31 de agosto de 2017

TCU vai investigar pagamento irregular de professores com recursos do Fundeb

Fachada principal do Tribunal de Contas da União (TCU) em Brasília (Foto: Saulo Cruz)
O Tribunal de Contas da União (TCU) vai fazer um levantamento para investigar e mapear a real dimensão da ocorrência de professores afastados do efetivo exercício na rede pública que têm recebido seus salários por meio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A proposta, apresentada pelo ministro Walton Alencar, foi aprovada na sessão de ontem (30 /08).

Altaneirenses participam de ato com Lula no Crato

O estacionamento do Centro de Convenções ficou lotado para ouvir o ex-presidente Lula (Foto: João Alves)
O prefeito Dariomar Rodrigues (PT) comandou uma Caravana com mais de 50 altaneirenses para prestigiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua passagem pela região do Cariri. Professores, agricultores, servidores e secretários municipais, participaram do ato que contou ainda com a presença de vários prefeitos da região.

Lula é aclamado pelos cearenses e desafia adversários a visitarem o Nordeste

Na cidade de Cedro Lula, mais uma vez,discursou ao lado de Camilo (Foto: Ricardo Stuckert)
Em segundo dia de viagens pelo Ceará, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desafiou ontem seus adversários políticos a visitarem o Nordeste brasileiro. Em discurso no Cedro, na Região do Cariri, o petista acusou a elite política do País de não se preocupar com a região e disse que ela “tem muito a explicar” aos nordestinos.

IBGE divulga as estimativas populacionais dos municípios para 2017

O Brasil já tem 207.660.929 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados ontem (30/08) no Diário Oficial da União.

No ano passado, o levantamento anual do IBGE indicava uma população de 206,08 milhões de brasileiros. Uma taxa de crescimento populacional de 0,77% entre 2016 e 2017. Resultado um pouco menor do que o período 2015/2016, que registrou uma taxa de 0,80%.

30 de agosto de 2017

Lula e Camilo; Ciro e Tasso por Érico Firmo

Do ponto de vista da política local, a passagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo Ceará é a mais complexa de todo o percurso do ex-presidente pelo Nordeste. A presença do governador Camilo Santana, que é petista, só foi confirmada no início da semana. É a situação mais delicada que os partidos do bloco oposicionista federal precisam administrar. 

O único pré-candidato desse campo político a se contrapor a Lula é do Ceará: Ciro Gomes (PDT). Camilo é petista, mas chegou ao poder com base no suporte eleitoral do grupo Ferreira Gomes. Governa com sustentação do PDT, maior partido do Estado, comandado pela família de Ciro. 

Caravana de Lula chega ao Ceará

Governador Camilo Santana e moradores de Quixadá acompanham discurso do ex-presidente Lula (Foto: Fábio Lima)
Em dia de giro pelo Ceará, o ex-presidente Lula lembrou antigo discurso do PT e subiu o tom ontem (29/08) contra pacote de privatizações proposto pelo governo Michel Temer (PMDB). Em discurso em Quixadá, o petista defendeu investimento em empresas nacionais e acusou o atual governo de querer, com as medidas, “destruir o País”. 

29 de agosto de 2017

Camilo confirma participação em caravana de Lula no Ceará

O governador Camilo Santana (PT) vai participar de eventos da Caravana do ex-presidente Lula no Ceará, que inicia hoje no município de Quixeré. A presença dele foi confirmada ontem (28/08) pela sua assessoria, que informou que Camilo vai para o ato de Quixadá, que acontece por volta das 17 horas de hoje (27/08), e do Crato, marcado para amanhã (27/08) às 17h30min no Centro de Convenções do Cariri.

28 de agosto de 2017

Altaneirense conquista mais um pódio no Circuito de Corridas e Caminhadas Sesc em Juazeiro do Norte

O Serviço Social do Comércio Ceará (Sesc), unidade de Juazeiro do Norte, promoveu ontem  (27/08) mais uma edição Circuito de Corridas e Caminhada envolvendo atleta de cidades como Teresina (PI), Garanhuns (PE), Fortaleza (CE), além de representantes de vários municípios da região do cariri.

O evento reuniu desportistas maiores de idade que se inscreveram pelo site da entidade promotora, braço social do sistema Fecomércio no interior do Ceará contribuindo com 2 kg de alimentos não perecíveis.

Altaneirenses no Pódio do VII Pedal na Caatinga em Ouricuri-PE

Três altaneirenses subiram no pódio de uma das mais disputadas competições de ciclismo na modalidade MTB/XCM do nordeste brasileiro. Trata-se Pedal na Caatinga realizado manhã de ontem (27/08) entre os Municípios de Ouricuri e Trindade no sertão pernambucano.

Higor Gomes foi vice-campeão na categoria Sub23, Raquel Guedes foi terceira colocada na categoria Elite Feminino e Richard Soares também foi vice-campeão na categoria juvenil. O juazeirense Allef Mello que também integra a equipe TSP/MegaSom foi o campeão na categoria Júnior.

Adenauer e Paulo Robson vencem sétima etapa do Campeonato Municipal MTB de Altaneira

Com participação de apenas 12 ciclistas realizou-se na manhã de ontem (27/08) na Trilha Sítio Poças a sétima etapa do Quarto Campeonato Municipal MTB de Altaneira.

Pela primeira vez o professor Paulo Robson venceu etapa pelo grupo Local, Luciano Ferreira foi o segundo colocado e Lino Júnior chegou em terceiro, mas apenas Paulo Robson completou as seis voltas no Circuito de 4,6 Km.

As barreiras para se fazer Justiça

“A gente trabalha muito”, resume a juíza titular da 1ª vara da comarca de Cascavel, Leopoldina de Andrade Fernandes. Há um mês lotada no município, a rotina da jovem magistrada de apenas 34 anos é de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18 horas, quando em um dia normal - faz questão de ressaltar. 

Foi em um desses expedientes, na última quinta-feira (24/08), que a reportagem do jornal O POVO acompanhou o dia de trabalho de quem tem o ofício de decidir diariamente sobre o destino do outro, nos mais variados aspectos e situações. 

27 de agosto de 2017

Sétima Etapa: Classificação Geral no Campeonato Municipal MTB de Altaneira

Adenauer Augusto venceu a sétima etapa do Campeonato Municipal MTB de Altaneira, Allysson Ribeiro ficou em segundo lugar e Kelvyn Kleber foi o terceiro colocado, mesmo ausente da etapa, Vanderlei Calixta manteve a liderança do certame. Após a sétima etapa a Classificação Geral no Campeonato Municipal MTB de Altaneira ficou assim:

1) Vanderlei Calixta - 122 pontos;
2) Kelvyn Kleber - 90 pontos;
3) Carlos Borges - 84 pontos;
4) Lucas de Brito - 82 pontos;
5) Ruan Jacinto - 82 pontos;
6) Richard Soares - 69 pontos;
7) Higor Gomes - 68 pontos;
8) Adenauer Augusto - 48 pontos; 
9) Iarbim Sousa - 47 pontos;
10) Dhiogo Correia - 46 pontos;
11) Allef Melo - 38 pontos;
12) José Alberto (Beto) - 30 pontos;
13) Anderson Barros (Nega Bá) - 26 pontos;
14) Alisson Paulo - 26 pontos;
15) Luciano Ferreira - 23 pontos;
16) Bruno Roberto - 22 pontos;
17) Paulo Robson - 18 pontos;
18) João Filho Saraiva - 18 pontos;
19) Lindevaldo Ferreira - 18 pontos;
20) Luis Felipe - 16 pontos;
21) Agenor Júnior (Jr. Jóias) - 14 pontos
22) Givanildo Manoel - 14 pontos;
23) Francisco Gomes (Chico) - 12 pontos;
24) Lino Júnior - 12 pontos;
25) José Ivanildo (Lampião) - 10 pontos;
26) Francisco Ricardo (Curió) - 10 pontos;
27) Anderson Sobreira - 10 pontos;
28) Vicente Sousa - 9 pontos;
29) João Teles - 7 pontos;
30) Ailton Silva - 6 pontos;
31) Ricardo Pereira - 6 pontos;
32) Welton Rolim - 6 pontos;
33) Edycler Jefferson - 5 pontos;
34) Raimundo Soares - 4 pontos.

Sétima Etapa: Classificação do grupo Visitante no Campeonato Municipal MTB de Altaneira

O ciclista cratense Lucas Brito venceu a sexta etapa do Campeonato Municipal MTB de Altaneira, Carlos Borges, o Ninjinha ficou em segundo lugar e o juazeirense, Vanderlei Calista ficou em terceiro. Após a sexta etapa a Classificação do grupo Visitante no ficou assim:

Sétima Etapa: Classificação do grupo Local no Campeonato Municipal MTB de Altaneira

Paulo Robson  venceu a sétima etapa do Campeonato Municipal MTB de Altaneira, Luciano Ferreira ficou em segundo lugar e Lino Júnior completou o Pódio. A Classificação do grupo Local ficou assim:

Em clima de campanha, Eunício reúne oposição Política

Eunício reuniu lideranças da oposição em evento no município de Massapê (Foto: Divulgação/PMDB)
De olho em 2018, o presidente do Senado Eunício Oliveira (PMDB) reuniu a oposição em Massapê, na manhã de ontem, e reafirmou desejo de concorrer ao Governo do Estado. A reunião era do diretório do PMDB, mas aglomerou representantes do PSDB, PR, PMB e PSD. 

Os movimentos que nascem da crise

Nascidos da crise, movimentos políticos formados por jovens estudantes e profissionais têm surgido em busca de renovar o cenário de instabilidade e criar uma agenda de mobilização popular. Eles são formados por cidadãos que entenderam que a participação política não se restringe a um mandato público.

26 de agosto de 2017

“A pior crise de toda a história republicana” por Roberto Amaral

Os presidentes da República, do Senado e do TSE, respectivamente. A crise é profunda (Foto: Beto Barata)
A questão crucial da crise brasileira não encontrará saída no remendo eleitoral que a imprensa chama de "reforma política", na verdade um conjunto  de casuísmos cujo objetivo é assegurar que nada mude, ou seja, que os de cima permaneçam mandando contra os interesses dos de baixo.

"Direita e esquerda para além do Estado" por Érico Firmo

Quem entrou há pouco tempo na discussão sobre direita e esquerda pensa que a questão sempre foi o tamanho do Estado. Não é assim historicamente, nem é assim hoje no mundo todo. Os conceitos se adaptam e se transformam no tempo e no espaço. 

Na Revolução Francesa, quando esses conceitos surgem, direita e esquerda exprimiam duas correntes de revolucionários: moderados e radicais.

25 de agosto de 2017

Vaga de conselheiro no TCE pode abrir nova guerra judicial

Mesmo extinto, o Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) deve alimentar mais alguns capítulos na polêmica sucessão de embates com a Assembleia Legislativa. Desta vez, por causa de uma vaga aberta no Tribunal de Contas do Estado (TCE) com a aposentadoria do conselheiro Teodorico Menezes. Após o fim do TCM, o TCE acolheu as funções da corte municipal.

Enquanto nomes políticos e técnicos articulam nomeação para o posto, Heitor Férrer (PSB) diz que vai “à justiça” para cumprir Proposta de Emenda Constitucional de sua autoria: o novo conselheiro deve vir do TCM.

24 de agosto de 2017

TCU determina que recursos dos precatórios do Fundef só podem ser aplicados na área da Educação

Plenário do TCU (Foto: Divulgação)
O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que recursos dos precatórios do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) só podem ser aplicados na área da Educação. A decisão também proíbe pagamentos de honorários advocatícios com esses recursos.

Moraes nega pedido da OAB para obrigar Rodrigo Maia a decidir sobre impeachment

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento (julgou inviável a tramitação) a ações que alegavam omissão do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em analisar denúncias de crime de responsabilidade protocoladas na Casa contra o presidente da República, Michel Temer. 

Segundo o entendimento adotado pelo ministro nos Mandados de Segurança (MSs) 34929, 34970 e 35090, trata-se de assunto interna corporis, não cabendo ao Judiciário intervir no caso, sob pena de contrariar o princípio da separação dos Poderes.

O inferno das falsas bondades por Fábio Campos

Reforma Política não avança na Câmara dos Deputados (Foto: Divulgação)
Entre a tarde e a noite de ontem, pacientemente, assisti pela TV da Câmara dos Deputados boa parte da sessão plenária que discutiu os pontos da reforma política para 2018. A votação prometia se estender. O primeiro item para posicionamento dos deputados já dizia muito da falta de consenso: decidir no voto a ordem dos itens que seriam postos em votação.

23 de agosto de 2017

TCE mantém postura cautelosa na absorção do TCM

Presidente do TCE, conselheiro Edilberto Pontes (Foto: Fábio Lima)
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) tem adotado postura mais cuidadosa desde que a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) foi publicada no Diário Oficial, na última segunda-feira (21/08). O jornal O POVO apurou que o órgão não quer apressar a transição e correr o risco de ter os trabalhos suspensos por nova liminar do Supremo Tribunal Federal (STF).

22 de agosto de 2017

Estudante altaneirense registra encontro com Lula em Lagarto-SE

“Cite um governo que mais investiu em políticas sociais que o governo Lula e falhe miseravelmente! Cite quem tirou o Brasil do mapa da fome e levou saúde e educação para as regiões mais pobres do país. Foi o governo Lula que deu oportunidade ao filho do pobre ser Doutor e se isso não merece sua gratidão, no mínimo merece seu respeito!”

O depoimento da estudante altaneirense Ana Flávia Lima, era similar ao de muitos jovens presentes ao evento em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Sergipe (UFS), no início da tarde de ontem (21/08), no município de Lagarto que abriga o campus de Saúde da UFS.

Governistas querem afastar Tasso do comando do PSDB

Senadores tucanos Tasso Jereissati e Aécio Neves em um dos encontros de cúpula do PSDB (Foto: Wilton Junior)
Presidentes interino e licenciado do PSDB, os senadores Tasso Jereissati e Aécio Neves estão em pé de guerra pelo comando da sigla. De um lado, o cearense busca renovar a imagem da legenda, mesmo que contrarie caciques. De outro, o mineiro quer manter aproximação com o governo de Michel Temer. Embora Aécio não tenha se manifestado oficialmente, seus interlocutores já pedem a saída de Tasso da presidência tucana.

Eclipse vira atração no fim da tarde em Fortaleza

Centenas de pessoas foram ver o eclipse na Praia de Iracema (Foto: Fco Fontenele)
O entardecer na Praia de Iracema ganhou um atrativo a mais, ontem. Para visualizar o Sol parcialmente encoberto pela Lua, centenas de fortalezenses foram à orla. Os primeiros sinais do eclipse solar puderam ser vistos perto das 16h35min. O ápice foi pouco depois das 17 horas, com 40% do Sol encobertos pela Lua.

21 de agosto de 2017

Professor altaneirense é Campeão na II Corrida das Escolas Públicas Estaduais do Ceará

O professor altaneirense Bilica Demones sagrou-se Campeão da II Corrida das Escolas Públicas Estaduais do Ceará, realizada na manhã de ontem (12/08) em Fortaleza.

Bilica correu pela Escola de Ensino Fundamental e Médio Governador César Cals, no município de Quixadá, no Sertão Central onde leciona há 7 anos leciona a disciplina de Educação Física.

Estudante altaneirense é vice-campeão na II Corrida das Escolas Públicas Estaduais do Ceará

O estudante altaneirense Ravi Timóteo sagrou-se vice-campeão da II Corrida das Escolas Públicas Estaduais do Ceará, realizada na manhã de ontem (12/08) em Fortaleza. 

Ravi é estudante do Curso Técnico em Redes de Computadores da Escola Estadual de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo, em Nova Olinda e recebeu o troféu da mãos do secretário estadual de Educação Idilvan Alencar (foto).

Alunos e professores de escolas públicas participam de corrida de rua

A corrida uniu alunos e professores e lembrou que a atividade física pode ser aliada do conhecimento (Foto Tatiana Fortes)
Realizou-se na manhã de ontem (20/08) segunda edição da Corrida das Escolas Públicas do Ceará. A  competição de cinco quilômetros concentrou cerca de oito mil alunos e professores no aterro da Praia de Iracema. Os escolhidos para competir na orla de Fortaleza representaram todas as 715 escolas da rede estadual. Venceram, antes, corridas nos próprios municípios. 

20 de agosto de 2017

A oposição em busca de um nome no Ceará

Pela primeira vez em décadas, a base aliada do governo definiu chapa para as eleições estaduais antes da oposição no Ceará. Fechando questão na busca pela reeleição de Camilo Santana (PT) ao lado dos irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT), governistas acenderam “sinal amarelo” entre os opositores, que já ampliam articulações de olho em 2018.

No maior bloco de oposição do Estado, PMDB/PSDB/PR, conversas seguem apenas nos bastidores. No centro do impasse, desdobramentos da crise nacional e indefinição sobre se as siglas marcharão juntas ou terão candidaturas próprias. Se faltam nomes definidos, sobram teses diversas sobre qual deve ser perfil do candidato “anti-Camilo”.

19 de agosto de 2017

"O acerto e o erro de Tasso" por Erico Firmo

Tasso Jereissati (PSDB) cometeu um erro em relação ao programa do PSDB que não é novo em sua trajetória. Ele nunca foi propriamente dado a conversar muito, a compartilhar decisões. Sempre foi seu estilo: se estiver em posição de decidir, ele pode até ouvir opiniões. Mas vai resolver conforme sua cabeça. 

No âmbito federal, ele até se contém um pouco, pela própria natureza da arena em que está. Mas se seus pares no PSDB nacional não sabiam disso, a política cearense bem sabe que Tasso, com poder na mão, faz aquilo que acha que tem de fazer, independentemente de opiniões contrárias.

Programa de TV racha PSDB e ameaça presidência de Tasso

O programa nacional do PSDB, veiculado na última quinta-feira (17/08), causou uma verdadeira implosão entre os filiados da sigla que ameaça a permanência do senador Tasso Jereissati (PSDB) na presidência interina do partido. O vídeo de 10 minutos que aponta acertos e erros do PSDB, como aceitar “como natural o fisiologismo, que é a troca de favores individuais e vantagens pessoais em detrimento da verdadeira necessidade do cidadão brasileiro”, dividiu ainda mais a legenda que já vinha rachada nos últimos meses.

18 de agosto de 2017

Promulgada Emenda Constitucional que extingue TCM-CE

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa promulgou ontem (17/08), a Emenda Constitucional nº 92/17, que extingue o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A proposta de autoria do deputado Heitor Férrer (PSB), aprovada em dois turnos pelo Plenário, entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial do Estado.

TJCE aprova alterações no projeto de lei de Organização Judiciária do Estado

Desembargadores aprovaram alterações no projeto de lei atendendo vários setores da sociedade (Foto: Ascom/TJCE)
O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará TJCE aprovou, por unanimidade, na sessão de ontem (17/08) alterações no projeto de Lei de Organização Judiciária do Estado, apresentado à Assembleia Legislativa no dia 4 de julho. O presidente da Corte, desembargador Gladyson Pontes destacou o cumprimento da agenda de encontros e aprofundamento do diálogo com parlamentares, prefeitos, vereadores e vários setores da sociedade, vindo a coletar sugestões que foram avaliadas como aptas a aperfeiçoar o texto original.

OAB vai ao STF para obrigar Maia a analisar impeachment de Temer

A Ordem dos Advogados do Brasil entrou (17/08)  com um mandado de segurança contra o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), devido à sua demora em analisar os pedidos de impeachment protocolados na Casa contra Michel Temer.

A OAB pediu a abertura do processo de Temer em 25 de maio, baseado nas delações da JBS contra o atual presidente. Em 2016, a OAB também apresentou pedido de impeachment contra Dilma Rousseff.

17 de agosto de 2017

Acadêmico ironiza atuação do deputado mais votado em Altaneira

O acadêmico de Direito Eduardo Amorim compartilhou na madrugada de ontem (16/08) postagem do Júlio César Filho sobre o encontro regional do PDT realizado no último sábado (12/08) em São Gonçalo do Amarante.

“Contamos com a presença do nosso pré-candidato à presidência, Ciro Gomes. Ele é, sem dúvida, o quadro mais preparado da política brasileira para tirar o País do atoleiro e colocar a nossa nação no rumo do crescimento sustentável” escreveu o deputado ao compartilhar imagens do encontro.

TRE anuncia extinção de 18 zonas no interior

Plenário do TRE-CE (Foto: Ascon/TRE-CE)
O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) aprovou, por unanimidade, na manhã de ontem (16/08),a Resolução TRE-CE nº 661/2017 que será enviada ao TSE para análise e aprovação do rezoneamento que reduzirá de 123 para 109 o número de zonas eleitorais em todo o Estado do Ceará, sendo que, em Fortaleza, aumentará de 13 para 17 o total de zonas.

16 de agosto de 2017

Tweet de Obama sobre Charlottesville é o mais curtido da história

Um comentário do ex-presidente norte-americano Barack Obama sobre as manifestações de supremacistas brancos em Charlottesville, Virgínia, se tornou o tweet mais curtido da história. 

A primeira de uma série de três mensagens citando Nelson Mandela superou a marca de 3,1 milhões de reações em apoio.

Reajuste de salário de servidores públicos pode ser adiado em um ano

O ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo de Oliveira, anunciou ontem (15/08)) que pretende adiar em 12 meses do reajuste de salário para os servidores públicos do Executivo federal. 

Pelo acordado inicialmente, as categorias teriam aumento a partir de agosto deste ano ou janeiro do ano que vem. O congelamento do reajuste não atinge os militares.

15 de agosto de 2017

Presidentes do TJCE e da Assembleia tratam sobre o projeto da nova Organização Judiciária

Os presidentes Gladyson Pontes e Zezinho Albuquerque trataram do projeto (Foto: Ascon/TJ-Ce)
O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes, esteve reunido ontem (14/08) com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque. Na ocasião, trataram de pontos específicos do projeto da nova Lei de Organização Judiciária do Estado, objeto da Mensagem nº 03/2017, enviada à Assembleia no dia 4 de julho.

Secretário de Governo diz ser favorável a legalização do rateio do Fundef

Apesar do prefeito municipal Dariomar Rodrigues (PT) anunciar que só rateia os recursos do antigo Fundef com decisão judicial em o última instância, o secretário de Governo, professor Claudovino Soares, disse ser favorável a legalização do procedimento.

“Portanto, deixo bem claro que o meu posicionamento na condição de governo é favorável a legalização do procedimento e não a negação de direitos” disse o secretário em comentários na rede social Facebook.

14 de agosto de 2017

Continua indefinido rateio do precatório do Fundef em Altaneira

Professores de Altaneira na Assembleia do SINSEMA (Foto: João Alves)
O Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (Sinsema) reuniu na manhã de ontem (13/08), a classe dos profissionais do magistério em Assembleia Extraordinária com o propósito de mais uma vez debater, analisar e encontrar saída para o embaraço que se gerou com os recursos provenientes do precatório do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Presidente do PDT propõe chapa quase pura no Ceará

O presidente do PDT, Carlos Lupi, anunciou que o partido já tem chapa para as eleições de 2018 no Ceará. 

Em encontro regional do partido em São Gonçalo do Amarante, no último sábado, o dirigente afirmou que a chapa terá Ciro Gomes para presidente, Camilo Santana (PT) para governador e lançará ainda dois candidatos para as vagas no Senado: Cid Gomes e André Figueiredo.

Papa questiona fé de cristãos que consultam horóscopos e cartomantes

O papa Francisco afirmou neste domingo (13/08) que a fé não é uma fuga dos problemas, mas, sim, o que dá sentido à vida. Para Francisco, cristãos que consultam "cartomantes e horóscopos" não tem "fé tão forte".
 
Durante a Oração do Ângelus no Vaticano, o pontífice disse que, quando os fiéis não se "apegam à palavra do Senhor e, para ter mais segurança, consultam horóscopos e cartomantes, a pessoa começa a chegar ao fundo".

13 de agosto de 2017

Ciro diz preferir Alckmin a Doria

Pré-candidato a presidente pelo PDT, o ex-ministro Ciro Gomes disse ontem que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), possui mais “autoridade e legitimidade” do que o prefeito da capital paulista, João Doria (PSDB), para disputar pela Presidência da República.

Em entrevista ao jornal O POVO, Ciro classificou Doria como um “aventureiro” e destacou qualidades pessoais de Alckmin para a disputa. “Acho que ele tem muito mais autoridade e legitimidade, embora eu discorde dele em tudo, do que um aventureiro como o João Doria”, disse Ciro ontem (12/08), durante evento estadual do PDT em São Gonçalo do Amarante.

A eleição que o Brasil terá em 2018 se aprovada a Reforma Política

Uma semana depois da votação que arquivou denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), a Câmara dos Deputados já estava em outra. Desde quarta-feira, 9, a comissão especial da reforma política desenha as próximas eleições, aprovando mudanças como a criação de fundo público bilionário para as campanhas e o controverso “distritão”, que transforma a disputa de deputados e vereadores em sistema similar à majoritária.

12 de agosto de 2017

Cabo Sabino critica oposição no Ceará e elogia Camilo

O deputado federal Cabo Sabino (PR), eleito na aliança com Capitão Wagner (PR) em 2014, criticou a oposição no Ceará e elogiou a gestão do governador Camilo Santana (PT). 

Ele declarou que os adversários do petista estão “adormecidos” e que a “individualidade” tem dificultado as articulações para o lançamento de uma candidatura com musculatura eleitoral de disputa com Camilo.

11 de agosto de 2017

Prefeito de Altaneira pede desculpas por informações equivocadas sobre Fundef de Potengi

O prefeito de Altaneira Dariomar Rodrigues (PT) fez publicar no portal oficial do Município uma Nota de Esclarecimento sobre sua fala na noite da última quarta-feira (09/10) na Tribuna da Câmara Municipal acerca dos recursos provenientes do precatório do antigo Fundef do Município de Potengi.

"Melhor deixar quieto" por Érico Firmo

Em toda crise — ou seja, quase 100% do tempo — a reforma política surge como consenso capaz de solucionar os problemas. Sempre fico preocupado, porque as propostas que aparecem costumam piorar as coisas ao invés de melhorar. 

Quando Eduardo Cunha (PMDB-RJ) presidia a Câmara, foi aprovada regra que livra os partidos de punição em caso de reprovação de contas eleitorais ou de a prestação nem ser apresentada. Só uma amostra do que são capazes quando falam da “solução” reforma política. Mudanças são necessárias, sim. 

Comissão da reforma política adia votação de destaques

Comissão Especial da Reforma Política vota destaques do texto aprovado (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom)
A comissão especial da Câmara criada para analisar a Proposta de Emenda à Constitucional (PEC) 77/03, que propõe mudanças no sistema político-eleitoral brasileiro, adiou para a próxima terça-feira (15/08) a conclusão da votação dos destaques apresentados à matéria.