30 de setembro de 2014

Prefeito e ex-prefeito promovem primeiros atos de campanha nas ruas de Altaneira

Delvamberto e Dariomar lideram moteada nas ruas da cidade (Foto: João Alves)
O último domingo (28/09) em Altaneira foi marcado pelos primeiros atos de campanha nas ruas da cidade, uma vez que o pleito estava resumido a visitas domiciliares e pequenas caminhas isolados do prefeito, vereadores e secretário.

Presidente da Associação Universitária cobra informações sobre Programa Bolsa Universitária

Quase dois anos após a suspensão do pagamento do Programa Bolsa Universitária o presidente da Associação dos Universitários de Altaneira (AUNA), Claudio Gonçalves, usou a rede social Facebook para cobrar informações ao Governo Municipal sobre a não execução orçamentária.

“Foi orçamentado no ano de 2013 o valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil) para instalação e manutenção do Programa Bolsa Universitária para o ano de 2014, porem até agora não tivemos nenhuma informação convincente sobre a não execução deste orçamento” cobrou Claudio ao compartilhar postagem do Blog da Câmara Municipal de Altaneira.

Após algumas justificativas e tentativas de desvio de foco por alguns navegantes o presidente da AUNA volta a criticar o grupo.

“Estranho que sempre que alguém quer receber alguma informação desta administração vem sempre o mesmo grupo com criticas à pessoa que indaga e dificilmente esclarecem ou dão a informação desejada pelo cidadão” criticou Claudio.

O servidor Edycler Jefferson compartilhou endereço de postagem do Blog de Altaneira com a seguinte mensagem: “Tuas indagações já foram respondias cara, ta no BA...”

O prefeito Delvamberto Soares respondeu as indagações alegando falta de recursos e impedimentos eleitorais. “Fácil de responder no ano de 2013 não pagamos por falta de recursos tinham duas opções pagar a bolsa ou o transporte universitário, em 2014 tínhamos os recursos mas fomos aconselhados a não pagar por ser ano eleitoral o que poderia nos trazer problemas com a justiça.”, disse o prefeito.

O secretário municipal de Administração e Finanças, Ariovaldo Soares, lembrou que o orçamento municipal é apenas peça de previsão de receitas e despesas, não imperativo a sua execução.

“Tem ainda o chefe do executivo o poder de executar determinada parte ou não. o fato de ali ter previsão de determinada despesa, por si só, não garante sua execução, ressalvadas aquelas constitucionalmente declaradas”, disse.

Givanildo Gonçalves transcreve texto de uma decisão do ministro Dias Toffoli e cita como fosse mandamento constitucional.

“Para os ignorantes no assunto, o prefeito tinha e tem todo o direito de manter os programas sociais, tendo em vista o que se diz na nossa Constituição Federal...”

Continua

“Tendo em vista o que determina a Constituição Federal, a alegação, por parte dos defensores do poder público, torna-se inválida para tal fim. Assim sendo, justifica-se o presidente da AUNA, cobrar outra justificativa para a não execução do programa Bolsa Universitária e que desta vez, seja convincente”, cobrou Givanildo.

Os dois jovens continuaram as cobranças que foram reforçadas pelo vereador Professor Adeilton “As cobranças dos servidores são legítimas. Por onde andas resposta???”

Sem mais respostas por parte dos agentes do Governo Municipal, o presidente da AUNA foi indagado por que demorou tanto tempo para cobrar a execução dos programas.

Claudio Gonçalves justificou dizendo que tema foi abordado em julho com a diretoria da AUNA e no mês de agosto com os universitários.

“Em reunião discutimos este e outros de interesse da classe universitária Altaneirense. Mesmo já sabendo da fama do atual gestor de não respeitar as leis, particularmente, ainda tinha esperanças de que ele respeitasse o plano orçamentário e o cumprisse”.


Até o fechamento desta postagem nenhum outro universitário, além do presidente da entidade comentou as cobranças, assim como não houve mais explicações por parte dos agentes do Governo Municipal.

"Postura de desesperado", diz Camilo sobre exploração de escândalo

O candidato ao governo pelo PT, Camilo Santana, disse, ontem (29/09), em evento no Marina Park, que tentativa do adversário Eunício Oliveira (PMDB) de relacioná-lo ao chamado escândalo dos banheiros “é postura de desesperado”

Camilo voltou a destacar ter sido isento por órgãos de fiscalização de ter envolvimento com o desvio de verba e disse que Eunício está “usando de má fé, de forma suja e mentirosa”.

Presidente do TJ-CE assume o Governo do Ceará após licença de Cid

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), Luiz Gerardo de Pontes Brígido, assumiu ontem (29/09), interinamente, o cargo de governador do Estado. Ele ficará no lugar de Cid Gomes (Pros) até domingo, dia das eleições.

Cid pediu licença do Governo para poder se dedicar inteiramente à campanha de Camilo Santana (PT), seu candidato à sucessão estadual. 

29 de setembro de 2014

Altaneirenses no Pódio da Maratona MTB de Penaforte

Pódio da categoria Junior da Maratona MTB de Penaforte (Foto: Luiz Carlos)
A equipe Trilha Sítio Poças de Altaneira colocou quatro ciclistas no pódio da Maratona MTB de Penaforte realizada na manhã de ontem (28/09), que contou com a participação de mais de 80 ciclistas dos Estados do Ceará e Pernambuco. 

28 de setembro de 2014

Secretário denuncia desperdício de água em Altaneira

Em um período em que vários municípios cearenses sofrem com a falta de água para o consumo humano e Altaneira sobra desperdício e irresponsabilidade no manejo da água que abastece a cidade.

O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ceza Cristóvão, denunciou o grande desperdício de água sob a responsabilidade da Companhia de Água e Esgotos do Ceará (CAGECE). 

Especialistas discutem razões da desmotivação do eleitor brasileiro

Comparecimento do eleitor brasileiro vinha crescendo (Foto: José Cruz)
Nas últimas eleições presidenciais brasileiras, em 2010, a abstenção eleitoral cresceu pela primeira vez desde 1998. A taxa de 18,12% é inferior à média registrada nos últimos 16 anos (18,53%), mas quebrou a tendência de comparecimento eleitoral crescente que o Brasil vinha experimentando nas décadas anteriores.

27 de setembro de 2014

Juiz determina que a presidente da Câmara efetue pagamento do subsídio do Secretário Deza

O Juiz de Direito respondendo pela Comarca Vinculada de Altaneira, Dr. Antônio Vandemberg Francelino Freitas, deferiu Liminar em Mandado de Segurança impetrado pelo secretário municipal de Educação, Deza Soares, determinando o imediato pagamento dos subsídios como vereador.

A decisão do Magistrado tem fundamentação na Lei Orgânica do Município que assegura o direito ao vereador licenciado para assumir as funções de secretário municipal optar pela remuneração dos subsídios do Legislativo. 

Ministro do TSE defere registro do Deputado Roque

O ministro do TSE Henrique Neves da Silva, deferiu, de forma monocrática, na tarde de ontem (26/09) o registro de candidatura do deputado estadual Sineval Roque (Pros).


O deputado interpôs recurso contra o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará que julgou procedente a impugnação proposta pelo Ministério Público Eleitoral e indeferiu seu pedido de registro de candidatura ao cargo de deputado estadual nas Eleições de 2014, em razão da inelegibilidade prevista no art. 1º, I, p, da Lei Complementar nº 64/90, ou seja doação de campanha acima do limite legal.

Dilma abre vantagem no 1º turno e lidera no 2º turno segundo Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada na noite de ontem (26/09) mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem agora 13 pontos percentuais de vantagem sobre Marina Silva (PSB) no primeiro turno da corrida presidencial. A atual presidente e candidata à reeleição tem 40% das intenções de votos, contra 27% da segunda colocada. Na terceira colocação, permanece Aécio Neves (PSDB), com 18%.

Desde a semana passada, Dilma avançou três pontos percentuais no Datafolha. Ela tinha 37% na pesquisa anterior. Marina perdeu os mesmos três pontos. Ela tinha 37%. Aécio, que aparecia com 17%, oscilou positivamente um ponto.

A petista venceria também no segundo turno se a disputa fosse hoje entre ela e Marina. A presidente aparece também na frente no segundo turno, pela primeira vez nesta série do Datafolha.

Agora, a presidente aparece com 47%, contra 43% da candidata do PSB. Na semana passada, a simulação de segundo turno entre as duas registrava Marina com 46% contra 44% de Dilma. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV) alcançaram 1% cada. Zé Maria (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) não pontuaram. Juntos, somam 1%. Votos brancos e nulos somam 5%. Indecisos são 6%.

A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo. O Datafolha ouviu 11.474 pessoas em 402 municípios do Brasil entre os dias 25 e 26 de setembro. O número do registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-00782/2014.

Com informações O Povo Online

26 de setembro de 2014

Registrada Chapa única nas eleições do SINSEMA

O presidente da Comissão Eleitoral do do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (SINSEMA), Francisco Gutemberg Estevão divulgou na tarde de ontem (25/09) comunicado informando o registro de uma chapa para concorrer ás eleições do próximo dia 09 de novembro.

A única chapa registrada tem a frente os atuais dirigentes da entidade Lucia Lucena para presidente, José Evantuil para Secretário Geral e a ex-secretária de municipal de Educação, Tereza Leite, Secretária de Finanças.

Partidários de Eunicio e Camilo acreditam na vitória em primeiro turno

Segundo a expectativa de integrantes das campanhas de Eunício Oliveira (PMDB) e Camilo Santana (PT), os dois serão eleitos ao governo já em 5 de outubro. “Nossa certeza é que ganharemos no primeiro turno, com muito trabalho, sem soberba”, disse ontem o presidente estadual do PT, Francisco de Assis Diniz. 

É a mesma expectativa de Gaudêncio Lucena (PMDB), coordenador-geral da campanha de Eunício. “Nós não trabalhamos com a hipótese do segundo turno. Principalmente dentro das perspectivas atuais, que apontam nossa vitória em primeiro turno”. 

25 de setembro de 2014

Ibope aponta empate técnico entre Eunício e Camilo

Pesquisa Ibope divulgada ontem (24/09), encomendada pela TV Verdes Mares aponta empate técnico na disputa pelo Governo do Estado do Ceará. Eunício Oliveira (PMDB) Eunício obteve 43% de intenções de voto, seguido de Camilo Santana (PT), que alcançou 38%. Eliane Novais (PSB) aparece com 3%. Ailton Lopes (Psol) tem 1%. O Ibope não considera possível afirmar se haveria ou não segundo turno entre os dois candidatos. 

24 de setembro de 2014

Mais da metade dos eleitores ainda não sabe número do seu candidato

Pesquisa O POVO/Datafolha, concluída 17 dias antes da eleição, mostra que 54% dos cearenses com direito a voto em 5 de outubro admitem o desconhecimento sobre a legenda daqueles em quem declaram voto, enquanto 5% pretendem anular o voto, mas não sabem como. E outros 5% até mencionaram o número que achavam ser o de seus candidatos, mas a informação estava errada.

No Ibope, Dilma abre 9 pontos sobre Marina no 1º turno e empata no 2º

Pesquisa Ibope divulgada ontem (23/09) trouxe duas boas notícias para a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT.

Primeira: o levantamento confirma a tendência de ampliação da vantagem de Dilma no primeiro turno, movimento que já havia sido detectado pelo Datafolha na semana passada.

23 de setembro de 2014

Presidente do SINSEMA convoca Assembleia irregular e não divulga o resultado

A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (SINSEMA), professora Maria Lucia de Lucena, baixou Edital de convocação da Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada ontem (22/09), mas não divulgou as decisões adotadas.

Constava como pauta do dia a discussão sobre o art. 48 do Estatuto Social da entidade. O referido dispositivo enumera em seus nove incisos os impedimentos do associado para ser candidato. 

Cid anuncia licença do cargo para se dedicar à campanha

Cid anunciou decisão após solenidade de entrega de viaturas na Capital (Foto: Evilázio Bezerra)
“Nos próximos dias estarei tirando uma licença do governo. Vou me dedicar exclusivamente à campanha para eleição do candidato Camilo”, declarou o governador Cid Gomes (Pros), na manhã de ontem, 22, durante a entrega de viaturas policiais e do Corpo de Bombeiros. Apesar do anúncio de seu afastamento, a Chefia do Gabinete do Governador informou que não foi definido ainda quando e por quanto tempo durará essa licença. 

22 de setembro de 2014

Lindevaldo vence quarta Etapa do Municipal de Ciclismo MTB e assume liderança

Com a participação especial de ciclistas de Assaré, Campos Sales e Crato realizou-se na manhã de ontem (21/09) a quarta etapa do Campeonato Municipal de Ciclismo de Altaneira realizado no Circuito da Trilha Sítio Poças em Altaneira.

A etapa foi vencida por Lindevaldo Ferreira que completou a prova com o tempo 1h.39min.31seg e assumiu a liderança do certame. Higor Gomes ficou em segundo e Luciano Ferreira completou o Pódio. 

Dilma lidera no Ceará

Terceira rodada da pesquisa O POVO/Datafolha revela que Dilma Rousseff (PT) lidera disputa presidencial no Ceará com 58% das intenções de voto. Em segundo e terceiro lugar, respectivamente, Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) “trocaram” eleitores: enquanto a ambientalista caiu seis pontos e hoje teria 18% dos votos cearenses, Aécio subiu cinco pontos e alcança 9%. Com o resultado, o Ceará fica entre os Estados onde Dilma possui maior votação. 

21 de setembro de 2014

Camilo ganha três pontos, Eunício fica estável

A terceira rodada da pesquisa O POVO/Datafolha revela que Camilo Santana (PT) oscilou três pontos percentuais para cima, chegou a 34% e encurtou para sete pontos sua distância para Eunício Oliveira (PMDB) na disputa pelo governo do Ceará. 

O peemedebista se mantém estável na liderança, com 41% e sem qualquer oscilação depois de duas semanas. O crescimento de Camilo ocorreu tirando votos basicamente de Eliane Novais (PSB) e Ailton Lopes (Psol), que oscilaram negativamente um ponto cada e ficaram com 3% e 1%, respectivamente.

20 de setembro de 2014

Quarta etapa do Municipal de Ciclismo de Altaneira será realizada amanhã

Cartaz de divulgação da 4ª. etapa do Campeonato
Será realizada no Circuito da Trilha Sítio Poças em Altaneira amanhã (21/09) a quarta etapa do Campeonato Municipal de Ciclismo de Altaneira na categoria MTB com a participação especial da equipe Beto Ciclo do Crato. 

Roque e Julio Cesar visitam Altaneira

Os deputados Sineval Roque (Pros) e Julio Cesar Filho (PTN) visitaram ontem a cidade de Altaneira no dia ontem (19/09).

Julio Cesar esteve na cidade na manhã e fez uma pequena caminhada no centro da cidade, acompanhado do ex-prefeito Antonio Dorival de Oliveira e do suplente de vereador Antonio Nevoeiro. O deputado foi vice-líder do Governo Cid Gomes na Assembleia Legislativa, mas na sua visita á cidade não usava adesivos da campanha majoritária. 

SINSEMA altera Comissão Eleitoral, mas não explica falhas no Edital

A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (SINSEMA), professora Maria Lucia de Lucena, publicou comunicado na manhã de ontem (19/09) comunicando a substituição de dois membros da Comissão nomeada para conduzir o Processo Eleitoral.

Nos requerimentos dos dois membros renunciantes foram apontadas razões pessoais e sem maiores detalhes foram substituídos. 

19 de setembro de 2014

Candidatos começam a discutir propostas para o Poder Judiciário do CE

Os quatro candidatos ao Governo do Estado começam hoje a se reunir com membros da Associação Cearense de Magistrados (ACM) para discutir as propostas voltadas para o Judiciário. Em meio à tensão que repercute nos poderes Executivo e Judiciário em âmbito nacional - quando o Planalto está vetando proposta do Supremo Tribunal Federal de aumento salarial dos ministros -, o foco dos encontros pode ser resumido em dois pontos a serem abordados, que são as questões orçamentárias e de segurança. O candidato Ailton Lopes (Psol) abre, às 10 horas de hoje, o ciclo de entrevistas na ACM. 

18 de setembro de 2014

Prefeito faz campanha pró-Camilo em Altaneira

O prefeito Delvamberto Soares (Pros) decidiu entrar de vez na campanha de Camilo Santana para o Governo do Estado do Ceará.

Após algumas especulações sobre sua adesão a candidatura do senador Eunicio Oliveira (PMDB), desmentidos e repercussões na imprensa da Capital e um período de ostracismos o prefeito reuniu lideranças políticas e apoiadores e ontem visitou algumas residências na cidade. 

Camilo, Izolda, Mauro e aliados investem em campanha descentralizada

A chapa governista – Camilo Santana (PT), Izolda Cela (Pros) e Mauro Filho (Pros) – vai reforçar a descentralização de sua campanha para cobrir o maior eleitorado possível até 5 de outubro, contando com familiares e aliados que vêm se revezando em atividades na Capital e no Interior.

Nesta semana, os candidatos apoiados pelo governador Cid Gomes (Pros), além de visitarem juntos Beberibe, Caucaia e Juazeiro do Norte, comandaram, individualmente, atos em Fortaleza e cidades próximas. 

17 de setembro de 2014

SINSEMA convoca Eleições para renovação da Diretoria e Conselho Fiscal

A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (SINSEMA), professora Maria Lucia de Lucena, baixou Edital de convocação da Assembleia Geral Ordinária para eleição da nova diretoria e conselho fiscal para o quadriênio  2015/2018.

O edital está assinado com data de 14 de setembro de 2014, mas só foi divulgado na manhã de ontem (16/09). A eleição foi convocada para o dia 09 de novembro e a urna funcionará na sede da entidade. 

Secretário de Educação apresenta resultados na Câmara Municipal

O secretário municipal de Educação, vereador licenciado Deza Soares, compareceu ontem (16/09) na Câmara Municipal de Altaneira para apresentar os resultados da educação no município.

Inicialmente Deza esclareceu que o seu comparecimento era espontâneo, uma questão de transparência, mesmo porque na condição de Presidente em exercício, sempre expôs as contas em dia para fiscalização, usando total transparência e na condição de gestor sempre compareceu a Casa do Povo prestando Contas das ações realizadas na educação, sendo que desta vez, comparecia para relatar os resultados obtidos na pasta. 

16 de setembro de 2014

Aniversário do SINSEMA passa despercebido

Assembléia de Fundação do SINSEMA em 1991 (Foto Nagela Pereira)
O Sindicado dos Servidores Municipais de Altaneira (SINSEMA) fundado em 15 de setembro de 1991 completou ontem (15/09) 23 anos de existência, mas não houve comemoração de tão significativa data. A assembleia de fundação contou com a participação de 172 de servidores municipais, o que representava mais da metade da categoria.

A atual diretoria do Sindicato foi duramente criticada por todos os ex-presidentes em virtude da polêmica decisão de vender a sede própria da entidade, mesmo com atropelos as normas estatutárias e a vários dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Na véspera do aniversário da entidade realizou-se uma Assembleia, mas nada foi divulgado sobre os temas debatidos. Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal realizada hoje (16/09) a histórica data também não foi lembrada.

Há três anos a atual Diretoria do SINSEMA convocou uma Assembleia festiva para o dia 17 às 09h. no Auditório da Secretaria de Assistência Social para comemoração dos 20 anos de fundação da entidade, onde foi oferecido, café da manhã e almoço aos associados e convidados e também foram ministradas palestras sobre temas relacionados ao sindicalismo e organizações sociais.


Prefeito anuncia retorno dos programas sociais do Município

O prefeito Delvamberto Soares (Pros) usou a rede social Facebook para anunciar o retorno dos programas de transferência de renda municipal para o início do próximo ano.

“Só iria tocar nesse assunto após as eleições, mas como já me foi perguntado por dezenas de pessoas e que alguns oportunistas querem aproveitar o momento para aparecer, deixo bem claro que no inicio do ano voltaremos com os programas Cartão Mãe e Bolsa Universitário” escreveu o prefeito. 

Uma menina/mulher "diferente"

Reproduzimos a seguir um dos mais brilhantes relatos de história de vida. A professora Heloisa Bitu em uma simples atualização de status da rede social Facebook conseguiu resumir quase toda a sua existência nesse mundo chamado Altaneira.

Heloisa inicia seu relato falando da experiência por conta do Curso de Condutores de Trilhas que está participando em parceria Rede de Educação Cidadã – RECID e Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo.

Vamos ao relato:

Lula afirma que Marina quer "terceirizar" a Presidência da República

Lula em Ato em Defesa do Pré-sal, da Petrobrás e do Brasil, realizado no Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Stuckert)
Em tom de campanha e de crítica à candidata Marina Silva, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou às origens e se juntou, em um ato em frente à sede da Petrobras, no centro do Rio, a petroleiros e outros sindicalistas para defender o pré-sal contra o que consideram ataques da oposição. Apesar de dizer que não desejava criticar a ex-colega de partido, Lula atacou o programa de governo da candidata do PSB e afirmou que, se fosse ela, “proibia seus economistas de falar, porque cada um fala mais bobagem que o outro”. 

Para Aécio, Marina Silva é um "PT de roupa nova"

O candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, senador Aécio Neves (MG), disse ontem, em agenda no Espírito Santo, que a candidatura de sua adversária Marina Silva (PSB) representa o "PT de roupa nova". 

Num discurso recheado de críticas a Marina e à presidente Dilma, o tucano disse que é o único que sempre foi oposição "a tudo isso que está aí" e ressaltou os vínculos da pessebista com seu antigo partido. Aécio disse que, se for eleita, Marina vai governar com quadros do PT. 

15 de setembro de 2014

Participantes do Curso Condutores de Trilhas pretendem fundar Associação

Participantes do Curso em um dos módulos na trilha Sítio Poças (Foto: Divulgação)
Com quase 70% da formação em condução de trilhas, turismo comunitário e esportes verticais os participantes curso anunciaram que pretendem fundar uma associação para congregar os condutores e condutoras de trilha em Altaneira. 

Altaneirenses participam do IV Pedal na Caatinga em Ouricuri-PE

Equipe Trilha Sítio Poças em Ouricuri (Foto: João Alves)

A cidade de Ouricuri no sertão pernambucano sediou na manhã de ontem (14/09) o IV Pedal na Caatinga, evento que contou com a participação de 129 ciclistas, vindos de várias cidades dos estados do Ceará, da Bahia, da Paraíba, de Pernambuco e do Piauí. 

14 de setembro de 2014

Estudante altaneirense destaca-se em reunião com Izolda no Crato

Cerca de cinco mil estudantes e educadores lotaram Salão de Eventos do Crato Tênis Clube na cidade do Crato, na manhã de ontem (13/08), para receber a candidata à vice-governadora pela coligação “Para o Ceará Seguir Mudando”, ex-secretária de Educação Izolda Cela (PROS).

Antes Izolda participou de uma caminhada em Juazeiro do Norte e carreata até o Crato, onde estudantes e professores carregavam faixas e bandeiras mostrando apoio à ex-gestora e candidata a vice-governadora.

Empresária ganha bicicleta e faz doação a equipe Trilha Sítio Poças

192 foi o número sorteado (Foto: Paulo Robson)
A empresária e ciclista Manoela Soares foi a ganhadora da bicicleta sorteada na tarde de ontem (13/08) na Trilha Sítio Poças. A ação entre amigos visava a arrecadação de recursos para pagamento da bicicleta do estudante Juliano Silva. Ao total foram arrecadados R$ 1.800,00. 

13 de setembro de 2014

Programação da Festa de Outubro em Altaneira - 2014

Cartaz de divulgação dos festejos
O Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo divulgou ontem (12/09) a programação alusiva aos festejos da padroeira que serão realizados no período de 06 a 15 de outubro. Mais uma vez as apresentações artísticas e culturais serão no Parque de Eventos João de Almeida Braga.

Marina faz Comício em Fortaleza

Marina discursou ao lado de seu vice, Beto Albuquerque, de Eliane Novais e de Geovana Cartaxo (Foto Iana Soares)
O passado de Marina Silva (PSB) no PT foi lembrado ontem pela própria candidata à Presidência durante comício em Fortaleza. Ela disse que se sente “apunhalada” pela sigla e pelo principal líder petista, Luiz Inácio Lula da Silva. “Mesmo aqueles que eu defendi, enfrentando jagunços e poderosos, todas as mentiras que disseram contra eles, eles agora repetem contra mim. Com o mesmo punhal enferrujado, eles me cravam as costas”, esbravejou Marina, em palanque na Praça do Ferreira. 

12 de setembro de 2014

Cid faz adesivaço pró Camilo

Cid Gomes sentou na garupa de bicicleta durante adesivaço (Foto: Tatiana Fortes)
O governador Cid Gomes (Pros) liderou adesivaço no fim da tarde e começo da noite de ontem a favor de seu candidato ao governo, Camilo Santana (PT), no cruzamento das avenidas Domingos Olímpio e Aguanambi, bairro José Bonifácio.

"Marina se faz de vítima" diz Dilma

Dilma reclamou ontem das reações de Marina às críticas (Foto: Alan Marques)
A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, subiu o tom das críticas à sua adversária, a candidata à Presidência pelo PSB, Marina Silva, e disse que ela se faz de vítima no debate eleitoral. Em entrevista coletiva ontem no Palácio do Alvorada, Dilma afirmou que Marina teve toda a sua formação política construída no PT e agora adota discurso que não faz sentido com sua trajetória. 

11 de setembro de 2014

Dilma e Marina empatam no 1º e no 2º turno, diz Datafolha

Gráfico do Datafolha mostra estabilidade nos números (Foto: reprodução) 
Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra empate entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, nos dois turnos da disputa pelo Palácio do Planalto. Nas intenções de voto para o primeiro turno, Dilma tem 36% contra 33% de Marina. Em terceiro lugar, o senador Aécio Neves (PSDB) registra 15% das intenções de voto. 

10 de setembro de 2014

Projeto vai às escolas sensibilizar jovens para o voto

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) lançou ações para mostrar a importância das eleições aos jovens de 16 e 17 anos, para quem o voto é facultativo. O projeto Justiça Eleitoral nas Escolas, realizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), do TRE-CE, promove palestras que buscam expor a importância do voto e as diretrizes das eleições.

“Existe modificação do pensamento eleitoral, em comparação com o eleitorado mais antigo. O jovem está mais agudo e preocupado com relação a suas obrigações eleitorais, além das necessidades e carências sociais”, disse o d diretor da Escola Judiciária Eleitoral, desembargador Francisco de Assis Filgueira. 

9 de setembro de 2014

Líder de quem?

O Regimento Interno da Câmara Municipal de Altaneira, estabelece que as representações partidárias poderão constituir bloco parlamentar e que o bloco parlamentar terá um líder.

Compete ao líder além de outras atribuições regimentais expressar o ponto de vista de sua representação partidária e encaminhar a votação, quer dizer, orientar como deve votar os demais membros da sua bancada. 

8 de setembro de 2014

Altaneirense é Pódio no Desafio MTB de Iguatu

O ciclista altaneirense Lindevaldo Ferreira conquistou mais um Pódio para a equipe de Ciclista da Trilha Sítio Poças, desta vez foi segundo lugar na categoria Junior, no 1º Desafio MTB de Iguatu realizada na manhã de ontem (07/09).

Lindevaldo foi superado apenas por Gabriel Giolo da equipe de Beto Ciclo do Crato. Higor Gomes estava na terceira colocação, mas na última volta furou o pneu e ficou fora do Pódio. Juliano Silva decepcionou mais uma vez e completou apenas três voltas. 

"Eleição boa é eleição acirrada" diz Eunício Oliveira

O primeiro final de semana de campanha, após a divulgação da pesquisa O POVO/Datafolha que mostrou queda na vantagem de Eunício Oliveira (PMDB) sobre Camilo Santana (PT), teve, de um lado, o peemedebista reforçando críticas à atual gestão para manter a dianteira adquirida e, de outro, o petista fortalecendo campanha no Interior e na Capital para manter o ritmo de crescimento em busca de um segundo turno. “Eleição boa é eleição acirrada”, disse Eunício em encontro com a militância.

7 de setembro de 2014

Prefeito reúne secretários, vereadores e apoiadores para mobilização da campanha

Prefeito, vice, primeira dama, secretários e vereadores no encerramento do Encontro (Foto: João Alves)
Na noite de ontem (06/09) o prefeito Delvamberto Soares (Pros) realizou o primeiro encontro político para apresentar seus candidatos nas eleições de outubro, o evento foi realizado no Racho Mandala e contou com significativa participação de lideranças e apoiadores. 

Pesquisa aponta avanço da direita

O brasileiro está mais identificado com ideias consideradas politicamente de direita, segundo pesquisa O POVO/Datafolha. Do ano passado para cá, cresceu a adesão às posturas ideológicas tradicionalmente identificadas com esse campo, ao passo que caiu o apoio a posições de esquerda.

Em novembro de 2013, havia empate técnico: 41% dos eleitores entrevistados tinham inclinação à esquerda ou centro-esquerda, enquanto 39% assumiam posicionamento oposto. Após nove meses, o resultado foi de 45% de apoio a posturas de direita ou centro-direita, enquanto a adesão ao pensamento contrário caiu para 35%. No centro, estabilidade: 20% nas duas pesquisas. 

6 de setembro de 2014

ATEA lança campanha em seis capitais brasileiras

A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA) lançou ontem (05/09) uma campanha de outdoors em que aborda a influência da religião sobre a política. As peças devem ser exibidas em Porto Alegre, Florianópolis, na grande São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Luís e, como todas as nossas atividades, foram financiadas pelas doações de membros e simpatizantes.

PT aponta erros da campanha de Dilma

A um mês das eleições, o comando nacional do PT se reuniu ontem, em São Paulo, para avaliar o cenário para a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Na primeira parte do encontro, setores do partido fizeram críticas à propaganda na televisão de Dilma, às dificuldades de diálogo com os movimentos sociais e de defesa da reforma política após os protestos de junho.