31 de janeiro de 2016

Prefeito convoca aprovados no Concurso Público de Altaneira

Foi publicado no portal do Instituto Consulpan, na manhã de ontem (30/01) o primeiro Edital de Convocação dos candidatos aprovados no Concurso Público de Altaneira. Foram convocados 32 professores e dois motoristas.

Os candidatos convocados deverão comparecer no período de 02 a 04 de fevereiro de 2016, das 07h. às 13h., no Departamento de Recursos Humanos, na sede da Prefeitura Municipal de Altaneira, no centro da cidade, para apresentação e entrega dos documentos necessários.

30 de janeiro de 2016

Saiu a primeira Convocação do Concurso de Altaneira

Foi publicado no portal do Instituto Consulpan, na manhã de hoje (30/01) o primeiro Edital de Convocação dos candidatos aprovados no Concurso Público de Altaneira. 

Foram convocados 32 professores e dois motoristas. 

Confira a relação dos convocados em ordem alfabética:

Justiça Federal bloqueia 60% dos recursos do antigo Fundef em Fortaleza

Em decisão liminar proferida ontem (29/01) o desembargador Élio Wanderley Siqueira do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, bloqueou 60% dos recursos que a União repassou à Prefeitura de Fortaleza, em dezembro do ano passado, como forma de compensar o Município por gastos feitos com o antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental. 

29 de janeiro de 2016

Altaneira receberá quase R$ 200 mil de complementação do Fundeb de 2015

O Fundo Nacional Desenvolvimento da Educação (FNDE) repassou R$ 2,4 bilhões aos entes federativos na última terça-feira (26/01) referentes à última parcela de 2015 e à primeira parcela de 2016 do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). 

Concurso Público de Altaneira é homologado

Foi publicado na edição de hoje (29/01) do Diário Oficial dos Municípios do Estado do Ceará o Decreto de Homologação do Concurso Público que teve seu resultado final divulgado no último dia 12, em publicação no portal da empresa contratada para realização do certame.

28 de janeiro de 2016

TCM aprova contas de Deza na Câmara Municipal

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou na última quinta-feira (21/01) a prestação de contas da Câmara Municipal de Altaneira alusiva ao exercício de 2011 de responsabilidade do vereador Francisco Claudovino Nogueira Soares, mais conhecido por Deza Soares.

O TCM julgou procedente Recurso de Reconsideração interposto pelo contra o Acórdão n° 4596/2015, proferido pela 1ª Câmara da Corte de Contas que havia julgada irregular a referida Prestação de Contas.

Presidente do Sinsema diz que montará grupo para acompanhamento de contas públicas

Lucena em entrevista a TV Verdes Vale (imagem capturada do portal)
Em entrevista a TV Verdes Vales de Juazeiro do Norte a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (SINSEMA), professora maria Lúcia de Lucena, disse que montará um grupo para acompanhamento das contas públicas no Município de Altaneira.

27 de janeiro de 2016

MPCE emite recomendação para combater prática de nepotismo em Araripe


Paço da Prefeitura Municipal do Araripe (Foto de arquivo)
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da Promotoria de Justiça da Comarca de Araripe, emitiu ontem (26/01), recomendação  para combater a prática de nepotismo nos poderes Legislativo e Executivo do município. De acordo com a promotora de Justiça responsável pelo procedimento, Nara Rúbia Vasconcelos Guerra, depois da posse do atual prefeito, que foi eleito em pleito suplementar no dia 06 de dezembro de 2015, a Promotoria de Justiça recebeu reclamações de servidores efetivos que estariam sofrendo perseguição política e também de que estaria ocorrendo a contratação desenfreada de parentes do chefe do Executivo municipal.

Sindicalista ironiza rateio da sobra do Fundeb e cobra progressão

O professor e dirigente sindical Jose Evantuil postou no grupo fechado PROFESSORES DE ALTANEIRA, uma imagem ironizando o rateio da sobra do FUNDEB do exercício financeiro de 2015.

A imagem compartilhada é de uma confraternização de professores em que aparece o em primeiro plano o vereador Deza Soares (Solidariedade) ex-secretário municipal de Educação.

Secretaria de Educação divulga Calendário Escolar 2016

Foi divulgado ontem (26/01) no blog da Secretaria Municipal de Educação o Calendário Escolar da rede municipal para o ano de 2016.

A nota informa que o calendário foi definido em reunião entre o secretário de Educação Dhony Nergino, prefeito Delvamberto Soares e a equipe Gestora da Educação, mas não informa o dia de início do ano letivo de 2016. 

26 de janeiro de 2016

Nível dos reservatórios hídricos de Altaneira ainda é preocupante

Açude da Taboca no Riacho do Felipe em Altaneira (Foto: João Alves)
O Garoto Beleza, João Alves, visitou os principais reservatórios hídricos ao redor da cidade de Altaneira e comprovou que não é só o Açude Pajeú que está com pouco volume de água apesar de mais 200 mm de chuvas apenas no mês de janeiro segundo registro da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

Ano letivo de 2016 tem início nas escolas estaduais

O secretário Maurício Holanda participou da abertura oficial do ano letivo  na EEFM João Nogueira Jucá em Fortaleza (Foto: Bruno Mota)
Teve início, nesta segunda-feira (25/01), mais um ano letivo nas unidades da rede estadual. Em 2016, um dos principais esforços da Secretaria da Educação (Seduc) para efetivar o ensino de qualidade é a expansão do tempo integral para as escolas regulares. Neste sentido, 26 unidades educacionais do Estado passam a contar com esta modalidade, oferecendo atividades aos alunos nos dois turnos.

25 de janeiro de 2016

Altaneirenses pedalam na Chapada do Araripe

Grupo de ciclistas altaneirenses e amigos na entrada da Trilha do Picoto na Chapada do Araripe (Foto: Alan de Sousa)
Um grupo de ciclistas altaneirenses voltaram a pedalar na manhã de ontem (24/01) na Chapada do Araripe em passeio com mais de 100Km para alguns. Uma parte do grupo saiu às 4h da madrugada do Calçadão da praça Manoel Pinheiro de Almeida. 

“É massa, mas é paia” por Henrique Araújo

Praça do ferreira em Fortaleza é um dos símbolos do Ceará (Foto: Divulgação)
O cearense é um bicho massa e paia ao mesmo tempo. Vaia o sol num dia de chuva. É massa. Ri de tudo e na hora errada. É paia.
Faz da gambiarra um passaporte para a felicidade. É massa. Prefere o remendo à solução. É paia.
Adora história de menino pobre que passou no vestibular mais difícil da cidade. É massa. Gosta de se ufanar dos gênios que produz em escala industrial nos colégios particulares. É paia.
Divide a sombra do poste com outra pessoa. É massa. Corta as árvores. É paia.
Segura a porta do elevador pra quem está chegando. É massa. Estaciona na vaga do idoso. Paia.
É banhado(a) e cheiroso(a). Massa. Joga lixo pelo vidro do carro. Paia.
Faz chuva de gliter no Carnaval. Massa. Atira um punhado de maisena no olho. Paia.

24 de janeiro de 2016

Águas das chuvas de janeiro ainda não chegaram no Pajeú

Açude Pajeú com volume de água reduzido em janeiro/2016 (Foto: João Alves)
Apesar de Altaneira registrar quase 180 mm de chuva nos primeiros dias do ano de 2016, as águas ainda não chegarão ao Açude Valério, popularmente conhecido por açude Pajeú, que continua praticamente com o mesmo volume do mês de dezembro de 2015.

Mais de 132 mil agricultores beneficiados no lançamento do Hora de Plantar 2016

O governador Camilo fez a entrega simbólica de sementes para agricultores familiares da região (Foto: Marcos Studart)
O projeto de distribuição de sementes do Governo do Estado foi lançado ontem (23/01), no município de Barbalha com a presença do governador Camilo Santana. Esta é 28ª edição do programa Hora de Plantar, que incentiva o aumento da produção e melhora as condições de vida do homem do campo, com aumento de renda e segurança alimentar. Os produtores lotaram a Ceasa de Barbalha para receber das mãos governador e do secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, as sacas de grãos e as mudas de plantas para o começo do plantio. 

23 de janeiro de 2016

Mais um altaneirense na Federal

O estudante Juan Levi Bantim Soares é o mais novo altaneirense a entrar para uma Universidade Federal. Juan foi aprovado através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o Curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em Juazeiro do Norte.

Juan Levi é filho do prefeito de Altaneira, Delvamberto Soares e da empresária Paula Soares, ainda na infância foi acometido de uma doença rara que retirou parte de sua visão, mas apesar das dificuldades sempre manteve perseverante e concentrado nos estudos. 

Plano Estadual de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti é lançado no Cariri

O governador Camilo prometeu rodar o Ceará para ajudar na mobilização (Foto: João Alves)
A campanha contra o mosquito Aedes aegypti já começou no Cariri. Após o lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti, ontem (22/01), no Centro de Convenções, no município do Crato, o governador Camilo Santana e o ministro da Saúde, Marcelo Castro, saíram a campo na batalha contra o inseto vetor da dengue, chikungunya e zika. “Eu vou rodar o Ceará para ajudar na mobilização. Só é possível com o engajamento de todos. Essa luta ultrapassa questões políticas, partidárias. É uma questão de estado todos participarem dessa mobilização”, reforçou Camilo.

Elogiado por Dilma, Ciro critica governo

Mesmo depois de ser elogiado de forma bem-humorada pela presidente Dilma Rousseff durante o evento do Diretório Nacional do PDT ontem, o ex-ministro Ciro Gomes voltou a criticar, sem poupar, a política econômica do governo. 

"Ela sabe que a minha intenção é a melhor possível. Eu quero ajudá-la", justificou.

22 de janeiro de 2016

Câmara de Altaneira receberá quase um milhão de reais em 2016

Foi publicado na edição de ontem (21/01) do Diário oficial dos Municípios do Estado do Ceará o Decreto Nº. 001/ 2016 que dispõe sobre o Repasse Duodecimal da Câmara Municipal de Altaneira no exercício de 2016.

Duodécimo é o repasse constitucional que o Executivo deve enviar mensalmente para o custeio das despesas do Legislativo, de conformidade com as receitadas arrecadadas no exercício anterior e definido no orçamento anual. 

Quando será homologado o Concurso Público de Altaneira?

Nos últimos dias a administração do Blog de Altaneira tem recebido várias mensagens de candidatos aprovados no Concurso Público para preenchimento de vagas nas diversas secretarias do Governo Municipal sobre a data da homologação do certame, passo que antecede a convocação dos classificados. 

Após prognóstico pessimista da FUNCEME chove em quase todo o Ceará

Chuvas e nevoeiro em Altaneira (Foto: Junior Carvalho)
As precipitações de chuva apresentada nas últimas 24 horas foram as maiores deste ano no Ceará e em Fortaleza, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No Estado, foram registradas chuvas em 146 municípios e a média estadual diária atingiu os 28,9mm.

21 de janeiro de 2016

Prognóstico climático da Funceme mantém tendência da quadra chuvosa dos últimos 4 anos

As análises indicam que existe 65% da probabilidade das chuvas ficarem abaixo da média no Estado (Foto: Marcos Studart)
O prognóstico climático, anunciado na manhã de ontem (20/01) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), mantém a tendência da quadra chuvosa dos últimos 4 anos para os meses de fevereiro a abril de  2016. As análises feitas pelos pesquisadores dos órgãos indicam que existe 65% da probabilidade das chuvas ficarem abaixo da média no Estado – um aumento de apenas 1% em relação a 2015. 

Lula recebe blogueiros em São Paulo

Lula iniciou suas atividades em 2016 com entrevista a blogueiros na sede do Instituto (Foto: Heinrich Aikawa) 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de um café da manhã com blogueiros na manhã desta quarta-feira (20/01), em São Paulo, na sede de seu Instituto. Ao longo de cerca de três horas, Lula falou sobre combate à corrupção, a situação econômica do país e suas sugestões para superar a crise, o momento político da presidenta Dilma e do PT, entre outros temas. 

20 de janeiro de 2016

Obrigações Municipais: TCM divulga calendário e inclui Consórcios

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) divulgou na manhã de hoje (20/01) o calendário de obrigações a serem observadas por gestores municipais no exercício de 2016. Dentre as novidades deste ano estão a recepção de dados contábeis de Consórcios Públicos e o envio mensal de informações sobre a situação patrimonial da gestão municipal, que irão complementar as orçamentárias e financeiras.

FHC diz que Impedimento de Dilma ficou difícil

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou ontem que “ficou um pouco difícil” de o impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) avançar no Congresso.

“Francamente, temos visto que o impeachment encaminhado pelas mãos do presidente da Câmara ficou um pouco difícil. [Já que] Ele próprio vai ser impichado”, disse o tucano, segundo o jornal O Estado de S. Paulo, em referência à possibilidade de o Supremo Tribunal Federal afastar Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara.

TJCE convoca 76 aprovados em concurso de juiz estadual

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) convoca 76 aprovados em concurso público para preenchimento do cargo de juiz substituto do Judiciário. Os convocados vão assumir funções em comarcas do Interior.

A documentação requerida no edital no Edital de Convocação (nº 3/2016) deve ser apresentada até o próximo dia 28/1. A estimativa é que a posse dos novos magistrados seja realizada no dia 25 de fevereiro, em sessão do Pleno do Tribunal de Justiça. 

19 de janeiro de 2016

“O Racismo dos outros de cada dia” por Nicolau Neto

Passou despercebido uma imagem compartilhada pelo professor e secretário geral do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (SINSEMA), José Evantuil e,  que reflete o lado preconceituoso e racista.

Sem grandes alardes, como já era de se esperar em tudo o que é publicado ou compartilhado nos grupos criados na rede social facebook, a imagem foi curtida por poucas pessoas. 

Presidente estadual do PSDB diz que opinião de Tasso é pessoal

As declarações do senador Tasso Jereissati (PSDB) sobre a improbabilidade de que Dilma Rousseff (PT) sofra impedimento incomodaram correligionários. Para o presidente estadual da legenda, Luiz Pontes, Tasso pensa diferente do partido.

Em entrevista exclusiva ao jornal O POVO, publicada na edição de ontem (18/01) das Páginas Azuis, o ex-governador do Ceará e hoje senador admite que o processo de afastamento da presidente não deverá seguir adiante. Tasso também afirma que jamais votaria contra as instituições democráticas.

18 de janeiro de 2016

A Marcha contra Corrupção segue para Nova Olinda

Professora Lucia Lucena carrega faixa da Marcha (Foto: José Evantuil)
Após dois dias em Altaneira a Marcha contra Corrupção e pela Vida seguiu na manhã de ontem (17/01) em direção a cidade de Nova Olinda. Integraram a marcha dirigentes sindicais, representantes do projeto ARCA, servidores municipais e outros voluntários. A presidente do Sindicato dos servidores municipais de Altaneira, professora Lúcia Lucena entrou na cidade de Nova Olinda carregando a faixa da marcha.

Blogueiros repercutem Marcha contra Corrupção em Altaneira

Imagem que ilustra a postagem do Blog A Pedreira (Foto: João Alves)
A Marcha contra Corrupção e pela Vida chegou em Altaneira na sexta-feira (15/01). Os marchantes foram recepcionados na entrada da cidade por um pequeno grupo composto por dois vereadores, dois secretários municipais, um procurador municipal, dirigentes sindicais e de entidades da sociedade civil. 

Para Tasso impedimento de Dilma é improvável

Em entrevista ao jornal O Povo, o senador Tasso Jereissati (PSDB), traça um painel desanimador do atual cenário político. 

O senador descrê de que a presidente Dilma Rousseff (PT) será impedida, seja em votação no Congresso, seja em processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

17 de janeiro de 2016

100 anos de "Seu" Zé Frauzo

José Eufrásio da Silva, popularmente conhecido por “Seu Zé Frauzo” é natural do Crato, mas chegou na antiga Vila Santa Tereza ainda criança.

Nascido em 16/01/1916 filho de Manoel Eufrásio de Santana e Maria Piancó da Conceição o agricultor aposentado Zé Frauzo é pai de nove filhos. 

"Da inflexão conservadora ao golpe de Estado" por Pedro Maciel

Durante a evolução da humanidade as civilizações estão sempre envolvidas num processo dialético de transformações constantes. Não são raras as mudanças estruturais e conjunturais nas sociedades de cada época. Mas algumas vezes a evolução é interrompida por ações nem sempre legítimas, justas ou necessárias, mas que atendem a interesses de grupos derrotados na seara democrática.

16 de janeiro de 2016

Marcha contra a Corrupção chega à Altaneira

Prefeito em exercício, Dedé Pio, parlamentares, dirigentes sindicais e marchantes após a Sessão na Câmara (Foto: João Alves)
A 15ª Marcha contra a Corrupção e pela Vida, promovida pela Ação Cearense de Combate a Corrupção e a Impunidade realizada em parceria da OAB-CE com movimentos da sociedade civil, esteve nos municípios de Antonina do Norte e Assaré chegando em Altaneira na manhã de ontem (15/01). A marcha percorrerá ainda os municípios de Nova Olinda, Crato e Juazeiro do Norte. 

15 de janeiro de 2016

TSE define limites de gastos para Eleições 2016

Tabela disponibilizada pelo TSE com destaque para o Município de Altaneira
Já está disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o detalhamento dos limites de gastos para os cargos de vereador e prefeito nas eleições municipais deste ano. As tabelas com os valores por município estão anexadas na Resolução n° 23.459, situada no link “normas e documentações” das Eleições 2016. 

Ministro da Educação confirma reajuste do Piso salarial do Magistério em 11,36%

ministro da Educação, Aloizio Mercadante, confirmou que piso salarial dos professores terá reajuste de 11,36%. Com isso, o valor passa de R$ 1.917,78, em 2015, para R$ 2.135,64, em 2016. O índice representa um aumento real de 0,69%, considerando a inflação oficial de 10,67%.

Na quarta-feira (13/01), o Ministério da Educação (MEC) recebeu dos estados e municípios pedido de adiamento do reajuste para agosto e que o índice fosse 7,41%. Ao anunciar o valor ontem (14/01), Mercadante ressaltou que a pasta apenas cumpre a lei vigente.

14 de janeiro de 2016

Altaneirenses ocupam mais de 40% das vagas do Concurso de Altaneira

Segundo levantamento realizado pelo nosso colaborador Eduardo Amorim 40,22% dos candidatos aprovados no Concurso Público realizado pelo Governo Municipal são natural ou residem em Altaneira, ou seja dos 87 candidatos aprovados 35 são naturais e/ou residentes de Altaneira. Nas mesmas condições 41 candidatos figuram como classificáveis, podendo ser convocados até o prazo final de vigência do concurso.

TCM recomenda a não realização do Carnaval no interior do CE em 2016

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) recomendou às prefeituras do interior do Estado a não realizar festejos carnavalescos com recursos próprios neste ano de 2016. 

Em entrevista ao jornal  O POVO, o presidente do TCM, Chico Aguiar, afirmou que a recomendação foi no sentido de evitar o uso de receitas públicas com gastos “supérfluos”.

Estados e municípios querem adiar reajuste do piso dos professores para agosto

Estados e municípios querem que o reajuste do piso salarial dos professores seja adiado para agosto e que o índice seja 7,41% e não 11,36%, como prevê a lei. O reajuste, concedido anualmente, é divulgado em janeiro.

A proposta de adiamento está em dois documentos enviados à presidenta Dilma Rousseff, um assinado por dez estados e pelo Distrito Federal, e outro pelas prefeituras representadas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). 

13 de janeiro de 2016

Presidente da Câmara convoca Sessão Extraordinária para receber a Marcha Contra a Corrupção

Edital de convocação da Sessão Extraordinária
A presidente da Câmara Municipal de Altaneira, vereadora Lélia de Oliveira (PCdoB) convocou na última segunda-feira (11/01) Sessão Extraordinária a ser realizada no dia 15 de janeiro de 2016, às 14h, para a recepção e debate sobre Ação Cearense de Combate a Corrupção e a Impunidade. O Edital de convocação foi publicado na edição de ontem (12/01) no Diário oficial dos Municípios. 

CMDCA e gestores ignoram ilegalidades na Posse do Conselho Tutelar

A presidente do CMDCA e os gestores municipais ignoram as ilegalidades apontadas na solenidade de Posse do Conselho Tutelar de Altaneira em postagem publicada aqui e podem comprometer a atuação dos conselheiros.

A primeira ilegalidade apontado se deu em relação a data da Posse que tem previsão na Lei Federal e na Lei Municipal como 10 de janeiro, mas a posse só se deu no dia 11. 

Resultado Final do Concurso de Altaneira (Classificados e Classificáveis)

O Instituto Consulpan divulgou na tarde de ontem (12/01) o Resultado final do Concurso Público de Altaneira. Publicamos  a seguir a relação dos candidatos classificados nos respectivos cargos, bem como os classificáveis.

Comitês da OAB e CNBB fiscalizarão caixa 2 em todos o país durante eleições

Dom Joaquim Giovani (CNBB), Marcus Vinicius (OAB) e Jacinto Reis (MCCE) participam do lançamento da campanha contra o caixa 2 nas eleições (Foto: Wilson Dias)
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) vão instalar comitês em todos os municípios brasileiros para fiscalizar, conscientizar e receber denúncias de cidadãos sobre irregularidades no financiamento de campanhas para prefeito e vereador nas eleições deste ano. 

12 de janeiro de 2016

Com atraso e de forma ilegal novos membros do Conselho Tutelar de Altaneira tomam posse

As novas conselheiras na solenidade de Posse (Foto: João Alves)
Em desrespeito a Legislação Federal e Municipal foram empossados na tarde de ontem (11/01) os novos membros do Conselho Tutelar de Altaneira, que devem cumprir um mandato de quatro anos. A solenidade ocorreu na sede da Secretária Municipal de Assistência Social.

PT e Pros foram os partidos que mais perderam deputados em 2015

A Câmara Federal vai voltar do recesso em fevereiro com composição diferente da que iniciou o mandato no ano passado. No total, 38 deputados trocaram de sigla e vários partidos contam com número de bancada distinto. 

Entre eles, destacam-se o PT e o Pros, que perderam quatro deputados cada. Ao todo, no entanto, o Partido dos Trabalhadores conta com 10 deputados a menos, deixando de ter a maior bancada da Casa, que, agora, é título do PMDB.

MEC quer novo exame para certificação do ensino médio

O Ministério da Educação (MEC) quer um novo exame para a certificação de conclusão do ensino médio. Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser usado com esta finalidade. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a pasta estuda uma forma de melhor avaliar os estudantes.

“Estamos estudando separar os dois públicos, os alunos que estão buscando a certificação  e os que estão tentando o acesso à faculdade”, disse hoje o ministro. 

11 de janeiro de 2016

Conselho Tutelar de Altaneira não foi empossado

O Estatuto da Criança e do Adolescente, com alterações introduzidas pela Lei Federal  nº 12.696/2012, determina que os conselheiros tutelares eleitos para o mandato 2016-2020 deveriam tomar posse ontem (10/01).

Em Altaneira não foi dado os conselheiros eleitos  no final do ano passado em processo unificado e não tão pouco foi apresentada qualquer justificativa para o descumprimento da norma federal. 

"PT e PDT podem ter prioridades diferentes", diz José Guimarães

A pressão do ministro das Comunicações e presidente do PDT Ceará, André Figueiredo, que cobrou apoio do PT à reeleição do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), causou desconforto entre petistas.

“O que é prioridade do PDT não necessariamente é do PT, e o que é prioridade do PT não necessariamente é do PDT”, rebateu, ontem, o deputado federal e líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PT).

10 de janeiro de 2016

Profetas da chuva usam sinais da natureza para fazer suas previsões

Otimista, Renato de Souza mostra caule da embiratanha, planta que o ajuda nas previsões (Foto: Edwirges Nogueira)
A natureza deu sinais diferentes para os profetas da chuva, homens e  mulheres do sertão que fazem previsões para o período das águas no Ceará, que vai de fevereiro a maio. Antônio Lima, de 75 anos, chegou ao 20º Encontro dos Profetas da Chuva, em Quixadá. a 168 quilômetros da capital, Fortaleza, com uma casinha da maria e do joão-de-barro. "Se tiver inverno, a maria-de-barro faz a casa com um material que chuva nenhuma derruba", explica o profeta, mostrando a casa que trouxe como exemplo do que descreve.