30 de junho de 2013

Brasil enfrenta Espanha na decisão da Copa das Confederações

Felipão em meio aos jogadores na tarde de ontem – foto Jefferson Bernardes
O roteiro estava escrito na cabeça do torcedor desde antes da Copa das Confederações ser iniciada: uma final entre Brasil e Espanha em pleno Maracanã. Depois de 15 jogos da competição de seleções, o dia do principal teste dentro de campo para a Copa do Mundo até aqui chegou. Às 19 horas, o time de Felipão tentará derrotar a hegemônica La Roja, dona de uma invencibilidade de 29 jogos e o futebol mais vistoso do momento.

29 de junho de 2013

Artesãos cearenses investem na fabricação de artigos com fibras vegetais

Samuel Costa trabalha com artesanato em palha desde 1998, agora pretende ampliar atuação para o comércio eletrônico - Tatiana Fortes

Matéria-prima abundante e de renovação natural. Esses são os principais atrativos para aqueles que decidem ingressar na confecção e comércio dos produtos à base de palha como baús, caixas, chapéus, bolsas e outros itens. A artesã Raimunda Lúcia de Oliveira, que trabalha com a confecção de bolsas, cestas e arranjos para cozinha usando a fibra da carnaúba é um exemplo de quem decidiu viver exclusivamente da atividade com as palhas.

Mais um Capítulo da Dívida Milionária da Rede Globo

O Portal Vi o Mundo publicou nesta semana documentos de uma investigação da Receita Federal sobre uma sonegação milionária da Rede Globo. Trata-se de um processo concluído em 2006, que resultou num auto de infração assinado pela Delegacia da Receita Federal referente à sonegação de R$ 183,14 milhões, em valores não atualizados. Somando juros e multa, já definidos pelo fisco, o valor que a Globo devia ao contribuinte brasileiro em 2006 sobe a R$ 615 milhões. Alguém calcule o quanto isso dá hoje.

Inicia hoje a 100.ª edição do Tour de France

Será aberta hoje (29/06) a 100.ª edição do Tour de France, a mais tradicional competição ciclística realizada na França. A prova tem largada da cidade de Porto-Vecchio na Corsega e chegada na avenida Champs-Élysées em Paris no dia 21 de julho de 2013.

Esta edição é composta por 21 etapas, conta com dois contrarrelógios individuais, com uma forte aposta nas etapas de montanha, incluindo uma derradeira semana nos Alpes, que vai colocar à prova todo o pelotão. A quebrar a tradição, a etapa final da Volta a França 2013 será realizada ao pôr-do-sol. 

28 de junho de 2013

Agora, só em 2014

Arena Castelão apareceu aos olhos do mundo e confirmou a propagandeada hospitalidade dos cearenses - foto Paulo Robson
Foram duas semanas bem intensas. Nesse período, Fortaleza conviveu com várias línguas, procurou a Shakira em cada esquina, secou os farristas espanhóis como pode, e pediu o polêmico “Padrão Fifa” para outras áreas em protestos nas ruas. Por fim, o terceiro e último jogo da Copa das Confederações na Capital definiu o segundo finalista, a Espanha, que bateu a Itália num nervoso clássico no Castelão.

27 de junho de 2013

Presidente do PSB é favorável a Plebiscito sobre Reforma Política

Para Campos Plebiscito é a melhor forma de ouvir sociedade - foto Ed Ferreira
O governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, disse hoje (27/06), após se reunir com a presidente Dilma Rousseff e outros presidentes de partidos da base governista, que, de forma majoritária, eles consideram o plebiscito como melhor forma de a sociedade brasileira ser ouvida e participar da reforma política no país, que, durante 20 anos, foi inviabilizada por interesses político-partidários.

Jovens lançam Blog sobre a cultura afro-brasileira

Página inicial do Blog Raízes Guerreiras
Os estudantes Iury Alencar, Nayara Almeida e Leylla Laís lançaram na rede mundial nesta semana o Blog Raízes Guerreiras quem segundo eles tem o intuito de informar e aprender mais sobre a cultura afro-brasileira.

Em jogo emocionante, Seleção espanta fantasma e está na final

Paulinho comemora gol que deu
vitória ao Brasil– foto Christophe Simon
O Brasil afastou o “Mineirazzo” e selou vaga na final da Copa das Confederações. Ontem, em Belo Horizonte, a Canarinho bateu o Uruguai por 2 a 1. Partida tensa, decidida nos últimos minutos com gol de Paulinho, após escanteio cobrado por Neymar. Fred e Cavani também balançaram as redes. Agora, o Brasil espera o vencedor do clássico entre Espanha e Itália, hoje, na Arena Castelão, para definir quem leva o título do torneio Fifa. A decisão está marcada para o próximo domingo, 29, no novo estádio Maracanã.

26 de junho de 2013

Luís Roberto Barroso toma posse no STF e Corte fica completa

Ministro Luís Roberto assina o termo
de posse -  foto Fellipe Sampaio
O advogado Luís Roberto Barroso tomou posse hoje (26) como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele ocupa a vaga deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto, aposentado em novembro de 2012 ao completar 70 anos. Com a chegada de Barroso, a Corte volta a ficar completa, com 11 ministros, o que não ocorria desde agosto do ano passado, com a aposentadoria de Cezar Peluso.

Secretário de Educação faz balanço das ações do primeiro semestre na Câmara Municipal

O Secretário Municipal da Educação, Deza Soares utilizou a Tribuna do Poder Legislativo na tarde de ontem (25/06), última Sessão Ordinária deste período, objetivando fazer um balanço das ações realizadas frente à pasta durante esse primeiro semestre.

Por mais de uma hora, o Secretário expôs de forma sucinta as ações realizadas e as previstas da Secretaria e adesão de programas junto à união. 

Vereadores devolvem ao Executivo Projeto de Lei do Concurso

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira na última Sessão do Semestre - foto Junior Carvalho
A Comissão Permanente da Câmara Municipal de Altaneira decidiu por unanimidade não emitir Parecer de Mérito sobre o Projeto de Lei nº. 010/2013 de autoria do Prefeito Delvamberto Soares (PSB) encaminhou à Câmara Municipal Projeto de Lei que solicita autorização legislativa para abertura de Concurso Público para preenchimentos de vagas estrutura organizacional do Poder Executivo Municipal, bem como cria novos cargos de provimento efetivo. A decisão da Comissão foi pela devolução do Projeto ao Executivo para que se proceda correções erros no texto original.

25 de junho de 2013

Depois de pressão popular, Câmara rejeita PEC 37

Plenário da Câmara dos Deputados por ocasião da discussão da PEC 37 - foto Nilson Bastian
A pressão das manifestações populares das últimas semanas, em todo o país, resultou hoje (25) na derrubada da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que limitava os poderes de investigação do Ministério Público. Aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e na comissão especial que analisou o mérito, a proposta foi rejeitada por 430 votos a favor, 9 contrários e 2 abstenções. Com a rejeição, a PEC vai ao arquivo.

Logo após a rejeição da PEC, as centenas de pessoas que acompanharam a sessão das galerias da Câmara, cantaram um trecho do Hino Nacional. Os manifestantes, em sua maioria representantes do Ministério Público e agentes da Polícia Federal, aplaudiram todos os encaminhamentos favoráveis à rejeição da proposta.
Representantes do Ministério Público e agentes da Polícia Federal na Galeria da Câmara - foto Gustavo Lima
A derrubada da PEC 37 era uma das principais bandeiras dos movimentos populares que têm tomado às ruas de várias cidades brasileiras e do exterior. Por definir que o poder de investigação criminal seria restrito às policias Federal e Civil, a proposta foi considerada como “PEC da impunidade”.

Há mais de 15 anos reforma política se arrasta no Congresso

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves em reunião com líderes - Wilson Dias
Enquanto a presidente Dilma Rousseff apresenta proposta para que um plebiscito leve à sociedade a possibilidade de decidir sobre a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva para tratar da reforma política, um projeto sobre o assunto está pronto para ser votado no plenário da Câmara dos Deputados desde o ano passado.

Altaneira ganha Academia Popular

Academia Populara instalada na na Praça Manoel Pinheiro de Altaneira - foto João Alves
 Foi instalada na Praça Manoel Pinheiro de Altaneira, no centro da cidade de Altaneira uma unidade da Academia Popular, cedida em Convênio com o Governo do Estado, onde serão praticados exercícios ao ar livre céu aberto, gratuitamente, todos os dias da semana.

Dilma disse que o Brasil está maduro para avançar

Dilma em reunião com Governadores e Prefeitos de Capitais - foto Roberto Stuckert Filho
Em resposta às manifestações populares que tomam conta das ruas do país, a presidente Dilma Rousseff propôs hoje “cinco pactos em favor do Brasil” a governadores e prefeitos. As medidas são nas áreas social, econômica e política. Destaque para a ideia de transformar a corrupção em crime hediondo.

24 de junho de 2013

Fundação ARCA oferece mais um Curso de Informática

A partir de amanhã (25/06) estarão abertas as inscrições para o Projeto “Inclusão Digital” com cursos de informática na Fundação Educativa e Cultural Arca. Este Projeto teve inicio no ano de 2008 e até o momento já formou mais de 430 alunos, além da quantidade o Projeto de Inclusão Digital também dispõe de alta qualidade no ensino sendo o mais renomado curso de informática da cidade, com certificado válido em todo país com uma carga-horária de 120h.

Prefeitos preparam pacote de pedidos para presidente Dilma

Dilma e Haddad um dos lideres dos Prefeitos - foto Roberto Stuckert Filho
No esforço de articulação política para responder às manifestações de rua, a presidente Dilma Rousseff convocou os prefeitos das capitais e governadores para reunião hoje, às 16 horas, no Palácio do Planalto. Liderados por José Fortunati (PDT), de Porto Alegre, e Fernando Haddad (PT), de São Paulo, discutirão às 12 horas na sede da Frente Nacional de Prefeitos a pauta a ser deliberada no encontro com Dilma. Na ocasião, devem redigir balanço do saldo dos protestos em suas cidades e relacionar pedidos que serão formulados ao governo.

23 de junho de 2013

Com sustos na defesa, Brasil derrota Itália e deve fugir de espanhóis

A Seleção Brasileira cumpriu seu papel em Salvador venceu a Itália por 4 a 2 e assegurou a liderança do Grupo - foto Ricardo Matsukawa
Com direito a sobressaltos na defesa e alguma dificuldade ofensiva no primeiro tempo, a Seleção Brasileira cumpriu seu papel em Salvador na tarde deste sábado na Arena Fonte Nova. Venceu a Itália por 4 a 2, assegurou a liderança do Grupo A para as semifinais e, de quebra, praticamente eliminou as chances de enfrentar a Espanha, favorita para ganhar o Grupo B, antes da final da Copa das Confederações.

Assim nas ruas como na internet

Última manifestação reuniu cerca de 30 mil pessoas em São Paulo – foto Marcelo Camargo
As manifestações espalhadas pelo País são a representação do mundo digital. Para o pesquisador da Fundação Getulio Vargas (FGV), Luiz Antonio Joia, que estuda “e-participação” (ação política pela rede social) e o cidadão mediado por tecnologias, o fenômeno dos protestos brasileiros é algo inédito graças à internet e às redes sociais.

22 de junho de 2013

Prêmio Escola Nota 10

Solenidade de entrega da premiação da Escola Nota 10 2012 (Foto Marthins Sousa)
Em solenidade realizada ontem (21/06), no Centro de Evento do Ceará (CEC), foram apresentados os números do Programa Alfabetização da Idade Certa (PAIC) no ano de 2012 e os  dados sobre o desempenho dos municípios e escolas no Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC +5), uma expansão do PAIC no Ceará, pelo próprio Governador Cid Gomes.

Entenda a PEC 37

Em debate no Congresso, a Proposta de Emenda Constitucional 37/2011, que estabelece a exclusividade das investigação criminal às polícias federal e civis virou alvo, nas últimas semanas, dos protestos pelo País. A proposta, se aprovada, esvaziaria o poder de órgãos como o Ministério Público.

21 de junho de 2013

Dilma reconhece legitimidade de protestos, mas pede respeito à manutenção da ordem

A presidente Dilma Rousseff disse hoje (21/06), em pronunciamento em rede nacional, que está acompanhando as manifestações que acontecem pelo país com atenção, reconheceu a legitimidade dos protestos e criticou a violência e o vandalismo, disse que é a presidenta de todos os brasileiros e anunciou que o governo vai lançar um plano nacional de mobilidade urbana, com foco na melhora do transporte coletivo.

Íntegra do pronunciamento de Dilma à nação

A presidente Dilma Rousseff fez na noite de hoje (21) um pronunciamento à nação em cadeia nacional de rádio e TV para falar sobre as manifestações e protestos que ocorrem pelo país. Na mensagem, Dilma reconheceu a legitimidade dos protestos, criticou a violência e o vandalismo de alguns e disse que o governo vai tomar medidas para levar reivindicações adiante.

Confira a íntegra do pronunciamento de Dilma à nação:

Profissionais de saúde aderem a protestos populares e pedem que Dilma vete Ato Médico

Estudantes de Fisioterapia também apoiaram os protestos dos profissionais – foto Emanuele Saraiva
Mais uma categoria adere às manifestações populares que vêm ocorrendo há mais de uma semana em todo o país, a dos profissionais de saúde, que não concordam com o Projeto de Lei (PL) 286, que trata do chamado Ato Médico. O Senado aprovou o projeto na última terça-feira (18/06).

Realizada a II Conferência Municipal de Educação

Membros compõem a mesa na II COMED - fotos João Alves
A Secretaria Municipal de Educação realizou durante todo o dia de ontem (20/06) a II Conferência Municipal de Educação de Altaneira (II COMED) no auditório da Escola 18 de Dezembro. O evento tinha como objetivo debater sete eixos temáticos e tirar diretrizes para a Conferência Estadual prevista para setembro e II Conferência Nacional de Educação (II CONAE) que acontecerá no período de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília.

Juá Forró é cancelado

Parque de Eventos Padre Cícero vazio na tarde de ontem - fotos Elizângela Santos
A maior Festa Junina do Ceará foi cancelada por força de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Ministério Público do Estado do Ceará (MP) e a Secretaria Municipal de Cultura e Romaria de Juazeiro do Norte na tarde de ontem (20/06). Os comerciantes, prestadores de serviços, empresários e artistas já contabilizam os prejuízos de um dos eventos mais lucrativos do ramo. 

20 de junho de 2013

“Ei, reaça, vaza dessa marcha!” por Nata Castro

Não, reaça, eu não estou do seu lado. Não vem transformar esse protesto legítimo em uma ação despolitizante contra a corrupção. Não vem usar nariz de palhaço, não tem palhaço nenhum aqui. Agora que a mídia comprou a manifestação tu vem dizer que acordou?

Ministério Público requer suspensão do Juaforró por fraude em Licitações

Abertura do JuáForro divulgada na pagina da Banda Aviões do Forró
O Ministério Público do Estado do Ceará, através das promotoras de Justiça de Juazeiro do Norte Alessandra Magda Ribeiro Monteiro e Juliana Mota, propôs, dia 19, uma ação civil pública com pedido de mandado liminar, a fim de que aquele município suspenda a festa junina Juaforró. A ação visa a observância dos princípios constitucionais e a proteção ao patrimônio, à moralidade administrativa e à segurança pública.

"Por que não gosto tanto de verde e amarelo" por Tiago Coutinho

Tiago Coutinho é Professor na Universidade Federal do Ceará - foto acervo pessoal
Cuidado com o acordar do gigante. Esse movimento pode ser muito perigoso e conservador. Pode dar merda pra todxs nós. Historicamente, movimentos ultranacionalistas resultam em experiências fascistas e governos ditatoriais. Foi assim na década de 70, no famoso Brasil ame ou deixe-o. Nem sempre percebemos quando estudamos história, mas a ditadura militar foi um movimento NACIONALISTA, cheio de verdes e amarelos. Vamos tentar pensar uma coisa: qual o efeito prático de sair às ruas cantando o hino nacional e pedindo pelo fim da corrupção? Outra pergunta: como se resolve a corrupção? Quando temos um inimigo muito "abstrato", não conseguimos dar conta.

Altaneirenses assistem jogo da Seleção em Fortaleza

Altaneirenses no Estádio Castelão em Fortaleza - foto acervo pessoal de Ermeson David
Um grupo de altaneirenses assistiu a vitória da Seleção brasileira no Estádio Castelão em Fortaleza na tarde de ontem (19/06). Liderados pela professora Eveuma Oliveira, Eudes Pio, Ermeson David, Lucas, Dean e sua esposa fizeram história ao assistiram o primeiro jogo oficial da Seleção brasileira no Estado do Ceará.

Altaneira realiza II Conferência Municipal de Educação hoje

O Secretário de Educação, Deza Soares, aguarda uma  participação de mais de 200 pessoas na Conferência - foto de arquivo
Logo mais às 08h de hoje (20/06) no Auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental 18 de Dezembro será aberta a II Conferência Municipal de Educação com a participação de representantes de segmentos ligados ao setor educacional, várias instituições municipais, organizações, entidades, representantes dos poderes Executivo, Legislativo, e Judiciário e de entidades da sociedade civil organizada.

19 de junho de 2013

Quase 200 vagas serão abertas para Concurso Público em Altaneira

Prefeitura Municipal de Altaneira - foto arquivo do Blog

O prefeito Delvamberto Soares (PSB) encaminhou à Câmara Municipal Projeto de Lei solicitando autorização legislativa para abertura de Concurso Público visando preenchimentos de vagas na estrutura organizacional do Poder Executivo Municipal, bem como cria novos cargos de provimento efetivo.

Secretaria de Cultura lança Concurso de Fotografia Amadora

Álbum de fotos do Garoto Beleza, João Alves, 
sobre o Açude da Maniçoba
Estão abertas as inscrições para o I Concurso de Fotografia Amadora de Altaneira, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, como o objetivo de promover a fotografia amadora, a descoberta de novos talentos em artes visuais, sendo imprescindível a especificação do equipamento usado para produzir a imagem.

Onda de protestos chega ao Cariri

Manifestantes permaneceram em frente ao Banco do Brasil ate as 23h. - foto Willian Soares
Aproximadamente 10 mil pessoas participam na tarde de ontem (18/06), na cidade de Juazeiro do Norte, da Mobilização denominada “Fora Raimundão”. A população está aderindo ao Movimento Nacional Vem Pra Rua, que acontece em várias cidades do país. Um dos principais motivos do protesto é contra a retirada de 40 por cento dos salários dos professores pelo prefeito Raimundo Macedo.

18 de junho de 2013

Inovação do Festival Junino refletiu em uma grandiosa festa, diz Secretária

Prefeito Delvamberto e Secretaria Ana com a Comissão de Jurados FEQUAJUCE - foto João Alves
A Secretária Municipal de Cultura, Ana Maria Rodrigues, comemorou com sua equipe de trabalho o grande sucesso do XIII Festival Junino de Altaneira – edição 2013, que contou com apresentações de quadrilhas locais e a grande disputa das quadrilhas regionais com participantes das cidades das cidades Aiuaba, Assaré, Crato, Juazeiro, Iguatu, Senador Pompeu e Tauá.

Protestos viram quase tema único nas redes sociais

O Grupo Fortaleza Apavorada que organizou protesto na capital cearense se aproxima das 50.000 curtidas
Quem está conectado às redes sociais percebeu que os protestos se tornaram quase um tema único nos últimos cinco dias, dominando publicações no Twitter, Facebook e também no YouTube. Os compartilhamentos causaram impacto potencial em mais de 74 milhões de internautas até a noite de ontem. O mapeamento foi realizado on-line pela empresa Scup. “O monitoramento mostra que essas mensagens chegaram a todas essas pessoas”, afirmou o gestor de comunicação da empresa, Eliseu Barreira Junior. Essa abrangência foi alcançada entre quarta-feira, 12, e as 20 horas de segunda-feira.

17 de junho de 2013

Divulgado resultado Oficial do XIII Festival Junino de Altaneira

Apresentação do Arraiá do Patativa, de Assaré, a campeã em Altaneira - foto João Alves
A Secretaria Municipal de Cultura divulgou no início da noite de hoje (17/06) o resultado Oficial do XIII Festival Junino de Altaneira realizado nos dias 15 e 16 (sábado e domingo) no Ginásio Poliesportivo com a participação de 12 quadrilhas das cidades Aiuaba, Assaré, Crato, Juazeiro, Iguatu, Senador Pompeu e Tauá.

Arraia do Patativa é a campeã do Festival de Quadrilha de Altaneira

Não temos maiores informações sobre o XIII Festival Junino de Altaneira, o único informe postado no perfil do Governo Municipal de Altaneira na rede social Facebook foi a seguinte:

Pesquisa confirma que partos caseiros são menos arriscados

Pesquisadores holandeses afirmam que o risco de complicações severas após o parto é de 1 em mil para partos caseiros e 2,3 em mil para partos nos hospitais. No caso das mães de primeira viagem que possuem uma gestação tranquila, é pouco provável que elas precisem de tratamento intensivo e transfusão de sangue após o nascimento dos filhos, assim como as que recebem auxílio de uma equipe médica. Os números apontam uma estatística de 2,3 por mil em partos caseiros e 3,1 por mil para partos de hospital, em casos como este.

Todos estão submetidos à legislação dos Estados Unidos?

A jovem Paloma Caldas usa o seu aparelho celular para acesso as redes sociais, mas ela desconhece que no universo da internet, estamos todos sujeitos às leis dos Estados Unidos. Essa é a conclusão do perito forense e advogado especializado em tecnologia da informação José Antônio Milagre sobre as denúncias de que órgãos de segurança norte-americanos têm acesso aos servidores de empresas de telefonia e de internet sediadas no país.

16 de junho de 2013

Seleção chega a Fortaleza e decepciona torcida em aeroporto

A seleção brasileira desembarcou hoje em Fortaleza (CE), onde na próxima quarta-feira (19/06) entrará em campo contra o México, na segunda rodada da Copa das Confederações.

Blatter e Dilma são vaiados durante discurso no Mané Garrincha

Blatter ficou bastante constrangido - foto divulgação
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, e a presidente Dilma Rousseff passaram por constrangimento durante discurso de abertura da Copa das Confederações, neste sábado, no Mané Garrincha.

Depois que os jogadores de Brasil e Japão estavam perfilados no gramado, Blatter e a presidente brasileira foram anunciados, o que despertou muitas vaias por parte dos torcedores.

15 de junho de 2013

Genecias Noronha rejeita aliança com PSDB

Uma chapa montada com Eunício Oliveira na cabeça e Tasso Jereissati como candidato a senador, na eleição de 2014, é muito forte, mas não vai funcionar, porque o PSDB não faz parte da base aliada que apoia a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Quem alerta é o deputado federal Genecias Noronha (PMDB), lembrando que essa coligação é formada, dentre outros partidos, por PT, PSB, PMDB e PC do B.

14 de junho de 2013

Distrito Baixio das Palmeiras leva discussão do Cinturão das Águas à Câmara Municipal

Baixio das Palmeiras na Câmara Municipal do Crato
Moradores, representantes e apoiadores do Baixio das Palmeiras levaram à Câmara Municipal do Crato, no último dia 12, suas preocupações, incertezas e angústias que cercam o projeto Cinturão das Águas do Ceará (CAC). A audiência pública foi marcada por declarações dos moradores sobre a forma brutal como a construtora VBA vem atuando na comunidade, questionamentos sobre a finalidade do projeto de transpor as águas e denúncias sobre a falta de informação de como as obras serão feitas e quais famílias desapropriadas. 

Pai de Aluno critica atuação da Comissão Escolar da Escola Santa Tereza

Membros da Comissão Escolar aguardando orientação sobre anulação da urna dos pais ou responsáveis - foto João Alves
O professor José Evantuil criticou a atuação da Comissão Escolar da Escola Santa Tereza e fez uma analise do processo de escolha que reelegeu a atual Diretora Meirenildes Alencar e considerou “uma briga quase maior que a eleição municipal”, onde o Edital que disciplinou o certame foi flagrantemente violado pelos responsáveis pelo processo da eleição.

População ganha as ruas em protesto contra a violência na Capital

Após apitaço e pinturas nos rostos, os manifestantes do Fortaleza Apavorada caminharam em direção à avenida Beira Mar - foto Sara Maia
O movimento Fortaleza Apavorada ganhou as ruas ontem (13/06) em protesto convocado por meio da rede social Facebook. As mãos vermelhas, já características do grupo, foram utilizadas para pedir ações imediatas do poder público contra a insegurança na capital cearense. Não foram apresentadas propostas concretas.

13 de junho de 2013

Delicada reflexão sobre a carne

Há pouco menos de um mês caiu na internet o vídeo do menino Luiz Antônio, uma criança que não aparenta ter mais de dois anos, argumentando com sua mãe porque não comer os “bichinhos”. O carisma e a graça do Luiz se combinam com seu pensamento inocente, resultando num momento de reflexão e compaixão.

Ex-Secretária de Educação comemora aprovação de Contas

Foi apresentado na Câmara Municipal de Altaneira na Sessão Ordinária da ultima terça-feira (11/06) Oficio do Tribunal de Contas dos Municípios - TCM comunicando a aprovação Prestação de Contas do FUNDEB, alusiva ao exercício financeiro de 2011 de responsabilidade da ex-secretária Tereza Leite de Oliveira.

Narra o Acórdão do TCM que as supostas irregularidades apontadas pela 8ª.  Inspetoria de Controle Externo foram sanadas após justificativas da Gestora e a Procuradoria de Contas opinou por considerar as contas regulares.

O Relator do Processo, Conselheiro Marcelo Feitosa, diante das informações e do Parecer da Procuradoria apresentou seu voto pela regularidade das Contas, sendo as mesmas aprovadas pelo Pleno do Tribunal.

Somente na manha de ontem (21/06) a Secretária tomou conhecimento do julgamento que foi realizado no dia 07 de maio de 2013 e comemorou na rede social Facebook.

“Agradeço a Deus, por ter dado certo pelo menos no que diz respeito a este recurso e agradecer os setores competentes que comprovam também suas responsabilidades dentro do processo, enfim, a todos que estiveram comigo em tão difícil período de minha gestão” postou Tereza.

Vários usuários da rede social parabenizaram a ex-gestora pelo feito que poucos secretários conseguiram em Altaneira.

Meirenildes é reeleita Diretora da Escola Santa Tereza

Meire, simpatizantes e familiares comemoraram a vitoria com carreata - foto João Alves

Os estudantes, professores e servidores da Escola estadual de Ensino Médio Santa Tereza, decidiram por uma maioria de 61 votos reeleger a atual Diretora, Maria Meirenildes Pereira Alencar, para mais um mandato de quatro anos na gestão da Escola. O candidato derrotado foi o professor Reginaldo Venâncio.