30 de setembro de 2022

Ciro Gomes teve mais menções positivas durante debate na Globo

Segundo levantamento, Ciro teve 49,2% das menções positivas (Foto: Reprodução/TV Globo)

Levantamento da Quaest Pesquisa durante o debate dos presidenciáveis na TV Globo, indicou que Ciro Gomes (PDT) alcançou o melhor desempenho entre os usuários das redes sociais. Ele é seguido do presidente Jair Bolsonaro (PL) e da senadora Simone Tebet (MDB).

Debates na TV Jangadeiro: candidatos travaram confrontos sobre o Ceará e sobre si próprios

Roberto Cláudio, Capitão Wagner e Elmano Freitas na TV Jangadeiro (Foto: Aurélio Alves)

O debate da TV Jangadeiro, realizado ontem (29/09), fechou série de encontros em veículos de imprensa entre os três candidatos ao Governo do Ceará mais bem posicionados nas pesquisas. Capitão Wagner (União Brasil), Elmano Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PDT) travaram seis confrontos de ideias sobre o Estado, com muitos momentos em que os embates giraram em torno das personalidades políticas dos três.

Debate presidencial na Globo vira memes nas redes sociais

O Padre Kelmon chegou a ser comparado a Carlos Bolsonaro, nem o mediador Willian Bonner foi poupado (Foto: Reprodução/Instagram/Twitter)

Os embates entre os candidatos e candidatas à Presidência da República no debate da TV Globo realizado na noite de ontem (29/9), viralizaram nas redes sociais.

Debate entre presidenciáveis é marcado por agressões e baixarias

Presidenciáveis enfileirados momentos antes de debate na Globo começar (Foto: João Miguel Júnior)

O último debate entre presidenciáveis antes do primeiro turno, ontem à noite, na TV Globo, foi marcado pela dura troca de acusações entre os dois candidatos que polarizam a corrida eleitoral e por uma série de pedidos de direito de resposta, a maioria atendida pela produção do programa.

29 de setembro de 2022

Ceará terá lei seca no dia da eleição, com proibição de venda de bebidas

A venda e o consumo de bebidas alcoólicas serão proibidos no Ceará em 2 de outubro, dia do primeiro turno das eleições 2022. A decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) vale para todo o Estado, de meia-noite às 18 horas de domingo. São afetados "bares, restaurantes, mercantis, estabelecimentos congêneres e demais locais abertos ao público".

Atendendo reivindicações de professores, governadora anuncia medidas sobre precatórios do Fundef

A governadora Izolda também anunciou a convocação dos 800 profissionais do cadastro de reserva do último concurso da Seduc (Foto: Fábio Lima)

A governadora Izolda Cela anunciou ontem (28/09) medidas que vão beneficiar professores quanto aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef). Mandatária também informou a convocação de 800 profissionais do cadastro reserva do último concurso da Secretária da Educação do Estado do Ceará (Seduc).

Dez estados devem definir governador já no primeiro turno

Os 10 prováveis eleitos no primeiro turno (Foto: Reprodução/TSE)

A somente três dias do primeiro turno das eleições gerais, o mapa das disputas pelos governos estaduais segue indefinido na maior parte do país. Mas, em pelo menos 10 estados, as pesquisas de intenção de votos apontam para um desfecho já no domingo, com os primeiros colocados somando, pelo menos, 50% da preferência do eleitorado, de acordo com as pesquisas feitas pelo Ipec nesta última semana de campanha.

28 de setembro de 2022

Celso de Mello diz que Bolsonaro é medíocre

O ex-ministro Celso de Melo foi um dos críticos mais duros com o PT durante o julgamento Mensalão no STF (Foto: Cristiano Mariz)

Ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello seguiu o mesmo caminho do também ex-ministro Joaquim Barbosa e declarou ontem (27/09) voto no candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno das eleições deste ano.

Os pontos altos do debate da TV Verdes Mares, por Inácio Aguiar

Elmano de Freitas, Capitão Wagner e Roberto Cláudio nos estúdios  da TV Verdes Mares (Foto: Kid Júnior)

Os três principais candidatos ao Governo do Estado, Elmano de Freitas (PT), Capitão Wagner (União) e Roberto Cláudio (PDT), fizeram uma discussão propositiva, porém com poucos pontos altos no debate da TV Verdes Mares, na noite desta terça-feira (27). Temas como habitação, saneamento básico e saúde foram os mais citados, mas as questões políticas chamaram mais atenção, incluindo a postura dos concorrentes em relação aos adversários.

Ciro diz que apoio de irmãos ao PT no Ceará é "ferida aberta"

Ciro define a situação como uma “facada nas costas”  (Foto: Reprodução/Tv Record)

Em entrevista ao Jornal da Record na noite de ontem (27/09) o candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) pediu ao entrevistador, Eduardo Ribeiro, para não falar sobre o apoio dos irmãos, Cid Gomes e Ivo Gomes, ao candidato do PT no estado do Ceará, Camilo Santana. Ribeiro mencionou uma entrevista em que Ciro define a situação como uma “facada nas costas” e que, por isso, não voltaria a conversar com os responsáveis pela ‘traição’ por um bom tempo.

Joaquim Barbosa afirma que "Bolsonaro não é um homem sério"

O ex-ministro Joaquim Barbosa foi o relator do julgamento do Mensalão no STF (Foto: Reprodução/Facebook)

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) “não é um homem sério e não serve para governar o Brasil”. A declaração foi dada por meio de um vídeo que circula nas redes sociais em que o ex-ministro ressalta o seu apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

27 de setembro de 2022

Prefeito de Cedro anuncia rateio do Precatório do FUNDEF

O prefeito Joãozinho fez o anuncio da sede da Secretaria de Educação  (Foto: Reprodução/Instagram)

O prefeito de Cedro, João Batista Diniz (PDT), popularmente conhecido por Joãozinho de Titico, usou as redes sociais na tarde de ontem (26/09) para anunciar o rateio dos recursos do Precatório do FUNDEF com os profissionais da Educação.

Governadora Izolda Cela declara apoio a Elmano

Dentro da campanha de Elmano, o apoio de Izolda é festejado, mesmo que na reta final da eleição (Foto: Reprodução/Facebook)

A governadora Izolda Cela (sem partido) declarou oficialmente apoio a Elmano Freitas (PT) na disputa pelo Governo do Estado. Divulgada ontem, a manifestação da chefe do Executivo cearense foi exibida no horário eleitoral do candidato petista, que enfrenta Capitão Wagner (União Brasil) e Roberto Cláudio (PDT) nas urnas.

Troca de acusações e repetição de estratégias marcam novo debate para Governo do Ceará

Capitão Wagner, Roberto Cláudio e Elmano Freitas na Tv Cidade em Fortaleza (Foto: Fernanda Barros)

A seis dias do primeiro turno das eleições, os candidatos ao Governo do Ceará voltaram a ficar frente a frente em novo debate realizado na noite de ontem (26/09) em Fortaleza. No encontro, promovido pelo Grupo Cidade de Comunicação, Capitão Wagner (União Brasil), Elmano Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PDT) trocaram acusações mútuas. Os embates mais acalorados foram sobre segurança pública e apadrinhamentos políticos.

Em "Manifesto à Nação", Ciro denuncia "virulenta campanha" pela sua desistência da corrida eleitoral

Cercado por apoiadores e aliados Ciro deixou claro que não cederá à pressão para desistir da candidatura (Foto: Reprodução/Twitter)

Pressionado pela campanha a favor do voto útil no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-governador Ciro Gomes (PDT), também candidato ao Planalto, reafirmou que continuará na corrida eleitoral e se disse vítima de uma "virulenta campanha nacional e internacional" para que desista de concorrer ao pleito. Ele também voltou a criticar as campanhas que buscam virar o voto de seus eleitores. A postura do pedetista contrasta com a que adotou em 2018, quando pregou voto útil nele na disputa com Fernando Haddad (PT).

26 de setembro de 2022

Na semana decisiva, candidatos buscam apoio dos indecisos

Os principais candidatos ao Palácio da Abolição tem estratégias semelhantes (Foto: Reprodução/Facebook)

Na semana que antecede o primeiro turno das eleições, que ocorre no próximo domingo (02/10) os três principais candidatos ao Governo do Estado do Ceará definiram como prioridade consolidar as intenções de voto que já tem e conquistar o apoio dos eleitores indecisos.

Por mais recursos, candidatos "passam o chapéu" na reta final de campanhas

Até o momento nenhuma candidatura conseguiu cumpriu a expectativa de arrecadação (Foto: Reprodução/CB)

Os comandos de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passaram o último fim de semana num trabalho intenso de bastidores junto ao empresariado em busca de mais recursos para inundar estes últimos dias com propaganda. É que, até aqui, ninguém conseguiu cumprir a expectativa do que esperava arrecadar junto ao segmento mais abastado da sociedade e é preciso mais recursos para tentar cumprir os planejamentos de cada um.

25 de setembro de 2022

Debate SBT também gera memes nas redes sociais

Destacaram-se as montagens sobre a charada de Soraya a Bolsonaro e as ironias sobre ausência de Lula  (Foto: Reprodução/Twitter)

Foram compartilhadas nas redes sociais na noite de ontem (24/09) dezenas de montagens de imagens ironizando às declarações dos candidatos à Presidência no debate no SBT. Muitos repercutiram o jogo de adivinhação de Soraya Thronicke (União Brasil) em pergunta ao candidato Felipe d’Avila (Novo) para criticar o presidente Jair Bolsonaro (PL). São os denominados memes.

Ausente no debate, Lula vira alvo de todos os adversários

Apesar de Bolsonaro não ter sido poupado, foco no petista foi para atrelar a  imagem dele à corrupção (Foto: Reprodução/SBT)

No penúltimo debate entre os presidenciáveis, realizado ontem conjuntamente por SBT, CNN e outros veículos de imprensa, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o alvo de todos os adversários que disputam o Palácio do Planalto. Como não esteve presente, os rivais aproveitaram para pregar no ex-presidente a pecha de corrupto e de não ter participado para não ser confrontado com as denúncias nos governos petistas. Mas isso não quer dizer que Jair Bolsonaro (PL) nadou de braçada: exceto por Padre Kelmon (PTB), que deixou claro que seria linha auxiliar do presidente, todos os demais fizeram cobranças sobre os erros e omissões do atual governo. Em matéria de ideias, o debate teve pouquíssimo: foi mais um ringue em que cada um aproveitou a chance para desqualificar o outro.

Eleições 2022 serão a maior da história em total de candidaturas

Um total de 25.941 candidaturas de todo o país foram deferidas e irão disputar as eleições sem empecilho (Foto> Reprodução/TSE)

As eleições de 2022 serão a maior da história em quantidade de candidaturas. Ao todo, 25.941 candidaturas foram deferidas — ou seja — irão disputar as eleições sem nenhum empecilho. Neste ano, 29.260 candidatos lançaram chapa para concorrer a 1.627 vagas para os cargos de deputado distrital, deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República. Um aumento de 175 candidatos na comparação com o pleito de 2018.

24 de setembro de 2022

Ministro André Mendonça derruba censura contra matérias sobre imóveis da família Bolsonaro

 O ministro André Mendonça foi indicado pelo presidente Bolsonaro (Foto: Nelson Jr.)

Na noite de ontem (23/9), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça tirou a censura aplicada à matéria do portal UOL sobre transações imobiliárias da família Bolsonaro com dinheiro vivo. A decisão ocorre um dia depois que o desembargador Demetrius Gomes Cavalcanti, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), atendeu a um pedido do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), determinando a retirada do conteúdo do ar e das redes sociais.

Partidos assinam pacto por paz nas eleições no Ceará

Observatório da Intolerância Política e Ideológica propôs "Pacto Pela Paz nas Eleições" Foto: Rayane Lopes

Representantes de 13 partidos que disputam as eleições no Ceará assinaram nesta sexta-feira, 23, compromisso contra a violência no pleito. O “Pacto Pela Paz nas Eleições” foi promovido pelo Observatório da Intolerância Política e Ideológica e teve assinatura de representantes dos partidos Agir, MDB, Novo, PCB, PCdoB, PDT, PSDB, Psol, PT, PTB, PV, União Brasil e UP.

Bolsonaro e Lula jogam as cartas para reta final da campanha eleitoral

 O presidente Bolsonaro e o presidente Lula fizeram campanha em Minas Gerais (Foto: Reprodução/Facebook)

A oito dias das eleições, os dois principais candidatos à Presidência, Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), jogam os últimos lances para a semana final antes do primeiro turno de votação, em 2 de outubro. Mas, se na campanha petista a recomendação é de calçar as "sandálias da humildade" e evitar a euforia da cada vez maior possibilidade de vitória no primeiro turno, na do presidente acendeu a luz de emergência. 

23 de setembro de 2022

Reta final promete "fogo pesado", por Carlos Mazza

Elmano, Roberto Claudio e Capitão Wagner na reta final da campanha (Foto: reprodução/Facebook)

Nova rodada da pesquisa Ipespe para o cenário político do Ceará ajuda a explicar, entre outras coisas, recente escalada de adversários contra Elmano Freitas (PT) no Horário Eleitoral Gratuito. Com o petista se mantendo como único candidato em crescimento, a tendência agora é que o tom da campanha, que já está duro, fique ainda mais acirrado.

"Arma-se um grande estelionato eleitoral", diz Ciro Gomes

Ciro Gomes concedeu entrevista à jornalista Denise Rothenburg no CB.Poder (Fotos: Marcelo Ferreira)

Para o presidenciável Ciro Gomes (PDT), o eleitor está diante de um grande estelionato eleitoral caso prevaleça a polarização entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), conforme vêm apontando as pesquisas de intenção de votos. De acordo com Ciro, os dois não têm propostas para o país, daí porque o pedetista enfatizar ser o único na atual disputa que tem um plano para mudar a "tragédia econômica, e a tragédia de governança política, que só faz a corrupção mandar sempre no Brasil".

22 de setembro de 2022

Professora defende rateio do Precatório do Fundef na Câmara Municipal de Altaneira

Meirenildes Alencar na Tribuna da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Ricardo Justino)

A professora Meirenildes Pereira Alencar usou a Tribuna da Câmara Municipal de Altaneira na Sessão Ordinária de ontem (21/09) para a defesa do rateio dos recursos do Precatório do Fundef com os profissionais da educação do Município.

"Crenças precisam ser conhecidas" diz Roberto Cláudio sobre adversários

Roberto Cláudio defendeu a linha adotada em sua campanha tem(Foto: Reprodução/Facebook)

Na corrida pelo Governo do Ceará, o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) defendeu a linha que sua campanha tem adotado de mirar nos adversários e afirmou que têm sido apresentadas as “distinções de biografias, de valores, de convicções entre as candidaturas”. No Comitê Central, ontem, o candidato considerou que o “calor na política” faz parte da disputa, mas negou que houvesse falta de respeito.

21 de setembro de 2022

"É disparado o melhor", diz Tasso sobre Roberto Cláudio

Tasso participou ontem de ato de campanha ao lado de RC (Foto: Reprodução Twitter)

Prestes a deixar o Senado Federal, o ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) faz da militância pró-Roberto Cláudio (PDT) um dos últimos atos da trajetória pública. Ontem (20/09), no comitê central da campanha do PDT, na avenida Sebastião de Abreu, foi este o tom que colocou sobre as palavras dirigidas ao candidato a governador e ex-prefeito de Fortaleza. Quanto tomou o microfone, Tasso disse que poderia muito bem ficar em casa, do alto da extensa folha de serviços prestados ao Ceará, com 12 anos de governador e 16 de senador.

Passagem de Bolsonaro pelos EUA é marcada por campanha e protestos

Antes de Bolsonaro discursar na ONU críticas contra ele foram projetadas na lateral da sede da  organização (Foto: Timothy A. Clary)

Candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aproveitou o tempo de discurso na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para fazer campanha, a 11 dias do primeiro turno das eleições. Ele falou por 20 minutos, nos quais fez um balanço do seu governo, enfatizando a recuperação da economia, e fez um aceno às mulheres, ao citar a primeira-dama Michelle Bolsonaro. Sem mencionar o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder das pesquisas de intenção de voto, lembrou escândalos na Petrobras. E sustentou que o Brasil é exemplo de preservação ambiental.

20 de setembro de 2022

Programa Centelha 2 tem inscrições prorrogadas no Ceará

Projetos selecionados receberão mais de R$ 66 mil em subvenção econômica e de R$26 mil em bolsas de apoio técnico (Foto: Reprodução/Instagram) 

Estimular e fomentar a cultura empreendedora no Brasil, além de incentivar a inovação, é um dos principais objetivos do Programa Centelha 2, que segue com inscrições abertas no Ceará até às 18h do próximo dia 17 de outubro. A iniciativa oferecerá recursos financeiros, capacitação e suporte para até 25 selecionados, que receberão mais de R$ 66 mil em subvenção econômica e R$26 mil em bolsas de apoio técnico.

Prefeito de Farias Brito anuncia rateio do Precatório do FUNDEF

Prefeito de Deda e o secretário de Educação Júnior (Foto: Reprodução/Facebook)  

O prefeito de Farias Brito, Francisco Austragezio Sales (PDT), popularmente conhecido por Deda, usou as redes sociais na tarde de ontem (19/09) para anunciar o rateio dos recursos do Precatório do FUNDEF com os profissionais da Educação do Município.

Ciro Gomes e Simone Tebet reagem a ofensiva de Lula por voto útil

Ciro e Simone seguem firmes nas campanhas, buscando frear ofensiva do ex-presidente (Fotos: Reprodução/Facebook)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) explicitou ontem, na reta final da campanha, o apelo ao chamado "voto útil", na tentativa de tirar votos de outros candidatos e vencer no primeiro turno. Ontem, a campanha petista organizou ato para marcar o apoio público de oito políticos que já concorreram à Presidência. Quase todos de esquerda ou centro-esquerda.

Lula consegue apoio de ex-presidenciáveis

Grupo enfatiza união em defesa da democracia (Foto: Ricardo Stuckert)

A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu ontem (19/09) mais uma cartada em busca do voto útil para tentar a vitória no primeiro turno das eleições. Em um hotel de São Paulo, o petista reuniu oito ex-presidenciáveis para uma declaração conjunta de apoio, incluindo dissidentes do PT e adversários históricos. Nos discursos, as divergências foram pinceladas, mas o ponto comum foi a defesa da democracia, que, na avaliação do grupo, está ameaçada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.

19 de setembro de 2022

Jornais britânicos acusam Bolsonaro de usar funeral da rainha como palanque

Antes de visitar chegar à cerimônia fúnebre, Bolsonaro fez discurso em tom de campanha (Foto: José Dias)

Jornais britânicos acusam o presidente Jair Bolsonaro (PL) de usar o funeral da rainha Elizabeth II para fazer campanha eleitoral. Antes de visitar chegar à cerimônia fúnebre, na manhã de ontem ontem (18/09), Bolsonaro fez discurso em tom de campanha e mencionou vitória em primeiro turno, embora apareça atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas de intenção de voto.

Na reta final da campanha, candidatos intensificam agendas

Capitão Wagner e Roberto Claudio em carretas e Elmano adesivando veículos (Fotos: Reprodução/Facebook)

Eventos na Capital, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e no Interior do Estado estão previstos para os dias derradeiros das três principais candidaturas ao Governo do Estado do Ceará.

18 de setembro de 2022

Altaneira realiza grande carreata para Matheus Noronha e Guilherme Landim

Carreata foi organizada pelas lideranças de oposição em Altaneira (Foto: Reprodução/Instagram)

A empresária Késia Alcântara compartilhou em suas redes sociais um vídeo da carreata realizada pelas principais ruas da cidade de Altaneira na noite de ontem (17/08). O ato foi uma manifestação de apoio as candidaturas de Matheus Noronha (Deputado Federal) e Guilherme Landim (Deputado Estadual).

A reta final de um 1º turno acirrado, por Carlos Mazza

Capitão Wagner Elmano de Freitas e Roberto Claudio em debate no grupo O Povo (Montagem sobre fotos de Fco Fontenele)

A se julgar pela última semana, os próximos dias prometem intensas emoções e acirramento dentro da disputa pelo Governo do Ceará. Nos últimos dias, o que se viu pelo Estado foi um tensionamento especialmente entre as campanhas de Elmano Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PDT), ex-aliados que brigam por um espaço no 2º turno contra um Capitão Wagner (UB) hoje confortável na primeira posição.

Em Curitiba Lula diz não querer "Forças Armadas se metendo nas eleições"

Lula em comício na Boca Maldita, no centro da cidade (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a participação das Forças Armadas no processo eleitoral de 2022. Em comício no centro de Curitiba realizado manhã de ontem (17/09) Lula disse que "não queremos as Forças Armadas se metendo nas eleições do nosso país". Para o presidenciável, os militares devem defender o território, as fronteiras e a soberania nacional.

17 de setembro de 2022

Candidatos ao governo do Ceará participam de debate no Sistema Verdes Mares

Roberto Claudio, Capitão Wagner e Elmano de Freitas após o debate no Sistema Verdes Mares, em Fortaleza (Foto: Kid Junior)

Três candidatos ao governo do estado do Ceará participaram na noite de ontem (16/09) de debate da disputa estadual realizado pela TV Diário, emissora do Sistema Verdes Mares. Estiveram presentes nos estúdios Capitão Wagner (União Brasil), Elmano de Freitas (PT) e Roberto Claudio (PDT). O debate foi dividido em três blocos:

Das 100 melhores escolas públicas do 1º ao 5º ano no Brasil, 87 são do Ceará

Das 100 melhores escolas públicas do Brasil nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), 87 são do Ceará. Os dados são do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 divulgado nesta sexta-feira, 16, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

"O negócio do Jair" revela passado assombroso do clã Bolsonaro

Livro detalha como o clã Bolsonaro montou um esquema de repasses de salários dos funcionários nos gabinetes  (Foto: Reprodução/Zahar)

O passado assombra o futuro do presidente Jair Bolsonaro e de seus familiares. Esta é a conclusão da jornalista Juliana Dal Piva, autora do livro "O negócio do Jair - A história proibida do clã Bolsonaro" (Zahar, 2022), que consolida os esquemas que ficaram conhecidos como "rachadinhas", segundo a autora, para enriquecimento do presidente e seus filhos Flávio, Eduardo e Carlos ao longo de sua trajetória política.

16 de setembro de 2022

Izolda rebate acusações, Roberto Claudio reafirma denúncia contra o Governo

A campanha de Roberto Claudio veiculou na propaganda eleitoral decisão TRE sobre repasses de recursos do Governo aos municípios (Foto: Reprodução/Facebook)

O embate entre as candidaturas ao Governo do Estado de Roberto Cláudio (PDT) e de Elmano Freitas (PT) ganhou um novo capítulo, com degraus a mais nos níveis de tensão. A alta do acirramento teve Izolda Cela (sem partido) como ponto central.

Ceará perde quase R$ 100 milhões em arrecadação de ICMS

Para Fernanda Pacobahyba, titular da Sefaz-CE, a queda na arrecadação se deu em virtude da redução das alíquotas do imposto (Foto: Fernanda Barros)

Pelo segundo mês consecutivo, o Ceará registrou queda na arrecadação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Em agosto, a perda de arrecadação real (descontando a inflação) com o ICMS chegou a 13,87%, quando comparado com o igual período do ano passado.

A violência contra Vera Magalhães espreita todos nós, por Luiz Carlos Azedo

A jornalista Vera Magalhães tornou-se uma espécie de símbolo do relacionamento oficial do atual governo com a imprensa (Foto: Reprodução/Tv Cultura)

Nossa colega Vera Magalhães, vítima de um ataque direto do presidente Jair Bolsonaro (PL) no debate dos presidenciáveis na Band e, agora, mais recentemente, de uma agressão verbal do deputado paulista Douglas Garcia (Republicanos), tornou-se uma espécie de símbolo do relacionamento oficial do atual governo com a imprensa.

15 de setembro de 2022

Prefeito de Altaneira anuncia “vitória” nas ações dos "Precatórios do FUNDEF"

Dariomar Rodrigues na Tribuna da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Reprodução/Facebook)

O prefeito Dariomar Rodrigues (PT) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Altaneira na Sessão Ordinária realizada na manhã de ontem (14/09) para anunciar que o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará decidiu que os recursos oriundos dos “Precatórios do FUNDEF não podem ser usados na forma de rateio entre os profissionais e sim em ações de manutenção e desenvolvimento do ensino”.

800 professores são convocados pela Seduc para vagas efetivas

A convocação foi anunciada pela governadora Izolda Cela ao lado da secretária estadual da Educação, Eliana Estrela (Foto: Reprodução/Facebook)

Mais 800 professores serão efetivados na rede estadual de Educação do Ceará. Os profissionais faziam parte do cadastro de reserva do concurso da Secretaria da Educação (Seduc), realizado em 2018. A convocação foi anunciada ontem pela governadora Izolda Cela e secretária estadual da Educação, Eliana Estrela.

Decisão do STJ gera impasse sobre atuação das guardas municipais

 Pela decisão do STJ, guardas municipais não podem exercer atribuições de policiamento ostensivo ou investigativo (Foto: Fabio Lima)

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu, em julgamento ocorrido no último dia 18 de agosto, que as guardas municipais não podem exercer atribuições de policiamento ostensivo ou investigativo. O julgamento ainda não provocou mudanças nas guardas municipais País a fora, mas especialistas apontam que a decisão coloca em xeque a tendência de "policialização" das corporações.

14 de setembro de 2022

Sistema do TSE recebeu mais de 10 mil denúncias de propaganda irregular em menos de um mês

O aplicativo Pardal criado em 2014, foi atualizado e voltou a funcionar em julho deste anos (Foto: Divulgação/TSE)

Em menos de um mês, o aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu 10.870 denúncias de propaganda eleitoral irregular, conforme dados divulgados na última segunda-feira (12/09). A maior parte delas envolve campanhas a deputado estadual e Pernambuco é o Estado com mais queixas.

Parque Estadual das Águas é criado com segunda maior área do Estado

O Parque Estadual das Águas é composto pelos açudes Pacoti, Riachão e Gavião e abrange seis municípios (Foto: Fco Fontenele)

O Ceará ganhou ontem (13/09) uma nova unidade de proteção integral do meio ambiente: o Parque Estadual das Águas. A área tem 9.836,72 hectares, seis vezes o tamanho do Parque do Cocó, e situa-se no entorno do sistema hídrico composto pelos açudes Pacoti, Riachão e Gavião. No total, seis municípios são abrangidos: Aquiraz, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Pacajus e Pacatuba, todos na Região Metropolitana de Fortaleza. 

13 de setembro de 2022

Candidatos participam de debate do grupo O Povo

Capitão Wagner, Elmano Freitas e Roberto Cláudio debateram durante cerca de uma hora e meia (Foto: Fco Fontenele)

Marcado por apresentação de propostas e discussão acirrada sobre "padrinhos" políticos na campanha para governador do Ceará, o debate realizado na sede da OAB-CE foi transmitido nas plataformas digitais do O POVO na tarde de ontem (12/09) foi polarizado pelos candidatos Elmano Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PDT).