31 de março de 2021

'É mais importante sua vida que o comércio', diz prefeito que viralizou após pai e irmão morrerem de Covid-19

Márcio Melo Gomes, prefeito de Mongaguá, fez um desabafo sobre a pandemia (Foto: Reprodução/Twitter)

Chorando, o prefeito de Mongaguá (no litoral de São Paulo), Márcio Melo Gomes, fez um desabafo que viralizou nas redes sociais ontem (30/03). O prefeito também ganhou destaque na mídia por criticar a antecipação de feriados na capital paulista. Na última semana, o pai e o irmão do prefeito, ambos comerciantes, morrerem de covid-19.

31 anos da Lei Orgânica por Ariovaldo Soares

O vereador Ariovaldo Soares (PDT) é o líder da bancada da minoria na Câmara de Altaneira (Foto: Acervo pessoal) 

Comemoramos 31 anos da Lei Orgânica e recebo, quase que todo os dias, queixas e reclamações dos atendimentos do serviço de saúde municipal. Comemoramos 31 anos da Lei Orgânica e direitos dos servidores estão sendo retirados, na calada, pelo prefeito municipal.

Vereador propõe criação do Dia da Trilha Sítio Poças

Projeto de Lei e justificativas do vereador Ariovaldo Soares (Foto: Reprodução/CMA)

O vereador Ariovaldo Soares apresentou ontem (30/03) Projeto de lei na Câmara Municipal de Altaneira propondo a criação do Dia da Trilha Sítio Poças, com objetivos estabelecer uma data para comemorar a iniciativa dos proprietários da área, com a participação de estudantes, professores, esportistas e ambientalistas, sensibilizar os altaneirenses e visitantes da necessidade de se preservar um espaço de mata nativa nas proximidades do centro da cidade, estimular e apoiar o crescimento do turismo ecológico e os esportes de aventura e proporcionar alternativas para os estudantes da rede municipal de ensino trabalhar temas ligados ao meio e ao esporte.

Estudantes manifestam por "vida, pão e vacina" em Fortaleza

Em dia de ato nacional realizado pela UNE, jovens colocam enorme faixa em avenida de Fortaleza (Foto: Fabio Lima)

Na manhã de ontem (30/03) estudantes e representantes dos movimentos da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), União Nacional dos Estudantes (UNE) e Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) fabricaram e expuseram um cartaz na avenida Washington Soares, em Fortaleza. O cartaz possuía os dizeres: "vida, pão, vacina & educação".

Em crise, Exército, Marinha e Aeronáutica esperam novos comandantes

Para especialistas os atos de Bolsonaro são tentativas de intervenção nas Forças Armadas (Foto: Evaristo Sa)

O presidente Jair Bolsonaro abriu a maior crise de um governo com as Forças Armadas nos últimos 50 anos. Depois de demitir o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo, o chefe do Executivo determinou que os comandantes das FAs deixassem as funções. No Exército, sai do cargo Edson Pujol; na Marinha, Ilques Barbosa; e na Aeronáutica, Antônio Carlos Moretti Bermudez. A expectativa é de que os novos ocupantes dos cargos sejam definidos ainda nesta semana, podendo a decisão sair hoje, após indicação do oficialato de cada uma das três instituições.

Brasil bate novo recorde com 3.780 óbitos por covid-19 em 24 horas

 Óbitos pela covid-19 disparam e Brasil se aproxima de 4 mil mortes em 24h (Foto: Reprodução/Tv Globo)

O Brasil bateu um novo recorde de mortes de covid-19 nesta terça-feira (30/3), com 3.780 óbitos registrados nas últimas 24 horas, a maior quantidade observada em toda a pandemia, chegando a 317.646 vítimas perdidas pela doença. Também foram registrados 84,5 mil novos casos, chegando ao acumulado de 12,6 milhões de infectados.

30 de março de 2021

Presidente da Câmara convida para sessão de comemoração dos 31 anos da Lei Orgânica de Altaneira

O presidente Deza Soares também anunciou que fará nova revisão da Lei Orgânica (Foto: Reprodução/WhatsApp) 

O presidente da Câmara Municipal de Altaneira, vereador Francisco Claudovino Nogueira Soares, popularmente conhecido por Deza Soares, lançou na tarde de hoje (30/03) um vídeo convidando a comunidade altaneirense a assistir a Sessão de comemoração dos 31 anos da Promulgação da Lei Orgânica do Município que será realizada amanhã às 09h de forma virtual.

Nove açudes já estão sangrando no Ceará

Observa-se também o crescimento do volume do Castanhão, maior reservatório de água do Estado (Foto: Aurélio Alves)


Quatro açudes  sangraram no Ceará em quatro dias, desde a última quinta-feira, 25, de acordo com dados do Portal Hidrológico do Ceará. Os novos reservatórios a atingir a capacidade máxima são: Quandú (Itapipoca), Tucunduba (Senador Sá), Jatobá (Milhã) e Acaraú Mirim (Massapê). No total, nove reservatórios estão sangrando no Estado e outros cinco estão com volume acima de 90%.

Governadores criticam "crescente onda" de agressões

 

O governador Camilo anunciou que apesar das ameaças os governadores vão "continuar firmes nas medidas necessárias" (Foto: Reprodução/Facebook)

Em carta divulgada ontem (29/03), governadores de 16 estados brasileiros repudiam a "crescente onda" de agressões e notícias falsas cujo objetivo é o de, segundo eles, desestabilizar os estados e "manipular policiais contra a ordem democrática". O documento é veiculado após a presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Bia Kicis (PSL), teorizar que o policial que atirou contra colegas em Salvador o fez por se recusar a "prender trabalhadores", em referência às fiscalizações de estabelecimentos.

Reforma ministerial feita para agradar o Centrão

O presidente Jair Bolsonaro entendeu o recado. E, em apenas um dia, tratou de mudar a equipe ministerial para atender às exigências de quem mencionou “remédios políticos amargos” e alertou para a necessidade de se fazer um “freio de arrumação”, a fim de evitar danos maiores ao governo e ao país. Algumas demissões eram mais do que aguardadas, como a saída de Ernesto Araújo, expulso da Esplanada após entrar em choque frontal com senadores. Também estava prevista uma abertura para o Centrão, que já havia indicado até uma titular para o Ministério da Saúde. Mas outras substituições surpreenderam. Pressionado pelos efeitos políticos de uma pandemia que já matou mais de 300 mil brasileiros, Bolsonaro decidiu trocar não apenas um, mais seis ministros, entre demissões e remanejamentos. Ficou ainda mais ligado ao Centrão e elevou a tensão com os militares.

29 de março de 2021

Bolsonaro troca seis ministros; confira todas as mudanças no governo

As nomeações serão publicadas em edição extra do Diário Oficial da União (Foto: Evaristo Sa)

O presidente Jair Bolsonaro realizou uma reforma ministerial na Esplanada nesta segunda-feira (29/3). A dança das cadeiras envolve a troca de seis ministros, confirmada no fim da tarde pela Secretaria Especial de Comunicação Social. As nomeações serão publicadas em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Mais de 500 idosos já foram vacinados contra a Covid-19 em Altaneira

Apesar das cobranças dos vereadores na Câmara Municipal e de populares nas redes sociais o secretário municipal de Saúde, vereador Junior Paulino, ainda não publicou no portal oficial do Município os dados oficiais da vacinação contra a Covid19 em Altaneira.

75% dos municípios cearense já têm mais vacinados do que casos

Com o avanço da aplicação de doses da vacina contra a Covid-19 no Ceará, 75% dos municípios já possuem mais pessoas imunizadas do que casos confirmados da doença. Conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), dos 184 municípios cearenses, 138 municípios já alcançaram essa proporção de vacinados com relação ao total de pessoas que já tiveram a doença. Desse total, 47 cidades possuem o dobro ou mais da população vacinada com a primeira dose, do que casos de Covid-19.

28 de março de 2021

Governador Camilo diz que sua "consciência está em paz"

Camilo foi às redes sociais defender ações na pandemia (Foto: Reprodução/Facebook)


Em publicação nas redes sociais ontem (27/03) o governador do Ceará Camilo Santana (PT) desabafou sobre críticas diante as medidas de isolamento social e desgastes com negacionistas.
"Esses serão julgados pela história por tanta maldade diante da dor de milhares de famílias. Minha consciência está em paz", citou.

A mudança de postura do presidente da Câmara em relação ao governo agrada parlamentares

A mudança do discurso do presidente Lira agradou a congressistas de diferentes espectros políticos  (Foto: Luis Macedo)


O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), atraiu as atenções ao cobrar competência do governo nas ações de combate à pandemia da covid-19. Conhecido como um habilidoso articulador político, o parlamentar conseguiu reunir em torno de si apoios até mesmo de adversários históricos ao assumir, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o protagonismo da coordenação nacional das medidas de enfrentamento à crise, ante a falta de rumo do Executivo.

“Comitê nacional: o faz de conta de Bolsonaro” por Ana Rute Ramires

 

O presidente Bolsonaro, faz declaração à imprensa após reunião com chefes dos três poderes e seus ministros (Foto: Evaristo Sa)

Apenas quando o Brasil é considerado o epicentro mundial da pandemia, se destacando pela má atuação no enfrentamento da doença, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) achou por bem criar um grupo para estruturar medidas nacionalmente. Antes tarde do que nunca? Sim. É um passo mínimo. Principalmente considerando que Bolsonaro, por vezes, colaborou com o vírus. Mas pouco deve mudar. A criação do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia mais de um ano após confirmação da Covid-19 no País, além de escandalosamente atrasada, visa sustentar uma falsa mudança de postura. Uma resposta superficial à pressão política e ao efeito Lula. Sempre de olho em 2022.

27 de março de 2021

Presidente promulga Lei que garante recursos dos Precatórios do Fundef aos professores

Foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União de ontem (26/03) a promulgação da Lei 14.057/2020 com o dispositivo que garante, pelo menos, 60%, dos recursos do Precatório do Fundef para os profissionais do magistério, na forma de abono.

Governador prorroga por mais uma semana isolamento rígido em todo o Ceará

Camilo Santana e Dr. Cabeto avaliam números da Covid no Ceará  (Foto: Reprodução/Facebook)

As medidas de isolamento social rígido foram prorrogadas no Ceará por mais uma semana Com isso, Fortaleza completará quase um mês sob a vigência da determinação. Governador Camilo Santana (PT) projetou na noite de ontem (26,/03) que, se a tendência favorável for mantida, reabertura gradual poderá ocorrer em 5 de abril. Mas isso dependerá de o comportamento dos indicadores seguir favorável.

Butantan anuncia vacina 100% nacional contra a covid-19

 imunizante desenvolvido pelo instituto foi apresentado pelo governador Dória (Foto: Reprodução/Youtube)

O governo do Estado de São Paulo e o Instituto Butantan anunciaram ontem (26/03), a Butanvac, uma vacina desenvolvida 100% por cientistas do instituto. "Vacina do Brasil é fruto do trabalho da luta e da perseverança", disse o governador João Doria (PSDB).

Brasil bate novo recorde com 3.650 mortes pela covid-19 em 24h

Puxado pelo alto número de mortes pela covid-19 registrado no estado de São Paulo, o Brasil confirmou ontem (26/03) o maior número de vidas perdidas para a doença em apenas um dia. Segundo o Ministério da Saúde, 3.650 famílias perderam um ente querido para a covid-19 nas últimas 24 horas. O número supera o recorde registrado na última terça-feira (23) de 3.251 óbitos.

26 de março de 2021

Médicos cearenses publicam nota cobrando ações urgentes

 

Capa do jornal O Povo da última quarta-feira (Foto: Divulgação/Instagram)

Grupos médicos cearenses, que inclui o Coletivo Rebento, a Associação de Médicas e Médicos pela Democracia e a Rede de Médicos Populares, divulgaram na quarta-feira, 24, uma nota cobrando ações urgentes para o enfrentamento contra a Covid-19. Após o Brasil ultrapassar mais de 300 mil mortos pela doença, o grupo pede "urgente uma saída humanitária" que evite uma futura piora na crise de saúde brasileira.

Queiroga tenta reconectar o Ministério da Saúde à ciência

O ministro Queiroga começou a compor sua equipe com médicos e servidores de carreira (Foto: Dida Sampaio)
 

Em um claro gesto de aproximação com as áreas médica e acadêmica, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, passou o dia de ontem em agenda externa, visitando o Instituto do Coração (Incor), o Hospital das Clínicas e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Isso não impediu, porém, que ele fosse hostilizado pelos estudantes, durante todo o tempo em que permaneceu na instituição. Ainda assim, adotou uma postura conciliadora: disse estar alinhado à ciência e “entusiasmado” para trabalhar por um Brasil melhor.

25 de março de 2021

Vereadores registram derrubado do Precatório do Fundef na Câmara Municipal de Altaneira

Um dos temas mais comentados nas redes sociais nos últimos, a derrubado do veto do presidente Bolsonaro ao dispositivo que trata do rateio do Precatório do Fundef com os professores foi ignorado pela maioria dos parlamentares altaneirenses. Na Sessão Ordinária realizada na manhã de ontem (24/03) apenas os vereadores Ariovaldo Soares (PDT) e Professor Nonato (PT) abordaram o tema.

Governadores pedem auxílio de R$ 600 com mesmos critérios de 2020

 O governador do Ceará, Camilo Santana é um dos signatários da Carta (Foto: Reprodução/Facebook)

Em carta aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o governador do Ceará, Camilo Santana, e mais 15 gestores de estados pedem que o Congresso disponibilize recursos necessários para que os valores da nova rodada do auxílio emergencial sejam superiores aos estabelecidos pelo Governo Federal em medida provisória, de R$ 175, R$ 250 e R$ 375. Eles defendem que a reedição do socorro a vulneráveis na pandemia repita a quantia mensal de R$ 600 e os critérios de acesso adotados nos oito desembolsos feitos em 2020.

Lira faz ameaça velada ao Planalto: "Luz amarela"

O presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira lembrou que “os remédios políticos no Parlamento são conhecidos e são todos amargos" (Foto: Pablo Valadares)

Em discurso duro, que teve o governo como alvo principal, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), avisou ao Executivo que acendeu “a luz amarela” e ressaltou que remédios políticos do Parlamento “são todos amargos, e alguns, fatais”. Ele enfatizou não haver mais espaço para errar.

Brasil ultrapassa a marca de 300 mil mortos por Covid-19


Segundo levantamento do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), o Brasil atingiu, nesta quarta (24/3), a marca de 300.675 mortos pelo novo coronavírus, com o acréscimo de 1.999 fatalidades nas últimas 24 horas. A cifra equivale a toda a população de uma cidade de tamanho médio. Para se ter uma ideia da proporção, o número de brasileiros que perderam a luta contra a covid-19 desde os primeiros meses de 2020 é mais do que a soma dos moradores de Águas Lindas (GO), cidade da região metropolitana de Brasília, que tem, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), 217,6 mil moradores aproximadamente. Com registro de mais 89.414 casos, o acumulado de infectados é de 12.219.433.

24 de março de 2021

300.000. Um absurdo! por Flávio Leandro

O poeta cantador Flávio Leandro defende o isolamento rígido como única medida possível antes da vacina (Foto: Reprodução/Facebook)

Eu não consigo entender o exercício diário da naturalização da morte que nosso país adotou. A que nível de bestialidade chegamos? Fazendo um triste comparativo, meu município tem pouco mais de 30mil pessoas, então são 10 municípios de gente, riscados do mapa.

Em mais um dia de recorde, Brasil registra 3.251 mortes por Covid-19 em 24h

Ontem (23/03) o Brasil superou mais uma vez um preocupante recorde no que diz respeito à pandemia de Covid-19. Pela primeira vez em 24 horas, foram registradas 3.251 mortes em decorrência da infecção causada pelo coronavírus. Esse é o número mais alto já contabilizado nas atualizações diárias desde que a doença chegou ao País.  Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde (MS), nesse mesmo período foram somados novos 82.493 diagnósticos.o mesmo tempo, o Ceará ultrapassou ontem a marca de 13 mil óbitos por Covid-19. Com 178 novas mortes registradas em relação aos dados disponibilizados pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) na véspera, 22, o Estado chegou a 13.048 vítimas da doença. Ao todo, 511.170 casos da doença foram confirmados. As informações foram atualizadas na plataforma IntegraSus às 13h35min.

Bolsonaro muda o tom sobre vacinas: "vamos fazer de 2021 o ano da vacinação"

O presidente afirmou que, até o fim do ano, país terá mais de 500 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 (Foto: Isac Nóbrega)


O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento em rede nacional, na noite desta terça-feira (23/3), e garantiu que o país terá mais de 500 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus até o fim de 2021. "Quero tranquilizar o povo brasileiro e afirmar que as vacinas estão garantidas. Estamos fazendo e vamos fazer de 2021 o ano da vacinação dos brasileiros. Somos incansáveis na luta contra o coronavírus. Essa é a missão e vamos cumpri-la", declarou o presidente.

Fiocruz recomenda isolamento rígido e toque de recolher em 25 estados e no DF

Os cientistas ressaltam que os números elevados "retratam o colapso do sistema de saúde" (Foto: Divulgação/FioCruz)

O nível crítico de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para covid-19 em 25 estados e no Distrito Federal fez a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recomendar a essas unidades da Federação a adoção de medidas urgentes de bloqueio para conter a crise sanitária e o colapso do sistema de saúde, como isolamento rígido e toque de recolher.

23 de março de 2021

Sem ministro da Saúde efetivo, Brasil se aproxima de 300 mil mortes por Covid

Para analistas a indefinição sobre o futuro político de Pazuello atrasa a nomeação de Queiroga (Foto: Reprodução/Facebook)

Anunciado há uma semana como substituto de Eduardo Pazuello à frente do Ministério da Saúde, o médico Marcelo Queiroga só deve tomar posse no cargo na próxima quinta-feira, 25. Sem ministro de fato, a pasta da gestão Bolsonaro enfrenta um vácuo de comando no pior momento da pandemia de Covid-19, quando o País se aproxima rapidamente do patamar de 300 mil óbitos.

Covid-19: empresários, banqueiros e congressistas aumentam pressão sobre o Planalto

 

Oficialmente, o governo não se pronunciou sobre o texto, mas Bolsonaro se negou eventual omissão em meio à crise sanitária (Foto: Evaristo Sa)

A carta elaborada por mais de 500 economistas, banqueiros e empresários, que sugere ao governo uma série de medidas para o combate à pandemia da covid-19, colocou ainda mais pressão sobre o presidente Jair Bolsonaro, já cobrado por governadores, prefeitos e Congresso por mais eficácia do Planalto nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus. O manifesto, divulgado no fim de semana, encontrou eco entre parlamentares, que prometeram reforçar as exigências ao mandatário. Inclusive, questionando a posse de Marcelo Queiroga no Ministério da Saúde.

22 de março de 2021

Cresceu o número de mortes naturais no Ceará em 2020

Puxado pela pandemia de Covid-19, o número total de mortes por doenças e causas naturais diversas no Ceará teve um aumento de 33,1% em 2020. Foram 52.376 mortes não violentas registradas no ano. Em 2019, o número havia sido de 39.342 óbitos. Morreram 13.034 a mais no Ceará em 2020 que no ano anterior, sem considerar as mortes violentas. Os números informados pelo Portal da Transparência - Registro Civil confirmam o impacto negativo da pandemia na saúde dos brasileiros.

Retrocesso no combate à corrupção afasta o Brasil de vaga na OCDE

Eventual proteção jurídica à família do presidente Bolsonaro colocaram o Brasil na mira da entidade (Foto: Marcelo Ferreira)


O governo brasileiro tem sete meses para adotar medidas que endureçam o combate à corrupção. Ao menos esse é o prazo até a próxima reunião de um subgrupo criado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para avaliar a situação do Brasil. Representantes da entidade apontam retrocessos institucionais no ataque às práticas ilegais, desvio de dinheiro e atos que degradam os cofres públicos. A aprovação da Lei do Abuso de Autoridade, o enfraquecimento da Lava-Jato em diversos estados e uma eventual proteção jurídica à família do presidente Jair Bolsonaro colocaram o Brasil na mira da entidade.

21 de março de 2021

Em live com o Blog de Altaneira, deputado Idilvan defende rateio do Fundef a professores, denuncia corte no auxílio emergencial e comenta veto de Bolsonaro a seu projeto

O deputado federal Idilvan Alencar (PDT) foi o convidado da live semanal comandada pelo advogado e blogueiro Raimundo Soares Filho.

O programa semanal "Conversa com", do Blog de Altaneira no Instagram, recebeu na última sexta-feira (19) o deputado federal Idilvan Alencar (PDT). Filho da região do Cariri, Idilvan é servidor público e exerce seu primeiro mandato como parlamentar federal, após ter se destacado como Secretário de Educação do Governo do Ceará e como Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília.

Ciro ironiza inquérito por crítica a Bolsonaro; Camilo defende aliado

Para Ciro o inquérito é algo positivo, pois revela desespero do presidente ante a oposição (Foto: Reprodução/Facebook)

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) deu de ombros para o inquérito instaurado contra ele pela Polícia Federal (PF), assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e pelo ministro André Mendonça (Justiça e Segurança Pública).

A política da morte na condução da pandemia por Henrique Araújo

Para Henrique Araújo o descalabro das trocas sucessivas de ministro da Saúde tem-se um filme de horror (Foto: Reprodução/Facebook)

Aos números: 15 mil mortos por Covid-19 na última semana - 35 mil apenas em março. Ao todo, 290 mil vítimas da pandemia. Média móvel de óbitos num crescendo há quase 20 dias. Parte considerável dessas mortes era evitável caso não houvesse uma política deliberada de disseminação da doença, levada a cabo pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desde março do ano passado. Se é genocídio, se o conceito se aplica, eu não sei. O que sei é que o Governo, e o presidente pessoalmente, se empenharam na ampliação do contágio e na circulação do vírus. 

OAB pede ao STF que obrigue Bolsonaro a comprar vacinas para imunização em massa

 A ação é assinada pelo presidente da entidade, Felipe Santa Cruz, que acusa o governo federal de encarar a vacinação 'mais como um problema do que uma solução' (Foto: Ed Alves)


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar o presidente Jair Bolsonaro a adquirir vacinas suficientes para a imunização em massa da população contra a covid-19. A ação é assinada pelo presidente da entidade, Felipe Santa Cruz, que acusa o governo federal de encarar a vacinação 'mais como um problema do que uma solução', levando a atrasos nas campanhas de imunização e aumento do risco do surgimento de novas variantes no País.

20 de março de 2021

Lagoa Santa Tereza em Altaneira sangra no Dia de São José

Sangradouro da Lagoa Santa Tereza em Altaneira (Foto: João Alves)

O dia mais festejado pelos sertanejos cearenses foi chuvoso. Nas primeiras horas de ontem (19/03), Dia de São José, a Lagoa Santa Tereza no centro da cidade de Altaneira transbordou com um bom volume de água. A “sangria” da Lagoa Santa Tereza é fenômeno aguardado pelo altaneirenses, pois sempre representa a esperança de um bom inverno. 

Governador prorroga por mais uma semana as medidas restritivas no Ceará

A decisão foi motivada pelos índices da pandemia no Estado (Foto: Reprodução/Facebook)

Na noite de ontem (19/03) o decreto que estabelece medidas mais restritivas em todo o Ceará foi prorrogado por mais uma semana pelo governador Camilo Santana (PT). As medidas, que estariam em vigor até amanhã, 21, seguem iguais ao que já está em vigor e passam a valer até o próximo dia 28. O anúncio foi feito após reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, por meio das redes sociais, e ocorreu um ano depois do primeiro decreto de isolamento que fechou comércio e serviços no Estado, em 19 de março de 2020.

Bolsonaro veta projeto do deputado Idilvan Alencar que visa assegurar a estudantes acesso gratuito à internet

O deputado Idilvan acredita na derrubada do Veto (Foto: Reprodução/Instagram)

O presidente Jair Bolsonaro vetou, integralmente, o Projeto de Lei nº 3.477/20, que prevê o acesso à internet, com fins educacionais, a alunos e professores da rede pública de educação. O texto, aprovado em fevereiro pelo Congresso, determina que o governo federal destine recursos para estados e municípios aplicarem em ações que garantam internet gratuita, em razão da adoção do ensino remoto durante a pandemia de covid-19.

19 de março de 2021

Vereador acredita que prefeito de Altaneira descumprirá lei federal

Para Ariovaldo o prefeito conta com a "passividade dos professores" e a "falta de luta" do Sindicato (Foto: Felipe Lima)

Com a derrubada do veto presidencial será acrescentado ao art. 7º da Lei nº 14.057/2020 um parágrafo único com a seguinte redação: “Os repasses de que trata o caput deste artigo deverão obedecer à destinação originária, inclusive para fins de garantir pelo menos 60% (sessenta por cento) do seu montante para os profissionais do magistério ativos, inativos e pensionistas do ente público credor, na forma de abono, sem que haja incorporação à remuneração dos referidos servidores.”

Bolsonaro faz ofensiva no Supremo contra ações restritivas nos estados

O presidente entende que a medidas adotadas configuram estado de sítio (Foto: Evaristo Sá)


Mesmo com quase 290 mil mortos pela covid-19 no país e o colapso do sistema de saúde, o presidente Jair Bolsonaro segue empenhado na luta contra as iniciativas de estados e municípios para tentar conter a propagação do vírus. O chefe do Executivo anunciou ontem (18/03) que ingressou com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender medidas restritivas impostas pelos gestores, entre as quais o toque de recolher, vigente em três unidades da Federação.

18 de março de 2021

Presidente da Câmara de Altaneira “enfatiza” ações da Saúde e Bloco da Minoria renova cobranças


Mais uma vez a pasta da Saúde foi destaque na Câmara Municipal de Altaneira. O presidente da Casa, vereador Deza Soares (PT) usou abriu o expediente da Sessão Ordinária realizada na manhã de ontem (17/03) enfatizando “as ações que o Prefeito Dariomar Rodrigues vem fazendo Junto com o Secretário de Saúde, no sentido de conter os avanços do corona vírus”.

Depois de mais de uma década, professores devem receber precatórios do Fundef

O deputado Idilvan Alencar foi um dos articuladores da aprovação do projeto e da derrubada do veto (Foto: Pablo Valadares)

A decisão de ontem (17/03) do Congresso Nacional que culminou com a derrubado do veto 48/2020 do presidente Jair Bolsonaro sobre dispositivo que autorizava a distribuição dos recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (antigo Fundef) contou com a forte a articulação do deputado Idilvan Alencar do PDT cearense.

Manifestos pró e contra Bolsonaro expõem divisão entre médicos no Ceará

Segundo Roberto da Justa maioria dos médicos cearenses é contra Bolsonaro (Foto: Fco Fontinele)


Lançados nos últimos três dias, manifestos pró e contra Jair Bolsonaro assinados por médicos cearenses expõem divisão da categoria no Ceará, na esteira do agravamento da crise causada pela pandemia de Covid-19. 
Um desses documentos, que se posiciona contra as políticas negacionistas do Governo Federal e a favor da vacinação em massa, já soma quase mil assinaturas de profissionais da área.

Congresso derruba veto do Precatório do Fundef

O senador Rodrigo Pacheco conduziu a sessão do Congresso Nacional que derrubou os vetos presidenciais (Foto: Pablo Valadares)

O Congresso Nacional rejeitou ontem (17/03) vetos presidenciais a diversos projetos de lei, dentre eles os dispositivos que estabeleciam regras para o pagamento de precatórios federais. Com a derrubada do veto, Estados e Municípios ficam obrigados ratear com os professores e professoras 60% dos recursos obtidos em ações relacionadas aos repasses do antigo Fundef.

Queiroga prega distanciamento e uso de máscara, mas foge de medidas mais restritivas

O novo ministro da Saúde também enfatizou o diálogo com governadores e prefeito como medida para reduzir o número de mortes (Foto: Evaristo Sa/AFP)

Apesar de ter enfatizado que pretende seguir a cartilha do governo no combate à pandemia, o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pregou o distanciamento social e o uso de máscara (medidas de segurança ignoradas pelo Planalto), mas evitou citar termos como lockdown, constantemente criticado pelo presidente Jair Bolsonaro. 
Queiroga visitou ontem (17/03) a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

17 de março de 2021

Mais uma altaneirense aprovada para Direito na URCA

Tereza Jamille fez sua preparação para o vestibular em casa (Foto: Arquivo Pessoal)

A estudante Tereza Jamille da Silva Sousa conseguiu um feito para poucos. Egressa da Escola Pública, a altaneirense foi aprovada para o Curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA). Jamille é filha do servidor municipal Manoel de Sousa, mais conhecido por Nésio e da dona de casa Kelma.

Ceará recebe mais de 187 mil doses da CoronaVac. Altaneirenses cobram transparência

Ceará recebe nesta quarta-feira, 17, mais 187.400 doses da vacina CoronaVac/Butantan, anunciou o governador Camilo Santana (PT) no início desta tarde pelas redes sociais. O novo lote foi confirmado pelo Ministério da Saúde, e será o nono lote de vacina CoronaVac que chega ao Estado. Segundo o chefe do Executivo, após a chegada dos imunizantes, parte das vacinas serão encaminhadas para os municípios do interior por meio da logística de distribuição do governo estadual.