade sem comprometer o futuro do nosso município” comentou o Prefeito.

Secretário de Educação concede entrevista, mas não fala em reajuste

Secretário Deza Soares e o radialista João Alves nos estúdios da Rádio Altaneira FM - foto Flavia Regina
O Secretário Municipal de Educação, Professor Deza Soares, concedeu entrevista na tarde de ontem (30/01) no Programa Noticias em Destaque da Rádio Comunitária Altaneira FM.

Na oportunidade o Secretário Deza reafirmou o compromisso para com uma política de resultados no setor educacional.  Para tanto se faz necessário o envolvimento e a parceria com todos os órgãos. “Uma educação de qualidade se faz com diálogo, respeito e principalmente valorizando os profissionais” disse o Secretário.

Outro ponto mencionado na entrevista foi em relação ao transporte dos estudantes universitários. O secretario disse que apesar da obrigação do Município ser exclusivamente para a educação básica manterá total apoio aos universitários, inclusive com transporte de qualidade totalmente gratuito.

O Secretário lembrou, ainda que os professores de Altaneira recebe atualmente uma das melhores remunerações do Estado do Ceara o que leva o Município a uma posição de destaque. Deza reafirmou também que uma de suas principais bandeiras será a valorização dos profissionais e a transparência na aplicação dos recursos da educação.

O Secretario Deza não se pronunciou em relação ao reajuste dos profissionais do Magistério, apesar do reajuste do Piso Nacional do Professor ter sido anunciado pelo Governo Federal no inicio do mês até o momento ainda não foi anunciado o reajuste que será concedido aos professores.

Com informações Blog da Seduc

Seguidores do Blog ganharão painel comemorativo

Painel com os primeiros seguidores do Blog de Altaneira
Estamos montando um Painel com a imagem do perfil dos seguidores do Blog em comemoração ao nosso terceiro aniversario.

Consideramos que ao seguir o Blog o leitor autorizou a exibição da sua imagem, ja que é uma exigência do Blogger, mas sem alguém não quiser aparecer mande um mensagem para blogdealtaneira@gmail.com.

Se você ainda não é seguidor ainda dar tempo fecharemos o painel no próximo dia 15 de fevereiro.

A impressão do painel será uma cortesia da empresa FortPlac Comunicação Visual e de alguns amigos do Blog.

Para se tornar um seguidor do Blog é muito simples clique na janela “Participar deste site” e siga os passos recomendados.

30 de janeiro de 2013

Agricultores altaneirenses recebem sementes selecionadas

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Ematerce, realizou na manhã desta segunda-feira (28/01), no município de Barbalha, o lançamento do Programa Hora de Plantar.

Durante a solenidade, foram entregues 1.068 toneladas de sementes das culturas de mamona, feijão caupi, feijão phaseuolus, milho variedade, milho hibrido, sorgo forrageiro, capim andropogon e feijão guandu. Além das sementes, os escritórios locais da Ematerce distribuirão 26.860 mudas de cajueiro anão-precoce e 300 mil raquetes de palma forrageira para safra de 2013 no Carri.

Os agricultores beneficiados deverão pagar ao Estado, no início de 2014, metade do valor das sementes que eles receberam. “Os agricultores podem ter um desconto maior ainda sob o valor que eles vão pagar. Se provarem que plantaram sem fazer queimadas, terão mais 30% de desconto e se provarem que utilizaram as práticas agroecológicas terão mais 10% de abatimento”, informou o secretário Nelson Martins. Em janeiro deste ano, em virtude da estiagem, o Governador Cid Gomes isentou os agricultores do pagamento das sementes do Programa Hora de Plantar 2012.

A Ematerce em Parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, entregou aos agricultores altaneirenses as sementes que receberam com alegria, pois existe  a tradição de plantar logo após as primeiras chuvas de janeiro, mesmo assim iremos fazer uma das melhores distribuições de sementes em altaneira, sendo que das 16,2 toneladas de sementes, entregaremos 15,5 kg de milho hibrido e 700 kg de Feijão Caupi, beneficiando mais de 500 agricultores em nosso município.

Vem aí o Cariri Cangaço 2013!

Secretário George Camelo à mesa com Manoel Severo, José Cícero, Sousa Neto e Bosco André, Membros do Conselho Cariri Cangaço - foto divulgação 
Foi dada a largada para o Cariri Cangaço 2013. O evento que se configura como o maior de todo o Brasil envolvendo a temática do cangaço, reunirá um número jamais visto de estudiosos, pesquisadores, escritores, historiadores, dentre muitos outros profissionais interessados neste que é um dos fenômenos mais intrigantes da história do nordeste; segundo o assessor de mídias digitais e marketing do Cariri Cangaço, jornalista Heldemar Garcia, o número de presenças no evento em 2013 “deve chegar de 150 a 170  personalidades de todo o Brasil , pessoas envolvidas no universo da pesquisa do cangaço, um numero realmente surpreendente e nunca visto em nada parecido no país inteiro, é sensacional”.

Para o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo esse número “reflete a credibilidade alcançada pelo evento em todo o Brasil e também fora do país, pois estaremos recebendo pesquisadores do exterior esse ano, graças ao trabalho dedicado de uma grande equipe, primeiro das cidades anfitriãs de nosso Cariri e também do apoio das Organizações envolvidas”. O certo é que mais uma vez o cariri cearense estará recebendo visitantes de todo o país e que durante 6 dias estarão em nossa região, além de participando do Cariri Cangaço, conhecendo o que de melhor temos e fazemos, gerando riqueza e consolidando também o Turismo de Conhecimento.

O Cariri Cangaço acontece nos dias 17 a 22 de setembro de 2013 e terá como palco as cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro e Porteiras; para o Vice-Presidente do GECC, Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará, pesquisador Bosco André, “um ponto importante do Cariri Cangaço é perceber o grande trabalho de integração entre todos os municípios, hoje  são  sete  cidades e já temos Lavras da Mangabeira e Brejo Santo ensaiando uma participação. Acho que nenhum outro Projeto tem essa capilaridade e esse nível de trabalho em conjunto em nosso cariri”.

Todo o trabalho de construção e formatação do evento, a programação, as conferências, os convidados, as visitas técnicas, os debates e todas as novidades do Cariri Cangaço, vc acompanha aqui, através da Rede de  Blogs do Ceará ou visitando: www.cariricangaco.com

Com informações Cariri Cangaço

Urca divulga resultado do vestibular 2013.1

Estudantes na fila para prestar Vestibular - foto arquivo do Blog
A Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), divulgou na noite desta segunda-feira (28/01) o resultado do Processo Seletivo Unificado 2013.1.

As provas foram realizadas nos dias 5 e 6 de janeiro, em sete municípios do Cariri e Centro-Sul, incluindo as unidades descentralizadas da Instituição. O resultado foi divulgado por meio do site cev.urca.br/vestibular. O prazo para interposição de recursos será nesta terça-feira (29) e quarta-feira (31). Já no dia 1º de fevereiro acontece o julgamento dos recursos contra o resultado do Vestibular 2013.1.

O vestibular da URCA contou com a participação de mais de 8 mil inscritos, para concorrerem às vagas destinadas aos 16 cursos da Instituição. Por conta dos números, a URCA se configura como entidade de ensino superior da maior relevância no processo de desenvolvimento regional.

Os cursos de maior concorrência no último vestibular foram Direito (Noite), com 995 inscritos e 24.8 pessoas inscritas por vaga, seguido do curso de Enfermagem, com 21.5 e Direito (Tarde), com 21.3. O prazo de divulgação do resultado estava previsto pela CEV para acontecer durante o dia 28.

Aguardamos para divulgação a relação dos estudantes altaneirenses que foram aprovados no vestibular da URCA.

Com informações Assessoria de Imprensa da Urca

29 de janeiro de 2013

Delvamberto participa do Encontro Nacional com Novos Prefeitos

Delvamberto Soares ao lado de Samuel Freire prefeito de Assaré nos bastidores do Encontro em Brasilia (foto publicada na rede social Facebook)
O prefeito de Altaneira, Delvamberto Soares (PSB), está em Brasília participando do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas. Ontem (28/01) a abertura do Encontro a presidenta Dilma Rousseff destacou a importância da ação conjunta entre governo federal e municípios para que o “Brasil seja um país muito mais justo e desenvolvido”. A presidenta anunciou R$ 66,8 bilhões de recursos novos para investimentos em diferentes áreas, como saneamento, pavimentação e mobilidade.

O Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas tem como objetivo subsidiar os gestores municipais com informações sobre programas e ações federais que ajudarão a iniciar os mandatos, ou dar continuidade à gestão municipal com foco no desenvolvimento sustentável. O evento, cujo tema é “Municípios Fortes, Brasil Sustentável”, irá reunir os principais Ministérios e órgãos do Governo Federal para apresentarem suas políticas, divididas em quatro eixos: desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, desenvolvimento ambiental e urbano, e participação social e cidadania.

A iniciativa faz parte das ações de apoio à gestão local e garante a continuidade do diálogo direto e republicano entre Governo Federal e governos municipais que teve início em 2003, com a criação do Comitê de Articulação Federativa - CAF. Esse diálogo assegurou importantes conquistas e benefícios para os Municípios.

Além de apresentar os principais programas do Governo Federal executados em parceria com os governos municipais, como Brasil sem Miséria, PAC II, Política Nacional de Saneamento e de Resíduos Sólidos, entre outros, o evento irá oferecer oficinas técnicas sobre o sistema de convênios e outros instrumentos de modernização administrativa, e apresentar boas práticas de municípios e consórcios públicos intermunicipais em diversas áreas.

Também foram organizadas publicações como: orientações para e início de mandato, catálogo de programas federais que podem ser acessados pelas prefeituras e revista sobre os programas e ações do Governo Federal.

“Vocês terão, logo no início do mandato, ainda neste ano de 2013, em torno de 66,8 bilhões de recursos novos para investimentos em diferentes áreas. São R$ 35,5 bilhões para obras de saneamento, pavimentação e mobilidade urbana, selecionadas no final de 2012. (…) São recursos novos. Além disso, hoje abrimos nova seleção para investimentos, que somaram mais R$ 31,3 bilhões. Também aqui não há tempo a perder, e será necessário elaborar os projetos o mais rápido possível”, detalhou Dilma.

Delvamberto se encontrará com o Deputado Genecias Noronha para trata de mais recursos para os projeto locais. 

Varios outros prefeitos da região do Cariri estão participando do Encontro como o Prefeito de Assare, Aurora, Araripe, Farias Brito e outros.



Mais de 100 municípios cearenses estão impedidos de firmar convênios com a União


Pelo menos 119 municípios cearenses estão impedidos de celebrar convênios com o Governo Federal (veja quadro ao lado) por estarem com as contas em situação irregular, de acordo com indicadores do Cadastro Único de Convênios do Tesouro (Cauc). Os dados foram divulgados ontem em relatório da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que aponta pelo menos 3.588 cidades brasileiras na mesma situação.

O número de municípios com contas irregulares no Brasil representa 64,4% do total de cidades do País. No Ceará, 65,8% dos municípios têm pelo menos um item não comprovado no Cauc. O montante deixa o Estado como o sexto com o maior número de municípios em situação de débito com a União.

Por conta da situação de inadimplência, 119 prefeitos do Ceará ficam impedidos de fazer as chamadas “transferências voluntárias” com o Governo Federal, até que organizem as finanças de seus municípios. Esse tipo de transferência consiste na entrega de recursos correntes ou de capital, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira. Não estão incluídos aí repasses como o do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), de determinação constitucional, ou os destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda assim, a CNM trata a situação desses municípios como “bastante preocupante”. “É necessário achar uma maneira de evitar que mais da metade das cidades brasileiras enfrentem estes problemas, pois se temos esse cenário é sinal de que alguma coisa não está bem na Federação brasileira”, diz a confederação em trecho do relatório divulgado ontem.

A CNM aponta que a situação torna-se mais delicada porque 4.063 novos gestores que assumiram seus municípios em forte crise financeira estão sendo chamados pelo Governo Federal para que conheçam os programas da União e, assim, possam fazer transferências voluntárias. “O problema é que mais de 60% deles estão impedidos pela legislação de celebrar convênios” por conta das irregularidades nas contas.

Diante do quadro, a presidente Dilma Rousseff convocou todos os prefeitos de municípios brasileiros para participar de encontro, iniciado ontem em Brasília. De acordo com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), mais de 50% dos prefeitos que assumiram municípios cearenses neste ano embarcaram ontem à capital brasileira para participar do encontro, em busca de solução para a crise.

Com informações O Povo Online

O caminho da educação é que levará ao efetivo desenvolvimento sustentável do País, diz Dilma na abertura do evento

Dilma na abertura do Encontro Nacional dos Prefeitos - foto Divulgação
Para a presidenta, o momento atual é de consolidação de um novo patamar das relações federativas e que é necessário desenvolver ainda mais o diálogo entre Governo Federal e municípios.

A presidenta Dilma Roussef abriu oficialmente nesta segunda-feira (28) o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas e disse que o caminho da educação é que levará ao efetivo desenvolvimento sustentável do País. “O Brasil é rico em royalties, minério, agricultura, mas temos outras riquezas maiores, que são os 190 milhões de brasileiros e brasileiras (…) nenhum país do mundo se transforma em uma nação desenvolvida sem educação”, disse a presidenta. Dilma começou o discurso lembrando o incêndio que vitimou mais de 200 jovens em uma boate em Santa Maria/RS e falou da responsabilidade dos chefes dos executivos municipais em desenvolverem políticas para evitar tragédias. “É preciso cuidar da nossa gente e dar a eles oportunidades de melhorias de vida”.

Segundo a presidente, este é o momento de consolidação das parcerias federativas. “É importante que os novos prefeitos e prefeitas se apropriem do elenco de planos, ações e serviços existente no Governo Federal para os municípios”. Para garantir um desenvolvimento integrado e sustentável, Dilma anunciou um aporte de R$ 66,8 bilhões de recursos novos para investimentos em diferentes áreas como: habitação, saneamento, pavimentação e mobilidade urbana, saúde, esporte, cultura e educação. “Além de financiar a construção das creches e pré-escolas fizemos várias mudanças na legislação para apoiá-los também no custeio. Agora nós pagamos o custeio até que se inicie o repasse do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Quando a criança é beneficiária do Bolsa Família – e isso é importante lembrar – o Governo Federal aporta um adicional de 50% do valor do Fundeb. Com essas mudanças nós criamos condições mais adequadas para que todos nos apoiem na tarefa de garantir às crianças de zero a cinco anos, independente da renda de sua família, igualdade de oportunidade em seu processo de desenvolvimento”, ressaltou.

Semiárido: Em atenção às famílias de agricultores que vivem nos municípios localizados no semiárido brasileiro- mais de 8,3 milhões de pessoas- a presidente anunciou repasse de recursos federais mesmo durante o período das chuvas, que já começam a dar sinais na região. “A recuperação é demorada e precisamos apoiar essas famílias mesmo durante o período das chuvas, até que se fortaleça a economia local”.

O Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas continua amanhã e vai até quarta-feira (30). Na programação de amanhã estão o Plano Brasil sem Miséria, Programa de Aceleração do Crescimento, Políticas de Educação, Saúde e Planejamento Urbano. Em paralelo acontecerão oficinas técnicas e apoio à gestão, e boas práticas em administração municipal de prefeituras e consórcio públicos.

Com informações Blog Diálogos Federativos

28 de janeiro de 2013

Secretario Municipal de Educação fala sobre Semana Pedagógica

Secretario Deza Soares proferindo discurso de abertura - foto João Alves 
O Professor Deza Soares atual Secretário Municipal de Educação de Altaneira usou a rede social Facebook para comentar o sucesso da Semana Pedagógica, elogiada por quase todos que participaram do evento.

O Secretario Deza recebeu criticas aqui no Blog pela falha de comunicação de sua pasta, mas parece que algumas medidas já foram adotadas para corrigir estas falhas.

O Professor Deza disse que o sucesso da nossa Semana Pedagógica, deve-se ao planejamento e organização de todos envolvidos no trabalho, lembrou também  que grande brilho do encontro foi a participação maciça dos profissionais da educação durante toda programação, numa demonstração de empenho e responsabilidade.

“Acredito muito nos resultados positivos proporcionados por todos nós para o desenvolvimento do nosso município, por isso, reitero a nossa parceria e agradeço pela a participação e empenho de todos no processo educacional de Altaneira, em especial, a todos aqueles que nos motivam para a continuação desse nosso trabalho” disse o Secretário.

O Secretario Deza usou a rede ainda para informar inicio da FORMAÇÃO DOS EDUCADORES DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO - PBA, que vai de hoje (28/01) a ate a próxima sexta-feira (01/02).

Joaquim Rufino nunca foi nomeado Secretário de Educação do Crato


Na última sexta-feira (25/01) repercutiu em grupos fechados nas redes sociais do Crato que Professor Joaquim Rufino (foto) não era mais o Secretario Municipal de Educação do Crato.

As poucas informações divulgadas davam conta que o Professor Rufino não foi liberado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, seu órgão de origem em face de problemas de ordem administrativa.

A professora Eugenia Marta Nunes Mendes comunicou aos servidores que a partir daquela data (25/01) estava assumindo a Secretaria e lançou nota comunicando que o período letivo de 2013 terá início no dia primeiro de fevereiro e que data da Semana Pedagógica será comunicada em breve.

O atraso na realização da Semana Pedagógica que tradicionalmente antecede o período letivo já era motivo criticas ao Gestor, bem como a indefinição na composição dos núcleos gestores.

Ocorre que uma pesquisa no Diário Oficial do dia 02 de janeiro de 2013 a professora Eugenia Marta Nunes Mendes foi nomeada Secretaria de Educação e não o Professor Rufino. Conclui-se que o Professor nunca foi nomeado Secretario de Educação do Crato.

A informação causou espanto na cidade e foi alvo de vários comentários e especulações de toda espécie. O Prefeito Ronaldo Gomes de Matos e o Professor Joaquim Rufino ainda não se pronunciaram sobre o fato.

Apesar de não ser nomeado o Professor Rufino foi apresentado pelo Prefeito Ronaldo (PMDB) como Secretario, inclusive o mesmo participou de reuniões com servidores sobre assuntos relacionados a educação.

A sociedade cratense aguarda para hoje uma explicação sobre este esdrúxulo caso.

Confira a seguir a Portaria da Secretaria de Educação publicado no Diário oficial do Município do Crato no dia 02 de janeiro de 2013.
Clique na imagem para ampliar

Novo partido terá a cara do interesse público, diz Marina Silva

O novo partido da defensora do meio ambiente, Marina Silva, tem sugestões como “Semear” e “Partido da Terra” – foto Fabio Rodrigues Pozzebom
A ex-senadora Marina Silva anunciou que o novo partido político que está criando terá um programa que pretende viabilizar a defesa do interesse público.

— Será uma proposta que compreenda a política na sua razão de ser, que é a busca pelo bem comum, para viabilizar a defesa do interesse público. Essa será a cara [do partido], a cara do interesse público. Da defesa do desenvolvimento sustentável, da ética na política, da justiça social e da liberdade.

Marina ainda evita falar abertamente sobre a nova sigla, mas marcou para o dia 16 de fevereiro a reunião que irá oficializar a criação de seu novo partido, que nasce para viabilizar sua candidatura à Presidência da República.

Marina deixou o PV em julho de 2011 após quase dois anos no partido. A ex-senadora passou meses se desentendendo com a direção nacional da sigla até decidir abandonar a legenda. Ela ficou terceiro lugar na corrida presidencial de 2010, conquistando quase 20 milhões de votos.

Hoje, ela se reuniu com apoiadores em São Paulo para dar continuidade à discussão sobre o novo partido.

— É uma decisão em processo e é um esforço programático. É por isso que não nos deixamos levar pela tentação de criar um partido assim que saímos do PV. Eu disse que não iria ficar na cadeira cativa de candidato a Presidência da República.

No encontro, promovido pelo Movimento por uma Nova Política, foram apresentados à ex-senadora os nomes mais votados em uma enquete virtual realizada para batizar a sigla.

Entre as mais de 40 opções sugeridas pelos internautas, despontavam na liderança “Semear” (Sustentabilidade, Educação, Meio ambiente, Ética e Renovação), “Rede Verde” e “Partido da Terra”.

Para viabilizar a candidatura em 2014, Marina e seus apoiadores vão precisar correr contra o tempo e conseguir recolher cerca de 500 mil assinaturas até outubro, data limite para poder registrar a legenda no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Desde meados do ano passado, Marina tem intensificado os contatos com lideranças políticas para discutir o assunto. São esperados na nova legenda a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL), o deputado federal Walter Feldman (PSDB-SP) e o vereador Ricardo Young (PPS-SP).

“Velhas lideranças”

A ex-ministra do Meio Ambiente disse que lideranças políticas que não compreendam a questão do desenvolvimento sustentável não serão bem-vindas na nova sigla.

— É um esforço programático, e como essas lideranças tem tido muita dificuldade de entender o desenvolvimento sustentável e toda a dimensão dessa agenda, e não é pelo que se diz, mas pelo que se faz. Se olharmos a postura dessas lideranças em relação ao código florestal e a essas questões que estão acontecendo no Brasil. Dificilmente eles teriam identidade programática.

Marina disse ainda que não está adaptando seu discurso para integrar pessoas “de qualquer forma”.

— Queremos um esforço programático para ir integrando legitimamente aqueles que querem muito mais do que concorrer a uma eleição. Estamos procurando interessados em construir muito mais que um partido, porque partidos já existem muitos.

Com informações Portal R7

27 de janeiro de 2013

MEC divulga amanha segunda chamada do SISU para os selecionados

O Ministério da Educação - MEC divulga nesta segunda-feira (28/01) a segunda chamada de escolhidos no Sistema de Seleção Unificada - SISU, na página do programa na Internet. Os candidatos terão os dias 1, 4 e 5 de fevereiro para efetuar a matrícula na instituição de ensino.

O SISU é o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas do ensino superior oferecem vagas em seus cursos para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.

Da segunda-feira até o dia 8 de fevereiro, está aberto o prazo de adesão à lista de espera para concorrer às vagas remanescentes. Pode aderir à lista o candidato que deixou de ser selecionado em qualquer de suas opções de curso nas chamadas regulares e o escolhido sua segunda opção de curso, independentemente de ter efetuado a matrícula. A participação na lista de espera somente poderá ser feita para a primeira opção de vaga do candidato.

Para entrar na lista de espera, o estudante precisa acessar seu boletim do candidato na página do SISU na Internet e clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista. A convocação ocorrerá em 18 de fevereiro.

A primeira edição deste ano do SISU contabilizou 1.949.958 inscritos que disputaram 129.319 vagas em 3.752 cursos. Ao todo, participaram 101 instituições públicas da educação superior. De acordo com o MEC, houve crescimento de inscrições de 11% em relação ao ano passado, quando o sistema registrou 1.757.399 inscritos.

Os convocados no primeiro processo seletivo deste ano tiveram até o último dia 22 para providenciar matrícula nas instituições de ensino.

Neste mês, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou o pagamento de bolsa assistência estudantil no valor de R$ 400 para garantir a permanência dos alunos cotistas de baixa renda nas universidades federais.

O benefício será concedido aos estudantes de cursos com duração diária acima de cinco horas e que tenham sido aprovados no SISU por meio das cotas sociais: ou seja, os alunos com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. A expectativa é que a medida entre em vigor em maio deste ano.

Com informações O Povo Online

Educadora indica a melhor brincadeira para cada faixa etária da criança

As crianças precisam de desafios, iniciação aos esportes, contato com a natureza e visitas a museus
Você já parou para pensar no que o seu filho faz quando está fora da escola? Assiste TV, pratica esportes, brinca com amiguinhos? Nas férias, nos fins de semana ou no contraturno, é natural que as crianças (e os pré-adolescentes, claro) queiram se divertir, mas os pais devem estar atentos às brincadeiras dos pequenos (e mesmo daqueles que não são mais tão pequenos), pois há atividades adequadas e inadequadas para cada faixa etária.

A educadora Adriana Friedmann, autora dos livros A Arte de Brincar e Desenvolvimento da Criança através do Brincar, explica que o "brincar" deve ter lugar prioritário na vida da criança. "Brincar é fundamental na infância por ser uma das linguagens expressivas do ser humano. Proporciona a comunicação, a descoberta do mundo, a socialização e o desenvolvimento integral", afirma.

De acordo com a educadora, o "brincar" é composto por vários elementos: uma estrutura (começo, meio e fim), os meios (como brincar), os fins (por que brincar), o conteúdo (a temática da brincadeira), as regras, o espaço, o tempo, os brinquedos, os parceiros e um comportamento lúdico (ações e reações daqueles que brincam). "Historicamente o homem sempre brincou, através dos diversos povos e culturas e no decorrer da história, sem distinção, nas ruas, praças, feiras, rios, praias, campos. Mas, ao longo do tempo, as formas de brincar, os espaços e tempos de brincar, os objetos de brincar e os brincantes foram se transformando", afirma Adriana Friedmann. Leia mais sobre a história da infância na reportagem O fim da infância.

Segundo a educadora, brincar sempre foi essencial para o ser humano, mas é uma ação que está perdendo seu espaço físico e temporal. Entre as causas dessa perda de espaço estão o crescimento das cidades, a ausência de locais públicos voltados para o lazer, o fato de as crianças terem muitas atividades extracurriculares, a falta de segurança e a inserção da mulher no mercado de trabalho, o que diminuiu o tempo das crianças perto da família.

Tudo isso provocou uma redução na quantidade de tempo que as crianças dedicam a brincadeiras. Para não deixar que o seu filho cresça sem saber o que são brincadeiras como esconde-esconde e amarelinha, é preciso que você entre em ação, acompanhe as atividades dele e incentive-o a brincar de forma saudável e adequada para a idade. A educadora Adriana Friedmann alerta: cada faixa etária exige um tipo diferente de brincadeira.

Veja a seguir quais as atividades mais indicadas para cada idade e confira se você sabe incentivar o seu filho a brincar de forma saudável e educativa.

A melhor brincadeira de 0 a 3 anos   

O que a criança curte nessa fase: As crianças menores gostam de levar objetos à boca, jogá-los e deixá-los rolar. Gostam também de sons, que estimulam o movimento.

O que os pais devem lembrar: Nesta fase, é importante que o adulto esteja sempre por perto. As crianças devem brincar em espaços seguros e sem riscos. Também é preciso observar a alimentação e o sono, pois passeios muito longos podem cansar. Entre zero e 3 anos, é muito importante que a criança tome ar puro e sol e fique em contato com a natureza. Mas é bom observar o horário: das 9 às 11horas ou entre 15 e 16 horas.

Atividades ideais: Aquários, parquinhos infantis, peças ou apresentações musicais infantis, passeios ao ar livre em carrinhos são atividades ideais.

Ponto de atenção: Não se recomenda exposição à TV, computador ou vídeos. Espaços muito barulhentos e lotados, como shopping centers, não são adequados, pois as crianças precisam de liberdade para se movimentar.

Dica da Adriana: "Nessa idade, o mais importante é que o adulto se adapte ao programa dos menores".

A melhor brincadeira de 3 a 7 anos

O que a criança curte nessa fase: A criança já tem uma certa independência e gosta de brincar sozinha com irmãos ou amiguinhos.

O que os pais devem lembrar: A partir dos 3 anos, é importante que as crianças participem das escolhas dos programas. Elas já não precisam estar sempre acompanhadas do pai ou da mãe, podendo ficar em companhia de outros adultos, mas sempre sabendo que os pais voltarão para buscá-las. Também é interessante conversar com elas após os programas, tentar descobrir o que elas sentiram, se gostaram, se têm vontade de repeti-lo.

Atividades ideais: Contato com a natureza, com animais, passeios e brincadeiras ao ar livre com equipamentos que as desafiem, como bolas, triciclos ou bicicletas, são ótimas atividades para dias bonitos. Quando estiver frio ou chovendo, atividades artísticas em casa e visita a museus, de preferência interativos, são boas opções.

Ponto de atenção: TV e vídeos já são permitidos, mas apenas por curtos períodos diários.

Dica da Adriana: "Nesta idade, a crianças já falam e sabem explicar o que gostam, o que lhes provoca medo, o que querem ou não".

A melhor brincadeira de 7 a 10 anos

O que a criança curte nessa fase: Quando chegam ao Ensino Fundamental, as crianças querem e procuram companhias da mesma idade. Gostam de acampamentos, espaços ao ar livre e parques.

O que os pais devem lembrar: A companhia de outras crianças da mesma idade é recomendável e muito salutar. Atividades como acampamentos e idas a clubes e a parques proporcionam essa convivência. Nessa faixa de idade, as crianças também já podem passar alguns períodos sozinhas, para que escrevam, pintem e brinquem do que tiverem vontade.

Atividades ideais: As crianças precisam de desafios, iniciação aos esportes, contato com a natureza e visitas a museus. Leitura e jogos de tabuleiro também são boas opções, principalmente para dias frios ou nublados, quando preferem ficar dentro de casa. O contato com instrumentos musicais também é muito interessante.

Ponto de atenção: TV, vídeo e computador devem ser limitados. Como nessa idade as crianças já são mais independentes, é preciso atenção com comidas fora de casa, principalmente com fast food e com petiscos rápidos.

Dica da Adriana: "Como as crianças já têm discernimento, os eletrônicos, se usados por longos períodos, têm o poder de atrapalhá-las".

A melhor brincadeira de 10 a 12 anos

O que o pré-adolescente curte: Esta é uma fase de autonomia em que os jovens procuram outros da mesma idade, esportes diversos, saídas em grupo.

O que os pais devem lembrar: É uma fase que deve ser acompanhada pelos adultos com muita conversa e orientação. É importante que os pais conheçam as companhias dos filhos e estimulem a convivência com outras crianças da mesma idade.

Atividades ideais: Iniciar o aprendizado de novas habilidades, como esportes, instrumentos musicais e técnicas plásticas, pode ser interessante nesse período. Centros de convivência e clubes costumam oferecer atividades em grupo ideais para essa faixa etária. Livros e música também são sempre uma boa pedida.

Ponto de atenção: TV, computador e vídeo ainda devem ser acompanhados de perto, tanto no tempo de exposição quanto nos conteúdos.

Dica da Adriana: "Dos 10 aos 12 anos, os pais também devem orientar os filhos no uso do dinheiro, em como usar transporte público, como se locomover, se proteger e se deslocar na rua ou em espaços públicos".


Com informações Revistar Educar para Crescer

26 de janeiro de 2013

Funceme aponta maior probabilidade de chuvas abaixo da média no Ceará

O prognóstico oficial para a quadra chuvosa de 2013 no Ceará é de maior probabilidade de chuvas na categoria abaixo da média histórica. A previsão climática foi obtida após estarem reunidos, ontem, em Fortaleza, meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e dos núcleos de meteorologia dos estados no Nordeste.

Pelo consenso entre os técnicos, nos meses de fevereiro, março e abril deste ano, há uma probabilidade de 45% para as precipitações ficarem abaixo da média. Para a categoria em torno da média, foi apontada uma probabilidade de 35%, e há ainda 20% de probabilidade de chover uma quantidade acima da média no período.

“Sabemos que não é uma notícia boa, principalmente por que tivemos um ano de estiagem em 2012 e poderemos ver esse quadro se agravar. Mas é o que nos apontam os modelos atmosféricos. Para os próximos três meses, as previsões mostram que há um aquecimento na parte norte do Oceano Atlântico. Esse é um quadro desfavorável pra as chuvas no Ceará, pois a convergência de ventos que traz nebulosidade e chuvas nessa época do ano, não deverá descer até o hemisfério sul e atingir o Estado”, explica Eduardo Sávio Martins.

Reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca

O anúncio oficial da previsão climática aconteceu na manhã de hoje, 25 de janeiro, durante coletiva de imprensa no Hotel Luzeiros. Logo após a divulgação do prognóstico, foi realizada uma reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), para avaliar os impactos que essa perspectiva de poucas chuvas pode causar em setores essenciais, como agricultura e armazenamento de recursos hídricos, e traçar estratégias para diminuir esses impactos. De acordo com o titular da SDA, Nelson Martins, a principal preocupação do Comitê Integrado é com a alimentação animal. “Nós vamos propor ao Governador Cid Gomes que articule com o Governo Federal o envio de uma maior quantidade de milho para o Ceará 300 mil toneladas de milho que serão enviadas para o Nordeste”, afirmou.

O secretário afirmou também que a SDA vai fazer um levantamento dos perímetros irrigados do Ceará para que eles possam produzir reserva alimentar para o rebanho. “Atualmente, nós temos o perímetro irrigado do Mandacaru, em Jaguaribara, que está produzindo forragem e está comercializando a produção no Vale do Jaguaribe e regiões vizinhas”.

Além da SDA, o Comitê Integrado de Combate à Seca possui representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e das Minas e Energia, além do Exército Brasileiro. Pelo governo cearense, participam as Secretarias de Recursos Hídricos, Cidades, Trabalho e Desenvolvimento Social, e Ciência e Tecnologia, através das vinculadas Funceme, Cagece, Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Ematerce e Defesa Civil Estadual, além da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Ceará (Fetraece) e Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec).

Os órgãos que integram o Comitê formarão um grupo de trabalho para definir as ações de curto, médio e longo prazo que serão apresentadas ao governador Cid Gomes para serem desenvolvidas para a convivência com a seca.

Funceme com modelagem global

As análises das modelagens numéricas feitas pelos meteorologistas tiveram uma novidade neste ano. Durante a reunião climática de ontem, também foi considerado um modelo atmosférico global gerado pela Funceme, único núcleo estadual do Brasil a fornecer esse tipo de informação em escala mundial. O novo produto da instituição foi levado em consideração, assim como os do INMET e CPTEC/INPE.

“O diferencial de um modelo global gerado e rodado na Funceme é que ele nos permite um olhar mais focado no Ceará. É uma nova informação agregada nas análises e discussões dos profissionais envolvidos na elaboração do prognóstico”, explica Eduardo Sávio Martins.

Nova reunião climática em fevereiro

A quadra chuvosa no Ceará é compreendida entre os meses de fevereiro, março, abril e maio. A previsão climática divulgada hoje aponta somente para os três primeiros, isso porque, no fim de fevereiro, haverá, na Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), uma nova reunião climática para apontar um prognostico atualizado, chegando até o fim de maio. As avaliações acontecerão mensalmente em 2013. “Estaremos constantemente monitorando a evolução das condições atmosféricas e oceânicas para enxergarmos possíveis mudanças nesse quadro. Isso aumenta a confiabilidade na nossa previsão”, pondera o presidente da Funceme.

Recursos Hídricos

Presente na coletiva de divulgação do prognóstico, o presidente da Cogerh, Renis Frota, disse que a instituição já se preparava para este cenário de perspectiva de poucas chuvas. “Estávamos torcendo para o melhor, mas também pensamos em uma situação menos favorável, tanto que em 2013 a Cogerh terá o maior orçamento da sua história, de sessenta e um milhões de reais. Além disso, há uma série de atuações no sentido de a gente racionar os fluxos nas bacias. Chama atenção a necessidade de uma melhor gestão nas bacias do Sertão de Crateús e do Curu, onde teremos um grande trabalho de extensão, que nos permitirá racionalizar quem vai tirar, a que volume e em qual momento, para que a gente possa ter uma otimização dos recursos que serão liberados”, informou.

Com informações Assessoria de Comunicação da Funceme

Joaquim Rufino não é mais Secretário de Educação do Crato

Joaquim alegou problemas com seu órgão de origem para deixar Secretaria - foto divulgação
Vinte e cinco dias. Este foi o período que durou a gestão do Professor Joaquim Rufino na Secretaria Municipal de Educação do Crato.

Segundo informações veiculadas nas redes sociais o Professor Joaquim Rufino não foi liberado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE-Crato, seu órgão de origem, em virtude de problemas de ordem administrativa, o que impossibilitou-o de continuar a frente da Secretaria de Educação.

Assumiu a pasta a Professora Marta Nunes Mendes que na tarde de ontem (25/01) lançou uma nota comunicando que o período letivo de 2013 terá início no dia primeiro de fevereiro e que data da Semana Pedagógica será comunicada em breve.

O atraso na realização da Semana Pedagógica que tradicionalmente antecede o período letivo já era motivo criticas ao Gestor pelos profissionais do Magistério. Outro ponto que alvo de criticas era a indefinição na composição dos núcleos gestores das diversas escolas municipais, assim como coordenadores e supervisores.

O Prefeito Ronaldo Gomes de Matos e o Professor Joaquim Rufino ainda não se pronunciaram sobre a mudança de cadeira na Secretaria de Educação, mas quem visitou a sede da Secretaria na tarde sentia um clima favorável e de apoio a nova Secretária, o que não estava acontecendo com o Professor Joaquim.

O Professor Joaquim Rufino que foi candidato a Prefeito de Altaneira nas ultimas pelo PTB foi convidado para assumir a Secretaria de Educação do Município do Crato pelo Prefeito Ronaldo no inicio do mês de novembro.

O anuncio do convite na época foi muito comemorado pelos seus correligionários do Professor em Altaneira. O ex-secretário de Educação de Altaneira, Rogerio Arrais,  registrou no seu mural na rede social Facebook que o convite era motivo de muito orgulho para todos os altaneirenses. “PARABÉNS Professor e que DEUS te ilumine nesse grande desafio!!!!” postou o ex-secretário.

A ex-assessora Secretaria Municipal de Educação de Altaneira, Acilana Alencar, também comemorou o convite ao Professor Joaquim Rufino. “Crato ganhará um Secretário de Educação de muita competência e compromisso. Que Deus o ilumine nesta caminhada e que os seus indicadores educacionais possam ser melhorados com a efetivação da aprendizagem dos seus alunos! Boa Sorte! Parabéns Ronaldo pela sabia escolha!” publicou a professora Acilana.

Já a prima do professor Joaquim, Micirlandia Rufino, foi mais categórica nas suas palavras, também publicadas na rede social Facebook: "QUEM TEM COMPETENCIA, SE ESTABELECE, ... O Sr. Joaquim Rufino, ..., por competência e qualificação, foi CONVIDADO PELO O PREFEITO DA CIDADE DO CRATO A ASSUMIR A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DO CRATO, veja a tamanha graduação que DEUS concede as pessoas pura, competente e humana. ... AOS BABACAS E OS CHUPÕES, AGORA VEJA A QUE PONTO ELE CHEGOU, OU VÃO DIZER QUE NÃO É MERITO, OU COMPETENCIA????” (SIC)

Em relação ao anuncio da saída do Professor Joaquim Rufino nenhum comentário foi postado nas redes sociais até o fechamento desta postagem.

Confiram nota da nova Secretaria de Educação do Crato.

COMUNICADO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação do Crato comunica aos responsáveis pelas escolas da rede de ensino, que o período letivo de 2013 terá início dia 1° de fevereiro. 
Quanto à Semana Pedagógica será realizada após o processo seletivo para gestores e coordenadores pedagógicos das escolas. A nova data será comunicada em breve.

Atenciosamente,

Eugenia Marta Nunes Mendes
Secretária de Educação