30 de junho de 2017

TSE confirma registro de candidatura do vereador Adeilton

Sessão Plenária do TSE (Foto:Ascom/TSE)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou ontem (29/06) provimento ao agravo regimental, interposto contra decisão monocrática do relator ministro Luis  Fux que manteve a decisão do TRE-CE confirmando o deferimento do registro de candidatura do atual vereador Francisco Adeilton da Silva (PSD).

"Todo poder emana do mercado" por Eduardo Fagnani

O suposto encontro de Michel Temer com o "rei da Suécia" trouxe-me a lembrança de que o artigo primeiro da Constituição da Suécia determina que "todo o poder provém do povo". Lá, eles levam a sério esse negócio de democracia e Constituição. No Brasil, prevalece o secular cinismo desavergonhado.

Na Constituição de 1934, mesmo com o país submetido aos resquícios da escravidão, as chamadas autoproclamadas "elites" tiveram o despudor de copiar as democracias desenvolvidas e escrever que "todos os poderes emanam do povo e em nome dele são exercidos". O descaramento foi reafirmado na Constituição de 1967, outorgada, pasmem, em plena ditadura civil-militar.

"Colhendo os frutos" por Alberto Villas

Usufruíamos daquelas frondosas árvores durante muito tempo, nossa infância e juventude. Só na minha casa, havia uma parreira carregada de uvas Niágara todo fim de ano, uma ameixeira e duas laranjeiras. Na casa do vizinho, muitas bananeiras, um pé de jambo amarelo e uma goiabeira.

Na chácara de Dona Catarina, em Cataguases, muitos pés de carambolas, de jambo vermelho, de abil, muitos pés de pitanga, jabuticaba, caju, abacate e fruta do conde.

29 de junho de 2017

Vereador Flavio Correia renuncia liderança do Governo na Câmara de Altaneira

O vereador Flávio Correia (Solidariedade) comunicou na Sessão Ordinária de ontem (28/06) que havia renunciado a Liderança do Governo na Câmara Municipal de Altaneira.

No portal do Legislativo Municipal não consta informações sobre a motivação do parlamentar que exercia a função desde o início do mandato do atual prefeito Dariomar Soares (PT).

Altaneira realiza XVII Festival Junino

Inicia hoje (29/06) e segue até o próximo sábado (01/07) no Ginásio Poliesportivo a 17ª edição do Festival Junino de Altaneira como tema “Na roça, na fazenda e no sertão”. O evento é uma promoção do Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, e contará com apresentações das quadrilhas das escolas municipais e disputa da etapa regional com a participação de quadrilhas de 12 municípios da região do Cariri.

A ordem de apresentação foi definida na última sexta-feira (23/06), o regulamento estabelece o tempo de 50 minutos para apresentação.


Temer indica Raquel Dodge para suceder Janot na chefia da PGR

O Palácio do Planalto anunciou que o presidente Michel Temer escolheu a subprocuradora Raquel Elias Ferreira Dodge para substituir o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no comando do Ministério Público Federal. A informação foi divulgada pelo porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, em um briefing à imprensa.

“A doutora Raquel Dodge é a primeira mulher a ser nomeada para a Procuradoria-Geral da República”, afirmou o porta-voz. A indicação de Temer ainda depende de aprovação pelo Senado antes da nomeação.

28 de junho de 2017

MP recorre ao STF contra extinção de zonas eleitorais

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) também ajuizou, no Supremo Tribunal Federal, ação de natureza constitucional, com pedido de liminar, na tentativa de anular as recentes resoluções aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral destinadas a promover a extinção de 72 zonas eleitorais nas capitais e de mais de 900 outras no interior do país.

Rodrigo Janot ajuíza ação no STF contra a lei da terceirização

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a lei da terceirização. Em mais uma ação que contraria o governo Michel Temer, o procurador argumenta que há inconstitucionalidade na recente mudança de regras do mercado de trabalho e pede a suspensão das novas regras. 

A documentação foi recebida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e o ministro Gilmar Mendes será o relator do caso.

27 de junho de 2017

"As próximas horas decisivas" por Henrique Araújo

O futuro de Michel Miguel Elias Temer Lulia, 76 anos, começa a ser medido agora não mais em dias, mas em horas. E as próximas dirão se o presidente do Brasil continua no cargo depois da denúncia apresentada ontem ao Supremo Tribunal Federal pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. 

Temer é acusado formalmente de corrupção passiva. É o primeiro presidente da República a ser investigado por crime cometido no exercício do mandato.

26 de junho de 2017

Altaneirense é destaque em competição internacional de Fisiculturismo

O atleta altaneirense Orlando Saraiva Landim Júnior disputou neste sábado (24/06) o título de Mister Universo na categoria “Mens Sports Model”. O evento WFF International Presentes The Universe Championships 2017 aconteceu no Rio de Janeiro.

Landim é Campeão Norte/Nordeste de Fisiculturismo e disputou o título com atletas brasileiros e representantes da Argentina, África do Sul, Coréia, EUA, Itália e Peru, conquistando a terceira colocação na categoria.

Lucas e Richard vencem quinta etapa do Municipal MTB de Altaneira

Com participação de 29 ciclistas das cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Nova Olinda, realizou-se na manhã de ontem (25/06) na Trilha Sítio Poças a quinta etapa do Quarto Campeonato Municipal MTB de Altaneira.

Richard Soares venceu etapa pelo grupo Local, Luciano Ferreira foi o segundo colocado e Bruno Roberto chegou em terceiro. Os três completaram seis voltas no Circuito de 4,6 Km.

Camilo se reúne com Lula em São Paulo

Após afirmar que Lula é “o grande nome para ser candidato a presidente da República pelo PT e pela esquerda”, o governador Camilo Santana (PT) reuniu-se com o ex-presidente em São Paulo, na última sexta-feira (23/06). Em entrevista ao jornal O POVO, o governador quis dar ares de normalidade ao encontro e pediu: “Não queiram polemizar”.

“Eu fui falar com o ex-presidente, que é uma referência do meu partido, fui lá conversar com ele como tenho conversado com o Ciro”, afirmou, após voo inaugural de São Paulo para o Aeroporto de Jericoacoara. 

25 de junho de 2017

Classificação do grupo Local no Campeonato Municipal MTB de Altaneira

Richard Soares venceu a quinta etapa do Campeonato Municipal MTB de Altaneira, Luciano Ferreira ficou em segundo lugar e Bruno Roberto completou o Pódio. A Classificação do grupo Local ficou assim:

Classificação do grupo Visitante no Campeonato Municipal MTB de Altaneira

O ciclista cratense Lucas de Brito venceu a quinta etapa do Campeonato Municipal MTB de Altaneira, mais uma vez Vanderlei Calista ficou em segundo lugar e Iarbim Sousa ficou em terceiro. Após a quinta etapa a Classificação do grupo Visitante ficou assim: 

Classificação Geral no Campeonato Municipal MTB de Altaneira

Mais uma vez Vanderlei Calixta ficou em segundo lugar na Classificação Geral e ampliou sua liderança do Campeonato. Após a quinta etapa a Classificação Geral no Campeonato Municipal MTB de Altaneira ficou assim:

“Por que Temer ainda não caiu?” por Roberto Amaral

Muitos se perguntam: por que, após tantas denúncias, ditadas e repetidas por fontes as mais diversas, e insuspeitas, como a voz dos ex-sócios, Michel Temer ainda não caiu, quando foi tão fácil depor a presidente Dilma Rousseff?

Como se sustenta um presidente sem apoio no voto, ungido ao poder por um golpe de Estado midiático-parlamentar (onde começa a desmilinguir-se seu mando), e desfrutando do desapreço da população de seu país, de quem foge, acuado, escondido no bunker em que foi transformado o Palácio do Jaburu?

24 de junho de 2017

Ciro ameniza fala de Camilo e volta a criticar Temer

Pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes minimizou ontem fala do governador Camilo Santana (PT) de que o ex-presidente Lula (PT) é “o grande nome” do PT e das esquerdas para ser candidato em 2018. 

Apesar de classificar opinião do petista como “natural”, o ex-ministro insinuou que Camilo teria feito a declaração para evitar polêmicas.

Presidente do Conselho de Ética arquiva pedido de cassação do mandato de Aécio

O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, senador João Alberto Souza (PMDB-MA), informou ontem (23/06) que indeferiu, por falta de provas, o pedido de abertura de processo para cassação do mandato do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). 

De acordo com João Alberto, os membros do Conselho de Ética têm dois dias uteis para recorrer da decisão, desde que tenham apoiamento de, pelo menos, cinco integrantes do colegiado.

23 de junho de 2017

Governo premia Escola Nota 10 e comemora 10 anos do PAIC

O governador Camilo Santana premiou escolas públicas de 180 municípios do Estado e celebrou os resultados dos 10 anos do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic)
Professores e alunos das 265 escolas públicas do Estado que mais se destacaram em 2016 receberam, na manhã de ontem (22/06), no Centro de Eventos do Ceará, o Prêmio Escola Nota Dez. O governador Camilo Santana, acompanhado da vice-governadora Izolda Cela e do secretário da Educação, Idilvan Alencar, entregou as premiações para unidades educacionais de 180 municípios do Estado. O prêmio faz parte do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), que reduziu de 32% para 0,7% o índice de crianças não alfabetizadas na idade certa nestes 10 anos de execução.

22 de junho de 2017

Grupo de Trabalho do TJCE propõe extinção de Comarcas

O relatório final da reestruturação da organização judiciária é apresentado aos operadores do Direito (Foto: Ascom/TJCE) 
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está realizando uma série de apresentações sobre o relatório final do estudo técnico da reestruturação da organização judiciária do Estado. O objetivo é explicar os detalhes do projeto para os demais operadores do Direito e ouvir sugestões e críticas para aperfeiçoá-lo.

Ceará comemora 10 anos do PAIC

Quando, em 2007, o embrião do que hoje é o Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Paic) começou a ser germinado, o entendimento de que se vivia um estado de calamidade na educação ajudou a movimentar as ações que culminaram no projeto que coloca a alfabetização cearense como destaque nacional. 

Esta é a percepção do secretário estadual da Educação, Idilvan Alencar, relembrando que, há dez anos, apenas quatro dos 184 municípios do Estado tinham crianças em níveis adequados de aprendizagem.

"A Rede Paic pelo Ceará" por Izolda Cela

Sim, há muito a comemorar nestes 10 anos de Paic, desde seu início como Programa de Alfabetização na Idade Certa, em 2007. Partimos de uma dramática situação de analfabetismo escolar no Ceará, evidenciada pelas pesquisas realizadas no âmbito do Comitê Cearense pela Eliminação do Analfabetismo Escolar. 

O inaceitável analfabetismo das crianças ao longo do ensino fundamental (sim, elas estavam na escola) tinha conexões com as fragilidades dos processos relativos à alfabetização de crianças tanto nas instituições formadoras de professores quanto na própria escola e suas redes. Somada a isso, a ausência praticamente generalizada de responsabilização nas gestões públicas pelos resultados de aprendizagem.

21 de junho de 2017

Com voto de tucano, Temer sofre primeira derrota no Congresso

Para “surpresa” do governo, como definiu o próprio ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Moreira Franco, a reforma trabalhista não foi aprovada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. 

A derrota de ontem (20/06) por 10 a 9 se consolidou com três votos de governistas: o peemedebista Hélio José (DF), o tucano Eduardo Amorim (SE) e Alencar (PSD-BA).

20 de junho de 2017

TV Alvorada registra visita dos motociclistas de Altaneira à Floriano-PI


A TV Alvorada, afiliada da rede Globo em Floriano-PI veiculou no seu noticiário noturno de ontem (19/06) reportagem sobre a visita dos motociclistas do Cobras Moto Clube de Altaneira à região Sul do Piauí. Confira a reportagem na íntegra:


Alckmin admite saída da base de Temer a qualquer momento

Mesmo após diversas denúncias e escândalos de corrupção no governo, o discurso oficial do PSDB é de que ainda é necessário um “fato novo” para a legenda reavaliar se sai ou fica no governo. Internamente, porém, o debate se torna cada vez mais caloroso.

O governador Geraldo Alckmin afirmou ontem (19/06), em entrevista, que o partido pode deixar a base de Michel Temer a “qualquer momento” e que a sigla não tem compromisso com o PMDB, e sim com as reformas.

19 de junho de 2017

Motociclistas altaneirenses rodam mais de 1.000 km nos Estados de Ceará, Piauí e Maranhão

Anualmente os motociclistas realizam uma viagem de confraternização - foto João Alves
Em comemoração aos 13 anos de fundação do Cobras Moto Clube, um grupo de altaneirenses rodaram de 1.170 quilômetros pelos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, passando por 13 cidades. A viagem para a cidade de Floriano estava programada para o ano passado, mas como não houve consenso em relação a data, o projeto foi adiado para este ano.

TSE lança campanha nas redes sociais para acabar com mitos eleitorais

Com o objetivo de esclarecer questões sobre o processo de votação, opções de voto e o resultado de uma eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou ontem (18/06) em suas redes sociais a campanha Mitos Eleitorais. O primeiro tema a ser abordado na fanpage, no Facebook e no perfil do tribunal no Twitter será "Votar nulo anula uma eleição?".

18 de junho de 2017

Cobras de Altaneira na Barragem de Boa Esperança

Motociclistas altaneirenses na Barragem de Boa Esperança-PI (Foto: João Alves)
No terceiro dia de viagem em comemoração ao 13º aniversário do Cobras Moto Clube de Altaneira, os motociclistas altaneirenses visitaram na manhã de ontem (17/06) a Barragem Boa de Boa Esperança localizada no Município de Guadalupe na divisa dos estados de Maranhão e Piauí. Construída nos governos militares anteriormente, a barragem tinha a designação de Usina Hidrelétrica Marechal Castelo Branco, mas recentemente tem a nomenclatura de Boa Esperança.

17 de junho de 2017

Cobras de Altaneira em Floriano-PI

Motociclistas de Altaneira no portal da entrada da cidade de Floriano-PI (Foto: João Alves)
Portão de entrada para o sul e sudeste do estado do Piauí, o município de Floriano, nasceu às margens do Rio Parnaíba com a antiga denominação de vila da Manga. A cidade foi escolhido como destino dos membros do Cobras Moto Clube para a viagem de comemoração do 13º aniversário de fundação entidade.

Após críticas de FHC, tucanos reavaliam apoio a Temer

Fiel da balança do governo Michel Temer, o PSDB segue em dividido e pode reavaliar nos próximos dias se fica ou deixa a gestão do PMDB. O partido já havia deliberado pela permanência na base na última terça-feira (13/06), mas pode mudar de posição após falas de caciques tucanos.

Entre o discurso da “responsabilidade com o País” e a dificuldade de defender um governo impopular e investigado por graves denúncias de corrupção, a legenda segue em alerta e já tem nova reunião marcada na próxima semana para discutir os “fatos novos”.

16 de junho de 2017

AMB contesta decisão do TSE de extinguir zonas eleitorais

Associação dos Magistrados Brasileiros protocolou nesta sexta-feira (16/06), no Supremo Tribunal Federal, ação de inconstitucionalidade com pedido urgente de liminar, na tentativa de anular as duas resoluções e uma portaria do Tribunal Superior Eleitoral destinadas a promover a extinção de 72 zonas eleitorais nas capitais e de mais de 900 outras no interior do país.

Na petição inicial da ADI 5.730, o advogado da AMB, Alberto Pavie Ribeiro, sustenta que os três atos normativos “padecem do vício de inconstitucionalidade formal, uma vez que estão atribuindo ao TSE uma competência que a Constituição atribuiu ao legislador complementar (artigo 121, caput), qual seja, a de dispor sobre a criação e desmembramento de zonas eleitorais”. O relator é o ministro Celso de Mello.

Cobras de Altaneira na Transamazônica

Membros do Cobras na divisa dos Estados de Ceará e Piauí na BR 230 (Foto: João Alves)
Em comemoração ao 13º aniversário do Cobras Moto Clube de Altaneira 10 de seus membros iniciaram na manhã de ontem (15/06) uma viagem ao município de Floriano no Piauí, na divisa com o Maranhão. Os Cobras estão hospedados no Hotel Rio Parnaíba, onde chegaram por volta das 16h após percorrerem mais de 450Km, sendo que mais de 350 foram rodados na BR 230, também conhecida como a Rodovia Transamazônica.

Líderes tucanos condicionam apoio do PSDB ao governo Temer

Após o PSDB decidir nesta semana manter o apoio ao governo Michel Temer, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador Geraldo Alckmin - dois dos mais importantes expoentes tucanos - reforçaram ontem, em entrevistas ao Estado, condicionantes para continuar na base.

A porta de saída para o PSDB ficou aberta. Para FHC, pesa a sucessão de denúncias contra o governo para mantê-la destrancada Alckmin aponta para a necessidade da realização das reformas e seu êxito. Ambos, no entanto, reforçam que a postura atual do partido não reflete interesses pessoais nem eleitorais.

15 de junho de 2017

Câmara de Altaneira promove audiência pública sobre projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias

Mesa Diretora da Audiência Pública sobre o projeto da LDO (Foto: Júnior Carvalho)
O Poder Legislativo de Altaneira, por meio da Comissão Permanente, promoveu na manhã desta quarta-feira, 14, audiência pública visando apresentar e debater o Projeto de Lei nº 015/2017 oriundo do executivo municipal que dispõe acerca da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2018.

Tasso diz que PSDB não votou para ficar no governo até o fim

O presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissatti defendeu desligamento do Governo (Foto: Givaldo Barbosa)
Em entrevista ao jornal O Globo, o senador e presidente interino do PSDB Tasso Jereissati (CE) disse que houve mudança de discurso pouco antes da reunião ampliada da Executiva do partido na última segunda-feira. Ele afirmou ainda que ninguém votou para ficar no governo até o fim.

14 de junho de 2017

Chuvas não foram suficientes para recarga de açudes no Ceará

Mesmo com as chuvas consideradas dentro da média histórica neste ano, as precipitações foram insuficientes para a recarga das principais bacias do Ceará. O Castanhão, por exemplo, principal fonte abastecedora da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), voltou ao nível de 5,49%, o volume mais baixo desde março deste ano. A situação também preocupa devido à suspensão de liberação de águas do Orós para o açude. Ainda assim, o Governo do Estado garante que há abastecimento para a Capital até meados de 2018.

Após decisão do PSDB, peemedebistas ficam contra afastamento de Aécio

A cúpula do PMDB, partido do presidente Michel Temer, se posicionou contra o afastamento do senador tucano Aécio Neves, determinado pelo ministro Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal (STF). 

O líder do peemedebista no Senado, Renan Calheiros, e o presidente da legenda, Romero Jucá, discursaram contra a medida, um dia após o PSDB decidir que permanece na base do governo.

13 de junho de 2017

"PSDB, Temer e os fatos novos" por Henrique Araújo

Aécio Neves, Geraldo e João Dória em visita a FHC (Foto: Eduardo Enomoto)
Três fatores explicam a permanência do PSDB no governo Temer, decidida ontem em reunião da executiva nacional da legenda após três adiamentos: Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, João Doria, prefeito da capital paulista, e Aécio Neves, senador afastado por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin.

PSDB decide continuar na base de apoio do governo

A alta cúpula tucana reunida para para decidir os rumos do partido (Foto: Pedro Ladeira)
O presidente nacional interino do PSDB,  senador Tasso Jereissati (CE), anunciou na noite de ontem (12/06) que o partido segue na base de apoio ao governo Michel Temer, mas que serão feitas avaliações diárias dos cenários políticos. "Vamos avaliar diariamente. Todos os dias têm surgido fatos novos e vamos estar atentos", disse o senador ao final da reunião da executiva nacional em Brasília, que durou mais de seis horas.

12 de junho de 2017

Justiça determina suspensão de direitos políticos do deputado Paulinho da Força

O deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical (SD-SP), teve os direitos políticos suspensos pela Justiça, por improbidade na utilização dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

De acordo com a representação do Ministério Público Federal (MPF), quando era presidente da Força Sindical, Paulinho contratou a Fundação João Donini sem licitação para dar cursos profissionalizantes a desempregados e pessoas de baixa renda utilizando recursos do FAT.

"O adversário de Lula é o tapete" por Miguel Martins

Líder nas intenções de voto espontâneo, o ex-presidente é ameaçado pela Lava Jato (Foto: Andrei Leonardo)
A resiliência de Lula impressiona. Alvo preferencial da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, o ex-presidente continua a subir nas pesquisas, ao contrário de seus adversários citados em escândalos. Encomendada pela Central Única dos Trabalhadores, a mais recente sondagem do instituto Vox Populi, divulgada na terça-feira (06/06), revela um candidato imbatível tanto no primeiro quanto no segundo turno.

Mulheres participam de ato pelas diretas e por direitos em São Paulo

Mulheres feministas e artistas protestam em São Paulo pelas diretas e por direitos (Foto: Ludmilla Souza)
Os movimentos feministas e mulheres artistas se concentraram desde o início da tarde deste domingo (11/06) no Largo do Arouche, em São Paulo, no ato “Mulheres pelas Diretas e pelos Direitos”. O evento foi convocado pelas redes sociais por entidades feministas e feministas autônomas.

11 de junho de 2017

Por que a vitória no TSE não alivia situação de Temer por Carlos Mazza

Absolvido em julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última sexta-feira (02/06), Michel Temer pode não ter mais que o fim de semana para comemorar a decisão dos ministros. 

Com diversos outros questionamentos “na fila”, vitória na Justiça Eleitoral pode até ter aliviado pressão sobre o Planalto, mas está longe de “livrar” o presidente da crise que ronda o governo.

10 de junho de 2017

Decisão do TSE vai na contramão, dizem especialistas

Tão valorizadas no âmbito da Operação Lava Jato, as delações que já derrubaram ministros e estremeceram a política de pouco valeram no julgamento da chapa Dilma/Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em um movimento oposto às interpretações do juiz Sergio Moro, da opinião pública e até de entendimentos do Supremo Tribunal Federal, a maioria dos ministros da Corte optou por descartar as delações ao avaliar os autos.

Para maioria do TSE, Temer é inocente

Maioria do TSE livrou Temer da cassação e Dilma da inelegibilidade (Foto: Ascom/TSE)
Com o voto final do ministro e presidente da Corte, Gilmar Mendes, o Tribunal Superior Eleitoral livrou a chapa de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) da cassação. O placar estava empatado em 3 a 3 quando Gilmar se pronunciou contrário à condenação da chapa, fechando a votação em 4 a 3 pela absolvição. A decisão do ministro elucida reviravolta no caso. Afinal, foi ele quem, ainda em 2015, pediu a reabertura do processo que já havia sido arquivado.

9 de junho de 2017

Tendência é absolvição da chapa Dilma-Temer em julgamento no TSE

Maioria dos ministros do TSE se posicionou contra inclusão de delação da Odebrecht em processo (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom)
Quatro dos sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devem abrir caminho hoje para a absolvição da chapa Dilma-Temer. A maioria do pleno divergiu do relator Herman Benjamin e se manifestou ontem, informalmente, a favor da retirada das delações do processo de investigação no Tribunal.

O papel de "anti-Mendes" encarnado por Herman Benjamin

O ministro Herman Benjamin é o relator da ação contra a chapa Dilma-Temer no TSE (Foto: Evaristo Sá)
O fato de ser relator do processo que julga a chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já seria suficiente para fazer do ministro Herman Benjamin o centro das atenções do País por esses dias. Adicione-se a isso a retórica irônica e a estratégia de contraposição direta ao presidente da Corte, Gilmar Mendes, e tem-se um personagem ainda mais digno de nota.

8 de junho de 2017

Cearense será peça-chave no julgamento de Temer no TSE

Napoleão Nunes Maia é aposta certa para salvar Temer (Foto: Ascom/TSE)
Um cearense tem sido alvo da observação de políticos ansiosos pela definição do julgamento da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Natural de Limoeiro do Norte, o ministro Napoleão Nunes Maia Filho será o segundo da Corte a votar, logo após o ministro-relator, Herman Benjamim.

7 de junho de 2017

Estudante altaneirense recebe Menção Honrosa da Obmep

A altaneirense Joyce Gomes entrou para a história da Escola de Ensino Fundamental Joaquim de Morais e do Vale do São Romão como a Primeira estudante a conquistar uma Menção Honrosa na Obmep. Joyce conquistou uma Menção Honrosa do Nível 1.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. A Olimpíada acontece em duas fases, e são distribuídas Medalhas de Ouro, Prata e Bronze, Menções Honrosas e Bolsas de Iniciação Científica.