31 de março de 2015

25 anos da Lei Orgânica Municipal de Altaneira

Mesa Diretora da Assembleia Municipal Constituinte ladeada pelo vice-prefeito e pelo prefeito municipal (Foto: Nágela Pereira)
Há 25 anos o presidente Assembleia Municipal Constituinte, vereador Raimundo Nogueira Soares, declarava oficialmente promulgada a Lei Orgânica do Município de Altaneira. O ato se deu em Sessão Solene realizada no Salão de Atos do antigo Centro Comunitário de Altaneira onde os vereadores, prefeito João Ivan Alcântara e vice-prefeito Cícero Rufino de Oliveira prestaram o juramento de cumprir as determinações ali dispostas. 

PT lança manifesto e diz que "está sob forte ataque"

O ex-presidente Lula e o presidente do Partido Rui Falcão (Foto: Gabriela Bilo)
O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou ontem (30/03) manifesto, aprovado pelos 27 diretórios estaduais, em que diz “está sob forte ataque”. O documento foi divulgado durante reunião da Executiva do partido, em um hotel da zona sul de São Paulo. A legenda destaca que não é a primeira vez que passa por essa situação e lembra o caso do sequestro do empresário Abílio Diniz, em dezembro de 1989, quando foi acusada pelo ato. O texto diz ainda que "nunca como antes, porém, a ofensiva de agora é uma campanha de cerco e aniquilamento” e que o atual movimento contra o partido busca criminalizá-lo. 

30 de março de 2015

12 anos do Cobras Moto Clube

Chegada dos motociclistas da primeira viagem dos Cobras (Foto: João Eudes)
Motociclistas altaneirenses comemoram hoje (30/03) o décimo segundo aniversário de fundação do Cobras Moto Clube de Altaneira, grupo formado por profissionais liberais, empresários, professores e servidores municipais, que já se aventuraram em duas rodas nas estradas de cinco dos nove estados nordestinos. 

Higor vence segunda Etapa do II Campeonato Municipal MTB de Altaneira

Com a participação especial de ciclistas de Crato, Juazeiro e do italiano Marco Saccon realizou-se na manhã de ontem (29/03) a segunda etapa do Segundo Campeonato Municipal MTB de Altaneira realizado no Circuito da Trilha Sítio Poças em Altaneira.

A etapa foi vencida por Higor Gomes que completou a prova com o tempo 1h.26min.05seg., Luciano Ferreira ficou em segundo e Jonathan Soares ficou na terceira colocação. Nenhum ciclista conseguiu baixou tempo da etapa anterior, mas Higor foi também o campeão geral. 

Escola Santa Tereza desenvolve Projeto de Aprendizagem Cooperativa

Montagem sobre foto da Oficina de História de Vida por Heloisa Bitu
Neste sábado (28/03) a Escola de Ensino Médio Santa Tereza deu um passo importante no desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem Cooperativa. A metodologia é inspirada no Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE), que nasceu em 1994, na comunidade de Cipó, Pentecoste, Ceará a partir da iniciativa de sete estudantes que, fora da faixa etária escolar, passaram a estudar numa casa de farinha de forma cooperativa e conseguiram chegar à universidade. 

29 de março de 2015

A Festa dos Caretas no Calçadão

Com o apoio Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, do Governo do Estado do Ceará e da Fundação Educativa e Cultural ARCA se apresentaram na noite de ontem (28/03) no Calçadão da Praça Manoel Pinheiro de Almeida os grupos de Caretas de Altaneira e o grupo de Dança do São Gonçalo. 

Charge do Ricardo: ...Enquanto isso na Lagoa


Fiéis católicos e os sacrifícios pessoais durante a Quaresma

Jejum, oração e esmola são práticas recomendadas para o período. "É válido se abrir à criatividade e personalizar o jejum", observa o padre Silvio Scopel, da comunidade católica Shalom. 

A prática é mais comum entre os jovens, e a proposta alia os sacrifícios diários à oração e à caridade. “O dinheiro do refrigerante que você deixa de tomar pode ser doado aos mais pobres”, exemplifica. Ainda conforme o sacerdote, o católico vive a penitência para se unir ao sofrimento de Jesus, além de exercer o autodomínio e buscar ser uma pessoa melhor.

28 de março de 2015

O Mundo festeja os 500 anos de nascimento de Teresa D’Ávila

Devotos de todo o mundo comemoram hoje (28/03) os 500 anos do nascimento de Santa Teresa de Jesus ou Santa Teresa de Ávila, como é a "Doutora da Igreja".

A pedido do Superior Geral dos Carmelitas Descalços, o Papa Francisco aceitou que nos dias 27 e 28 todas as comunidades carmelitas do mundo, dediquem uma hora de oração pela paz na Terra.  

Prefeito envia mais um Projeto de Lei dispondo sobre Concurso Público

Foi apresentado na Sessão Ordinária de ontem (27/03), mais um Projeto de Lei de iniciativa do Chefe do Poder Executivo que dispondo sobre a criação de cargos de provimento efetivo e solicitando autorização a realização de Concurso Público, projeto com o mesmo teor foi aprovado em dezembro de 2013 após mais de seis meses de debate.

Nem o portal do Executivo, nem tão pouco o do Legislativo traz informações sobre as motivações que levaram o prefeito a apresentar novo projeto, mas o vereador Professor Adeilton publicou no seu Blog que o projeto cria 21 Cargos e um total de 91 vagas para realização do Concurso, no entanto não está claro se esses cargos e vagas serão somados a Lei anterior. 

Vereadores do Solidariedade lembram 25 anos da Lei Orgânica Municipal

Vereadores Flávio, Edezyo e Deza em Sessão Plenária (Foto: Junior Carvalho)
Os vereadores Flávio Correia e Edezyo Jalled, ambos do Solidariedade, usaram parte do seu tempo na Sessão Ordinária de ontem (27/03) para registrar que na próxima terça-feira (31/03) a Lei Orgânica do Município de Altaneira completa  25 anos de promulgação. 

Filósofo Renato Janine será o novo ministro da Educação

A Presidência da República anunciou ontem (27/03) que o filósofo e professor Renato Janine Ribeiro será o novo ministro da Educação. 

Ribeiro ocupará a vaga deixada por Cid Gomes na semana passada, depois que o então ministro acusou deputados de serem achacadores e oportunistas. 

27 de março de 2015

Aprovadas na Assembleia e na Câmara de Fortaleza moções de repúdio contra Eduardo Cunha

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e a Câmara Municipal de Fortaleza aprovaram ontem moções de repúdios com um alvo em comum: o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB). 

Os textos criticaram a forma como o parlamentar conduziu a sessão do último dia 18 de março, que teve a presença do então ministro Cid Gomes (Pros). Ele foi à Casa para prestar esclarecimentos sobre a acusação, feita no Pará, de que o Parlamento teria de 300 a 400 “achacadores”.

26 de março de 2015

Dantas é o novo presidente do PT de Altaneira

O servidor municipal Antonio Dantas de Sousa foi nomeado pela Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) como novo presidente da Comissão Provisória Municipal.

Dilma se reúne com governadores e promete priorizar obras contra seca

Os governadores nordestinos em reunião com a presidente Dilma no Palácio do Planalto (Foto: Roberto Stuckert Filho)
A presidente Dilma Rousseff (PT) se reuniu, ontem, com os nove governadores do Nordeste, em Brasília, e afirmou que vai priorizar obras federais em andamento, principalmente as que são relacionadas à seca. No Ceará, entra no rol de prioridades, segundo o Governo do Estado, a obra do Cinturão das Águas. Os gestores estaduais, após alinharem a pauta de cobrança em reunião horas antes, cobraram investimentos do Governo Federal. 

Dilma sanciona com vetos lei sobre fusão de partidos

A presidente Dilma Rousseff sancionou com dois vetos a Lei 13.107, que trata da fusão de partidos políticos. O texto estabelece tempo mínimo de cinco anos de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que partidos possam se fundir. A lei e os vetos estão publicados na edição de ontem (25/03) do Diário Oficial da União.

Em caso de fusão ou incorporação, as novas regras determinam que os votos dos partidos que se juntaram sejam somados para definir o acesso a recursos do Fundo Partidário e ao horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. 

25 de março de 2015

Prefeito anuncia Concurso Público para segundo semestre de 2015

Exatos 30 dias após a publicação da Lei que autoriza a contratação temporária de servidores municipais por apenas quatro meses o prefeito municipal, Delvamberto Soares (Pros), anuncia em entrevista que secretários estudam com o Procurador Geral do Município, Dr. Normando José de Sousa, alterações na Lei que autorizou a realização do Concurso Público em Altaneira.

O prefeito cita também que o vereador Deza Soares (Solidariedade) também está contribuindo no levantamento das alterações da Lei. 

Na terra da liberdade, africanos lutam pela tolerância

João Semedo, de Cabo Verde, e Júlio Cambanco, de Guiné-Bissau, estudam na Unilab, em Redenção (Foto: Chico Alencar)
Com o olhar de quem vem de fora, o que é silencioso por aqui se torna evidente. “O brasileiro tem preconceito com ele mesmo, imagina com os africanos”. Vindo de Guiné-Bissau, Júlio Cambanco, 25, mora há quase três anos em Redenção, a cidade que se regozija pelo pioneirismo contra a escravidão nos tempos em que o País era um Império. Na cidade a 63 km de Fortaleza, o trabalho escravo foi oficialmente abolido no primeiro dia de 1883 - à frente, inclusive, da Data Magna do Estado, que completa 131 anos hoje. Os resquícios de discriminação, entretanto, ainda são presentes. 

24 de março de 2015

Altaneirense é segundo colocado na tradicional Corrida Padre Cícero

A equipe de atletismo de Altaneira participou de mais uma edição da tradicional Corrida Padre Cícero realizada no último domingo (22/03) com largada na cidade do Crato e Chegada em Juazeiro do Norte.

O estudante altaneirense identificado apenas por Mateus em segundo lugar da categoria Masculino Infantil e além do troféu recebeu a premiação R$ 70.00 do Governo Municipal de Juazeiro do Norte.

Frentistas decidem hoje se postos abrem durante feriado

De acordo com a legislação federal, os postos de combustíveis desenvolvem atividade típicas de comércio e seu funcionamento em domingos e feriados está submetido ao que dispõe a lei.

Um dispositivo da legislação autoriza a sua abertura, desde que tenha acerto em convenção coletiva, que, conforme o Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado do Ceará (Sinpospetro-CE), expirou em 31 de dezembro de 2014. 

23 de março de 2015

Aécio tentará aproximação com ativistas anti-Dilma

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), avisou a aliados que vai começar a trabalhar para aproximar institucionalmente seu partido dos movimentos que lideram a organização de atos contra o governo da presidente Dilma.

Siglas do campo da oposição já atuam nesse sentido, como o Solidariedade, do deputado Paulinho da Força e o PPS de Roberto Freire.

22 de março de 2015

Charge do Ricardo: Bloco


Cid ganha apoio das redes sociais após episódio

Apesar da perda do cargo de ministro da Educação, após bate-boca na Câmara Federal na última quarta-feira, 18, a imagem do político Cid Gomes, pelo menos nas redes sociais e como efeito imediato, ganhou a simpatia dos internautas (eleitores).

Levantamento realizado pela Bites Consultoria indica que o cearense foi mencionado 78.518 vezes no Twitter, 2.138 vezes em sites de notícias, além de 1.699 menções em blogs e 83 em fóruns abertos. Os números se referem a três dias, entre quarta, 18, e sexta-feira, 20.

21 de março de 2015

Vereador pede cancelamento de licitações na Câmara Municipal de Altaneira

O vereador Deza Soares (Solidariedade) comunicou na Sessão Ordinária de ontem (20/03) que requereu administrativamente a presidente da Câmara Municipal de Altaneira o cancelamento de todos os processos de Licitação na modalidade Pregão em virtude da ilegal nomeação do Pregoeiro. 

Deza cita que não existe lei municipal criando cargo ou função de Pregoeiro e que a designação de uma pessoa para atuar como tal, através de Portaria da presidente da Casa, é uma afronta a legislação e ao plenário do Legislativo.  

Para aliados, Cid Gomes se fortalece para 2018

Para aliados, a saída de Cid Gomes (Pros) do Ministério da Educação (MEC) na última quarta-feira (18/03), deve fortalecê-lo tanto no cenário político local como no nacional.

De acordo com o deputado estadual Wellington Landim (Pros), que estava nas galerias da Câmara durante o bate-boca entre Cid e o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o ex-governador do Ceará se cacifa inclusive para voos maiores em 2018. 

20 de março de 2015

Governador entrega benefícios para famílias do Cariri no Dia de São José

Camilo discurso em Brejo Santo (Foto: Marcos Studart)
O governador Camilo Santana finalizou a agenda do feriado de São José, 19 de março, no município de Brejo Santo, onde participou de uma solenidade para a entrega de vários benefícios aos produtores e agricultores das Regiões do Cariri e Centro-Sul. Dialogando com a população, o chefe do executivo reafirmou o compromisso de trabalhar para os mais necessitados. "Sei da responsabilidade de assumir um governo no quarto ano consecutivo de seca. Mas não tenho dúvida que, com fé em Deus, muita esperança e bastante trabalho, dedicarei minha energia para trabalhar pelos cearenses nos próximos anos. Principalmente para os mais pobres", disse. 

Marta Suplicy avisa que deixará o PT até maio

Com a intenção de disputar a sucessão à prefeitura de São Paulo, a senadora Marta Suplicy avisou ao PSB que se desfiliará do PT até o mês de maio.

A informação foi repassada à cúpula estadual do partido pelo empresário Márcio Toledo, namorado da petista e principal articulador de sua candidatura no ano que vem. 

19 de março de 2015

Direção da Rádio Altaneira FM adverte para não citar nome do prefeito e secretários em programa do Governo Municipal

O presidente da Associação Beneficente de Altaneira (ABA), entidade mantenedora da Rádio Comunitária Altaneira FM expediu ofício ao secretário municipal de Administração e Finanças, Ariovaldo Soares Teles, apresentando algumas advertências a serem adotadas no programa intitulado Altaneira Ações.

Dentre as advertências apresentadas Ofício datada de 18/03/2015, está a de “Não citar os nomes do prefeito e dos secretários ou qualquer agente público”.    

Altaneira realiza 2ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso

Participantes da Conferencia Municipal dos Direitos do Idoso (Foto: João Alves)
Realizou-se na manhã de ontem (18/03) na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social a 2ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso com o tema: “O Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa Por um Brasil de todas as Idades”.  Mais uma vez a abertura dos trabalhos contou com a participação daBanda de Música Oficial de Altaneira Padre Davi Moreira que executou os hinos Nacional, do Estado do Ceará e do Município de Altaneira. 

Cid mantém acusações, desafia Cunha e deixa Governo

O ex-governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), apresentou à presidente Dilma o pedido de demissão do cargo de Ministro da Educação logo após se retirar da sessão geral da Câmara dos Deputados sobre esclarecimentos às acusações de "achaque" por parte de parlamentares ao Governo dilmista.

"A minha declaração na câmara, é obvio que cria dificuldades para a base do governo. Portanto, eu não quis criar nenhum constrangimento. Pedi demissão em caráter irrevogável" comunicou Cid. 

Medidas anticorrupção fortalecem luta contra a impunidade, destaca Dilma

Dilma discursa ao lançar Pacote Anticorrupção (Foto: Roberto Stuckert Filho)
A presidente Dilma Rousseff disse, ontem (18/03), que o pacote anticorrupção enviado pelo governo ao Congresso Nacional permitirá ao Estado ampliar sua capacidade de prevenir e coibir a corrupção, principalmente no que se refere ao combate à impunidade. Durante a cerimônia de anúncio oficial do pacote de medidas anticorrupção, enviado ao Parlamento, a presidente ressaltou que o Brasil precisa afastar o estigma de que o brasileiro quer levar vantagem em tudo. 

18 de março de 2015

OAB apresenta a Dilma propostas de combate à corrupção

O presidente da OAB apresentou itens do Plano de Combate à Corrupção durante encontro com a presidenta Dilma Rousseff (Foto: RafaB)
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apresentou ontem (17/03) à presidenta Dilma Rousseff propostas do plano de combate à corrupção elaborado pela entidade. Entre os itens estão o fim do financiamento empresarial a candidatos e partidos políticos e a criminalização do caixa 2 de campanha eleitoral. As propostas foram apresentadas pela OAB no momento em que o governo se prepara para enviar ao Congresso Nacional um pacote de medidas de combate à corrupção. 

17 de março de 2015

Dilma promete "diálogo humilde e firme"

Dilma por ocasião de pronunciamento no Palácio do Planalto (Foto: Roberto Stuckert Filho)
A presidente Dilma Rousseff (PT) se pronunciou ontem pela primeira vez desde as manifestações do último domingo, 15. A petista defendeu o seu governo, prometeu “diálogo humilde e firme” e acenou com um pacote anticorrupção ainda nesta semana. De acordo com a presidente, a corrupção, tema predominante nos protestos, ‘é uma senhora idosa”, anterior à chegada do PT ao governo.

Para grupos que foram às ruas pedir a saída da presidente, como o Movimento Brasil Livre (MBL), a resposta de Dilma é insuficiente. Coordenador nacional do MBL, Fábio Ostermann afirma que a renúncia é a “única medida cabível”.

O grupo, diz ele, defenderá a bandeira do impeachment em nova manifestação, marcada para 12 de abril. “A conversa é a mesma de 2013. Nada mudou. Não dá para acreditar que ela esteja mais humilde”, critica.

O deputado estadual Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) acredita que, se a presidente realmente quisesse combater a corrupção, já teria feito isso no primeiro mandato. “Há propostas tramitando no Congresso que ela não regulamenta. Em vez de apresentar novas, poderia aproveitar as que já estão aí. O que ela precisa é dar mais liberdade ao Parlamento”, argumenta.

Durante o pronunciamento de ontem, Dilma pediu trégua aos opositores: “Vamos brigar depois, agora vamos fazer tudo aquilo que tem de ser feito pelo bem do Brasil”. No esforço de reduzir o desgaste de sua imagem, a petista também admitiu que pode ter cometido exageros na condução da economia nos últimos anos.

“O governo cometeu um erro no Fies. Passou para o setor privado o controle dos cursos [...]. Isso não é culpa do setor privado. Fomos nós que fizemos isso”, afirmou.

Segundo a presidente, as propostas do pacote anticorrupção seriam as mesmas apresentadas em campanha, nas eleições de 2014. Diante da pressão popular nas ruas no domingo, que surpreendeu tanto o governo quanto a oposição, Dilma terá de apressar a apresentação do projeto, antes prometido para até seis meses após a posse.

De acordo com Sônia Fleury, cientista política da Fundação Getúlio Vargas (FGV), falta liderança no governo. “Eles deveriam apresentar mais claramente as propostas e explicar ao povo quem vai sofrer as consequências da crise”, analisa.

Para Sônia, o pedido de impeachment sem fundamento legal configura um recurso anti-democrático e incitação por intervenção militar, um crime.

“Acho preocupante o fato de que as lideranças de oposição não tenham vindo a público se manifestar contra esse tipo de pedido anti-democrático. Isso é uma conivência silenciosa”, disse.

Gomes de Matos defende-se e diz que isso não existe por parte do PSDB. “Houve infiltrações de pessoas querendo golpe. Não existe no PSDB nenhum desejo desse tipo (de afastar a presidente)”, defendeu.

A pesquisadora da FGV acrescenta que, em vez de intolerância, o momento político pede por cooperação e diálogo entre pessoas com ideologias opostas.

Com informações O Povo Online

Levy Fidelix é condenado a pagar R$ 1 milhão por declarações homofóbicas

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou o ex-candidato do PRTB à presidência da República Levy Fidelix ao pagamento de R$ 1 milhão, em indenização por danos morais, a movimentos ligados à população LGBT (sigla para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros).

A decisão foi tomada com base em declarações feitas pelo então presidenciável durante debate pré-eleitoral transmitido pela Rede Record em setembro do ano passado, quando Levy Fidelix usou expressões como “dois iguais não fazem filho” e “aparelho excretor não reproduz” ao se referir a casais homossexuais. 

16 de março de 2015

Barreiros é Campeão da I Copa João Paulo de Futebol de Campo

A equipe do Barreiro sagrou-se Campeã da I Copa João Paulo de Futebol de Campo em final disputada com a equipe da Portuguesa na tarde de ontem (15/03) no Campo da AEA. 

A partida contou com transmissão ao vivo pela rádio comunitária Altaneira FM para a cidade de Altaneira e via rede mundial para o mundo.

Ex-presidente da Associação Universitária lança Nota sobre impasse da eleição da nova Diretoria da entidade

O ex-presidente da Associação Universitária de Altaneira (AUNA), Claudio Gonçalves, enviou para administração do Blog de Altaneira Nota rebatendo as informações dos membros da Comissão Eleitoral publicada na manhã de ontem (15/03) dentre elas que a sua gestão “só fazia coisa errada”.

Na nota Claudio lembra sua trajetória na entidade, as dificuldades encontradas ao longo de seu mandato, prestações de contas e reuniões mensais e as conquistas alcançadas, dentre elas cita a regularização documental da entidade perante os órgãos competentes. 

Protesto contra Dilma reúne 20 mil pessoas em Fortaleza

Manifestantes ocuparam a Praça Portugal em Fortaleza durante protesto contra a presidente Dilma (Foto: Edimar Soares)
Embalada pelos protestos que se espalharam pelo País ontem, a capital cearense viu o Hino Nacional ser cantado até em ritmo de forró. Na manhã de ontem (15/03), pelo menos 20 mil pessoas participaram de manifestação contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT), em Fortaleza. A estimativa é da Polícia Militar. Marcado há mais de um mês nas redes sociais, o evento reuniu milhares de mulheres, homens, idosos e crianças vestidos nas cores da bandeira. 

Mais de um milhão de pessoas protestam contra governo neste domingo

Paulista tomada: PM estima que ao menos 1 milhão de pessoas lotaram a avenida mais famosa de São Paulo (Foto: Eduardo Enomoto)
O número de pessoas que participaram dos protestos em 160 cidades do País e do exterior foi bem superior aos estimado pelos organizadores das manifestações. Os atos que lotaram, neste domingo (15/03), algumas das principais vias de 26 capitais e do DF, organizados pelas redes sociais, e mais de 130 localidades dentro e exterior, somaram, de acordo com a Polícia Militar, ao menos 1,6 milhão de pessoas. 

15 de março de 2015

Charge do Ricardo: Se essa rua fosse minha...


Comissão eleitoral renuncia e eleição da AUNA é suspensa

O estudante André Victtor Paiva, secretário da Comissão Eleitoral do processo de eleição dos novos membros da Diretoria Associação dos Universitários de Altaneira (AUNA) em face de renuncia coletiva da maioria de seus membros ocorrida no último domingo (08/03).

André cita que foi registrada apenas uma chapa, o que se imaginava uma eleição tranquila, mas não foi o que se observou na Assembleia designada para a manhã de ontem (14/03).

Boataria aumenta na véspera de protestos contra Dilma

Um dos cartazes divulgados nas redes sociais (Foto: Divulgação)
Manifestações contrárias ao governo Dilma Rousseff (PT) marcadas para este domingo provocaram onda de boatarias e desinformação nas redes sociais. Segundo levantamento da Scup, empresa que monitora as redes sociais, nos últimos dias, aumentaram as menções no Twitter, WhatsApp e Facebook a “exército”, “infiltrados”, “confisco de dinheiro” e “poupança” e “Venezuela”. 

14 de março de 2015

Sob fortes críticas Câmara Municipal muda dia e horário da Sessão Ordinária

Mesa Diretora da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: João Alves)
Por iniciativa da presidente da Casa, vereadora Lélia de Oliveira (PCdoB) a Câmara Municipal aprovou em Sessão Extraordinária realizada ontem (13/03), projeto de resolução alterando o dia e o horário das Sessões Ordinárias do Legislativo Municipal.

O projeto que também altera o dia e horário da reunião da Comissão permanente foi aprovado por maioria de votos. As Sessões Ordinárias serão realizadas na sexta-feira com início previsto para às 14 horas. Foi alterado também o dia e o horário das reuniões da Comissão Permanente, das 9h30min da terça-feira para às 8h30min da sexta-feira.

Segundo o vereador professor Adeilton a presidente justificou que a iniciativa surgiu da necessidade de outras ocupações profissionais e de estudos por parte de alguns Parlamentares que compõe a Comissão Permanente da Casa Legislativa.

“As reuniões da Comissão e estavam ficando comprometidas devido à dificuldade dos três componentes, Deza, Adeilton e Zuleide, se reunirem nas terça-feira pela manhã. Como iríamos mudar as reuniões da Comissão para a sexta-feira, entendemos ser melhor mudar a Sessão também”, justificou a Presidente.

Atitude da presidente em apresentar o projeto e convocar uma Sessão Extraordinária, para deliberação sem justificar a urgência foi duramente criticado pelos vereadores do partido Solidariedade.

O vereador Edezyo Jalled ressaltou que a convocação não passava de mais um ato politiqueiro da presidente. Já o vereador Deza Soares, citou que é muito estranho convocar as pressas uma sessão extraordinária simplesmente para mudar os dias das sessões.

Deza Soares classificou como mais um ato ditatorial da presidente da Câmara e que a medida visava atender interesses particulares. Lembrou também que a presidente não teve a mesma pressa em relação ao projeto de lei dos temporários que ficaram sem receber os vencimentos do mês de fevereiro.

A pressa do Legislativo em aprovar o projeto recebeu críticas de vários navegantes nas redes sociais, vários deles relacionando a decisão com o projeto dos temporários e outros lembrando que a proposta visava atender interesse pessoal do vereador Professor Adeilton que cursará mestrado na Paraíba a partir da próxima semana com aulas sempre na segunda e na terça-feira.

Votaram pela aprovação do projeto as vereadores Alice Gonçalves e Zuleide Oliveira e os vereadores, Edezyo Jalled, Genival Ponciano, Gilson Cruz e Professor Adeilton. Votaram pela rejeição os Deza Soares e Flavio Correia.

Apesar de criticar a forma como foi apresentado o projeto e a convocação da Sessão, o vereador Edezyo Jalled justificou seu voto favorável alegando que diferente de alguns membros da Casa, não tem interesse de prejudicar o futuro de nenhum altaneirense que tem oportunidade de melhorar suas condições de vida.


Mais uma vez a Câmara Municipal não publicou nenhuma informação sobre a Sessão Extraordinária.

Protesto em Fortaleza vira ato em defesa do governo Dilma

Apesar das críticas a ações do atual governo, a maioria dos participantes da manifestação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Fortaleza, ontem (13/03), rebateu os pedidos de impeachment e saiu em defesa da presidente Dilma Rousseff (PT). 

Os discursos cobraram ainda a reforma política e defenderam o fortalecimento da Petrobras. Amanhã, outro grupo de manifestantes ocupará as ruas de Fortaleza, pedindo a saída da presidente. 

13 de março de 2015

Equipe PAIC promove a primeira Formação de 2015

Equipe PAIC com os professores e secretário (Foto: Divulgação)
A Equipe do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) PAIC realizou a primeira formação de 2015 com os professores e professoras, no primeiro momento foram apresentados os resultados das avaliações e índices alcançados no ano passado. 

12 de março de 2015

Professor lembra um ano sem caixa do Banco do Brasil em Altaneira

Caixa do BB na entrada da prefeitura (Foto: José Evantuil)
O professor José Evantuil postou ontem (11/03) no seu Blog Mandibulla que há exatos um o mesmo blog veiculava uma matéria denunciando que o único terminal de autoatendimento do Banco do Brasil na cidade havia sido danificado por vândalos. Lembra que era um serviço essencial aos servidores municipais e à população e que as providencias são de responsabilidade da Agencia do Banco do Brasil em de Santana do Cariri e o serviço funcionava dentro da prefeitura, pois o banco fez melhorias numa sala e instalou os equipamentos, e após ser danificado, nem o banco retira para outro local, nem conserta para funcionar onde estava. 

Altaneirenses avaliam andamentos das Sessões da Câmara Municipal de Altaneira

Sessão Plenária da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Foto João Alves)
A rádio comunitária Altaneira FM levou ao ar no seu programa Notícias em Destaques, na tarde de ontem (11/03), entrevista do comerciante, Expedito Arrais Junior onde o mesmo faz uma avaliação da Sessão da Câmara Municipal de Altaneira citando que cada dia a sessão fica mais conturbada, com divergências políticas e picuinhas e que isto não traz nada de bom para o Município, cita também que na sessão tem agressões, falta de respeito e fazendo referência a um questionamento do vereador Deza Soares (Solidariedade) falta controle da Mesa e uma boa comunicação entre todos. 

11 de março de 2015

Vereador denuncia contratação sem licitação na Câmara Municipal de Altaneira

O vereador Flavio Correia (Solidariedade) comunicou na Sessão Ordinária de ontem (10/03) que protocolizou junto ao Ministério Público estadual mais uma representação em desfavor da presidente da Câmara Municipal de Altaneira, vereadora Lélia de Oliveira.

Segundo o parlamentar a presidente da Câmara contratou sem licitação três empresas para prestação de serviços no suporte técnico manutenção, para a elaboração e transmissão da SEFIP e sistema de gestão  de dados e informações publicas, com hospedagem de dados na internet, para uso do portal da transparência. 

Senado aprova fim de coligações em eleições para deputados e vereadores

Plenário do Senado Federal (Foto: Moreira Mariz)
O Plenário do Senado aprovou ontem (10/03), em primeiro turno, o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 40/2011, do ex-senador José Sarney (PMDB-AP), havia sido aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em junho de 2012 e faz parte de um grupo de matérias relacionadas à reforma política selecionadas pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, e por líderes partidários. 

10 de março de 2015

Mais dois professores altaneirenses aprovados em Mestrado


Os professores Francisco Adeilton da Silva e Wellton Cardoso Pereira foram aprovados para Mestrado na Universidade Estadual da Paraíba, ambos com área de concentração na Educação Matemática. O resultado foi divulgado na manhã de ontem (09/03) e foi comemorado pelos professores, estudantes e amigos na cidade e nas redes sociais. 

Presidente comunica renuncia coletiva da Diretoria da Associação dos Universitários de Altaneira

O Presidente da Associação dos Universitários de Altaneira (AUNA), Fernando Henrique Soares Teles, em entrevista ao programa Notícias em Destaque da Rádio Comunitária Altaneira FM, comunicou  a renúncia coletiva da Diretoria da entidade de dois membros do Conselho Fiscal.

Além do próprio presidente renunciaram Claudio Gonçalves, Vice-Presidente, Mikaelle da Silva, Secretária e os conselheiros Pedro Rafael e Syntia Tainan do Conselho Fiscal.